Anda di halaman 1dari 24

HISTRIA GEOLGICA DE PORTUGAL

GEOLOGIA DE PORTUGAL
Relevo: aproximadamente de Portugal apresenta relevos de altitudes inferiores a 400 metros; A zona norte possui terras altas e vales profundos; A zona sul possui baixas elevaes; O vale do Tejo separa a zona norte da zona sul; Rede hidrogrfica densa, com vales encaixados, com direo NE SW ou ENE WSW, frequentemente retilnea; Litoral com extensa orla de praias, baixas e arenosas.

Zona centro-Ibrica terrenos antigos, do pr-cmbrico e do paleozoico, constitudos essencialmente por rochas granticas; a mais extensa e o eixo de uma antiga cadeia montanhosa. Zona de Ossa-Morena a sul da centro-ibrica; materiais prcmbricos e cmbricos at ao Ordovcico. Rochas gnaissemagmticas e metamrficas (mrmores). Zona Sul-Portuguesa a sul da Ossa-Morena; terrenos jovens (Devnico e Carbnico), por vezes afetados por metamorfismo de baixo grau; rochas predominantes so sedimentares com importantes jazigos minerais (cobre e estanho, das pirites).

UNIDADES GEOTECTNICAS FUNDAMENTAIS

Orlas mesocenozoicas ocidental (lusitana) e meridional (algarvia) terrenos mesocenozoicos, com incio de formao no Trisico superior; com rochas sedimentares (calcrios, margas, argilas, arenitos e conglomerados) e intruses magmticas e escoadas lvicas.
Bacias cenozoicas do Tejo e do Sado terrenos de cobertura (terraos, depsitos de praias antigas, aluvies), de idade recente (incio do Cenozoico).

TERRENOS PR-CMBRICOS E CMBRICOS


Esto mais ou menos metamorfizados, enrugados e em discordncia com terrenos recentes, o que leva a admitir: 1. Um perodo de submerso em que ocorreu sedimentao.

2. Metamorfismo, enrugamento e emerso; o enrugamento provocou a formao de cadeias montanhosas (orogenia calednica) e consequente emerso, acompanhada de regresso marinha.

3. Eroso, seguido de transgresso no princpio do Silrico.

Maior representao: gnaisses, micaxistos, xistos luzentes, quartzitos; O pr-cmbrico aflora em: Alto Alentejo, vale do tejo, vale do douro, Beiras O cmbrico aflora em: Elvas, Estremoz, Serpa

DO SILRICO AO PRMICO
Srie muito espessa de terrenos enrugados, sem lacunas (sedimentao contnua), cujas camadas apresentam fcies francamente marinho; 1. As camadas mais antigas, do silrico, iniciam-se por um conglomerado de base, seguemse sedimentos mais finos e no topo mais grosseiros (srie). Esta srie assenta em discordncia sobre os terrenos do cmbrico e pr-cmbrico, o que assinala a interrupo de sedimentao durante o perodo de emerso que precedeu o silrico.

2. O conglomerado na base dos terrenos silricos assinala a transgresso marinha que ocorreu; a grande extenso da srie indica grande amplitude da transgresso, que deve ter atingido tambm o territrio espanhol, ficando toda a pennsula submersa. 3. Perodo de sedimentao contnua em ambiente marinho, at ao prmico (afloramentos em Buaco).

4. Regresso marinha granularidade grosseira no topo da srie; foi provocada pelo enrugamento destes terrenos e consequente formao de cadeias montanhosas orogenia hercnica (orientao NW-SE) Orogenia hercnica coliso da placa ibria com a placa americana, dando origem Pangea.

5. Emerso e eroso: ficou emerso o bloco continental Arqueolusitnia. O norte estava emerso e sujeito a eroso; o sul estava submerso, em perodo de sedimentao (justifica haver terrenos do Devnico superior e carbnico com fcies marinho a sul e no haver a norte).

6. Terminou a orognese hercnica e o mar retirou-se do sul do pas, formando-se o Macio Hercnico. 7. Intruso grantica que metamorfizou e deslocou os terrenos anteriores; em Castro Daire, cortou em duas a faixa paleozoica e forma afloramentos extensos e numerosos no centro e norte. 8. Na regio do Porto, aps um perodo de eroso que destruiu os terrenos do devnico, ocorreu a formao de uma bacia lacustre onde se formaram leitos de carvo.

9. A eroso atacou mais facilmente as rochas xistentes e ps em evidncia, nos anticlinais das rugas, os quartzitos do silrico (formam altas cristas que so os relevos mais antigos de Portugal serra de Valongo, Buaco, Agrela, Maro)

ERA MESOZOICA
1. A partir do Prmico e durante o Trisico, deu-se a fraturao da Pangea, segundo vrios riftes; esta distenso originou grandes fossas tectnicas, at na placa ibrica, onde se depositaram sedimentos detrticos. Durante o Jurssico inferior e mdio comeou a separao e a deriva dos continentes americano e europeu.

2. Emerso e eroso do macio hercnico, formando-se bacias para onde os detritos foram arrastados, o que provocou a formao de extensos depsitos continentais (conglomerado de base), que esto em discordncia com os terrenos antemesozoicos.

3. Fraturao do macio, com movimentos de deslocao lateral, afundamentos, levantamentos; isto levou formao de uma extensa fossa tectnica a ocidente que separou uma massa continental (que deu as Berlengas e Farilhes) da outra que deu a Meseta Ibrica.

4. No final do Trisico e at meio do jurssico, ocorreu transgresso, que cobriu as terras at meseta; formouse um espesso depsito de sedimentos (calcrios fossilferos com amonites e alguns braquipodes) na orla ocidental, entre o Sado e o Vouga (sedimentos mais finos e fcies marinho); tambm aconteceu no algarve, formando-se a orla meridional.

5. No jurssico superior ou cretcico inferior ocorreu regresso, mantendo-se submersa apenas a regio Sintra-Cascais e a Arrbida; o grande golfo entre o Sado e o Vouga ficou reduzido a uma pequena reentrncia. Fcies marinho: calcrios recifais, margas lagunares com leitos de carvo; fcies continental: conglomerados, arenitos, argilas.

6. Cretcico mdio transgresso, com reconstituio do grande golfo depsitos calcrios.

7. Cretcico superior emerso da maior parte das orlas, acompanhada por fraturas que desnivelaram os diversos compartimentos (movimentos orognicos alpinos); entre Aveiro e Condeixa permaneceu um pequeno golfo onde prosseguiu a sedimentao ora de fcies marinho, ora fluvial ou fluvial marinho. 8.Dos enrugamentos que acompanham a emerso, temos os relevos calcrios do centro do pas (Montejunto, Aires, Candeeiros).

9. Fenmenos de magmatismo devido s presses existentes aquando do enrugamento e emerso: rochas eruptivas de Sintra (possuem incluses de rochas do jurssico e cretcico), Sines (metamorfizou calcrios jurssicos) e Monchique (files cortam terrenos do cretcico inferior). 10. Volumosas manifestaes vulcnicas, que se prolongaram pelo cenozoico; extensas escoadas de lava e abundantes piroclastos complexo vulcnico de mantos baslticos (efusivo) alternados com leitos de tufos e brechas vulcnicas (explosivo) (Lisboa); assentam sobre os calcrios do cretcico mdio e so cobertos por terrenos cenozoicos.

Complexo vulcnico de Lisboa Penedo do Lexim

ERA CENOZOICA
1. Fase erosiva muito intensa. 2. Transgresso mar invade reas extensas das bordaduras, penetrando profundamente nos golfos do Tejo e do Sado, com depsitos de calcrios e argilas intercalados com arenitos, com muitos fsseis marinhos e terrestres (indica vizinhana da costa). 3. Emerso formam as bacias tercirias do Tejo e do Sado; na Arrbida e na costa Algarvia h sedimentos marinhos com a mesma idade.

4. Movimentos orognicos alpinos originam fraturas e deformaes no macio antigo e nos terrenos cenozoicos, com recuo do mar regresso. 5. Transgresso, com formao de extensos depsitos em toda a costa, formando arribas fsseis no interior.

6. Regresso antropozoica com recuos e avanos progressivos com paragens (depsitos e nveis de praia ou terraos marinhos em degrau at linha de costa atual).

7. Ao longo dos rios originaram-se depsitos espessos e extensos. 8. Glaciaes em Portugal fez-se sentir sobretudo a ltima glaciao, cujos vestgios se podem ver na Serra da Estrela coincide com a ltima regresso (nvel do mar desceu 150 a 200m e os rios escavaram profundamente o leito).

9. Transgresso - verificada ainda hoje, com assoreamento progressivo da foz dos rios.

Anda mungkin juga menyukai