Anda di halaman 1dari 1

Ficha Limpa ou Lei Complementar n.

135/2010 uma legislao brasileira originada de um projeto de lei de iniciativa popular que reuniu cerca de 1,3 milhes de assinaturas. A lei torna inelegvel por oito anos um candidato que tiver o mandato cassado, renunciar para evitar a cassao ou for condenado por deciso de rgo colegiado (com mais de um juiz), mesmo que ainda exista a possibilidade de recursos.. O Projeto foi aprovado na Cmara dos Deputados no dia 5 de maio de 2010 e tambm foi aprovado no Senado Federal no dia 19 de maio de 2010 por votao unnime. Foi sancionado pelo Presidente da Repblica, transformando-se na Lei Complementar n 135, de 4 de junho de 2010. Esta lei probe que polticos condenados em decises colegiadas de segunda instncia possam se candidatar. Em fevereiro de 2012, o Supremo Tribunal Federal (STF) considerou a lei constitucional e vlida para as prximas eleies que forem realizadas no Brasil.. No dia 16 de fevereiro de 2012, o Supremo Tribunal Federal decidiu que a lei da "Ficha Limpa" no desrespeitava a Constituio brasileira e que, portanto, vlida para as eleies de 2012 e para os prximos pleitos eleitorais que esto por vir.[2] Dos ministros do STF, sete votaram a favor da lei e quatro foram contrrios. Os votos favorveis basearam-se no "princpio da moralidade", que consta no pargrafo nono do artigo 14 da Constituio Federal do Brasil e diz que "lei complementar estabelecer casos de inelegibilidade a fim de proteger a probidade administrativa, a moralidade para o exerccio do mandato, considerada a vida pregressa do candidato". Os quatro votos contrrios foram argumentados com base no chamado princpio de presuno da inocncia, previsto no inciso 57 do artigo 5 (clusula ptrea) da Constituio do Brasil, que diz que ningum ser considerado culpado at o trnsito em julgado de sentena penal condenatria. Como a Lei da Ficha Limpa diz que quem for condenado por rgo colegiado, mesmo que ainda haja possibilidade de recursos, ir se tornar inelegvel, os ministros contrrios constitucionalidade da lei julgaram esse trecho da legislao como inconstitucional. No entanto, o ministro Ricardo Lewandowski afirmou que a presuno da inocncia vlida para casos penais, no sendo ampla o suficiente para atingir o texto da Ficha Limpa. [2] Os ministros Carlos Ayres Britto e Rosa Weber, durante a argumentao do seus votos favorveis lei, afirmaram:[2]

O homem pblico, ou que pretende ser pblico, no se encontra no mesmo patamar de obrigaes do cidado comum no trato da coisa pblica. O representante do povo, o detentor de mandato eletivo, subordina-se moralidade, probidade, honestidade e boa-f, exigncias do ordenamento jurdico e que compem um mnimo tico, condensado pela lei da Ficha Limpa, atravs de hipteses concretas e objetivas de inelegibilidade.

Rosa Weber

A corrupo o cupim da Repblica, nossa tradio pssima em matria de respeito ao errio. (...) O direito que tem o eleitor de escolher candidatos de vida biogrfica de isenta de um passivo penal avultado direito fundamental. A trajetria de vida do candidato no pode estar imersa em ambincia de nebulosidade no plano tico.

Carlos Ayres Britto


DIAS TOFFOLI Seu voto visa no principio da presuno de inocncia, salientando que s pode ser considerado inelegvel o cidado que tiver condenao transitada em julgada( que no cabe mais recurso). A lei permite que a inelegibilidade seja declarada aps deciso de um rgo colegiado, o mesmo invocou o artido 15 inciso III da Constituio Federal, que somente admite a suspenso de direitos polticos por sentena condenatria transitada em julgado.Com relao a retroatividade da lei. votou pela sua aplicao a fatos ocorridos anteriormente sua edio.

JOAQUIM BARBOSA A lei est em perfeita harmonia com o pargrafo 9 do artigo14 da Constituio Federal. Ao lembrar que o Art. 151. Lei complementar estabelecer os casos de inelegibilidade e os prazos nos quais cessar esta, com vistas a preservar, considerada a vida pregressa do candidato :o regime democrtico; a probidade administrativa; a normalidade e legitimidade das eleies contra a influncia ou o abuso do exerccio de funo, cargo ou emprego pblicos da administrao direta ou indireta, ou do poder econmico; e. a moralidade para o exerccio do mandato da Lei Complementar 5/1970, Disse tambm qua as alegaes de inconstitucionalidade da LC135/2010 decorre de uma interpretao limitada da Constituio

Anda mungkin juga menyukai