Anda di halaman 1dari 45

Eletroterapia

Os agentes eletrofsicos so utilizados pelos fisioterapeutas no tratamento de ampla variedade de distrbios. Estes agentes so as ondas eletromagnticas e sonoras, alm das correntes estimuladoras de msculos e nervos.

Movimentos Ondulatrios: O movimento ondulatrio transfere energia de um local para outro. Ex: Uma rolha flutuando e jogamos uma pedra. Existem dois tipos de ondas: ondas transversais e ondas longitudinais. Ex. Ondas transversais cordas de um violino. Ondas longitudinais ultrassom teraputico.

Estamos acostumados a descrever as ondas no mar em termos de picos e depresses. O movimento at uma crista de onda, depois at uma depresso, e em seguida o retorno novamente crista conhecido como um ciclo de oscilao. Uma rolha flutuando no mar oscila para cima e para baixo, medida que a onda avana. A depresso igual ao dobro da amplitude. O numero de cristas de ondas que passam pela rolha durante um segundo a frequncia da onda (f). A frequncia medida em herts(Hz), onde 1 Hz igual a 1 ciclo/segundo. O lapso de tempo transcorrido entre as duas cristas de ondas adjacentes transitando pela rolha o perodo (T) da oscilao. Esta medida em unidades de tempo. Portanto, se cada ciclo leva (T) segundos, em cada segundo devero ocorrer 1/T ciclos. O numero de ciclos ocorrentes em 1 segundo: f= 1/T, ou [1] T= 1/f [2]

Reflexo e Refrao das Ondas

Quando ondas se deslocam atravs de determinado meio chegam superfcie de um segundo meio, parte da energia refletida de volta para o primeiro meio, e parte da energia transmitida ao segundo meio. A lei da reflexo determina que o ngulo entre a onda incidente (que chega) e a normal sempre igual ao ngulo entre a onda refletida e a normal. Se a onda incidente se encontra numa incidncia normal, a onda ser refletida ao longo de seu prprio trajeto. As ondas que so transmitidas para o segundo meio podem sofre refrao. Refrao consiste no desvio da luz para mais perto da normal, quando aquela se desloca de um meio para outro cuja velocidade da onda menor; ou para mais longe da normal, quando a velocidade da onda no segundo meio maior.

Polarizao Se uma mola for sempre movimentada numa direo fixa diz-se que a onda polarizada as ondas esto formadas apenas naquele plano. Contudo, se as ondas (ou direes nas quais a mola movimentada) ocorrem numa srie direes diferentes, as ondas so despolarizadas.

Eletricidade e Magnetismo

Conceito de Eletricidade As cargas eltricas que esto no interior de um fio metlico encontramse desordenadamente quando no existir uma diferena de potencial (ddp). No momento em que h uma ddp, ou seja, quando se liga um aparelho na corrente eltrica (110 ou 220V), as cargas desordenadas comeam a se deslocar ordenadamente em direo parte transformadora. Logo, o conceito de corrente eltrica diz-se ser a movimentao das cargas eltricas no interior de um condutor de forma organizada. Alguns dispositivos, como pilhas e baterias de automvel, tem a funo de criar uma ddp entre os polos do condutor e mant-la constante, isto , fazer com que um dos polos fique sempre com excesso de eltrons (polo negativo). Ento, que para haver uma corrente eltrica, necessrio: Diferena de potencial;

Via ou condutor; Fonte produtora de eletricidade (gerador)

Sentido da corrente eltrica A corrente formada apenas de eltrons livres. Nesses condutores, o sentido da corrente eltrica corresponde ao movimento dos eltrons livres, que so as cargas negativas, no interior do condutor, deslocando-se do ponto de maior para o de menor potencial.

Classificao: Corrente Contnua aquela que assume valores positivos ou negativos num sistema cartesiano. Corrente Alternada aquela que assume ora valores positivos ora negativos num sistema cartesiano.

Pura: corrente galvnica Contnua Interrompida: diadinmicas, triangulares, exponenciais, galvanica interrompida.

Baixa frequncia: corrente faradica, senoidal, interferenciais. Alternada - Alta frequncia: D Arsonvalizao, Diatermia, Ondas curtas.

Intensidade da Corrente Eltrica A intensidade uma grandeza fsica que nos possibilita determinar o valor da corrente eltrica que passa pelo fio condutor. Determinamos a intensidade da corrente eltrica pelo quociente entre a carga total (Q), que passa pela seco reta do condutor em um espao de tempo, e o intervalo de tempo ( t).

Como a carga eltrica medida em Coulomb (C) e o tempo em segundo (s), a medida da intensidade de corrente dada em Coulomb/segundo (C/s). Essa unidade de medida recebe o nome de ampere, cujo smbolo A. i= Q/ t

Na eletroterapia de baixa frequncia, onde a corrente eltrica aplicada diretamente na pele do paciente, essa intensidade tem que ser pequena para no provocar leses, principalmente queimaduras. Nesse caso, a intensidade medida em miliampere (mA). Os aparelhos usados para tratamento com correntes de baixa frequncia possuem os milipermetros, que so instrumentos destinados a medir a intensidade de corrente eltrica que est sendo emitida ao paciente.

Efeitos de corrente eltrica O movimento ordenado das cargas eltricas no interior do fio condutor no pode ser visualizado, porm, esse deslocamento produz alguns fenmenos. Esses fenmenos ou efeitos produzidos pela corrente eltrica so na realidade os comprovantes da presena da corrente eltrica. Seus principais efeitos so: Efeito Trmico esse efeito comprovado quando o condutor percorrido pela corrente eltrica se aquece. Ex: chuveiro eltrico, ebulidor, forno de Bier. Efeito Luminoso s vezes, o efeito trmico pode ser consequncia da presena do efeito luminoso. Ex: lmpada de filamento. Em algumas situaes aparecer somente o efeito luminoso sem a presena do efeito trmico, como no caso da lmpada fluorescente, conhecida como de luz fria. Essa lmpada pode ser usada para constatar se os eletrodos das ondas curtas esto conduzindo ondas eletromagnticas ao paciente. Comprova-se da seguinte maneira, quando ligamos o aparelho com os eletrodos devidamente posicionados no paciente, o terapeuta segura a lmpada (de 15 ou 20W), numa ponta e outra ponta encosta nos eletrodos, um de cada vez. Se a lmpada acender, indica que as ondas eletromagnticas esto sendo transmitidas ao paciente, ou seja, est sendo produzido calor na regio dos eletrodos. Caso a lmpada no se acender, em alguns dos eletrodos, indica que o cabo no est bem conectado no aparelho, ou esto cruzados ou ainda rompidos. Efeito fisiolgico estes efeitos ocorrem quando a corrente eltrica atravessa um organismo vivo, atuando no sistema muscular e nervoso, provocando contrao muscular (corrente de baixa frequncia) ou aquecimento (corrente de alta frequncia).

Efeito qumico este efeito percebido, por exemplo, atravs de um processo denominado eletrlise, onde a corrente eltrica pode alterar a composio qumica de algumas substancias. Tem-se o exemplo pratico de efeito qumico produzido pela corrente eltrica num organismo vivo atravs da iontoforese. Efeito magntico - percebido atravs do desvio de uma bssola, quando esta colocada prximo de um fio percorrido por uma corrente eltrica.

Classificao dos corpos quanto aos eltrons livres A Condutor possui muitos eltrons livres, logo facilita a passagem da corrente eltrica. Ex.: Au, Ag, Fe, Al, Ni. B Mau Condutor possui poucos eltrons livres, da dificultam o fluxo eletrnico. So constitudos por ligas Ni Cr (Manganin e Constantan), que desenvolvem o EFEITO JOULE > liberao de calor a passagem da corrente eltrica. Aplicao > Chuveiro eltrico, torneira eltrica, secador,

secadora, multitoste, forno, ebulidor. C Isolante no possuem eltrons livres, logo impedem o fluxo eletrnico. Ex.: papel, madeira seca, vidro, porcelana, borracha. D Semicondutor estrutura cristalina que se comporta como condutora no sentido direto e como no condutora no sentido inverso. Ex.: Germnio, Silcio. Aplicao: Diodo, Transistor, LED, Circuito Integrado, Chips.

Ondas Mecnicas A onda mecnica mais importante na Fisioterapia o ultra-som. As ondas de som diferem das ondas eletromagnticas num aspecto fundamental: as ondas so uma forma de energia mecnica, e como tal no pode propagarse no vcuo. A energia transita atravs de um meio pelo movimento de molculas que transferem seus momentos na direo da onda.

Intensidade

A energia numa onda de ulta-som caracteriza-se pela intensidade. Intensidade a energia que cruza numa unidade de rea perpendicular onda, na unidade de tempo utilizada watts/m2. Contudo, para as aplicaes clinicas, o metro quadrado uma rea demasiadamente grande em termos das regies do corpo humano que sero tratadas, e assim a unidade utilizada no ultra-som clnico watts/cm2.

Calibrao Os campos de ultra-som podem ser calibrados por diversos mtodos, dependendo da informao necessria. sempre aconselhvel que os transdutores tenham sido calibrados por este procedimento antes do seu uso; a calibrao dever ser repetida, caso haja suspeita de algum problema ou defeito.

Atenuao medida que o ultra-som atravessa o tecido, parte da energia refletida pelas estruturas que se encontram em sua trajetria, e parte da energia absorvida pelo prprio meio, levando a um aquecimento local (absoro). A atenuao (perda da energia pelo feixe) se deve a estes dois mecanismos, em que a absoro representa 60 80% da perda da energia.

Consideraes biofsicas

Efeitos: Primrios: Inicos (a corrente contnua a que produz quantidade de efeitos inicos); dissociao eletroltica. Trmicos: relacionados ao efeito JOULE: Q = 0,24 x 12 x R x t. Secundrios Destrutivos: quando so utilizadas grandes intensidades. Depilao, galvanismo cirrgico. Aes sobre sistemas.

Conduo nos tecidos depende: intensidade da corrente, durao, forma e caractersticas dos tecidos da rea tratada.

Resistncia da pele: varia de acordo com a regio. Depende da espessura do tecido, da vascularizao.

Resistncia de outros tecidos: Muscular e cerebral: um dos melhores condutores de corrente eltrica no organismo. Tecido muscular conduz melhor no sentido longitudinal. Tendes: conduz pouco; pouca quantidade de gua. Osso: pouco condutor. Tecido celular subcutneo: bom condutor. Nervo perifrico: conduz 6 (seis) vezes mais que o tecido muscular. Apresenta alguns inconvenientes: muita profundidade, gorduras, bainha e mielina.

Densidade eltrica: Quantidade de corrente eltrica contida numa determinada rea.

Leis associadas: Dufay cargas eltricas de sinais iguais se repelem e de sinais diferentes se atraem. Coulomb carga eltrica atrai carga eltrica na razo direta das cargas e inversa do quadrado das distancias.

Panorama dos meios de obteno de Eletricidade A Por ao Qumica: basta um SAL ou um ACIDO ou uma BASE + dois metais iguais ou diferentes. Srie Paralelo Bioletrognese > capacidade da matria viva em produzir eletricidade. Pode ser detectado, por: o Eletrocardiograma; o Eletroencefalograma; o Eletromiografia.

Por ao mecnica Basta 1 im e uma Bobina.

Convencionais Hidroeltrica; Termoeltrica; Nuclear

No convencional Elica; Sola; Fluxo e refluxo da mar

Unidades Eltricas Bsicas 1 Diferena de Potencial (ddp) expressa em Volt (v ou E) denota a capacidade de realizao de trabalho em funo de uma diferena de nvel eletrnico. 2 Resistncia (R) expressa em OHM denota a dificuldade em se comunicar uma energia e est relacionado entre outras coisas com o dimetro do condutor e o seu comprimento (1), (d) = dimetro. 3 Capacitncia qualquer dispositivo passivo, capaz de armazenar cargas eltricas, denominado capacitor. Um capacitor armazena carga at que possa liber-la, ao passar a fazer parte de um circuito eltrico completo.

Quanto > 1 > R Quanto < 1 < R Quanto > d < R Quanto < d > R Intensidade (i ou I ou A) expressa em AMPER (A) denota a presso eletrnica.

Lei de OHM A resistncia eltrica diretamente proporcional diferena de potencial e inversamente proporcional a intensidade de corrente eltrica. A lei de Ohm de grande importncia na eletroterapia, j que nos indica a maneira de aumentar a quantidade de corrente, quer dizer, aumentando a voltagem ou diminuindo a resistncia do circuito. Para diminuir a resistncia, se umedece a pele do paciente ou tambm se leva em conta o tamanho dos eletrodos, assim, quanto maiores sejam esses eletrodos, passar maior quantidade de corrente, porque haver menor resistncia. Essa lei expressa atravs da relao de trs grandezas fsicas, que so: Tenso tambm chamada de ddp a fora eletromotriz necessria para produzir um fluxo eletrnico. A tenso representada pelas letras U, V ou E e sua unidade o volt. Intensidade a intensidade da corrente eltrica ou fluxo de corrente a velocidade de fornecimento dos eltrons produzida por uma fora eletromotriz (tenso). A intensidade representada pela letra i e sua unidade o ampere. Resistncia a oposio passagem dos eltrons no interior de um condutor. a medida em Ohm e representada pela letra R. R = V/I I = V/R V=RI V R I Relaciona as Unidades Eletrnicas Bsicas

Elementos de Eletricidade 1 Resistor Elemento materializado que apresenta uma resistncia. Associao a) Srie Re = Resistncia equivalente Rt = Resistncia total Paralelo b) Resistor Varivel Potencimetro variam de um mnimo a um mximo.

Reostato

2 - Capacitor Dispositivo fsico constitudo por duas placas ou armaduras cuja funo principal armazenar eltrons. Associao: (a) Srie (b) Paralelo

Corrente Galvnica
CONCEITO: Trata-se de uma corrente continua de fluxo de eltrons com direo e intensidade constante e efeitos polares.

SINONMIA: Corrente direta, corrente constante, corrente voltaica, corrente unidirecional. uma corrente de baixa frequncia (50 Hz).

Processo de Obteno: Pilha Voltaica; Vlvulas Retificadas; Polaridade o fluxo da corrente da bateria se d do negativo para o positivo. Entretanto sabido que no circuito eltrico externamente carregado, os ons convencionalmente fluem do polo positivo para o negativo.

Efeitos fisiolgicos: Produo de calor: Relacionada com o Efeito JOULE. Sua intensidade est em relao direta com a resistncia do meio utilizado. Vasodilatao: Devido hiperemia ativa prolongada que ocasiona uma reao vasomotora. A hiperemia atinge tambm estruturas

mais profundas, por ao reflexa. Com isso h um aumento da irrigao sangunea, acarretando maior nutrio tecidual profunda. Eletrlise: Fenmeno mediante o qual as molculas se dividem em seus diferentes componentes qumicos, pois cada um deles tem uma carga eltrica distinta, com a passagem da corrente eltrica. Por exemplo: Num meio contendo gua, aos misturarmos cloreto de sdio (NaC1) e submetermos essa mistura ao da corrente galvanica ocorrer uma dissociao eletroltica de cloreto de sdio em ons de cloro e ons de sdio. E no exemplo ocorrer o seguinte: o cloro sendo um on eletricamente negativo, flui para o polo positivo, perde sua carga eltrica e reagindo com a gua produz uma reao cida (HC1); o sdio, sendo um on eletricamente positivo, flui para o polo negativo, perde sua carga eltrica e reagindo quimicamente com a gua produz uma reao alcalina (OHNa).

Efeitos polares ANODO 4 C1 + 2 H2O 4C1 + O2 o Migra C1 o Formao de cido (HC1) o Libera gs (0,1) Efeitos: analgesia, sedao, vasoconstrictor, hiperemia localizada.

CATODO 2 Na + 2 H2O 2 NaOH + 2 H Migra Na Formao de base (NaOH Soda custica) Liberao de gs (H) Formao de bolhas em torno do eletrodo devido ao maior nmero de H na gua.

Efeitos:

custicos,

estimulantes,

irritantes;

vasodilatador,

hiperemia mais intensa e difusa; facilita a hidratao, diminui cicatrizes e queloides.

Observao: on positivo: CATION on negativo: ANION ANODO: atrai ANIONS CATODO: atrai CATIONS

Efeitos neuromusculares: No produz contrao muscular apenas no fechamento a abertura do circuito. Entretanto, este fenmeno ser mais intenso no ctodo.

Fenmenos Eletroendosmticos Ocorrer variao nas regies perianodicas e pericatdicas. Devido aos nions terem maior massa que os ctions. Consequente dificuldade de migrao inica. ANAFORESE (Anodo) + (conc. Menor) CATAFORESE (Catodo) (conc. Maior) +

Fenmeno de Eletrotnus a capacidade de uma corrente eltrica de alterar a polarizao dos tecidos. Anelectrotnus (polo +): depresso da excitabilidade que leva a um alvio da dor. Catelectrotnus (polo -): aumento da excitabilidade que facilita as atividades especificas do tecido nervoso. Bactericida.

Efeitos teraputicos

Analgesia; Estimulao nervosa; Anti-inflamatrio; Transtornos circulatrios (usada nas cianoses [ao vasodilatadora] e em edemas )

TECNICA GERAL DE APLICAO

1) Geral: a. Longitudinal: quando os eletrodos so colocados do mesmo lado do corpo ou do mesmo lado e no longo de um segmento corporal. b. Transversal: quando os eletrodos so colocados em faces opostas de um segmento corporal. c. Particular: Aplicao no ponto doloroso: o eletrodo com polo positivo aplicado diretamente sobre o ponto doloroso e o eletrodo negativo prximo ao primeiro. Aplicao no tronco nervoso: o eletrodo negativo no trajeto do nervo perifrico e o positivo na emergncia do mesmo. Aplicao paravertebral: eletrodos ao longo da coluna vertebral, bilateralmente ou na linha espondilia. Aplicao vasotrpica: usa-se os eletrodos na mesma direo das correntes vasculares. Aplicao transregional ou transarticular: usa-se os eletrodos nas articulaes de modo que a corrente as atravesse.

TCNICAS ESPECFICAS DE APLICAO

Convencional: trabalhamos com 0,5 a 1 mA por cm2 de rea do eletrodo. Os eletrodos so acoplados na superfcie do corpo, utilizando-se

sempre um meio para facilitar transposio da corrente: esponja, algodo ou feltro embebidos em gua quando o eletrodo for metlico; e ainda tambm utiliza-se gel quando o eletrodo for de borracha de silicone.

Francs ou Mscara de Bergoniere: 1 mxma: 0,1 mA x rea; 1 mdia: 0,1 mA x rea x ; 1 minima: 0,1 mA x rea / 2.

Confeccionada em material metlico flexvel onde colocada na hemiface com chumao de algodo embebido; na qual conectado um dos polos e o outro numa regio do corpo para fechar o circuito.

Banho de galvanizao: uma forma de emprego da corrente galvnica que se destinam ao tratamento de processos patolgicos generalizados. Utiliza-se um recipiente com gua onde submerso o membro a ser tratado, e colocam-se as placas no interior do recipiente, ou somente o polo positivo, ficando o polo negativo no corpo do paciente, ou vice-versa. A vantagem da gua permitir contato homogneo com os tecidos e reduzir a resistncia da pele, devendo para isto, estar com uma temperatura agradvel. A dosagem gira em torno de 15 a 30 mA pode ser feito com duas cubas. Eletroestimulao: realizado utilizando a corrente galvnica de forma interrompida, adotando como um dos eletrodos uma caneta eletroestimuladora que interrompe a corrente provocando estmulos em estruturas mioneurais. A caneta deve estar acoplada no polo negativo.

Tempo de aplicao: Convencional: 15 a 20. Francs: 30 Banho de galvanizao: 15 a 30

TECNICA DE ADMINISTRAO DA CORRENTE GALVNICA

Quanto menor for rea do eletrodo maior ser a concentrao de energia; O paciente dever experimentar uma sensao de formigamento ou aderncia agradvel quando submetido corrente galvnica. Caso o paciente reclame da aderncia dolorosa ou qualquer outro tipo de incomodo, deve-se diminuir a intensidade ou desligar o aparelho. A dosimetria gira em torno de 0,5 a 1 mA por cm2 de rea do eletrodo; ou de 0 a 20 mA dependendo da sensao de formigamento referida pelo paciente. Deve-se ter cuidado com as partes metlicas dos eletrodos. O tempo de aplicao gira em torno de 15 a 30 minutos. Os eletrodos devem ser cobertos por esponjas, feltros ou algodo embebidos em gua. Tanto na tcnica de imerso em gua quanto na de eletrodos em forma de placas, o ideal que a gua esteja aquecida, pois tende a diminuir a resistncia da pela a passagem de corrente eltrica. Deve-se aumentar a preocupao no tratamento em reas anestesiadas. importante explicar, ao paciente, as sensaes que ele ir sentir durante o tratamento. A sensao de formigamento deve ser homogneo, no poder se concentrar em um s ponto de segmento tratado ou da placa. importante a identificao dos polos (+ ou -), antes da terapia. O banho galvnico pode ser indicado para aumentar a condutibilidade nervosa e trabalhar a parte sensitiva, principalmente no caso de parestesias, nevralgias, leso de nervos perifricos, perturbaes circulatrias perifricas, contuses, etc.. Deve-se tomar cuidado com a instalao do aparelho de CG na rede eltrica, pois sua instalao prximo de aparelhos de ondas curtas pode fazer com que haja interferncias, causando oscilaes na corrente podendo causar desconfortos ao paciente. Deve-se evitar a colocao dos eletrodos em regies com soluo de continuidade na pele.

Tipos de eletrodos Lquidos: quando se usa um recipiente isolante contendo gua da bica ou salina. Slidos: placas de chumbo ou alumnio de 14/10 cm ou 8/6 cm; ou redondo (copos) de 20 ou 40 mm de dimetro.

Preparao dos eletrodos Os eletrodos devem ser cobertos por algodo, feltro, esponja umedecida em gua da bica ou salina. Tanto na tcnica de imerso quanto de placa a gua deve ser aquecida para diminuir a resistncia da pele a passagem de corrente eltrica.

Cuidados na aplicao A intensidade de corrente eltrica deve ser determinada a partir da sensao do paciente e sua tolerncia deve representar um dos critrios mais importantes e sensatos para orientar a dosificao. Um aumento indeterminado desta intensidade pode provocar destruio tissular.

Precaues Quanto ao aparelho: Verificar se os controles esto zerados; Examinar se o frio que vai aos eletrodos no se soltou em uma de suas conexes; Assegurar a ligao do aparelho com a corrente comercial; Verificar o bom funcionamento do mesmo.

Quanto ao paciente: Informar ao paciente o que ser feito e o que ele ir sentir; Examinar a pele do paciente; Impregne bem as esponjas protetoras em gua corrente (se possvel morna e com uma soluo a 10% de cloreto de sdio);

Assegurar perfeita conexo do eletrodo com a pele do paciente. A fixao dos eletrodos deve ser feita por meio de faixas de borracha, esparadrapo ou saco de areia; Evite imprevistas interrupes de contato entre os eletrodos e a pele, durante a aplicao; Aumente paulatinamente a intensidade de corrente; Aumentar ou diminuir a corrente lentamente, nunca retirar o eletrodo ou desligar o aparelho sem antes zerar a intensidade; Pea ao paciente que informe ao menor sinal de dor local ou queimadura.

Acidentes e como se proteger: Eletrodo metlico com salincia, ferrugem ou rompida aps dobrada vrias vezes; Esponja protetora com espessura reduzida; Objeto metlico entre o eletrodo e a pele, retire-o; Pele a ser tratada apresentando-se com substncia sebcea (creme, leo), limpar previamente; Se houver suor na pele entre os eletrodos, secar a pele ou limp-la com lcool previamente; Se a pele apresentar pequena ferida ou escoriaes, no pode deixar descoberta, cobrir com esparadrapo local; Incluso metlica endotissular dentro do campo eltrico uma contraindicao relativa; Proteger as conexes aparelho-eletrodo; A sensao de formigamento tem de ser homognea, no pode ser concentrada em um s ponto; Um dos efeitos da corrente continua provocar vasodilatao. Sob o ponto de vista eltrico, o sangue um bom condutor, isso vai determinar que a eletricidade se propagar tanto mais facilmente quanto mais dilatados estiverem os vasos. A consequncia que o valor inicial da corrente alter conforme a passagem da corrente. Observar os primeiros quinze minutos e voltar sempre intensidade inicial.

Indicaes: Processos inflamatrios e lgicos; Leses de nervos perifricos; Alteraes de sensibilidade; Eletrlise: telangiectasia, hipertricose; Galvanismo cirrgico; Transtornos circulatrios devido ao vaso dilatadora; Estimulao da irrigao sangunea;

Contra-indicaes: Quando o paciente apresentar cefalia, vertigens durante o tratamento; reas cardacas; Quando o paciente apresenta irritabilidade cutnea; Pacientes com dificuldade de compresso.

Lei de Dubois Reymond O que produz a excitao do complexo neuromuscular o estado varivel da corrente eltrica, e no o seu estado constante. Lei de Arndt Schulze Os estmulos menores excitam, os maiores paralisam e os ainda maiores destroem.

Lei de Wilder ou Ponto de Arranque Quanto mais submetida estiver a matria viva, to mais sensvel ela ser aos estmulos que tendem a paralis-la dos que tendem a excit-la. Lei de Grothus Drapper A energia fsica usada como vetor de tratamento, s ter ao teraputica na posio que foi absorvida, e a absoro mxima corre a 200.

Iontoforese

CONCEITO: um fenmeno fsico de ons medicamentosos atravs da pele ntegra ou mucosa por via eletroltica. Trata-se, portanto, de uma forma especial de aplicao da corrente galvnica.

SINONMIA: Iontopenetrao, dieletrolise, dieletroforese, ionizao.

Bases fioscas: Lei de Du Fay Cargas eltricas de mesmo sinal se repelem, cargas de sinal contrrio de atraem.

Dificuldades no processo: Resistncia da pele e dos tecidos; Apenas um pequeno nmero de medicamentos geralmente utilizados contm ons de ambas polaridades, o que dificulta a introduo global do medicamento; O deslizamento dos ons no se efetua com velocidade uniforme. Por conseguinte, no seria muito prometedor um tratamento mais curto; A quantidade eficaz do medicamento introduzido dificilmente controlvel e existem medicamentos que s atuam se aplicados em gramas, centigramas e miligramas.

Aes dos ons no organismo: 1 - Ao local: nas enfermidades locais, que exigem pequena profundidade de penetrao, como nas cicatrizes e queloides. 2 - Ao segmentar: para a qual se emprega preferencialmente a histamina e a procana. 3 - Ao geral: atravs da corrente sangunea atua nas pores tissulares e rgos situados maior profundidade.

TCNICAS Geral: Usa-se corrente contnua ou galvnica; unta-se de pomada (ex. Molitat Gel) ou molha-se um chumao de algodo (ou esponja protetora) contendo medicamentos em concentraes adequadas e volume controlado, para no causar erros teraputicos. No caso de iontoforese histamnica, deve-se ter cuidados especiais, pois sendo uma substancia endossomtica, a concentrao e volume empregados, vo agir rpida e diretamente. Em todas as substancias endossomticas devese dobrar os cuidados (acetilcolina, adrenalina). Pode-se usar a corrente DF que retificada e com frequncia de 100 a 120 Hz para a introduo de ons no organismo.

Especficas: Iontoforese de gangliosdeos aplicados a patologias perifricas.

Forma de aplicao Os eletrodos utilizados podem variar de tamanho e, em geral, utiliza-se um eletrodo pequeno, no qual aplicado o tampo com o produto, e um eletrodo grande, dispersivo, colocado no extremo oposto da parte a ser tratada. No caso do tratamento facial, usamos um eletrodo tipo mscara facial e o dispersivo na nuca. Caso sejam utilizados pequenos eletrodos, a intensidade de corrente aplicada dever ser, geralmente, de 2 a 4 mA e , se os eletrodos forem maiores, de 10 a 15 mA. O tempo mdio de tratamento varia de 20 a 40 minutos. Os gangliosdeos devem ser colocados no polo negativo numa quantidade de 20 mg (2 ampolas).

Indicaes: A iontoforese indicada principalmente em afeces circunscritas, onde a atuao da eletricidade e do frmaco (ex. Mobilat Gel) se faz mais presente, mais indicado tambm como tratamento segmentrio (tronco, membro inferior,

membro superior) e no sentido geral, pois a circulao se encarrega da distribuio da ao do frmaco. A corrente utilizada e ao farmacodinmica do medicamentoso (ex. Mobilat Gel) a ser introduzido se combinam na ao teraputica.

Contra-indicaes: Quando houver cefaleias, vertingens e colapso circulatrio; Quando forem constatadas irritaes cutneas; Pacientes com dificuldade de compreenso.

Corrente galvnica interrompida


Definio: trata-se de uma corrente galvnica, que produz estmulos de longa durao que so interrompidas bruscamente. E capaz de estimular o Complexo Neuromuscular. Sinonmia: corrente retangular, corrente galvnica rtmica intervalada, corrente contnua modificada.

Durao dos pulsos: 100 ms 300 ms 600 ms

Frequncia Normalmente se usa a frequncia de 30 impulsos, de 100 ms, por minuto. A programao feita atravs do aparelho.

Processo de obteno A produo de Corrente Galvnica interrompida se faz pela conexo e desconexo produzida por um interruptor que pode ser: Vlvulas; Transistores;

Caneta Manual

Efeitos Estimula nervos motores; Estimula nervos sensitivos; Estimula msculos; Pode ser realizada por duas vias: Via nervo motor Via fibra muscular diretamente

Efeitos qumicos

Indicaes: Eletroestimulao de msculos denervados; Eletrodiagnstico clssico ou cronxico; Atrofia por desuso onde no ocorreu denervao; Neuropraxia; Fortalecimento muscular.

Contra-indicaes: Espasticidade; rea cardaca; Marca-passos; Tromboflebite.

Intensidade: Deve ser a mnima possvel capaz de produzir uma contrao muscular, sem causar sensao de desconforto ao paciente.

Mtodos de Aplicao: Podem ser utilizados os mtodos: Unipolar os eletrodos possuem tamanhos diferentes, onde o menor colocado sobre o ponto motor a ser estimulado;

Bipolar os eletrodos possuem o mesmo tamanho e devem ser colocados na origem e insero do musculo a se estimular. Banho de Galvanizao; Caneta.

Peculiaridades: Executando-se a forma despolarizada, que por possuir uma fase negativa no tem polaridade, as outras so correntes que mantm seus efeitos de polo de estimulao; O polo usado como estimulante (menor) o negativo; A escolha da corrente vai depender do tipo (forma de onda) e a durao do impulso que se deseja empregar.

Corrente Fardica
Definio: uma corrente de baixa frequncia, conhecida tambm como corrente alternada, usada com fins teraputicos e de diagnostico.

Efeitos: Sobre os Nervos Motores A ao da corrente fardica sobre os nervos motores normais provoca uma contrao muscular que ser ainda mais potente se a estimulao for feita no ponto maior. Este ponto o local de maior excitabilidade e onde o nervo se insere ao msculo. Obteremos uma contrao muscular mais eficiente. Sobre os Nervos Sensitivos Provoca trocas a nvel muscular (celular), como acontece na contrao muscular voluntaria. Produz trabalho muscular. Sobre o Msculo (fibras musculares) A contrao muscular produzida pela corrente fardica leva ao aumento das fibras musculares atuantes, elevando o volume do msculo, melhorando a fora e a resistncia. Na contrao muscular Provoca trocas a nvel muscular (celular), como acontece na contrao muscular voluntaria. Produz trabalho muscular.

Sobre o Retorno Venoso e Linftico A contrao e o relaxamento muscular produzem sobre os vasos linfticos e veias, situados junto e no interior do msculo, uma ao de bombeamento facilitando assim o retorno venoso linftico. Sobre a Circulao Com o trabalho muscular aumentaremos o aporte sanguneo de oxignio, consequentemente havendo um maior metabolismo, que acarretar maior fluxo circulatrio.

Tcnicas de aplicao: Tcnica Bipolar (eletrodos de tamanhos iguais): Despir a rea ser tratada; Colocar o paciente em posio cmoda; Examinar a rea; Testar a sensibilidade; Ligar o aparelho a rede urbana; Zerar o aparelho; Ligar o aparelho. Explicar ao paciente o tipo de sensao que dever sentir; Moldar os eletrodos na pele; Saturar a esponja em soluo de NaCl a 2% ou gua morna; Fixar uniformemente os eletrodos; O eletrodo conectado no polo positivo colocado no inicio do ventre muscular ou origem muscular; O eletrodo negativo ficar sempre distalmente em relao ao eletrodo positivo; Aumentar a intensidade fardica at que a corrente produza uma contrao satisfatria, sem que o paciente acuse uma sensao desagradvel; Preferencialmente, pr-aquecemos a rea a ser tratada; Marcar o tempo de 5 minutos; Findado o tempo, diminumos a intensidade gradativa at zero; Desligamos o aparelho; Retiramos os eletrodos;

Examinamos a rea.

Tcnica unipolar: Despir a rea a ser tratada; Paciente em posio cmoda e adequada; Segmento em semiflexo, preferencialmente; Examinar a rea; Testar a sensibilidade; Evitar pinos superficiais; Explicar ao paciente as sensaes e objetivos; Ligar o aparelho a rede urbana; Ligar o aparelho; Zerar o aparelho; No polo negativo, conectamos o eletrodo de caneta que ficar na mo do fisioterapeuta; No polo positivo, ficar na regio proximal, (nvel cervical quando o tto for para MMSS e regio lombar quando o tto for para MMII); Explicamos ao paciente que ele no ir sentir sensao desagradvel, apenas haver contrao muscular; Aumentamos a intensidade at conseguirmos uma contrao satisfatria; O eletrodo caneta leva um chumao de algodo com soluo salina ou gua quente; Marcamos o tempo de 5 minutos; Saturamos os eletrodos durante o tratamento; Findado o tempo, diminumos a intensidade at zero; Desligamos o aparelho; Desconectamos cabos e eletrodos; Desligamos a rede urbana; Examinamos a rea.

Numero de Contraes/Minuto:

Temos que levar em considerao que a corrente fardica usada quando h dificuldade de ser realizado ativamente movimento ou contrao. Na maioria dos casos, associada com a paresia, existe atrofia e fraqueza muscular, levando rapidamente a uma fadiga muscular. Assim sendo, uma sesso com a CF durante 5 minutos, aproximadamente 30 estmulos ou contraes/minuto, o suficiente. Para exemplificar podemos fazer o teste individual de contraes sucessivas da seguinte maneira: realizamos 30 contraes ativas de bceps/minuto, durante 5 minutos, levando-se em conta que a nossa musculatura e fora muscular estejam normais. No final, ou at mesmo antes de realizarmos todas as contraes, comear a aparecer cansao e fadiga muscular. Concluindo: se um msculo normal reage dessa forma, um musculo debilitado reagir com maior desvantagem, e isso nos leva a afirmar que 5 minutos de tratamento com mais ou menos 30 contraes por minuto, num total de aproximadamente 150 contraes, so o suficiente para conseguir os efeitos desejados.

Regra para o uso da CF: A CF dever ser usada quando o objetivo produzir contraes musculares e se estas no podem ser realizadas ativamente. No momento em que o paciente consegue realizar ativamente contrao muscular satisfatria, devemos substituir a CF pela cinesioterapia. Se o paciente possui condies de realizar uma contrao voluntaria no h necessidade de estimularmos eletricamente o msculo e sim increment-lo voluntariamente.

Indicaes da Forma Bipolar: Estimulao de grupos musculares; Estimulao de um msculo grande ou mdio.

Indicaes da Forma Unipolar: Estimulao de um msculo pequeno; Estimulao muscular seletiva.

Principais indicaes da CF: Paresia; Atrofia; Contrao dolorosa ps-menincectomia; Reabsoro de edema traumtico; Diminuir ou evitar aderncia; Melhorar a circulao.

Contra-indicaes: Estados febris; Extremos de idade; Paralisia espstica; Degenerao do axnio; Seco do axnio; Perda de sensibilidade; Paralisia flcida com reao de degenerao; Regio pr-cordial; Regio carotdea.

Bases da excitao neuromuscular


Unidade Neuromuscular: Todos os msculos esquelticos so controlados por fibras musculares nervosas que se originam no corno anterior da medula espinhal (ou reas semelhantes no tronco cerebral), na substancia cinzenta. Existem de 3 a 10 milhes de clulas neurais (MOTONEURNIOS ANTERIORES). A poro terminal de cada fibra nervosa que controla os msculos forma de 3 a 1000 ramificaes, e cada uma dessas ramificaes termina em fibra muscular nica. A juno entre a ramificao terminal e a fibra muscular chamada de PLACA MOTORA.

Anatomofisiologia da Fibra Nervosa: A fibra nervosa motora possui duas partes:

Axnio que a parte central da fibra e; Bainha de Schwann ou Bainha de Mielina que um envoltrio isolante do axnio.

O axnio uma longa estrutura tubular, limitada por uma membrana, que possui as mesmas funes de qualquer membrana, alm de possuir uma adaptao para transmisso de sinais neurais. A Bainha de Mielina descontinua, em pontos peridicos, chamados NODOS DE RANVIER, e nesta regio que o axnio fica desprotegido e a a membrana entra em contato direto com o liquido intersticial, o que primordial para a conduo do impulso neural. O contedo intracelular : Potssio K+, magnsio Mg++ e protenas. O contedo extracelular: Sdio Na+, clcio Ca++. Onde os nions so: Cl e protenas. E os ctions so: Na+, K+, Ca++ e Mg++.

Potenciais da membrana: Potencial da membrana o potencial eltrico que passa atravs da membrana. Nas condies de repouso, esse potencial negativo no interior da membrana. O potencial de membrana causado por diferenas nas concentraes inicas nos lquidos intra e extracelulares. importante lembrar que o liquido intracelular contm concentrao muito elevada de ons potssio, enquanto que, no liquido extracelular, a concentrao desse on muito reduzida; exatamente o oposto ocorre com o on sdio, que muito concentrado no lquido extracelular e muito reduzido no meio intracelular. Os potenciais de membrana desempenham papel fundamental na transmisso dos sinais neurais, bem como o controle da contrao muscular.

Acomodao > Para se conseguir uma contrao muscular com o impulso exponencial necessita-se 3 a 5 vezes mais intensidade. Principio de Nerst > Os estmulos que aumentam a sua intensidade lentamente no provocam nenhuma contrao neuromuscular at chegar a 3 a 5 vezes a intensidade da Reobase Retangular. Estmulos Potenciais:

100ms denervao recente; 200ms leses mdias ou em regenerao; 500ms e acima leses mais graves.

Efeitos no Organismo > estimulao seletiva; Hiperemia; Efeito antiflogstico; Aumento da atividade metablica; Aumento do consumo de oxignio.

Conduo Saltatria Pode ser rpida ou lenta, quanto maior a distancia entre os ndulos de Ranvier, mais rpido o estimulo ser conduzido.

Juno Neuromuscular Terminao de uma fibra nervosa + fibra muscular (Placa Motora).

Leis da Excitao > msculos e nervos excitados por diferentes estmulos.

Dubois Reymond Tudo ou Nada > ou a fibra muscular trabalha no mximo ou ela no trabalha. Reobase > mnimo de corrente eltrica necessria para uma contrao. Cronaxia > mnimo de tempo necessrio para uma contrao muscular. Produo da Dor Aguda Mecanismos Centrais Definio Dor Aguda Fisiolgica > dor momentnea, que resulta de um estimulo transitrio, levando a sua reao rpida. Dor Aguda Patolgica > dor relacionada leso do nervo ou tecido. Ocorre juntamente com processos inflamatrios, determinando aumento da sensibilidade dolorosa ao nvel de fibras nervosas (alodinia), ao nvel local (hiperpatia) e a nvel de resposta (hiperalgesia).

Trajeto Estimulo vem da periferia at a medula. Da medula sobre o tlamo, onde distribuda ao crtex. A resposta se manifesta por reaes do sistema nervoso autnomo, sistema hormonal e atravs de fibras eferentes levando a estmulos de reao.

Mecanismo Nvel Perifrico Aps a leso, ocorre a passagem da informao ao sistema medular (dor fisiolgica). Com a leso ocorre a inflamao pelo sistema de liberao de prostaglandina (dor patolgica).

Nvel Medular (Central) O estmulo libera substancias que facilitam a transmisso pela medula (dor fisiolgica). Caso o estmulo seja contnuo, ocorre acmulo destas substancias, levando sensibilizao deste nvel medular (dor patolgica).

Nvel do Crtex (Central) Ao receber e analisar o tipo e intensidade do estmulo, o crebro comanda uma resposta (dor fisiolgica). No caso de estmulos continuados, ocorre um acmulo de substancias a nvel central que leva a respostas do crtex (dor patolgica).

Implicaes Clnicas Para evitar e combater a dor aguda patolgica, deve-se iniciar o tratamento da dor antes de sua manifestao.

Periferia Centro

Centro Perifrico

Aferente Eferente

Fibras Grossas receptores de frio, calor (mecanoceptores) mielinizadas. Fibras Finas receptores que podem despertar a dor amielinizadas.

CRONAXIA o mnimo tempo necessrio para se obter uma contrao muscular quando utilizamos a intensidade de corrente dupla do valor de Reobase. CRONAXIMETRIA o teste mais fiel fisiolgico de eletrodiagnstico de estmulo. A cronaxia normal no s quando o rgo est normal, mas tambm quando o conjunto de neurnios centrais e perifricos com os quais est em relao tambm esteja normal; a menor modificao de um deles repercute sobre a cronaxia.

Intoxicaes; Leses Nervosas perifricas unilaterais; Leses Sensitivas e trficas perifricas. Pequena 0,08 0,16 ms CRONAXIA Mdia 0,16 0,32 ms Grande 0,44 0,72 ms

LEIS DA CRONAXIA DE BURGUIGNON 1) Em uma mesma regio, todos os msculos que concorrem (agonistas), para o mesmo movimento tem a mesma cronaxia so iscronos. 2) Em uma mesma regio os msculos posteriores tem cronaxia 2 3X < que os anteriores. 3) Em uma mesma fase os msculos distais tem cronaxia 2 3X que os proximais. 4) A cronaxia a mesma em regies homologas (comparao entre os dois membros). 5) Os msculos anteriores, agentes de movimentos teis (flexo, pronao), tem cronaxia nica a menor do segmento; os msculos posteriores preparatrios de movimentos tem cronaxia 2- 3X >.

CRONAXIAS SENSITIVAS E SENSORIAIS Sensao de Choque (Corpsculos de Paccini) igual a cronaxia muscular. Sensao de Formigamento: choque X5 (Corpsculos de Meissner).

Sensao de Calor (terminaes livres na pele): choque X10.

Correntes Diadinmicas de Bernard


Definio: So correntes de impulso de baixa frequncia (modulao de frequncia) que, segundo sua natureza, pertencem ao grupo das correntes galvanofardicas. Dentre as modulaes temos: difsica (DF), monofsica (MF), curto perodo (CP), longo perodo (LP), ritmo sincopado (RS). So usadas com fins teraputicos.

Principais Caractersticas (Efeitos): Hiperemia; Analgesia.

Quanto ao Local de Aplicao (eletrodos): No trajeto circulatrio para estimular a circulao local, colocamos os eletrodos de acordo com o trajeto circulatrio. No trajeto muscular os eletrodos devem ser colocados de maneira que acompanhem o trajeto muscular; No trajeto nervoso neste caso, preferencialmente, colocamos os eletrodos sobre os pontos de Valleix (pontos onde os nervos esto situados mais superficialmente pele. Local onde o paciente sente maior dor presso). Podemos colocar os eletrodos sobre dois pontos de Valleix e posteriormente sobre a dor. No ponto doloroso quando o tratamento for de uma algia localizada, colocamos o polo positivo sobre o ponto de maior dor. Se o tratamento for superior a 3 minutos, independe o polo, pois na metade do tratamento invertemos a polaridade. Quando o tempo for inferior a 3 minutos no h inverso de polaridade, e usamos o polo positivo no local de maior dor. Sobre o Gnglio cervical superior - neste caso, o eletrodo positivo colocado a 2cm do ngulo temporomandibular, situado atrs e abaixo da orelha. No inverter a polaridade neste caso.

Sobre o Gnglio Estrelado para tratamento sobre este gnglio, colocamos eletrodos de copa pequenos, sendo que o eletrodo positivo colocado na borda superior do esternocleidomastideo, e o polo negativo a 2 cm abaixo, mais precisamente sobre a regio supraclavicular. Neste caso, no invertemos a polaridade, pois o tratamento de 3 minutos. Paravertebral os eletrodos so colocados paravertebralmente (bilateral e unilateral). Transregional um dos eletrodos colocado medialmente articulao e o outro lateralmente. Transversal um eletrodo colocado medialmente ao segmento e o outro lateralmente, ou anteriormente e posteriormente ao segmento. Longitudinal um eletrodo colocado proximal e outro distal. Transarticular um eletrodo colocado anteriormente articulao e outro posteriormente.

Tempo de Aplicao: Varia de 30 segundos a 6 minutos.

Dose ou intensidade: Depende do tipo de sensao que a modulao provoca no paciente, sendo que, como regra, ao aumentarmos a intensidade, a sensao no dever passar de um formigamento. Se o paciente sentir uma agulhada, ardncia, queimao ou dor, significa que a intensidade poder estar alta, os eletrodos colocados irregularmente pele, partes metlicas, em contato direto com a pele ou haver m saturao das esponjas dos eletrodos.

Tcnica de Aplicao: Bipolar eletrodos de tamanhos iguais.

Nmero de Sesses: O tratamento deve ser de aproximadamente 7 sesses, podendo ser alternadas 48/48 h ou sucessivas 24/24 h. Aps, d-se um intervalo de uma semana, com objetivo de evitar o efeito de acomodao corrente recebida.

Isto quer dizer que o organismo se acomoda e no responde satisfatoriamente ao tratamento.

Inverso de polaridade: Quando o tratamento for superior a 3 minutos, devemos inverter a polaridade na metade do tratamento, para evitar um desequilbrio eletroltico, devido passagem da corrente que carregar eletrlitos para outra direo e/ou os atrair para proximidades dos eletrodos.

Tcnica de Inverso da Polaridade: Quando o tratamento for de 4 minutos, invertemos a polaridade aps dois minutos, diminuindo Base, Dose e invertendo a polaridade. Aumenta-se Base aps Dose novamente.

Cuidados e observaes: Com a sensibilidade; Com partes metlicas dos cabos e eletrodos; Paciente com marca-passo; Implantes metlicos superficiais.

Contra- Indicaes: Perda de sensibilidade; Torcicolo espasmdico de origem central; rea precordial.

Tcnica Geral da Aplicao: Despir a rea; Paciente em posio cmoda e relaxada; Examinar a rea; Testar a sensibilidade; Retirar objetos metlicos do paciente; Explicar as sensaes que ele dever sentir ou poder sentir; Ligar o aparelho a rede urbana; Ligar o aparelho;

Zerar o aparelho; Eleger os eletrodos segundo o local de aplicao; Moldar os eletrodos (placa); Limpar a rea com lcool ou sabo neutro; Saturar as esponjas em NaCl a 2%, ou gua morna; Fixar os eletrodos; Eleger a corrente; Aumentar a intensidade Base at o formigamento; Aumentar Dose at a sensao produzida por esta corrente; Marcar o tempo; Questionar o paciente sobre as sensaes; Inverter corretamente a polaridade, caso seja necessrio; Saturar as esponjas (soluo de NaCl a 2% ou gua morna), durante o tratamento; Findado o tempo, diminuir Base, diminuir Dose; Desligar o aparelho; Desconectar cabos e eletrodos; Desligar o aparelho da rede urbana; Examinar a rea tratada. CORRENTE DIFSICA DF

Efeitos: Analgsico; Estimulante da circulao perifrica;

Sensaes Produzidas: No inicio, a sensao produzida uma ccega, que tende a desaparecer ao manter a intensidade Base; ela devida ao aumento do limiar da excitabilidade dos nervos sensitivos de que os eletrodos esto mexendo. Se houver contraes musculares devemos diminuir a intensidade Dose pois significa que ela est elevada.

Indicaes da Difsica (DF)

Normalmente, usada antes de outro tratamento ou modulao, com o objetivo de preparar a rea. Distenso: DF 1 minuto: trajeto muscular; Aps CP 4 minutos: a posio dos eletrodos no muda.

Entorse: DF 1 minuto: transregional; Aps CP 4 minutos: com inverso da polaridade na metade do tratamento. Mesma posio dos eletrodos no muda.

Enfermidade de Raynaud: DF 3 minutos sobre o Gnglio Estrelado. Neste caso usamos eletrodos pequenos com suporte de forquilha para melhor adaptao. O eletrodo (+) colocado sobre a borda posterior do esternocleidomastideo, e o eletrodo (-) na regio supraclavicular. Os eletrodos ficam a 2 cm um do outro. Aumentamos Base at o formigamento, aps a Dose at o limite de tolerncia do paciente. Durante todo o tratamento, a intensidade Dose deve ser mantida no limite de tolerncia. Para isto, basta regul-la para tal. O paciente pode sentir um tremor ao nvel do ombro e cotovelo. Aps, sentir um calor cervicobraquial. A polaridade no deve ser invertida. Continuamos com o tratamento usando CP 2 minutos com eletrodos de placa na posio dorsal e volar da mo afetada. Tratamento de 48/48 h.

Torcicolo Reumtico: DF 2 minutos: eletrodos na posio paravertebral cervical; Aps CP 2 minutos paravertebral cervical; continuando: LP 3 minutos, mesma posio com inverso da polaridade. CP ou LP 1 minuto no ponto doloroso (+).

CORRENTE MONOFSICA (MF):

Indicaes:

Estimulao inespecfica e tratamento das algias que no sejam de origem espasmdica, aps aplicao da corrente DF. Estimuladora do tnus do tecido conjuntivo.

Sensaes: Produz contraes musculares, com intensidade baixa.

CORRENTE DE CURTO PERODO (CP):

Efeitos: Analgsico e estimulante do trofismo.

Sensaes: Leve tremor no perodo monofsico e forte vibrao no difsico. Se a intensidade sobrepassar o limiar de excitabilidade motora, produzir contraes musculares rtmicas e leves. Parece que a corrente corre vibrando intensamente.

Indicaes: Entorse: CP 4 minutos: transregional. Aumentar Base, depois Dose, at o limite de tolerncia (mudana de polaridade na metade). DF 2 minutos: sobre os ligamentos distendidos. LP 2 minutos: sobre os ligamentos distendidos. Casos tardios RS 1 minuto: sobre os flexores; RS 1 minuto: sobre os extensores.

Contuso: CP 4 minutos: no local da contuso. Adaptar os eletrodos conforme a extenso da contuso. Mudana da polaridade na metade do tratamento. Profilaxia de derrame Articular Ps-Menincectomia:

CP 4 minutos: tratamento prximo rea da cirurgia. Inverter a polaridade. Distenso: DF 1 minuto: no trajeto do msculo. CP 4 minutos: no trajeto do musculo, com troca da polaridade na metade do tratamento. A intensidade deve ser aumentada lentamente.

Anquilose: CP 5 minutos: transregional. Intensidade do tratamento no limite de tolerncia. Troca de polaridade na metade do tratamento. Artrose: DF 2 minutos: transregional. CP 4 minutos: transregional, com mudana da polaridade na metade do tratamento. Tratamento de 48/48 h. Artrose coluna vertebral: DF 2 minutos: paravertebral. CP 2 minutos: paravertebral. Tratamento de 48/48 h. Osteocondrose: Sndrome lombossacra. CP 3 minutos: paravertebral correspondente. Periartrite Umeroescapular: CP 4 minutos: na regio da articulao escapuloumeral. Aumentar gradativamente a intensidade. CP 2 minutos: um eletrodo no deltoide e o outro paravertebral cervical. Aps CP 1 minuto: sobre os pontos dolorosos, ou; LP 1 minuto: sobre os pontos dolorosos. Tratamento 3 aplicaes nas primeiras 24 horas, 4, 5 e 6. 24/24 h. Lombalgia: Cervical; Sndrome Ombro-mo; Sndrome

DF 30 segundos: paravertebral na altura da 3 e 5 vertebra lombar. CP 2 minutos: paravertebral lombar na altura da 3 e 5 vrtebra lombar. LP 2 minutos: ponto doloroso; lcera varicosa: DF 2 minutos: em torno da rea. O paciente deve estar com os membros elevados. CP 5 minutos: em torno da rea. Aumentar Base, depois aumentar lentamente Dose at produzir contraes rtimicas. Queimaduras: CP 5 minutos: em torno da queimadura. Inverter polaridade na metade do tratamento. Herpes Zoster: CP 1 minuto: paravertebral bilateral lombar 1 sacra. CP 3 minutos: eletrodos em torno da rea. Intensidade no limite de tolerncia. Cialtagia: CP 2 mimutos: paravertebral lombar na altura da 2 e 3 vrtebra lombar. Sensao de presso na coluna. Diminui o edema periarticular.

LP 2 minutos: nos pontos de Valleix. Evitar contrao tetnica, para isso deve diminuir a intensidade. Neuralgia Occipital: CP 1 minuto: paravertebral cervical na altura da 2 e 3 vrtebra cervical. Com intensidade no limite de tolerncia. Paresia Facial Perifrica, Neurite, Neuralgia: CP 2 minutos: sobre o ramo nervoso afetado. Trs tratamentos de 24/24h. Aps RS 3 minutos. Obs.: no usar em dores de origem espasmdica central. Enfermidade de Sudeck (MMSS):

O tratamento para esta enfermidade igual ao de Raynaud para membros superiores. Primeiro usamos DF 3 minutos sobre o Gnglio Estrelado.

Aps, 2 minutos de CP na regio dorsal e volar da mo afetada. DF 3 minutos: paravertebral, na altura da 3 e 5 vrtebra lombar. Aumentamos a intensidade Base at o formigamento, continuando, aumentamos Dose at o limite de tolerncia do paciente. Mantendo sempre no limite.

Aps CP 2 minutos: regio plantar e dorsal do p. Enxaqueca: DF 2 minutos: sobre o Gnglio Cervical Superior. Usamos eletrodos pequenos. Aumentamos base at o formigamento, aps aumentamos a Dose rapidamente at o limite de tolerncia do paciente. O paciente sentir uma ccega e um tremor que se irradiar para ouvido. Posteriormente, aparece uma sensao de calor na face.

Aps CP 2 minutos: sobre artria temporal superficial, ramo frontal. Mialgias: DF 3 minutos: eletrodos sobre o local da dor. Aps CP ou LP 4 minutos: inverso da polaridade na metade do tratamento.

CORRENTE DE LONGO PERIODO (LP)

Efeito: Analgsico persistente.

Sensaes: Vibrao no perodo monofsico. Ccega ou formigamento no difsico (irritao).

Indicaes:

Entorse: LP 2 minutos: sobre os ligamentos.

Epicondilite: LP 2 minutos: um eletrodo sobre o ponto doloroso e o outro, proximalmente, sobre o tendo.

Artrose: LP 1 minuto: transregional. LP 1 minuto: transarticular.

Periartrite: LP 1 minuto: no ponto doloroso. Lombalgia: LP 4 minutos: paravertebral lombar, na altura da 3 e 5 vrtebra. Trocar a polaridade. LP 1 minuto: ponto doloroso. Torcicolo: LP 3 minutos: paravertebral cervical. LP 1 minuto: ponto doloroso. Herpes Zoster: LP 5 minutos: em torno do exantema. Cialtagia: LP 2 minutos: ponto de Valleix

CORRENTE DE RTMO SINCOPADO (RS)

Efeitos: Aumenta o tnus e trofismo; Fortalecimento muscular; Melhora o retorno venoso e linftico; Melhora o metabolismo e nutrio; Preveno de aderncia;

Formas: Bipolar eletrodos de tamanhos iguais; Unipolar eletrodos de tamanhos diferentes; Estimular sobre os pontos motores, a fim de conseguir estmulos mais eficazes. Local de maior excitabilidade. Forma Bipolar (eletrodos de tamanhos iguais) Paciente em posio cmoda e relaxada; Examinar a rea; Testar a sensibilidade; Ligar o aparelho a rede urbana; Zerar o aparelho; Eleger a corrente RS; Moldar os eletrodos (placa); Saturar os eletrodos e soluo salina de cloreto de sdio a 2% ou gua morna; Explicar ao paciente as sensaes que ele vai sentir; Colocar os eletrodos, fixos e uniformes a pele; Polo positivo colocado prximo a origem ou inicio do ventre do musculo; Polo negativo colocado prximo a insero do musculo ou no fim do ventre muscular; Conectar os cabos; Observar a polaridade; Eleger a corrente RS; Aumentar Base at o formigamento; Aumentar a intensidade Dose gradativamente, at que o msculo produza uma contrao satisfatria; Marcar o tempo do tratamento (5 minutos); Findado o tempo, diminuir gradativamente a intensidade Dose at zero; Desligar o aparelho; Desconectar cabos e eletrodos; Desconectar a tomada da rede urbana; Examinar a regio.

Forma UNIPOLAR (eletrodos de tamanhos diferentes) Paciente em posio cmoda e relaxada; Examinar a rea; Testar a sensibilidade; Ligar o aparelho a rede urbana; Zerar o aparelho; Eleger a corrente RS; Moldar os eletrodos (placa); Saturar os eletrodos em soluo salina de cloreto de sdio a 2% ou gua morna; Fixar proximalmente o eletrodo positivo. O eletrodo positivo pode ser fixado na cervical quando tratamos MMSS e lombar quando tratamos MMII; A caneta que ficar na mo do fisioterapeuta conectamos no polo negativo. Eleger a corrente RS; Aumentar a Base at o formigamento; Aumentar gradativamente a intensidade Dose, at conseguir uma contrao satisfatria, sem que o paciente sinta sensaes desagradveis; Desligar o eletrodo em forma de caneta sobre a regio a fim de pesquisar e estimular diretamente o ponto motor do msculo; Haver uma contrao mais potente, quando estimulado; Manter o eletrodo neste ponto durante o tratamento; Marcar o tempo de (5 minutos); Saturar durante o tratamento; Findado o tempo, diminuir gradativamente as intensidades at zero; Desligar o aparelho; Desconectar cabos e eletrodos; Examinar a rea;

Nmero de contraes: Aproximadamente 30 contraes por minuto.

Indicaes:

Forma Bipolar para estimular grupos musculares ou msculos de tamanhos mdios e grandes; Forma Unipolar para estimular pequenos msculos ou eleger apenas um msculo.

Indicaes gerais: Atrofia por desuso; Msculos com inervao normal; Contrao dolorosa; Quadrceps ps-menincectomia; Paresia; Reabsoro de edemas; Evitar aderncias. Contra Indicaes: Estados febris; Fraturas recentes; Paralisias espsticas; Paralisias flcidas com reao de degenerao; Zonas precordiais; Extremos de idade; Perda de sensibilidade; reas anestesiadas.

Anda mungkin juga menyukai