Anda di halaman 1dari 50

Tecnologia de Fabricao

Deformao dos materiais

Aula 3
- Deformao nos aos (elstica x plstica); - Trabalho a frio (encruamento); - Trabalho a quente; - Processo de recozimento: recuperao, recristalizao e crescimento de gro.

Deformao nos Aos-C


A deformao possui 2 componentes: elstica e plstica;

Metal

Nos metais a deformao elstica importante pois permite que o material absorva tenses sem se deformar permanentemente; A deformao plstica importante para metais nos processo de conformao mecnica operaes mecnometalrgicas (laminao, forjamento, estampagem, estiramento, etc).

Deformao nos Aos


A deformao elstica ocorre quando uma tenso aplicada sobre um metal, ou sobre qualquer material slido, at um limite que aps a remoo da carga permite que o material retorne as suas dimenses originais; Quando a carga aplicada de trao, a pea tensionada se torna ligeiramente mais longa; No caso da carga ser compressiva, a pea se torna ligeiramente menor;

a)Trao

b)Nenhuma deformao

c) Compresso

Mdulo de elasticidade (E)


Dentro dessa chamada fase elstica, a deformao proporcional tenso correspondente ao esforo aplicado. A relao entre a tenso e a deformao chamada de MDULO DE ELASTICIDADE (Mdulo de Young), que uma caracterstica tpica de cada material.
s

E = s / s = tg

Mdulo de elasticidade (E)


Distribuio da deformao elstica num metal

Mdulo de elasticidade (E)

Deformao Plstica
Aps o limite elstico a deformao torna-se permanente ou seja passa-se para a fase plstica; Significado prtico da deformao plstica: 1) Conformao mecnica (fabricao); 2) Comportamento em servio. Processo de deformao plstica: 1) Deformao por escorregamento; 2) Deformao via movimento de discordncias; 3) Deformao por maclao.

Deformao plstica
Os materiais podem ser solicitados por tenses de compresso, trao ou de cisalhamento. Como a maioria dos metais so menos resistentes ao cisalhamento que trao e compresso e como estes ltimos podem ser decompostos em componentes de cisalhamento, pode-se dizer que os metais se deformam pelo cisalhamento plstico ou pelo escorregamento de um plano cristalino em relao ao outro. O escorregamento de planos atmicos envolve o movimento de discordncias.

Deformao plstica e discordncias


Em uma escala microscpica a deformao plstica o resultado do movimento dos tomos devido tenso aplicada. Durante este processo ligaes so quebradas e outras refeitas; Nos slidos cristalinos a deformao plstica geralmente envolve o escorregamento de planos atmicos, o movimento de discordncias e a formao de maclas; Ento, a formao e movimento das discordncias tm papel fundamental para o aumento da resistncia mecnica em muitos materiais. A resistncia Mecnica pode ser aumentada restringindo-se o movimento das discordncias.

Deformao Plstica
Deformao por escorregamento: Os metais cbicos e suas ligas desordenadas deformamse predominantemente por cisalhamento plstico, ou deslizamento, onde um plano de tomos desliza sobre o plano adjacente seguinte por cisalhamento. A tenso de cisalhamento necessria para produzir deslizamento em um determinado plano cristalino denominada tenso critica de cisalhamento.

Deformao Plstica
Deformao por movimento de discordncias: O mecanismo de escorregamento por si s no explica a deformao dos metais; Existe outro mecanismo de deformao por etapas ou degraus: via discordncias

Reticulado perfeito estado de mnima energia Aplicao de tenso defeito na estrutura em linha (discordncia)

Deformao Plstica
Deformao por movimento de discordncias:

Deformao Plstica
Deformao por maclao: Formao de estruturas gmeas num cristal quando sujeita a tenso

Deformao Plstica x Microestrutura


Materiais tendem a se deformar quando submetidos a um esforo mecnico; Alguns tem deformao elstica at a ruptura: materiais frgeis; Alguns sofrem deformao permanente antes da ruptura; Deformao plstica: permite a conformao mecnica.

Deformao Plstica x Microestrutura


Rede Cristalina = vrias clulas unitrias juntas

Gro = rede cristalina alinhada D 20 a 60 m

Deformao Plstica x Microestrutura


Mono Cristais Monofsicos
Deformao Elstica: Retorno condio Inicial F F

Deformao Plstica: No retorna condio Inicial (formao de discordncias ou maclas) F F

F>tenso de Escoamento; Precisa levar em conta o tamanho de gro (TG)! Quanto menor TG mais fora pra deformar.

Interao Discordncia X Sol. Slida

- tomo de impureza restringe o movimento da discordncia. - Ou seja, necessita de energia adicional para continuar escorregamento. - Assim, solues slidas de metais so sempre mais resistentes que seus metais puros constituintes

Metais deformados plasticamente

A habilidade de um material se deformar plasticamente est relacionado com a habilidade das discordncias se movimentarem

Exemplos aplicao

Exemplos aplicao

Perfil I, barra para construo civil.

Cuba Retangular

Trelia

Caarola

DEFORMAO A FRIO DEFORMAO A QUENTE

Deformao plstica a Frio e a Quente


Costuma-se distinguir o trabalho mecnico a frio do trabalho mecnico a quente por uma temperatura indicada como temperatura de recristalizao.

Temperatura de recristalizao A
menor temperatura na qual uma estrutura deformada de um metal trabalhado a frio restaurada ou substituda por uma estrutura nova, livre de tenses, aps a permanncia nessa temperatura por um tempo determinado.

Trabalho a Frio e a Quente

Trabalho a Frio
Ocorre abaixo da temperatura de recristalizao (prximo da temperatura ambiente); Ocorre o fenmeno do ENCRUAMENTO, (strain hardening) Os gros alongam-se na direo do esforo mecnico aplicado (menos intensamente na laminao a frio e mais intensamente quando severamente estirado trefilao).

Trabalho a Frio
Caractersticas:
Objetivo: obteno do metal na forma desejada e melhoria de suas propriedades mecnicas; Conformao do material pela aplicao de presso ou choque; Processos: laminao, trefilao, forjamento, extruso; Ex. aplicao: perfis estruturais, chapas, fios, cabos, etc. Aumenta a dureza e a resistncia dos materiais, mas a ductilidade diminui; Permite a obteno de dimenses dentro de tolerncias estreitas; Produz melhor acabamento superficial; Ocorre o encruamento do material.

Trabalho a Frio
Expressa-se o grau de deformao plstica com um percentual de trabalho a frio; O percentual de trabalho a frio (%TF) definido como:

%TF = Ao-Af Ao
Onde,

x 100

Ao: rea original da seco reta; Af: rea final, aps deformao;

Ao
Seco retangular

Ao
Seco circular

Af

Af

Trabalho a Frio
Vantagens:
Melhor controle dimensional; Melhor acabamento superficial; Aumento da resistncia mecnica e dureza do material;

Desvantagens:
Maior energia para deformar; Menor deformao; O material aps a conformao apresenta elevado estado de tenses (<ductilidade); Exige ferramental que suportem maiores tenses.

Trabalho a Quente
Os fenmenos de aumento de dureza causado pela deformao e o amolecimento, devido ao recozimento, ocorrem simultaneamente temperatura acima da recristalizao.

Trabalho a Quente
Caractersticas:
a primeira etapa do processo metalrgico de conformao mecnica; A energia para deformar menor; O metal adquiri maior capacidade de deformar-se sem fissurao; Algumas heterogeneidades das peas (ou lingotes) como porosidades, bolhas, etc., so praticamente eliminadas pelo trabalho a quente; A estrutura granular, grosseira de peas fundidas, rompida e transformada em gros menores; Alguns metais dificilmente so deformados a frio sem fissurar; exemplos: tungstnio, molibdnio e outros; Ocorre o recozimento: crescimento gros.

Trabalho a Quente
Vantagens:
Permite emprego de menor esforo mecnico para a mesma deformao (mquinas de menor capacidade comparado com o trabalho a frio); Promove o refinamento da estrutura do material, melhorando a tenacidade; Elimina porosidades; Deforma profundamente devido a recristalizao.

Desvantagens:
Exige ferramental resistente ao calor (>custo); O material sofre maior oxidao, formando casca de xidos; No permite a obteno de dimenses dentro de tolerncias estreitas.

Trabalho a Frio e a Quente


Comparativo: Trabalho a quente
grandes deformaes; recozimento; baixa qualidade dimensional e superficial; normalmente empregado para desbaste; peas grandes e de formas complexas; contrao trmica, crescimento de gros, oxidao.

Trabalho a frio
pequenas deformaes (relativamente); encruamento; elevada qualidade dimensional e superficial; normalmente empregado para acabamento recuperao elstica; equipamentos e ferramentas mais rgidos

Encruamento
Encruamento ou endurecimento pela deformao frio: o fenmeno no qual um material endurece devido deformao plstica (realizado pelo trabalho frio) Esse endurecimento d-se devido ao aumento de discordncias e imperfeies promovidas pela deformao, que impedem o escorregamento dos planos atmicos A medida que se aumenta o encruamento maior a fora necessria para produzir uma maior deformao O encruamento pode ser removido por tratamento trmico (recristalizao)

Encruamento
Representao esquemtica do efeito do encruamento na estrutura metlica

Gros alongados

Encruamento e microestrutura

Antes da deformao

Depois da deformao

Efeitos do encruamento nas caractersticas mecnicas de metais


Liga Estado Resist. a trao Kgf/mm Ao doce (1010) Ao doce (1010) Ao inoxidvel Ao inoxidvel normal Trabalhado a frio normal 33,6 91,0 Alongamento % 38% 2% Dureza Brinell 120 265

77,0

60% 9%

165 380

Laminado a 129,0 a frio

Encruamento e propriedade
ENCRUAMENTO DEVIDOS AO TRABALHO A FRIO NA CURVA TENSO VS. DEFORMAO

Encruamento e propriedade
Representao esquemtica do efeito do encruamento nas propriedades resistncia mecnica e ductilidade

Encruamento X Recozimento
As propriedades e a estrutura do metal alteradas pelo trabalho a frio podem ser recuperadas ou devolvidas ao estado anterior ao encruamento mediante um tratamento trmico de recristalizao ou recozimento. Com isso a elevada energia interna do encruamento tende a desaparecer e o metal tende a voltar a condio de energia livre, resultando num amolecimento (queda de dureza) e iseno paulatina das tenses internas.

Processo de recozimento
1. 2. 3. Trs etapas: Recuperao Recristalizao Aumento do tamanho de gro

Recuperao
H um alvio das tenses internas armazenadas durante a deformao devido ao movimento das discordncias resultante da difuso atmica Nesta etapa h uma reduo do nmero de discordncias e um rearranjo das mesmas Propriedades fsicas como condutividade trmica e eltrica voltam ao seu estado original (correspondente ao material no-deformado)

Recristalizao
Depois da recuperao, os gro ainda esto tensionados O nmero de discordncias reduz mais ainda As propriedades mecnicas voltam ao seu estado original

Recristalizao

Crescimento de gro

Propriedade x Temperatura de recozimento


Modificao das propriedades mecnicas e do tamanho de gro pela recuperao, recristalizao e crescimento de gro

Aumento da resistncia pela diminuio do tamanho de gro


O contorno de gro funciona como um barreira para a continuao do movimento das discordncias devido as diferentes orientaes presentes e tambm devido s inmeras descontinuidades presentes no contorno de gro.

Crescimento de gro
A temperatura continuando a aumentar, os gros cristalinos, agora inteiramente livres de tenses, tendem a crescer. Este crescimento de gro tambm favorecido pela permanncia a temperaturas acima da de recristalizao. Com isso os gros menores so engolidos pelos maiores. Desse modo, a nica maneira de diminuir ou refinar o tamanho de gro consiste em deformar plasticamente os gros existentes e iniciar a formao de novos gros.

Crescimento de gro
Formao de novos gros

Crescimento de gro
A granulao grosseira torna o material quebradio,porque a coeso entre os gros afetada pela concentrao de impurezas nos seus contornos e com o aumento da granulao dessa concentrao; As fissuras tambm se propagam mais facilmente no interior dos gros grados. Por isso, entre os aos de igual composio, os gros mais finos possuem melhores propriedades mecnicas.

Referncias Bibliogrficas
Bsica
CHIAVERINI, V. Tecnologia Mecnica Vol I e III. Makron Books do Brasil, So Paulo, 2 ed., 1986. CALLISTER, W. D. Cincia e Engenharia dos Materiais: Uma Introduo. Rio de Janeiro: LTC, 1999. COTRELL, H. A. Introduo Metalurgia: Lisboa: Fundao Calouse Gulbenkian, 1976. REED-HILL, R. E. Princpios de Metalurgia Fsica. Guanabara Dois, 1982.

Complementar
VAN VLACK, Lawrence Hall / Ferrao, Luiz Paulo Camargo. Principios de ciencia dos materiais. Edgard Blucher. (1988) Sao Paulo. Cdu: 620.1 Cutter: V284p. GENTIL, V.; "Corroso" Ed. Guanabara - Rio de Janeiro, 1987 453p. CHIAVERINI, V. Aos e ferros fundidos, ABM.

Anda mungkin juga menyukai