Anda di halaman 1dari 85

REPBLICA FEDERATIVA DO BRASIL CONSULADO GERAL EM FRANKFURT AM MAIN http://frankfurt.itamaraty.gov.

br

Modelos de procuraes
Os modelos abaixo servem to somente como orientao para os interessados. Caso queiram utiliz-lo como poderes para sua procurao, podero faz-lo, mas a responsabilidade sobre o contedo do texto toda dos outorgantes.

O contedo de qualquer procurao de responsabilidade exclusiva do outorgante. O Consulado-Geral do Brasil em Frankfurt recomenda expressamente que o outorgante se informe no Brasil, com advogado, cartrio, etc., qual o modelo mais adequado para seu caso.

Como proceder:
1. Escolha um modelo de procurao. 2. Anote o nmero do modelo da procurao desejada no formulrio de procurao. 3. Copie o texto dos poderes do modelo desejado. 4. Insira o texto dos poderes no formulrio de requerimento de procurao . 5. Se for o caso, complemente as informaes especficas.

ir para lista de modelos

Selecione o tema para obter o modelo e mais informaes para elaborar o texto da procurao:
imveis
comprar, vender, transferir, alugar, permutar, doar, etc.

automveis
comprar, vender, transferir, consrcio, etc.

conta bancria, financiamento, imposto de renda


abertura, movimentao, poupana, pagamentos etc.

abertura de firma ad negotia


(administrar negcios de empresa)

casamento
procurao para casar, casamento de menor de idade, transcrio de registro de casamento no Brasil, habilitao de casamento no Brasil, etc.

crianas e adolescentes
guarda, emancipao, autorizaes, transcrever registro de nascimento em Cartrio, etc.

constituir advogado procurao ad justicia trabalho

passar plenos poderes para outra pessoa

divrcio
homologao no Brasil

herana & partilha


abrir mo, inventrio

Substabelecer ou revogar procurao

resciso de contrato, indenizao, receber vencimentos e salrioso

INSS | PIS/PASEP | FGTS | CPF


penses, recebimentos recadastramento previdencirio, regularizao

ver ndice completo dos modelos

voltar

Modelos de procurao
imveis
Anuncia para doao ou venda de imvel entre ascendente e descendente Compra e venda de mveis e imveis Desdobramento de terreno Doao de imveis a terceiros Locao de imvel Permuta de imveis Quitao de imveis Registro de imveis Transferncia de imvel Venda de parte ideal de imvel Vender mveis e imveis

voltar

Modelos de procurao
automveis
Regularizao da documentao de veculo Retirar 2 Via da Carteira nacional de Habilitao Retirar Certido de Pronturio da Carteira de Motorista Retirar veculo do consrcio Transferncia de cota de consrcio Venda, cesso ou transferncia de veculo

voltar

Modelos de procurao
herana & partilha

Abrir mo de direitos hereditrios Anuncia para doao ou venda de imvel entre ascendente e descendentes Inventrio abrindo mo dos bens Inventrio e partilha (outorgado no advogado) Inventrio e partilha (advogado)

voltar

Modelos de procurao
trabalho
FGTS Receber vencimentos Recebimento de salrios devidos Resciso contratual perante DRT (Delegacia Regional do Trabalho)

voltar

Modelos de procurao
passar plenos poderes para outra pessoa

Com uma procurao de amplos poderes, a pessoa que passa a procurao permite que em seu nome sejam feitos todos e quaisquer procedimentos. Passe este modelo de procurao somente para pessoas de sua absoluta confiana! Ver:
modelo de procurao com amplos poderes

voltar

Modelos de procurao
INSS | PIS/PASEP | FGTS | CPF

F.G.T.S PIS/PASEP inscrio no CPF

voltar

Modelos de procurao
divrcio
Divrcio: passar poderes para algum constituir advogado no Brasil Homologao de sentena estrangeira de divrcio no Brasil (STJ) para advogado requerer Representao no processo de divrcio

voltar

Modelos de procurao
crianas e adolescentes

Autorizao judicial e passaporte Autorizao judicial para casamento do(a) filho(a) menor Emancipao Guarda de menor Guarda de menor e obteno da cdula de identidade Guarda, reaquisio de passaporte e autorizao de viagem para menor Registro de nascimento Requerimento do passaporte e autorizao de viagem de menor Retificao do registro de nascimento Transcrio da escritura de emancipao Transcrio do registro de nascimento

voltar

Modelos de procurao
conta bancria, financiamento, imposto de renda, pagamentos

Conta bancria encerramento Conta bancria movimentao Financiamento hipotecrio Imposto de renda

Poupana Receber indenizao de seguro Receber vencimentos Recebimento de salrios devidos

voltar

Modelos de procurao
casamento e divrcio
Autorizao judicial para casamento do(a) filho(a) menor Casamento Consentimento para casamento do(a) filho(a) menor Divrcio: passar poderes para algum constituir advogado no Brasil Habilitao para o casamento civil Homologao de sentena estrangeira de divrcio no Brasil (STJ) para advogado requerer Representao no processo de divrcio Transcrio do registro de casamento

voltar

ABERTURA DE FIRMA modelo

01

ao utilizar este modelo, lembre-se de preencher os dados especficos no texto abaixo


Neste modelo de procurao, so passados a um ou mais outorgantes:
amplos e gerais poderes, para o fim especial de, efetuar abertura de uma firma comercial na cidade de _____________________________________ , Estado de ____________________ , podendo celebrar contrato de constituio, com as clusulas e condies; estipular capital social da referida firma; dar denominao da referida firma; represent-lo(a) perante a Junta Comercial do Estado de ____________________ , Prefeitura Municipal, Delegacia da Receita Federal, Secretaria da Fazenda de Negcios do Estado de ____________________ , INSS e onde mais se fizer necessrio, requerendo, alegando, assinando e pagando o que for preciso; pagar quantias e receber quitao, prestar declaraes, fazer juntada de documentos exigidos; conferindo ainda, ao() mesmo(a) procurador(a), poderes para gerir e administrar a referida firma comercial, podendo pagar e receber contas; comprar e vender mercadorias de seu ramo comercial, promover cobranas amigveis e judiciais, dando recibos e quitaes; movimentar contas bancrias, emitindo e endossando cheques, verificar saldos e retirar tales de cheques, abrir e encerrar contas bancrias endossar e assinar duplicatas e descont-las; contratar, fixar ordenados e dispensar empregados; represent-lo(a) em qualquer Juzo, Instncia ou Tribunal, inclusive da Justia do Trabalho; constituir procurador com poderes gerais para o foro; requerer falncias, conceder ou embargar concordatas, fazer declaraes de credito, aceitar funo de sndico ou de liquidatrio; desistir, firmar compromissos; promover abertura de filiais, assinando todos os papeis e documentos necessrios, inclusive de encerramento da referida empresa; enfim, praticar todos os demais atos indispensveis ao aludido fim, o que tudo ele outorgante dar por bom, firme e valioso. Caso queira colocar um prazo de validade na procurao, indique: Esta procurao vlida at o dia _____/____/20____.
Com exceo de procuraes cujo prazo determinado por lei, como para a realizao de casamentos (em que o prazo de 90 dias), em geral as procuraes tm validade por tempo indeterminado, salvo quando explcito em seu texto, a pedido do outorgante, o seu prazo de validade.

voltar

ABRIR MO DOS DIREITOS HEREDITRIOS modelo

ao utilizar este modelo, lembre-se de preencher os dados especficos no texto abaixo


Neste modelo de procurao, so passados a um ou mais outorgantes:

02

os mais amplos e gerais poderes para o fim especial de represent-lo (a)(s) como anuente e concordante na escritura de doao a ser outorgada por (nome dos pais) ______________________________________________________ , tendo por objeto imvel situado na cidade de _________________________ , Estado de ________________________ , rua _________________________ , n ______ ___________________ , na qual o(a)(s) Outorgante(s) abre(m) mo, da parte que lhe(s) cabe, podendo, para tanto, o dito procurador, assinar, outorgar e aceitar as competentes escrituras, receber e dar quitao, receber e transmitir posse, jus, domnio, direitos e ao, obrigar pela evico legal, prestar declaraes e esclarecimentos, cumprir exigncias, melhor descrever e caracterizar os bens, apresentar e exigir ttulo aquisitivo, representar perante reparties pblicas federais, estaduais, municipais, autrquicas, registro imobilirio e onde mais preciso for, tudo assinando, promovendo ou requerendo; praticar, enfim, todos os demais atos necessrios ao fiel cumprimento do presente mandato. Caso queira colocar um prazo de validade na procurao, indique: Esta procurao vlida at o dia _____/____/20____.
Com exceo de procuraes cujo prazo determinado por lei, como para a realizao de casamentos (em que o prazo de 90 dias), em geral as procuraes tm validade por tempo indeterminado, salvo quando explcito em seu texto, a pedido do outorgante, o seu prazo de validade.

voltar

AO TRABALHISTA - RECEBIMENTO DE INDENIZAO modelo

03

ao utilizar este modelo, lembre-se de preencher os dados especficos no texto abaixo


Neste modelo de procurao, so passados a um ou mais outorgantes:
amplos, gerais e ilimitados poderes para represent-la perante a Justia do Trabalho de (jurisdio) _______________________________________ para tratar de assuntos referentes ao trabalhista movida pelo(a) Outorgante contra a empresa __________________________________________ , podendo receber indenizaes, passar recibos, dar quitao, endossar, descontar, depositar cheques, recebidos para qualquer Banco ou para a Caixa Econmica Federal e Estadual; assinar termos, livros ou quaisquer outros documentos relativos quele processo; podendo praticar, enfim, todos os demais atos que forem necessrios ao bom e fiel cumprimento deste mandato e que necessite de sua presena, outorga ou assinatura, inclusive requerer, recorrer, constituir advogado com poderes da clusula "ad judicia" com os mais amplos poderes em qualquer juzo, instncia ou tribunal e substabelecer. Caso queira colocar um prazo de validade na procurao, indique: Esta procurao vlida at o dia _____/____/20____.
Com exceo de procuraes cujo prazo determinado por lei, como para a realizao de casamentos (em que o prazo de 90 dias), em geral as procuraes tm validade por tempo indeterminado, salvo quando explcito em seu texto, a pedido do outorgante, o seu prazo de validade.

voltar

"AD JUDICIA" modelo

04

Ao utilizar este modelo, lembre-se de preencher os dados especficos no texto abaixo Esta procurao normalmente passada para um advogado no Brasil. Por isso, antes de solicitar este tipo de procurao, consulte seu advogado no Brasil para que sejam feitos os complementos necessrios.
Neste modelo de procurao, so passados a um ou mais outorgantes:
os mais amplos, gerais e ilimitados poderes para o foro em geral e os contidos na clusula "ad judicia" para, em nome do(a)(s) Outorgante(s), em qualquer juzo, instncia ou tribunal propor, contra quem de direito, as aes competentes e defend-lo(a)(s) nas contrrias, seguindo umas e outras at final deciso, em primeira e superior instncia, recorrer de despachos e sentenas, podendo ainda confessar, reconhecer a procedncia do pedido, transigir, desistir, renunciar ao direito sobre que se funda a ao, receber, dar quitao e firmar compromissos, promover acordos e composies amigveis, assinar compromissos, praticando, enfim, todos os atos necessrios ao fiel e cabal desempenho deste mandato [agindo em conjunto ou separadamente] podendo inclusive substabelecer esta com ou sem reserva de iguais poderes e para o fim especial de: ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ Caso queira colocar um prazo de validade na procurao, indique: Esta procurao vlida at o dia _____/____/20____.
Com exceo de procuraes cujo prazo determinado por lei, como para a realizao de casamentos (em que o prazo de 90 dias), em geral as procuraes tm validade por tempo indeterminado, salvo quando explcito em seu texto, a pedido do outorgante, o seu prazo de validade.

voltar

AD NEGOTIA modelo

05

ao utilizar este modelo, lembre-se de preencher os dados especficos no texto abaixo


Neste modelo de procurao, so passados a um ou mais outorgantes:
amplos e especiais poderes para gerir e administrar todos os negcios e interesses referente (nome da empresa) _______________________ _____________________________________________________ , com registro no CGC n __________________ , inscrio Estadual n ________________________ , sito rua avenida ______________________________________________ , n __ , __________________________ cidade de ____________________________ , Estado de ____ , de sua propriedade, podendo o(a)(s) Outorgado(a)(s) comprar e vender mercadorias ligadas ao ramo de negcios; assinar e endossar duplicatas e ttulos de crdito, assim como notas de venda; emitir notas promissrias, letras de cmbio e cheques; movimentar contas bancrias em quaisquer estabelecimentos de crdito; fazer descontos e emprstimos bancrios estabelecendo condies e clusulas; ordenar pagamentos inclusive por cartas; autorizar o protesto de ttulos; conceder novos prazos e prorrogaes; admitir empregados fixando seus salrios, e dispens-los; representar o(a)(s) Outorgante(s) perante quaisquer reparties federais, estaduais, municipais e autarquias, inclusive no Instituto Nacional de Seguridade Social; assinar o que necessrio relativamente ao Fundo de Garantia do Tempo de Servio e Programa de Integrao Social; assinar declaraes e fazer provas e recursos perante os rgos do Imposto de Renda; pagar impostos e taxas e reclamar sua devoluo; receber vales postais e "collis postaux"; pedir o desembarao de mercadorias na alfndega e assinar despachos e demais documentos; votar em assemblias de credores; aceitar ou no propostas de concordatas, assim como requerer falncias e aceitar a funo de sndico; receber dividendos, subscrever aes de companhias; constituir procurador com poderes gerais para o Foro, com os mais amplos poderes, inclusive de desistir, acordar, concordar e transigir, praticar todos os atos para o integral cumprimento do presente mandato. Caso queira colocar um prazo de validade na procurao, indique: Esta procurao vlida at o dia _____/____/20____.
Com exceo de procuraes cujo prazo determinado por lei, como para a realizao de casamentos (em que o prazo de 90 dias), em geral as procuraes tm validade por tempo indeterminado, salvo quando explcito em seu texto, a pedido do outorgante, o seu prazo de validade.

voltar

AMPLOS PODERES modelo

06

ao utilizar este modelo, lembre-se de preencher os dados especficos no texto abaixo


Neste modelo de procurao, so passados a um ou mais outorgantes:
amplos, gerais e ilimitados poderes para tratar de todos os negcios dele(a) (s) Outorgante(s), administrar, comprar, vender, alugar, doar, permutar, gravar ou de qualquer forma onerar ou prometer faz-lo, sejam bens mveis, imveis, direitos, aes e valores, assinar compromissos e obrigaes; ajustar clusulas, condies, preos, dar e receber quaisquer garantias; pagar ou receber sinal, parcelas ou o todo; assinar as escrituras necessrias, transmitindo direito, ao, posse e domnio; responder pela evico; renovar, retificar e ratificar ou rescindir, fazer contratos de locao, de mtuo, de construo e de financiamento; receber aluguis e indenizaes, mover ao de despejo, se necessrio; assinar convenes de condomnio, e comparecer a assemblia de condminos com os mais amplos e gerais poderes; receber quaisquer quantias decorrentes do uso dos poderes conferidos, dando recibos e quitaes; representar perante Bancos em geral, inclusive Caixas Econmicas Estadual e Federal, podendo abrir, movimentar, transferir e encerrar contas bancrias, emitir, endossar, sacar e assinar cheques, fazer depsitos e retiradas mediante recibos, solicitar saldos e extratos de contas, requisitar tales de cheques, ordenando pagamentos por carta ou qualquer outro meio; assinar contratos de emprstimo de qualquer gnero; realizar incorporaes; representar perante reparties pblicas federais, estaduais e municipais, autarquias, sociedades de economia mista e Cartrio de Notas; requerer e agir perante os Registros de Imveis; pagar impostos e assinar guias, inclusive de transmisso, constituir advogado com poderes da clusula "ad judicia" com os mais amplos poderes em qualquer juzo, instncia ou tribunal; receber citao inicial; acordar, concordar, transigir, desistir e substabelecer. Caso queira colocar um prazo de validade na procurao, indique: Esta procurao vlida at o dia _____/____/20____.
Com exceo de procuraes cujo prazo determinado por lei, como para a realizao de casamentos (em que o prazo de 90 dias), em geral as procuraes tm validade por tempo indeterminado, salvo quando explcito em seu texto, a pedido do outorgante, o seu prazo de validade.

voltar

ANUNCIA PARA DOAO OU VENDA DE IMVEL ENTRE ASCENDENTE E DESCENDENTES modelo

ao utilizar este modelo, lembre-se de preencher os dados especficos no texto abaixo


Neste modelo de procurao, so passados a um ou mais outorgantes:
poderes para o fim especial de, como interveniente na escritura de ( doao , venda ) que seu(ua)(s) ( pai, me, pais) (nome completo do doador ou vendedor)_______________________________ faz a (nome completo do donatrio ou comprador)____________________________ do imvel (endereo completo do imvel)___________________________________ em nome do(a)(s) Outorgante(s) dar sua anuncia em carter irrevogvel para que o fato seja inteiramente vlido, assinar a respectiva escritura e tornar expressa a declarao de concordncia, praticando todos os atos necessrios ao cumprimento deste mandato, podendo substabelecer. Caso queira colocar um prazo de validade na procurao, indique: Esta procurao vlida at o dia _____/____/20____.
Com exceo de procuraes cujo prazo determinado por lei, como para a realizao de casamentos (em que o prazo de 90 dias), em geral as procuraes tm validade por tempo indeterminado, salvo quando explcito em seu texto, a pedido do outorgante, o seu prazo de validade.

voltar

AUTORIZAO JUDICIAL E PASSAPORTE modelo

ao utilizar este modelo, lembre-se de preencher os dados especficos no texto abaixo


Neste modelo de procurao, so passados a um ou mais outorgantes:

os mais amplos, gerais e ilimitados poderes para representar junto Vara da Infncia e da Juventude de (jurisdio) _____________________________ , Comarca de ______________________, Estado de _____________ , Brasil, para requerer e retirar autorizao judicial para concesso de novo passaporte, sem restrio territorial e temporal, junto ao Consulado-Geral do Brasil em Lisboa, para seu(sua) filho(a) menor ________________________________________________________ ___________________________________________________________________, nascido(a)(s) em _____ de ______________________ de ________ , podendo, para tanto, assinar requerimentos, formulrios, papis e outros documentos, juntar e retirar documentos, prestar declaraes e informaes necessrias, pagar taxas e emolumentos; praticar, enfim, todos os demais atos necessrios ao fiel cumprimento do presente mandato, inclusive substabelecer. Caso queira colocar um prazo de validade na procurao, indique: Esta procurao vlida at o dia _____/____/20____.
Com exceo de procuraes cujo prazo determinado por lei, como para a realizao de casamentos (em que o prazo de 90 dias), em geral as procuraes tm validade por tempo indeterminado, salvo quando explcito em seu texto, a pedido do outorgante, o seu prazo de validade.

voltar

AUTORIZAO JUDICIAL PARA CASAMENTO DO(A) FILHO(A) MENOR modelo 9

ao utilizar este modelo, lembre-se de preencher os dados especficos no texto abaixo

Neste modelo de procurao, so passados a um ou mais outorgantes:


os mais amplos, gerais e ilimitados poderes para fim especial de representar junto ao Juizado de Menores da Comarca (do domiclio do(a) menor) _ ______________________________________________________________, para requerer e retirar autorizao judicial para fins de casamento do (a) ____________________ ________________ nascido(a) aos _______ de __________________ de ________ , filho(a) de _________________________________________________________ e __________________________________________ , portador(a) do passaporte comum n C __________ , podendo declarar que (escolher uma das opes abaixo) o pai do(a) menor, o Senhor, ________________________________________ , a me do(a) menor, a Senhora _____________________________________ , tem paradeiro ignorado e desconhecido, e que (escolher uma das opes abaixo) a Outorgante e me, o Outorgante e pai, por sua vez assume total e qualquer responsabilidade para com o(a) menor; podendo para tanto, assinar requerimentos, formulrios, papis e outros documentos, juntar e retirar documentos, prestar declaraes e informaes necessrias, pagar taxas e emolumentos; praticar, enfim, todos os demais atos necessrios ao fiel cumprimento do presente mandato, inclusive substabelecer.

Com exceo de procuraes cujo prazo determinado por lei, como para a realizao de casamentos (em que o prazo de 90 dias), em geral as procuraes tm validade por tempo indeterminado, salvo quando explcito em seu texto, a pedido do outorgante, o seu prazo de validade.

voltar

CASAMENTO modelo

ao utilizar este modelo, lembre-se de preencher os dados especficos no texto abaixo


Neste modelo de procurao, so passados a um ou mais outorgantes:

10

os mais amplos, gerais e ilimitados poderes para o fim especial de, representando-o(a) perante o Cartrio de Registro Civil da jurisdio competente e Igreja, tratar de todos os assuntos relacionados com seu casamento, a celebrar-se com Pessoa com quem pretende casar: ____________________________________________ , data e local de nascimento (dia/ms/ano): __ /_____/ , (cidade, estado e pas): _____________________________________________________ nacionalidade: _____________ estado civil: ___________ profisso: _______________ cdula de identidade RG n _____ rgo expedidor ______ CIC n. _________________ filiao: Pai: __________________________ e Me: _____________________________ endereo residencial: rua avenida ____________________________ , n ______ , _____________________________ , cidade _______________ , Estado _______ , Brasil, dando o seu assentimento perante o juizado que realizar o enlace, firmando que sua deliberao livre e espontnea, assinando o respectivo termo, que tudo dar por firme e valioso em qualquer tempo, cumprindo todas as formalidades legais, no regime de comunho universal de bens, comunho parcial de bens, participao final nos aqestos, ou separao de bens; firmar compromissos, concordar ou no com clusulas e condies, desistir, apresentar e desentranhar documentos; pagar taxas, emolumentos, custas e quaisquer outras importncias devidas; marcar datas e horrios; retirar, afixar e publicar edital de proclamas; praticar, enfim, todos os demais atos necessrios para o fiel e cabal cumprimento do presente mandato, inclusive substabelecer. ___________________________________________________________________________ ____
Com exceo de procuraes cujo prazo determinado por lei, como para a realizao de casamentos (em que o prazo de 90 dias), em geral as procuraes tm validade por tempo indeterminado, salvo quando explcito em seu texto, a pedido do outorgante, o seu prazo de validade.

voltar

COMPRA E VENDA DE MOVEIS E IMVEIS modelo

11

ao utilizar este modelo, lembre-se de preencher os dados especficos no texto abaixo


Neste modelo de procurao, so passados a um ou mais outorgantes:
poderes especiais para comprar e/ou vender bens mveis e imveis, podendo para tanto, assinar compromissos e obrigaes, ajustar clusulas, condies e preos; dar e receber quaisquer garantias; pagar ou receber sinal, parcelas ou o todo; assinar os contratos e escrituras necessrias, transmitindo direito, ao, posse e domnio; responder pela evico; receber quaisquer quantias decorrentes do uso dos poderes conferidos, dando recibos e quitaes; representar perante reparties pblicas federais, estaduais e municipais, autarquias, sociedades de economia mista, Cartrios de Notas, Registro de Imveis e Registro de Ttulos e Documentos e onde mais necessrio for; pagar impostos e assinar guias, inclusive de transmisso; constituir advogado com poderes da clusula "ad judicia" com os mais amplos poderes em qualquer juzo, instncia ou tribunal; receber citao inicial; acordar, concordar, transigir e desistir; praticar, enfim, todos os demais atos para o fiel cumprimento do presente mandato, inclusive substabelecer.
NOTA
1. Cdigo Civil art. 496 .

anulvel a venda de ascendente a descendente, salvo se os outros descendentes e o cnjuge do alienante expressamente houverem consentido. Pargrafo nico. Em ambos os casos, dispensa-se o consentimento do cnjuge se o regime de bens for o da separao obrigatria. Caso queira colocar um prazo de validade na procurao, indique: Esta procurao vlida at o dia _____/____/20____.
Com exceo de procuraes cujo prazo determinado por lei, como para a realizao de casamentos (em que o prazo de 90 dias), em geral as procuraes tm validade por tempo indeterminado, salvo quando explcito em seu texto, a pedido do outorgante, o seu prazo de validade.

voltar

COMPRAR MVEIS E IMVEIS modelo

ao utilizar este modelo, lembre-se de preencher os dados especficos no texto abaixo


Neste modelo de procurao, so passados a um ou mais outorgantes:

12

poderes para o fim especial de comprar quaisquer mvel(is) e imvel(is), inclusive o imvel sito rua avenida _________________________, n _______ , bairro _______________, cidade _______________, Estado _____, Brasil, para o que poder praticar todos os atos necessrios para efetuar a transao, dar sinal, princpio de pagamento ou o total; estipular clusulas e condies, receber domnio, direito, ao, investir-se na posse; aceitar e assinar as respectivas escrituras pblicas e contratos particulares de qualquer natureza; promover o registro no Cartrio de Notas, Registro de Imveis e onde mais necessrio for, podendo assinar livros, papis, guias, requerimentos, contratos e formulrios, juntar e retirar documentos, prestar declaraes, efetuar pagamentos de taxas, impostos e emolumentos, autorizar cancelamentos, averbaes e matrculas, representar perante bancos em geral, Caixa Econmica Estadual e Federal, podendo abrir, movimentar, transferir e encerrar contas bancrias, emitir, endossar, sacar e assinar cheques, fazer depsitos e retiradas mediante recibos, solicitar saldos e extratos de contas, requisitar tales de cheques, aceitar c receber quitao cio que for pago; emitir notas promissrias correspondentes as prestaes que ficarem estabelecidas, e praticar, enfim, todos os demais atos necessrios ao bom e fiel cumprimento do presente mandato, inclusive substabelecer. Caso queira colocar um prazo de validade na procurao, indique: Esta procurao vlida at o dia _____/____/20____.
Com exceo de procuraes cujo prazo determinado por lei, como para a realizao de casamentos (em que o prazo de 90 dias), em geral as procuraes tm validade por tempo indeterminado, salvo quando explcito em seu texto, a pedido do outorgante, o seu prazo de validade.

voltar

CONTA BANCRIA (ENCERRAMENTO) modelo

ao utilizar este modelo, lembre-se de preencher os dados especficos no texto abaixo


Neste modelo de procurao, so passados a um ou mais outorgantes:

13

plenos poderes para o fim especfico de, em nome do outorgante, junto ao Banco __________________, de encerrar a sua conta n ______________________, na Agncia ___________ n _________, na cidade de _______, Estado de _______, requerendo e assinando tudo o que se fizer necessrio para os devidos fins, estando o procurador nomeado autorizado a praticar todos os demais atos inerentes e necessrios ao fiel desempenho do presente mandato. Caso queira colocar um prazo de validade na procurao, indique: Esta procurao vlida at o dia _____/____/20____.
Com exceo de procuraes cujo prazo determinado por lei, como para a realizao de casamentos (em que o prazo de 90 dias), em geral as procuraes tm validade por tempo indeterminado, salvo quando explcito em seu texto, a pedido do outorgante, o seu prazo de validade.

voltar

CONTA BANCRIA (MOVIMENTAO) modelo

ao utilizar este modelo, lembre-se de preencher os dados especficos no texto abaixo


Neste modelo de procurao, so passados a um ou mais outorgantes:

14

amplos, gerais e ilimitados poderes representar perante bancos em geral, inclusive (Nome do Banco) ______________________________________ ___________________________________ , conta bancria n ______________ , da agncia bancria n ______________ , sito rua avenida ________________________________, n ______________________________ __ bairro ____________________, cidade de __________________ , Estado _____________ , Brasil, podendo abrir, movimentar, transferir, fazer recadastramento e encerrar contas bancrias, emitir, endossar, sacar e assinar cheques, fazer depsitos e retiradas mediante recibos, solicitar saldos e extratos de contas, requisitar tales de cheques, ordenand o pagamentos por carta ou qualquer outro meio; assinar contratos de emprstimo de qualquer gnero; realizar incorporaes, praticar, enfim, todos os demais atos necessrios para o fiel e cabal cumprimento do presente mandato, inclusive substabelecer. Caso queira colocar um prazo de validade na procurao, indique: Esta procurao vlida at o dia _____/____/20____.
Com exceo de procuraes cujo prazo determinado por lei, como para a realizao de casamentos (em que o prazo de 90 dias), em geral as procuraes tm validade por tempo indeterminado, salvo quando explcito em seu texto, a pedido do outorgante, o seu prazo de validade.

voltar

DESDOBRAMENTO DE TERRENO modelo

ao utilizar este modelo, lembre-se de preencher os dados especficos no texto abaixo


Neste modelo de procurao, so passados a um ou mais outorgantes:

15

amplos, gerais e ilimitados poderes para o fim especial de assinar escritura de diviso de lotes, que o Outorgante possui no(s) imvel(is) localizado(s) rua avenida ______________________________________, n _________, bairro ________________ , cidade ________________________ , Estado ______________, Brasil, transcrita sob n ______________________________ , no ________ Cartrio de Registro de Imveis de _____________________________, que possui em comum com (nome) _____________________________________ _________________________________________________ , com a rea total de ___________________________ metros quadrados, ficando pertencente ao Outorgante(s) na diviso ___________ (%) ou sejam ____________________ metros quadrados; podendo para tanto, o(a)(s) dito(a)(s) Procurador(a)(s), outorgar e assinar escrituras pblicas ou instrumentos particulares de qualquer natureza, estipular, concordar e discordar de clusulas e condies, receber importncias, passar recibos e dar quitaes, prestar declaraes, apresentar provas, transmitir posse, domnio, direitos e aes, responder pela evico legal, melhor descrever e caracterizar o(s) imvel(is), assinar todos os demais papis e documentos necessrios, represent-lo(a)(s) perante quaisquer reparties pblicas federais, estaduais, e municipais, e nelas alegar, promover e requerer o que for preciso; praticar, enfim, todos os demais atos necessrios ao bom e fiel cumprimento do presente mandato e que necessite de sua(s) presena(s), outorga(s) ou assinatura(s), inclusive substabelecer. Caso queira colocar um prazo de validade na procurao, indique: Esta procurao vlida at o dia _____/____/20____.
Com exceo de procuraes cujo prazo determinado por lei, como para a realizao de casamentos (em que o prazo de 90 dias), em geral as procuraes tm validade por tempo indeterminado, salvo quando explcito em seu texto, a pedido do outorgante, o seu prazo de validade.

voltar

DESEMBARAAR E RETIRAR BAGAGENS modelo

ao utilizar este modelo, lembre-se de preencher os dados especficos no texto abaixo


Neste modelo de procurao, so passados a um ou mais outorgantes:

16

amplos, gerais e ilimitados poderes para o fim especfico de promover o desembarao de sua bagagem remetida de(local de embarque) _____________ , ________________________________ via (area ou martima) ___________________ ; contratar despachante se necessrio; requerer, juntar e retirar documentos; fazer provas; endossar reconhecimentos; pagar impostos e taxas; endossar conhecimentos e guias; represent-lo perante quaisquer autoridades fiscais e aduaneiras, assim como em companhias de navegao area ou martima; receber bagagens destinadas ao(s) Outorgante(s), dar recibos; reclamar pagamentos de seguros perante quaisquer companhias; dar recibos e quitaes; praticar todos os atos necessrios para o fiel cumprimento do presente mandato, podendo inclusive substabelecer. Caso queira colocar um prazo de validade na procurao, indique: Esta procurao vlida at o dia _____/____/20____.
Com exceo de procuraes cujo prazo determinado por lei, como para a realizao de casamentos (em que o prazo de 90 dias), em geral as procuraes tm validade por tempo indeterminado, salvo quando explcito em seu texto, a pedido do outorgante, o seu prazo de validade.

voltar

DESEMBARAAR, RETIRAR E ARMAZENAR MUDANAS modelo

ao utilizar este modelo, lembre-se de preencher os dados especficos no texto abaixo


Neste modelo de procurao, so passados a um ou mais outorgantes:

17

amplos, gerais e ilimitados poderes para o fim especfico de receber e armazenar a mudana de pertences pessoais do Outorgante, na sua residncia que sita no endereo supra mencionado; mudana essa que foi transportada, de (local de embarque) _ para (local de desembarque) ________________________________________ , pelo navio (nome do navio) ______________________________________________ , da (nome da companhia de navegao) ________________________________ , sob o conhecimento de embarque n. ____________________________________ , com o destino final na (cidade e estado) ______________________________ , Brasil, agente de destino (nome da empresa) _____________________________ , e nmero da Aplice de Seguro n ______________________ , e bem assim lhe concede todos os poderes gerais e especiais em direito permitidos, para que em nome dele, Outorgante, possa, em juzo ou fora dele, requerer, alegar e defender todo o seu direito e justia em quaisquer causas ou demandas cveis, criminais, comerciais, administrativas, movidas e por mover, em que for autor ou r, em um ou outro foro, seguindo as suas ordens e avisos, que sero consideradas como parte deste Instrumento; propor as aes competentes contra quem de direito for; fazer, em seu nome, as afirmaes solenes que forem necessrias e exigir essas afirmaes, assinar todos os termos, autos, folhas e papis precisos; apelar, agravar, embargar e interpor todos os recursos nas instncias superiores ut a ltima, ainda o de revista a quaisquer sentenas ou despachos de autoridades judicirias ou administrativas, fazer justificaes, aceitaes, intimaes, nomeaes, louvaes e removimentos; tomar posse de bens, fazer acusaes, reclamaes, habilitaes, ratificaes, negaes e at mesmo desistncias e confisses; fazer execues, arremataes, seqestras, penhoras, protestos, contraprotestos, embargos e desembargos; produzir, inquirir, reperguntar e contraditar testemunhas; dar por suspeito a quem o for; proceder a inventrio e partilhas; dar-se por citado para elas e assistir a elas para tudo o que for necessrio, licitar e felicitar sobre quaisquer bens; variar de aes e intentar novas, oferecer todo gnero de artigos e papis precisos e usar deles para tudo que for a benefcio dele, Outorgante, e dependncias judiciais, sem reservas de poderes que havia por declarados, podendo o mesmo procurador substabelecer todos os poderes que aqui lhe so conferidos, ou parte deles, em que lhe parecer, e os substabelecidos em outros, e revog-los, querendo, ficandolhe sempre este instrumento em seu inteiro vigor; e tudo quanto for obrado pelo mesmo Procurador ou substabelecido no que fica dito haver o Outorgante por firme e valioso, reservando para si somente a nova citao. Caso queira colocar um prazo de validade na procurao, indique: Esta procurao vlida at o dia _____/____/20____.
Com exceo de procuraes cujo prazo determinado por lei, como para a realizao de casamentos (em que o prazo de 90 dias), em geral as procuraes tm validade por tempo indeterminado, salvo quando explcito em seu texto, a pedido do outorgante, o seu prazo de validade.

voltar

DIVRCIO: AUTORIZAR ALGUM A CONSTITUIR ADVOGADO modelo 18

ao utilizar este modelo, lembre-se de preencher os dados especficos no texto abaixo

Neste modelo de procurao, so passados a um ou mais outorgantes:


os mais amplos, gerais e ilimitados poderes para o fim especial de constituir advogado(s) para requerer (colocar um "X" em uma das duas opes abaixo): separao judicial e divrcio divrcio de (nome do cnjuge) _______________________________________________ ___________________________________ ; no foro em geral, com a clusula "ad-judicia", em qualquer Juzo, Instncia ou Tribunal, podendo propor contra quem de direito nas aes competentes e defend-lo(a) nas contrrias, seguindo umas e outras, at final deciso, usando os recursos legais e acompanhando-o, conferindo-lhe, ainda, poderes especiais para confessar, desistir, transigir, firmar compromissos ou acordos, receber e dar quitao, podendo ainda substabelecer esta a outrem, com ou sem reserva de iguais poderes, dando tudo por bom, firme e valioso, enfim, praticar, promover, requerer e assinar o que se fizer necessrio ao fiel cumprimento deste mandato, inclusive represent-lo(a) em audincia. Caso queira colocar um prazo de validade na procurao, indique: Esta procurao vlida at o dia _____/____/20____.
Com exceo de procuraes cujo prazo determinado por lei, como para a realizao de casamentos (em que o prazo de 90 dias), em geral as procuraes tm validade por tempo indeterminado, salvo quando explcito em seu texto, a pedido do outorgante, o seu prazo de validade.

voltar

DOAO DE IMVEL A TERCEIROS modelo

ao utilizar este modelo, lembre-se de preencher os dados especficos no texto abaixo


Neste modelo de procurao, so passados a um ou mais outorgantes:

19

os mais amplos e gerais poderes para o fim especial assinar escritura de doao do imvel sito rua avenida ______________________________, n _____, cidade ____________________, Estado _______, com rea de_____ metros quadrados, havido por compra de (nome do vendedor) ____________________, conforme escritura lavrada no _____ Cartrio de Registro de Imveis de ______ _______________________ , em __ de __________ de __________ , livro _____ , fls. __ , e posteriormente registrada no _______ Cartrio de Registro de Imveis de __________ , no livro n ___________, a fls. _____, sob o nmero _________, estando o referido imvel livre de qualquer nus, inclusive foro; que, por esta e na melhor forma de direito,
com reserva de usufruto (*) possuindo outros bens necessrios ao seu sustento, doa o referido imvel sem reserva de usufruto (*), como doado o tem,
ao citado(a)(s) Outorgado(a)(s), (grau de parentesco com o(a)(s) doador(es) _________________________ para o (a) S r (a). _________________________________________________________________________ (grau de parentesco com o(a)(s) doador(es) __________________________

Nacionalidade: _________Estado Civil: _________RG n ______________ SSP/__


C/C n ______________________________ Domiclio: _________________________________________

transferindo-lhe desde j o domnio, posse, direito e ao, para que dele possa usar e gozar livremente, como seu, fazendo esta doao firme e valiosa por si, seus herdeiros e sucessores, responder pela evico de direito, podendo, para tanto, dito procurador, assinar, outorgar e aceitar as competentes escrituras, receber e dar quitao, receber e transmitir posse, jus, domnio, direitos e ao, responsabiliz-lo(a)(s) pela evico legal, prestar declaraes e esclarecimentos, cumprir exigncias, melhor descrever e caracterizar os bens, apresentar e exigir ttulo aquisitivo, represent-lo(a)(s) perante reparties pblicas e autrquicas em geral, registro imobilirio competente, tudo o mais requerer, assinar, alegar e todos os demais atos praticar ao fiel desempenho do presente mandato. Caso queira colocar um prazo de validade na procurao, indique: Esta procurao vlida at o dia _____/____/20____.
Com exceo de procuraes cujo prazo determinado por lei, como para a realizao de casamentos (em que o prazo de 90 dias), em geral as procuraes tm validade por tempo indeterminado, salvo quando explcito em seu texto, a pedido do outorgante, o seu prazo de validade. (*) Reserva: Condio restritiva, resultante da vontade da parte, pela qual os bens ou direitos concedidos a outrem ficam mantidos ou conservados, voltando, posteriormente, ao patrimnio cedente ou ao seu uso efetivo. Usufruto: o direito real conferido a alguma pessoa, durante certo tempo, que a autoriza a retirar, de do/sa alheia, frutos e utilidades que ela produz. O usufruto pode recair em um ou mais bens mveis ou imveis, em um patrimnio inteiro, ou em parte deste, abrangendo-lhe no todo ou em parte, os frutos e as utilidades.
NOTA

1. Cdigo Civil art. 496. anulvel a venda de ascendente a descendente, salvo se os outros descendentes e o cnjuge do alienante expressamente houverem consentido. Pargrafo nico. Em ambos os casos, dispensa-se o consentimento do cnjuge se o regime de bens for o da separao obrigatria.

voltar

EMANCIPAO modelo

ao utilizar este modelo, lembre-se de preencher os dados especficos no texto abaixo


Neste modelo de procurao, so passados a um ou mais outorgantes:

20

poderes para o fim especial de, em nome do(a)(s) outorgante(s), assinar a escritura de emancipao de seu(sua) filho(a) _________________________, com _______ anos de idade, nascido em ____ de ___________ de ________, registrado no Cartrio de Registro Civil, sob o n _____, s folhas ______do Livro ______, fazendo as declaraes necessrias e assinando a respectiva escritura, assim como requerer em Juzo o que necessrio e promover a competente inscrio no Registro Civil das Pessoas Naturais, praticando todos os atos para o cumprimento do presente mandato e substabelecer. Caso queira colocar um prazo de validade na procurao, indique: Esta procurao vlida at o dia _____/____/20____.
Com exceo de procuraes cujo prazo determinado por lei, como para a realizao de casamentos (em que o prazo de 90 dias), em geral as procuraes tm validade por tempo indeterminado, salvo quando explcito em seu texto, a pedido do outorgante, o seu prazo de validade.

voltar

EXUMAO E TRANSFERNCIA DE RESTOS MORTAIS modelo

ao utilizar este modelo, lembre-se de preencher os dados especficos no texto abaixo


Neste modelo de procurao, so passados a um ou mais outorgantes:

21

amplos, gerais e ilimitados poderes para representar perante reparties pblicas federais, estaduais e municipais, para fim especfico de tratar dos assuntos referentes exumao e posteriormente a transferncia dos restos mortais de (Nome do falecido) __________________________________________________ , sepultada no Cemitrio ___________________________________ , na cidade de __________________________________ , Estado _______________ , podendo a Outorgada(s) assinar e requerer, juntar e desentranhar quaisquer guias, papis, requerimentos, documentos e o que mais se torne necessrio; pagar quaisquer impostos, tributos e taxas; praticar, enfim, todos os demais atos necessrios para o fiel e cabal cumprimento do presente mandato, inclusive substabelecer. Caso queira colocar um prazo de validade na procurao, indique: Esta procurao vlida at o dia _____/____/20____.
Com exceo de procuraes cujo prazo determinado por lei, como para a realizao de casamentos (em que o prazo de 90 dias), em geral as procuraes tm validade por tempo indeterminado, salvo quando explcito em seu texto, a pedido do outorgante, o seu prazo de validade.

voltar

F.G.T.S. modelo

ao utilizar este modelo, lembre-se de preencher os dados especficos no texto abaixo


Neste modelo de procurao, so passados a um ou mais outorgantes:

22

amplos poderes para represent-lo(a) junto Caixa Econmica Federal, Agncia ________________________________, sita rua avenida __________________________, n ______, __________________________ cidade ___________ , Estado ______, para movimentar o Fundo de Garantia por Tempo de Servio - F.G.T.S. do(a) Outorgante, podendo, para tanto, fazer declaraes e justificaes, assinar livros, termos e documentos, dar recibos e quitaes, endossar os cheques recebidos para qualquer Banco ou para Caixa Econmica Federal e Estadual, descont-los e praticar todos os atos necessrios, inclusive constituir advogado com poderes da clusula "ad judicia" com os mais amplos poderes em qualquer juzo, instncia ou tribunal; receber citao inicial; acordar, concordar, transigir, desistir e substabelecer. Caso queira colocar um prazo de validade na procurao, indique: Esta procurao vlida at o dia _____/____/20____.
Com exceo de procuraes cujo prazo determinado por lei, como para a realizao de casamentos (em que o prazo de 90 dias), em geral as procuraes tm validade por tempo indeterminado, salvo quando explcito em seu texto, a pedido do outorgante, o seu prazo de validade.

voltar

FINANCIAMENTO HIPOTECRIO modelo

ao utilizar este modelo, lembre-se de preencher os dados especficos no texto abaixo


Neste modelo de procurao, so passados a um ou mais outorgantes:

23

amplos poderes para represent-lo junto Caixa Econmica Federal ou outro Agente do Sistema Financeiro de Habitao para contrair emprstimo hipotecrio, podendo assinar o respectivo instrumento, dando em garantia da dvida hipotecria, em qualquer grau, a favor da Caixa Econmica Federal ou outro Agente do Sistema Financeiro de Habitao, o imvel sito rua avenida ______________________________________________________________________ , n ______, bairro ______________, cidade __________________, Estado _________, Brasil, podendo para tal fim acompanhar a tramitao do processo hipotecrio, tomar cincia dos despachos, cumprir exigncias, juntar e retirar documentos; requerer, recorrer, concordar e ajustar as condies de mtuo; pagar taxas, assinar os contratos necessrios, combinando clusulas e condies, inclusive de re-ratificao, renegociao, subrogao de nus hipotecrios; transmitir posse, domnio, direito e ao, responder pela evico de direitos, liquidar dvidas hipotecrias e encargos, fiscais ou de qualquer natureza, incidentes sobre o imvel ou sobre a transao a ele referente, receber e passar recibo, dar e aceitar quitao parcial, total e irrevogvel, bem como para receber citao decorrente de procedimento judicial resultante de inadimplemento de obrigaes assumidas no respectivo instrumento, firmado em decorrncia dos poderes conferidos pela presente procurao; enfim, praticar todos os atos relativos e necessrios ao fiel cumprimento deste mandato, cujos poderes aqui outorgados so especficos e restritivos ao negcio financeiro relacionado com o imvel mencionado neste instrumento, podendo ainda substabelecer, com ou sem reserva de iguais poderes. Caso queira colocar um prazo de validade na procurao, indique: Esta procurao vlida at o dia _____/____/20____.
Com exceo de procuraes cujo prazo determinado por lei, como para a realizao de casamentos (em que o prazo de 90 dias), em geral as procuraes tm validade por tempo indeterminado, salvo quando explcito em seu texto, a pedido do outorgante, o seu prazo de validade.

voltar

GUARDA DE MENOR modelo

ao utilizar este modelo, lembre-se de preencher os dados especficos no texto abaixo


Neste modelo de procurao, so passados a um ou mais outorgantes:

24

poderes especiais para requerer junto Vara da Infncia e da Juventude de ______________________________________________________ , na Comarca de _____________________________ , a guarda e responsabilidade do(a) filho(a) menor do(a)(s) Outorgante(s), de nome ______________________________ _________________________________________________________________ , nascido(a) aos ____ de ___________________ de _____ em cidade ______________________ , Estado _______ , nos termos do artigo 33, pargrafos 2 e 3 da Lei 8069, pelo prazo cie _________ anos, com a obrigao, por parte do(a)(s) mesmo(a)(s) de zelar pela guarda, Sade, educao e moralidade do(a) aludido (a) menor, bem como represent-lo(s) no Juzo, sempre que for exigida sua presena, podendo praticar, enfim, todos os demais atos que forem necessrios ao bom e fiel cumprimento deste mandato. Caso queira colocar um prazo de validade na procurao, indique: Esta procurao vlida at o dia _____/____/20____.
Com exceo de procuraes cujo prazo determinado por lei, como para a realizao de casamentos (em que o prazo de 90 dias), em geral as procuraes tm validade por tempo indeterminado, salvo quando explcito em seu texto, a pedido do outorgante, o seu prazo de validade.

voltar

GUARDA DE MENOR E OBTENO DA CDULA DE IDENTIDADE modelo

ao utilizar este modelo, lembre-se de preencher os dados especficos no texto abaixo


Neste modelo de procurao, so passados a um ou mais outorgantes:

25

poderes especiais para requerer junto (s) autoridade(s) competente(s), a guarda e responsabilidade do(a)(s) menor(es) filho(a)(s) do(a)(s) Outorgante(s), de nome(s) ___________________________________________ , nascido (a) em ___ de ________________ de ________ , portador(a) da certido de nascimento n _______ , fls. _____________ , do livro ________________ , e registrados no Cartrio do Registro Civil do Municpio e Comarca de _______________________________, Estado de ____________ , nos termos do artigo 33, pargrafos 2 e 3 da Lei 8069, durante a ausncia do(a)(s) Outorgante(s) com a obrigao, por parte do(a)(s) mesmo(a)(s), de zelar pela guarda, sade, educao e moralidade do(a)(s) aludido(s) menor(es), bem como represent-lo(a)(s) no Juzo, sempre que for exigida sua(s) presena; representar perante reparties pblicas federais, estaduais, municipais e Secretaria da Segurana Pblica do Estado de ____________________________________________________ , para obter a Cdula de Identidade do(a)(s) aludido(a)(s) menor(es) acima citado(s), podendo a(o)(s) Outorgado(a)(s) assinar e requerer, juntar e desentranhar quaisquer guias, papis, requerimentos, documentos e o que mais se tome necessrio; pagar tributos e taxas; constituir advogado(a)(s) com poderes da clusula "ad judicia" com os mais amplos poderes em qualquer juzo, instncia ou tribunal; acordar, concordar, transigir, desistir, enfim, praticar todos os demais atos que forem necessrios ao bom e fiel cumprimento deste mandato, inclusive substabelecer. Caso queira colocar um prazo de validade na procurao, indique: Esta procurao vlida at o dia _____/____/20____.
Com exceo de procuraes cujo prazo determinado por lei, como para a realizao de casamentos (em que o prazo de 90 dias), em geral as procuraes tm validade por tempo indeterminado, salvo quando explcito em seu texto, a pedido do outorgante, o seu prazo de validade.

voltar

GUARDA, REQUISIO DE PASSAPORTE E AUTORIZAO DE VIAGEM PARA MENOR modelo

ao utilizar este modelo, lembre-se de preencher os dados especficos no texto abaixo


Neste modelo de procurao, so passados a um ou mais outorgantes:

26

poderes especiais para requerer junto Vara da Infncia e da Juventude da jurisdio competente, na Comarca de ________________________, Estado de _______________________________, a guarda e responsabilidade do(a) filho(a) menor do(a)(s) Outorgante(s), de nome ____________________________________ nascido(a) aos ______de _________________de __________em _______________________ , Estado de______________________ , nos termos do artigo 33, pargrafos 2Q e 3S da Lei 8069, pelo prazo de dois anos, com a obrigao, por parte do(a)(s) mesmo(a)(s) de zelar pela guarda, sade, educao e moralidade do(a) aludido menor, bem como represent-lo(s) no Juzo, sempre que for exigida sua presena; obter passaporte para o menor junto ao Servio de Polcia Martima Area e de Fronteira - SR/DPF competente, a assinar termos; autorizar junto ao Juizado de Menores o(a) menor a viajar desacompanhado(a) a Portugal em companhia de ________________________________ ; podendo assinar papis, prestar declaraes, fazer confirmaes de paternidade, pagar taxas, enfim, praticar, todos os demais atos que forem necessrios ao bom e fiel cumprimento deste mandato e que necessite sua presena, outorga ou assinatura. Caso queira colocar um prazo de validade na procurao, indique: Esta procurao vlida at o dia _____/____/20____.
Com exceo de procuraes cujo prazo determinado por lei, como para a realizao de casamentos (em que o prazo de 90 dias), em geral as procuraes tm validade por tempo indeterminado, salvo quando explcito em seu texto, a pedido do outorgante, o seu prazo de validade.

voltar

HABILITAO PARA O CASAMENTO CIVIL modelo

ao utilizar este modelo, lembre-se de preencher os dados especficos no texto abaixo


Neste modelo de procurao, so passados a um ou mais outorgantes:

27

poderes para represent-lo(a) junto ao Oficial de Registro Civil das Pessoas Naturais e Tabelio de Notas do Distrito de _____________________________ Municpio de ___________________ , Comarca de _____________________, Estado de _____, para o fim especial de em nome do(a) outorgante assinar a sua habilitao para o casamento civil com (nome completo do(a) pessoa com quem pretende casar) ____________________________, filho(a) de _______________________________ e de _______________________________, podendo assinar o referido Termo perante o MM. Juiz de Casamento, apresentar, juntar e retirar documentos, pagar taxas, assinar declaraes de estilo, bem como, assinar quaisquer documentos para que o casamento possa ser realizado sob o regime da (marcar com um (X) uma das 3 opes): Comunho Parcial de Bens Comunho Universal de Bens, inclusive represent-lo(a) na escritura pblica de pacto antenupcial, assinando a respectiva escritura de suas clusulas de estilo, concordar, requerer, alegar e assinar o que convier, apresentar provas, prestar declaraes Separao de Bens, inclusive represent-lo(a) na escritura pblica de pacto antenupcial, assinando a respectiva escritura de suas clusulas de estilo, concordar, requerer, alegar e assinar o que convier, apresentar provas, prestar declaraes , concordar com a mudana de nome da contraente se necessrio for; enfim, requerer e assinar o que preciso for e tudo o mais praticar o bom e fiel desempenho do presente mandato. Caso queira colocar um prazo de validade na procurao, indique: Esta procurao vlida at o dia _____/____/20____.
Com exceo de procuraes cujo prazo determinado por lei, como para a realizao de casamentos (em que o prazo de 90 dias), em geral as procuraes tm validade por tempo indeterminado, salvo quando explcito em seu texto, a pedido do outorgante, o seu prazo de validade.

voltar

HOMOLOGAO DE SENTENA ESTRANGEIRA DE DIVORCIO NO BRASIL (STJ) (PARA ADVOGADO REQUERER) modelo 28
Neste modelo de procurao, so passados a um ou mais outorgantes:
poderes para o foro em geral e os contidos na clusula "ad judicia" para, em nome do(a)(s) Outorgante(s), em qualquer juzo, instncia ou tribunal propor, contra quem de direito, as aes competentes e defend-lo(a)(s) nas contrrias, seguindo umas e outras at final deciso, em primeira e superior instncia, recorrer de despachos e sentenas, podendo ainda confessar, reconhecer a procedncia do pedido, transigir, desistir, renunciar ao direito sobre que se funda a ao, receber, dar quitao e firmar compromissos, promover acordos e composies amigveis, assinar compromissos, praticando, enfim, todos os atos necessrios ao fiel e cabal desempenho deste mandato e para o fim especial de requerer a Homologao de Sentena Estrangeira de Divrcio junto ao Superior Tribunal de Justia. Caso queira colocar um prazo de validade na procurao, indique: Esta procurao vlida at o dia _____/____/20____.
Com exceo de procuraes cujo prazo determinado por lei, como para a realizao de casamentos (em que o prazo de 90 dias), em geral as procuraes tm validade por tempo indeterminado, salvo quando explcito em seu texto, a pedido do outorgante, o seu prazo de validade.

voltar

IMPOSTO DE RENDA modelo


Neste modelo de procurao, so passados a um ou mais outorgantes:
amplos, gerais e ilimitados poderes para o fim especial de represent-lo perante qualquer rgo arrecadador ou fiscalizador do Imposto de Renda, fazer sua declarao de renda, declarar bens, dvidas e crditos, assim como pagamentos feitos e recebidos, juntar e retirar documentos, requerer e recorrer, receber devoluo de imposto, assinar as necessrias declaraes e fazer as complementares que forem necessrias e praticar, enfim, todos os demais atos necessrios para o fiel e cabal cumprimento do presente mandato, inclusive substabelecer. Caso queira colocar um prazo de validade na procurao, indique: Esta procurao vlida at o dia _____/____/20____.
Com exceo de procuraes cujo prazo determinado por lei, como para a realizao de casamentos (em que o prazo de 90 dias), em geral as procuraes tm validade por tempo indeterminado, salvo quando explcito em seu texto, a pedido do outorgante, o seu prazo de validade.

29

voltar

INSCRIO EM CONCURSOS PBLICOS modelo

ao utilizar este modelo, lembre-se de preencher os dados especficos no texto abaixo


Neste modelo de procurao, so passados a um ou mais outorgantes:
poderes para o fim especfico de represent-lo(a) perante (nome da repartio pblica) _____________________________________________ para inscrev-lo(a) em concursos pblicos em especial (cargo) _______________ _____________________________________________________________________ praticar, enfim, todos os demais atos necessrios ao bom e fiel cumprimento do presente mandato, e que necessitem de sua presena, outorga ou assinatura. Caso queira colocar um prazo de validade na procurao, indique: Esta procurao vlida at o dia _____/____/20____.
Com exceo de procuraes cujo prazo determinado por lei, como para a realizao de casamentos (em que o prazo de 90 dias), em geral as procuraes tm validade por tempo indeterminado, salvo quando explcito em seu texto, a pedido do outorgante, o seu prazo de validade.

30

voltar

INSCRIO NO CPF/MF modelo

ao utilizar este modelo, lembre-se de preencher os dados especficos no texto abaixo


Neste modelo de procurao, so passados a um ou mais outorgantes:

31

amplos, gerais e ilimitados poderes para o fim especial de represent-lo(a) junto Secretaria da Receita Federal e entidades conveniadas, agncias do Banco do Brasil S/A, Caixa Econmica Federal e Empresa Brasileira de Correios e Telgrafos - ECT e demais reparties federais competentes, para requerer:

a inscrio da pessoa fsica no CPF a emisso de 2a via do Carto CPF a alterao de dados cadastrais do CPF ; podendo para tanto, prestar informaes e esclarecimentos, preencher e assinar formulrios, assinar as necessrias declaraes e fazer as complementaras que forem necessrias e praticar, enfim, todos os demais atos necessrios para o fiel e cabal cumprimento do presente mandato, inclusive substabelecer.
Caso queira colocar um prazo de validade na procurao, indique: Esta procurao vlida at o dia _____/____/20____.
Com exceo de procuraes cujo prazo determinado por lei, como para a realizao de casamentos (em que o prazo de 90 dias), em geral as procuraes tm validade por tempo indeterminado, salvo quando explcito em seu texto, a pedido do outorgante, o seu prazo de validade.

voltar

INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL modelo

ao utilizar este modelo, lembre-se de preencher os dados especficos no texto abaixo


Neste modelo de procurao, so passados a um ou mais outorgantes:

32

poderes para o fim especial de represent-lo(a) perante qualquer rgo do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), requerer benefcios, juntar e retirar documentos, recadastrar, fazer declaraes e justificaes, receber penses vencimentos ou auxlios, vencidos e vincendos, assinar livros e termos, dar recibos e quitaes, endossar os cheques recebidos para qualquer Banco ou para a Caixa Econmica Federal e Estadual, descont-los e praticar todos atos necessrios, inclusive requerer, recorrer, constituir advogado com poderes da clusula "ad judicia" com os mais amplos poderes em qualquer juzo, instncia ou tribunal e substabelecer. Caso queira colocar um prazo de validade na procurao, indique: Esta procurao vlida at o dia _____/____/20____.
Com exceo de procuraes cujo prazo determinado por lei, como para a realizao de casamentos (em que o prazo de 90 dias), em geral as procuraes tm validade por tempo indeterminado, salvo quando explcito em seu texto, a pedido do outorgante, o seu prazo de validade.

voltar

INVENTRIO ABRINDO MO DOS BENS modelo

ao utilizar este modelo, lembre-se de preencher os dados especficos no texto abaixo


Neste modelo de procurao, so passados a um ou mais outorgantes:

33

os mais amplos e gerais poderes para o fim especial de represent-lo (a)(s) no inventrio de (nome do(a) falecido(a)) _________________________________ pai, me, sogro do(a)(s) outorgante(s) no qual o(a)(s) Outorgante(s) abre(m) mo, da parte que lhe(s) cabe nos bens deixados pelo falecido, podendo o(s) Outorgado(a)(s) requerer dito inventrio, declarar bens e concordar ou no com a declarao dos mesmos, assim como com a relao e qualidade de herdeiros, aceitar inventariana, assinando o respectivo compromisso, impugnar inventariantes, testamenteiros e suas contas; aceitar ou no partilhas; requerer sobre-partilha e praticar todos os atos para cumprimento deste mandato, intervindo mesmo em outras aes que decorram do inventrio; transigir, concordar e acordar; usar dos poderes "ad judicia" e substabelecer. Caso queira colocar um prazo de validade na procurao, indique: Esta procurao vlida at o dia _____/____/20____.
Com exceo de procuraes cujo prazo determinado por lei, como para a realizao de casamentos (em que o prazo de 90 dias), em geral as procuraes tm validade por tempo indeterminado, salvo quando explcito em seu texto, a pedido do outorgante, o seu prazo de validade.

voltar

INVENTRIO E PARTILHA (OUTORGADO NO ADVOGADO) modelo

ao utilizar este modelo, lembre-se de preencher os dados especficos no texto abaixo


Neste modelo de procurao, so passados a um ou mais outorgantes:

34

poderes para constituir advogado(a) com os poderes da clusula "ad judicia" para o foro cm geral, em qualquer juzo, instncia ou tribunal, para represent -lo(a)(s) no inventrio de (nome do(a) falecido(a) ____________, pai me sogro(a) do(a)(s) Outorgante(s}, podendo requerer dito inventrio, declarar bens e concordar ou no com a declarao dos mesmos, assim como com a relao e qualidade de herdeiros, aceitar inventariana, assinando o respectivo compromisso; impugnar inventariantes, testamenteiros e suas contas; aceitar ou no avaliaes e contas; requerer colaes e adjudicaes ou remisses; aprovar ou no partilhas; requerer sobrepartilhas e praticar todos os atos para cumprimento deste mandato, intervindo mesmo em outras aes que decorram do inventrio; transigir, concordar, acordar e substabelecer. Caso queira colocar um prazo de validade na procurao, indique: Esta procurao vlida at o dia _____/____/20____.
Com exceo de procuraes cujo prazo determinado por lei, como para a realizao de casamentos (em que o prazo de 90 dias), em geral as procuraes tm validade por tempo indeterminado, salvo quando explcito em seu texto, a pedido do outorgante, o seu prazo de validade.

voltar

INVENTRIO E PARTILHA (Advogado) modelo

ao utilizar este modelo, lembre-se de preencher os dados especficos no texto abaixo


Neste modelo de procurao, so passados a um ou mais outorgantes:

35

poderes para represent-lo(a)(s) no inventrio de (nome do(a) falecido(a)) __________________________________________________________, pai me sogro(a) do(a)(s) Outorgante(s), podendo requerer dito inventrio, declarar bens e concordar ou no com a declarao dos mesmos, assim como com a relao e qualidade de herdeiros, aceitar inventariana, assinando o respectivo compromisso; impugnar inventariantes, testamenteiros e suas contas; aceitar ou no avaliaes e contas; requerer colaes e adjudicaes ou remisses; aprovar ou no partilhas; requerer sobrepartilhas e praticar todos os atos para cumprimento deste mandato, intervindo mesmo em outras aes que decorram do inventrio; transigir, concordar e acordar; usar dos poderes "ad judicia" e substabelecer. Caso queira colocar um prazo de validade na procurao, indique: Esta procurao vlida at o dia _____/____/20____.
Com exceo de procuraes cujo prazo determinado por lei, como para a realizao de casamentos (em que o prazo de 90 dias), em geral as procuraes tm validade por tempo indeterminado, salvo quando explcito em seu texto, a pedido do outorgante, o seu prazo de validade.

voltar

LOCAO DE IMVEL modelo

36

ao utilizar este modelo, lembre-se de preencher os dados especficos no texto abaixo


Neste modelo de procurao, so passados a um ou mais outorgantes:
amplos, gerais e ilimitados poderes para administrar o imvel localizado rua avenida _______________________________________ _____________________ , n ___________, bairro _______________________ , cidade ___________________ , Estado ____________ , Brasil; podendo fazer contratos de locao, estabelecendo clusulas, condies e preos, aceitando fiador, renovar, alterar ou rescindir, promover despejos se necessrio, executando inquilinos e fiadores, receber aluguis, taxas, condomnio e indenizao, dar recibos e quitaes; efetuar pagamento de impostos e cumprir exigncias em qualquer juzo, instncia ou tribunal, no foro em geral, assinar recibos, dando quitao nas reparties pblicas, quer federal, estadual, municipal e autarquias, representar perante bancos em geral, inclusive Caixa Econmica Estadual e Federal, podendo abrir, movimentar, transferir e encerrar contas bancrias, emitir, endossar, sacar e assinar cheques, fazer depsitos e retiradas mediante recibos, solicitar saldos e extratos de contas, requisitar tales de cheques, aceitar e receber quitao do que for pago, emitir notas promissrias correspondentes s prestaes que ficarem estabelecidas e praticar, enfim, todos os demais atos necessrios ao bom e fiel cumprimento do presente mandato e que necessite de sua presena, outorga ou assinatura, inclusive substabelecer. Caso queira colocar um prazo de validade na procurao, indique: Esta procurao vlida at o dia _____/____/20____.
Com exceo de procuraes cujo prazo determinado por lei, como para a realizao de casamentos (em que o prazo de 90 dias), em geral as procuraes tm validade por tempo indeterminado, salvo quando explcito em seu texto, a pedido do outorgante, o seu prazo de validade.

voltar

PERMUTA DE IMVEIS modelo

ao utilizar este modelo, lembre-se de preencher os dados especficos no texto abaixo


Neste modelo de procurao, so passados a um ou mais outorgantes:

37

amplos, gerais e ilimitados poderes para o fim especial de permutar o imvel sito rua avenida , n ________, bairro , cidade , Estado ______________, Brasil, de propriedade dele(a)(s) Outorgante(s), pelo imvel sito rua avenida , n ________, bairro , cidade , Estado ___________, Brasil, de propriedade de _________________________________, para o que poder praticar todos os atos necessrios para efetuar a permuta, podendo, para tanto, o(a)(s) dito(a)(s) Procurador, outorgar e assinar escrituras pblicas ou instrumentos particulares de quaisquer natureza, estipular, concordar, e discordar de clusulas e condies, receber e ou pagar importncias, passar e ou receber recibos e dar e receber quitaes, prestar declaraes, apresentar provas, transmitir posse, domnio, direitos e aes, responder pela evico e se obrigando a dar a permuta por boa, firme e valiosa, promover registro no Cartrio de Notas, Registro de Imveis e onde mais necessrio for, podendo assinar livros, papis, guias, requerimentos, contratos e formulrios, juntar e retirar documentos, efetuar pagamentos de taxas, impostos e emolumentos, autorizar cancelamentos, averbaes e matrculas, assinar todos os demais papis e documentos necessrios, represent-lo(a)(s) perante quaisquer reparties pblicas federais, estaduais, e municipais, e nelas alegar, promover e requerer o que for preciso; praticar, enfim, todos os demais atos necessrios ao bom e fiel cumprimento do presente mandato, inclusive substabelecer. Caso queira colocar um prazo de validade na procurao, indique: Esta procurao vlida at o dia _____/____/20____.
Com exceo de procuraes cujo prazo determinado por lei, como para a realizao de casamentos (em que o prazo de 90 dias), em geral as procuraes tm validade por tempo indeterminado, salvo quando explcito em seu texto, a pedido do outorgante, o seu prazo de validade.

voltar

PETIO PARA REVOGAR UMA PROCURAO modelo

ao utilizar este modelo, lembre-se de preencher os dados especficos no texto abaixo

38

Excelentssimo Senhor Doutor Juiz de ________________________ Eu, abaixo assinado, _____________________________________________ brasileiro(a), (profisso, estado civil, domiclio e residncia) que, por instrumento pblico lavrado nas notas do livro ________ dessa comarca (ou distrito) de ___________________ , s fls _____ , em ___/______/_______ , (ou por instrumento particular datado de ____/_____/__________ , com letra e firma devidamente reconhecidas pelo tabelio da Comarca de _____________________ (comarca), e averbada ou registrada no Cartrio do Oficial do Registro de Ttulos a Obrigaes em __________________, em ____/_____/_____ constituiu seu bastante procurador a ______________________(nacionalidade, profisso, estado civil, domiclio e residncia) para o fim especial de____________________________________________________________________ (mencionar aqui os poderes que tiverem sido outorgados), como tudo se v do respectivo instrumento por certido junto a esta petio.

No convindo, porm, ao suplicante que o suplicado, seu procurador, continue no exerccio de semelhante mandato (declara aqui os motivos que determinam a revogao), quer perante Vossa Excelncia, de acordo com as leis em vigor, revogar lhe expressamente todos os poderes outorgados no referido instrumento, pelo que requer que se digne Vossa Excelncia mandar tomar por term o a revogao, sendo dele intimado o suplicado para todos os efeitos legais, e publicado pela imprensa para conhecimento e cincia de terceiros, a quem possa interessar, feito o que, lhe sejam os autos entregues, independente de traslado, para deles usar como e quando convier. Nestes termos, Pede Deferimento.

OBS: Quando uma pessoa desejar revogar os poderes de uma procurao, deve dirigir ao juiz do domiclio do procurador uma petio conforme o modelo acima.

voltar

PIS/PASEP modelo

ao utilizar este modelo, lembre-se de preencher os dados especficos no texto abaixo


Neste modelo de procurao, so passados a um ou mais outorgantes:

39

poderes especficos para representa-lo(a) junto Caixa Econmica Federal, agncia ____________________________________________________ , sita rua avenida ______________________________________________ , n_______________________ , cidade _______________ , Estado __________ , para efetuar o saque do Abono ou Rendimentos, creditados na sua conta no Fundo de Participao PIS-PASEP, sob o cdigo PIS n ____________________________ , referente a todos os exerccios financeiros, podendo, para tanto, fazer declaraes e justificaes, assinar livros, termos e documentos, dar recibos e quitaes, endossar os cheques recebidos para qualquer Banco ou para Caixa Econmica Federal e Estadual, desconta-los, e praticar todos os atos necessrios ao bom fiel cumprimento do presente mandato, inclusive constituir advogado com poderes da clusula "ad judicia" com os mais amplos poderes em qualquer juzo, instncia ou tribunal; receber citao inicial; acordar, concordar, transigir, desistir e substabelecer. Caso queira colocar um prazo de validade na procurao, indique: Esta procurao vlida at o dia _____/____/20____.
Com exceo de procuraes cujo prazo determinado por lei, como para a realizao de casamentos (em que o prazo de 90 dias), em geral as procuraes tm validade por tempo indeterminado, salvo quando explcito em seu texto, a pedido do outorgante, o seu prazo de validade.

voltar

POUPANA modelo

ao utilizar este modelo, lembre-se de preencher os dados especficos no texto abaixo


Neste modelo de procurao, so passados a um ou mais outorgantes:

40

amplos, gerais e ilimitados poderes representar perante bancos em geral, inclusive Banco ___________________________________________ , ____________________ agncia n ___________, conta n___________________ , sito rua avenida ____________________________________________ , n ______________________ , bairro ________________________________ , cidade ________________ , Estado ______ , podendo, movimentar, transferir, fazer recadastramento, encerrar a referida conta de caderneta de poupana e abrir novas contas, emitir, endossar, sacar e assinar cheques, fazer depsitos e retiradas mediante recibos, solicitar saldos e extratos de contas, praticar, enfim, todos os demais atos necessrios para o fiel e cabal cumprimento do presente mandato, inclusive substabelecer. Caso queira colocar um prazo de validade na procurao, indique: Esta procurao vlida at o dia _____/____/20____.
Com exceo de procuraes cujo prazo determinado por lei, como para a realizao de casamentos (em que o prazo de 90 dias), em geral as procuraes tm validade por tempo indeterminado, salvo quando explcito em seu texto, a pedido do outorgante, o seu prazo de validade.

voltar

QUITAO DE IMVEL modelo

ao utilizar este modelo, lembre-se de preencher os dados especficos no texto abaixo


Neste modelo de procurao, so passados a um ou mais outorgantes:

41

amplos, gerais e ilimitados poderes para o fim especial de quitar o saldo devedor, junto ao Banco _________________________________, do imvel situado rua avenida ___________________________________, n ____, bairro ___________________, cidade _________________,Estado ______, Brasil, bem como, no Cartrio de Notas, de Registro de Imveis, e onde mais necessrio for, para em nome do(a)(s) Outorgante(s), receber, aceitar e assinar, com as clusulas e condies de estilo, a escritura definitiva de venda e compra do(s) imvel(is) supra mencionado(s), podendo, para tanto, melhor descrever, confrontar e localizar o(s) referido(s) imvel(is); represent-lo(a)(s) perante todas as reparties pblicas federais, estaduais, municipais, registros de imveis e tabelionatos; neles assinar e requerer, juntar e desentranhar quaisquer guias, papis, requerimentos, documentos e o que mais se torne necessrio; pagar quaisquer impostos, tributos e taxas; praticar, enfim, todos os demais atos necessrios ao bom e fiel cumprimento do presente mandato e que necessite de sua presena, outorga ou assinatura, inclusive substabelecer. Caso queira colocar um prazo de validade na procurao, indique: Esta procurao vlida at o dia _____/____/20____.
Com exceo de procuraes cujo prazo determinado por lei, como para a realizao de casamentos (em que o prazo de 90 dias), em geral as procuraes tm validade por tempo indeterminado, salvo quando explcito em seu texto, a pedido do outorgante, o seu prazo de validade.

voltar

RECADASTRAMENTO PREVIDENCIRIO modelo


Neste modelo de procurao, so passados a um ou mais outorgantes:

42

poderes para o fim especial de represent-lo(a) junto aos rgos previdencirios da Unio, Autarquias e Fundaes Pblicas Federais, de modo a proceder ao recadastramento do(a) Outorgante junto ao respectivo rgo previdencirio, podendo para tanto, preencher e assinar os formulrios "Atualizao Cadastral" e "Termo de Responsabilidade", juntar e retirar documentos, fazer declaraes e justificaes, receber mensalidades de benefcios, proventos, penses, vencimentos ou auxlios, vencidos e vincendos, assinar livros e termos, dar recibos e quitaes; praticar, enfim, todos os demais atos que forem necessrios ao bom e fiel cumprimento deste mandato, inclusive substabelecer.
Caso queira colocar um prazo de validade na procurao, indique: Esta procurao vlida at o dia _____/____/20____.
Com exceo de procuraes cujo prazo determinado por lei, como para a realizao de casamentos (em que o prazo de 90 dias), em geral as procuraes tm validade por tempo indeterminado, salvo quando explcito em seu texto, a pedido do outorgante, o seu prazo de validade.

voltar

RECEBER DOAO COM OU SEM RESERVA USUFRUTO (Adiantamento da legtima parte) modelo

43

ao utilizar este modelo, lembre-se de preencher os dados especficos no texto abaixo


Neste modelo de procurao, so passados a um ou mais outorgantes:

os mais amplos e gerais poderes para o fim especial de aceitar e assinar escritura de doao com reserva de usufruto(*) sem reserva de usufruto (*) a ser outorgada pelo(s) pai(s) me sogro(a) do(a)(s) Outorgante(s), e/ou mesmo diviso amigvel de referidos, podendo, para tanto, dito procurador, assinar, outorgar e aceitar as competentes escrituras, receber e dar quitao, receber e transmitir posse, jus, domnio, direitos e ao, responsabiliz-lo-) (s) pela evico legal, prestar declaraes e esclarecimentos, cumprir exigncias, melhor descrever e caracterizar os bens, apresentar e exigir ttulo aquisitivo, represent-lo(a)(s) perante reparties pblicas e autrquicas em geral, registro imobilirio competente, tudo o mais requerer, assinar, alegar e todos os demais atos praticar ao fiel desempenho do presente mandato.

Caso queira colocar um prazo de validade na procurao, indique: Esta procurao vlida at o dia _____/____/20____.
Com exceo de procuraes cujo prazo determinado por lei, como para a realizao de casamentos (em que o prazo de 90 dias), em geral as procuraes tm validade por tempo indeterminado, salvo quando explcito em seu texto, a pedido do outorgante, o seu prazo de validade.

(*) Reserva: Condio restritiva, resultante da vontade da parte, pela qual os bens ou direitos concedidos a outrem ficam mantidos ou conservados, voltando, posteriormente, ao patrimnio cedente ou ao seu uso efetivo. Usufruto: o direito real conferido a alguma pessoa, durante certo tempo, que a autoriza a retirar, de coisa alheia, frutos e utilidades que ela produz. O usufruto pode recair em um ou mais bens mveis ou imveis, em um patrimnio inteiro, ou em parte deste, abrangendo-lhe no todo ou em parte, os frutos e as utilidades.

voltar

RECEBER INDENIZAO DO SEGURO modelo

ao utilizar este modelo, lembre-se de preencher os dados especficos no texto abaixo


Neste modelo de procurao, so passados a um ou mais outorgantes:

44

amplos, gerais e ilimitados poderes para representar perante Companhia de Seguro _______________________________________________ , sita rua avenida _______________________________________________ , n _________________________________ , cidade _________________________ , Estado _________ , para fim especfico de receber indenizao referente ao veculo marca __________________________modelo _____________________________ , ano ___, chassi n __________________________ ,de sua propriedade, podendo a Outorgado(a)(s) receber quaisquer quantias decorrentes do uso dos poderes conferidos, dando recibos e quitaes; assinar e requerer, juntar e desentranhar quaisquer guias, papis, requerimentos e documentos; endossar os cheques recebidos para qualquer Banco ou para a Caixa Econmica Federal e Estadual, descont-los e praticar todos atos necessrios, inclusive requerer, recorrer, constituir advogado com poderes da clusula "ad judicia" com os mais amplos poderes em qualquer juzo, instncia ou tribunal e praticar, enfim, todos os demais atos necessrios para o fiel e cabal cumprimento do presente mandato e que necessite de sua presena, outorga ou assinatura, inclusive substabelecer. Caso queira colocar um prazo de validade na procurao, indique: Esta procurao vlida at o dia _____/____/20____.
Com exceo de procuraes cujo prazo determinado por lei, como para a realizao de casamentos (em que o prazo de 90 dias), em geral as procuraes tm validade por tempo indeterminado, salvo quando explcito em seu texto, a pedido do outorgante, o seu prazo de validade.

voltar

RECEBER VENCIMENTOS modelo

ao utilizar este modelo, lembre-se de preencher os dados especficos no texto abaixo


Neste modelo de procurao, so passados a um ou mais outorgantes:

45

poderes para o fim especial de receber junto a quaisquer estabelecimentos bancrios, os vencimentos e quaisquer proventos que o Outorgante tenha direito pelo seu cargo e funo que exerceu na (nome da empresa por extenso) _____________________________________________________________________, sito rua avenida , n ______, cidade Estado de , podendo requerer, juntar e retirar documentos, recorrer, dar recibos, quitaes, assinar livros, termos e o que mais for necessrio; endossar os cheques de pagamento e receb-los; abrir e movimentar contas de caderneta de poupana; movimentar a conta bancria do Outorgante onde os. pagamentos sejam depositados, verificar saldos; retirar tales; emitir e endossar cheques; dar recibo e quitao, podendo substabelecer. Caso queira colocar um prazo de validade na procurao, indique: Esta procurao vlida at o dia _____/____/20____.
Com exceo de procuraes cujo prazo determinado por lei, como para a realizao de casamentos (em que o prazo de 90 dias), em geral as procuraes tm validade por tempo indeterminado, salvo quando explcito em seu texto, a pedido do outorgante, o seu prazo de validade.

voltar

RECEBIMENTO DE SALRIOS DEVIDOS modelo

ao utilizar este modelo, lembre-se de preencher os dados especficos no texto abaixo


Neste modelo de procurao, so passados a um ou mais outorgantes:

46

amplos, gerais e ilimitados poderes para represent-la perante (Empresa) __________________________________________________________ , sita rua avenida ________________________________________________ , n _____________________________ , bairro ____________________________ , cidade _____________ , Estado ______ , Brasil, para tratar de assuntos relativos a salrio, proventos, diferenas de pagamentos, resduos, e o que mais tiver direito, podendo receber todas e quaisquer quantias devidas ao Outorgante, sejam de que natureza forem, ou procedncia tiverem, firmando para tanto os respectivos recibos; juntar e desentranhar documentos e papis, prestar declaraes e informaes; representar perante bancos em geral, inclusive Caixas Econmicas Estadual e Federal, podendo abrir, movimentar, transferir e encerrar contas bancrias, emitir, endossar, sacar e assinar cheques, fazer depsitos e retiradas mediante recibos, solicitar saldos e extratos de contas, requisitar tales de cheques, ordenando pagamentos por carta ou qualquer outro meio; constituir advogado com poderes da clusula "ad judicia" com os mais amplos poderes em qualquer juzo, instncia ou tribunal; receber citao inicial; acordar, concordar, transigir, desistir e substabelecer. Caso queira colocar um prazo de validade na procurao, indique: Esta procurao vlida at o dia _____/____/20____.
Com exceo de procuraes cujo prazo determinado por lei, como para a realizao de casamentos (em que o prazo de 90 dias), em geral as procuraes tm validade por tempo indeterminado, salvo quando explcito em seu texto, a pedido do outorgante, o seu prazo de validade.

voltar

RECONHECIMENTO DE PATERNIDADE modelo

ao utilizar este modelo, lembre-se de preencher os dados especficos no texto abaixo


Neste modelo de procurao, so passados a um ou mais outorgantes:

47

amplos, gerais e ilimitados poderes para o fim especial de comparecer junto ao Cartrio de Notas e Cartrio de Registro Civil competentes, aceitar e assinar uma escritura pblica de reconhecimento de paternidade de seu(sua) filho(a), o(a) menor (nome:) _________ nascido(a) ao(s) ____dia(s) do ms de ______________________ de_____________ , em Cidade de ______________________________ , Estado de ________________ , Brasil, portador(a) da certido de nascimento n _______________ , registro este feito no Cartrio de Registro Civil ________________________________________ _________________________________________ , sito na Comarca, Municpio e Distrito de _______________________________ , Estado de ___________________, folha ____ do livro ______________ , cujo(a) filho(a) por fora do presente passar a adotar o nome de _______________________________________________ _______________________________________________________ ; podendo para tanto concordar e aceitar a referida escritura, prestar todas as declaraes e informaes que forem necessrias; constituir advogado com poderes da clusula "ad judicia" com os mais amplos poderes em qualquer juzo, instncia ou tribunal; receber citao inicial; acordar, concordar, transigir e desistir; podendo assinar quaisquer papis, prestar declaraes, fazer confirmaes da paternidade, pagar taxas, enfim, praticar, promover, requerer e assinar o que se fizer necessrio ao fiel cumprimento deste mandato e substabelecer. Caso queira colocar um prazo de validade na procurao, indique: Esta procurao vlida at o dia _____/____/20____.
Com exceo de procuraes cujo prazo determinado por lei, como para a realizao de casamentos (em que o prazo de 90 dias), em geral as procuraes tm validade por tempo indeterminado, salvo quando explcito em seu texto, a pedido do outorgante, o seu prazo de validade.

voltar

REGISTRO DE IMVEL modelo

ao utilizar este modelo, lembre-se de preencher os dados especficos no texto abaixo


Neste modelo de procurao, so passados a um ou mais outorgantes:

48

amplos, gerais e ilimitados poderes para o fim especial de, no Cartrio de Notas, Registro de Imveis e onde mais necessrio for, em nome do(a)(s) Outorgante(s), receber, aceitar e assinar, com as clusulas e condies de estilo, a escritura definitiva de venda e compra do(s) imvel(is) sito(s) rua avenida ___________________________________________________ n _____, bairro _____________________, cidade ________________, Estado _________, Brasil, podendo, para tanto, melhor descrever, confrontar e localizar o(s) referido(s) imvel(is); representa-lo(a)(s) perante todas as reparties pblicas federais, estaduais, municipais, registros de imveis e tabelionatos; neles assinar e requerer, juntar e desentranhar quaisquer guias, papis, requerimentos, documentos e o que mais se torne necessrio; pagar quaisquer impostos, tributos e taxas e, em suma, tudo o mais praticar ao bom e fiel desempenho do presente mandato, inclusive substabelecer. Caso queira colocar um prazo de validade na procurao, indique: Esta procurao vlida at o dia _____/____/20____.
Com exceo de procuraes cujo prazo determinado por lei, como para a realizao de casamentos (em que o prazo de 90 dias), em geral as procuraes tm validade por tempo indeterminado, salvo quando explcito em seu texto, a pedido do outorgante, o seu prazo de validade.

voltar

REGISTRO DE NASCIMENTO modelo

ao utilizar este modelo, lembre-se de preencher os dados especficos no texto abaixo


Neste modelo de procurao, so passados a um ou mais outorgantes:

49

amplos, gerais e ilimitados poderes para o fim especial de represent-lo(a)(s) junto ao 1 Cartrio de Registro Civil de Pessoas Naturais competente para assinar o registro de nascimento de: Nome da criana: ___________________________________________________ , Data de nascimento: ______/_____/_____________; Horrio: s ________ horas e _____________ minutos, Nome do Hospital: __________________________________________________ , Endereo: rua avenida _________________________________________ , _______________________ n ________ , bairro ______________________________ , cidade ________________________________ , Estado _____________________ Me da criana: _____________________________________________________, Nacionalidade: ___________________________________________ , Estado civil: _____________ , Data de nascimento: ____ / ____ / ____ _____, Cdula de identidade RG n: _______________________________ , CIC n: _______________________________________________ ; podendo para tanto concordar e aceitar o referido registro, prestar todas as declaraes e informaes que forem necessrias, tudo declarando, alegando e praticando ao perfeito e cabal cumprimento deste mandato, o que o Outorgante dar por bom, firme e valioso. Caso queira colocar um prazo de validade na procurao, indique: Esta procurao vlida at o dia _____/____/20____.
Com exceo de procuraes cujo prazo determinado por lei, como para a realizao de casamentos (em que o prazo de 90 dias), em geral as procuraes tm validade por tempo indeterminado, salvo quando explcito em seu texto, a pedido do outorgante, o seu prazo de validade.

voltar

REGULARIZAO DA DOCUMENTAO DE VECULO modelo 50

ao utilizar este modelo, lembre-se de preencher os dados especficos no texto abaixo

Neste modelo de procurao, so passados a um ou mais outorgantes:


amplos, gerais e ilimitados poderes para o fim especial de regularizar documentao do veculo, marca __________________________ modelo , ano de fabricao ________________________, placa n , chassi n__________________________________; adquirido pelo Outorgante; representar perante as reparties pblicas federais, estaduais, municipais, DETRAN/______e onde mais necessrio for; neles assinar e requerer, junta e desentranhar quaisquer guias, papis, requerimentos, documentos e o que mais se torne necessrio; pagar quaisquer impostos, tributos e taxas, para efetivar a transferncia, em suma, tudo o mais praticar ao bom e fiel desempenho do presente mandato, inclusive substabelecer. Caso queira colocar um prazo de validade na procurao, indique: Esta procurao vlida at o dia _____/____/20____.
Com exceo de procuraes cujo prazo determinado por lei, como para a realizao de casamentos (em que o prazo de 90 dias), em geral as procuraes tm validade por tempo indeterminado, salvo quando explcito em seu texto, a pedido do outorgante, o seu prazo de validade.

voltar

REPRESENTAO NO PROCESSO DE DIVRCIO modelo 51


Neste modelo de procurao, so passados a um ou mais outorgantes:
poderes para o fim especial de representar o(a)(s) Outorgante(s) no processo de divrcio; podendo prestar declaraes e esclarecimentos, juntar, assinar e desentranhar documentos, constituir advogados, conferidos os poderes da clusula "ad judicia"; represent-lo em Juzo ou fora dele; represent-lo em audincias, assinando o que preciso for, enfim, praticar todos os atos necessrios ao fiel cumprimento do presente mandato. Caso queira colocar um prazo de validade na procurao, indique: Esta procurao vlida at o dia _____/____/20____.
Com exceo de procuraes cujo prazo determinado por lei, como para a realizao de casamentos (em que o prazo de 90 dias), em geral as procuraes tm validade por tempo indeterminado, salvo quando explcito em seu texto, a pedido do outorgante, o seu prazo de validade.

voltar

REQUERER E TRANCAR MATRCULA DE UNIVERSIDADE modelo

ao utilizar este modelo, lembre-se de preencher os dados especficos no texto abaixo


Neste modelo de procurao, so passados a um ou mais outorgantes:
poderes para o fim especfico de represent-lo(a) perante a Faculdade ____________________________________________________________________ da Universidade ______________________________________________________, para requerer ou trancar sua matrcula junto quela entidade de ensino. Caso queira colocar um prazo de validade na procurao, indique: Esta procurao vlida at o dia _____/____/20____.
Com exceo de procuraes cujo prazo determinado por lei, como para a realizao de casamentos (em que o prazo de 90 dias), em geral as procuraes tm validade por tempo indeterminado, salvo quando explcito em seu texto, a pedido do outorgante, o seu prazo de validade.

52

voltar

REQUERIMENTO DO PASSAPORTE E AUTORIZAO DE VIAGEM DE MENOR modelo 53

ao utilizar este modelo, lembre-se de preencher os dados especficos no texto abaixo

Neste modelo de procurao, so passados a um ou mais outorgantes:

poderes especiais para representar junto ao Servio de Polcia Martima Area e de Fronteira - SR/DPF competente, para obter passaporte do(a) seu(ua) filho(a) menor ________________________________________________________ , nascido(a) em__ / ____ / _______ , em (cidade) ________________________________ _______ Estado de ___________ ; junto ao Juizado de Menores para obter a autorizao para o(a) menor a empreender viagens dentro do territrio nacional ou do Brasil para o exterior em desacompanhado em companhia de _______________________________________________________________________ ; junto reparties pblicas federal, estadual, municipal, embaixadas, consulados e onde mais necessrio for, podendo apresentar, desentranhar, requerer, assinar documentos e termos; prestar declaraes; pagar taxas e emolumentos, enfim, praticar todos os demais atos que forem necessrios ao bom e fiel cumprimento deste mandato e substabelecer. Caso queira colocar um prazo de validade na procurao, indique: Esta procurao vlida at o dia _____/____/20____.
Com exceo de procuraes cujo prazo determinado por lei, como para a realizao de casamentos (em que o prazo de 90 dias), em geral as procuraes tm validade por tempo indeterminado, salvo quando explcito em seu texto, a pedido do outorgante, o seu prazo de validade.

voltar

RESCISO CONTRATUAL PERANTE DRT modelo

ao utilizar este modelo, lembre-se de preencher os dados especficos no texto abaixo


Neste modelo de procurao, so passados a um ou mais outorgantes:

54

poderes especiais para represent-lo(a) perante a Delegacia Regional do Trabalho - DRT ou em quaisquer de seus rgos e departamentos, para receber da (Nome da empresa) __________________________________________________ os valores referentes resciso contratual, bem como junto Caixa Econmica Federal CEF, para o fim especfico de levantar o Fundo de Garantia de Tempo de Servio FGTS, depositado na conta do(a) Outorgante, podendo para tanto passar recibos, dar quitao, endossar, descontar, depositar cheques ou quaisquer outros documentos e papis, assinar termos, livros e o que mais for exigido; juntar e desentranhar documentos e papis, prestar declaraes e informaes; enfim praticar os demais atos precisos ao desempenho do presente mandato. Caso queira colocar um prazo de validade na procurao, indique: Esta procurao vlida at o dia _____/____/20____.
Com exceo de procuraes cujo prazo determinado por lei, como para a realizao de casamentos (em que o prazo de 90 dias), em geral as procuraes tm validade por tempo indeterminado, salvo quando explcito em seu texto, a pedido do outorgante, o seu prazo de validade.

voltar

RETIFICAO DE REGISTRO DE NASCIMENTO modelo

ao utilizar este modelo, lembre-se de preencher os dados especficos no texto abaixo


Neste modelo de procurao, so passados a um ou mais outorgantes:

55

os mais amplos, gerais e ilimitados poderes para o foro em geral e os contidos na clusula "ad judicia" para, em nome do(a)(s) Outorgante(s), em qualquer juzo, instncia ou tribunal propor, contra quem de direito, as aes competentes e defend lo(a)(s) nas contrrias, seguindo umas e outras at final deciso, em primeira e superior instncia, recorrer de despachos e sentenas, podendo ainda confessar, reconhecer a procedncia do pedido, transigir, desistir, renunciar ao direito sobre que se funda a ao, receber, dar quitao e firmar compromissos, promover acordos e composies amigveis, assinar compromissos, praticando, enfim, todos os atos necessrios ao fiel e cabal desempenho deste mandato, podendo inclusive substabelecer esta com ou sem reserva de iguais poderes e para o fim especial de promover retificao do registro de nascimento n _______________ , livro ________ , folhas _______________ , junto ao Cartrio de Registro Civil de Pessoas Naturais do Distrito, Municpio e Comarca de ________________ _____________________ , Estado de ________ , no que diz a respeito a (descrever minuciosamente o que precisa ser retificado) ...................................................

Caso queira colocar um prazo de validade na procurao, indique: Esta procurao vlida at o dia _____/____/20____.
Com exceo de procuraes cujo prazo determinado por lei, como para a realizao de casamentos (em que o prazo de 90 dias), em geral as procuraes tm validade por tempo indeterminado, salvo quando explcito em seu texto, a pedido do outorgante, o seu prazo de validade.

voltar

RETIRAR 2 VIA DA CARTEIRA NACIONAL DE HABILITAO modelo

56

ao utilizar este modelo, lembre-se de preencher os dados especficos no texto abaixo


Neste modelo de procurao, so passados a um ou mais outorgantes:
amplos, gerais e ilimitados poderes para representar perante a CIRETRAN de __________ e/ou DETRAN/ _______, para fim especfico de tratar dos assuntos referentes obteno de 2 a via de sua Carteira Nacional de Habilitao, Categoria ______, registro n ______, emitida em __________de ________________ de ____________, podendo assinar e requerer, juntar e desentranhar quaisquer guias, papis, requerimentos, documentos e o que mais se torne necessrio; pagar quaisquer impostos, tributos e taxas; praticar, enfim, todos os demais atos necessrios para o fiel e cabal cumprimento do presente mandato, inclusive substabelecer. Caso queira colocar um prazo de validade na procurao, indique: Esta procurao vlida at o dia _____/____/20____.
Com exceo de procuraes cujo prazo determinado por lei, como para a realizao de casamentos (em que o prazo de 90 dias), em geral as procuraes tm validade por tempo indeterminado, salvo quando explcito em seu texto, a pedido do outorgante, o seu prazo de validade.

voltar

RETIRAR CERTIDO DE PRONTURIO DA CARTEIRA DE MOTORISTA modelo

ao utilizar este modelo, lembre-se de preencher os dados especficos no texto abaixo


Neste modelo de procurao, so passados a um ou mais outorgantes:

57

poderes para o fim especial de represent-lo(a) perante a CIRETRAN de _______________ ( ____ a CIRETRAN), e/ou DETRAN/ ____ para solicitar, quitar e receber a Certido de Pronturio, em vias originais, do pronturio da Carteira Nacional de Habilitao, Categoria ___ , registro n _______________________ , emitida em ____ de _____________ de ______ ; praticar, enfim, todos os demais atos que forem necessrios ao bom e fiel cumprimento deste mandato c que necessite de sua presena, outorga ou assinatura. Caso queira colocar um prazo de validade na procurao, indique: Esta procurao vlida at o dia _____/____/20____.
Com exceo de procuraes cujo prazo determinado por lei, como para a realizao de casamentos (em que o prazo de 90 dias), em geral as procuraes tm validade por tempo indeterminado, salvo quando explcito em seu texto, a pedido do outorgante, o seu prazo de validade.

voltar

RETIRAR VECULO DO CONSRCIO modelo

ao utilizar este modelo, lembre-se de preencher os dados especficos no texto abaixo


Neste modelo de procurao, so passados a um ou mais outorgantes:

58

amplos, gerais e ilimitados poderes para o fim especial de retirar o veculo moto marca __________________ modelo __________________ adquirido pelo (Nome do Consrcio) ____________________________________ _________________________________________ , cidade __________________________ ____________________________________________ , estado _________________ , Brasil, ou receber crdito em espcie e regularizar sua documentao; enfim, praticar, promover, requerer e assinar o que se fizer necessrio ao fiel cumprimento deste mandato, inclusive tomar providncias junto ao DETRAN/ ___________ . Caso queira colocar um prazo de validade na procurao, indique: Esta procurao vlida at o dia _____/____/20____.
Com exceo de procuraes cujo prazo determinado por lei, como para a realizao de casamentos (em que o prazo de 90 dias), em geral as procuraes tm validade por tempo indeterminado, salvo quando explcito em seu texto, a pedido do outorgante, o seu prazo de validade.

voltar

REVOGAO DE MANDATO DE PROCURAO modelo

ao utilizar este modelo, lembre-se de preencher os dados especficos no texto abaixo


Neste modelo de procurao, so passados a um ou mais outorgantes:

59

amplos, gerais e ilimitados poderes para o fim especial de entrar com petio para revogar procurao lavrada no Cartrio __________________________ _________________ (distrito, municpio e comarca) __________________________________________ ________________________________________________ (Estado) ___________ , no livro ___ __ , folha _______________ , datada de _______/_____/ ______ , Outorgado(a)(s) em favor de (nome do(a)(s) outorgado(a)(s) da procurao a ser revogada) ___________________________________________________________ , podendo o(a)(s) dito(a)(s) procurador(a)(es), perante o Juiz competente, de acordo com as leis em vigor, revogar expressamente todos os poderes outorgados no referido instrumento, podendo assinar escrituras de quaisquer natureza, inclusive notificaes e que lhe(s) sejam os autos entregues, independente de traslado, para deles usar como e quando convier. Caso queira colocar um prazo de validade na procurao, indique: Esta procurao vlida at o dia _____/____/20____.
Com exceo de procuraes cujo prazo determinado por lei, como para a realizao de casamentos (em que o prazo de 90 dias), em geral as procuraes tm validade por tempo indeterminado, salvo quando explcito em seu texto, a pedido do outorgante, o seu prazo de validade.

voltar

SOLICITAO DE ATUALIZAO DE DOCUMENTO MILITAR modelo 60


Neste modelo de procurao, so passados a um ou mais outorgantes:

poderes especficos para perante a Junta Militar competente, requerer, atualizar o documento militar, inclusive retirar a segunda via do mesmo, ou a declarao que comprove estar, o Outorgante, em dia com o Servio Militar, podendo assinar e desentranhar quaisquer guias, papis, requerimentos, documentos e o que mais se torne necessrio; pagar quaisquer taxas e/ou multas, praticar, enfim, todos os demais atos necessrios para o fiel e cabal cumprimento do presente mandato, inclusive substabelecer. Caso queira colocar um prazo de validade na procurao, indique: Esta procurao vlida at o dia _____/____/20____.
Com exceo de procuraes cujo prazo determinado por lei, como para a realizao de casamentos (em que o prazo de 90 dias), em geral as procuraes tm validade por tempo indeterminado, salvo quando explcito em seu texto, a pedido do outorgante, o seu prazo de validade.

voltar

SUBSTABELECIMENTO DE PROCURAO modelo

ao utilizar este modelo, lembre-se de preencher os dados especficos no texto abaixo


Neste modelo de procurao, so passados a um ou mais outorgantes:
todos os poderes para, substabelecer a (nome)
_____________________________________________________________________

61

os poderes que lhe foram conferidos por (nome do(s) Outorgante(s)) __________ _______________________________________________ , nos termos da procurao lavrada no (nome do cartrio) _______________________________ , livro n _____ , folhas _____ , em ______ de __________________ .de _______ . Caso queira colocar um prazo de validade na procurao, indique: Esta procurao vlida at o dia _____/____/20____.
Com exceo de procuraes cujo prazo determinado por lei, como para a realizao de casamentos (em que o prazo de 90 dias), em geral as procuraes tm validade por tempo indeterminado, salvo quando explcito em seu texto, a pedido do outorgante, o seu prazo de validade.

voltar

SUBSTABELECIMENTO (MODELO) modelo

ao utilizar este modelo, lembre-se de preencher os dados especficos no texto abaixo


Neste modelo de procurao, so passados a um ou mais outorgantes:

62

Escolher uma das opes abaixo: Substabelecimento sem reserva de iguais poderes Substabelecimento com reserva de iguais poderes Substabelece todos os poderes conferidos por ______________________________(qualificao) _____________________________________________________________ , portador da cdula de identidade RG n ___________________ (rgo expedidor) ______________________ , e CIC n _________________, residente e domiciliado ___________________________________ , n _______, Apto. _______, Edif. _______________________, bairro _______________________, cidade __________________________ , Estado _______________________ , no mandato lavrado no (nome do Cartrio _______________________ de (cidade) ____________________, Estado __________________________, no livro n ___________, folhas __________________, no dia __________ do ms de _______________________, ano de _____________, de cujo traslado o presente passa a fazer parte integrante. Observaes: 1. Anexar o original da procurao a ser substabelecida. __________________________ , ________ de __________________ de 20 ___

___________________________________________ assinatura do(a) Outorgante

voltar

TRANSCRIO DA ESCRITURA DE EMANCIPAO modelo 63

ao utilizar este modelo, lembre-se de preencher os dados especficos no texto abaixo

Neste modelo de procurao, so passados a um ou mais outorgantes:


os mais amplos, gerais e ilimitados poderes para o fim especial de, represent-lo(a)(s) perante o Cartrio de Registro Civil da jurisdio competente, tratar de todos os assuntos relacionados com a transcrio da Escritura de Emancipao; registrado no Servio Consular da Embaixada do Brasil em _________________ _________, Consulado-Geral do Brasil em ___________________________________, em ___ / _______________ / _____ , sob n________ , fls. n _______ , livro n ___ , de Escrituras e de Registro de Ttulos e Documentos; requerer, alegar e assinar o que convier, apresentar provas, prestar declaraes, firmar compromissos e desistir; apresentar e desentranhar documentos; pagar taxas, emolumentos, custas e quaisquer outras importncias devidas; praticar, enfim, todos os demais atos necessrios para o fiel e cabal cumprimento do presente mandato, inclusive substabelecer. Caso queira colocar um prazo de validade na procurao, indique: Esta procurao vlida at o dia _____/____/20____.
Com exceo de procuraes cujo prazo determinado por lei, como para a realizao de casamentos (em que o prazo de 90 dias), em geral as procuraes tm validade por tempo indeterminado, salvo quando explcito em seu texto, a pedido do outorgante, o seu prazo de validade.

voltar

TRANSCRIO DE REGISTRO DE CASAMENTO modelo

64

ao utilizar este modelo, lembre-se de preencher os dados especficos no texto abaixo


Neste modelo de procurao, so passados a um ou mais outorgantes:
os mais amplos, gerais e ilimitados poderes para o fim especial de, represent-lo(a)(s) perante o Cartrio de Registro Civil da jurisdio competente, tratar de todos os assuntos relacionados com a transcrio do registro de seu casamento, registrado no (colocar um "X" em uma das duas opes abaixo) Servio Consular da Embaixada do Brasil em _________________ _________, Consulado-Geral do Brasil em ___________________________________, em _________ de _______________________________________ de __________ sob n _____ , fls. n _______ , livro n ___________ ; requerer, alegar e assinar o que convier, apresentar provas, prestar declaraes, firmar compromissos e desistir; apresentar e desentranhar documentos; pagar taxas, emolumentos, custas e quaisquer outras importncias devidas; praticar, enfim, todos os demais atos necessrios para o fiel e cabal cumprimento do presente mandato, inclusive substabelecer. Caso queira colocar um prazo de validade na procurao, indique: Esta procurao vlida at o dia _____/____/20____.
Com exceo de procuraes cujo prazo determinado por lei, como para a realizao de casamentos (em que o prazo de 90 dias), em geral as procuraes tm validade por tempo indeterminado, salvo quando explcito em seu texto, a pedido do outorgante, o seu prazo de validade.

voltar

ao utilizar este modelo, lembre-se de preencher os dados especficos no texto abaixo


Neste modelo de procurao, so passados a um ou mais outorgantes:

TRANSCRIO DE REGISTRO DE NASCIMENTO modelo 65

os mais amplos, gerais e ilimitados poderes para o fim especial de, represent-lo(a)(s) junto ao Cartrio do Primeiro Ofcio do Registro Civil competente para tratar de todos os assuntos relacionados com a transcrio do registro de nascimento do(a) Nome da criana: ___________________________________________________ , Data de nascimento: ________ de ___________________ de ____________, Horrio de nascimento: _________________ horas e ________ minutos, Nome do Hospital: ________________________________________________ Endereo: _________________________________________________________ , Cidade:________________________ , Provncia: ________________________ , fruto da unio dos Outorgantes, registrado no (colocar um "X" em uma das duas opes abaixo Servio Consular da Embaixada do Brasil em _________________ _________, Consulado-Geral do Brasil em ___________________________________, em __ /____________ / ______ sob n _______ , fls. n _______ , livro n ______ , de Registro de Nascimentos, Casamentos e bitos; podendo para tanto prestar todas as declaraes e informaes que forem necessrias, tudo declarando, alegando e praticando ao perfeito e cabal cumprimento deste mandato, o que o(s) Outorgante(s) dar por bom, firme e valioso. Caso queira colocar um prazo de validade na procurao, indique: Esta procurao vlida at o dia _____/____/20____.
Com exceo de procuraes cujo prazo determinado por lei, como para a realizao de casamentos (em que o prazo de 90 dias), em geral as procuraes tm validade por tempo indeterminado, salvo quando explcito em seu texto, a pedido do outorgante, o seu prazo de validade.

voltar

TRANSFERNCIA DE COTA DE CONSRCIO modelo

66

ao utilizar este modelo, lembre-se de preencher os dados especficos no texto abaixo


Neste modelo de procurao, so passados a um ou mais outorgantes:

amplos, gerais e ilimitados poderes para o fim especial de transferir quota do Consrcio __________________________________________________ , adeso n _____________________ , Grupo n __________ , Cota n ___________ , Unidade n __ , Sigla _____________ , cidade de __________________________ , Estado de _____________ , para (nome) ________________________________ _____________________________ ; podendo assinar todos e quaisquer papis e documentos necessrio para efetuar a transao; praticar, enfim, todos os demais atos que forem necessrios ao bom e fiel cumprimento deste mandato, inclusive substabelecer. Caso queira colocar um prazo de validade na procurao, indique: Esta procurao vlida at o dia _____/____/20____.
Com exceo de procuraes cujo prazo determinado por lei, como para a realizao de casamentos (em que o prazo de 90 dias), em geral as procuraes tm validade por tempo indeterminado, salvo quando explcito em seu texto, a pedido do outorgante, o seu prazo de validade.

voltar

TRANSFERNCIA DE IMVEL modelo

ao utilizar este modelo, lembre-se de preencher os dados especficos no texto abaixo


Neste modelo de procurao, so passados a um ou mais outorgantes:

67

amplos, gerais e ilimitados poderes para o fim especial de transferir para a quem desejar para (nome) ___________________________________________________ , o imvel registrado no Cartrio de Registro de Imveis de ______________________ ___________________ , cidade de _________________ , Estado de ___________ , consoante da Escritura Pblica de Compra e Venda datada de ___________ de (ms) ___________________ de, _____________ , lavrada s folhas n _____________ , Livro n _______ , localizado rua avenida _________________________ _______________________, n- ________________________________________ , cidade ________________________________, Estado de _______________ , Brasil, medindo ___________ X ____________________ metros, perfazendo uma rea total de _________ metros quadrados; podendo para tanto estipular, concordar e discordar de clusulas e condies, receber importncias, passar recibos e dar quitaes, prestar declaraes, apresentar provas, transmitir posse, domnio, direitos e aes, pela evico legal, confrontar e localizar o(s) referido(s) imvel(is); represent-lo(a)(s) perante todas as reparties pblicas federais, estaduais, municipais, registros de imveis e tabelionatos; neles assinar e requerer, juntar e desentranhar quaisquer guias, papis, requerimentos, documentos e o que mais se torne necessrio; pagar quaisquer impostos, tributos e taxas; enfim, praticar todos os demais atos necessrios ao bom e fiel cumprimento do presente mandato, e que necessite de sua presena, outorga ou assinatura, inclusive substabelecer. Caso queira colocar um prazo de validade na procurao, indique: Esta procurao vlida at o dia _____/____/20____.
Com exceo de procuraes cujo prazo determinado por lei, como para a realizao de casamentos (em que o prazo de 90 dias), em geral as procuraes tm validade por tempo indeterminado, salvo quando explcito em seu texto, a pedido do outorgante, o seu prazo de validade.

voltar

VENDA DE PARTE IDEAL DE IMVEL modelo

68

ao utilizar este modelo, lembre-se de preencher os dados especficos no texto abaixo


Neste modelo de procurao, so passados a um ou mais outorgantes:
amplos, gerais e ilimitados poderes para o fim especial de vender, ceder, comprometer a venda, transferir, ou de qualquer forma alienar a quem lhe convier, pelo preo e condies que ajustar, a parte ideal correspondente a _______________________ %, que o(a)(s) Outorgante(s) possui(em) no imvel sito rua avenida _________________________________________________ ________ , n_______, bairro _________________________________________, cidade ____________________ , Estado _______, Brasil; podendo, para tanto, o(a)(s) dito(a)(s) Procurador(a)(s), outorgar e assinar escrituras pblicas ou instrumentos particulares de qualquer natureza, estipular, concordar e discordar de clusulas e condies, receber importncias, passar recibos e dar quitaes, prestar declaraes, apresentar provas, transmitir posse, domnio, direitos e aes, responder pela evico legal, melhor descrever e caracterizar o(s) imvel(is), assinar todos os demais papis e documentos necessrios, represent-lo(a)(s) perante quaisquer reparties pblicas federais, estaduais, municipais, autarquias, sociedades de economia mista e Cartrios de Notas e Registro de Imveis, e nelas alegar, promover e requerer o que for preciso; enfim, praticar todos os demais atos que se fizerem necessrios para o melhor e mais completo desempenho deste mandato, inclusive substabelecer no todo ou em partes. Caso queira colocar um prazo de validade na procurao, indique: Esta procurao vlida at o dia _____/____/20____.
Com exceo de procuraes cujo prazo determinado por lei, como para a realizao de casamentos (em que o prazo de 90 dias), em geral as procuraes tm validade por tempo indeterminado, salvo quando explcito em seu texto, a pedido do outorgante, o seu prazo de validade.

NOTA l. Cdigo Civil art. 496. anulvel a venda de ascendente a descendente, salvo se os outros descendentes c o cnjuge do alienante expressamente houverem consentido. Pargrafo nico. Em ambos os casos, dispensa-se o consentimento do cnjuge se o regime de bens for o da separao obrigatria.

voltar

VENDA DE VAGA DE GARAGEM modelo

69

ao utilizar este modelo, lembre-se de preencher os dados especficos no texto abaixo


Neste modelo de procurao, so passados a um ou mais outorgantes:

poderes especficos para vender uma vaga de garagem correspondente ao seu apartamento n _____ , do Edifcio_________________________________ _______________, situado rua avenida __________________________ _______________________ , n ___________,cidade ______________________ , Estado _______________________ , constante do ttulo aquisitivo havido com ________ _____________________________________________________________________ , lavrado no ________________________________________________________ , devidamente registrado no _____________________________________________ , para o que poder praticar todos os atos necessrios para efetuar a transao, receber sinal, princpio de pagamento ou total, podendo estabelecer clusulas, condies e preos, assinar as necessrias escrituras pblicas, contratos particulares de qualquer natureza, livros, papis, guias, requerimentos, contratos e formulrios, juntar e retirar documentos, prestar declaraes, efetuar pagamento de impostos e emolumentos, transmitir direito, ao, domnio e posse, responder pela evico e se obrigando a dar a venda por boa, firme e valiosa, autorizar cancelamentos, averbaes e matrculas, representar perante bancos em geral, Caixa Econmica Estadual e Federal, podendo abrir, movimentar, transferir e encerrar contas bancrias, emitir, endossar, sacar e assinar cheques, fazer depsitos e retiradas mediante recibos, solicitar saldos e extratos de contas, requisitar tales de cheques, aceitar e receber quitao do que for pago; emitir notas promissrias correspondentes s prestaes que ficarem estabelecidas e praticar, enfim, todos os demais atos necessrios ao bom e fiel cumprimento do presente mandato, inclusive substabelecer. Caso queira colocar um prazo de validade na procurao, indique: Esta procurao vlida at o dia _____/____/20____.
Com exceo de procuraes cujo prazo determinado por lei, como para a realizao de casamentos (em que o prazo de 90 dias), em geral as procuraes tm validade por tempo indeterminado, salvo quando explcito em seu texto, a pedido do outorgante, o seu prazo de validade.

voltar

VENDA, CESSO OU TRANSFERNCIA DE VECULO modelo 70

ao utilizar este modelo, lembre-se de preencher os dados especficos no texto abaixo


Neste modelo de procurao, so passados a um ou mais outorgantes:

amplos, gerais e ilimitados poderes para o fim especial de vender, ceder ou transferir a quem convier, por preo e condies que ajustar o veculo de marca ______________ , modelo ______________ , de placa ____________ , de cor ____________________________ , (gasolina, lcool ou diesel) ____________ , chassi _________________________________ , ano ____________ ; podendo para tanto requerer, alegar e assinar o que preciso for, assinar e preencher formulrios ou requerimento, pagar taxas, apresentar documentos, emplacar e licenciar o veculo, requerer 2 a Via do Recibo, assinando-o, dar quitao, assinar o Certificado de Registro de Veculo, onde necessrio for, apresentando as documentaes que se fizerem necessrias, represent-lo(a)(s) perante o DETRAN e instituies financeiras, dando quitao, assinando recibos, ou onde for designado, con stituir advogado legalmente inscrito na OAB, e ao mesmo delegar poderes exigidos pelo Cdigo Civil Brasileiro, praticar, enfim, todos os demais atos necessrios para o bom e fiel cumprimento do presente mandato, podendo inclusive substabelecer. Caso queira colocar um prazo de validade na procurao, indique: Esta procurao vlida at o dia _____/____/20____.
Com exceo de procuraes cujo prazo determinado por lei, como para a realizao de casamentos (em que o prazo de 90 dias), em geral as procuraes tm validade por tempo indeterminado, salvo quando explcito em seu texto, a pedido do outorgante, o seu prazo de validade.

voltar

VENDER MVEIS E IMVEIS modelo

71

ao utilizar este modelo, lembre-se de preencher os dados especficos no texto abaixo


Neste modelo de procurao, so passados a um ou mais outorgantes:
poderes para o fim especial de prometer vender ou vender mvel(is) e imvel(is), especificamente o imvel localizado rua avenida ___________________________________________________ , n______________ ____________________ , bairro ________________________________________ , cidade ________________ , Estado _____________ , Brasil, para o que poder praticar todos os atos necessrios para efetuar a transao, receber sinal, princpio de pagamento ou total, podendo estabelecer clusulas, condies e preos, assinar as necessrias escrituras pblicas, contratos particulares de qualquer natureza, livros, papis, guias, requerimentos, contratos e formulrios, juntar e retirar documentos, prestar declaraes, efetuar pagamento de impostos e emolumentos, transmitir direito, ao, domnio e posse, responder pela evico e se obrigando a dar a venda por boa, firme e valiosa, autorizar cancelamentos, averbaes e matrculas, representar perante bancos em geral, Caixa Econmica Estadual e Federal, podendo abrir, movimentar, transferir e encerrar contas bancrias, emitir, endossar, sacar e assinar cheques, fazer depsitos e retiradas mediante recibos, solicitar saldos e extratos de contas, requisitar tales de cheques, aceitar e receber quitao do que for pago; emitir notas promissrias correspondentes s prestaes que ficarem estabelecidas e praticar, enfim, todos os demais atos necessrios ao bom e fiel cumprimento do presente mandato, inclusive substabelecer. Caso queira colocar um prazo de validade na procurao, indique: Esta procurao vlida at o dia _____/____/20____.
Com exceo de procuraes cujo prazo determinado por lei, como para a realizao de casamentos (em que o prazo de 90 dias), em geral as procuraes tm validade por tempo indeterminado, salvo quando explcito em seu texto, a pedido do outorgante, o seu prazo de validade.

NOTA 1. Cdigo Civil! art. 496. anulvel a venda de ascendente a descendente, salvo se os outros descendentes e o cnjuge do alienante expressamente houverem consentido. Pargrafo nico. Em ambos os casos, dispensa-se o consentimento do cnjuge se o regime de bens for o da separao obrigatria.

voltar

ndice de modelos de procuraes


CONSULADO GERAL EM FRANKFURT AM MAIN ............................................................................... 1 http://frankfurt.itamaraty.gov.br ...................................................................................................................... 1 M o d e l o s d e p r o c u r a e s ......................................................................................................................... 1 imveis .......................................................................................................................................................... 3 automveis ..................................................................................................................................................... 4 herana & partilha .......................................................................................................................................... 5 trabalho........................................................................................................................................................... 6 passar plenos poderes para outra pessoa ........................................................................................................ 7 INSS | PIS/PASEP | FGTS | CPF ........................................................................................................ 8 divrcio .......................................................................................................................................................... 9 crianas e adolescentes ..................................................................................................................................10 conta bancria, financiamento, imposto de renda, pagamentos.....................................................................11 casamento e divrcio .....................................................................................................................................12 ABERTURA DE FIRMA ......................................................................................................................................13 ABRIR MO DOS DIREITOS HEREDITRIOS ...............................................................................................14 AO TRABALHISTA - RECEBIMENTO DE INDENIZAO .....................................................................15 "AD JUDICIA" ......................................................................................................................................................16 AD NEGOTIA .......................................................................................................................................................17 AMPLOS PODERES .............................................................................................................................................18 ANUNCIA PARA DOAO OU VENDA DE IMVEL ENTRE ASCENDENTE E DESCENDENTES .....19 AUTORIZAO JUDICIAL E PASSAPORTE...................................................................................................20 AUTORIZAO JUDICIAL PARA CASAMENTO DO(A) FILHO(A) MENOR .............................................21 CASAMENTO .......................................................................................................................................................22 COMPRA E VENDA DE MOVEIS E IMVEIS .................................................................................................23 COMPRAR MVEIS E IMVEIS .......................................................................................................................24 CONTA BANCRIA (ENCERRAMENTO) ........................................................................................................25 CONTA BANCRIA (MOVIMENTAO) .......................................................................................................26 DESDOBRAMENTO DE TERRENO ..................................................................................................................27 DESEMBARAAR E RETIRAR BAGAGENS ...................................................................................................28 DESEMBARAAR, RETIRAR E ARMAZENAR MUDANAS.......................................................................29 DIVRCIO: AUTORIZAR ALGUM A CONSTITUIR ADVOGADO .............................................................30 DOAO DE IMVEL A TERCEIROS .............................................................................................................31 EMANCIPAO ..................................................................................................................................................32 EXUMAO E TRANSFERNCIA DE RESTOS MORTAIS ...........................................................................33 F.G.T.S. ..................................................................................................................................................................34 FINANCIAMENTO HIPOTECRIO ...................................................................................................................35 GUARDA DE MENOR .........................................................................................................................................36 GUARDA DE MENOR E OBTENO DA CDULA DE IDENTIDADE .......................................................37 GUARDA, REQUISIO DE PASSAPORTE E AUTORIZAO DE VIAGEM PARA MENOR .................38 HABILITAO PARA O CASAMENTO CIVIL ................................................................................................39 HOMOLOGAO DE SENTENA ESTRANGEIRA DE DIVORCIO NO BRASIL (STJ) (PARA ADVOGADO REQUERER) .................................................................................................................................40 IMPOSTO DE RENDA .........................................................................................................................................41 INSCRIO EM CONCURSOS PBLICOS ......................................................................................................42 INSCRIO NO CPF/MF ....................................................................................................................................43 INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL ..............................................................................................44

INVENTRIO ABRINDO MO DOS BENS......................................................................................................45 INVENTRIO E PARTILHA (OUTORGADO NO ADVOGADO) .................................................................46 INVENTRIO E PARTILHA (Advogado) ...........................................................................................................47 LOCAO DE IMVEL .....................................................................................................................................48 PERMUTA DE IMVEIS .....................................................................................................................................49 PETIO PARA REVOGAR UMA PROCURAO ........................................................................................50 PIS/PASEP .............................................................................................................................................................51 POUPANA ..........................................................................................................................................................52 QUITAO DE IMVEL ....................................................................................................................................53 RECADASTRAMENTO PREVIDENCIRIO.....................................................................................................54 RECEBER DOAO COM OU SEM RESERVA USUFRUTO (Adiantamento da legtima parte) ...................55 RECEBER INDENIZAO DO SEGURO ..........................................................................................................56 RECEBER VENCIMENTOS ................................................................................................................................57 RECEBIMENTO DE SALRIOS DEVIDOS ......................................................................................................58 RECONHECIMENTO DE PATERNIDADE........................................................................................................59 REGISTRO DE IMVEL .....................................................................................................................................60 REGISTRO DE NASCIMENTO ...........................................................................................................................61 REGULARIZAO DA DOCUMENTAO DE VECULO............................................................................62 REPRESENTAO NO PROCESSO DE DIVRCIO .......................................................................................63 REQUERER E TRANCAR MATRCULA DE UNIVERSIDADE ......................................................................64 REQUERIMENTO DO PASSAPORTE E AUTORIZAO DE VIAGEM DE MENOR ..................................65 RESCISO CONTRATUAL PERANTE DRT.....................................................................................................66 RETIFICAO DE REGISTRO DE NASCIMENTO .........................................................................................67 RETIRAR 2 VIA DA CARTEIRA NACIONAL DE HABILITAO ...............................................................68 RETIRAR CERTIDO DE PRONTURIO DA CARTEIRA DE MOTORISTA...............................................69 RETIRAR VECULO DO CONSRCIO .............................................................................................................70 REVOGAO DE MANDATO DE PROCURAO.........................................................................................71 SOLICITAO DE ATUALIZAO DE DOCUMENTO MILITAR ...............................................................72 SUBSTABELECIMENTO DE PROCURAO ..................................................................................................73 SUBSTABELECIMENTO (MODELO) ................................................................................................................74 TRANSCRIO DA ESCRITURA DE EMANCIPAO .................................................................................75 TRANSCRIO DE REGISTRO DE CASAMENTO .........................................................................................76 TRANSCRIO DE REGISTRO DE NASCIMENTO .......................................................................................77 TRANSFERNCIA DE COTA DE CONSRCIO ...............................................................................................78 TRANSFERNCIA DE IMVEL ........................................................................................................................79 VENDA DE PARTE IDEAL DE IMVEL ..........................................................................................................80 VENDA DE VAGA DE GARAGEM ...................................................................................................................81 VENDA, CESSO OU TRANSFERNCIA DE VECULO ...............................................................................82 VENDER MVEIS E IMVEIS ..........................................................................................................................83

Anda mungkin juga menyukai