Anda di halaman 1dari 3

As curvas de solubilidade so diagramas que indicam a variao dos coeficientes de solubilidade das substncias em funo da temperatura.

Por meio da anlise do grfico, observamos que regies abaixo da curva representam soluo no-saturada, sobre a curva, regio saturada e acima da curva, desde que as quantidades permaneam em soluo, regio supersaturada. O grfico abaixo representa a solubilidade de vrias substncias em funo da temperatura.

Observamos que a maioria das substncias aumenta a solubilidade com o aumento da temperatura. Podemos dizer, ento, que se trata de uma dissoluo endotrmica. Para uma substncia como Ce2(SO4)3, a solubilidade diminui com o aumento da temperatura; portanto, trata-se de uma dissoluo exotrmica. Este tipo de dissoluo facilmente observado para os gases. Refrigerantes promovem a formao de maior quantidade de espuma ao serem abertos quando se encontram a maiores temperaturas devido liberao de CO2 que estava inicialmente dissolvido. O grfico do coeficiente de solubilidade em funo da temperatura utilizado principalmente para informar a solubilidade de uma ou vrias substncias em funo da temperatura. Por exemplo:

Interpretando o grfico: na temperatura de 50 C, a quantidade mxima de KNO3 que se dissolve em 100 g de gua so 80 g. A soluo em questo saturada. para obtermos uma soluo saturada KNO3 a 40 C, basta dissolver 60 g de KNO3 em 100 g de gua. se resfriarmos uma soluo saturada de 50 C para 40 C, teremos um corpo de fundo igual a 20 g de KNO3. 200 g de gua a 40 C dissolvem no mximo 120 g de KNO3.

A mistura de duas ou mais substncias que apresenta aspecto uniforme, isto , mistura homognea, chamada de Soluo, e nela esto presentes o soluto e o solvente, essa definio se faz presente neste contexto. Coeficiente de solubilidade representado pela sigla Cs, e consiste na quantidade necessria do soluto para formar com o solvente uma soluo saturada em determinadas condies de temperatura e presso. Na prtica seria uma quantidade mxima de uma substncia que se conseguisse dissolver em um volume fixo de solvente sob uma temperatura constante. Dependendo da quantidade de soluto em relao quantidade de solvente, as solues podem ser saturadas. A soluo saturada possui uma quantidade de soluto mxima em uma determinada quantidade de solvente, veja um exemplo, a quantidade mxima de sal (NaCl) que se dissolve em 1 litro de gua a 20 C 360 g, ento: CsNaCl = 360 g/L (20C) Se uma soluo possui quantidade de soluto inferior ao coeficiente de solubilidade, pode-se dizer que uma soluo insaturada. A frmula usada para se calcular o Cs, com uma quantidade padro de massa (100 g) a seguinte: m1 = m2 Cs = 100 m1 Cs 100 m2 Com base nessa frmula fica fcil resolver a questo: uma soluo aquosa saturada de acetato de chumbo, que foi preparada com os devidos cuidados a uma temperatura de 18C pesa 45 g. Essa mesma soluo ao ser evaporada chega a um resduo slido de 15 g. Qual seria o coeficiente de solubilidade (Cs) deste resduo obtido temperatura de 18C? Cs = 100 m1 m2 Cs = 100 15 30 Cs = 50 g/100g

O resduo obtido temperatura de 18C possui o coeficiente de solubilidade = 50 g/100g. Veja mais: Classificao das Solues : Saiba como as solues se classificam de acordo com o estado de agregao.

Razo soluto/solvente: esta propriedade relaciona a quantidade de soluto em relao


quantidade de solvente, e classifica as solues em diludas, concentradas, saturadas e supersaturadas. Soluo diluda: a quantidade de soluto muito pequena em relao de solvente, sendo assim, a soluo se encontra completamente diluda. Soluo concentrada: quando a quantidade de soluto grande em relao de solvente, ou seja, a soluo no se encontra dissolvida. Soluo saturada: neste caso, a quantidade de soluto a mxima permitida para uma certa quantidade de solvente, em determinada temperatura. Soluo supersaturada: este um sistema instvel, pois a quantidade de soluto maior que a mxima permitida.

Natureza das partculas dispersas: as solues podem se classificar em moleculares e


inicas em funo da natureza das partculas dispersas. Soluo molecular: as partculas dispersas neste caso so molculas. Soluo inica: as partculas dispersas se encontram na forma de ons. Estas solues tambm so chamadas de solues eletrolticas, porque possuem a capacidade de conduzir corrente eltrica. Exemplo: Soluo aquosa de cloreto de sdio (NaCl). Observe os ons formados na reao: NaCl Na+ + Cl
-

Anda mungkin juga menyukai