Anda di halaman 1dari 27

Corridas de aventura: o mito do heri, a aventura e a representao mtica da natureza.

Adventure races: The hero's myth, the adventure and the mythical representation of nature.

Competencias de aventura: el mito del hroe, la aventura y la representacin mtica de la naturaleza.

Titulo abreviado: Corridas de aventura: smbolos e mitos.

Luiz Fabiano Seabra Ferreira e-mail: seabrafabiano@hotmail.com

Este artigo parte de uma dissertao de mestrado intitulada: Corridas de Aventura: construindo novos significados sobre corporeidade, esportes e natureza apresentada na Faculdade de Educao Fsica da Universidade de Campinas UNICAMP.

Corridas de aventura: o mito do heri, a aventura e a representao mtica da natureza.

As corridas de aventura so eventos esportivos que possuem caractersticas peculiares e seus participantes evidenciam subjetividades distintas daquelas encontradas nos atletas participantes dos esportes tradicionais. Foi realizada uma pesquisa qualitativa amparada pela antropologia complexa com o objetivo de refletir sobre o mito do heri e a mitificao da natureza encontrados nos discursos dos participantes de corridas de aventura. A anlise dos dados permitiu construir uma teia tecida com os discursos dos atletas e as teorias, formando uma espiral na qual a pesquisa de campo (entrevista semi-estruturada anlise de contedos) est entrelaada a pesquisa terica, constituindo uma totalidade. Os resultados evidenciam que a partir das vivncias ocorridas no decorrer das corridas de aventura os atletas expem simbolismos relacionados mitificao da natureza, bem como a incorporao do mito do heri em diversos contextos encontrados nesses eventos esportivos. Palavras chave: esportes; mitologia; heris; aventura; natureza

Adventure races: The hero's myth, the adventure and the mythical representation of nature.

The adventure races are sporty events that own peculiar characteristics and your participants evidence distinct subjectivities from those found in the participants athletes of the traditional sports. It was accomplished a qualitative research aided by the complex anthropology with the goal of reflecting about hero's myth and for mythicizetion of nature found in the speeches of the participants of adventure races. The data analysis allowed to build a web woven with athletes' speeches and the theories, forming a spiral in which the field research (interview semi-structured contents analysis) is interlaced the theoretical research, constituting a totality. The results evidence that from the existences occurred during the adventure races the athletes expose symbolisms related to mythicizetion of nature, as well as the hero myth incorporation in several found contexts in these sporty events. Key words: sports; mythology, heroes; adventure; nature.

Competencias de aventura: el mito del hroe, la aventura y la representacin mtica de la naturaleza.

Las carreras de aventura son los acontecimientos deportivos que poseen caractersticas peculiares y sus participantes evidencian subjetividades distintas de las que se encuentran en los atletas participantes de los deportes tradicionales. Se realiz una investigacin cualitativa ayudada por la antropologa compleja con el objetivo de reflexionar sobre el mito del hroe e la mitificacin de la naturaleza encontrado en los discursos de los participantes de carreras de aventura. El anlisis de los datos permiti la construccin de una red tejida con los discursos de los atletas y las teoras, formando una espiral en que la investigacin de campo (entrevista semi-estructurada - anlisis de los contenidos) es entrelazado la investigacin terica, lo que constituye una totalidad. Los resultados evidencian que los atletas realizan la producion de simbolismos relacionados con la mitificacin de la naturaleza, as como la incorporacin del mito del hroe en varios contextos encontrados en estos eventos deportivos. Palabras Clave: deportes; mitologa, hroes; aventura; naturaleza.

Introduo

Na atualidade, h uma grande nfase nas discusses abordando as questes que envolvem os ambientes naturais e artificiais, pois vivemos sob uma forte acelerao das transformaes tecnolgicas e scio-culturais. Pode-se observar diversas mudanas que se referem s atividades realizadas pelos homens em relao aos espaos que ocupam. Esto se delineando diferentes maneiras de o homem interagir com o ambiente e transform-lo, construindo novos significados sobre a temtica envolvendo o homem e a natureza. Adotou-se a definio de natureza segundo Carvalho (1994, p. 26), exprime uma totalidade, em princpio abstrata, que os homens concretizam na medida em que preenchem com suas vises de mundo. Buscando elaborar uma reflexo sobre a atualidade, Sevcenko (2001), por meio de uma metfora em que utiliza a montanha-russa como exemplo, diz que, na contemporaneidade, vivemos uma sndrome do loop em razo de uma extrema acelerao

das transformaes tecnolgicas que desorienta e nos submete a uma sensao de passividade e irreflexo. A questo central justamente o ritmo em que as mudanas se processam, pois mal se assimila uma determinada mudana ou mal se reflete sobre ela e, logo em seguida (ou, ao mesmo tempo), surgem novas transformaes. O autor prossegue dizendo que a crtica necessria e, para realizar tal empreendimento, deve-se desprender criando um distanciamento em relao a essa acelerao das mudanas. Pode-se observar o surgimento de novas prticas corporais e novas formas de relacionamento entre os seres humanos delineadas a partir dessas prticas. Refletir sobre os sujeitos e os novos significados elaborados pela interao advinda dessas prticas corporais mostra-se como uma possibilidade de compreender o fenmeno em questo, levando em considerao novos processos de sociabilizao. Nessa reflexo, essas prticas corporais sero designadas por esportes de aventura que, organizadas em forma de competio originaram as corridas de aventura. A mdia tem realizado uma grande explorao sobre essas novas atividades, porm so poucos os estudos acadmicos que interrogam e investigam esse assunto. De acordo com Betti (1998), a valorizao social das prticas corporais de movimento legitimou o aparecimento da investigao cientfica e filosfica em torno do exerccio e da atividade fsica, da motricidade ou do homem em movimento. Este artigo tem por objetivo, realizar reflexes pautadas nos imaginrios revelados pelos atletas participantes de corridas de aventura, no caso a Expedio Mata Atlntica (EMA). Essas vivncias revelam subjetividades carregadas de imagens, smbolos e significados relacionados percepo mtica da natureza e do mito do heri. O que se prope so olhares criativos, amparados por uma antropologia crtica, procurando observar alm dos aspetos competitivos, outras caractersticas relacionadas s subjetividades ocorridas entre os participantes desse evento esportivo. Foram utilizados vdeos produzidos pelos organizadores da EMA e para a coleta dos dados foi empregada a entrevista semiestruturada registrada com auxilio de um mini gravador. Foi empregada a anlise de contedo dos dados, proposta por Chizzotti (1991, p. 98), cujo objetivo compreender criticamente o sentido das comunicaes, seu contedo manifesto ou latente, as significaes explicitas ou ocultas.

As entrevistas obtidas com os sujeitos possibilitaram construir uma descrio sobre os significados atribudos s diversas vivncias ocorridas no decorrer da competio (EMA). De acordo com Maffesoli (2001, p. 113 123):
[...] durante as descries pouco se importa com a iluso da verdade, que no prope um sentido definitivo das coisas e das pessoas, mas que se empenha sempre em manter-se a caminho. O prprio da descrio justamente, o respeito ao dado mundano [...] metodologicamente, sabe-se que a descrio uma boa maneira de perceber, em profundidade, aquilo que constitui a especificidade de um grupo social.

Os escritos de Roger (1999, p. 89) enfatizam a necessidade de uma antropologia complexa que possibilite uma nova viso sobre fenmeno humano. Nesse sentido, o autor expe que a velha antropologia operava a partir de uma viso simplista, reducionista e dicotomizada sobre o humano. A antropologia complexa baseia-se no mtodo proposto por Edgar Morin, no qual se delineia um novo caminho epistemolgico, a partir de uma abordagem complexa sobre o fenmeno humano. A idia de uma epistemologia da complexidade diz respeito a todos os nveis do real: fsico, biolgico, antropolgico, sociopoltico. As complexidades antropolgica, sociolgica, tica, poltica, histrica pois estes so os nveis mais importantes em que o homem encontra o seu modo de estar no mundo devem ser entendidas como diferentes faces de uma mesmo fenmeno: o fenmeno humano.

As Corridas de Aventura

De acordo com Paterson (1999), o termo corridas de aventura surgiu no incio dos anos 80 na Nova Zelndia. Este termo designa uma nova forma de competio, em que o homem utiliza obstculos naturais (rios, montanhas, florestas e outros ambientes naturais) para a prtica de atividades fsicas, como: moutain biking, rafting, canoagem, trekking com orientao1, tcnicas verticais2 e natao. As origens das corridas de aventura esto ligadas corrida multi-esportiva (corrida em montanha, canoagem e mountain biking) realizada na Nova Zelndia, chamada Coast to Coast. A primeira edio aconteceu em 1980 e foi o primeiro evento multi-esportivo realizado em ambiente natural. O desenvolvimento das corridas de aventura se deu a partir da criao da Coast to

Coast e de outra corrida conhecida como Alpine Ironman. Logo depois os americanos lanaram o Alaska Mountain Wilderness Classic, com incio em 1983. Enquanto o Coast to Coast se tornou um dos mais prestigiados eventos multiesportivos, o Alaska Mountain Wilderness no ficou muito conhecido. O passo seguinte para o crescimento da popularidade das corridas de aventura foi a criao do Raid Gauloises (comumente conhecido como Raid), realizado pela primeira vez na Nova Zelndia, em 1989, a primeira corrida multiesportiva de longa durao, quando foi exigida a formao de equipes mistas. A criao dessa corrida foi um marco para a transformao do esporte, pois envolvia, numa mesma competio, homens e mulheres, criando assim um novo significado para as corridas de aventura. A possibilidade da mulher competir numa mesma equipe em que homens competem caracteriza uma nova forma de organizao esportiva. Criado por Gerard Fusil, o Raid rapidamente popularizou as corridas de aventura na Europa (principalmente na Frana, pas de Fusil), Austrlia e Nova Zelndia, por meio do marketing da empresa de Fusil. Para muitos, o evento foi visto como o maior teste de resistncia humana. O Raid Gauloises passa por locaes diferentes em todo o mundo, anualmente. Apesar de ser bastante conhecido e ter um rpido crescimento na Europa, Austrlia e Nova Zelndia, essas atividades eram praticamente desconhecidas na Amrica do Norte, at o momento em que Mark Burnett, empresrio e competidor de duas edies do Raid Gauloises criou o Eco-Challenge e firmou parceria com o Discovery Channel para transmitir o evento em todo o mundo. A primeira corrida aconteceu em Utah em 1995 e conseguiu alcanar o mesmo status do Raid. Desde ento, muitas corridas surgiram em todo o mundo, principalmente os eventos com um e dois dias de durao. No Brasil, a primeira corrida de aventura foi realizada no ano de 1998 e se chamou Expedio Mata Atlntica (EMA), tendo como organizador o empresrio paulista Alexandre Freitas. De acordo com a Expedio Mata Atlntica (2002), o conceito da EMA, unir o esporte, a aventura e a preocupao com a preservao ambiental. Para isso acontecer, os organizadores desenvolvem, no perodo da corrida, um projeto scioambiental envolvendo os atletas e as comunidades que esto no entorno da rea percorrida. Observando o contedo de tais projetos, pode-se perceber que possuem uma caracterstica assistencialista de curta durao. Eles so de pequeno porte, mas j significam um avano no que se refere ao desenvolvimento de projetos sociais que possibilitem, minimamente,

um contato entre os diversos atores sociais. A Expedio Mata Atlntica uma competio, na qual participam atletas organizados em equipes de ambos os sexos (equipes mistas), dispostos a realizarem diversas atividades para alcanarem um objetivo no menor tempo, exigindo o mximo de suas resistncias fsicas e mentais. Orientam-se por bssolas e mapas, por dias e noites ininterruptos, em regies pouco exploradas pelo homem. O objetivo das equipes realizar o percurso definido pela organizao e, para isso, devem alcanar os postos de controle (PC) e/ou reas de transio (AT) espalhados ao longo do percurso. Os postos de controle (PCs), so locais nos quais as equipes devem confirmar sua passagem atravs de registros realizados pela organizao da prova, j a rea de transio (AT) o local onde esto os equipamentos das equipes. Nesse local os participantes realizam troca de modalidade esportiva, do manuteno em equipamentos e carregam as mochilas com suprimentos. Os atletas tambm podem descansar nas reas de transio. Vale frisar, que os atletas participantes da EMA devem realizar um projeto scioambiental de pequeno porte. Segundo a Expedio Mata Atlntica (2002), os projetos scio-ambientais tm como objetivo alertar e informar sobre diversos temas (sade, educao ambiental, entre outros) colaboradores de toda sorte e, principalmente, as comunidades prximas ao percurso da prova. As corridas de aventura se originaram numa poca em que algumas pessoas estavam procurando um contato por meio de atividades fsicas com ambientes que possussem caractersticas (naturais) diferentes daquelas encontradas em ambientes urbanos (artificiais). Essas atividades fsicas realizadas em ambientes no artificializados

representavam um rompimento com o chamado esporte tradicional institucionalizado, pois, as mesmas no necessitavam de regras, nem espaos demarcados ou cronometragem. As pessoas que, na atualidade, participam de corridas de aventura, de certa forma, j possuam, antes, algum contato com atividades outdoor. Betrn & Betrn (1995, p. 15) analisam essas novas atividades da seguinte forma:
Cada sociedade, em cada poca, tem sua prpria cultura corporal relacionada aos seus parmetros ideolgicos, tcno-econmicos, sociais e, claro culturais. A idia de corpo, os usos, hbitos e costumes, movimentos que suscitam, prticas corporais e atividades fsicas recreativas que aparecem neste perodo se inscrevem na mentalidade da poca.

A busca por ambientes naturais e as criaes de novas atividades fsicas que possussem caractersticas diferenciadas dos esportes tradicionais modernos tambm

estavam ligadas busca de uma aventura selvagem, por meio da procura interminvel pelo desafio e conhecimento dos limites humanos. Essas atividades que ligam o homem ambientes naturais possuem caractersticas que denotam possibilidades de se viver uma aventura, pois a incerteza, o risco e a acelerao so caractersticas predominantes em algumas dessas novas prticas. Nas corridas de aventura o risco est presente de forma controlada e minimizada pelos organizadores da prova. Esta forma de risco est associada a uma possibilidade de experimentar fortes emoes, porm sem oferecer grande perigo para os sujeitos que vivenciam estas atividades. H um desafio em relao aos riscos e ao medo, enfatizando sensaes prazerosas que emergem a partir dessa combinao. Dessa forma, os atletas constroem imagens e significados de acordo com as experincias vivenciadas. O aumento na percepo dos riscos pode estar relacionada instabilidade vivida na atualidade, pois se observa um rompimento com os conceitos disseminados na modernidade. Para Maffesoli (2004) a atualidade pode ser compreendida a partir da antinomia de valores que afetam toda estrutura social. Nessa perspectiva o risco e a insegurana so caractersticas marcantes da atualidade, pois podem ser observados a partir das transformaes scio-culturais que se delineiam, como uma forte presena em diversas instncias, como na poltica, economia e no prprio cotidiano das grandes cidades. Nesse contexto, esto emergindo novas formas de se compreender os valores, a tica, a cincia e o prprio ser humano. De acordo com Giddens (1991, p. 12), vivemos num momento em que muitos de ns temos sido apanhados num universo de eventos que no compreendemos plenamente, e que parecem em grande parte estar fora de nosso controle. Outra caracterstica que emerge com grande fora na atualidade o ambientalismo surgido a partir das contestaes ocorridas nas dcadas de 60 e 70. Esse movimento visava a uma ruptura com o paradigma proposto pela modernidade, que enfatizava os desenvolvimentos tcnicos, cientficos e econmico sem limites. Nessa poca eclodiram diversas manifestaes que tinham por objetivo expor sociedade os problemas desencadeados a partir do uso excessivo de uma racionalidade tcnico-cientfica. Dentre elas, podemos destacar o movimento de contra cultura que tinha por objetivo romper com a cultura de massa que se desenvolvia naquele momento histrico. Outra caracterstica que se

expressa concomitantemente com o movimento ambientalista o movimento feminista que visava contestar e romper com os papis sociais impostos pela racionalidade moderna. Tambm se pode observar que h um movimento entre as pessoas direcionando suas energias e procurando construir um espao de troca, no qual h encontros para vivenciar experincias em comum. Maffesoli (1998) chama esse movimento de tribalizao que caracterizado pela busca de novas formas de sociabilizao. As corridas de aventura demonstram ser um potencial espao de intercmbio cultural e afetivo. Esse compartilhar denota uma possibilidade de transformao no que se refere s formas de relacionamento entre as pessoas. Nesse contexto, cabe ressaltar o surgimento das corridas de aventura como uma forma diferenciada de se conceber o esporte, a competio, o corpo e o ambiente natural. De acordo com Beal et ali (apud KAY & LABERGE 2002), os discursos relacionados a essa nova cultura esportiva tendem a rejeitar os valores disseminados pelos esportes tradicionais (competio, mensurao e regras) em favor de valores menos rgidos caracterizados pela experimentao de sensaes que favoream o autoconhecimento. A partir da primeira edio da EMA, iniciou-se uma transformao no cenrio esportivo nacional: vrias outras corridas de aventura foram organizadas, e a atividades envolvidas nessas competies ganharam uma grande popularidade num pequeno espao de tempo. Um dos motivos para o rpido crescimento desse novo segmento a grande diversidade de locais propcios para as prticas.

O espao que possibilita a realizao das corridas de aventura: a aventura, o mito do heri e a representao mtica da natureza.

Da Silveira (1996) diz que os mitlogos modernos vem no mito a expresso de formas de vida, de estruturas de existncia, ou seja, de modelos que permitem ao homem inserir-se na realidade. So modelos exemplares de todas as atividades humanas significativas. Os escritos de Durand (1988) ressaltam a importncia contida na imaginao simblica, que representa um fator de equilbrio biolgico, psquico e sociolgico. O autor expe que existem duas formas de a conscincia representar o mundo. Uma, direta,

10

segundo a qual o objeto parece estar presente na prpria conscincia, como na percepo ou na simples sensao. A outra, indireta, em que o objeto no se doa conscincia, pois no est presente em carne e osso. Como exemplo, cita-se a imaginao de algo, ou as lembranas de algum acontecimento do passado. O objeto que no est acessvel percepo e aos sentidos representado por um signo eternamente privado do significado, e veremos que esse signo longnquo nada mais do que o smbolo (p. 12). O smbolo a representao de algum significado acessvel imaginao, mas no passvel de ser reduzido apenas a uma descrio lingstica. O autor se apia nas idias de Jung definindo o smbolo como a melhor figura possvel de uma coisa relativamente desconhecida que no se saberia logo designar de modo mais claro ou caracterstico (p.14). Mais a frente ele diz que o simbolismo se relaciona ao no-sensvel, ao inconsciente, metafsico ou ao suprareal, pois difcil perceber as coisas ausentes ou que no enxergamos. O smbolo tem valor para si prprio, pois ele nos remete a uma representao concreta, admitindo um valor abstrato que no pode ser confirmado pela percepo.
O smbolo enquanto signo que remete a um indizvel e invisvel significado, sendo assim obrigado a encarnar concretamente essa adequao que lhe escapa, pelo jogo das redundncias mticas, rituais, iconogrficas que corrigem e completam inesgotavelmente a inadequao (p.19).

O smbolo conduz a um conhecimento que jamais poder atingir a objetividade cientfica, dado o seu significado imerso na imagem representativa, apreendida numa subjetividade mergulhada no simbolismo. Nesse sentido, evidencia-se que, nos mitos, a subjetividade sofre influncias scio-culturais. Pode-se ressaltar o compartilhar de imagens e smbolos pelos atletas participantes da EMA, pois no decorrer da corrida os sujeitos esto imersos em ambientes naturais no quais os significados mitolgicos da natureza vo se manifestando de acordo com as vivncias dos atletas. O contato com a floresta, o mar, os rios e outros elementos naturais, despertam arqutipos mitolgicos que se manifestam na conscincia, e a partir desse desvelar se cria a possibilidade de reconhecer essas manifestaes numa profunda contemplao do ser, do natural, da existncia e da vida na sua plenitude percebida como um todo indissocivel . Nesse contexto, so reveladas estruturas primordiais que habitam a conscincia humana. Para Crippa (1975, p. 35) os mitos no so uma forma simblica, mas, sim, o campo onde surgem as formas simblicas. O arqutipo ou uma proto-forma seria uma forma

11

possvel de conceber o mito. Somente a partir da Literatura e da Filosofia, que separam o mundo aparente do mundo real, tornou-se possvel reduzir o mito a uma forma simblica. Antes da reflexo especulativa, h um encontro direto e emocional com o mundo e a realidade. Dessa forma, a apreenso da experincia mtica antecipa a reflexo sobre esse momento. A experincia mtica no desapareceu, e os mitos sobrevivem diante do progresso da reflexo e da razo terica:
Ainda hoje podemos ver as coisas de maneira direta, imediata, emocional e profundamente simptica, tomando parte nos sentimentos e emoes da vida cotidiana (p. 37).

O autor prossegue dizendo que o mito uma manifestao de uma totalidade indefinvel. As definies apenas justificam-se enquanto tentativas de aproximao visando o esclarecimento de uma realidade fundamental que deseja compreender. Nesse contexto, torna-se evidente que as questes mitolgicas extrapolam a dimenso racional humana, pois atinge outros nveis de conscincia que esto alm da razo. Cabe ressaltar, algumas manifestaes sensveis demonstradas pelos participantes da EMA como exemplos de percepes da realidade a partir de uma razo sensvel, ou melhor, de uma sensibilidade intuitiva que ainda no foi contaminada pela dimenso mental ordinria, racional, formal, e lgica, pois as experincias sensoriais captam as sutilizas que a racionalidade toma como referncia para elaborar os pensamentos, as idias ou outras formas pr concebidas da realidade. Aqui o mito do heri surge com intensidade na conscincia de alguns atletas, pois eles se deparam com os desafios inerentes a EMA, necessitando muito mais do que a razo lgica para superar tais obstculos. Nesse contexto, os mitos surgem como arqutipos atuando nas estruturas psico-mentais dos atletas. Se faz necessrio o estudo aprofundado dessas estruturas. As questes mitolgicas (desde a Grcia Antiga at a atualidade) sempre estiveram presentes nas pesquisas histricas (mitopoeta Joseph Campbell), psicolgicas (arqutipos inconsciente coletivo Carl G. Yung), ou antropolgicas (A estrutura dos mitos Claude Lvi-Strauss). Esses so apenas alguns exemplos para ilustrar o interesse nos estudos sobre o mito. Os mitos podem ser entendidos como um ingrediente vital para os humanos, representando uma realidade viva e carregada de significados.

12

Neste estudo, vale salientar que se privilegiam duas abordagens sobre os mitos: uma primeira relacionada concepo mitolgica de Joseph Campbell, e a segunda relacionada compreenso Jungiana sobre o tema. Patai (1974) diz que os estudos mitolgicos de Campbell estavam voltados para a histria das religies do homem primitivo, oriental, ocidental, antigo e contemporneo. Campbell consagrado pelos seus estudos sobre o mito do heri.
Suas pesquisas tinham por objetivo tentar compor num quadro s, as novas perspectivas que se abriram nos campos do simbolismo, da religio, da mitologia e da filosofia comparadas pela erudio dos ltimos anos (CAMPBELL apud PATAI, 1972, p. 60 61).

Jung (1964) constri uma simbologia relacionada aos temas mitolgicos. Os mitos formariam os arqutipos que so energias psquicas que inspiram e influenciam os comportamentos e as idias. So grandes modelos de expresso que estruturam imagens contidas nas artes, na literatura e outras manifestaes culturais que se manifestam no inconsciente3 tanto individual, quanto coletivo. Essas manifestaes estariam contidas nos sonhos e, por meio deles, poderamos ter acesso a esse material que emerge do inconsciente. Um colaborador de Jung, chamado Joseph L. Henderson (1964, p. 110 - 112), diz que, tanto nos mitos antigos (Grcia e Roma), quanto nos homens modernos podemos perceber a manifestao do mito do heri. Esse mito o mais conhecido em todo mundo.
O mito do heri tem um poder de seduo dramtica e flagrante e, apesar de menos aparente, uma importncia psicolgica profunda [...] atribuio essencial do mito herico desenvolver no indivduo a conscincia do ego o conhecimento de suas prprias foras e fraquezas de maneira a deix-lo preparado para as difceis tarefas que a vida lhe h de impor.

Da Silveira (1996, p. 140) explora as concepes de Jung e utiliza-se do mito do drago-baleia para exemplificar a aventura do heri numa batalha de vida ou morte. De acordo com a autora:
O heri, respondendo ao apelo da aventura, desvincula-se dos laos da famlia e das rotinas fceis da vida cotidiana. Enfrenta perigos terrveis. Acaba sendo devorado por uma baleia monstruosa, o que significa mergulhar no inconsciente, no mundo ardente dos desejos, das emoes, dos instintos, onde coexiste toda sorte de escrias junto a valores preciosos. A dentro ele faz a travessia martima noturna. A sada do heri atravs da goela da baleia simboliza sua libertao das trevas da inconscincia. Ele consegue escapar do redemoinho dos desejos e das emoes. Poder tomar alguma distncia dos tumultuosos acontecimentos que antes o arrastavam como um autmato. Pensa, raciocina, renasce num nvel superior de conscincia. O mito encarna o ideal de todo ser humano: a conquista da prpria individualidade.

13

Pode-se encontrar a manifestao do arqutipo do mito do heri nos atletas da atualidade. Essa manifestao mitolgica pode ser observada desde a antiguidade, at os dias de hoje, nos esportes modernos. Crippa (1975) diz que h uma conscincia mtica que sobrevive no tempo e antecipa todas as formas de conscincia, pois os eventos mticos possuem uma atemporalidade. Dessa forma, diz-se que as questes mitolgicas atravessam o tempo sem perder sua fora e significado. Nesse contexto, podemos perceber que diversos mitos se manifestam na atualidade. Nesse sentido, muitos atletas j incorporaram e vivenciaram o mito do heri. Observa-se uma notria expresso de superioridade naqueles incorporam o mito do heri, pois aquele que realiza um grande feito esportivo logo considerado um exemplar de dedicao, perseverana, confiana e expresso de poder. Nas corridas de aventura o atleta que supera as adversidades decorrentes do evento esportivo so considerados heris pelos meios de comunicao que veiculam imagens de superao, dor, sofrimento expondo as mazelas vividas pelos participantes. Nesse contexto, a imagem de heri super valorizada pela mdia. Rubio (2001) enfatiza que o imaginrio esportivo contemporneo est repleto de exemplos de atletas que vivenciaram, ou vivenciam o mito do heri, como exemplo, a autora cita uma srie de atletas que vivenciaram essa mitificao: Adhemar Ferreira, Zico, Ayrton Senna, Pel. O heri aquele que consegue realizar algum feito que um ser humano comum no conseguiria. Nos esportes de rendimento isso se torna visvel no decorrer da carreira esportiva: muitos atletas saem do anonimato e ocupam um lugar na mdia e no imaginrio coletivo de acordo com suas realizaes. Essa ascenso est condicionada aos resultados que o atleta obtm. Quanto maiores forem os resultados (medalhas de ouro, quebra de recordes, trofus, ttulos, entre outros), maior ser sua apario no meio esportivo e na sociedade como um todo. Rubio (op. cit.) indica que a construo desses mitos facilitada pela espetacularizao do esporte. A mdia de massa seria responsvel pela divulgao das imagens sobre essas personalidades que ocupam o cenrio esportivo nacional e internacional.

14

Helal (apud RUBIO, op. cit., p. 97) diz que:


Um fenmeno de massa como o esporte no consegue se sustentar por muito tempo sem a presena de heris, estrelas ou dolos, uma vez que eles levam as pessoas a se identificarem com aquele evento.

Na atualidade, as corridas de aventura representam uma nova categoria de competio esportiva em que emergem diferentes tipos de imagens sobre os atletas que participam destas atividades. Nessas competies, os participantes se vem diante de uma srie de desafios que exigem elevado empenho e sacrifcio para super-las. Dessa forma, evidencia-se que, ao enfrentar tais desafios, os atletas incorporam o mito do heri, pois h uma srie de provas que tm que realizar para chegar ao objetivo final. Como exemplo, cita-se a longa distncia a ser percorrida na EMA. Nesse trajeto os participantes vivenciam situaes extremas, exponde seus corpos e mentes aos limites. O discurso do atleta Alexandre, estudante de Ps-graduao em Cincias Biolgicas e participante da EMA 2000, evidencia este desgaste.
[...] Voc est l naquele perrengue4 real, o negcio real, voc est realmente mal, de cansao, de tudo. No interessa, voc, a to mal, chama o [...], no, eu vou pra casa [...], no existe isso, porque os caras que j vo para isso, e termina pelo menos uma corrida dessas, j tem essa ndole, de ir e ter um objetivo final, isso a, eu vou, e no interessa o que seja, mais isso no uma coisa suicida, esse o ponto.

Algumas declaraes de atletas indicam uma reflexo sobre a motivao que os levava a participar desse tipo de prova. A questo da auto-superao, do auto-conhecimento e do prazer de realizar determinadas tarefas para concretizar o objetivo de terminar a prova so notrios em alguns discursos coletados.
[...] Tive que aprender muita coisa para participar (orientao, preparo fsico), muita coisa legal, corridas de aventura em si uma das coisas mais legais que tem, de intensidade de coisas para fazer, sabe !? De coisas que acontecem na sua vida, p, voc v a EMA por exemplo ! Voc fica seis dias, pelo menos o que eu fui, fiquei de segunda at sbado, p [...] voc fica paste durante dois meses depois que voc volta, voc fica maluco, voc v tanta coisa, tanta coisa, acho que voc fica acordado por tanto tempo, vendo tanta coisa nova e fazendo tanta coisa, que voc pira um pouco, por isso que atrai muito a galera, pode perceber, nego fica louco para fazer a corrida, o cara faz uma e logo quer fazer outra, igual a um vcio, o cara fica alucinado com a corrida, porque um bagulho que choca mesmo, sai daquele esquema, voc est acostumado com a sua vida inteira [...], quando que na sua vida voc vai passar cinco dias por exemplo, com um objetivo que no muito l [...], no um objetivo que vai engrandecer sua vida inteira, mais uma coisa do tipo que voc tem que chegar, voc tem que fazer, no existe problema pra isso, voc tem que ir eliminando, voc est cansado voc vai, se dorme andando, se para, onde voc para, voc capota dormindo, voc fica perdido porque voc est completamente maluco, voc no consegue nem

15

raciocinar direito no mapa [...], quando eu fiz o EMA eu uma experincia muito baixa, pouca experincia em navegao. (Alexandre, estudante de Ps-graduao em Cincias Biolgicas e participante da EMA 2000).

Esses desafios se constituem num ritual de passagem em que os atletas percorrem um caminho at finalizar sua trajetria realizando o feito herico (neste caso, a finalizao da prova). Nesse sentido, a EMA pode ser entendida como uma odissia herica, visto que exige o sacrifcio para superar os obstculos, caracterizando a ascenso do heri alcanando o local sagrado e mstico. O impossvel atingido apenas pelos deuses. Dessa forma, os atletas se aproximam destas entidades por realizarem feitos hericos. Esse exemplo demonstra que o ritual precede o mito, pois, para incorporar o mito do heri, o atleta tem que se submeter ao ritual que se finaliza na imagem do mito herico. De acordo com Patai (1974), alguns mitlogos (Gilbert Murray e A. B. Cook, entre outros) formam a escola do mito e do ritual. Esses pesquisadores afirmam que os rituais tm fortes ligaes com os mitos, eles dizem que os ritos do origem aos mitos. Cabe ressaltar que, no processo ritual, h a construo de imagens relacionando o rito ao mito. Nas corridas de aventura, as imagens que os atletas e os telespectadores formam se aproximam do homem aventureiro. A aventura parece ser um signo muito difundido em nosso cotidiano, possuindo um elevado valor simblico no imaginrio social. Na atualidade, o adjetivo aventureiro est relacionado a um estilo de vida que denota um sentido de liberdade para o sujeito que vivencia a aventura. Esta liberdade estaria condicionada exceo da lgica do cotidiano, buscando novas vivncias, principalmente em contato mais prximo com a natureza na sua forma original, com poucas modificaes feitas pelo homem. Nesse contexto, o sujeito incorpora o papel de aventureiro. As declaraes do atleta Marcos, participante da EMA 2000 e 2001, apontam para a sada do cotidiano buscando vivenciar situaes que possibilitem novas emoes, pois o dia-a-dia caracterizado como rotineiro e pasteurizado. Ele diz que a aventura (corridas de aventura) uma possibilidade de vivenciar a liberdade. Costa (2000, p. 38), apoiando-se nas idias de Zuckerman, diz que existe uma construo social do aventureiro.
So personalidades com pr-disposies biolgicas para receber estmulos mximos, como pessoas que tm a necessidade de sensaes e de experincias novas, complexas e variadas, e o desejo de correr riscos fsicos e sociais por

16

prazer; e visto por outros membros da sociedade como excntricos, como loucos, eles vo construindo a identidade de caador de emoes, da ausncia de comprometimento com qualquer situao e da prevalncia da sensao de imortalidade.

Ainda segundo a autora, a aventura pode ser entendida como uma arte de viver, pois o aventureiro possui caractersticas singulares que o diferenciam dos demais indivduos na sociedade. Aventurar-se , acima de tudo, viver situaes em que o risco e a imprevisibilidade esto presentes; o desafio do auto-conhecimento e da transcendncia dos prprios limites em busca de um desenvolvimento pessoal, uma vez que exige coragem e audcia para superar os obstculos. O envolvimento com as situaes vivenciadas nas corridas de aventuras fica explcito nos depoimentos coletados: os atletas sentem-se atrados pela possibilidade de exceder o cotidiano, vivendo, assim, uma espcie de transe (o fluir), que os coloca em outra dimenso com caractersticas muito peculiares. O corpo como primeiro referencial est imbudo de diversas sensaes que dificilmente so vivenciadas no mbito urbano, como a liberdade para expressar-se no se preocupando com regras, normas, ou como diz a atleta Karina (estudante de Educao Fsica, participante da EMA 2000 e 2001) ser amoral, fugir dos padres, libertar-se de todos os papis que somos obrigados a representar na sociedade cosmopolita. Talvez essas palavras forneam indcios para uma reflexo sobre a opresso vivenciada nos grandes centros urbanos. A aventura est ligada ao mundano: nesse sentido, ela significa a possibilidade de um renascimento, uma ressignificao da corporeidade e da subjetividade num contato mais ntimo com a prpria existncia. As sensaes experimentadas durante os momentos de aventura provocam uma satisfao interior e instigam o sujeito a compreender seus prprios limites, medos, inseguranas, prazeres e outros sentimentos possivelmente experimentados nesses momentos. Assim, as corridas de aventura representam uma possibilidade para os sujeitos estarem vivenciaram situaes de aventura. Os depoimentos de Karina, estudante de Educao Fsica, participante da Ema 2000 e 2001, evidenciam a satisfao decorrente da vivncia dessa experincia mxima. Segundo a Atleta:
A EMA uma corrida muito gostosa de correr, uma corrida muito prazerosa de correr, dificilmente voc encontra uma corrida to gostosa de correr. As outras

17

corridas so legais de correr, mais como elas so curtas voc v o final da corrida. Na EMA voc no v o final, voc corre e como se voc tivesse virado um bicho, e aquilo l sua vida, ento, depois do terceiro dia e voc sabe que ainda faltam uns trs dias pela frente, voc corre sem pensar em parar, sem pensar no final, voc corre para sobreviver, as tarefas so essas, vamos ter que fazer isso e vamos embora. Voc est totalmente focado na corrida, a corrida sua meta de vida, e voc no traz preocupaes de fora, esse um lance interessante. A corrida longa, ento, voc tem muito tempo para se distrair da vida real. muito chocante, e voc fica muito bitolado naquilo ali.

O atleta Carlos, competidor de Moutain Bike - participante da EMA 2000 e 2001, relata que:
A experincia de participar da EMA inacreditvel, acho que uma das coisas mais legais que eu j fiz do ponto de vista da intensidade emocional. Voc fica fora do ar e, depois da corrida, rola uns fragmentos do que acontecia no meio do nada, da noite, acontecia uns negcios muito loucos.

Para Alexandre, estudante de Ps-graduao em Cincias Biolgicas e participante da EMA 2000, participar de uma corrida de aventura possibilita um prazer muito intenso. Ele descreve suas vivncias da seguinte forma:
Voc curte muito a corrida, absurdo [...] A curtio voc estar no meio do mato com a galera que voc gosta, a nossa equipe muito unida, ns sempre competimos juntos [...] gostoso ir conversando na mata, estar no meio da natureza. A gente sabe que vai bem quando est unido, curtimos o meio ambiente, faz parte dele [...] Saber que uma minoria participa desse tipo de atividade, so poucos que se propem a fazer uma coisa assim, e desses que se propem, poucos so os que conseguem chegar ao final.

Simmel (1988, p. 14) explora o sentido de aventura dizendo que, fora do contexto que caracteriza o cotidiano, ocorre a possibilidade da aventura em novos contextos.
O que caracteriza o conceito de aventura e o distingue de todos os fragmentos da vida [...] o fato de que algo isolado e acidental possa responder a uma necessidade e abrigar um sentido. Algo assim somente se converte em aventura quando entra em jogo essa dupla interpretao: que uma configurao claramente delimitada por um comeo e um final incorpore, de alguma maneira, um sentido significativo e que, apesar de toda a sua acidentalidade, de toda a sua extraterritorialidade frente ao curso contnuo da vida, vincule-se com a essncia e a determinao de seu portador em um sentido mais amplo, transcendente aos encadeamentos racionais da vida e com uma misteriosa necessidade.

Feixa (1995) apresenta uma viso funcionalista sobre os esportes de aventura, dizendo que as pessoas ao procurarem praticar atividades fsicas em ambientes naturais, tm como objetivo fugir da rotina dos grandes centros urbanos, realizando atividades que no faam parte do cotidiano e buscando uma reaproximao com os elementos da natureza. Para refletir sobre o significado de aventura na Expedio Mata Atlntica (EMA), preciso situ-la enquanto possibilidade de ocupao dos espaos naturais. Essas

18

competies privilegiam ambientes que sofreram poucas modificaes causadas pelas aes humanas. Os organizadores da prova procuram locais de difcil acesso, onde haja poucas atividades humanas. Dessa forma, os locais escolhidos para a realizao das corridas visam a um rompimento com a imagem dos ambientes urbanos, artificiais, controlados e demarcados. Essa busca pelos locais de difcil acesso est ligada imagem de aventureiro, de desbravador dos competidores e, conseqentemente, faz com que os sujeitos evidenciem um sentimento de liberdade (rompimento com o cotidiano) expresso nessas vivncias. Nas corridas de aventura, a natureza entendida como um pano de fundo em que se desenrolam diversas atividades. De acordo com Marinho (1999), a natureza ficou reduzida a um cenrio teatral frente do qual os protagonistas se empurram para seus limites fsicos.
A natureza tornou-se metfora para os obstculos e dificuldades que ocorrem na vida real, representando, com essa definio, a superao de limites ou lies de vida para indivduos ou grupos, atravs da prtica esportiva (p. 37).

H uma reificao da natureza enquanto espao de celebrao e contemplao da vida. Dessa forma, a mitificao da natureza est presente na simbologia construda pelos atletas da EMA. A contemplao da beleza esttica est presente nos discursos dos atletas. H uma valorizao das paisagens. Nos vdeos produzidos pelos organizadores da EMA, so mostrados, com grande nfase, a beleza das paisagens naturais, a floresta, os rios, o mar, a fauna e a flora.
Olha! Esse lugar maravilhoso! Eu vim aqui para ver coisas bonitas! [Observao feita por uma atleta (no identificada) participante da EMA Amaznia 2001].

Outro atleta (no identificado), participante da EMA Parati Ubatuba 2000, diz:
A paisagem impressionante! O mar, os rios, a floresta, uma pequena prainha em Parati. Teve lugares que a gente passou que a memria parecia uma cmara fotogrfica digital! Registrava tudo!

Buscando refletir sobre a beleza esttica das paisagens naturais, Ribon (1991, p. 27 29) diz que o que nos emociona na beleza natural a conscincia confusa de que haveria entre o esprito e a natureza no estranheza ou separao radicais, mas uma secreta conivncia. O autor prossegue dizendo que o prazer relacionado a esse tipo de contemplao desinteressado, desligado de qualquer interesse prtico ou utilitrio, pois no possui outro objetivo seno aquele contido na apreenso sensvel do objeto 19

contemplado.
Assim, quando julgamos bela uma coisa, nunca em razo do conceito dessa coisa ou de sua significao; a contemplao esttica no visa nenhum conhecimento objetivo, isto , o conhecimento que, num conceito, determinado pela unio da imaginao (a faculdade sensvel) e do entendimento (a faculdade dos conceitos), dentro da qual aquela est submetida jurisdio desta.

Fica evidente em alguns discursos a idia de que a natureza entendida como um santurio sagrado, dentro do qual os atletas tendem a procurar uma reaproximao dos elementos primordiais que constituem essa natureza (gua, ar, cu, flora e fauna). A busca pela natureza revela-se como uma possvel reconciliao entre o esprito e a materialidade, resgatando a harmonia nas relaes do homem consigo mesmo (sua prpria natureza) e com os ambientes naturais, evidenciando um misticismo. Eliade (1989, p. 110) diz que o sagrado manifesta-se como uma fora, um poder. Ele utiliza o termo hierofania5 para indicar o ato da manifestao do sagrado. O autor afirma que, no mundo ocidental, as pessoas tm dificuldades para compreender e aceitar determinadas manifestaes do sagrado.
O ocidental moderno experimenta um certo mal-estar perante inmeras formas de manifestao do sagrado: -lhe difcil de aceitar que, para certos seres humanos, o sagrado possa manifestar-se nas pedras ou nas rvores, por exemplo. Mas preciso no esquecer que no se trata de uma venerao da pedra em si mesma, de um culto a rvore por si mesma; a pedra sagrada, a rvore sagrada no so adoradas enquanto pedras e rvores, so-no justamente porque constituem hierofanias, porque <<mostram>> algo que j no pedra nem rvore, mas sagrado, <<ganz andere>> .

Estar em ambientes naturais representa uma exceo vida cotidiana dos grandes centros, criando a possibilidade de vivenciar os elementos naturais percebidos num processo de contemplao, provocando diversos sentimentos como o prazer, a emoo e a liberdade de estar num espao onde esses sentimentos so vivenciados e compartilhados. Nesse contexto, a aventura pode ser entendida como um xtase, um estado sublime, um gozo. De acordo com as declaraes de Marcos, participante da EMA 2000 e 2001, as corridas de aventura possibilitam a vivncia de momentos de grande satisfao no encontrados no dia-a-dia, pois:
[...], durante a corrida voc tem a oportunidade de resgatar um pouco da sua liberdade primal.

20

Esses momentos so percebidos como a concretizao de algo para o qual a razo, muitas vezes, no possui explicao, pois o racionalismo inibe o sagrado. como se houvesse uma harmonia e uma comunho entre o ser e o cosmos, uma interao profunda entre os elementos naturais e a existncia humana. Nesse sentido, a aventura entendida como uma experincia sensvel que aproxima o homem de si mesmo, num contexto de religiosidade, expresso num religamento. Ao assistir o vdeo da EMA 2000, observou-se a fala de uma atleta (no identificada) no decorrer da competio evidenciando as caractersticas descritas acima.
A prova estonteante. Toda hora o pessoal ia frente. Eu ficava para trs e olhava, olhava o cu, muito lindo esse lugar. Ontem teve um momento l que eu falei: gente esse um momento sagrado, a gente entrou na mata muito escura fechada, muito fechada, da a trilha, foi umas 4 horas de trilha e a gente chegou no final, era um rio muito grande, umas rvores grandes, o cu muito estrelado, a gente molhou a cabea, bebeu gua e eu falei: gente isso uma ddiva de Deus.

De acordo com essas declaraes, pode-se dizer que a mitificao da natureza e a sensao de estar em contato com alguma entidade superior (sagrada), fazem-se presentes nas vivncias ocorridas no interior da Mata Atlntica. Essas manifestaes indicam que apesar de toda a descrena e desmistificao da natureza6 encontradas na sociedade contempornea (principalmente nos grandes centros urbanos), observa-se que h formas de resistncia e uma busca por uma espiritualidade que estariam ligadas contemplao dos ambientes naturais. Nesse contexto, evidencia-se um significado sobre a natureza que transcende a idia objetivante e coisificante que a fragmenta, buscando construir uma compreenso embasada no sentido de phisys (totalidade), originado dos Gregos. De acordo com Crippa (1975), o homem primitivo possua uma conscincia mtica e sagrada dentro de uma viso de conjunto atravs da qual compreendia a natureza na sua totalidade. No havia dissociao entre Teologia, Cincia, Arte e Filosofia. J o homem moderno (civilizado) compreende a natureza a partir de leis fsicas que a decompem e fragmentam, causando um reducionismo que tenta explicar os fenmenos a partir de uma viso objetiva (cientfica), amparada pela estabilidade das leis. Buscando ultrapassar as fragmentaes e construir uma compreenso de totalidade (mesmo que de forma precria), pode-se observar que alguns atletas em contato com os

21

ambientes naturais constroem um significado de pertencimento a algo maior (Cosmos), o que lembra Campbell (2002, p. 98), numa bela exposio sua sobre o mito da floresta:
Creio que Ccero que diz que, ao penetrar num bosque alto e cerrado, a presena de uma deidade se manifesta a voc. H bosques sagrados por toda parte. Lembro-me de ter ido a uma floresta, quando menino, e ficar reverenciando uma rvore, uma enorme e velha rvore, enquanto pensava: Ah, o que voc conheceu, o que voc tem sido! Acho que essa sensao da presena da criao uma tendncia bsica do homem. Mas hoje vivemos em cidades. tudo pedra e rocha, manipuladas por mos humanas. Voc vive outro tipo de realidade quando cresce l fora, no meio da floresta, ao lado dos pequenos esquilos e das grandes corujas. Todas essas coisas esto ao seu redor como presenas, representam foras, poderes e possibilidades mgicas de vida, que, embora no sejam suas, fazem parte da vida e lhe franqueiam o caminho da vida. Ento voc descobre tudo isso ecoando em voc, porque voc natureza. Quando um ndio sioux apanha o cachimbo da paz, ele o empunha com o bocal apontando para o cu, para que o sol d a primeira baforada. Em seguida ele o apontar nas quatro direes, sempre. Com a mente assim constituda, quando se dirige ao horizonte, ao mundo onde voc est, voc percebe que ocupa o seu lugar no mundo. uma maneira diferente de viver.

Nessas reflexes, os escritos de Oliveira (2000) vm como auxilio quando relata sobre o encontro entre o montanhista e a montanha, transcendendo a explorao do mundo fsico e conhecido, tornando-se uma explorao do desconhecido, envolvendo nossas prprias almas e mentes.
Na natureza, sempre que deixar terreno conhecido e adentrar um novo lugar, haver, junto a sentimentos de curiosidade e excitao, a presena do medo. o medo ancestral do desconhecido, tambm o seu primeiro lao com o mundo selvagem que penetra. O que estars fazendo explorando (BERRY apud OLIVEIRA, op. cit.: 114).

Essas manifestaes do inexplicvel constituem-se a partir de uma percepo mais intensa sobre os elementos (fsicos, psicolgicos e sociolgicos) que compem os significados da nossa existncia. Nesse sentido, ao observar esses sentimentos vividos e compartilhados com seus pares, compreende-se um hedonismo muito valorizado por alguns indivduos ou grupos especficos, que buscam vivenciar essas situaes na atualidade. O presente trabalho compartilha com Maffesoli (1998), a idia existente em nossa sociedade de uma busca por um hedonismo vivenciado de diversas formas. As corridas de aventura representam uma possibilidade de vivenciar e compartilhar sentimentos, aes e significados, buscando satisfao e realizao interior. Alm disso, os participantes compartilham um imaginrio simblico despertado no decorrer do evento esportivo.

Consideraes Finais

22

Os participantes de corridas de aventura evidenciam uma percepo mtica dos ambientes naturais, demonstrando que existem smbolos sagrados presentes nesses locais. Os ambientes selvagens remontam a uma humanidade ancestral caracterizada pela ntima relao entre os homens e os ambientes naturais, nesse sentido, o homem sentia-se integrado a natureza formando uma totalidade physis na qual aconteciam suas vivncias. primordial no homem a percepo de que ele faz parte de algo maior (cosmos), no entanto o pensamento racional moderno (antropocentrismo) reduziu as possibilidades de interpretaes das inter-relaes ocorridas entre os seres humanos e os ambientes, sejam eles naturais ou artificiais. Nesse contexto, a espiritualidade ficou reduzida ao que as religies determinam como verdades universais, os dogmas. A busca por uma espiritualidade est relacionada ao religare e pode ser percebida em momentos nos quais os atletas contemplam sua existncia, bem como os ambientes naturais pelos quais vo transitando no decorrer das corridas de aventura e assim re-constroem as ligaes rompidas pelo excessivo racionalismo. A experincia sensvel institui uma aproximao entre o natural, o cultural e o corporal, constituindo uma multiplicidade de significados marcando os corpos e permitindo idiossincrasias ao mesmo tempo em que as vivncias so compartilhadas coletivamente. Dessa forma, os sujeitos tem vivncias singulares

representando amplas possibilidades de auto-conhecimento e transcendncia dos limites impostos pela racionalidade dominante, adentrando num infinito universo simblico revelado pelos arqutipos que habitam a conscincia humana.

Notas

1) Orientao pode ser definido como a arte de caminhar por terras desconhecidas com o auxlio de um mapa e uma bssola. No errado associar a Orientao a uma espcie de enduro realizado em regies desconhecidas, onde, na hora da partida, o competidor recebe um mapa no qual est marcado o percurso que deve ser realizado no menor espao de tempo possvel. Durante a prova, o orientador dever encontrar os pontos de controle que so representados no terreno por prismas (uma espcie de bandeirola vermelha e branca) cuja rea de localizao est representada por um crculo no mapa. A essncia da Orientao que a escolha da rota entre um ponto de controle e outro definida

23

pelo prprio atleta, que dever levar em considerao as facilidades e dificuldades existentes entre as vrias rotas possveis. (Texto sobre corrida de orientao, 2002). 2) As tcnicas verticais so: rapel (descida de um paredo com auxilio de equipamentos de segurana), ascenso com equipamentos e tirolesa (travessia area entre dois pontos, utilizando equipamentos de segurana). 3) Jung (1964, p. 32 37) ressalta a importncia do inconsciente dizendo que uma parte deste, consiste numa profuso de pensamentos, imagens e impresses provisoriamente ocultos, apesar de terem sido perdidos, continuam a influenciar nossas mentes conscientes [...] o inconsciente no apenas um simples depsito do passado, mas est tambm cheio de germes de idias e de situaes psquicas futuras. 4) Gria utilizada para designar uma situao difcil, penosa. 5) De acordo com Eliade (1989, p. 110) o termo hierofania no exprime nada mais que aquilo que est implcito no seu contedo etimolgico, a saber, que qualquer coisa de sagrado nos mostrada, nos manifestada [...] Por exemplo, a manifestao do sagrado num objeto qualquer, uma pedra, uma rvore [...] No plano da estrutura, encontramo-nos perante o mesmo ato misterioso: a manifestao de algo de <<totalmente diverso>> - de uma realidade que no pertence ao nosso mundo nos objetos que fazem parte integrante dele, enquanto <<natural>>, <<profano>>. 6) Muitos autores (Jaspers, 1973; Japiassu, 1996, Morin, 1977) abordam e discutem a questo do desencantamento e da desmistificao da natureza. Se hoje o mundo est dessa forma (desencantado) porque anteriormente ele era o contrrio (encantado). O mundo encantado era povoado por mitos e outros seres misteriosos, mgicos e miraculosos que organizavam e regiam a vida na terra. O homem possua uma concepo encantada do mundo, pois ele era regido apenas por imperativos religiosos, mticos e msticos. O desencantamento do mundo veio a partir do advento da Cincia Moderna (sculo XVIII). Com a criao da Fsica moderna, o mundo e a vida passam a serem concebidos a partir de uma viso mecanicista e determinista, privilegiando a experimentao e a medio, por meio do mtodo cientfico racional cartesiano. Nesse sentido, o nico conhecimento que tem valor o conhecimento objetivo racional em que se manifesta toda uma estrutura hierrquica de poder. Segundo esse pensamento, o mundo desencantado no possui espao

24

para outros tipos de crenas (irracionais), pois agora ele predominantemente habitado pela crena do desenvolvimento humano pela Cincia (racionalidade tcnico-instrumental).

Referncias

BENOIST, L. Signos, smbolos e mitos. Belo Horizonte: Interlivros, 1977. BETRN, J. O. & BETRN, A. O. La crisis de la modernidad y el advenimiento de la postmodernidad: el deporte y las prcticas fsicas alternativas en el tiempo de ocio ativo. Apunts: Educacin Fsica y Desportes. Barcelona, 1995, n 41, p. 07- 35. BETTI, M. A janela de vidro: esporte, televiso e educao fsica. Campinas: Papirus, 1998. CAMPBELL, J. O poder do mito. 20 ed., So Paulo: Palas Athena, 2002. CARVALHO, M. O que natureza. 2 ed., So Paulo: Brasiliense S. A., 1994. CHIAZZOTTI, A. Pesquisa em cincias humanas e sociais. So Paulo: Cortez, 1991. COSTA, V. L. M. Esportes de aventura e risco na montanha: um mergulho no imaginrio. So Paulo: Manole, 2000. CRIPPA, A. Mito e cultura. So Paulo: Convvio, 1975. DA SILVEIRA, N. Jung: vida e obra. 15 ed., Rio de janeiro: Paz e Terra, 1996. DURAND, G. A imaginao simblica. So Paulo: Cultrix, Editora da Universidade de So Paulo, 1988. ELIADE, M. Mitos, sonhos e mistrios. Lisboa: Edies 70, 1989. EXPEDIO MATA ATLNTICA. Histrico sobre a corrida Expedio Mata Atlntica. So Paulo: EMA, 2002. Disponvel em: < http://www.ema.com.br/portugues/index.htm>. Acesso em: 06 de Agosto de 2002. FEIXA, C. La aventura imaginaria. Una visin antropolgica de ls actividades fsicas de aventura em la naturaleza. Apunts: Educacin Fsica y Desportes. Barcelona, 1995, n 41, p. 36-43. GIDDENS, A. As conseqncias da modernidade. So Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1991. HENDERSON, J. L. Os mitos antigos e o homem moderno. In: JUNG. C. G. (Org.) O homem e seus smbolos. 7 ed., Rio de Janeiro: Nova Fronteira S. A., c1964.

25

JASPERS, K. Introduo ao pensamento filosfico. So Paulo: Cultrix, 1973. JAPIASSU, H. A crise da razo e do saber objetivo: as ondas do irracional. So Paulo: Letras & Letras, 1996. JUNG. C. G. Chegando ao inconsciente. In: JUNG. C. G. (Org.) O homem e seus smbolos. 7 ed., Rio de Janeiro: Nova Fronteira S. A., 1964. KAY, J. & LABERGE, S. The new corporate habitus in adventure racing. International Review For The Sociology Of Sport. 37 (1), 2002, p. 17 36. MAFFESOLI, M. O tempo das tribos. 2 ed., Rio de Janeiro: Forense Universitria, 1998. MAFFESOLI, M. Elogio da razo sensvel. 2 ed., Rio de Janeiro: Vozes, 2001. MAFFESOLI, M. A parte do diabo: resumo das subverses ps-modernas. Rio de Janeiro: Record, 2004. MARINHO, A. Do bambi ao rambo ou vice-versa? As relaes humanas na natureza. Revista Conexes, n 3, 1999. MORIN, E. O mtodo. [s.l.]: Publicaes Europa Amrica, c1977. OLIVEIRA, F. R. Aventura, aprendizagem e desenvolvimento pessoal. In: SERRANO, C. (Org.) A educao pelas pedras: ecoturismo e educao ambiental. So Paulo: Chronos, 2000. PATAI, R. O mito e o homem moderno. So Paulo: Cultrix, 1974. PATERSON, D. Adventure Racing, Guide to Survival. Published by Sporting Endeavours, 1999. RIBON, M. A arte e a natureza. Campinas: Papirus, 1991. ROGER, E. Uma antropologia complexa para entrar no sculo XXI: chaves de compreenso. In: PENA-VEJA, A. & DO NASCIMENTO, E. P. (Orgs.) O pensar complexo: Edgar Morin e a crise da modernidade. 2 ed. Rio de Janeiro: Garamond, 1999. RUBIO, K. O atleta e o mito do heri: o imaginrio esportivo contemporneo. So Paulo: Casa do psiclogo, 2001. SEVCENKO, N. A corrida para o sculo XXI: no loop da montanha-russa. So Paulo, Companhia das Letras, 2001. SIMMEL, G. Sobre la aventura - ensayos filosficos. Barcelona: Ediciones Pennsula, 1988. Texto sobre corrida de orientao. [S.l.: s.n.], [2002?]. Disponvel http://www.jbetol.hpg.ig.com.br/index.htm>. Acesso em: 06 de Agosto de 2002. em: <

26

27

Anda mungkin juga menyukai