Anda di halaman 1dari 13

Coaching vem da palavra inglesa coach, carruagem ou carro. A palavra sempre deu a idia de levar ou transportar algo ou algum.

Atualmente, a expresso Coaching tem hoje o sentido de ajudar as pessoas a encontrarem um rumo, terem mais determinao e acreditarem mais nelas. A palavra ainda faz a referncia de transformar a vida das pessoas, fazendo com que elas saiam do estado que sempre estiveram e alcance um patamar diferente. O coaching o processo pelo qual um coach, ou seja, um lder, faz uma parceria com seu cliente para identificar e alcanar as metas que ele busca. Essa parceria cria uma sinergia e possibilita ao cliente ser a melhor pessoa que ele possa ser, ou seja, exteriorizar todos os seus talentos e virtudes. A essncia do trabalho de coaching : alcanar as metas atravs do desenvolvimento da competncia para conquist-las.

O coaching pode funcionar como:Uma forma de estmulo, capaz de acompanhar a longo prazo a pessoa interessada, e se adaptar s necessidades de desenvolvimento pessoal dela. Acompanhamento profissional das pessoas em diferentes profisses, ramos e contextos. Auxlio para a configurao de sistemas de trabalho e de instruo Auxlio para estabilizar o desenvolvimento contnuo do crescimento profissional e pessoal. Incentivo para a motivao, o crescimento, a capacidade de comunicao e o sucesso com as metas, aproveitando as capacidades e os conhecimentos comuns do coach e do cliente Forma inovadora para o desenvolvimento de recursos humanos e instrumento de auxlio para desenvolver a capacidade de crescimento de uma empresa ou pessoa.

Formas de trabalho tpicas:


Desenvolvimento do relacionamento; Conversa destinada para solues; Encontrar valores e talento de algum,; Definio e cumprimento de metas; Perguntas, tarefas, avaliao, feedback; Treinamento e desenvolvimento das competncias pessoais;

Simulao, encenao, desempenho da situao que a pessoa pretende alcanar.

MBITOS DO COACHING

Segundo os Participantes:

Coaching individual; Coaching de grupo.

Segundo os Grupos-alvo:

Esportistas, artistas, pessoas de liderana, etc.

polticos,

mdicos,

instrutores,

executivos,

Segundo os Temas:

Alcance de metas, aumento das competncias, soluo de conflitos, superao de obstculos e crises pessoais, qualidade de sade etc.

Segundo os Interesses dos Clientes:

Manter recursos, descoberta de capacidades, desenvolver os talentos e competncias; Relao entre as pessoas e parceria; Identificao da misso; Planejamento de vida.

Tipos de Clientes:

Visitante, Cliente, Queixoso, Co-coach.

Papis do Coach:

Uma pessoa que ser parceira do cliente para treinar, a pessoa de referncia exterior, um mentor, responsvel pelo acompanhamento dos processos e capaz de dar um retorno positivo ao cliente.

Recentemente foi divulgado um programa de Coaching realizado para 13 executivos de uma empresa avaliada em $3,5 bilhes. O relatrio final identificou alguns resultados significativos e benficos para os executivos e a empresa. O objetivo do programa foi melhorar a capacidade dos lderes para gerenciar as mudanas globais que sua empresa estava enfrentando. O objetivo fundamental para conseguir era melhorar suas habilidades para gerenciar suas emoes e reduzir o

estresse para que eles pudessem pensar mais claramente sob presso e tomar as melhores decises possveis. O programa incluiu completar um pacote de fixao de metas pessoais, uma entrevista de fixao de metas, uma sesso de treinamento Grupo 6,5 horas, diariamente e semanalmente com lembretes de e-mail, 3 sesses de coaching confidenciais e entrevistas de impacto individuais com cada executivo dois meses aps o treinamento. O programa foi avaliado usando trs abordagens diferentes. As sesses de coaching revelaram que os executivos estavam usando as tcnicas aprendidas no programa em uma ampla variedade de situaes para ajud-los a alcanar uma grande variedade de efeitos. Uma amostra das situaes listada abaixo. Estas situaes de amostra indicam que usar as tcnicas est facilitando melhorias na tomada de decises, relacionamentos, produtividade, clareza mental, etc.

Para produzir mais internamente Para ver uma outra maneira quando estiver diante de uma situao difcil Para evitar erros nas decises Para determinar as prioridades Para priorizar e executar as tarefas mais rpido e melhor Para obter outras pessoas para ver o panorama Para limpar minha lista de pendncias inteira de e-mails

No levar preocupaes referentes ao trabalho para casa Para determinar o melhor curso de ao Para ser mais produtivo Par melhor compreenso durante reunio de anlise de negcios Para melhorar as relaes e resolver conflitos Para reconhecer quando outras pessoas esto emocionalmente seqestradas Para acalmar o cliente e explicar as coisas que eme precisa saber Para conhecer o pessimismo que est flutuando no ambiente

A segunda maneira, que o programa foi avaliado utilizado uma pesquisa psicomtrica voltada para anlise pessoal e qualidade organizacional. A pesquisa foi administrada cerca de 3 semanas antes do treinamento e cerca de um ms e meio aps o treinamento. 7 entre 10 mostraram melhoria significativa incluindo:

Ressentimento Fadiga Ansiedade

-14% -17% -21%

Gerncia da raiva Calma

-19% +14% -8%

Sintomas de stress

-19%

Depresso

Alm disso, executivos indicaram melhorias dramticas em sua sade geral e na avaliao de seu estresse analgico do seguinte modo: Pre

Postar 80% 45%

Melhoria +38% -39%

Em geral o ms passado minha sade tem sido de bom para excelente Como salientou voc ter sido no ms passado

58% 74%

Trs dos catorze organizacional constri mostraram melhoria moderada incluindo:


Presso de tempo Eficcia de comunicao Inteno de sair

-15% +13% -11%

As outras onze mostrou pequenas mudanas positivas e negativas. O terceiro mtodo usado para avaliar a eficcia do programa consistiu de entrevistas individuais que foram realizadas com executivos. Executivos compartilharam exemplos e histrias de como as vrias tcnicas os ajudaram. A seguir esto alguns exemplos de declaraes:

o impacto realmente me permite voltar e avanar para algo novo.Traz clareza e eficincia. Reunies esto sendo feitas mais rapidamente em vez de uma hora eles freqentemente levam apenas 35-40 minutos. Meu maior valor claramente em torno de controlar minhas emoes pessoais de casa para o trabalho. Fazendo isso me acalmo e me mantenho estvel, me d perspectiva antes de eu agir. Quando uso essas tcnicas no final do dia eu me sinto bem sobre o que eu fiz naquele dia.

Eu tomar uma abordagem diferente para reunies e fazer perguntas e levar um modo de exibio sem expressar a minha opinio. Eu no estou afirmando o meu ponto de vista pela primeira vez. H um impacto sobre a qualidade da comunicao e sendo capaz de influenciar. Eu vi uma mudana distinta e assim tem notado minha esposa ela disse alguma coisa sobre isso em menos de uma semana. Ela perguntou: por que voc est sendo to bom? Voc est feliz e agradvel e mais cooperativo.Para mim pessoalmente eu no comeo o dia mais agitado. A comunicao melhor para ns. Na verdade, ela

Me ajuda a ter mais concentrao quando a pessoa fala comigo. H um resultado mais eficiente e o indivduo sente-se melhor sobre a conversa. uma experincia muito mais positiva. Eu no tenho mais qualquer dor no estmago desde que tenho vindo a utilizar as tcnicas. Eu tenho mais acuidade mental.Agora no h nenhuma dvida em minha mente.

tem sido mais cooperativa, desde que eu mudei.

uma mudana definitiva. Eu durmo mais facilmente. Eu tenho menos tenso muscular. Quando eu costumava me estressar eu costumava usar aqueles massageadores de ombros e pescoo. Eu me estressava por causa do trabalho e outros assuntos pessoais. Agora tenho muito menos sentimento de ser oprimido.

Executivos tambm forneceram estimativas sobre quanto tinha melhorado em cada um dos dezessete objetivos pessoais. A seguir est uma lista de objetivos pessoais na primeira coluna seguido das melhorias identificadas em porcentagem na segunda coluna. Objetivos pessoais Gerenciar instinto emocional Reduzir o estresse e a preocupao Obter maior clareza mental Aumentar a produtividade pessoal Ficar motivado Desenvolver mais autoconfiana Aumentar a criatividade pessoal Aumentar a flexibilidade de mudana Aumento no balano pessoal Compreender os outros Ouvir mais, falar menos Gerenciar relacionamentos com mais eficincia Influenciar os outros Resolver/gerenciar conflitos Melhorar a moral/motivao Melhorar o trabalho em equipe 20% Melhorar a cooperao/coordenao de equipe para a equipe 17% Em termos globais, as melhorias de porcentagem de pessoas que participaram nas entrevistas de impacto (dez dos treze restantes executivos) so significativas. O Coaching uma modalidade que vem ganhando adeptos e revolucionando a vida de muitas pessoas! Jos L. Menndez 19% 16% 9% 11% Melhoria de porcentagem mdia 40% 23% 28% 14% 33% 27% 16% 13% 27% 16% 20%

O autor nos explica neste artigo em que consiste o trabalho de coaching para a vida atravs de um caso concreto. Virginia tem 52 anos, trabalhava todos os dias em um banco no centro da cidade e seu salrio lhe permitia viver com folga. Sempre comentava o quo era feliz, o sucesso que tinha e tudo que ainda podia alcanar profissionalmente. Porm, sentia no fundo de seu corao que lhe faltava algo, na verdade muito. Trabalhava de 10 a 11 horas todos os dias, fora os noventa minutos de trajeto casa-trabalho-casa. Faltava vida social com seus amigos, e desfrutar mais das coisas que fazia antes de aceitar um cargo importante na sua carreira, h oito anos. Tambm faltava mais tempo para si mesma e para sua famlia, alm de que almejava algo que durante muitos anos havia sido um sonho. Porm, ela via como o tempo ia carcomendo sua idade, e se estressava sem fazer nada a respeito. No sabia o que fazer, nem como faz-lo. Era como se seu crebro estivesse ocupado com seu trabalho e, em alguns momentos, ela se preocupava em como aproveitar alguns finais de semana, que por si s, j era um estresse. Um de seus sonhos era passar algum tempo em um pas mais clido, o sul da Espanha. Creio que foi por isso, primeiramente, que ela escolheu a Jose L. Menndez, um Life Coach (Coach para a Vida), espanhol residente em Londres. Ela viu um artigo sobre Life Coaching, e se entusiasmou com a idia de poder falar com algum com talento para, ao menos, faz-la voltar ao momento de sua vida o qual ela recordava ser feliz, e porque no, tentar tornar seus sonhos realidade. Ela decidiu que poderia fazer as sesses de coaching por telefone e, inclusive, por email. As sesses seriam uma vez por semana e tomariam 45 minutos de seu horrio de almoo. Ela no tinha nada a perder, nem a ganhar, porm valia pena fazer o teste. Como trabalharemos?, me perguntou. Respondi: A princpio, voc me liga uma vez por semana por um perodo de trs meses e, ao final desse perodo, veremos onde estamos. Ao longo de quatro semanas ela se sentia mais frustrada, porque estava construindo seus sonhos, fazendo mais coisas que antes, sem alcanar nada visvel. Na quarta sesso, me dei conta que cada vez que eu lhe pedia uma lista de coisas a fazer ou deixar de fazer, a delegar, ou a mudar o jeito, o que ela fazia realmente era comear tudo com uma grande paixo, esperando sentir-se muito bem imediatamente, e passava a maior parte do tempo pensando no que viria a seguir. Por isso, ela me dizia o quo bem se sentia depois de cada sesso, mas na verdade, como conseqncia de pr pouca nfase nas coisas que havamos concordado que ela faria, seu sentimento era como um fogo de palha, no durava muito tempo. Porm, ela sentia que tinha que me contar a pequena parte positiva de cada sesso. Apesar de parecer dilatar um pouco o processo, o fato foi que ajudou. Claro, essa pequena ao era suficiente para que ela se sentisse muito bem momentaneamente, e para fazer o que acreditasse, mas no era suficiente para alcanar o que ela queria, e cedo ou tarde, nos daramos conta. Na quinta semana, algo mgico aconteceu, com suas prprias palavras: Foi como despertar do meu sonho, no qual eu era feliz enquanto estava acordada. Eu tinha pesadelos nos sonhos dos meus sonhos. Essas quatro semanas me fez dar conta de algo realmente importante. que, se realmente quero que algo acontea, devo fazer com que isso acontea. Voc (o coach) ser o instrumento que me guiar por esse caminho. De fato, ela agregou que Passei grande parte da minha vida desperdiando meu tempo valioso, assim que, consideremos essas ltimas quatro semanas como se eu estivesse preparando o terreno.

Agora ela estava empenhada em executar o que havamos acordado, fazendo com que as coisas acontecessem. Ao final das duas semanas seguintes ela conseguiu reduzir sua jornada de trabalho de 9 s 17h. Ela poderia ter sado mais cedo todos os dias, mas necessitava justificar sua presena no escritrio! Durante os meses que se seguiram, ela conquistou vrias coisas, aproveitava o tempo depois do trabalho com seus amigos e sua famlia, fazia ioga, e se sentia mais magra (o peso nunca foi uma preocupao para ela, mas ela perdeu cinco quilos em quatro meses). Como resultado de tudo isso, ela estava to feliz que desfrutava ainda mais de seu trabalho. Vocs diriam que isso o que se supe que deva acontecer, no ? Pois bem, no sei, mas tenho uma resposta para isso, j que nunca se sabe em qual direo as sesses de coach nos levam. Virginia estava feliz com sua nova vida, aproveitando muito mais sua famlia e amigos, ou simplesmente tendo mais tempo para ela mesma, estando inclusive mais organizada que nunca em seu trabalho. Ela queria seguir seu sonho, e se deu conta que deveria realizar mudanas profundas na sua vida para consegui-lo. Isso lhe dava medo, mudar! Por que o faria se ela era feliz? Todos sabem, ou deveriam saber a essas alturas, que s h uma certeza na vida, e ela a mudana! Nada continua o mesmo. Por isso, melhor preparar-se para ser mudado, ou mudar por si s seu prprio ritmo. Assim, voc escolhe onde, quando e como mudar. Estivemos juntos durante seis meses, e chegamos a um ponto em que ela era muito feliz. Eu no podia fazer mais nada com ela, ela no estava pronta para mais. Assim que, esse era o momento para que ela se reinserisse na selva a qual ela pertencia, e seguisse crescendo sozinha. Ento, terminamos com as sesses de coaching. Um ms depois de terminarmos, ela entrou em contato comigo, o que ela chamou de uma ligao de cortesia, era para saber como eu estava. Realmente tivemos bons momentos juntos durante o processo, com o qual seja normal que eu receba ligaes desse cunho de alguns dos meus ex-clientes. Eu o chamo de a Saudade Ps Coaching. Ela me contou como sua vida estava maravilhosa, porm, aqui est o mas que vocs estavam esperando, justo antes de desligar o telefone, me disse: Jos, estou muito feliz e daria qualquer coisa para que esse sentimento perdurasse at os ltimos dias de minha vida. Respondi: Bem, e ela me disse: Ainda tem algo que me incomoda (se fez um silencio) e, logo, ela continuou: Me pergunto se posso ser mais feliz que agora. Ento, lhe fiz uma pergunta clssica do coaching de PNL (Programao Neuro Lingstica), Qual resposta voc acha que responde a sua pergunta no formulada?. Ela respirou profundamente e me disse: Sim, sei que poderia, e sei por que eu poderia ser mais feliz. Voc me acompanha no processo?. Vocs j imaginam a resposta, mas para encurtar a histria, estivemos trabalhando juntos por mais trs meses. Ela fez o que o corao dela lhe dizia. Estava pronta para deixar seu trabalho, e assim, seguir seu sonho e passar mais tempo em um pas mais clido. Ofereceram-lhe um trabalho novo, maravilhoso, no qual trabalharia seis meses ao ano, o que lhe permitia aproveitar muito mais de tudo, inclusive ainda mais do que ela mesmo havia sonhado. Moral da historia: se voc passou meses, inclusive anos pensando em como conseguir algo, deixe de pensar e aja. Encontre o que seja necessrio para te ajudar durante o caminho em direo realizao de seus objetivos. Um Coach para a Vida no apenas algum que pode te ajudar a controlar o tempo, suas relaes, suas habilidades comunicativas, suas questes financeiras ou de sade, seno, algum que pode te ajudar a conseguir o que voc est buscando. No um sonho!

N.B: esta histria pode ter acontecido com algum? Sim, mas voc que tem que fazer com que ela acontea! So vrias as atividades que podem ser desenvolvidas nas organizaes visando o desenvolvimento de pessoal. A mais comum a formao, entretanto, existe outro tipo de atividade que chave e precisa ser diferenciada: o coaching. Em ingls esse termo quer dizer formar ou aconselhar. Pode parecer difcil diferenci-lo de outros termos como o mentoring (tutoria), o trainning (treinamento), e incluso o couselling (aconselhamento). Todos eles tambm definem atividades relacionadas com desenvolvimento de pessoal e, que apesar de dividirem parcialmente o mesmo objetivo e as mesmas habilidades, so distintos segundo os aspectos considerados. A participao ativa no desenvolvimento dos colaboradores uma funo do responsvel de equipe. O coaching pode consistir em ajustar as competncias, e em orientar quais devem ser cultivadas, aperfeioadas ou estimuladas. O responsvel pode informar ao colaborador sobre o desempenho de suas competncias e como elas se adaptam a tarefa em questo. O responsvel pode orientar sobre quais competncias devem ser adquiridas para obter os resultados que o cargo demanda. Ele tambm pode intervir quando existam crenas que possam influir positiva ou negativamente na confiana do colaborador e afetar seu desempenho. Ocasionalmente, pode-se solicitar que um chefe leve adiante uma ao de formao, devido a sua capacidade, conhecimento e experincia. Essa ao pode ser dirigida aos seus prprios colaboradores, ou a outros membros da organizao. Nesse caso, ele estar exercendo a funo de um formador. Quando o coaching levado adiante, ele tambm est formando, mas nesse caso o foco deve estar na aprendizagem correta das competncias, e no no desempenho das tarefas laborais. O mentoring, ou a tutoria, busca um objetivo mais amplo: a integrao imediata dos membros da organizao em todos os aspectos e, especialmente, o desempenho dos mesmos. Em certo momento, os interesses do colaborador podem no coincidir com os da organizao. Nesses casos, o colaborador tem que ter total liberdade para se expressar. Nessa situao, pode ser bastante difcil para o chefe exercer esse papel porque, devido a sua posio, ele no pode dar o apoio necessrio incondicional que o exerccio dessa funo requer. O couselling, ou aconselhamento psicolgico, faz meno a um tipo de interveno orientada a resoluo de problemas de conduta, a um nvel menos profundo que a psicoterapia. A diferena entre o couselling (aconselhamento) e o coaching que no primeiro leva-se em conta a iniciativa do responsvel pelo setor, enquanto que no segundo, levam-se em considerao os pedidos da pessoa em questo. Ainda que com a formao adequada, no muito conveniente que o chefe desempenhe a funo de conselheiro. O aconselhamento psicolgico requer neutralidade e respeito pelo indivduo. O conselheiro tem que considerar o indivduo independentemente da organizao e, desde a posio de chefe, pode ser difcil ser imparcial. Coaching, mentoring (tutoria), training (treinamento), couselling (aconselhamento) so atividades que tm em comum a busca do desenvolvimento do indivduo dentro da organizao, e que se aplicam mediante o contato pessoal. A PNL oferece recursos importantes para que o indivduo desenvolva as competncias

necessrias ao seu trabalho. Ela dispe de modelos, entre outros meios, para relacionarse com o interlocutor, para colher informaes e para intervir nas crenas. Entretanto, tambm importante saber qual o objetivo buscado em cada uma dessas atividades, a fim de evitar problemas e obter melhores resultados. Traduo: Clarisse Evelin (cladutora) cladutora@yahoo.com.br Referncia: www.pnlnet.com/chasq/a/2648

Patrcia Hashuel Voc considera que hoje existem outras maneiras, as quais voc no tem acesso, de usar seus dotes pessoais de forma mais eficaz? Voc reconhece que em suas relaes nem sempre so passadas as emoes que voc gostaria de transmitir? Como voc v sua competncia para comear e terminar suas conversas e circular atravs delas? Voc tem dificuldades para fazer com que seus subordinados entendam e cumpram o que voc diz? Voc se atm facilmente a discusses? Voc se encontra frequentemente defendendo seu ponto de vista? Faz sentido para voc o que faz? Voc sabe o porqu do que voc faz? Voc se considera uma oferta para o mundo? Como voc se v formando parte desse mundo? Voc mostra coerncia entre sua forma de pensar e sua forma de agir? Sua forma de agir est alinhada com os seus objetivos? Voc possui um plano para levar adiante seus objetivos? Voc pode assumir sua responsabilidade tanto nos seus xitos como nos resultados inesperados? Quais reflexes despertam sua forma de agir? Voc eficiente, concentrado, comprometido, procrastinador? Voc sabe transformar em oportunidades os problemas dirios? Esses so alguns dos espaos de aprendizagem que se podem abrir por meio do Coaching. O Coach faz perguntas e abre dilogos desde a observao de condutas, comportamentos, emoes, e gestos que a outra pessoa lhe mostra. Assim, ele identifica quais so os obstculos que freiam o indivduo no caminho de seus objetivos, e logo aps convalid-los, juntos vocs traam os espaos para superar as limitaes. Dessa maneira, as pessoas conseguem desempenhos inesperados e so capazes de superar os desafios que a vida nos apresenta. O Coaching uma disciplina que nos ajuda a pensar diferente, nos ensina a encarar o mundo de outra maneira. Ns fomos educados dentro de um sistema diferente do que vivemos, e nossa capacidade para aprender e revisar o aprendizado pode ter um impacto importante na nossa eficcia e no desenvolvimento de nosso bem-estar geral. A aprendizagem um processo contnuo de transformao que nos treina para acionar diferentes maneiras no conhecimento. A vida nos apresenta diferentes desafios e nossa capacidade de adaptao est em constante evoluo. As estruturas tradicionais esto em crise, o mundo se globaliza, as mudanas so cada vez mais rpidas e necessitamos nos adequar ao contexto com agilidade, nos desafiando a crescer ou a sentir-nos inapropriados. Necessitamos acomodar nossa maneira de pensar, j que ela limita nossa possibilidade de agir.

Nossa capacidade de aprender determinada por algumas diretrizes que delimitam o que podemos observar e interpretar a partir dessa observao. O Coaching nos permite ampliar esse olhar, levando as pessoas a novos espaos interpretativos que os apiem no alcance dos objetivos, que sob o antigo ponto de vista no poderia ser alcanado. O Coach no tem as respostas, ele no sabe como so as coisas, apenas pergunta, e ao faz-lo, faz a pessoa transitar pelos espaos desconhecidos. Ele est presente com o que o outro trs e apenas questiona como procurar novos territrios de abordagem. Nossa forma de ser determinada em funo de como nos comunicamos, das coisas que dizemos, de como escutamos, das interpretaes que fazemos a partir do que somos capazes de observar e de nossa maneira de agir. O Coaching entende as possibilidades que cada pessoa tem a partir das coisas que diz das emoes que transmite e da linguagem corporal com que um indivduo se mostra aos demais. Trabalhando essas caractersticas, ele pode acrescentar seu mundo de possibilidades, permitindo que as pessoas atravessem as dificuldades declaradas. O Coaching uma disciplina que pode ser aplicada a qualquer tipo de conflito comunicacional tanto a nvel empresarial como a nvel pessoal. Em uma equipe de trabalho e em um individuo. Em qualquer espao onde se apresente um problema e nossa capacidade de ver e atuar que se encontre comprometida por nossas limitaes. Ele tambm muito usado como facilitador de projetos, propondo dissolver os obstculos que se interpem a maneira de agir eficaz, focalizando as aes em direo ao propsito escolhido e direcionando a bssola do compromisso em direo aos objetivos. Sua Mente Traduo: Clarisse Evelin (cladutora) cladutora@yahoo.com.br Referncia: www.pnlnet.com/chasq/a/1761 Jos L. Menndez H oito anos, mais ou menos, os norte-americanos comearam a desenvolver a figura do mind coach. No apenas para os esportes, como j existia, como tambm para qualquer outra pessoa normal que desejasse buscar objetivos pessoais, e o que o mercado oferecia no se adaptava as suas necessidades. Nesse artigo, explico o que coaching, para que o utilizamos e quais so os temas mais comuns para as pessoas que desejam ter um coaching personalizado. Leia-o, e se voc acha que isso pode lhe ser til, ou a outras pessoas, ser um prazer compartilhar mais. Espero que o que voc est prestes a ler esclarea todas as suas dvidas, j que este um tema novo. O coaching uma profisso nova e motivadora, que nos ltimos meses cada vez mais gente o est usando como ferramenta para alcanar seus objetivos pessoais. O motivo de ser cada vez mais popular porque ele muito mais eficaz que as dinmicas e muitos outros mtodos usados para alcanar esses objetivos. As dinmicas, por exemplo, so necessrias e muito eficazes, mas elas focam o alcance de objetivos coletivos, seja de uma empresa ou de um grupo de pessoas. Enquanto que o coaching centra-se

diretamente nos indivduos. Isso gera um impacto tal, que na maioria das vezes ele no s faz que o indivduo consiga seu objetivo, como tambm produz outras mudanas favorveis ao seu redor. Sempre com o apoio direto e pessoal do coach, alcana-se a meta proposta de uma maneira mais rpida e eficiente do que se fosse feita apenas atravs das dinmicas. O coach est para ajudar em diferentes reas, mas o objetivo final que o cliente se centre mais em sua meta e obtenha os resultados bem antes. O coach trabalha com seu cliente em prol de tornar sua vida mais completa, menos estressante, e que a desfrute mais, alcanando em muitos casos mais do que o esperado. Um coach mais que um amigo, mais que um familiar ou um mentor. Isso porque o trabalho de um coach escutar imparcialmente sem julgar. Um amigo pode escutar por certo tempo, mas pode cansar-se logo de ouvir a mesma histria. Um coach nunca se cansa, sempre paciente e oferece perspectivas diferentes sem deixar-se influenciar por motivos familiares, ou de amizade, que podem desvi-lo de conseguir o objetivo. O Coaching no terapia nem aconselhamento. Essas duas figuras olham em direo ao passado, e o coaching olha em direo ao futuro com otimismo. O coach se compromete em obter um futuro mais brilhante e pleno de satisfao. O coach nunca critica ou duvida de seu cliente, se no todo o contrrio, o anima a seguir e a superar-se a si mesmo. Qualquer que seja o desafio familiar, pessoal, mudana da vida profissional, de relacionamentos, trabalho e etc. parte do compromisso do coach ajudar seu cliente a mover-se adiante com uma viso clara. Quem usa os servios de um coach e para que? As pessoas que usam um coach podem ser quase todos. Os clientes so pessoas que querem mais da vida, desejam alcanar logo seus objetivos e de uma forma mais fcil. O coach os ensina como crescer como pessoa. O coaching produz resultados to bons principalmente porque o cliente no est s, ele tem nesses momentos um aliado e algum que o ajuda a manter essa fase de transio, o ajuda a definir metas e a combinar-las rumo ao sucesso. H quem diz que o coaching tambm a maneira mais rpida e eficaz de refazer qualquer aspecto de sua vida. Sua Mente Traduo: Clarisse Evelin cladutora@yahoo.com.br Referncia: www.degerencia.com/articulo/el_nuevo_vendedor_un_creador_de_negocios Oscar Anzorena Alguma vez voc j se perguntou por que existem tantas teorias, tantos livros e tantos cursos sobre liderana e to poucos lderes? A resposta que encontrei depois de

trabalhar por muito tempo como consultor e instrutor organizacional que o maior impedimento para o desenvolvimento da liderana a concepo que temos da mesma. Na viso tradicional, o lder concebido como um indivduo carismtico que possui caractersticas inatas e extraordinrias, e que a partir dessas particularidades conduz seus seguidores. A diferena nas suas aes que exerce influncia sobre os demais e determina suas condutas. Em 90% da bibliografia atual sobre liderana seu enfoque est centrado na questo da influncia. Esta viso sobre a liderana, que se baseia no paradigma da influncia, traz a crena implcita de que liderar fazer que o outro faa o que eu quero. O fracasso desse modelo se deve a que o mesmo no mais que uma viso moderna e sofisticada da concepo tradicional de mando-controle, que tenta substituir a ordem pela influncia. Desde essa perspectiva, no estranho que surja frequentemente nas pesquisas de ambiente organizacional uma grande porcentagem de pessoas que sentem que no crescem profissionalmente, que apenas contribuem com mais ou menos 20 e 30% de sua capacidade produtiva e que no tenham possibilidades de desenvolver sua capacidade. Tambm no de se estranhar que isso gere frustrao, desmotivao e baixa produtividade. A meu ver, essa questo no tem soluo at que no mudemos nossa noo de liderana. E por isso que proponho que pensemos na liderana desde um paradigma de desenvolvimento humano e organizacional. Dentro dessa concepo, existem cinco possibilidades bsicas que definem as aes as quais todas as pessoas devem desempenhar para assumir o ato de conduzir desde a liderana, e que concebem este papel desde o paradigma do desenvolvimento: Visionar Um dos compromissos implcitos que qualquer pessoa que se relaciona com outras tendo como referencial a liderana assume gerar e chegar ao consenso de uma viso que lhe delegue sentido ao agir no cotidiano. Antoine de Saint Exupry expressa esse conceito com a fora e a contundncia da metfora que diz: Se voc quer construir um barco no comece por procurar a madeira, cortar as tbuas ou distribuir o trabalho. Evoque primeiro nos homens e nas mulheres a nsia do mar livre e vasto. Outorgar Quando se lidera a partir do paradigma do desenvolvimento se passa do estilo de delegar tarefas ao estilo de delegar poder. O objetivo mobilizar o potencial coletivo para que todos os integrantes contribuam com seus conhecimentos e energia no sucesso dos objetivos partilhados. Quem no outorga poder nem concede autonomia no pode cobrar responsabilidade e compromisso. Ambas so caras da mesma moeda. Desenvolver A ao de desenvolver no pressupe apenas capacitar, instruir ou ensinar algo, seno servir de guia e inspirao para que os integrantes de sua equipe lancem seu potencial e dem o melhor de si mesmos. Isso implica em apoi-los para que assumam novos desafios, acompanhar e guiar sua carreira trabalhista e ajud-los a superar seus nveis de

desempenho. nesse sentido que Tom Peters defende que os lderes no criam seguidores, criam lderes. Facilitar Uma das maneiras de contribuir ao desenvolvimento das pessoas com as quais se dividem as atividades atravs da tarefa de facilitar os processos de aprendizagem e mudana. Referimos-nos a esta caracterstica da liderana quando defendemos que o lder deve desempenhar o papel de treinador com sua equipe. O coaching um processo orientado ao desenvolvimento das potencialidades das pessoas, destinado a destravar os aspectos que impedem a capacidade de ao e dificultam alcanar os objetivos propostos. Predispor Uma das aes fundamentais e indelegveis da liderana predispor emocionalmente, criar as condies anmicas e de vinculao entre os indivduos para que se crie um clima emocional que possibilite a todos lanar sua potencialidade e capacidade de ao. Antever/prever: criar e Outorgar: liberar o Desenvolver: buscar Facilitar: possibilitar Predispor: criar o ambiente emocional adequado Sua Mente Traduo: Clarisse Evelin (cladutora) cladutora@yahoo.com.br Referncia: www.pnlnet.com/chasq/a/18639 compartir poder o o um ideal interior desenvolvimento desempenho

Anda mungkin juga menyukai