Anda di halaman 1dari 7

No julgar o prximo...

1
TEXTO: Mateus 7.1-6

2
(1) Parem de criticar com tanta condenao. Doutra sorte, sero criticados e condenados. (2) Pois do mesmo jeito que vocs condenam com a suas crticas, vocs sero um dia condenados. E do mesmo jeito que vocs estabelecem uma medida para medir e condenar os outros, a mesma medida ser usada para medir e condenar vocs.

3
(3) E como voc consegue enxergar uma pequena sujeiro no olho do seu irmo, mas no consegue prestar ateno (ou observar com cuidado) a viga no seu olho? (4) E como voc pode dizer ao seu irmo, Permita-me expulsar a pequena sujeiro do seu olho, quando, que coisa!, h uma viga no seu olho!? (5) Fingido (ou hiper-crtica), expulse primeiro a viga do seu olho, e ento exergar muito melhor para expulsar a pequena sujeira do olho do seu irmo.

4
(6) Parem de dar coisas sagradas (ou anis de ouro) para gente que no passa de cacharro! Nem sequer lancem suas prolas diante desta porcaria de gente! Seno, eles esmagaro debaixo dos seus ps e viro para dar umas belas dentadas em vocs. INTRODUO:

5
Ao longo deste seu grande sermo, Jesus desafia os seus discpulos a assumirem valores e princpios de vida que superam em muito a conduta fingida e interesseira da liderana religiosa da sua poca. A questo em jogo definitivamente no que os seguidores de Cristo, os crentes, os membros das igrejas evanglicas devem se comportar de modo diferente das pessoas do mundo. Isto pode ser e frequentemente a mensagem principal nossa, das igrejas evanglicas, mas isto raramente a nfase de Jesus. No, a sua nfase um contraste entre padros religiosos frequentemente comuns e o caminho mais excelente que ele quer nos mostrar. E estes versos no incio de captulo 7 no so diferentes, pelo menos estes primeiros 5 versculos. como se ele estivesse dizendo: a verdadeira vivncia que Deus deseja de ns nem sempre o oposto daquela que observamos nas pessoas fora da igreja. Ao invs disto, a vivncia que Deus deseja para ns mais facilmente entendido no seu contraste com a religiosidade hipcrita e por isso falsa.

6
Por isso, ao longo do Sermo do Monte Jesus critica incansvelmente os fariseus e os escribas, os maiores representantes tanto do puritanismo judaico daquela poca quanto da exposio bblica daquela poca. No nem sequer a classe corrupta dos sacerdotes que o principal alvo da denncia de Jesus. Eles sabem que esto fazendo mal. Mas os fariseus e os escribas se julgam como os verdaeiros canais das bnos de Deus, crentes autnticos.

7
Para trazer isto para os dias de hoje, a mira de Jesus est em todos aqueles que se julgam corretos, crentes de verdade, eleitos de Deus. A mira da denncia de Jesus est em ns.

8
Novamente encontramos Jesus como Professor da Lei, pois ele adota um estilo de ensino tpico dos rabinos: 1 1. comeando com uma afirmao do ensino no versculo 1 2. seguido duma justificao teolgica no versculo 2 3. e depois, duas ilustraes nos versculos 3 e 4 do seu ponto principal e 4. uma elaborao exagerada e irnica da segunda ilustrao no versculo 5 1. Parem de criticar: (vv.1-2)

9
Nestes primeiros versculos Jesus ordena os seus discpulos a parar de criticar. Normalmente traduz este versculo como: no julguem para que no sejam julgados. Eu escolhi a palavra criticarao invs de julgar simplesmente porque a palavra grega krn (verbo) e krsis (substantivo) de onde derivamos a palavra criticar ou crtica em portugus. importante identificar quem seria o objeto da crtica, logo no princpio, e esclarecer que quer dizer, parar de criticar. O contexto maior esclarece as duas perguntas:

10
Quem seria o objeto da crtica? Mais adiante, nos versculos 3 a 5, Jesus o identifica. Seria o seu irmo, no caso, o irmo ou a irm na f. Jesus est censurando a crtica interna na igreja. Tiago provavelmente estava pensando nesta passagem quando falou:

11
Meus irmos, no falem mal uns dos outros. Quem fala mal do seu irmo em Cristo ou o julga est falando mal da lei e julgando-a. Pois, se voc julga a lei, ento j no uma pessoa que obedece lei, mas algum que a julga. Tiago 4.11-12

12
Falem e vivam como pessoas que sero julgadas pela lei que nos d a liberdade. Quando Deus julgar, no ter misericrdia das pessoas que no tiveram misericrdia dos outros. Mas as pessoas que tiveram misericrdia dos outros no sero condenadas no Dia do Juzo Final. Tiago 2.12-13

13
Tambm Paulo disse: Meu amigo, no importa quem voc seja, voc no tem desculpa quando julga os outros. Pois, quando voc os julga, mas faz as mesmas coisas que eles fazem, voc est condenando a voc mesmo. Romanos 2.1
1 H numerosos paralelos na literatura rabnica. Veja por exemplo, B. Shab, 127b; M. Sotah i.7; e B. Bab. Metzia 59b. 2 Onde est o teu tesouro...

14
E o quer dizer, parar de criticar? Novamente os versculos 3 a 5 vo esclarecer. Ser a crtica precipitada. Vamos ver isto com mais cuidado. Mas para isto precisamos perguntar o que Jesus no est proibindo...

15
Mas, o qu Jesus no est proibindo? 1. No est proibindo a nossa capacidade de avaliar e discernir entre o certo e o errado. No estava pedindo que suspendssimos a nossa avaliao crtica ou que ignorssimos as falhas. Afinal de contas, em boa parte do Sermo no Monte Jesus pede para seus discpulos usarem bem a sua capacidade de avaliar situaes e pessoas, por exemplo, para exeder a justia dos fariseus e escribas. Como se pode exceder a justia dos fariseus sem julgar, isto , avaliar criterisosamente os fariseus e os escribas? 2. No est proibindo a correo dos outros (Lc 17.3-4; 1Ts 5.14; 1Tm 5.1-2) 3. No est proibindo o emprego de disciplina pela igreja (Mt 18.15; 1Co 5.9-12; 2Ts 3.14-15) 4. e no est proibindo a identificao, com palavras fortes, de lderes cristos cujos ministrios envergonham o evangelho (Mt 23.33; 3.7 serpentes e raa de vboras; Gl 1.8-9 malditos; Fp 3.2 ces, 18-19 inimigos da cruz e infernizados)

16
Mas Jesus est proibindo... 1. a crtica que condena sem a avaliao de quem critica. Esta a crtica destruitiva, no a construtiva, a crtica que categoricamente censura sem uma avaliao mais aprofundada. 2. a pretenso falsa de preocupao zelosa e compassiva Paulo advertiu:

17
Tambm falou: Quem voc para julgar o escravo de algum? Se ele vai vencer ou fracassar, isso da conta do dono dele. E ele vai vencer porque o Senhor pode faz-lo vencer. Romanos 14.4 Se examinssemos primeiro a nossa conscincia, ns no seramos julgados pelo Senhor. 1Corntios 11.31

18 192021
Podemos justamente condenar ns mesmos como os maiores dos pecadores simplesmente porque conhecemos mais as falhas do nosso prprio corao melhor que do corao dos outros. Por isso, o maior pecador conhecido por ns somente pode ser ns mesmos. E s assim somos capazes de lidar com os pequenos problemas na vida do nosso irmo, com relutncia e no satisfao, com moderao e no exagero, com amor e no dureza. Porque assim Deus lidar com a gente. Isto est consistente com o que Jesus havia falado antes, nas bem-aventuranas:
Onde est o teu tesouro...
3

Felizes as pessoas que tm misericrdia dos outros, pois Deus ter misericrdia delas. Mateus 5.7 e mais tarde: Portanto, voc deveria ter pena do seu companheiro, como eu tive pena de voc. Mateus 18.33 2. Examine primeiro o prprio olho: (vv.3-5) Para ilustrar o seu ensino, Jesus chama ateno mais uma vez aos nossos olhos. Na passagem anterior, Jesus havia falado de olhos bons...

22232425
e olhos maus...

262728
Na nossa passagem ele pergunta O que est no olho do seu irmo e o que est no seu olho?

29303132333435 36 E fala do cisco no olho do seu irmo e a viga no nosso. 37


Jesus no est proibindo a correo ou exortao para o nosso irmo. Ao invs disto, ele est ensinando que errado corrigir o outro quando se convive com um pecado maior.

38
Tal falsidade merece a repreenso de hipcrita, literalmente hiper-crtico, ou crtico exagerado, porque a crtica que se d muito menor daquela que o prprio acusador merece. Ele age como advogado promotor que aumenta na sua interpretao da lei a fim de conseguir a condenao do ru. Ele um hiper crtico. O hipcrita engana si mesmo e tende a enxergar com a viso perfeita os erros dos outros, mas cego s suas prprias falhas.

39
O ditado a respeito do p de sujeira ou a farpa e a viga de madeira um hiprbole oriental, isto , uma ilustrao propositalmente exagerada justamente para ilustrar a sua impossibilidade. Pode ser at um provrbio popular, pois ditados bem parecidas se encontram nos escritos dos rabinos.2 Vamos pensar juntos: quanto esforo exige para tirar uma sujeira do olho de algum? Com cuidado e ateno possvel. Agora tenta imaginar a dificildade de tirar uma viga inteira do seu prprio olho. Fcil? Longe disto! E isto justamente o ponto. Se voc gastar toneladas de energia na viga no seu olho, certamente tomar muito mais cuidado ao remover a sujeira do olho do seu irmo. 3. No evangelizem Cos e Porcos: (v.6)

40
Pade parecer incrvel que Jesus chamava pessoas de porcos e ces. Mas no sejamos to puritanos! Jesus usava linguagem forte e agressiva para falar de certas
2 Por exemplo, B. Arachin 16b.
4

Onde est o teu tesouro...

pessoas. Chamava Herodes de aquela raposa e os escribas e fariseus de tmulos pintados de branco e cobras venenosas, ninhado de de cobras.3 Aqui chama certas pessoas de porcos e cachorros. Ces e porcos so perjurativos tpicos dos judeus da mesma forma que os brasileiros frequentemente fazem gozao dos portuguses. Provavelmente a expresso se deriva do Salmo 22.17 (veja tambm Fp 3.2; Ap 22.15)... Um bando de marginais est me cercando; eles avanam contra mim como cachorros e rasgam as minhas mos e os meus ps.

41
Cachorros no eram os nossos bichos de estimao mas os ces de rua que frequentavam os lixeiros e agrediam as pessoas. As coisas sagradas se referiam s comidas destinadas aos sacrifcios. Lanar comidas de sacrficios para ces seria para um judeu cria uma imagem pior que jogar o po da Santa Ceia para os cachorros famintos. possvel que, ao invs de coisas santas, Jesus falou usou a palavra anel em aramaico.4 Se fosse, formaria um paralelo mais prxima frase, lanar prolas para porcos. Ento, o que Jesus est querendo dizer neste ditado? Quais so as coisas sagradas e as prolas? E os ces e porcos se referem a qu ou a quem? O qu ele est proibindo? E o qu ele no est proibindo?

42
Quais so as coisas sagradas ou aneis e quais so as prolas? Se ao invs de coisas sagradas entendemos anis, ento o significado seria semelhante ao Provrbios 11.22, A beleza na mulher sem juzo como uma jia de ouro no focinho de um porco. E os anis seriam o mesmo que as perolas oferecidas para porcos. E as prolas se referem ao qu?

43
O pouco mais adiante o evangelho do reino descrito como uma prola de grande preo (Mt 13.46). Esta interpretao est bem coerente com o desafio maior do Sermo do Monte, isto que os discpulos de Jesus devem ser sal e luz neste mundo e por isso, devem se comportar de modo muito superior liderana religiosa daquela poca, que evidentemente deixou de ser sal e luz. Jesus est falando a respeito do nosso testemunho.

444546
Ento, os ces e porcos se referem a qu ou a quem? Tipicamente os judeus descreveram os gentios ou os no-judeus como porcos e ces...nenhum elogio! Entretanto e novamente, dentro do contexto deste sermo e do Evangelho segundo Mateus, porcos e ces no podem se referir simplesmente aos no judeus. Isto seria a maior contradio da Grande Comisso. No acredito que Jesus aqui reflete meramente o preconceito tpico dos judeus, pois est denunciando este tipo de coisa o
3 Lc 13.32; Mt 23.27,33. 4 Neste caso, a palavra anel (qudsh) seria ou uma traduo errada ou uma interpretao j da palavra santo (quedsh). Onde est o teu tesouro...

tempo todo no Sermo no Monte. Ao invs disto, melhor entender que Jesus est se referindo queles que recusam obstinadamente a mensagem do reino. Deles sim, Jesus, e tambm Paulo, tem nada de bom para falar.

47
O qu Jesus no est proibindo? 1. Certamente no est proibindo a evangelizao do no cristo 2. No est proibindo a evangelizao de pessoas doutra sorte desprezados. Jesus mesmo no media esforos para alcanar os desfavorecidos, os marginalizados, gente complicado para ns que somos bem-comportados 3. Mas tambm no est proibindo o uso de discernimento e escolha no anncio das boas novas

48
Mas Jesus est proibindo a pregao reptidamente para pessoas que so obstinadas na sua rejeio, pessoas que endureceram o seu corao de tal ponto que ridicularizam ou se outra sorte diminuem a seriedade da oferta do evangelho. Pelo menos, isto a interpretao tradicional desta passagem por pessoas de renome como John Stott e Joo Calvino. Na sexta-feira, caminhando na praia da Joaquina e refletindo sobre esta passagem, confesso que comecei a duvidar nesta interpretao tradicional. Quatro observaes me levaram a pensar que por ces e porcos Jesus estava se referindo aos fariseus e aos escribas. Primeiro, porque so os nicos viles que tm a deshonra de serem identificados especificamente por Jesus neste grande sermo (5.20) e mesmo quando no especificados, o contexto denuncia que so eles o objeto da crtica de Jesus (7.29). Segundo, os fariseus e os escribas so um par5, o que consistente com o uso dum par de forma perjurativo: ces e porcos. Terceiro, Jesus usa em outros lugares linguagem forte e perjorativo para se referir aos fariseus e aos escribas (Mt 23.33). E quatro, o termo tambm forte no versculo imediatamente anterior, verso 5, hipcritas, quase certamente se refere ao conduto dos fariseus e dos escribas. Os hipcritas que oram em alta voz em pblico tambm quase certamente se refere aos fariseus e aos escribas. Mas porque o uso deste termo, hipcritas. Como falamos antes, a palavra significa ao p da letra, hiper-crticos. Isto diferente do uso contemporneo da palavra, que denota falsidade e duplicidade. A palavra grega no bem isto. O crtico se refere especificamente arte de interpretar. O crtico era aquele que interpretava, no nosso caso, a lei. Os fariseus e os escribas era hipcritas no sentido da sua intensidade visvel da sua religio. Queriam ser vistos, reconhecidos, autoridades da lei. bom lembrar que a lei regia no s a vida religiosa, mas tambm a vida civil. Os fariseus e os escribas, ento eram uma espcie de Polcia Militar e Promotor Pblico ao mesmo tempo. Procuravam seguir ao risco, sim, a Lei, s que este ao risco sempre redondava em aplicao mnima ou o que dava repaldo de autoridade para eles. So esta gente que Jesus chama, acredito, de ces e de porcos, termos normalmente reservados para se referir aos gentios. Jesus est os desprezando de cara, e advertindo os discpulos a no adotarem este procedimento. CONCLUSO:

49
1. No criticam as pessoas excessiva e precipatadamente
5 Em Mateus 3.7, Joo Batista semelhantemente identifica os fariseus e os saduceus de ra de vboras, expresso que Jesus usar mais tarde em Mateus 23.33. 6 Onde est o teu tesouro...

2. Eu sou o maior dos pecadores! Sempre examinemos primeiro os nossos prprios defeitos 3. Mas ainda existem porcos e ces...gente assumidamente inimiga do evangelho. No insistamos na oferta do evangelho para estes.
Mensagem pregada na IPI do Estreito no 6 de setembro, 2009

Onde est o teu tesouro...

Anda mungkin juga menyukai