Anda di halaman 1dari 13

CAPITAL INTELECTUAL: A NOVA VANTAGEM COMPETITIVA Aportado por: Maria Elisabeth Pereira Kraemer - beth.kraemer@terra.com.

br AUTORIA: Maria Elisabeth Pereira Kraemer Contadora, CRC/SC n 11.170, Professora e Integrante da equipe de Ensino e Avaliao na Pr-Reitoria de Ensino da UNIVALI Universidade do Vale do Itaja. Mestre em Relaes Econmicas Sociais e Internacionais pela Universidade do Minho-Portugal. Doutoranda em Cincias Empresariais pela Universidade do Museu Social da Argentina. Integrante da Corrente Cientfica Brasileira do Neopatrimonialismo e da ACIN Associao Cientfica Internacional Neopatrimonialista. ENDEREO: Avenida Joca Brando n 111, Edifcio Dona Emlia, apto 902 - Centro. CEP 88.301-300 - ITAJA SC E-mail: beth.kraemer@terra.com.br TELEFONE/FAX: (0XX) 47-3446558 CAPITAL INTELECTUAL: A NOVA VANTAGEM COMPETITIVA Resumo Desde os primrdios, o Capital Intelectual manifesta-se em todas as aes da vida, nas decises e at mesmo na sobrevivncia da espcie humana, e a partir de bem pouco tempo que as organizaes e seus administradores vm percebendo a sua influncia e suas implicaes nos resultados empresariais. Os ativos intangveis, como as qualificaes dos funcionrios, a tecnologia da informao e os incentivos inovao, por exemplo, podem desempenhar papel preponderante na criao de valor para a empresa. Os sistemas tradicionais de mensurao, no foram concebidos para lidar com a complexidade desses ativos, cujo valor potencial, indireto e dependente do contexto. Os ativos baseados no conhecimento devem ser avaliados com extrema cautela, porque seu impacto sobre o destino de qualquer negcio tremendo. Para Sveiby (2000), muito mais do que contribuir para a valorizao total da empresa, o conhecimento base de sua estrutura interna e externa. Para poder competir e enfrentar os desafios de um mercado cada vez mais exigente, as empresas tm que investir em recursos humanos. Drucker (1996) diz que os meios de produo, a base tradicional do capitalismo, estavam, agora, nas cabeas e mos dos trabalhadores. 1 Introduo

Os fatores clssicos de produo nos dias de hoje, conforme Edvinsson & Malone (1998), no so mais os principais responsveis pela criao do valor de mercado. O capital em forma de imobilizado e o trabalho na velha concepo de mo-de-obra cedeu o lugar a fatores que, na falta de melhor expresso, designamos por intangveis. Os ativos intelectuais tornaram-se os elementos mais importante no mundo dos negcios. Bateson apud Raupp (2001) dizia que existem cinco tipos de criaturas no mundo. Primeiro, as que somente so. Segundo, as que so e vivem. Terceiro, as que so, vivem e se movem. Quarto, as que so, vivem, se movem e pensam. E, finalmente, aquelas que mais nos interessam: as que so, vivem, movem-se, pensam e pensam como pensam. Portanto, neste novo milnio, vo valer, acima de tudo, a agregao de valor e a gerao de riqueza contidas nos crebros das pessoas. Como um bem humano, o Capital Intelectual nas empresas, apresenta-nos um paradoxo. Se o pessoal constitui uma vantagem competitiva principal, como o , temse que investir nele desenvolv-lo e ceder-lhe espao para seus talentos. Quanto mais fizermos isso, contudo, mais enriqueceremos seus passaportes e aumentaremos sua mobilidade potencial. Valorizar o capital humano fundamental para a competitividade empresarial. Pois os recursos humanos so os principais responsveis pelo desempenho das empresas e constituem vantagens competitivas num mercado cada vez mais exigente. Com a globalizao, o avano tecnolgico, as empresas esto investindo em capital humano, com o objetivo de ter retorno mais rpido. Neste contexto, este trabalho abordar: o conhecimento, o conhecimento como gerador de riqueza das organizaes, gesto do conhecimento a chave da vantagem competitiva, capital intelectual: principal fonte de intangveis nas empresas e um diferencial competitivo em relao aos concorrentes, capital humano a mina na empresa, capital estrutural, capital do cliente, avaliao do capital intelectual e gesto do capital intelectual. 2 O conhecimento O conhecimento conforme Padoveze (2000) gerado e operacionalizado pelo ser humano, acumulado e administrado pela sociedade para satisfao de suas necessidades. As empresas e demais instituies, que so sociedade de pessoas com objetivos bem definidos, fazem o papel de reunir e operacionalizar especialidades de conhecimento e com isso conseguem maior eficincia e eficcia na gesto do conhecimento, para atender seus objetivos e cumprir suas misses. O conhecimento sempre desempenhou importante papel nas grandes transformaes sociais. Na primeira fase da Revoluo Industrial, Paiva (1999) coloca que foram aplicadas as ferramentas, processos e produtos; na segunda fase revoluo da Produtividade -, passou a ser aplicado ao trabalho. Atualmente, o conhecimento est sendo aplicado ao prprio conhecimento; a Revoluo Gerencial, segundo Drucker (1996). Portanto, com a Era da Informao, passou a ser o elemento essencial para o sucesso da organizao.
2

Atualmente, as empresas tm feito grande uso da tecnologia da informao como instrumento gerencial. Estas informaes so utilizadas para repor estoques, abastecer depsitos e outros ativos fsicos, economizando tempo e como dinheiro. Administrar o conhecimento como faturas, mensagens, patentes, processos, habilidade dos funcionrios, conhecimento dos clientes, fazendo uso intensivo de mquinas, computadores, para tal, determina o sucesso ou fracasso da empresa nos tempos de hoje. Toffler (1980) diz que, no momento atual, que identificado pela Terceira Onda, a Era do Conhecimento, onde se permite uma grande descentralizao de tarefas. Esta fase caracterizada pelo poder do crebro, na qual a informao assume o papel de principal recurso econmico. Hoje, com a sociedade do conhecimento, nos trs fatores tradicionais de produo (recursos naturais, mo-de-obra e capital), acrescenta-se o conhecimento e a inteligncia das pessoas, agregando valor aos produtos e servios. Como argumenta Drucker (1996), o conhecimento passou a ser o recurso, ao invs de um recurso. Todavia, segundo Paiva (1999) o conhecimento passou a representar um importante diferencial competitivo, para as empresas que sabem adquiri-lo, mant-lo e utiliz-lo de forma eficiente e eficaz. Esse conhecimento passou a gerar o Capital Intelectual que, s vezes, bem mais importante que o Capital Econmico. 3 O Conhecimento como Gerador de Riqueza das Organizaes O conhecimento a base principal de valorizao nas organizaes de hoje. Ento o que poder dar de errado em uma estratgia orientada para o conhecimento? Muito pouco. Um dos principais problemas para aqueles que desejam adota-la o famoso fantasma da era industrial, que ainda assombra o mundo empresarial. A era industrial ainda v as pessoas como custos e no como receitas. Mas como utilizamos, desenvolvemos, e estruturaremos continuamente o conhecimento dentro das organizaes? O conhecimento, material intelectual bruto, transforma-se em capital intelectual, a partir do momento que passa a agregar valor aos produtos/servios. E esse capital , em alguns casos, mais valioso do que o prprio capital econmico. O novo milnio estar desafiando todas as organizaes a mostrarem suas competncias. As tarefas dirias exigem um alto grau de conhecimento e inteligncia, no qual nos impedem de ter relacionamentos estreitos, os sistemas tem que ser cada vez mais abertos, igualitrios e honestos. Os empregados tm que pensar conjuntamente para, em conjunto, explorar as oportunidades, os servios e resolver os problemas. Porque a organizao diz respeito forma como estruturarmos os nossos relacionamentos, adequando a nova realidade, devido mudanas das nossas idias sobre mtodos e os padres de organizao. O estgio atual para o futuro s possvel preparando as pessoas, educando-as, treinando-as, desenvolvendo-as, enfim, investimento em quem, de fato vai fazer essa transformao.
3

4 Gesto do Conhecimento A Chave da Vantagem Competitiva A gesto do conhecimento surgiu na dcada de 1990, como uma proposta de agregar valor informao e facilitar o fluxo interativo em toda a corporao. Ela desenvolve sistemas e processos que visam adquirir e partilhar ativos intelectuais. Reporta inevitavelmente ao uso pleno do conhecimento, direcionando-o como diferencial estratgico competitivo de sucesso. Aumenta a gerao de informaes que sejam teis e significativas e promovam atividades, enquanto procura aumentar o aprendizado individual e grupal. Alm disso, ela pode maximizar o valor da base de conhecimento da organizao em funes diversas e localizaes diferente. Essa ferramenta como diz Rigby (2000) mostra que as empresas de sucesso no so um conjunto de produtos, mas sim de bases de conhecimento distintas. Esse capital intelectual a chave da vantagem competitiva da companhia com seus clientes-alvo. A gesto do conhecimento procura acumular o capital intelectual que criar competncias essenciais exclusivas e produzir resultados melhores. Com o enfoque da gesto do conhecimento comea-se a rever a empresa, suas estratgias, sua estrutura e sua cultura. Isso se d num ambiente competitivo, onde a rpida globalizao da economia e as melhorias nos transportes e comunicaes do aos consumidores uma gama de opes sem precedentes. Presses sobre os preos no deixam margem para ineficincia. O ciclo de desenvolvimento de novos produtos cada vez mais curto. As empresas precisam de qualidade, valor agregado, servio, inovao, flexibilidade, agilidade e velocidade de forma cada vez mais crtica. As empresas tendem a se diferenciar pelo que elas sabem e pela forma como conseguem usar esse conhecimento. 5 Capital Intelectual: Principal Fonte de Intangveis nas Empresas e um Diferencial Competitivo em Relao aos Concorrentes O termo capital intelectual teve sua origem na propriedade intelectual; os componentes de conhecimentos de uma empresa, reunidos e legalmente protegidos. um conjunto de benefcios intangveis que agregam valor s empresas. Segundo Brooking, apud Antunes & Martins (2002), o capital intelectual pode ser dividido em quatro categorias: Ativos de Mercado: potencial que a empresa possui em decorrncia dos intangveis que esto relacionados ao mercado, tais como: marca, clientes, lealdade dos clientes, negcios recorrentes, negcios em andamento (backlog), canais de distribuio, franquias etc. Ativos Humanos: compreendem os benefcios que o indivduo pode proporcionar para as organizaes por meio da sua expertise, criatividade, conhecimento, habilidade para resolver problemas, tudo visto de forma coletiva e dinmica.

Ativos de Propriedade Intelectual: incluem os ativos que necessitam de proteo legal para proporcionar s organizaes benefcios tais como: know-how, segredos industriais, copyright, patentes, designs etc. Ativos de Infra-Estrutura: compreendem as tecnologias, as metodologias e os processos empregados, como cultura, sistema de informao, mtodos gerenciais, aceitao de risco, banco de dados de clientes etc. Os fatores que geram o capital Intelectual de acordo com Brooking apud Antunes & Martins (2002), so: - conhecimento, pelo funcionrio, de sua importncia para os objetivos da empresa; - funcionrio tratado como ativo raro; - alocar a pessoa certa na funo certa considerando suas habilidades; - oportunizar o desenvolvimento profissional e pessoal; - identificao do know-how gerado pela P & D; - avaliar o retorno sobre o investimento em P & D; - definir uma estratgia proativa para tratar a propriedade intelectual; - mensurar o valor de marcas; - avaliar investimentos em canais de distribuio; - avaliar a sinergia resultante de treinamento e os objetivos corporativos; - prover infra-estrutura e adequado ambiente de trabalho; - valorizar a opinio dos funcionrios; - oportunizar a participao dos funcionrios na definio dos objetivos da empresa; - estimular os funcionrios para a inovao. Fica, assim, clara a importncia do Capital Intelectual para o desenvolvimento das empresas, alm de representar diferencial competitivo em relao aos concorrentes. A era atual, como diz S (2002) exige a capitalizao de intelectos (no sentido de investimentos maiores em qualidade da inteligncia agente sobre os capitais) na busca da eficcia comum dos mais importantes valores das clulas sociais e de aumento do valor efetivo da prpria riqueza. O capital intelectual pode ser dividido em trs grandes capitais. O capital humano, o capital estrutural e o capital do cliente. Todos so intangveis, mas descrevem coisas tangveis para os executivos. o intercmbio entre eles que cria o Capital Intelectual. 5.1 Capital Humano A Mina na Empresa As pessoas geram capital para a empresa atravs de sua competncia, sua atitude e sua capacidade para inovar. As competncias incluem as habilidade e a educao e a atitude se refere s condutas. Porm finalmente a capacidade de inovar, a que pode gerar mais valor para uma Fonte: Cinca (2002)
5

companhia. Tudo isto constitui o que chamamos de capital humano. Constitui o capital humano o conhecimento acumulado, a habilidade e experincias dos funcionrios para realizar as tarefas do dia-a-dia, os valores, a cultura, a filosofia da empresa, e diversos ativos intangveis, ou seja, as pessoas que so os ativos humanos da empresa. A principal estratgia da empresa ser de atrair, reter, desenvolver e aproveitar o mximo o talento humano, que ser cada vez mais, a principal vantagem competitiva. Para entender melhor o capital humano preciso entender as habilidades que determinam qualquer tarefa, processo ou negcio, relacionadas abaixo: Habilidade do tipo commodity: so as habilidades adquiridas, costumam no serem especficas de uma empresa e podem ter o mesmo valor para qualquer organizao. por exemplo, a habilidade de atender ao telefone. Habilidades alavancadas: o conhecimento pode ser mais valioso para uma determinada empresa do que para outra. So especficas a um setor e no a uma empresa. Os programadores, por exemplo, da Andersen Consulting podem alavancar essa habilidade enquanto os do Bank of America s agregam valores aos seus funcionrios. Habilidades proprietrias: so os talentos especficos empresa, em torno dos quais uma organizao constri seu negcio. Pode ser codificada em forma de patentes, direitos autorais, expertise. O Ritz-Carlton o especialista em administrao hoteleira. A gesto do capital humano passa pelo levantamento do potencial humano, pela identificao das potencialidades estratgicas a desenvolver e pela capacitao necessria. O capital humano, portanto, configurando-se como um grande referencial de sucesso no meio empresarial, o que vai determinar o futuro da companhia. Sem um gerenciamento adequado deste requisito, nenhuma empresa ter sucesso com suas metas e objetivos e, conseqentemente, no alcanar os resultados esperados. Muito menos poder pretender manter-se competitiva no mercado. 5.2 - Capital Estrutural Compreende os ativos intangveis relacionados com a estrutura e os processos de funcionamento interno e externo da organizao que apiam o capital humano, ou, tudo o que permanece na empresa quando os empregados vo para casa. Edvinsson (1997) prope a seguinte diviso para o capital estrutural: Capital organizacional abrange o investimento da empresa em sistemas, instrumentos e filosofia operacional que agilizam o fluxo de conhecimento pela organizao, bem como em direo s reas externas, como aquelas voltadas para os canais de suprimento e distribuio.
6

Capital de inovao refere-se capacidade de renovao e aos resultados da inovao sob a forma de direitos comerciais amparados por lei, propriedade intelectual e outros ativos e talentos intangveis utilizados para criar e colocar rapidamente no mercado de novos produtos e servios. Capital de processos constitudo por aqueles processos, tcnicas (como o ISO 9000) e programas direcionados aos empregados, que aumentam a ampliam a eficincia da produo ou a prestao de servios. o tipo de conhecimento prtico empregado na criao contnua de valor. Para gerenciar o capital estrutural, preciso uma rpida distribuio do conhecimento, o aumento do conhecimento coletivo menor tempos de espera e profissionais mais produtivos. A funo da gerncia da empresa utilizar corretamente o capital estrutural, para que o mesmo aumente o valor para os acionistas. 5.3 Capital do Cliente definido como o valor de sua franquia, seus relacionamentos contnuos com pessoas e organizaes para as quais vende. Para Sveby (1998), a escolha da empresa do conhecimento no que diz respeito a clientes, portanto, tem um significado estratgico vital porque o tipo de cliente com os quais uma empresa do conhecimento trabalha determinada tanto a qualidade quanto a quantidade de suas receitas intangveis do conhecimento. Existem trs tipos de clientes, segundo o mesmo autor. os que melhoram a imagem, no qual suas referncias e seus depoimentos so muitos valiosos; os clientes que melhoram a organizao, esses exigem solues de ponta, melhorando a estrutura interna da empresa; e os clientes que aumentam a competncia, que contribuem com projetos que desafiam a competncia dos funcionrios, fazendo que os funcionrios aprendam com eles. 6 Avaliao do capital intelectual Existe uma metodologia desenvolvida por Sveiby (1998) para avaliao dos ativos intangveis, que tem como objetivo criar um sistema de gerenciamento de informaes para os gestores da empresa, que precisam conhec-la, acompanhar a sua evoluo e adotar medidas corretivas, quando necessrias.

As avaliaes dos ativos intangveis so feitas para atender as necessidades de atendimento dos clientes, credores e acionistas ou para uso dos gestores da empresa. Para avaliar os ativos intangveis, o processo o seguinte: determinao da finalidade: uso externo e/ou interno; a classificao dos funcionrios dentro de uma das trs categorias de ativos intangveis, que so: competncia, estrutura interna e estrutura externa; a formulao de uma estratgia para gesto do conhecimento; informaes que devero enfatizar o fluxo, a mudana e os dados de controle; comparao dos indicadores em relao aos anos anteriores; apresentao dos indicadores num quadro denominado de Monitor de Ativos intangveis. As informaes geradas pela Avaliao do Capital Intelectual so teis para os gestores, j que lhes possibilitam: sistematizao das informaes; identificao e mensurao de indicadores financeiros e no financeiros; detalhamento da competncia dos profissionais, geradores de receitas da organizao; proporciona subsdios para tomada de decises sobre pessoal, investimentos e clientes. 7 Gesto do Capital Intelectual

Segundo estudo do Financial and Management Acconting Committee (Tcnica Contable) apud Baum & GonalveS (2001) os conceitos bsicos relativos medida e gesto do capital intelectual esto relacionados a trs aspectos:

La comunidad Latina de estudiantes de negocios

Fonte: Pontes (2001) Contexto econmico o crescimento maior nas indstrias e naes voltadas criao, transformao e capitalizao dos conhecimentos do que aquelas ligadas explorao e utilizao dos recursos naturais em seus processos. O conhecimento um diferencial de competitividade. Contexto Contbil a contabilidade tradicional no est habilitada a medir aspectos da empresa quanto capacidade de dirigentes e pessoal, o valor das informaes, da capacidade tecnolgica, potencial de mercado e investimentos em pesquisa e desenvolvimento. Contexto Empresarial a viso na gesto da empresa, a partir da atual era do conhecimento em relao era industrial passa a ter o seguinte enfoque: Aspectos Viso da era industrial Percepo do Fator de produo e custos pessoal Fluxo de produo Baseado sobre processos Benefcios s/ Tendncia de baixa Inverses Base de poder Posio hierrquica Fluxo de Hierrquica informaes Fonte: Baum & GonalveS (2001) Viso na era do conhecimento Conhecimento como gerao de riquezas Baseado sobre idias Tendncia de alta pela criatividade Nvel de conhecimento Redes funcionais e operacionais

Para Stewart (1998) os ativos intelectuais de uma corporao, so geralmente trs ou quatro vezes mais valiosos que os tangveis que constam nos livros e diz que os passos para administr-lo so: - definir a importncia do investimento intelectual para o desenvolvimento de novos produtos; - avaliar a estratgia dos componentes e o ativo do conhecimento; - classificar o seu portfolio: o que voc tem, o que voc usa, onde eles esto alocados; - analisar e avaliar o valor do portfolio: quanto eles custam, o que pode ser feito para maximizar o valor deles, se deve mant-los, vend-los ou abandon-los;

Los documentos que buscas estn en http://www.gestiopolis.com/

La comunidad Latina de estudiantes de negocios

- investir baseado no que se apreendeu nos passos anteriores, identificar espaos que devem ser preenchidos para explorar conhecimento, defender-se da concorrncia, direcionar a ao da empresa ou avanar na tecnologia; e - reunir o seu novo portfolio de conhecimento e repetir a operao ad infinitum. Encontra-se em desvantagem em relao s demais, as empresas que ainda no se deram conta do seu Capital Intelectual, pois no encontraram a importncia do mesmo dentro do seu patrimnio. O primeiro passo para o gerenciamento deste capital identific-lo, para depois mensur-lo. Percebe-se ento que o gerenciamento do capital intelectual mais do que apenas o gerenciamento de conhecimentos. Gerenciamento do capital intelectual para Edvinsson (1997) a alavancagem do capital humano e do capital estrutural em conjunto. Trata-se de um efeito multiplicador entre capital humano e capital estrutural. Isso posto, capital intelectual uma funo de gnero e de metas. Padoveze (2000) apresenta as medidas como sugesto para o gerenciamento do capital intelectual. 7.1 Indicadores para o capital humano reputao dos empregados da companhia junto a empresa de colocao de empregados; anos de experincia na profisso; taxa de empregados com menos do que dois anos de experincia; satisfao dos empregados; proporo dos empregados, dando novas idias e sugestes e proporo implementada; valor adicionado por empregado; valor adicionado por unidade monetria de salrio. 7.2 Indicadores para o capital estrutural nmero de patentes; percentual de despesas de P&D (pesquisa e desenvolvimento) sobre as vendas lquidas; custo de manuteno de patentes; custo de projeto do ciclo de vida por vendas; nmero de computadores individuais, ligados ao banco de dados; nmero de vezes que o banco de dados consultado; atualizao do banco de dados; contribuio ao banco de dados; volume de uso do sistema de informao (SI); custo do SI por vendas; lucro por custo do SI; satisfao com o servio do SI; taxa de implementao de novas idias pelo total de novas idias geradas; nmero de introduo de novos produtos; introduo de novos produtos por empregado; nmero de equipes de projeto multifuncionais; proporo do lucro dos novos produtos introduzidos; tendncia do ciclo de vida dos produtos nos ltimos cinco anos; tempo mdio para planejamento e desenvolvimento de produto; valor das novas idias (economias e ganhos em dinheiro). 7.3 Indicadores para a clientela e relacionamentos participao no mercado; crescimento no volume de negcios; proporo das vendas por repetitividade dos clientes; lealdade marca; satisfao dos clientes; reclamao dos clientes; rentabilidade dos produtos como uma proporo das vendas; nmero de alianas cliente/fornecedores e seu valor; proporo dos
Los documentos que buscas estn en http://www.gestiopolis.com/

La comunidad Latina de estudiantes de negocios

negcios dos clientes (ou fornecedores) que os produtos e servios da empresa representam (em valor). Desta forma, segundo Tinoco (1996), o valor gerado em decorrncia do trabalho humano, constitui-se em um ativo que precisa ser devidamente contabilizado, mensurado, analisado e divulgado. 9 Concluso Com as mudanas econmicas, tecnolgicas, polticas e sociais, houve uma profunda alterao da estrutura e valores da sociedade. Nessa nova era, o conhecimento passou a ter uma importncia fundamental em todas as atividades econmicas, como seu principal ingrediente. O problema todo consiste em mensurar esse capital intelectual. A grande questo saber como identificar e disseminar o conhecimento gerado dentro da empresa, promovendo a transformao de material intelectual bruto gerado pelos ingredientes da organizao em Capital Intelectual, e que garanta uma trajetria de crescimento e desenvolvimento. Sabe-se que existe a conscincia da necessidade de continuar com estudos e definies, a fim de tornar o Capital Intelectual uma ferramenta gerencial cada vez mais eficiente, ou mesmo uma demonstrao como parte integrante das Demonstraes Contbeis, pois o modelo tradicional de Contabilidade, que descreveu com tanto brilho as operaes das empresas durante meio milnio, no tem conseguido acompanhar a revoluo que est ocorrendo no mundo dos negcios. Apesar das dificuldades encontradas na busca da mensurao desse grande ativo que o capital intelectual, a cincia contbil est procurando dar a sua contribuio em mais uma tarefa rdua de avaliao de todos os elementos que interagem sobre o patrimnio. Todavia, no podemos deixar de reconhecer premente de mudanas e alguns ajustes nos sistemas e prticas contbeis para que essa nova realidade seja devidamente reconhecida e refletida nos registros contbeis. Na verdade, as informaes sobre o capital intelectual vm a complementar e ampliar as informaes contbeis atuais. A nova tendncia de gesto do conhecimento nas empresas possui caractersticas marcantes e poderosas, capazes de promover no ambiente interno das empresas, nos mercados nos quais elas participam, e na sociedade na qual interferem, cenrios racionais de aproveitamento da fora do trabalho, criando oportunidades efetivas de desenvolvimento individual e corporativo. Em vista disso, fundamental que a administrao tenha alguns cuidados, para que os funcionrios considerados como Capital Intelectual do departamento no mudem para outras reas (ou empresas) e mesmo que permaneam, no percam a motivao para o constante aperfeioamento. Stewart (1998) diz que os ativos do conhecimento, assim como dinheiro ou equipamentos, existem e s vale a pena cultiv-los no contexto da estratgia. No se pode definir e gerenciar
Los documentos que buscas estn en http://www.gestiopolis.com/

La comunidad Latina de estudiantes de negocios

os ativos intelectuais sem saber o que se est tentando fazer com eles. Toda organizao possui valiosos materiais intelectuais sob a forma de ativos e recursos, perspectivas e capacidades tticas e explcitas, dados, informao, conhecimento e talvez sabedoria. Entretanto, no se pode gerenciar o capital intelectual no possvel sequer encontrar suas formas mais soft sem localiz-lo em pontos estrategicamente importantes e onde a gerncia realmente seja importante. Referncias Bibliogrficas ANTUNES, M. T. P. MARTINS, E. Capital intelectual: verdades e mitos. Revista de Contabilidade & Finanas da USP FEA Departamento de Contabilidade e Atuaria. So Paulo SP, ano XIII, n 29, p.41-54, mai/agos.2002. BAUM, M. S. GONALVES, O. Ativos intangveis mensurar ou ignorar. In Conveno de Contabilidade do Rio Grande do Sul, 8., 2001, Gramado. Anais da VIII Conveno de Contabilidade do Rio Grande do Sul. Gramado: RS, 2001. v.3, p.101-120. CINCA, C. S. La contabilidad em la era del conocimiento. www.5campus.org Acesso em 13.06.2003. DRUCKER, Peter F. Sociedade ps-capitalista. 5.ed. so Paulo: Pioneira, 1996. EDWINSSON, L. O capital intelectual como instrumento de gesto. Administrao e finanas. Case Studies Skandia. Insight. jul/ago. 1997. EDVINSSON, Leif, e Malone, Michel S. Capital intelectual. Traduo de Roberto Galma; reviso tcnica de Petros Katalifs. So Paulo: Makron Books, 1998. PADOVEZE, Clvis Lus. Aspectos da gesto econmica do capital humano. Revista de Contabilidade do Conselho Regional de Contabilidade de So Paulo. So Paulo SP: ano IV, n 14, p.4-20, dez/2000. PAIVA, Simone Bastos. O capital intelectual e a contabilidade: o grande desafio no alvorecer do 3 milnio. Revista Brasileira de Contabilidade. Braslia DF: ano 28, n 117, p.76-82, mai/jun.1999. PONTES, R. M. SARDENBERG, D.P. Capital www.uol.com.br/cultvox Acesso em 15.12.2001. intelectual: ativo intangvel.

Los documentos que buscas estn en http://www.gestiopolis.com/

La comunidad Latina de estudiantes de negocios

RAUPP. Elena Hahn. A contabilidade e o valor real das empresas mediante identificao dos valores internos. Revista Brasileira de Contabilidade. Braslia DF: ano 30, n 128, p.50-68, mar/abr.2001. RIGBY, D. K. Quem tem medo das ferramentas gerenciais? HSM Management. Revista de Informao e Conhecimento para Gesto Empresarial. So Paulo, SP: ano 4, n.19, p.122-130, mar/abr.2000. S, A. L. de. Os valores intangveis da riqueza patrimonial e a contabilidade do intelectual. http://www.lopesdesa.com.br. Acesso em 01 jun.2002. STEWART, Tomas A. Capital intelectual: a nova vantagem competitiva das empresas. Rio de Janeiro: Campus, 1998. SVEIBY, K. E. A nova riqueza das organizaes: gerenciando e avaliando patrimnio de conhecimento. 5 ed. Rio de Janeiro: Campus, 1998. SVEIBY, Karl Erik O valor do intangvel. HSM Management. Revista de Informao e Conhecimentos para Gesto Empresarial. So Paulo SP: ano 4, n 22, p.66-69, set/out/2000. TINOCO, J. E. P. Contribuio ao Estudo da Contabilidade Estratgica de Recursos Humanos. 1996. Tese (Doutorado em Controladoria e Contabilidade) Universidade de So Paulo, FEA/USP. TOFFLER, Alvin. A terceira onda. 16. ed. Rio de Janeiro: Record, 1980.

CAPITAL INTELECTUAL: A NOVA VANTAGEM COMPETITIVA Aportado por: Maria Elisabeth Pereira Kraemer - beth.kraemer@terra.com.br

Los documentos que buscas estn en http://www.gestiopolis.com/

Anda mungkin juga menyukai