Anda di halaman 1dari 10

Por MAURCIO TRAGTENBERG Textos Poltico-Pedaggicos - In Memoriam http://www.espacoacademico.com.br/024/24mt1981.

htm

Pistrak: uma pedagogia socialista*

Pistrak situa-se ma linha dos grandes educadores como Pavel Blonsky, Nadjda Krupskaia e Vassili Lunatcharsky. Apesar disso, durante o stalinismo, a sua importncia foi ofuscada pela emergncia de Makarenko, como o grande educador sovitico. Isso no foi acidental: Makarenko fundou uma pedagogia sem escola, nascida das trgicas circunstncias da Guerra Civil que gerou milhares de jovens a-sociais razo pela qual, ele tem pouco a dizer a respeito da escola. O fato dele aparecer como o grande pedagogo deve-se burocratizao do processo revolucionrio e ao deslocamento do poder que se deu, especialmente aps o esmagamento da revoluo ucraniana de Makhno e dos marinheiros de Kronstadt. O presente livro fruto do trabalho pedaggico desenvolvido na Escola Lepechinsky e do contato com outras escolas primrias e demais instituies infantis. Pistrak soube ultrapassar o questionamento dos mtodos para enfrentar os problemas da finalidade do ensino, extraindo da todas as conseqncias. Percebia com toda clareza que uma pedagogia concebida para formar vassalos era inadequada para formar cidados ativos e participantes da vida social.

J na poca das revolues burguesa e em particular da Revoluo Francesa, no perodo da Conveno a burguesia percebeu que a pedagogia dos oratorianos, jesutas e dos irmos das escolas crists vinculadas ao Antigo Regime era inadequada formao do cidado, categoria com que a burguesia francesa fez seu ingresso na histria. Da, as medidas que ela tomou para suprimir a aristocracia do saber e do poder, criando um conselho de pais de famlia eleitos pela base, que institucionalizasse a participao dos pais na escolha dos professores e na administrao da escola, definindo as condies em que se operaria a igualdade de oportunidades garantida pelo ensino gratuito, obrigatrio e leigo. Criavam-se as condies para que se desse a alternncia da teoria com a prtica e a abertura permanente ao social, atravs da participao dos alunos na organizao interna da escola, e da instituio de formas de disciplina no aprendizado constante, pela prtica de responsabilidades em funo dos direitos e deveres que formariam o novo cidado.

Da mesma forma, a Revoluo Russa, criando novas relaes sociais entre os homens, necessitava de um novo tipo de homem para assumi-la da a importncia da renovao dos mtodos de ensino. A idia bsica de uma nova sociedade que realizaria a fraternidade e a igualdade, o fim da alienao, era uma imensa esperana coletiva que tomou conta da sociedade sovitica entre 1918 e 1929. Neste perodo, a Revoluo Russa era uma esperana que ainda no havia sido enterrada pela hegemonia da burocracia de Stalin, a qual reduziria o projeto revolucionrio sovitico a uma poltica de industrializao, convertendo os sovietes em meros aparelhos do Estado e orientando o prprio Estado aos seus interesses particulares, como se fosse sua propriedade privada.

A viso educacional de Pistrak concomitante ao perodo de ascenso das massas na Revoluo Russa, a qual exigia a formao de homens vinculados ao presente, desalienados, mais preocupados em criar o futuro do que cultivar o

passado, e cuja busca do bem comum superasse o individualismo e o egosmo. Atravs de Pistrak, tem-se o projeto da revoluo sovitica no plano da educao, especialmente no nvel do ensino primrio e secundrio. No entanto, muitos educadores na poca acharam que poderiam desenvolver nas velhas formas pedaggicas os novos contedos revolucionrios, passando a ensinar a respeito da desalienao e da liberdade de igual forma como aqueles que analisavam as vantagens da submisso e do carter sacral da autoridade: em suam, pretendiam corrigir as velhas teorias pedaggicas reciclando-as ante a nova situao.

Pistrak percebia que isso era insuficiente numa poca revolucionria, e enfatizava a necessidade de criar uma nova instituio escolar na sua estrutura e no seu esprito, suprimindo a contradio entre a necessidade de criar um novo tipo de homem e as formas da educao tradicional. Isso implicava uma profunda mudana na instituio escola, pois esta Pistrak tinha plena conscincia transmite um contedo implcito significativo que devia ser questionado. Intua Pistrak que o fundamental nas instituies decorre muito mais de uma prtica no verbalizada do que do conjunto dos enunciados solenes de que ela se faz porta-voz.

Para fugir dos hibridismos e acomodaes, Pistrak preferiu optar pela criao de uma nova instituio no lugar da transformao da velha estrutura. Para isso, utilizou os meios de que dispunha: a nfase nas leis gerais que regem o conhecimento do mundo natural e social, a preocupao com o social, a preocupao com o atual, as leis do trabalho humano, os dados sobre a estrutura psicofsica dos educandos, o mtodo dialtico que atua como uma fora organizadora do mundo. A Escola do Trabalho estava definida.

Ele se preocupava em desenvolver no professor a criatividade pedaggica, sem o que a nova escola seria impossvel. Seu objetivo no era o de formular uma teoria comunista da educao, mas estruturar os enunciados surgidos no contexto da prtica escolar luz do mtodo dialtico. Procurou ele introduzir a dimenso poltica no trabalho pedaggico, em consonncia com os objetivos centrais da Revoluo Russa no plano scio-econmico e nisso segue a esteira dos grandes educadores para quem a poltica sempre existiu nas instituies de ensino. Tais preocupaes estavam em consonncia com a formulao de Lenin que, no I Congresso de Ensino a 25/08/1918, enfatizava: Nosso trabalho no domnio escolar consiste em derrubar a burguesia e declaramos abertamente que a escola fora da vida, fora da poltica, uma mentira e uma hipocrisia. A isto, acrescenta Pistrak: sem teoria pedaggica revolucionria no poder haver prtica pedaggica revolucionria (p. 29).

Pistrak privilegia a teoria marxista como uma nova arma capaz de garantir a transformao da escola, desde que oriente a prtica do trabalho escolar; ela se tornar ativa e eficaz na medida em que o professor anunciar os valores de um militante socialista ativo. Mas no h uma resposta pergunta onde est a teoria comunista da educao? Argumenta Pistrak que seu objetivo no formular uma teoria, mas o de analisar seu surgimento em decorrncia de uma prtica escolar guiada pelo mtodo dialtico. A Escola do Trabalho apenas o resultado da prtica pedaggica, a sistematizao de uma experincia concreta.

Pistrak concebe a Escola do Trabalho como um instrumento que capacite o homem a compreender seu papel na luta internacional contra o capitalismo, o espao ocupado pela classe trabalhadora nessa luta e o papel de cada adolescente, para que cada um saiba, no seu espao, travar a luta contra as velhas estruturas. A Escola do Trabalho fundamenta-se no estudo das relaes do homem com a realidade atual e na auto-organizao dos alunos. Uma vez que a realidade atual se d na forma da luta de classes, trata-se de penetrar essa realidade e viver nela da a necessidade de a escola educar os jovens conforme a realidade do momento histrico, adaptando-se a ela e, por sua vez, reorganizando-a.

O estudo dos fenmenos naturais e da sua utilizao na indstria deve buscar a superao da antida atitude contemplativa ante as cincias naturais; a realidade deve ser estudada como processo em desenvolvimento, como um processo dialtico. Em conseqncia, Pistrak prega o ensino pelo mtodo dos complexos, pelo qual se estudam os fenmenos agrupados, enfatizando a interdependncia transformadora, essncia do mtodo dialtico. Isso o leva a enfatizar o princpio ativo e a aplicao do princpio da pesquisa ao trabalho escolar, condio para a transformao do conhecimento em concepes ativas.

Para Pistrak estudar a realidade histrica, o atual, significa situar o espao do adolescente na luta que se trava no mundo. Nesse sentido, a finalidade do contedo do ensino consiste em armar o educando para a luta e criao de uma nova sociedade. O trabalho na escola, enquanto base da educao, deve estar ligado ao trabalho social, produo real, a uma atividade socialmente til. Para Pistrak, se a escola deseja educar a criana e o adolescente, ela tem o direito de falar em formao e direo das preocupaes dos educandos para uma finalidade determinada. Por isso, ele tambm acentua a importncia da Juventude Comunista e do Movimento Comunista de Crianas.

A construo de uma nova sociedade, conforme o iderio inicial da Revoluo Russa, implicava que ela fosse feita de baixo para cima. Para isso, acentua Pistrak, necessrio que cada membro ativo da sociedade compreenda o que preciso construir e de que maneira necessrio faz-lo. Tal postura leva valorizao do trabalho coletivo e criao de formas organizativas eficazes. Para ele, a aptido do trabalho coletivo adquirida no processo do prprio trabalho. necessrio saber quando preciso mandar ou obedecer, e isto se consegue atravs da autoorganizao dos educandos, em que todos, na medida do possvel, ocupem sucessivamente todos os lugares, tanto as funes dirigentes como as funes subordinadas (p.41). Isso s ser atingido se a auto-organizao for admitida sem reservas. Conhecimento do real e auto-organizao so chaves da nova escola, inserida na luta pela criao de novas relaes sociais.

No incio da revoluo, porm, o trabalho na escola era desenvolvido atravs da escultura, desenho, trabalho com papelo, diferentes tipos de modelagem; a isso acrescenta-se o trabalho fsico produtivo com a criao de oficinas. No havia nenhum plano de conjunto e o trabalho era auxiliar para o programa de estudos. Na falta de uma diretriz comum, o trabalho manual e intelectual eram independentes entre si: trabalho e aula no possuam canais de comunicao. O trabalho no era inserido no problema geral do trabalho infanto-juvenil na sociedade socialista.

Por outro lado, para Pistrak, o trabalho aparece como estudo do trabalho socialmente til que determina as relaes sociais entre as pessoas. Pistrak condena os trabalhos domsticos, cansativos e freqentemente nocivos sade das crianas. Enfatiza a preocupao que a escola deve ter com os princpios da higiene pessoal, o trato do corpo, os dentes, as roupas, a cama, o material escolar e a organizao da via cotidiana. Enfatiza tambm a necessidade de criar restaurantes e clubes como formas que permitem desenvolver a aptido dos jovens para a vida e o trabalho coletivo, tendo como base as tarefas domsticas coletivas (p.50), como a manuteno da ordem e limpeza dos quartos, a participao nas tarefas da cozinha e distribuio dos alimentos preparados. As crianas devem tambm participar cuidando dos jardins e dos parques pblicos, plantando rvores e conservando as belezas naturais, organizando campos de jogos e prticas esportivas, enfim, associando as iniciativas da escola s de outros rgos administrativos. Em suma, a escola deve ser um centro cultural capaz de participar da vida social.

Pistrak assume o papel da oficina profissional nas escolas, institudas em outubro de 1918 por um Regulamento sobre a Escola nica do Trabalho, em que o trabalho na oficina escolar liga-se ao estudo dos ofcios artesanais, urbanos ou rurais, enfatizando seu valor especfico. Enquanto as crianas menores trabalham com tecido, papel e papelo, as maiores trabalham com metais e madeira. Para Pistrak, isto essencial para o ensino de questes como a diviso de trabalho e o trabalho mecanizado: o aluno compreender melhor a mecnica e a essncia do maquinismo se utilizar ferramentas diferenciadas. Alm disso, ele perceber melhor a correspondncia entre as ferramentas e um material determinado e as melhores maneiras de trabalh-lo, e os diferentes tratamentos que esse material deve sofrer (plaina, ajuste e encaixe) numa oficina de marceneiro. Da mesma forma, uma oficina de marcenaria, de mecnica ou de papelo deve dar espao criatividade tcnica do aluno, tendo em vista a construo de uma nova sociedade.

O estudo do trabalho em madeira e metal constitui a introduo tcnica geral. a oficina escolar, quando o aluno chega ao sexto ano escolar, pode oferecer uma introduo tcnica geral da produo moderna e da organizao cientfica do trabalho. Isso implica uma seleo metdica das encomendas dos trabalhos, da graduao das dificuldades de sua produo e da complexidade dos mtodos de trabalho.

Pistrak salienta a necessidade de toda escola de primeiro grau possuir uma rea no campo, varivel entre meio e um hectare, pois a escola rural deve divulgar no campo a influncia cultural da cidade (p. 62). A escola rural variar suas atividades em funo do ritmo de trabalho no campo e das estaes do ano; o trabalho agrcola na escola deve ser considerado um problema pedaggico que leve a criana compreenso da aliana operriocamponesa e, portanto, da realidade atual. No campo, a escola o centro cultural mais importante, da sua importncia em formar os organizadores do futuro, conquistando o apoio da populao, mostrando que a instituio infantil est altura de suas tarefas sociais.

Igualmente importante a fbrica, um fenmeno da realidade atual, relacionado com o ambiente social onde a grande produo o resultado da unio da tcnica com a economia. Assim, para Pistrak, o estudo da fora motriz de uma fbrica e das diferentes formas de energia levam ao da geografia econmica e compreenso da luta imperialista pelas fontes energticas. O estudo das matrias-primas, base da produo, coloca a questo da agricultura, geografia econmica e do entrelaamento entre a tecnologia e a tcnica. A mquina-ferramenta conduz a questes econmicas e tcnicas, fundamentadas na fsica, matemtica e qumica, e situa o papel do rendimento do trabalho. Por sua vez, situando-se o operrio como ponto de partida, pode-se abordar as questes como as classes sociais, o salrio, o sindicato, a ligao do operrio com o campons e com o Partido, a condio feminina e o trabalho. Afirma Pistrak: Toda a realidade atual desemboca na fbrica (p. 67).

A atitude da escola em relao fbrica situa esta como ponto privilegiado de entrecruzamento de relaes, justificando ante os olhos do aluno o significado de seu trabalho. Como decorrncia, a realidade colocar uma srie de questes cientficas cujas respostas a escola deve fornecer, efetivando assim a integrao do trabalho com a cincia graas educao no trabalho. O contato direto do aluno com a fbrica cria nele as emoes necessrias educao social, impedindo que o ensino se mantenha acadmico. Por isso, por isso, o aluno deve participar do trabalho na fbrica ao lado do operrio ou do aprendiz o que oficina da escola no possibilita: o que importante, do ponto de vista pedaggico, que as crianas tenham o sentimento de colaborar na produo; o que tambm importante que tenham a liberdade de estudar a fbrica em todas as suas partes (p. 69). Da a importncia para Pistrak de as crianas participarem da vida da fbrica, as assemblias gerais, das cooperativas, dos clubes das clulas do Partido, das festas revolucionrias e das campanhas contra o analfabetismo, de modo a formar homens que entendam o mecanismo de funcionamento da economia, participando de sua elaborao. Para

isso, necessrio que o administrador, o engenheiro, o operrio, compreendam a importncia do trabalho infantil e da Escola do Trabalho. Segundo Pistrak, o trabalho na fbrica deve comear a partir do sexto ou stimo ano de estudos.

A rea do chamado trabalho improdutivo (escritrio, contabilidade, administrao, estatstica, escola, biblioteca, clube, servio sanitrio e mdico) tambm necessita de mao de obra e, por isso, Pistrak acentua que a formao poltica dos trabalhadores desse setor to importante quando ao do trabalhador qualificado do setor industrial. Segundo Pistrak, a escola do proletariado deve ser nessas funes trincheiras de luta pela edificao de um novo regime.

Para Pistrak a escola elementar de primeiro grau deve ter a durao de quatro anos. Nas regies industriais, a instruo obrigatria deve ser de sete anos, seguida de Escola da fbrica que se responsabiliza pela formao profissional. Na rea rural a escola elementar continuada pela Escola da Juventude Camponesa com durao de trs anos, formando no conjunto uma escola especfica de sete anos de formao agrcola. A escola de segundo grau de nove anos e no deve servir unicamente de preparatrio para a universidade. Ao contrrio, ela ter um objetivo determinado no quadro da construo de uma nova sociedade, preparando os alunos para tarefas administrativas e intelectuais; deve pois enfatizar a formao profissional sem perder de vista uma formao geral que possibilite ao educando a compreenso da totalidade do social. Acentua Pistrak que o trabalhador do setor de servios precisa de uma boa preparao geral, de uma boa introduo de conjunto ao estudo de uma determinada profisso e de um conhecimento perfeito de uma forma precisa de trabalho (p. 75).

Para Pistrak, o objetivo da escola o de formar crianas para serem trabalhadores completos, da a necessidade de ela fornecer uma formao bsica tcnica e social que possibilite o educando orientar-se na vida real. Ela deve ser prtica para facilitar ao aluno a transio entre o universo escolar e a totalidade social, ensinando-o a elevar-se do problema prtico para uma concepo terica geral. Ela tambm se prope a formar homens para exercer funes de auxiliar ou ajudante, para o que a escola-laboratrio ineficaz. Por isso, necessrio que as crianas do segundo ciclo do segundo grau fiquem um certo nmero de horas por semana ligadas a alguma empresa, e que, por sua vez, o trabalho que realizam seja inserido na escola, para ser explicado e aprofundado cientificamente.

A organizao do trabalho na escola prepara as crianas para o trabalho na sociedade: o aluno parte das obrigaes mais simples exigidas no processo de trabalho, adaptando-se aos hbitos tcnicos, para chegar vivncia e compreenso do trabalho social da escola, na qualidade de membro da coletividade escolar. A entrada do aluno na vida depois da escola deixa de ser um salto no desconhecido, tornando-se uma transio bastante fcil e, quanto mais desapercebida, melhor ser para o aluno (p. 77). O essencial desenvolver a especializao do aluno numa profisso determinada sem criar subdivises excessivas, respeitando o gosto do aluno na escolha tanto do emprego como dos grupos a que queira pertencer, e, ao mesmo tempo, criar as condies para que o ensino coletivo da teoria geral seja vinculado s tarefas individuais relacionadas atividade prtica do aluno.

As diversas etapas da atividade prtica do segundo ciclo implicam numa etapa de orientao durante o oitavo ano escolar. Ela permite ao aluno a compreenso das formas de trabalho, de suas relaes com o real, levantando os problemas tericos ligados a uma profisso determinada. Surge da a possibilidade da reviso terica dos princpios bsicos de um ou mais ramos de atividade, e a passagem para a etapa da execuo do trabalho na rea escolhida. Na segunda etapa, Pistrak prev a ocorrncia de uma ntima ligao entre a formao bsica e a tcnica; na terceira etapa realiza-se o trabalho fundado na iniciativa do aluno, que consiste em resolver um problema prtico

determinado. A passagem da escola vida, para Pistrak, se d por mediaes atravs de projetos ou de iniciativas: seis meses antes do trmino dos estudos abandona-se o trabalho puramente terico, dedicando-se o aluno prtica e ao projeto que deve executar, usando seus prprios recursos. Modifica-se assim o significado tradicional de fim dos estudos. Explica Pistrak: Temos ainda o hbito de impor aos alunos que chegaram ao fim de seus estudos escolares a passagem por um purgatrio de provas de todos tipos e nomes: composies, trabalhos trimestrais, trabalhos prticos, reviso de conhecimentos, etc. simples camuflagem dos exames infernais! (p. 79).

Por outro lado, para Pistrak, o trabalho na Unio Sovitica no deve mais ter um carter explorador. Por isso e para que haja o aumento da produo e a reforma da administrao ele prope que os princpios da organizao cientfica do trabalho se transforme em um instrumento de libertao, atravs da consolidao de condies diferentes das existentes no Ocidente capitalista. Neste, estes princpios so institudos de cima para baixo; ns, ao contrrio, s poderemos realizar a organizao cientfica do trabalho de baixo para cima, (...) como meio de consolidar o que j realizamos em termos de revoluo social (p. 81). *1+

Pistrak, porm, no recomenda a introduo de uma disciplina denominada Organizao Cientfica do Trabalho, nem a adoo de qualquer espcie de manual a respeito. Isto porque, para ele, tal disciplina s se torna compreensvel por sua aplicao realidade do trabalho, e, por isso, ressalta a importncia da vivncia da organizao cientfica do trabalho ligada vida e aos hbitos quotidianos. Pro exemplo, Pistrak prope na escola que se registre o tempo atravs do relgio: assim a organizao da escola, as reunies aos sbados, a organizao de uma festa ou de uma excurso para um local longnquo, passam a depender sempre de um pleno de trabalho previamente definido e, torna possvel a prtica do balano do que foi efetivamente realizado. Isso implica, segundo Pistrak, desenvolver nas crianas o gosto pelas formas racionais de clculos e planos. de se acentuar que tais princpios numa realidade russa, onde pesava a herana do mujik (campons) com sua desorganizao e apatia, se constituam num avano, embora por linhas travessas.

Assim, Pistrak concebia o ensino, a formao bsica, como equivalente soma de conhecimentos e de tcnicas adaptados a uma idade determinada, necessrios a uma compreenso dialtica da vida moderna. Enquanto que na velha sociedade os conhecimentos cientficos tinham a qualidade de poder ser esquecidos facilmente e definitivamente, mesmo depois dos mais ferozes exames (p. 95), na nova escola, a cincia deve ser ensinada como meio para conhecer e transformar a realidade, no quadro de seus mais amplos objetivos, isto , como conhecimentos cientficos cuja necessidade seja incontestvel, que ajudem os alunos a se apropriarem solidamente dos mtodos cientficos fundamentais para analisar as manifestaes da vida (p. 95). Nessa medida, as disciplinas isoladas e independentes devem ser agrupadas em trono dos principais temas de estudo, j que as disciplinas cientficas, analisam a mesma matria: a realidade.

A aplicao desses princpios sofreu algumas dificuldades, e aps a Revoluo, a reao aos programas estabelecidos do alto levou a escola anomia, ao vcuo. Na tentativa de resolver o problema, o Comissrio para a Instruo Pblica editou, em 1920, o Programa Modelo para Escola Sovitica nica, com carter meramente indicativo, permitindo que as escolas vinculassem os programas realidade local. No eram, porm, definidas as relaes entre os Programas e os objetivos. O Programa do Conselho de Instruo Pblica marcaria uma mudana nesse sentido. Ele ofereceu um critrio de seleo de disciplinas, confirmando ou no a importncia de cada uma; enfatizou a importncia da tcnica no que se refere fsica e qumica; o estudo da biologia foi vinculado produo; faz-se a ligao entre a histria da natureza e da sociedade (por exemplo, a relao entre a tcnica e a economia). Isso significa trabalhar todo o ensino atravs da sntese. Ressalta Pistrak que os Programas

de Ensino devem ser amplos Programas de Educao, onde a instituio central oferece a linha geral dos programas, cabendo escola sua adaptao realidade local: Os programas devem ser formulados em harmonia com a autonomia escolar. necessrio, no mnimo, que levem em considerao a auto-organizao dos alunos (p. 97).

A organizao do programa de ensino, segundo Pistrak, deve orientar-se atravs dos complexos, cujo tema escolhido segundo os objetivos da escola. O critrio para seleo dos temas do complexo deve ser procurado no plano social e no no plano meramente pedaggico. O complexo deve ter significado relevante no mbito social, de modo que permita ao aluno a compreenso do real. Trata-se de selecionar um tema fundamental que possua um valor real, e que depois possa ser associado sucessivamente aos temas de outros complexos. O estudo de complexos s tem sentido na medida em que eles representam uma srie de elos numa nica corrente, conduzindo compreenso da realidade atual (p. 108)

Por exemplo, o complexo Homem permite uma anlise do ser humano do ponto de vista biolgico, da sua humanizao pelo trabalho, do questionamento das formas histricas de trabalho (dependente ou livre), da luta contra a explorao do trabalho. Assim, o complexo seguinte Revoluo de Outubro permite que o aluno analise o seu papel na luta pro melhores condies de trabalho e vida; dessa maneira, os dois complexos articulam-se mutuamente. Alm disso, o complexo possui uma periferia que permite escapar aos limites do objeto preciso, articulando-o com temas mais gerais. Isso possibilita generalizaes a partir de cada complexo, que sero tanto mais abrangentes quanto maiores forem as crianas.

Tal sistema de complexos facilitado no primeiro grau na medida em que um s professor ministra todas as disciplinas; complica-se ao segundo grau com a existncia de disciplinas isoladas ministradas por vrios professores. No primeiro grau, devido dificuldade das crianas em fixarem-se num objeto preciso durante longo tempo, os temas do complexo podem ser tratados durante trs semanas no mximo. O programa do terceiro e do quarto ano compreenderia de cinco a sete temas adaptados a uma ms ou a seis semanas de trabalho. Durante o quinto, sexto e o stimo anos, o perodo aumenta para cinco meses; o stimo e os demais anos podem ser ocupados por um nico complexo.

Durante os primeiros anos de ensino, a base do complexo deve ser fornecida por temas concretos no mbito visual da criana; com o tempo, as generalizaes tornam-se possveis. Na escola de segundo grau, o trabalho deve ser mais aprofundado, baseando-se no estudo dos prprios fenmenos, na sua correlao interna, na lgica interna de seu desenvolvimento. s depois de um estudo srio dos tipos, dos fenmenos isolados, que se torna possvel sua anlise aprofundada, e a elaborao de uma sntese ulterior destes fenmenos pode ser realizada de forma integral (p. 112).

O trabalho baseado em complexos muda conforme a idade dos alunos: simples para as crianas no incio dos estudos, quando o estudo do complexo dura duas semanas, este se enriquece na medida em que as crianas crescem; o tema desmembrado numa srie de temas secundrios, desde que no se perca de vista as relaes mtuas que estes mantm entre si e com o tema central. No segundo grau, j no set rata mais de concentrar todas as disciplinas em torno de um tema qualquer, mais de subordin-las a uma idia diretriz, a um nico objetivo. O complexo um meio, acentua Pistrak, no um fim em si. Pois indiscutvel que h mais de um mtodo de exposio possvel para qualquer disciplina. A seleo de um deles depende dos objetivos a alcanar. Assim, a ordem do curso pode e deve ser modificada dentro de limites segundo o objetivo geral definido pela

organizao das disciplinas em complexos. Cabe ao professor situar sua disciplina no plano geral da escola e, com base nesta sntese, organizar o programa da disciplina para todo o ano. Mas, alerta Pistrak, s o exame coletivo dos programas de cada disciplina garante o xito do trabalho. Tudo isso implica um trabalho coletivo dos educadores no segundo grau, subordinados s necessidades gerais, onde cada especialidade tem seu lugar nos objetivos gerais do ensino.

Isso s tem sentido se for compreendido pelo alunos caso contrrio melhor renunciar ao complexo, ensina Pistrak. O papel do complexo treinar a criana no mtodo dialtico, e isso s pode ser conseguido na medida em que ela assimile o mtodo na prtica, compreendendo o sentido de seu trabalho (pp. 118-119) O estudo pelo sistema de complexo s produtivo se estiver vinculado ao trabalho real dos alunos e sua auto-organizao na atividade social prtica interna e externa escola. Pistrak enfatiza a necessidade de estruturar complexos geradores de ao. Uma ao determinada pode ser a razo de um complexo. Isto importante para o educador organizar a atividade profissional das crianas e dirigir o trabalho social da escola. O mtodo dos complexos representa para Pistrak uma ruptura com a pedagogia burguesa, possibilitada pela Revoluo.

Pistrak critica o Plano Dalton de ensino que destri o trabalho coletivo enfatizando que cada aluno deve responder por si e pelo seu trabalho, obrigando-o a assinar uma espcie de contrato individual com a escola, e que desmembra o programa atravs de uma distribuio mensal formal e rgida. Neste caso, o tema escolhido em funo de sua durao e no em funo de sua importncia, e se restabelece o sistema de exames onde o aluno empreende um trabalho por disciplina e em cada ms. Destri-se assim o sistema de aulas coletivas, e os deveres escritos acabam se constituindo em tarefas que obrigam os alunos a formar em fila para entregarem mensalmente os deveres ao professor. Pistrak reconhece, no entanto, os aspectos positivos do Plano Dalton: este garante a independncia do trabalho e a possibilidade da passagem ao mtodo experimental (que no se reduz ao mtodo de laboratrio). Pistrak admite a possibilidade de readaptao do Plano Dalton de ensino desde que no se perca de vista o trabalho tcnico, o programa oficial, o sistema de complexos e a auto-organizao dos alunos.

Auto-organizao dos alunos: aqui que Pistrak define uma caracterstica fundamental da escola, e revela-se nessa medida, o continuador dos tericos que definiram os princpios educacionais da Associao Internacional dos Trabalhadores (I Internacional Proudhon, Bakunin e Marx). Para Pistrak, a auto-organizao no deve ser usada para manter o autoritarismo professoral. Para ele, um pode como o Soviete s pode existir atravs da ao direta das massas. Fundamenta-se ele em Lenin, na obra O Estado e a Revoluo, quando o autor define o Estado Proletrio como um Estado que comea a se extinguir enquanto rgo repressivo no dia seguinte de sua criao. O reflexo educacional dessa orientao a auto-organizao das crianas atravs do coletivo infantil. Pistrak caracteriza o coletivo como uma estrutura onde no s as crianas mas os homens em geral esto unidos por determinados interesses, dos quais tm conscincia e que lhes so prximos (p. 137).

A escola ser a base desse coletivo infantil no dia em que se constituir como centro da vida infantil e no somente como o lugar de sua formao; quando for capaz de transformar os interesses e as emoes individuais em fatos sociais, fundados na iniciativa coletiva e na responsabilidade correspondente, atravs da auto-organizao. Esta pode surgir em relao aos problemas de higiene na escola: isso leva formao de um jornal que retrate as preocupaes com o ensino e a atividade social; a auto-organizao surge como uma ao que responde ao concreto. Segundo Pistrak, sua imposio do alto seria totalmente postia. Nesse processo, o papel do pedagogo o de facilitar as crianas, sem esmagar suas iniciativas sob sua autoridade, nem abandon-las a pretexto de no intervir: um meio termo fundamental.

A auto-organizao das crianas no necessita obrigatoriamente ser explicitada atravs de uma Constituio escrita, pois isso enrijeceria e burocratizaria um processo que deve ser mvel, adaptvel a cada momento. Algo desse tipo s pode ser ento concebido como um plano de atividade autnomo, mutvel conforme as circunstncias. As crianas devem ter a noo de que qualquer Assemblia de seus iguais pode mudar os artigos desse plano, se assim for o desejo das crianas que constituem o coletivo infantil.

No lugar da justia infantil das escolas burguesa, Pistrak prope que Assemblia geral das Crianas em que o professor apenas um membro tenha poderes para julgar comportamentos de outras crianas. Como exemplo, apresenta a experincia das Comunas de Trabalho onde, foram recolhidos menores com problemas de conduta: ladres, viciados em cocana, jovens prostitutas. O xito dessas colnias se deveu ao fato de elas se fundarem na autoridade do coletivo e na auto-organizao, e serviu para mostrar que estes viciados em cocana, ladres, prostitutas de 12 anos, etc., que foram levianamente classificados na categoria de crianas marcadas pela insuficincia moral e irremediavelmente perdidas, so, na realidade, crianas brilhantes, ativas, capazes, de grande iniciativa, mas pervertidas pela vida, e que encontram condies quando o coletivo infantil tem possibilidade de se desenvolver, de crescer pelos seus prprios meios e de se organizar numa base social. Tudo se explica pelo coletivo infantil (pp. 150-151).

A auto-organizao das crianas uma escola de responsabilidades assumidas, onde as atividades infantis se definem, desde a conservao da limpeza do prdio, a divulgao de normas higinicas, a organizao de sesses de leitura, o registro dos alunos, at espetculos e festas escolares, a biblioteca e o jornal escolar. Isso inclui a participao das crianas na administrao financeira das escolas. A cooperativa escolar, que fornece o material escolar e a alimentao tambm uma das muitas formas de auto-organizao. Pistrak acentua a importncia do contato entre as diversas organizaes infantis e outras escolas fundadas na auto-organizao. A participao das crianas no trabalho pedaggico atravs de sua representao no Conselho Escolar (onde constituem a metade) fundamental. Pistrak lamenta que essa proporo de representao tenha sido diminuda posteriormente, pois, na medida em que as crianas sintam que so criadoras orgnicas da escola, elas podem perfeitamente tomar parte do trabalho de sua administrao e da sua prtica educativa. Fundamental importncia a recepo que os veteranos oferecem aos calouros.

Todos os cargos do coletivo devero ser preenchidos por eleio atravs da Assemblia Geral das Crianas, a qual se constitui na autoridade suprema e no princpio fundamental do coletivo. A durao das funes elegveis fixada a noventa dias, e deve-se orientar as crianas para a renovao constante dos organismos elegveis, dando lugar aos novos e fazendo os administradores veteranos voltar s fileiras (p. 157). Rotatividade nos cargos para impedir a formao de crianas especialistas em administrar, relegando as demais na passividade, a meta de Pistrak em relao ao coletivo infantil. Em suma, a criatividade deve ser o objeto de uma educao, conforme os objetivos fundamentais ditados escola pelo perodo atual do poder sovitico (p. 158).

Pistrak fundamenta, portanto, uma proposta educacional baseada na auto-organizao das crianas e na autonomia exercida ativamente atravs da cooperao infantil consciente. Nesse sistema, o professor ser o amigo, o companheiro mais velho. Vinte anos depois, na Espanha, a C. N. T. (Confederao Nacional do Trabalho) [2] implantaria, entre 1936 e 1939, igual esquema educativo fundado na auto-gesto e na liberdade, mas isso outra histria.

Pelo que enunciamos anteriormente, Pistrak insere-se na linha dos grandes educadores, para quem a educao tambm uma forma de ao poltico-social, que no se limita a interpretar o mundo, mas que procura pela prtica educativa, desenvolver uma ao transformadora do real. o grande educador da III Internacional, assim como Kautsky o fora da II Internacional, e como Bakunin, Proudhon e Marx que desenvolveram as propostas pedaggicas da I Internacional. No que se refere educao, o movimento operrio internacional sempre esteve presente, como prova a Escola do Trabalho de Pistrak, uma real contribuio pedagogia socialista.

* Texto publicado como Introduo in: PISTRAK. Fundamentos da Escola do Trabalho. So Paulo: Brasiliense, 1981, pp. 07-23. (Traduo: Daniel Aaro Reis Filho)

[1] A reciclagem do taylorismo proposta por Pistrak altamente discutvel. A respeito da organizao cientfica do trabalho como arma anti-sindical do patronato norte-americano e sua implicaes polticas e sociais, veja-se M. Tragtenberg, Burocracia e Ideologia, SP, Ed. tica. A respeito da organizao cientfica do trabalho e seu contedo repressivo pela nfase do objeto (produtividade) em detrimento do sujeito (produtor), veja-se Fleron, O taylorismo como ideologia poltica repressiva: a experincia comunista, SP, FGU, mimeo.

[2] Cf. Safr. La Educacion em la Espana Revolucionaria, Ed. La Piqueta.

MAURCIO TRAGTENBER

Anda mungkin juga menyukai