Anda di halaman 1dari 3

A Determinao de Daniel (pdf)

(mp3) [Observao: As citaes bblicas neste artigo que no incluem o nome do livro so de Daniel.] Ezequiel, um profeta do sexto sculo a.C., citou o nome do seu contemporneo, Daniel, como um grande exemplo de justia, uma lenda viva entre os cativos de Israel (Ezequiel 14:12-20). 2.600 anos depois, Daniel continua como modelo de f e determinao para gerao aps gerao. Vamos considerar alguns momentos importantes na vida deste servo do Senhor.

Um Resumo da Vida de Daniel


Daniel era judeu, de uma famlia nobre. Quando os babilnios dominaram a cidade de Jerusalm em 605 a.C., ele e alguns outros jovens foram levados ao cativeiro. O rei da Babilnia mandou que os mais capazes dos jovens judeus fossem preparados para servir no seu palcio. Daniel e trs companheiros, Hananias, Misael e Azarias, foram entre os jovens escolhidos. As informaes relatadas na Bblia sugerem que Daniel teria passado o resto da sua vida naquela mesma regio. Ele passou por vrias provaes e permaneceu em posies importantes at o fim do imprio babilnico, que caiu aos medo-persas em 539 a.C. Daniel, ento velho, ainda serviu por alguns anos no governo do novo imprio. Foi neste perodo que ele se mostrou fiel na sua provao mais conhecida, sobrevivendo uma noite na cova dos lees. Devido sua fidelidade e determinao de fazer a vontade de Deus, Daniel foi chamado de homem muito amado e foi usado pelo Senhor para revelar aos seus servos algumas das mensagens mais importantes do Antigo Testamento. Agora, vamos observar a determinao deste servo de Deus.

A Determinao de Manter a Pureza


Jovens longe de casa enfrentam tentaes. Se cruzar a linha e violar alguns princpios ensinados pelos pais, quem vai saber? Imagine, ento, jovens levados de uma maneira violenta para uma terra estranha. Eles nem sabiam se os pais ainda estavam vivos. Poderiam at duvidar o poder do Deus que serviam, pois ele no protegeu seu povo dos ataques da Babilnia. E agora o imperador mandou que eles fossem preparados para servir no governo dele. Seria grande coisa se submeter s ordens deste rei poderoso? Daniel percebeu que alguma coisa dos alimentos e bebidas fornecidos pelo rei traria contaminao. provvel que alguns destes alimentos fossem proibidos para os judeus na lei dada no monte Sinai 800 anos antes. Como este jovem reagiu? Poderia ter oferecido desculpas, dizendo que ele no tinha controle da situao e teria que ceder s ordens do rei. Daniel no tinha controle da situao, nem do rei, nem do homem encarregado da responsabilidade de supervisionar os jovens em treinamento. Mas ele tinha controle de si, e tomou a sua prpria deciso. Resolveu Daniel, firmemente, no contaminar-se com as finas iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; ento, pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse no contaminar-se (1:8). Deus abenoou esta deciso de Daniel, e o chefe permitiu que ele e os seus companheiros fizessem uma experincia, comendo comidas mais simples durante dez dias. Deus estava com eles, e o chefe viu que progrediram mais do que os jovens que comiam os alimentos do rei. O resultado foi favorvel, mas a deciso de Daniel no foi condicionada no resultado. Ele decidiu fazer a coisa certa antes de falar com o chefe. Mesmo se este tivesse recusado o pedido do jovem, Daniel j tinha tomado a deciso. Ser que ns temos a mesma convico? Ns enfrentamos situaes em que temos que insistir em fazer a coisa certa, ou ceder s presses de outros, at de pessoas que exercem autoridade sobre ns. Um superior no trabalho pode exigir que mintamos para um cliente, para um fornecedor, ou para o prprio

governo. Se insistirmos em fazer a coisa certa e falar somente a verdade, poderemos sofrer consequncias, talvez at perdendo o emprego. E no temos garantia de interveno divina, como aconteceu com Daniel. O que faremos? Resolveremos, firmemente, no nos contaminar? Uma vez que Daniel tomou uma atitude, Deus o usou para revelar algumas das suas mensagens mais importantes da poca. Ele revelou e explicou sonhos do rei Nabucodonosor, frisando um ponto central da mensagem divina para todas as pocas Deus exerce sua autoridade sobre todos os reis. Ele olhou para um tempo, sculos depois, quando Deus estabeleceria um reino que no ser jamais destrudo (2:44), e disse que este reino ser um reino eterno (7:14,27). Em outra ocasio, ele disse que o rei Nabucodonosor seria humilhado at que aprendas que o Altssimo tem domnio sobre o reino dos homens e o d a quem quer (4:32). Dcadas depois, Daniel avisou um descendente do mesmo rei do castigo iminente, porque ele no se humilhou diante do Senhor (5:22-30). Ele transmitiu vrias outras profecias importantes, mostrando o domnio total do Senhor.

A Determinao de Confiar em Deus


Os anos passaram. A Babilnia caiu Medo-Prsia. Daniel ficou velho. Mas, ainda tinha lugar nos planos de Deus e no governo do novo imprio. Ele se destacou entre pessoas influentes e se tornou um dos homens mais poderosos na Medo-Prsia. Homens invejosos procuraram meios para destruir Daniel. Perceberam que o nico ponto vulnervel era a f deste homem de Deus, e acharam uma maneira de usar a sua f para derrub-lo. Convenceram o rei a proibir que peties fossem feitas a qualquer homem ou deus, a no ser ao prprio rei, durante 30 dias. D para imaginar algumas pessoas at supostos cristos achando uma maneira de aceitar o decreto do governo: Deus vai compreender; Precisamos primeiro passar por esta crise e, depois, poderemos servir a Deus melhor; Nada diz que precisamos orar abertamente; podemos praticar a nossa f em segredo; etc. Daniel, agora provavelmente com uns 80 anos de idade, no estava preocupado com autoproteo, pois vivia para exaltar o nome de Deus. Ele recusou negar a glria ao verdadeiro Rei dos reis. Continuou orando abertamente como antes. Os inimigos de Daniel aproveitaram o momento e obrigaram o rei a aplicar a lei. Daniel foi lanado numa cova cheia de lees famintos. Deus salvou este homem de f, e o rei mandou matar os inimigos que tentaram derrub-lo. A f de Daniel na velhice foi o resultado natural de sua determinao de manter a sua pureza na juventude. Teria sido mais fcil se submeter s ordens do rei no comeo da sua carreira e ceder ao decreto de outro rei 70 anos depois. Mas a mesma convico que guiou os passos do jovem firmou os ps do velho servo do Senhor. Daniel no vacilou, porque acreditou no mesmo Deus que conduziria o apstolo Paulo 600 anos depois, quando este discpulo encarava sua prpria morte como mrtir e disse: porque sei em quem tenho crido e estou certo de que ele poderoso para guardar o meu depsito at aquele Dia (2 Timteo 1:12).

A Chave ao Sucesso de Daniel


A histria de Daniel serve para corrigir vrias noes erradas que ainda confundem muitas pessoas hoje. Considere alguns exemplos: (1) Noo errada: Precisa achar o segredo do sucesso. Quantos livros so vendidos todo ano prometendo revelar algum segredo do sucesso? At nas questes espirituais, sempre h pessoas procurando algum conhecimento oculto, seja no neo-gnosticismo, maonaria ou diversas outras filosofias erradas. Ns precisamos entender o que Daniel compreendeu. A chave ao sucesso verdadeiro no oculta. Deus se manifesta na sua criao e na sua palavra, e a pessoa que no enxerga o Senhor insensata e sem desculpa (Romanos 1:17-25; Salmo 14:1). No temos tempo para perder na busca de coisas escondidas. Ns, mais do que Daniel, temos acesso revelao de Deus para saber como andar e como chegar ao destino eterno

na presena do Senhor (1 Corntios 2:6-16). Hoje, a verdade escondida somente das pessoas que no a buscam e no a amam, pessoas que no tm coraes dispostos a aceitarem a vontade de Deus (Lucas 8:9-15; Mateus 7:7-8). (2) Noo errada: H poder no pensamento positivo. Muitos, inclusive vrios lderes religiosos, divulgam a idia do poder do pensamento positivo, da importncia de f por si. Para estas pessoas, o poder est no ato de acreditar, independente do objeto desta f. No seja enganado com estas filosofias falsas. Daniel no venceu somente porque ele teve pensamentos positivos. Ele venceu porque ele acreditou em Deus. Hoje, a nossa f precisa ser fundamentada em Jesus. Quem o que vence o mundo, seno aquele que cr ser Jesus o Filho de Deus? (1 Joo 5:5). No suficiente crer, precisamos crer em Jesus e manter a comunho com ele: Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que no tem o Filho de Deus no tem a vida (1 Joo 5:12). (3) Noo errada: A verdade relativa. Uma das mais perigosas tendncias das ltimas dcadas a idia que a verdade relativa, determinada pela situao. Esta filosofia e idias relacionadas como o pluralismo (a idia que vrias verdades contraditrias so igualmente vlidas) deturpam a revelao divina da verdade absoluta. Daniel no procurava uma verdade diferente em cada circunstncia, pois ele tinha uma f slida na palavra de Deus. Jesus no considerava a verdade uma coisa para ser descoberta ou construda conforme as circunstncias humanas. Sem equvoco, ele afirmou que a palavra de Deus a verdade (Joo 17:17). Para chegar a Deus, precisamos rejeitar o pluralismo e buscar o nico caminho certo: Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ningum vem ao Pai seno por mim (Joo 14:6).

Concluso
O exemplo de Daniel, um homem fiel da juventude velhice, desafia e motiva cada um de ns na nossa busca da vida eterna na presena de Deus. Nossas circunstncias so diferentes, mas a mesma base de f em Deus que guiou o profeta na Babilnia 2.600 anos atrs nos levar comunho eterna com Deus.

Anda mungkin juga menyukai