Anda di halaman 1dari 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIOSA CENTRO DE CINCIAS HUMANAS - CCH DIR 130 INSTITUIES DE DIREITO

O CONCEITO DE DIREITO E O CASO DOS EXPLORADORES DE CAVERNAS

Fellipe Pinto Ferreira (65305)

Abril / 2012 Viosa / MG

O conceito de direito e o caso dos exploradores de caverna

O direito, assim como cincia humana, traz questionamentos a respeito de sua prpria definio. Inmeras vertentes filosficas podem ser utilizadas para tal embasamento, assim como para definir o propsito de tal cincia. Utilizaremos do livro O caso dos exploradores de caverna como uma ferramenta para ajudar-nos numa possvel concluso para essas indagaes.

Presidente Truepenny, C.J. O conceito do direito para tal juiz aquele que no debilita a letra ou o esprito da lei, assim como no proporciona qualquer encorajamento sua transgresso. Entende-se esprito da lei, as possveis interpretaes da letra da lei que podero ocorrer a depender da anormalidade do caso em questo. No Caso dos exploradores de caverna, aquele prefere seguir as normas judicirias que possibilitam uma clemncia aos condenados, j que o caso estudado possui uma natureza prpria.

Foster, J. Suas declaraes fazem crer que toda proposio contida em lei ou em um precedente deve ser interpretada de modo racional, segundo seu prprio evidente. Acredita que o princpio fundamental do direito deve ser encontrado na noo de contrato ou convnio, porm estes so instrumentos que determinados grupos, de certa poca, utilizam a fim de estabelecer a ordem social, porm no devem ser seguidos como regras em todas as ocasies. Estabelece que o direito seja territorial e esteja sempre sujeito a interpretao. Dessa forma, o juiz considera os rus, inocentes, pois cr que a situao em anlise no se encontrava em um estado de sociedade civil, mas em um estado natural.

Tatting, J. Tatting afirma que um processo judicirio deve dissociar os aspectos emocionais e intelectuais e decidir o caso sub judice inteiramente baseado no ltimo. Este juiz acredita que o direito subjetivo d margens a inmeras intepretaes do mesmo caso, fazendo com que a consequncia do processo seja uma atitude individual, ferindo assim o direto fundamental da impessoalidade no julgamento. Porm, no Caso dos exploradores, Tatting prefere no

participar da deciso daquele, j que o considera um problema que nunca mais ocorrer e no dever ser dada extrema ateno, mais do que lhe necessria.

Keen, J. O juiz legitima as distintas funes e domnio dos poderes (executivo, judicirio e legislativo), afirmando que se devem respeitar os limites de cada poder. Sobre o caso em questo, o juiz opina em favor da concesso de perdo total aos homens julgados. Argumenta que sua funo como juiz no aplicar as suas concepes de moralidade, mas o direito do pas; de modo que discusses com aspectos dualsticos como bem e mal, justo e injusto so imprprias no que diz respeito aos seus julgamentos. E assim como Tatting, respeita as obrigaes de um cargo que requer que se deixem as predilees pessoais de lado.

Handy, J. A respeito dos Exploradores, Handy define como uma questo de sabedoria prtica a ser exercida em um contexto, no de teoria abstrata, mas de realidades humanas. Em suas prprias palavras, acredita que O governo um assunto humano, e que os homens so governados no por palavras sobre o papel ou por teorias abstratas, mas por outros homens.. Porm, no fim do relato, conclui que os rus so inocentes do crime que constitui objeto de acusao.

Ferreira, F. P. Assim como o direito fundamental afirma que o objetivo de tal cincia uma sociedade organizada, tendente realizao de valores como justia e segurana, saliento que o direito positivo deve existir para perdurar tais objetivos. Porm, como sempre haver casos fora da norma escrita, haver sempre o direito subjetivo a fim de solucionar tais questes. A norma no deve ser encarada como absoluta, e para casos, como este em questo, defendo a criao de votos populares que daro aos rus uma consequncia almejada pela maioria de uma sociedade, e no pela opinio individual de um juiz. O direito deve ser sempre uma ferramenta do povo, e para o povo; e no instrumento de poder de um pequeno grupo da sociedade. Desta forma, me nego a dar uma opinio caso fosse um juiz, mas sim minha opinio como cidado de Commonwealth: considero os rus inocentes.

Bibliografia: FULLER, Lon L. O caso dos exploradores de cavernas. Traduo do original ingls e introduo por Plauto Faraco de Azevedo. Porto Alegre, Fabris, 1976.

Anda mungkin juga menyukai