Anda di halaman 1dari 17

UNIVERSIDADE DE SO PAULO ESCOLA DE ENGENHARIA DE SO CARLOS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE ESTRUTURAS

SET 863 FUNDAMENTOS DO CONCRETO II PROF. Libnio Miranda Pinheiro

SEMINRIO:

TORO

Aluno: Ewerton Costa Amaral

So Carlos, setembro de 1999 1. INTRODUO

Nas vigas de edifcios s se considera o efeito da toro quando este for imprescindvel para a verificao do equilbrio da estrutura. A no considerao pode levar a estrutura ao colapso, por falta de capacidade resistente toro. Podem ser citados como exemplos de situaes em que a sua considerao necessria para o equilbrio da estrutura, os casos de vigas que recebem lajes em balanos sem continuidade com outras lajes da estrutura (marquises). A simples ligao de lajes macias com as vigas de borda , embora gerem toro, esta no considerada, pois no essencial para o equilbrio da estrutura. DEFINIES As peas submetidas toro pura, correspondem aos casos onde a nica solicitao o momento toror. Muitos ensaios experimentais foram realizados justificando o modelo terico para o dimensionamento por analogia de trelia espacial. Estes resultados podem ser extrapolados para toro com ao combinada de momento fletor e fora cortante, visto que, so as situaes que mais ocorrem na prtica. O efeito das tenses tangenciais oriundas da toro provoca empenamento da seo transversal, isto devido aos diferentes alongamentos longitudinais das fibras. Quando a seo pode empenar livremente, a toro denominada toro livre ou de Saint Venant. Se o empenamento impedido, originam-se tenses longitudinais, caso que mais ocorre na prtica das estruturas devido ligao entre os elementos estruturais. Este efeito gerado pelo impedimento ao empenamento considerado na maioria dos casos de modo simplificado que, em alguns casos, pode afastar-se muito da realidade. OCORRNCIA Os exemplos aqui apresentados tratam dos casos onde a considerao do efeito da toro indispensvel ao equilbrio da estrutura, visto que, na maioria dos casos, este efeito pode ser desprezado. Na estrutura da figura 1, que representa o caso de uma marquise constituda por laje em balano, a nica situao possvel de vinculao considerar a laje engastada na viga, o que gera, alm das aes verticais uniformemente distribudas na viga, um momento toror uniformemente distribudo que para ser equilibrado geram esforos de flexo nos pilares. O momento toror mximo, que no pilar passa a ser momento fletor, ocorre na interface entre os dois elementos. Neste caso, os efeitos da toro esto acompanhados dos efeitos de flexo

(momento fletor e fora cortante), situao mais comum nas estruturas usuais. Portanto, a viga deve ser dimensionada para absorver integralmente os momentos de toro. A figura 2 mostra um muro de arrimo engastado em uma viga, que por sua vez, apoiase sobre a fundao em tubules. A viga deve resistir aos esforos de flexo horizontal e de toro provocados pelo empuxo de terra e tambm esforos de flexo vertical devidos ao peso do muro e da prpria viga.

Figura 1: marquise

Figura 2: muro de arrimo Uma ocorrncia bastante comum so as vigas-balco (figura 3), que podem ser curvas ou formadas por segmentos de reta. Para determinao dos esforos, existem tabelas (ABCP) ou o clculo pode ser feito como grelha.

Figura 3: viga-balco

2. TIPOS DE COLAPSO EM VIGAS SUBMETIDAS TORO

4.1 Escoamento das armaduras A ruptura brusca de viga submetidas a tenses de toro deve ser evitada. Para que isto ocorra, uma armadura mnima deve ser adotada para absorver as tenses de trao. A armadura deve ser dimensionada de tal modo que, se a pea for levada runa, esta deve ocorrer por escoamento da armadura e no por ruptura do concreto (pea sub-armada).. Deste modo, as fissuras caractersticas do efeito de toro aparecem na pea e medidas de proteo podem ser adotadas. 4.2 Ruptura por compresso do concreto Nas peas de concreto armado, as tenses de compresso no concreto, provocadas pelo efeito da toro, podem ser elevadas, dependendo da quantidade e disposio da armadura. Nos casos usuais, a armadura adotada constituda por estribos perpendiculares ao eixo da pea e por barras longitudinais dispostas no permetro dos estribos. Pode ocorrer, portanto, compresso excessiva do concreto, causando o esmagamento das bielas comprimidas, antes do escoamento da armadura. Esta situao ocorre se a pea est superarmada e deve ser evitada, visto que, a runa deve ocorrer por escoamento da armadura. 4.3 Ruptura dos cantos Devido mudana de direo das foras de compresso nas bielas inclinadas junto aos cantos de vigas de seo retangular, surgem foras de trao que podem provocar ruptura. As causas podem ser as barras longitudinais muito finas ou o espaamento excessivo dos estribos. Portanto, para evitar este tipo de runa, deve-se adotar um espaamento mximo de estribos adequado e dimetros elevados para as barras longitudinais posicionadas nos cantos dos estribos.

3. SEO VAZADA DE PAREDE FINA FRMULA DE BREDT

Figura 4: Seo vazada de parede fina Como a espessura da parede pequena, podemos admitir que a tenso de cisalhamento ao longo da espessura no varia. A espessura da seo he pode variar ao longo do contorno da seo, mas o fluxo de tenso constante, ou seja:

t .h e = constante
Fazendo o equilbrio de momentos no polo arbitrrio O, tem-se:

dT = n.t .h e .ds
A rea do tringulo hachurado :

dA = n.
Portanto:

ds 2

n.ds = 2.dA

dT = 2.t .h e .dA
T = 2.t .h e . dA = 2.t .h e .A e t = t = T Wt T 2.A e .h e onde
Frmula de Bredt

Wt = 2.A e .h e

Obviamente, como t he = constante, para calcular a tenso t mxima, a espessura he deve ser a mnima. 4. ANALOGIA DA TRELIA ESPACIAL

Diversos ensaios realizados justificam que, aps iniciado o processo de fissurao das vigas submetidas a esforos de toro, as fissuras se desenvolvem em forma de hlice e com um ngulo de aproximadamente 45o de inclinao. Imagine-se uma viga de seo quadrada solicitada por toro pura, e cuja armadura constituda por barras longitudinais e estribos a 900, igualmente espaados de st . Depois de ocorrida a fissurao, a seo pode ser considerada vazada com espessura he onde atua o fluxo de tenses cisalhantes: t .h e =

T . 2.A e

A resultante em cada parede da seo, constituem foras cisalhantes, que, como no caso de vigas sujeitas fora cortante, formam-se nas 4 faces, trelias planas que no conjunto constituem a trelia espacial da figura 5. As diagonais comprimidas da trelia desenvolvem-se ao redor da seo vazada, com uma inclinao de 45 em relao ao eixo da pea.

Figura 5: Trelia espacial com ngulo = 45 5. PRESCRIES DA REVISO DA NB1/99

As condies fixadas pela Reviso da NB1/99 pressupe um modelo resistente constitudo por trelia espacial, definida a partir de uma pea de seo vazada equivalente pea a ser dimensionada. As diagonais de compresso desta trelia, formada por elementos de concreto, tem inclinao que pode ser arbitrada pelo projetista, no intervalo de 30 45. A armadura de toro dever ser constituda por estribos verticais normais ao eixo da pea e barras longitudinais distribudas ao longo do permetro da seo resistente. Geometria da Seo Resistente Em se tratando de concreto armado, a determinao do mdulo de resistncia toro, alm de depender da forma e dimenses da seo transversal, dificultada por se tratar de um material heterogneo e fissurado. Entretanto, com a fissurao do concreto na superfcie, a colaborao do ncleo na resistncia toro fica bastante reduzida. Esta hiptese, comprovada experimentalmente, permite garantir que, mesmo nas peas de seo cheia, podese considerar como efetivamente resistente toro, uma seo vazada equivalente. O dimensionamento toro uniforme deve ser efetuado com esta seo vazada equivalente, determinada como segue: Sees Poligonais convexas cheias

Figura 6: Seo cheia e seo vazada equivalente

Determinao da espessura equivalente he (Reviso da NB1/99):

he

h e 2C 1
onde: A = rea da seo cheia; = permetro da seo cheia; C1 = distncia entre o eixo da armadura longitudinal de canto e a face lateral da pea. Seo Composta de Retngulos

Figura 7: Seo composta de retngulos O momento toror total deve ser distribudo entre os retngulos conforme sua rigidez elstica linear, como abaixo:

TSdi = TSd
onde:

a 3bi i

a 3bi i

TSdi = parcela do momento toror total correspondente ao retngulo i; TSd = momento toror total ; a = menor lado do retngulo i; b = maior lado do retngulo i. Cada retngulo deve ser verificado isoladamente com a seo equivalente definida acima para sees retangulares.

Sees Vazadas

Figura 8: Sees vazadas Para as sees vazadas, considera-se a menor espessura da parede entre os dois valores: a espessura real da parede; a espessura equivalente calculada supondo a seo cheia de mesmo contorno externo da seo vazada. Resistncia da pea Toro Pura Pela Reviso da NB1/99, admite-se satisfeita a resistncia da pea, numa dada seo, quando se verificarem simultaneamente as seguintes condies: TSd TRd,2 TSd TRd,3 TSd TRd,4 , em que: TRd,2 representa o limite dado pela resistncia das diagonais comprimidas de concreto; TRd,3 representa o limite definido pela parcela resistida pelos estribos normais ao eixo da pea; TRd,3 representa o limite definido pela parcela resistida pelas barras longitudinais, paralelas ao eixo da pea. Verificao da Compresso Diagonal do Concreto A resistncia decorrente das diagonais comprimidas de concreto dada por:

TRd ,2 = 0,50. v .f cd .A e .h e . sen 2

onde:

10

f v = 1 ck 250
Ae = rea limitada pela linha mdia da parede da seo vazada equivalente, incluindo a parte vazada (ver figura 4); he = espessura equivalente da parede da seo vazada; = ngulo de inclinao das diagonais de concreto, arbitrado no intervalo 30 45. Clculo das Armaduras Consideram-se efetivas as armaduras contidas na rea da seo fictcia, ou seja, a que possui espessura equivalente he . a) A resistncia decorrente dos estribos normais ao eixo da pea dada por:

TRd ,3 =
onde: A90

A 90 .f ywd .2A e . cot g s

= rea de armadura transversal de um estribo (considerando o nmero de ramos)

contidos na parede equivalente, na seo considerada; fywd = resistncia de clculo da armadura, limitada a 435 MPa; s = espaamento dos estribos. b) A resistncia decorrente das armaduras longitudinais dada por:

TRd , 4 =
onde: Asl u

A sl .f ywd .2A e .tg u

= rea de todas as barras que compem a armadura longitudinal; = permetro de Ae . A armadura longitudinal de toro Asl poder ter arranjo distribudo ou concentrado,

mantendo-se obrigatoriamente constante a relao Asl /u, ou seja, a distribuio da armadura deve ser constante ao longo do permetro da seo. Nas sees poligonais, deve ser colocada pelo menos uma barra longitudinal em cada vrtice dos estribos de toro.

Solicitaes Combinadas

11

Toro e Flexo Nas peas submetidas toro e flexo simples ou composta, as verificaes podem ser efetuadas separadamente para a toro e para as solicitaes normais, devendo ser atendidas complementarmente as seguintes prescries: a) Armadura longitudinal Na zona tracionada pela flexo, a armadura de toro deve ser somada armadura dimensionada para flexo, considerando em cada seo os esforos que atuam simultaneamente. b) Armadura longitudinal no banzo comprimido por flexo No banzo comprimido pelo efeito da flexo, a armadura longitudinal de toro pode ser reduzida em funo dos esforos de compresso que atuam na espessura equivalente he . c) Resistncia de banzo comprimido Nas sees em que a toro atua simultaneamente com solicitaes normais intensas, onde a profundidade da linha neutra bastante reduzida, o valor de clculo da tenso principal de compresso no deve superar o valor de 0,85fcd . Esta tenso principal deve ser calculada no estado plano de tenses, a partir da tenso normal mdia que atua no banzo comprimido por flexo e da tenso tangencial de toro dada pela Frmula de Bredt. Toro e Cisalhamento Quando a seo est submetida simultaneamente aos esforos de toro e fora cortante, o ngulo de inclinao das bielas de concreto , deve ser o mesmo para ambos os casos de solicitao. A resistncia compresso diagonal do concreto satisfeita quando:

VSd T + Sd 1 VRd 2 TRd 2


onde VSd e TSd so os esforos de clculo que atuam simultaneamente na seo. A armadura transversal pode ser calculada, somando-se as armaduras obtidas separadamente para VSd e TSd.

Armadura mnima A armadura mnima dada por:

12

sw =

A sw f 0,2 ctm b w .s f ywk

EXEMPLO Dimensionar a viga V1 da marquise ilustrada abaixo sendo dados: Concreto C-20 Ao CA 50A

a) Aes atuantes na laje da marquise: Peso prprio da laje = 2,50 kN/m2 Impermeabilizao = 0,60 kN/m2

13

Ao varivel Total

= 0,50 kN/m2 3,60 kN/m2

b) Ao uniformemente distribuda no contorno: Peso prprio da nervura = 0,75 kN/m2 c) Clculo das solicitaes: Adotando uma faixa de largura unitria, tem-se:
0,75 kN g + q = 3,60 kN/m

100 cm

mx=2,55 kNm/

vx=0,75 kN/m

vx=4,35 kN/m

d) Cargas atuantes na viga V1: Peso prprio da viga = 2,50 kN/m Alvenaria Reao da laje Total

383 = 6,40 kN/m cm


= 4,35 kN/m 13,25 kN/m

M=24,30 kNm

TP1=4,88 kNm TP2=4,88 kNm V=25,37 kN vx=0,75 kN/m

14
V=25,37 kN

e)Armadura de flexo:
M d = 1,4 M k = 1,4 2430 = 3402 kNcm kc = 20 47 2 = 13 3402 k s = 0,024

As = 0,024

3402 = 1,74 cm 2 47

As min = 0,15% b w h = 1,50 cm 2

f)Armadura de cisalhamento:
Vd = 1,4 Vk = 1,4 25,37 = 35,52 kN Vd, min = wd , min b w d = 0,111 20 47 = 104,34 kN Como Vd < Vd, min , tem - se : b 20 Asw = Asw , min = 0,14 w = 0,14 = 1,40 cm 2 n 2

g)Armadura de toro: -Determinao da seo vazada equivalente:


he A 20 50 = = 7,14 cm 2( 20 + 50 )

h e 2C1 = 2(1,5 + 0,63 + 0,5) = 5,26 cm

Portanto, adota-se he=7 cm. 15

-Clculo da rea efetiva:


A e = ( 20 7 )( 50 7 ) = 559 cm 2

-Verificao da compresso diagonal do concreto:


TSd = 1,4 TSk = 1,4 488 = 683,2 kN cm
20 2,0 TRd , 2 = 0,50 .v .f cd .A e .h e .sen 2 = 0,50 1 559 7 sen ( 2 45 ) 250 1,4 TRd , 2 = 2571,4 kNcm OK!

-Clculo das armaduras de toro: 1-Estribos transversais:


TRd ,3 = A90 .f ywd .2A e . cot g TSd s

A90 683,2 100 = 1,41 cm 2 / m s 43,5 2 559 1

2-Armadura longitudinal:
TRd ,4 = Asl .f ywd .2A e .tg TSd u

Asl

683,2 2 (13 + 43) = 1,57 cm 2 / m 43,5 2 559 1


VSd T + Sd 1 VRd 2 TRd 2

-Verificao da Toro e Cisalhamento :

35,52 683,2 + = 0,35 < 1 OK! 402,3 2571,4

h)Detalhamento da seo: No detalhamento da seo, devem ser respeitadas as disposies construtivas e os espaamentos mximos entre as barras. Armadura de flexo = 1,74 cm2 (3 10 mm = 2,40 cm2) Armadura de cisalhamento= 1,40 + 1,41= 2,81 cm2/m ( 6,3 mm c/ 10 = 3,15 cm2/m) Armadura longitudinal de toro=1,57 cm2 (distribudos em todo o contorno da seo)

16

9. BIBLIOGRAFIA GIONGO, J. S. Concreto Armado: Vigas Submetidas a Esforos de Toro. Apostila EESC/USP. So Carlos, 1994. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. Reviso da N1/99. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. Projeto e Execuo de Obras de Concreto Armado. Rio de Janeiro, 1978. (NB 1 e/ou NBR 6118). NETO, P. S. Toro. Notas de aula - EESC/ USP. So Carlos, 1982. FERNANDES, G. B. Toro em Vigas de Concreto Armado. Notas de aula - UNICAMP. Limeira, 1978.

17

Anda mungkin juga menyukai