Anda di halaman 1dari 25

BC0104 Interae atmicas e moleculares es 2011.

Prof. Dr. Alexs sandre F. Lago

E-mail: alexsandre.lago@ufabc.edu.br
Email da d disciplina:

IAM.2011.UFAB BC@gmail.com Senha: iam2011ufabc

Obs: Importante j ter cursado Estrutura d Matria e Fsica Quntica ou equivalente. da

Tpicos d curso: do Parte 1 TOMOS: Fundamentos mecnico-q qunticos: Reviso da equao de Schrdinger do tomo de hidrognio e hidrogenides, orbitais atmicos e suas s energias. Estrutura eletrnica de tomos multieletrnicos, aproximao orbital, princpio da excluso, introduo ao or rbital de campo auto-consistente (SCFHartree-Fock), energias orbitais e energia de ionizao. as MOLCULAS: TEORIA DA LIGA O DE VALENCIA: Fundamentos mecnico-qunticos da Teoria. Molculas diatmicas e poliatmicas. M Hibridizao, Ressonncia. TEORIA DO ORBITAL MOLECULAR Fundamentos mecnico-qunticos da R: Teoria. Combinaes lineares de orbitais atmicos. Tipos de orbitais. Transies s eletrnicas. Diagramas envolvendo os su ubnveis s e p. Molculas diatmicas homonucleares en nvolvendo o nvel 3 ou maior. Molculas diatmicas heteronucleares. Espcies poliatmicas, aproximao de Hckel, SCF- Hartree-Fock (introduo).

GASES REAIS: interaes moleculares. Equao de van der Walls. Princpio dos Estados Correspondentes. Parte 2 LQUIDOS E SLIDOS MOLECULAR RES: Foras Intermoleculares: on-Dipolo, on-Dipolo Induzido, Ligaes de Hidrognio. Hidrosttica e hidrodinmica. Tenso Superficial. Viscosidade. SLIDOS: Ligaes inicas. Tipos de Slidos: metlicos, covalentes, inicos e moleculares. Propriedades: eltricas, m mecnicas, magnticas e de transporte. Ligao Metlica: Teoria do Eltron L Livre. Teoria das Bandas. Diferenas entre os Slidos Metlicos e os Slidos C Covalentes. Isolantes. Semicondutores: juno p-n, leds e transistores. Cor do Slidos. Modelo Eletrosttico para os Slidos Inicos. Defeitos de Cristais. Vid dros. Polmeros Orgnicos.

BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA A Bsicas : ATKINS, Peter, Fsico Qumica. 7 ed : LTC, 2002. vols. 1 e 2. d. TIPLER, Paul A.; LLEWELLYN, Ralp A , Fsica Moderna. 3 ed. : LTC, ph 2006. SHRIVER, D. F; ATKINS, P. W. Qum Inorgnica . 3 ed. : Bookman, 2003. mica Complementares BALL, David W. Fsico Qumica, : Th homson, 2005. v. 1 e 2. LEVINE, Ira N. Quantum chemistry. 6 ed. : Prentice Hall, 2008. 6th LEE, J D. Qumica inorgnica no to concisa. : Edgard Blucher, 1999. o MOORE, Walter John. Fsico qumica. Edgard Blucher, 1976. MCQUARRIE, Donald A; SIMON, Jo D. Physical chemistry: a molecular ohn approach. University Science Books, 1997.

AVALIAES (previso) 1. prova - (24/10) - Contedos da parte 1 2. prova (05/12) - Contedos d parte 2 da P. Substitutiva (07/12) - Conte dos de todo o curso - A Prova Sub. recomendada s somente para quem realmente no conseguiu fazer alguma das prova anteriores. as CONCEITOS (converso de apr roveitamento) A = 85 - 100% B = 70 84% C = 50 69% D = 40 49% F < 39% Observao: Os resultados das avaliaes sero divulgados na s forma de nmeros para os alunos Converteremos para conceito de s. letra ao final do trimestre.

Mecnica Quntica (breve reviso): A teoria clssica, desenvolvida antes de 1900, apresentava srias limitaes e e no conseguia explicar uma serie de resu ultados experimentais importantes. Estas limitaes so mais srias quando aplicadas em sistemas onde quantidades muito pequenas de energia so transferid das. A mecnica clssica est baseada nas seg guintes hipteses: 1- Partcula se desloca em trajetria, co posio e momento linear (p=m.v), om perfeitamente definidos em cada instante e. 2- Qualquer tipo de movimento pode ser excitado (acessado) num estado de energia arbitrria. 3- Os conceitos de onda e partcula so d distintos. A mecnica clssica representa uma de escrio aproximada do movimento das partculas, de modo que esta no se mostra satisfatria para explicar o e movimento de partculas tais como molculas, tomos e eltrons.

Observou-se, que eltrons e outras espc microscpicas tambm demonstram cies comportamento ondulatrio e, em par rticular, que no podem ser descritos satisfatoriamente pela mecnica clssica. . A natureza ondulatria da radiao foi es stabelecida por diversos experimentos de interferncia e difrao, como o experim mento de duas fendas de Young (1803). O carter ondulatrio e o corpuscular s seriam inconciliveis: (i) Partculas tm massa e so localizadas, ondas no tm massa e so delocalizadas. (ii) Ondas m tm propriedades peculiares, como interferncia e difrao: luz + luz = luz intensa (interferncia construtiva); luz + luz = escuro (interferncia destrutiva). Em 1900, Max Planck props que a e energia E da radiao poderia assumir apenas certos valores quantizados de aco ordo com E= nhv , e explicou a emisso de corpo negro. Einstein, em torno de 19 905, props teorias para explicar o efeito fotoeltrico e capacidades calorficas. As leis e fundamentos da mecnica qu ntica foram propostas a partir de 1925 por Heisenberg, Dirac , Schrdinger, e ou utros.

Em 1924, de Broglie, props que alm da luz a matria tambm apresentaria m caracterstica de dualidade partcula-ond . de Broglie estabeleceu uma relao da entre o momento linear de uma partcula e seu comprimento de onda. h

mv

Esta hiptese foi confirmada pelo experim mento de difrao de eltrons em 1927. A dualidade partcula-onda eviden em sistemas microscpicos, mas nte normalmente no observada em obje etos macroscpicos devido ao pequeno h valor da constante de planck (h = 6,63 x 10-34 J.s). h= 1,054 x10 34 Js 2 Figu da esquerda mostra o resultado de ura um experimento de difrao de raios X (rad diao eletromagntica) atravs de uma folh de alumnio. direita, o resultado da ha difr rao de eltrons pela mesma folha. Exp perimentos dessa natureza foram real lizados em 1927 por Davisson e Germer (dif frao) e G. P. Thompson (interferncia).

Uma onda no possui localizao precis em certo ponto do espao, portanto, sa no podemos falar da posio precisa de uma partcula se ela tem um momento e linear definido. Como uma onda senoidal se propaga p todo espao, nada se pode afirmar por sobre a localizao da partcula, pois e esta pode estar em qualquer regio do espao. A afirmao acima est relacionada com o princpio da incerteza, formulado m em 1927 por Werner Heisenberg, e que t teve grande importncia para a evoluo da mecnica quntica. Nos diz que impossvel determinar, si imultaneamente, com alta preciso ou baixa incerteza, a medida da posio (x) e do momento (p) de uma partcula. ) ou Este princpio condensa a diferena entre a mecnica clssica e a quntica. A mecnica quntica mostra que a posio e o momento so complementares, logo no posem ser simultaneamente especific cados.

1 x.p h 2

x.p ~ h

Na mecnica clssica, o estado de um sistema definido pela posio e pelo momento das partculas. Entretanto esta abordagem clssica falha na descrio a de sistemas microscpicos, como j vimo os. Na mecnica quntica, tal descrio i impossvel, uma vez que as coordenadas e as velocidades no podem ser medidas simultaneamente (princpio da incerteza). Em 1926, Erwin Schrdinger publicou a equao que trata da propagao das u ondas da matria (incluindo eltrons) e q recebeu seu nome. que Na mesma poca Werner Heisenberg props uma teoria para explicar os fenmenos atmicos baseada em grande ezas mensurveis, como energia, posio e momento. s Mais tarde provou-se que embora as teorias propostas por Schrdinger e Heisenberg tinham aparncias diferentes estas eram equivalentes de modo que s, uma poderia ser demonstrada a partir da outra. O resultado desta teoria foi chamada de mecnica quntica. A partir daqui adotamos a viso quntica de que uma partcula se propaga atravs do esp pao como uma onda.

Pode-se mostrar que existem regies onde uma partcula pode ser mais s facilmente encontrada do que em outras. Para descrever essa distribuio, introdu uzimos o conceito de funo de onda ( = psi), no lugar da trajetria. O estado de um sistema definido por um funo matemtica ( ), chamada de ma funo de onda. As variveis que d definem uma funo de onda so as coordenadas espaciais das partculas que compem o sistema e o tempo. = (x,y,z,t) A funo de onda guarda toda informa sobre o estado do sistema fsico. o Em 1926, Erwin Schrdinger props um equao para se determinar a funo ma de onda de qualquer sistema de partcula as. Esta expresso recebeu o nome de Equao de Schrdinger.

Assim como na equao de onda clssi a equao de Schrdinger relaciona ica, as derivadas da funo de onda em rela ao tempo e coordenadas de espao. o A equao de Schrdinger em princpio no pode ser demonstrada, mas sua validade est diretamente relacionada c com a concordncia com os resultados experimentais para o sistema em estudo o. A equao de Schrdinger descreve sa atisfatoriamente a maioria dos sistemas no relativsticos em fsica atmica e molecular, matria condensada, e qumica .

Erwin Schrdinger

Equao de Schrdinger

V(x) a energia potencial da partcula e E a energia total.

Opera Laplaciano ador Para coordenadas esfricas (muito usa adas em mecnica quntica) :

Sendo:

Coordenadas Es sfricas Polares

A relao entre as coordenadas cartesianas e esfricas dada por

A equao de Schrdinger unidimensional para uma partcula de massa m normalmente escrita na sua forma simpli ificada ou na forma completa (unidimensional):

H = E

h 2 2 ( x , t ) ( x , t ) + V ( x , t ) ( x , t ) = i h 2 x t 2m

H chamado de operador Hamiltonian do sistema, e para a energia total: no

Para entender a evoluo de um s sistema com o tempo (importante em espectroscopia, por exemplo), necessrio resolver a equao de Schrdinger dependente do tempo, o onde (x,y,z,t) :

Para descrever um estado estacion nrio, por outro lado, necessrio conhecer apenas sua funo de onda espacial (x,y,z) e sua energia E. a

Uma importante caracterstica da eq. de S Schrdinger, comum a todas equaes diferenciais, um nmero infinito de solu ues matematicamente permitido. Entretanto, nem todas solues so fsica amente aceitveis, visto que para ser aceitvel uma soluo deve satisfazer cer restries chamadas de condies de rtas contorno. nger resolvida para um siatema fsico, Por exemplo, quando a eq. de Schrdin sujeita s condies de contorno a serem satisfeitas, verificamos que a energia m do sistema quantizada. stica para a funo de onda introduziu o Max Born, com uma interpretao estats quadrado da funo de onda ||2 , usan uma analogia com a teoria ondulatria ndo da luz, e chamou de densidade de probabilidade ||2 = *, sendo * o complexo conjugado da funo de onda (para levar em conta a parte complexa da funo). e Isto implica em prever que haver grande probabilidade de encontrar uma partcula onde a densidade de probabilidade gran e pequena probabilidade de encontrar nde, a mesma partcula onde ||2 pequeno.

Uma funo de onda pode ser uma grandeza complexa (formada por uma a parte real e uma parte imaginria ). M se a funo de onda puramente real Mas ento ||2 = 2 .

* = f ig = f + ig
i= 1

Se a funo de onda de uma partcula descrita por num certo ponto, ento a probabilidade (P) de encontrar a partcula num volume infinitesimal naquele ponto ser proporcional a:

P d

d = dx .dy .dz

Esta medida de probabilidade adimen nsional. Na direo x, temos:

P ( x , t ) dx = * ( x , t ) ( x , t ) dx = ( x , t ) dx

Se a funo de onda normalizada a:

* d = 1

d = dx.dy.dz

A interpretao de Born implic restries na aceitao de ca funes de onda para sistemas qunticos. A primeira que s deve ser uma funo finita. o de onda deve ter apenas um Alm disso, implicito que a fun valor em cada ponto do espao, e d deve ser funo contnua.

Separao das fune de tempo e espao es Nos casos onde a energia potencial d sistema no varia com o tempo do (estados estacionrios), podemos faz um processo de separao de zer variveis para simplificar a forma da equao de Schrdinger. Podemos escrever a funo de onda (x,t) como um produto : a (x,t) = (x).(t) Este procedimento resulta na seg guinte forma para a equao de Schrdinger: h 2 2 ( x ) + V ( x ) ( x ) = E ( x ) 2 2 m x Esta a equao de Schrdinger i independente do tempo. A condio de normalizao da fun de onda : o
+

* ( x) ( x)dx = 1

Operadores comumente usados em mecnica quntica s

Unidades de medidas (importante)


SI (Systeme Internationale d'Unites) o Sistema Internacional o sistema ou padro de unidades utilizado por cientist ao redor do mundo. tas Unidades bs sicas do SI: A unidade do SI para comprimento metro (cujo smbolo m). A unidade do SI para massa quilogra ama (cujo smbolo kg). A unidade do SI para tempo segundo (cujo smbolo s). o A unidade do SI para corrente eltrica Ampere (cujo smbolo A). a A unidade do SI para temperatura K Kelvin (cujo smbolo K). Para converter uma temperatura de Cels sius (oC) para Kelvin (K), simplesmente some 273.16. A unidade do SI para quantidade de s substncia mole (cujo smbolo mol).

unidade do SI para fora Newton (cujo smbolo N). unidade do SI para presso Pascal (cujo smbolo Pa). unidade do SI para energia Joule (cujo smbolo J). a unidade do SI para potncia Watt (cujo smbolo W). a unidade para carga eltrica Coulomb (cujo smbolo C). unidade para potencial eltr rico Volt (cujo smbolo V). unidade para resistncia eltr rica Ohm (cujo smbolo ). unidade para capacitncia Farad (cujo smbolo F). unidade para freqncia Hertz (cujo smbolo Hz). unidade para radioatividade Becquerel (cujo smbolo Bq)

A partir dessas unidades pode-se d derivar outras unidades como: a rea, o volume, a velocidade, a ace elerao etc.: Unidade de rea: m . m = m2 Unidade de Fora: N = kg . m/s2 Unidade de volume: m . m . m = m3 Unidade de Presso: Pa = kg/(m . s2) Unidade da velocidade: m/s Unidade de Energia: J = kg . m2/s2 ; Unidade da acelerao: m/s2 Unidade de Carga eltrica: C ou A . s Um eltron-volt a quantidade d energia cintica ganha por um de nico eltron quando acelerado por uma diferena de potencial eltrico de um volt, no vcuo. 1 e =1,602 x 1019 joules. eV

Prefixos das unidades do Sistema Internacional (SI)

Atividade para casa (use livros de fsica moderna): Revisar os conceitos de: Radiao eletromagntica Radiao de corpo negro Lei de Stefan-Boltzmann Lei do deslocamento de Wien Equao de distribuio de Planck par quantizao ra Capacidades calorficas Efeito fotoeltrico Difrao de eltrons

Anda mungkin juga menyukai