Anda di halaman 1dari 3

Ficha de Avaliao Cincias da Natureza 6 G Nome:________________________________________________N:_____ Data: ____/____/2012 A Professora: Classificao:_________________________ O Encarregado de Educao:

1. A seguinte figura representa um vaso sanguneo .


Faz a legenda da figura. A - _________________________ B - _________________________ C - _________________________

2. Completa o quadro, onde os elementos da coluna I so os constituintes do sangue e os


da coluna II as respetivas funes. I Leuccitos ou glbulos brancos Transporta Hemcias ou glbulos vermelhos os nutrientes e os desperdcios Evitam as hemorragias II

3. No quadro esto registados os valores normais dos constituintes celulares do sangue e


os valores encontrados numa anlise de sangue do Emanuel. Constituintes Valor normal por mm3 Valor analisado por mm3 Hemcias Leuccitos Plaquetas 4 500 000 6 000 000 4 000 10 000 150 000 450 000 4 880 000 9 000 80 000

3.1. Qual o valor normal das hemcias? 3.2. Compara os valores encontrados e regista o nome do constituinte que no est dentro dos valores normais. 3.3. Mediante o valor encontrado para as plaquetas, o que pode acontecer ao Emanuel? 3.4. Que elemento do sangue se deveria analisar para conhecer os nveis de acar? Explica porqu.

4. Observa o esquema que representa o corao.


4.1. Faz a legenda das cavidades do corao. 4.2. A circulao do sangue faz-se de:

a) A para B e C
para D c) C para A e D para B

b) A para C e B
para D d) A para D e C para B - Estabelecer a ligao - Conduzir o sangue ao

5. As expresses que se seguem traduzem funes do sistema circulatrio:


- Impulsionar o sangue. entre artrias e veias. - Conduzir o sangue do corao a todos os rgos. corao. Transcreve a expresso que indica a funo:
D C A

a) das artrias

b) do corao

c) capilares sanguneos Veia cava __________________ Veia pulmonar __________________

6. Indica o tipo de sangue, arterial ou venoso, que circula nos seguintes vasos:
Artria aorta __________________ Artria pulmonar venoso

7. Seleciona e ordena os termos seguintes, de forma a obteres a sequncia correta da


grande circulao. C- clulas E- Artria Aorta GPulmes B- Ventrculo esquerdo D- Aurcula esquerda F- Ventrculo direito H- aurcula direita 8. Assinala as afirmaes como verdadeiras (V) ou falsas (F). A- Na pequena circulao o sangue arterial transforma-se em sangue venoso. B- O sangue venoso transforma-se em arterial durante a hematose pulmonar. C- A circulao pulmonar tambm conhecida por pequena circulao. D- Nas veias pulmonares circula sangue venoso. E- Todas as veias transportam sangue venoso. F- O sangue arterial apresenta uma cor mais clara que o sangue venoso. 8.1 Corrige as afirmaes que consideraste falsas.
A- Veias cavas

9. Sem energia a vida no possvel. Observa o esquema.


9.1 Faz a legenda. 9.2 O que representa a letra A? 9.3 Como se designa o processo representado?

10. O grfico representa a energia que uma mulher despende em diferentes atividades
(cal/h). 10.1. Qual a atividade em que o gasto de energia maior? 10.2. Que tipo de alimentos deve ingerir depois de praticar desporto, para compensar o esforo desenvolvido? 10.3. O que pode acontecer ao organismo de um indivduo se ingerir diariamente mais calorias do que as que gasta? 10.4. Mesmo em repouso o organismo despende energia. Justifica esta afirmao com dados do grfico. 10.5. Para alm da atividade fsica, indica dois outros fatores que condicionam o consumo de energia. 11 .Os principais sistemas responsveis pela excreo de produtos da atividade celular esto representados nas figuras seguintes. 11.1. Faz corresponder a cada uma das afirmaes uma das letras da legenda. Filtram o sangue retirando-lhe resduos. Canais que conduzem a urina at bexiga. Armazena a urina at sua expulso. Canal que conduz a urina para o exterior. Camada superficial da pele. Camada da pele com vasos sanguneos. Glndula produtora de suor.
C

Glndula produtora de gordura.

Local superfcie da pele por onde sai o suor. 12. Completa corretamente as frases, relacionando as lacunas (alneas) com os termos da chave (no quadro) . Algumas substncias prejudiciais passam do a) para as b) que fabricam o suor. Este liberta-se pelos c). O d) um lquido essencialmente constitudo por e) e contm alguns sais, como o f) . Por isso se diz que salgado. O suor que se forma na g) contribui para a h) do organismo. No entanto, a sua produo prolongada pode provocar i) . Assim, quando a j) for abundante, deve beber-se bastante gua. 13. Refere trs comportamentos essenciais para a manuteno da sade da funo excretora.

Anda mungkin juga menyukai