Anda di halaman 1dari 18

ATO n1/2012, de janeiro de 2012, da Coordenao de Monografia do Departamento de Direito

A Coordenao de Monografia do Departamento de Direito da PUC-Rio, em cumprimento ao que determina o art. 13 e nos termos dos arts. 5 e 6 das NORMASPARA ELABORAO E APRESENTAO DA MONOGRAFIA, resolve: I. Os alunos matriculados em JUR 1919 Monografia e JUR 1915 Monografia I no perodo 2012.1 devem apresentar ao Departamento, at o dia 29 de maro de 2012, o Anexo I com a aceitao do professor orientador.

II. Os alunos que quiserem defender a sua Monografia no perodo 2012.1 devero
entreg-la, com a aceitao do professor orientador, at o dia 31 de maio de 2012.

III. Os trabalhos apresentados sero submetidos s Bancas Examinadoras do dia 18 de


junho ao dia 5 de julho de 2012.

Regina Coeli Lisba Soares Coordenadora

NORMAS PARA ELABORAO E APRESENTAO DA MONOGRAFIA PARA ALUNOS QUE INGRESSARAM A PARTIR DE 2008

I. DISPOSIES GERAIS Art. 1. Todo aluno do Curso de Graduao do Departamento de Direito da Pontifcia Universidade Catlica do Rio de Janeiro dever, para a obteno do diploma de bacharel em Direito, ser aprovado nas disciplinas JUR 1915 Monografia I e JUR 1916 Monografia II. Art. 2. Poder matricular-se na disciplina JUR 1915 Monografia I o aluno que tiver cursado JUR 1036 e obtido, no mnimo, 180 (cento e oitenta) crditos. Art. 3. O aluno matriculado em JUR 1915 Monografia I dever escolher, dentro do prazo estabelecido no art. 5, um professor orientador entre os professores do Departamento, sob pena de no poder apresent-la naquele perodo letivo. 1. O professor escolhido, se aceitar a indicao, comunicar Coordenao de Monografias a sua deciso, por escrito, na forma do modelo que constitui o Anexo I. 2. Cada professor orientar, no mximo, 3 (trs) alunos matriculados em Monografia I e 3 (trs) alunos matriculados em Monografia II , devendo proceder orientao nas dependncias do Departamento em horrios previamente estabelecidos e de modo a verificar o desenvolvimento do trabalho pelo menos a cada 15 (quinze) dias. 3. Os professores orientadores encaminharo Coordenao de Monografias, no prazo fixado pelo Departamento para lanamento das notas, o grau a ser atribudo ao aluno matriculado em JUR 1915 Monografia I e que corresponder apresentao do projeto e proposta do aluno para o desenvolvimento do trabalho observado na redao de, pelo menos, um dos seus captulos. 4. Os professores orientadores comunicaro Coordenao de Monografias o descumprimento destas normas, em especial quanto assiduidade do orientando e ao acompanhamento do trabalho, caso em que o aluno no poder ter a sua Monografia submetida Banca Examinadora no mesmo perodo letivo, ficando com grau incompleto.

II. ELABORAO E APRESENTAO DA MONOGRAFIA Art. 4. A Monografia versar sobre um tema jurdico, escolha do aluno, desenvolvido em, no mnimo, 45 (quarenta e cinco) pginas datilografadas ou digitadas, obedecidas as normas em vigor para a elaborao de trabalhos monogrficos. Art. 5. O aluno matriculado na disciplina JUR 1915 Monografia I dever entregar, na Secretaria do Departamento, no prazo fixado pela Coordenao de Monografias, a Declarao do Orientador (Anexo I), devidamente assinada pelo professor orientador.

Art. 6. A Monografia ser entregue em 3 (trs) exemplares e um CD ROM no formato PDF acompanhada da Declarao de Aceitao de Monografia em 4 (quatro) cpias (Anexo II) dentro do prazo estabelecido pela Coordenao de Monografias. Art. 7. O aluno que no defender a Monografia nos prazos regimentais da Universidade ficar com grau incompleto (IN), devendo matricular-se na mesma disciplina no semestre subseqente.

III. DA BANCA EXAMINADORA Art. 8. O aluno matriculado em JUR 1916 Monografia II defender oralmente a sua Monografia perante Banca Examinadora composta por trs professores do Departamento, um dos quais o professor orientador. 1. As Bancas Examinadoras sero organizadas pela Coordenao de Monografias. 2. Os membros das Bancas Examinadoras sero cientificados da sua nomeao com antecedncia de dez dias, por meio de documento do qual constar o nome do aluno, o ttulo do trabalho, o nome do professor orientador, a composio da Banca, o dia, a hora e o local do exame. 3. O documento a que se refere o pargrafo anterior ser acompanhado de uma cpia da Monografia a ser examinada. IV. DA DEFESA Art. 9. A defesa da Monografia perante a Banca Examinadora obedecer s seguintes regras: a) instalada a Banca, o seu presidente dar ao aluno um prazo de dez minutos para fazer a apresentao oral do trabalho; b) em seguida, o presidente dar a palavra ao professor orientador para proceder a sua argio em cinco minutos; c) o aluno ter cinco minutos para responder argio; d) o presidente dar a palavra, ento, ao outro professor examinador para argio por cinco minutos; e) o aluno responder em cinco minutos; f) o presidente far sua argio tambm em cinco minutos; g) o aluno ter mais cinco minutos para a sua resposta. 1. Terminado o exame, a Banca reunir-se- secretamente para deliberar sobre o grau a ser conferido ao aluno e o lanar no livro de Atas prprio. 2. A Banca poder condicionar a aprovao da Monografia ao atendimento das recomendaes que fizer, caso em que o trabalho corrigido pelo aluno no prazo de quinze dias ser novamente submetido mesma Banca, dispensado o exame oral, para que o grau seja conferido. Art. 10. Os membros da Banca Examinadora atribuiro Monografia grau de zero a dez, sendo aprovado o aluno que obtiver mdia aritmtica igual ou maior que cinco relativa s notas atribudas pelos trs examinadores.

Pargrafo nico. O aluno reprovado dever matricular-se novamente na disciplina JUR 1916 no perodo letivo subseqente.

V. EDITORAO Art. 11. A Monografia ser entregue conforme as Regras de Elaborao do Trabalho Final de Curso incorporadas a estas Normas como Anexo III. VII. DISPOSIES GERAIS E TRANSITRIAS Art. 13. Os prazos sobre os quais delibera este Regulamento sero fixados pela Coordenao de Monografias na primeira semana de cada perodo letivo. Art. 14. Caber Coordenao de Monografias decidir a respeito de quaisquer dvidas na aplicao deste Regulamento, bem como expedir as orientaes necessrias ao seu cumprimento. Art. 15. Enquanto houver alunos que ingressaram no Curso de Graduao antes de 2007, os professores orientadores podero aceitar, no mximo, nove alunos, contadas as orientaes de alunos matriculados em JUR 1915 Monografia I , JUR 1916 Monografia II e JUR 1919 Monografia.

NORMAS PARA ELABORAO E APRESENTAO DA MONOGRAFIA JUR 1919 PARA ALUNOS QUE INGRESSARAM AT 2007.2

II. DISPOSIES GERAIS Art. 1. Todo aluno do Curso de Graduao do Departamento de Direito da Pontifcia Universidade Catlica do Rio de Janeiro dever, para a obteno do diploma de bacharel em Direito, ser aprovado na disciplina JUR 1919 - Monografia. Art. 2. Poder matricular-se na disciplina JUR 1919 - Monografia - o aluno que tiver obtido, no mnimo, 160 (cento e sessenta) crditos. Art. 3. O aluno matriculado em JUR 1919 - Monografia - dever escolher, dentro do prazo estabelecido no art. 5, um professor orientador entre os professores do Departamento, sob pena de no poder apresent-la naquele perodo letivo. 1. O professor escolhido, se aceitar a indicao, comunicar ao Diretor do Departamento a sua deciso, por escrito, na forma do modelo que constitui o Anexo I. 2. Cada professor orientar, no mximo, 5 (cinco) alunos, devendo proceder orientao nas dependncias do Departamento em horrios previamente estabelecidos e de modo a verificar o desenvolvimento do trabalho pelo menos a cada 15 (quinze) dias. 3. Os professores orientadores comunicaro Coordenao de Monografias o descumprimento destas normas, em especial quanto assiduidade do orientando e ao acompanhamento do trabalho, caso em que o aluno no poder ter a sua Monografia submetida Banca Examinadora no mesmo perodo letivo, ficando com grau incompleto.

II. ELABORAO E APRESENTAO DA MONOGRAFIA Art. 4. A Monografia versar sobre um tema jurdico, escolha do aluno, desenvolvido em, no mnimo, 45 (quarenta e cinco) pginas datilografadas ou digitadas, obedecidas as normas em vigor para a elaborao de trabalhos monogrficos. Art. 5. O aluno matriculado na disciplina JUR 1919 - Monografia - dever entregar, na Secretaria do Departamento, no prazo fixado pela Coordenao de Monografias, a Declarao do Orientador (Anexo I), devidamente assinada pelo professor orientador. Art. 6. A Monografia ser entregue em 3 (trs) exemplares e um CD ROM no formato PDF acompanhada da Declarao de Aceitao de Monografia em 4 (quatro) cpias (Anexo II) dentro do prazo estabelecido pela Coordenao de Monografias. Art. 7. O aluno que no apresentar a Monografia nos prazos previstos neste Regulamento ficar com grau incompleto (IN), devendo matricular-se na mesma disciplina JUR 1919 no semestre subseqente.

III. DA BANCA EXAMINADORA Art. 8. O aluno defender oralmente a sua Monografia perante Banca Examinadora composta por trs professores do Departamento, um dos quais o professor orientador. 1. As Bancas Examinadoras sero organizadas pela Coordenao de Monografias. 2. Os membros das Bancas Examinadoras sero cientificados da sua nomeao com antecedncia de dez dias, por meio de documento do qual constar o nome do aluno, o ttulo do trabalho, o nome do professor orientador, a composio da Banca, o dia, a hora e o local do exame. 3. O documento a que se refere o pargrafo anterior ser acompanhado de uma cpia da Monografia a ser examinada. IV. DA DEFESA Art. 9. A defesa da Monografia perante a Banca Examinadora obedecer s seguintes regras: h) instalada a Banca, o seu presidente dar ao aluno um prazo de dez minutos para fazer a apresentao oral do trabalho; i) em seguida, o presidente dar a palavra ao professor orientador para proceder a sua argio em cinco minutos; j) o aluno ter cinco minutos para responder argio; k) o presidente dar a palavra, ento, ao outro professor examinador para argio por cinco minutos; l) o aluno responder em cinco minutos; m) o presidente far sua argio tambm em cinco minutos; n) o aluno ter mais cinco minutos para a sua resposta. 1. Terminado o exame, a Banca reunir-se- secretamente para deliberar sobre o grau a ser conferido ao aluno e o lanar no livro de Atas prprio. 2. A Banca poder condicionar a aprovao da Monografia ao atendimento das recomendaes que fizer, caso em que o trabalho corrigido pelo aluno no prazo de quinze dias ser novamente submetido mesma Banca, dispensado o exame oral, para que o grau seja conferido. Art. 10. Os membros da Banca Examinadora atribuiro Monografia grau de zero a dez, sendo aprovado o aluno que obtiver mdia aritmtica igual ou maior que cinco relativa s notas atribudas pelos trs examinadores. Pargrafo nico. O aluno reprovado dever matricular-se novamente na disciplina JUR 1919 no perodo letivo subseqente.

V. EDITORAO Art. 11. A Monografia ser entregue conforme as Regras de Elaborao do Trabalho Final de Curso incorporadas a estas Normas como Anexo III.

VII. DISPOSIES GERAIS Art. 13. Os prazos sobre os quais delibera este Regulamento sero fixados pela Coordenao de Monografias na primeira semana de cada perodo letivo. Art. 14. Caber Coordenao de Monografias decidir a respeito de quaisquer dvidas na aplicao deste Regulamento, bem como expedir as orientaes necessrias ao seu cumprimento.

NORMAS PARA ELABORAO E APRESENTAO DA MONOGRAFIA JUR 1919 ANEXO I Deve ser entregue at o dia 29 de maro de 2012.

Rio de Janeiro, _____de ______________ de 2012. Do (a) Professor (a) ______________________________________________________ Coordenao de Monografias do Departamento de Direito Declaro que aceito orientar o (a) aluno (a) ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ _____________________________na elaborao da sua Monografia (Trabalho Final de Curso) sobre ____________________ ______________________________________________________________________, que dever ser entregue at o dia 31 de maio de 2012.

_____________________________________________________________ Assinatura do (a) Professor (a) Orientador (a)

Nome do (a) aluno (a): Endereo: Matrcula n Previso de formatura:

Telefones: e-mail

Turno (

) Diurno (

) Noturno

NORMAS PARA ELABORAO E APRESENTAO DA MONOGRAFIA JUR 1915 ANEXO I Deve ser entregue at o dia 29 de maro de 2012.

Rio de Janeiro, _____de ______________ de 2012. Do (a) Professor (a) ______________________________________________________ Coordenao de Monografias do Departamento de Direito Declaro que aceito orientar o (a) aluno (a) ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ _____________________________na elaborao da sua Monografia (Trabalho Final de Curso) sobre ____________________ ______________________________________________________________________,

_____________________________________________________________ Assinatura do (a) Professor (a) Orientador (a)

Nome do (a) aluno (a): Endereo: Matrcula n Previso de formatura:

Telefones: e-mail

Turno (

) Diurno (

) Noturno

NORMAS PARA ELABORAO E APRESENTAO DA MONOGRAFIA JUR 1919 ou JUR 1916 ANEXO II A Monografia deve ser entregue at o dia 31 de maio de 2012.

A presente Monografia, apresentada pelo(a) aluno(a)__________________ ______________________________________________________________________ _______________________________________________________________, poder ser submetida exposio e defesa perante a Banca Examinadora designada pelo Departamento de Direito da PUC-Rio. Rio de Janeiro, _____ de _________ de 2012.

_________________________________________________________________ Nome do(a) professor(a) orientador(a)

________________________________________________________________ Assinatura do(a) professor(a) orientador(a)

O(A) autor(a) declara para todos os fins de Direito ser este um trabalho indito de sua autoria e autoriza o Departamento de Direito da PUC-Rio a divulg-lo, no todo ou em parte, resguardados os direitos autorais conforme legislao vigente. Rio de Janeiro, ______de____________ 2012. _________________________________________________________ Assinatura do(a) aluno(a)

NORMAS PARA ELABORAO E APRESENTAO DA MONOGRAFIA JUR 1919 e JUR 1916

Anexo III Regras para elaborao do trabalho final de curso.

A ttulo de observao geral

As regras aqui presentes para elaborao da monografia de graduao visam a facilitar e a auxiliar o aluno no processo de construo do texto monogrfico, conferindo uniformidade de formatao aos trabalhos finais de curso produzidos pelo corpo discente da PUC-Rio. A Declarao de Aceitao de Monografia (ANEXO II) deve ser a ltima folha da Monografia (trs vias encadernadas nas cpias impressas e uma avulsa entregue Secretaria ). 1. Configurao da pgina. Ateno veja, no final destas Regras, o passo a passo para converter sua Monografia em PDF, cuidando para que o nome do arquivo seja seu nome, isto , nome do(a) aluno(a).pdf.

- Margem superior: 2,5 cm. - Margem inferior: 2,5 cm. - Margem esquerda: 3 cm. - Margem direita: 4 cm. Os pargrafos devem ter o tamanho de um toque na tecla Tab. As citaes longas devem comear novo pargrafo, com o texto alinhado pelo recuo da primeira linha do pargrafo anterior. No intuito de racionalizar o uso do papel, a monografia deve ser impressa no modo frente e verso, acionando Arquivo Imprimir Propriedades Layout Imprimir nos dois lados Virar na borda vertical Ok. Da mesma forma, sempre que possvel, utilize o papel reciclado.

2. Espaamento. - Espao entrelinhas no corpo do texto: 1,5. - Espao entrelinhas nas citaes longas (citaes feitas no corpo do texto que excederem trs linhas): 1 (simples). - Espao entrelinhas nas notas de rodap: 1 (simples). 3. Tipologia. - Ttulos dos captulos: Fonte Arial, em negrito, corpo 14. - Ttulos de sees secundrias (itens, sub-captulos, sub-tpicos etc.): Fonte Arial, em negrito, corpo 12. - Texto da monografia, bibliografia e resumo: Fonte Times New Roman 13 . - Citaes longas feitas no corpo do texto: Fonte Times New Roman 11. - Notas de rodap: Fonte Times New Roman 10 4. Ordem de apresentao da monografia. 1. Capa. 2. Folha de rosto. 3. Dedicatria (opcional). 4. Agradecimentos (opcional). 5. Resumo e palavras-chave. 6. Sumrio. 7. Lista de tabelas, abreviaes, smbolos ou qualquer outro elemento recorrentemente utilizado no texto. 8. Texto da monografia. 9. Bibliografia. 10. Glossrio (opcional). 11. ndice onomstico ou remissivo (opcional). 12. Anexos (opcional). 13. Cpia do Anexo II com a aceitao do(a) orientador(a).

4.1. Capa. O aluno dever fazer constar da capa da monografia os seguintes elementos: - Ttulo da monografia; - Nome do aluno; - Nome do(a) orientador(a); - Perodo letivo no qual foi apresentada a monografia. 4.2. Folha de rosto. Na folha de rosto dever estar presente, alm dos elementos da capa, o seguinte texto: Monografia apresentada ao Departamento de Direito da Pontifcia Universidade Catlica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) como requisito parcial para obteno do ttulo de Bacharel em Direito.

4.3. Resumo. O resumo corresponde exposio concisa dos principais aspectos abordados no trabalho monogrfico, possuindo o texto do resumo, no mximo, vinte linhas. 4.4. Numerao das pginas. A contagem das pginas, para efeito de numerao, deve comear a partir da primeira folha do trabalho, que a folha de rosto. A capa no faz parte desta numerao. A numerao feita com algarismos arbicos nas pginas do texto, em conjunto com o cabealho, caso esse exista. Omite-se o nmero das pginas iniciais (folha de rosto, dedicatria, agradecimentos, resumo e palavras-chave, sumrio, lista de tabelas, abreviaes, smbolos ou qualquer outro elemento recorrentemente utilizado no texto) e das pginas que do incio aos captulos, mas todas essas pginas so consideradas para fins de numerao. Em suma, o nmero de cada pgina aparece apenas a partir da segunda pgina da Introduo. A partir de tal pgina somente os nmeros das pginas iniciais dos captulos sero omitidas. Os algarismos das pginas do texto devem estar situados no alto das pginas, direita. 5. Citaes e referncias. As citaes, quando feitas, devem indicar a fonte de que foram retiradas, obedecendo-se as normas determinadas pela ABNT voltadas para uniformizar o modo de exposio das referncias bibliogrficas relativas s citaes realizadas. Para lanar devidamente a referncia da citao o aluno se valer ou do sistema alfabtico ou do sistema numrico. A maneira adequada para se registrar a referncia da citao em cada um dos sistemas ser exposta a seguir. fundamental ressaltar que se deve escolher um dos dois sistemas e adotar o escolhido at o fim da monografia. 5.1. Sistema alfabtico. Tambm conhecido como sistema autor-data. Neste tipo de sistema de referncia, expe-se a fonte da citao no corpo do texto da monografia, sem todas as qualificaes da fonte. As informaes completas da obra citada apenas sero expostas na bibliografia. No corpo do texto s se apresentam os seguintes elementos: ltimo sobrenome do autor, ano de publicao da edio da obra citada e o nmero da pgina de onde se retirou a citao. Tais informaes so apresentadas, entre parnteses, logo aps o trecho citado. Ex: preciso, contudo, que fique claro que isso no pode ser entendido como se a democracia fosse um sistema assistencial, que simplesmente visasse a suavizar a misria da massa trabalhadora, mas h que ser concebida como um meio de superar essa misria (Silva, 1998, p. 138). OBS: A obra acima citada constar da bibliografia nos seguintes termos: SILVA, Jos Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo. 15 ed. So Paulo: Malheiros, 1998. 864 p.

5.1.1. Dvidas que podem surgir acerca do sistema alfabtico. 1. Se houver mais de um autor com o mesmo sobrenome? Neste caso, utilizam-se as iniciais dos autores de mesmo sobrenome para fazer a distino. No exemplo acima a referncia seria feita da seguinte maneira: (Silva, J.A., 1998, p. 138). 2. Se forem utilizadas duas obras, de um mesmo autor, publicadas no mesmo ano? Nesta hiptese, o aluno deve acrescentar, aps o ano da obra, letras, sempre em ordem alfabtica, que singularizem a obra citada. Ex: A rigidez constitucional decorre da maior dificuldade para sua modificao do que para a alterao das demais normas jurdicas da ordenao estatal (Silva, 1998a, p. 47). Constitui, tambm, o suporte da prpria eficcia jurdica das normas constitucionais (Silva, 1998b, p. 40). OBS: As obras acima citadas devem ser lanadas na bibliografia da forma abaixo exposta. SILVA, Jos Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo. 15 ed. So Paulo: Malheiros, 1998a. 864 p. ______. Aplicabilidade das normas constitucionais. 3 ed. So Paulo: Malheiros, 1998b. 272 p. 3. Se forem dois os autores da obra citada? Neste caso, devem ser apresentados os dois sobrenomes, constando entre os dois o smbolo &. Ex: A multido a verdadeira fora produtiva de nosso mundo social, ao passo que o Imprio um mero aparelho de captura que vive apenas da vitalidade da multido (Hardt & Negri, 2002, p. 80). OBS: Na bibliografia tal obra ser apresentada da seguinte maneira: HARDT, Michael; NEGRI, Antonio. Imprio. 4 ed.. So Paulo: Record, 2002. 502 p. 4. E quando houver mais de dois autores de uma mesma obra? Em face desta situao, apresenta-se o ltimo sobrenome do autor que primeiro aparecer na obra, seguido da expresso et al.. Ex: Os prazos prescricionais sofreram sensvel reduo no CC em relao ao CC1916. Trata-se de medida salutar, uma vez que as tecnologias modernas, empregadas nos meios de transporte e comunicao, aproximam as pessoas e facilitam o contato entre elas (Tepedino et al., 2004, p. 394). OBS: Na bibliografia tal obra ser apresentada da seguinte maneira:

TEPEDINO, Gustavo et al.. Cdigo Civil interpretado: Conforme a Constituio da Repblica. Rio de Janeiro: Renovar, 2004. 790p. 5.2. Sistema numrico. O sistema numrico se vale das notas de rodap para o devido lanamento das referncias bibliogrficas relativas citao feita no corpo do texto da monografia. Diferente do sistema alfabtico, o sistema numrico apresenta todos os elementos da referncia bibliogrfica, da mesma forma que se faz na bibliografia da monografia. Entretanto, uma referncia de uma citao no a mesma coisa que a referncia apresentada na bibliografia. Enquanto na bibliografia apenas consta o nmero de pginas das obras utilizadas, nas referncias relativas a citaes feitas no corpo do texto indispensvel apresentar a pgina (ou as pginas) de onde se retirou a citao, no lugar do nmero de pginas das obras utilizadas. exceo dessa diferena, as regras para exposio das referncias no momento de apresentao da bibliografia so as mesmas. Deste modo, para que se realizem devidamente as referncias relativas s citaes inseridas no texto da monografia, deve o aluno observar as regras relacionadas abaixo, no tpico referente bibliografia, lembrando-se que a nica diferena a citada logo acima. Neste momento, apenas sero analisadas as dvidas mais freqentes concernentes ao sistema numrico. 1. necessrio, a cada vez que uma mesma obra for citada, fazer a referncia completa da mesma? No. Exige-se que constem todos os elementos de uma obra somente na primeira referncia em que ela aparecer. Nesse momento devem ser expostos o nome do autor, o ttulo e o subttulo da obra, a edio consultada, o local de publicao, a editora, o ano de publicao e a pgina onde se encontra o trecho citado. Aps a primeira referncia, necessrio constar apenas o nome do autor, o ttulo (o subttulo s exigido caso sua ausncia signifique indeterminao da obra consultada) e a pgina de onde se extraiu o trecho citado. Ou ento o aluno ainda pode se valer das expresses op. cit., idem, ibidem que auxiliam na identificao da obra, conforme ser exposto a seguir. 2. Como empregar com correo as expresses op. cit., idem, ibidem e apud ? Ibidem O termo ibidem significa mesmo autor e mesma obra. Desta maneira, dele se faz uso quando uma mesma obra de um mesmo autor citada duas ou mais vezes seguidas. Ao se usar o termo ibidem, deve o mesmo ser abreviado, de modo a se escrever ibid.. Ex: (1) SILVA, Jos Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo. 15 ed. So Paulo: Malheiros, 1998. p. 38. (2) Ibid. p. 86, (3) Ibid. p. 187. Idem A expresso idem significa mesmo autor. Quando em duas ou mais citaes seguidas o autor das obras citadas o mesmo, emprega-se o termo idem, que tambm deve ser abreviado (id.).

Ex: (1) SILVA, Jos Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo. 15 ed. So Paulo: Malheiros, 1998. p 99. (2) Id., Aplicabilidade das normas constitucionais. 3 ed. So Paulo: Malheiros, 1998. p 130. Op. Cit. (Opus citatum) Tal termo quer dizer na obra citada. Pode ser usado nas ocasies em que a obra citada j tenha sido anteriormente mencionada em outra nota, desde que haja notas intercaladas. Ex: (1) ECO, Umberto. Como se faz uma tese. 18 ed. So Paulo: Perspectiva, 2003. p. 78. (2) BITTAR, Eduardo Carlos Bianca. Metodologia da pesquisa jurdica: Teoria e prtica da monografia para os cursos de Direito. 2 ed. So Paulo: Saraiva, 2002. p. 161. (3) ECO, Umberto. Op. cit., p. 115. ATENO! preciso cuidado ao utilizar as expresses idem, ibidem e op. cit.. Qualquer mudana no texto que implique o acrscimo de citaes pode levar a equvocos graves nas referncias bibliogrficas, pois tais expresses guardam relao com as notas que as precedem. Apud Apud o mesmo que citado por. Trata-se de uma citao indireta, ou seja, no se consulta a obra do autor citado, mas sim a de outro autor que veio a se valer de um trecho da obra do autor citado. Deve ser evitado sempre que possvel, pois no raro sinal de uma pesquisa superficial. 6. Bibliografia. A bibliografia o momento no qual o aluno explicita as fontes doutrinrias utilizadas em sua pesquisa, indicando quais autores e quais obras foram consultados para desenvolver o tema abordado ao longo da monografia. Existem regras para que se exponham corretamente as obras que compem a bibliografia, regras essas que esto expostas abaixo. 1. Livro. Se a referncia bibliogrfica que constar da bibliografia for de uma obra inteira, deve-se obedecer a seguinte ordem de exposio dos elementos identificadores da obra: - ltimo sobrenome do autor (em caixa alta), demais nomes do autor, nome da obra (em itlico), edio (se houver sido consultada a primeira edio no se faz indicao da edio), local de publicao da obra, editora, ano de publicao e o nmero total de pginas da obra consultada (se estiver expresso na obra). - O nome e o ltimo sobrenome do autor so separados por vrgula. Nos demais casos, a separao se d pelo ponto, exceo do local de publicao e da editora, que so separados por dois pontos e da editora e do ano de publicao, cuja separao se d por vrgula. Ex: CLVE, Clmerson Merlin. A fiscalizao abstrata da constitucionalidade no direito brasileiro. 2 ed.. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2000. 484 p.

OBS 1: Se a obra contiver ttulo e subttulo, apenas o ttulo escrito em itlico. Alm disso, separam-se os dois atravs de dois pontos. Ex: FOUCAULT, Michel. A histria da sexualidade: A vontade de saber. 14 ed.. Rio de Janeiro: Graal, 2001. 152 p. OBS 2: Se forem dois ou trs os autores da obra, os nomes e sobrenomes dos autores so dissociados por ponto e vrgula. Ex: HARDT, Michael; NEGRI, Antonio. Imprio. 4 ed.. So Paulo: Record, 2002. 502 p. OBS 3: Caso sejam mais de trs os autores, indica-se apenas o primeiro, acrescentandose a expresso et al.. Ex: TEPEDINO, Gustavo et al.. Cdigo Civil interpretado: Conforme a Constituio da Repblica. Rio de Janeiro: Renovar, 2004. 790p. 2. Partes de publicaes. Na hiptese de a obra consultada ser uma parte de uma publicao, deve-se fazer constar a publicao na qual est inserida tal obra. Essa hiptese pode ser desdobrada em duas situaes diferentes: artigo ou similar publicado em uma obra coletiva, organizada por algum, ou um artigo ou similar publicado em um peridico. Caso o trabalho citado conste de uma obra coletiva, fundamental explicitar o organizador da obra e o ttulo da obra coletiva, alm do nome do autor e do ttulo do trabalho. Tambm necessrio ressaltar que, ao invs do nmero de pginas do artigo, deve-se indicar a seqncia de pginas onde se insere o artigo na obra coletiva. Ex: CHAUI, Marilena. Pblico, privado, despotismo. In: NOVAES, Adauto (Org.). tica. So Paulo: Companhia das Letras, 1992. p. 345 390. Em se tratando de artigo publicado em peridico, devem ser inscritas todas as informaes que caracterizem o peridico, alm do ttulo do trabalho e da referncia ao autor. Ex: SGARBI, Adrian. O Estado como ordem normativa. Direito, Estado e Sociedade: Revista do Departamento de Direito da PUC-Rio. Rio de Janeiro, n. 21, p. 06 51, ago./dez. 2002. 3. Artigo de jornal. Artigos de jornal devem ser inscritos na bibliografia com a seguinte seqncia dos dados que os identificam: ltimo sobrenome do autor (em caixa alta), nome e demais sobrenomes. Ttulo. Nome do jornal (em itlico), local de publicao, pgina, data de publicao do jornal com o ms abreviado.

Ex: GENRO, Tarso. Orientando o preconceito. O Globo, Rio de Janeiro, p. 7, 14 jan. 2005. 4. Teses, dissertaes ou monografias de fim de curso. Neste caso, devem constar os elementos abaixo relacionados. ltimo sobrenome do autor (em caixa alta), nome e demais sobrenomes. Ttulo (em itlico): subttulo (se houver). Local e data da defesa. Total de folhas. Tese / Dissertao / Monografia Instituio onde se defendeu o trabalho. Ex: ROCHA, Maurcio. Spinoza, a razo e a filosofia. Rio de Janeiro. 1998. 243 p. Tese (Doutorado em Filosofia) Departamento de Filosofia da PUC-Rio. 5. Documento retirado da Internet. Neste caso, necessrio expor onde foi encontrado o documento e quando se fez o acesso. Os elementos de identificao devem ser expostos da seguinte maneira: ltimo sobrenome do autor (em caixa alta), nome e demais sobrenomes. Ttulo. Disponvel em <endereo da URL>. Data de acesso (dia, ms e ano). Ex: BEVILQUA, Jos Roberto. O direito <http://www.iasp.org.br>. Acesso em 25 mar. 2001. 6. Jurisprudncia. Qualquer acrdo ou deciso judicial tem de ser identificado com preciso na monografia. Assim, exige-se que estejam presentes os seguintes dados: rgo judicirio, ttulo (natureza do instrumento processual julgado) e nmero, relator, local, data da deciso. Ex: STF, ADPF n. 3/QO, Rel. Ministro Sydney Sanches, Braslia, 18 mai. 2000. vida. Disponvel em

Anda mungkin juga menyukai