Anda di halaman 1dari 4

Fundao Universidade Federal de Rondnia Departamento de Engenharia de Pesca E Aquicultura Disciplina: Poluio Aqutica Acadmico: Cleber dos Santos

Simio

Poluio Hdrica: Causas e Consequncias Rgis da Silva Pereira A qualidade dos recursos no renovveis uma preocupao crescente nos dias atuas, devido o avano dos grandes centros sobre as reas ainda em conservao. O agravante se d pelo aumento das fontes de poluio domstica, comercial e industrial, que dispe no meio, poluio qumica, fsica e biolgica. Com a chegada de uma fonte poluidora, o corpo dgua receptor tem sua composio natural afetada diretamente, que em forma de resultado vesse toda sua biota afetada. O CONAMA o rgo regulador que atua sobre o controle de qualidade dgua e as formas que so utilizados, para uma boa distino sobre os recursos hdricos, foi gerada uma classificao quanto s caractersticas do recurso e suas utilizaes. Sendo feito tambm um padro de medidas da poluio sofrida em casa caso especfico de classificao do recurso hdrico, com valores e medidas, na forma de preservar e se ter limitas de poluio. De forma sucinta de se entender, pode-se dizer que a poluio algo que vai afetar a composio fsica ou qumica dgua, e mais importante dizer que a poluio se d de formas variadas. Podendo ser atmosfrica, pontuais, difusas e mistas. A atmosfrica a que mais afeta o mundo, por desempenhar em sua ao efeitos globais, se caracteriza pela emisso de gazes de industriais, navios, carros, trens, etc. variando entre naturais (sofrida sob a ao da natureza, como queimadas devido ao calor, raios; tempestades de areia; vulces) e artificias (provocadas pela ao do homem, como indstrias, automveis, queimadas, etc.). A fonte pontual caracterizada pela emisso constante de um poluente em um local (ex.: indstrias), a difusa, por uma ao sazonal ou acidente, onde um poluente atinge o meio (ex.: veneno em plantaes, vazamento de petrleo), j a mista pode ser caracterizada pela ao de ambas as fontes poluidoras citadas acima de forma conjunta. O grau de poluio do meio pode variar com a fonte poluidora, seja fsica, qumica ou biolgica e a intensidade que essa poluio chega a contaminar. Poluio qumica pode ser biodegradveis, onde o meio consegue absorver os compostos poluentes, como detergente e petrleo por exemplo. E podem

ser tambm persistentes, poluentes que no degradam facilmente no meio, so bioacumulativos, por exemplo DDT, mercrio. Poluio fsica pode ser trmica, alterao de calor na fonte poluidora, por incremento de gua aquecida e por slidos, que pode ser por slidos suspensos nos esgotos domsticos, industriais, e at mesmo por ao da natureza. Poluio biolgica a fonte poluidora pode disponibilizar organismos patognicos, como bactrias, vrus, protozorios e vermes. Logo dentro desses aspectos, podemos citar vrios tipo de fontes poluidoras: Esgoto domstico - resduos domsticos, que so do uso de higiene pessoal, usada no cozinha e lavagem de roupas, entre outros usos. So em geral biodegradveis. Depsito de lixos resultado do uso dos centros urbanos, produzindo chorume, local de proliferao de patgenos, bactrias, e contaminantes qumicos provenientes de equipamentos como geladeira. Podendo contaminar a terra e organismos que vivem ou passam pelo local. Minerao disponibiliza metais pesados para o meio e recurso hdrico, como mercrio (extrao de ouro) e arsnico (extrao de prata, zinco e chumbo). Causa alteraes no pH da gua, formando guas cidas e bioacumulao nos animais. Agricultura uso de defensivos agrcolas, que alm de matar os organismos presentes, sem distino de causar beneficio ou malefcio as plantas, tambm so caracterizados por bioacumular no solo, alm de poderem ser carreados para os recursos hdricos, chegando a contaminar em uma escala maior. Indstrias disponibiliza para o meio guas residuais de compostos sanitrios, de refrigerao que esto carregas de cromo hexavalente, alteraes trmicas, e guas de processos, que como forma final, chega carreando resduos da produo que fazem parte, disponibilizando tudo no meio. Nutrientes disponibilidade de nitrognio e fosforo, que vai propiciar condies de florao de organismos decompositores desse material, que so anaerbicos, que em seu processo vo usar o oxignio disponvel, causando asfixia e morte dos organismos aerbicos. Refinarias disponibiliza no meio resduos que vo impedir a penetrao da luz solar, impedindo a incidncia da luz solar, causando asfixia dos organismos aquticos. Curtumes os resduos de produo, como o cromo que disponibilizado, ao se fazer os passos de curtio do couro. Celulose a prpria matria orgnica e os organoclorados, que so disponibilizados para o ambiente, afetam diretamente na biota ali presente.

Siderrgicas e Metalrgicas disponibilizam slidos em suspenso, e metais pesados que vo afetar diretamente a biota local, o agravante de no serem biodegradveis e bioacumulativos. Pesqueira derivados do beneficiamento do pescado, compostos orgnicos disponibilizados para o meio. Navegao a sua prpria navegao de frotas, vazamentos, acidentes, vai contribuir diretamente na poluio in loco. Onde os acedentes o de maior agravante, pois, pode disponibilizar substncias de alto teor toxico para o meio (ex.: petrleo). Queima de Combustveis Fsseis de princpio o maior poluidor atmosfrico, pois, disponibiliza no meio em forma de gases, grandes quantidades nocivas aos organismos, alterando clima, causando aquecimento do globo, deficincias respiratrias, etc. Com tanta poluio os rgos competentes (CONAMA, FEPAM), procuram regulamentar classes e teores de contaminao, identificao da fontes poluidoras. Seguindo parmetros fsicos, qumicos e biolgicos podemos dizer ocorre variaes: Fsicas: como alterao de cor, sabor e odor da gua; Qumicos: Potencial hidrogeninico (pH), Oxignio Dissolvido (OD), Demanda Bioqumica de Nitrognio (DBO), Demanda Qumica de Oxignio (DQO), Compostos nitrogenados, Fosfato, leo e graxas, Detergentes, Arsnio, Compostos Sulfurosos, Fluoretos, Cloretos, Pesticidas, Resduos, Metais pesados, Cdmio, Cromo, Mercrio, Nquel, Chumbo, Cobre e Zinco; Biolgicos: Coliformes. Os poluentes podem ser afetados por fatores como a diluio, no memento que ele chega no recurso hdrico, sendo diminuda sua concentrao. Ao hidrogeninica, a viscosidade do meio aquoso, onde vai influenciar a velocidade com que a poluio vai ser assimilada pelo meio. A ao da gravidade, que pode favorecer a sedimentao do poluente, deixando no fundo fora da dinmica aqutica. Luz que um fator que vai gerir a dinmica do fitoplncto, e a velocidade com que o composto vai ser assimilado pelo mesmos. A temperatura, que influencia a velocidade de vrios processos no corpo dgua. Ao microbiolgica, que vai degradar os compostos presentes nos poluentes, consumindo a matria poluidora, alterando a demanda por oxignio para os outros organismos. A forma com que a gua usada tambm influencia direta na gesto deste recurso, importante destacar que ela est presente em todos os processos naturais, que na sua dinmica perdas irreversveis, e que no um recurso renovvel. comum acontecer sua perda por evaporao, consumo dos organismos em seus processos osmticos. A forma com que esse recurso retorna ao meio depois de sua utilizao tambm um fator que contribuir para sua qualidade.

A forma com que o recurso hdrico esta disposto na natureza e a forma em que explorado pelo, pode dar-se uma classificao (CONAMA), onde: Para guas doces classe especial, que uma gua de abastecimento para consumo humano e uso para preservao da biodiversidade; Classe 1, abastecimento para consumo humano, preservao da biota, recreao, irrigao de culturas e preservao de reservas indgenas. Classe 2, abastecimento para consumo humano, proteo da biodiversidade, recreao, irrigao de culturas e uso para aquicultura e pesca. Classe 3, abastecimento para consumo humano, recreao, irrigao de culturas e dessedentao de animais. Classe 4, navegao e paisagismo. guas salinas: classe especial, preservao da biota aqutica e do equilbrio exercido por eles em suas interaes. Classe 1, recreao de contato primrio, proteo da biota aqutica, aquicultura e pesca. Classe 2, pesca amadora e recreao de contato secundrio. Classe 3, navegao e paisagismo. guas salobras: classe especial, preservao da biota e equilbrio natural. Classe 1, recreao contato primrio, pesca e aquicultura, proteo da biota aqutica, irrigao e abastecimento humano aps tratamento. Classe 2, pesca amadora e recreao secundria. Classe 3, navegao e paisagismo. Onde, cada nvel de classificao, tem seus parmetros de preservao e a serem adotados, sendo influenciados diretamente na sua disponibilidade na natureza. De certa forma os parmetros so marcados, e observado seu limite de saturao ao ponto que comeam de atuar diretamente no equilbrio do meio. Dentro deste patamar entra valores de DBO, DQO, entre outros que vo ter uma atuao direta na qualidade da gua e sua dinmica. O recurso hdrico algo que beneficia toda a sociedade, ao mesmo tempo em que pode ser destacado, que a ao humana est degradando a mesma. Uma forma distinta de pensamento necessria para uma preservao, como mudana direta nos fatores que degradam as guas do planeta. Uma viso de preservao j compartida entre muitos, em uma forma de retarda a degradao do recurso e preservao da mesma. Um pensamento de sustentabilidade o que vem ganhando fora sobre a comunidade global. O resultado da mudana na forma de agir, a elaborao de novas politicas participativas, envolvendo uma conscientizao da populao, com o emprego de tecnologia e mtodos efetivos de reverso e preservao.

Anda mungkin juga menyukai