Anda di halaman 1dari 14

A Linguagem como mdium entre a materialidade e a idia Gustavo Arantes Camargo

RESUMO: A partir de uma abordagem ampla da linguagem, Benjamim desenvolve uma compreenso desta que vai alm da fala e da escrita. As prprias coisas comunicam-se ao homem e este, a partir de sua prpria linguagem, comunica-as a Deus. O carter teolgico fortemente marcado em Benjamim aponta a necessidade de salvao da histria. Salvao esta que deve ser empreendida na linguagem. Esta se torna, assim, um mdium capaz de apresentar a verdade. O papel da filosofia no seria o do conhecimento, mas sim o de apresentar a verdade. A linguagem eterniza o momento. Acontecendo assim com a histria, sendo esta a redeno de um passado catastrfico que esquecido em uma temporalidade homognea que visa o progresso. A linguagem , portanto, capaz de apresentar a verdade existente na prpria materialidade das coisas que, por sua vez, comunicam sua essncia espiritual ao homem. Essa seria sua potncia messinica de salvao e cura. Palavras-chave: Benjamin, Linguagem, Verdade, Origem e Histria.

ABSTRACT: From an ample approach to the task of language, Benjamin produces and comprehension that goes far beyond speech and write. The proper things communicate themselves to man and him, from his language, communicate them to God. The strong theological character point us to a necessity of save the historical phenomenon. This salvation is the languages task. Language assumes a role of medium able to present truth. This role will be played in the study of history, where is needed to rewrite the facts, being able to escape from a homogeneous way of thinking time. Key-words: Benjamin, Language, Truth, Origin and History.

* Gustavo Arantes Camargo Doutor em Filosofia pela PUC-Rio. Professor Substituto do Departamento de Educao da UERJ (Faculdade de Formao de Professores-FFP)

A Linguagem como mdium entre a materialidade e a ideia

Uma Compreenso Ampliada da Linguagem Em seu texto de 1916, intitulado Sobre a linguagem em geral e sobre a linguagem humana, Walter Benjamin expe uma compreenso de linguagem que vai alm da fala e da escrita. Ele expe a teoria de uma linguagem geral que abrange tambm os seres da natureza e os objetos, a todos os seres animados e inanimados. Dentro desta compreenso, tudo possui uma linguagem; tudo se apresenta em uma forma que no se dissocia do contedo. Esta forma a sua linguagem. A linguagem se estende a tudo, sendo a linguagem humana da palavra apenas um caso particular. A linguagem aparece entendida ento, como toda e qualquer forma de comunicao de contedo, seja ele intelectual ou espiritual. Esta compreenso de que tudo tem uma linguagem decorre da proposta de que cada coisa tem um contedo espiritual a ser comunicado. Este contedo espiritual, presente at mesmo nos objetos, como em um candeeiro, se comunica na linguagem. A linguagem a forma na qual se comunica este contedo espiritual. Por isto, o contedo no se comunica atravs da linguagem, mas na linguagem. Dentro desta exposio, forma e contedo so indissociveis. Isto no quer dizer que o contedo espiritual seja igual linguagem. Benjamin usa a alegoria das meias, onde encontramos as meias enroladas em forma de bola, mas ao desenrol-las, encontramos exatamente as meias. As meias so meias, seja em forma de bola seja em forma de p. O contedo espiritual da meia se comunica em sua linguagem-bola ou em sua linguagem-p. Quando a expresso de algo a comunicao de seu contedo espiritual, isto a linguagem.

De fato, uma evidncia plena de contedo a afirmao de que nada podemos imaginar que no comunique a sua essncia espiritual, manifestando-a na expresso...1

importante diferenciarmos aqui a linguagem daquilo que nela se expressa. Aquilo de que a linguagem expresso a essncia espiritual e no a prpria linguagem. O que se expressa na linguagem, este se, a essncia espiritual, diferenciada, portanto, daquilo que
1

Benjamin. Sobre a linguagem em geral e sobre a linguagem humana, pg. 178.

a comunica, que a essncia lingstica. A essncia espiritual no est na linguagem, mas se comunica nela. Esta diferenciao muito importante. A filosofia corre um srio risco ao identificar, logo como hiptese, a essncia lingstica e a essncia espiritual.

A essncia espiritual idntica lingstica s na medida em que comunicvel. O comunicvel numa essncia espiritual sua essncia lingstica.
2

Existe ento, uma essncia espiritual no-comunicvel que se diferencia da linguagem. Desta forma, a linguagem comunica a si mesma ao comunicar o que comunicvel em uma essncia espiritual, que a essncia lingstica. Aquilo que numa essncia espiritual comunicvel a sua linguagem3. A essncia se expressa imediatamente na linguagem, mas essncia e linguagem no so a mesma coisa. O que se comunica em uma coisa a coisalinguagem, no a coisa toda. A linguagem assim, o mdium da comunicao. Mas no um mdium atravs do qual algo comunicado, e sim o lugar onde algo se comunica imediatamente a si mesmo. Este imediatismo , para Benjamin, a principal questo da teoria da linguagem e chega a cham-lo de mgico. At aqui est se falando da linguagem em geral, mas a linguagem do homem, quando pensada dentro desta abordagem, ganha tambm uma nova dimenso.

O homem comunica sua prpria essncia espiritual na sua linguagem. Mas a linguagem do homem fala por palavras. O homem comunica, pois, a sua prpria essncia espiritual (na medida em que comunicvel) denominando todas as outras coisas 4.

A linguagem na qual o homem comunica sua essncia espiritual uma linguagem designadora e, por ser a nica linguagem designadora que conhecemos, ela se torna interessante ao ser capaz de permitir que a essncia espiritual se comunique em palavras. Porm, caso se incorra no erro de fazer desta linguagem designadora a linguagem em geral, perde-se a possibilidade de uma compreenso mais profunda e ntima das coisas.5 A essncia espiritual do homem se comunica denominando as coisas. Benjamin diz que esta
2 3

Ibid. p. 179. Ibid. p. 179. 4 Benjamin, Sobre a linguagem em geral e sobre a linguagem humana, p. 180 5 Ibidem, p. 180

capacidade de denomin-las se d devido ao fato de as coisas se comunicarem ao homem. O homem se comunica denominando as coisas porque as coisas se comunicam a ele. O homem comunica sua essncia espiritual no nome que d s coisas. Mas a quem se comunica o homem? A resposta no poderia ser mais caracterstica deste filosofo. Contra uma compreenso burguesa da linguagem, onde esta vista de forma utilitria, na qual o homem comunica atravs de palavras um objeto a outro homem, Benjamim introduz a dimenso teolgica que acompanha seu pensamento. No nome, a essncia espiritual do homem transmite-se a Deus6. Aqui aparece a grande importncia da linguagem humana que, ao nomear as coisas, adquire um significado altamente elevado. O nome a essncia mais ntima da prpria linguagem7. O nome aquilo (...) no qual a prpria linguagem se comunica, em absoluto8. O nome comunica a prpria linguagem. Sendo o nome a linguagem do homem, a essncia espiritual do homem a nica totalmente comunicvel. A expresso daquilo que mais espiritual torna-se possvel na linguagem do nome, chegando assim ao conceito de revelao. A linguagem da matria menos completa que a linguagem do nome. Esta ltima puramente espiritual e por isto to importante. O potencial messinico de revelao e redeno est contido na linguagem do nome e, por isto, ela to importante para Benjamim. Veremos agora, como este nome pode chegar verdade.

Linguagem e Verdade: Uma Crtica do Conhecimento

A linguagem capaz de comunicar uma essncia. Esta essncia no se comunica atravs da linguagem, mas na linguagem. A linguagem apresenta esta essncia. Esta compreenso fica mais clara quando Benjamin coloca como principal questo da filosofia a questo da apresentao da verdade. A verdade possui uma dimenso sensvel, ela no se separa da sua apresentao. A linguagem apresenta a verdade, pois esta se encontra naquela no momento de sua apario, ainda que seja apenas por um instante to rpido como um relmpago. No se trata de representar com smbolos a verdade, pois neste caso a verdade estaria ausente, seria possvel, no mximo, represent-la e no apresent-la. O conceito que Benjamim usa
6 7

Ibidem, p. 181 Ibidem, p. 181 8 Ibidem, p. 181

Darstellung que, como ressaltou Jeanne-Marie Gangnebin9, deve ser traduzido por apresentao e no por representao, para evitar a associao da filosofia da linguagem de Benjamim com a filosofia clssica da representao. Neste contexto, a verdade no seria tampouco dedutvel pela forma de um sistema perfeito, ao contrrio, a filosofia, ao buscar a verdade, deve abandonar a forma de sistema se quiser atender quilo que se prope. A verdade, para Benjamin, no capturvel sob a forma de conhecimento. O conhecimento lida com um objeto externo a ele, busca apreender cada vez mais informaes sobre este objeto. J a filosofia, com o uso da reflexo, volta-se para dentro de si mesma e buscar apresentar a a verdade. A verdade foge a qualquer tipo de posse, e saber posse, por isto no possvel chegar at ela pelo conhecimento. A forma de apresentao da verdade no pr-existe como um sistema, ela dada juntamente com a verdade. No existe mtodo direto para se chegar verdade. Para dar conta de sua tarefa, a filosofia deve atentar para a forma. Esta, como foi visto, no dissocivel do contedo. Se a filosofia se prope ter como contedo a apresentao da verdade, ento a forma como esta verdade se apresenta fundamental para o sucesso de sua empreitada. O tratado filosfico ou o ensaio so as formas onde melhor se apresenta a verdade. Esta se mostra inapreensvel pelo rigor matemtico que termina apenas por limitar coercitivamente o pensamento. No um sistema fechado que ser capaz de chegar totalidade da verdade, mas justamente os fragmentos pormenorizados do pensamento que compem, como num mosaico, uma possvel totalidade. Uma totalidade que se encontra j em cada fragmento e no em uma deduo ou intuio lgica.

A unidade do saber, se que ela existe, consiste apenas numa coerncia mediata, produzida pelos conhecimentos parciais e de certa forma por seu equilbrio, ao passo que na essncia da verdade a unidade uma determinao direta e imediata.10

A verdade total e una, sem perder a singularidade, por isto uma mnada. A apresentao de que Benjamin fala a apresentao das ideias. As ideias so o objeto da investigao

Gagnebin, Do conceito de Darstellung em Walter Benjamim ou verdade e beleza, revista Kriterion, vol 46, no. 112. Endereo eletrnico: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-512X2005000200004 10 Benjamin, Questes introdutrias da crtica do conhecimento, p. 52

filosfica. A distino entre a verdade e a coerncia do saber define a ideia como Ser11. Desta forma, a verdade est ligada s ideias e no ao conhecimento. Por isto, se a filosofia pretende ser a apresentao da verdade ela deve ser tambm a apresentao das idias, apresentao que se d na linguagem, fugindo da relao sujeito-objeto, que caracteriza o saber representacional.

A Historicidade do Eterno: A Salvao dos Fenmenos

A questo parece ser tambm a de como apresentar a verdade em sua unidade, mas preservando sua singularidade. Longe de um conceito que identifique o no idntico, que despreze as diferenas em nome de uma unidade inexistente, a dificuldade , justamente, entender como algo singular pode trazer em si algum tipo de unidade, que inerente verdade. Aqui aparece de novo a grande importncia da linguagem humana para a apresentao da verdade, ou da essncia. Os elementos materiais no entram em contado direto com a ideia. A salvao do fenmeno ou da obra de arte se d quando eles se veem incendiados e decompostos em seus elementos e somente estes se salvam. Nessa diviso, os fenmenos se subordinam aos conceitos. So eles que dissolvem as coisas em seus elementos constitutivos12. A linguagem como mdium permite aos fenmenos participarem do mundo das ideias, salvando-os. A salvao do fenmeno se d justamente quando ele escapa do carter passageiro do tempo e salta para fora dele, salvando-se e se redimindo no mundo das ideias. O conceito proporciona a redeno do fenmeno. Este mesmo carter mediador da linguagem permite a apresentao das ideias. A verdade se apresenta empiricamente no conceito, que ento faz o caminho inverso do feito pelo fenmeno e apresenta a ideia em sua dimenso sensvel. A redeno dos fenmenos por

11 12

Ibidem, p. 52 Benjamin, Questes introdutrias da crticado conhecimento, pg 56

meio das ideias se efetua ao mesmo tempo em que a apresentao das ideias por meio da empiria13. Desta forma h um encontro entre duas temporalidades. A temporalidade eterna da ideia que encontra sua historicidade ao apresentar-se no conceito, e a historicidade do fenmeno que encontra sua eternizao redentora no mundo das ideias com o conceito. Mas os fenmenos no esto nas ideias. Estas so eternas e, portanto, anteriores queles. O que acontece a ordenao dos fenmenos no campo das ideias. Ao serem salvos, os fenmenos se inscrevem em uma ordenao dada pelas ideias que os interpretam objetivamente. As ideias constroem uma constelao com os fenmenos, mas os fenmenos no so as ideias e vice-versa. Ao salvar uma coisa de sua perdio na histria, o conceito relaciona os fragmentos desta coisa com a ideia, tornando-os eternos e, ao mesmo tempo, atualizando a ideia. Ao atualizar a ideia que salva a experincia emprica, o conceito deve conseguir tambm apresentar a verdade da ideia. Esta dupla tarefa a tarefa do conceito, da linguagem. Aqui a linguagem aparece com sua grande importncia para Benjamin, ela responsvel no s por apresentar a verdade e a ideia, como tambm por salvar os fenmenos do esquecimento, escrevendo sua histria. Histria e linguagem se articulam na dimenso teolgica da redeno. A pedra de toque desta linguagem redentora da experincia emprica e apresentadora da verdade e das ideias o nome. Este o modo de ser das ideias, sua forma de apresentar-se; a ideia apresenta-se no nome, a linguagem do homem como nomeadora do mundo. Benjamin evoca aqui uma linguagem original, que chama de admica, onde ao nomear j se apresentava imediatamente a verdade. A perda desta linguagem est ligada queda do paraso. Depois do pecado original, o homem se viu em uma Babel de lnguas, sendo tarefa da filosofia agora, traduzir na lngua do homem moderno aquela verdade perdida da lngua admica. Se a linguagem pudesse recuperar sua dimenso expressiva, retornaramos ao paraso. Mas isto no possvel, nossa linguagem desgastada se permite apenas uma frgil fora messinica14. Entretanto, esta frgil fora messinica conserva uma centelha, uma dimenso, ainda que sutil, daquele carter expressivo original, e nisto reside a importncia da linguagem, que ainda capaz de apresentar a ideia. Tentar rememorar a expressividade

13 14

Ibidem, p. 56 (traduo modificada) Benjamin, Sobre o conceito de histria, tese 2

da linguagem admica significa aproximar a filosofia da questo do ser. Na linguagem admica o nome no se diferencia do ser. Trata-se de encontrar na linguagem cotidiana a dimenso admica que ainda persiste e assim, apresentar o ser. Se o nome o modo pelo qual se apresentam as ideias, a linguagem do texto filosfico pode apresentar a verdade. A linguagem que no mais convence com argumentos excessivos que detm o conhecimento certo, mas a linguagem que experimenta formas alegricas de apresentar a verdade em imagens, imagens literrias que apresentem melhor do que qualquer argumentao a ideia que se esconde naqueles nomes. O carter imagtico da ideia aparece no nome. O ser da ideia aparece no nome. A verdade se diferencia do conhecimento tambm, pois pode sempre ser renomeada. A verdade aparece justamente nas mltiplas explicaes para uma alegoria e no em um sentido nico e certo para o conhecimento. A multiplicidade de sentidos dissolve simultaneamente o sujeito e o objeto do conhecimento na medida em que somente depois de dissolvido em conceitos que o fenmeno passa a integrar a constelao das idias; a verdade destas ideias aparece como construo. O fato da ideia e da verdade poderem sempre ser renomeadas e atualizadas faz com que, apesar de eternas, elas no estejam de maneira nenhuma paradas. A questo passa a ser ento: qual o ser do vir-a-ser? A ideia um eterno vir-a-ser e est diretamente relacionada com a histria a ponto de podermos afirmar a historicidade de algo eterno. A experincia emprica importante, mas na medida em que s salva pelo nome, tambm uma construo. Esta construo, como j foi dito, no evoca um sujeito consciente que nomeia e explica o emprico. O pesquisador constri o fato, constri interpretaes do mundo, mas o mundo real que revela uma interpretao. No a subjetividade do pesquisador que a cria. O mundo real se apresenta como tarefa, pois estamos nele mergulhados, ele se apresenta interpretao. As coisas se apresentam contemplao filosfica e esta capaz de interpret-las e apresentar uma verdade. Mas a imerso na materialidade do emprico fundamental para esta tarefa, pois a que se apresentam as ideias. na imerso total nos pormenores do emprico que possvel se chegar a uma ideia. no fragmento que se encontra o todo. O todo no um somatrio de fragmentos. Pois o minsculo que a reflexo encontrar a sua frente, sempre que mergulhar na obra e na forma de arte para avaliar seu contedo15. A salvao
15

Benjamin, Questes introdutrias da crtica do conhecimento, p. 67

do fenmeno se d portanto, na imerso em seus pormenores. Esta uma caracterstica da ideia como mnada. Aqui se introduz um conceito fundamental para a compreenso de linguagem, salvao e histria em Benjamin que o de origem. A origem uma categoria histrica, mas diferencia-se totalmente da gnese. A origem no o momento do surgimento de algo, mas seu encontro com a verdade no reino das ideias. O instante fugaz em que o acontecimento histrico renomeado e se salva o que determina sua origem. A salvao do acontecimento como ideia instaura sua origem. um momento de temporalidade intensiva que rompe com a cadeia cronolgica do tempo e possibilita uma certa parada no tempo. O acontecimento pra o tempo ao tocar a ideia. Como j vimos, s poder tocar a ideia ao ser decomposto em conceitos que sejam capazes de apresent-lo como verdade, eterniz-lo. O acontecimento tornado verdade ao ser decomposto em conceitos, a verdade apresentando-se no acontecimento que tem a sua origem, assim a linguagem se articula de maneira inseparvel com a histria. Agora se compreende a necessidade de se fazer histria. Mas no qualquer histria e sim uma histria materialista, que mergulha na materialidade e a encontra a verdade parando o tempo e instaurando a origem do acontecimento. Esta nova temporalidade rompe com uma explicao causal dos acontecimentos histricos e prope a busca de sua explicao no fora dele, mas em seus detalhes. Mais uma vez o conceito de mnada, tomado de Leibniz, aparece aqui para caracterizar ainda melhor a ideia e fortalecer a proposta histrica de Benjamin. Tanto a obra de arte quanto o acontecimento histrico no podem ser explicados por elementos exteriores a eles e que os inclua em uma histria da arte ou em um tempo homogneo e vazio. J na epgrafe do prefcio de sua tese de livre docncia, Benjamin expe o carter monadolgico que quer ampliar inclusive para a cincia, pois quem sabe assim, ela se torna capaz de atingir a verdade. Esta epgrafe mostra a dificuldade de se chegar a alguma compreenso do todo e aponta a cincia como incapaz de atingir tal objetivo, pois busca este todo na soma das partes. Longe deste somatrio, o todo aparece sempre em cada acontecimento particular, assim como em cada obra individual. A teoria da linguagem de Benjamim se aplica tanto aos fenmenos histricos quanto s obras de arte. Cada obra de arte se apresenta como singular e nica, mas isto no nos impede de classificarmos tanto um quadro quanto uma msica de obras primas. A obra de arte uma mnada, pois cada obra de arte, por mais

singular que seja, traz consigo uma totalidade que nos permite cham-la de arte, ao mesmo tempo, uma obra de arte no precisa ser igual a outra para poder ser chamada de obra de arte, ou seja, ela mantm sua singularidade. A mesma coisa acontece com os fatos histricos. Eles guardam em suas mincias a chave que permite ao historiador ou ao filsofo estud-lo e salv-lo. ao desvendar seus pormenores que se torna possvel a inteleco da totalidade. Pois a partir da decomposio dos pormenores que o fato ou a obra de arte tornam-se passveis de serem salvos. na descrio dos pequenos acontecimentos que a verdade sobre um todo pode aparecer. A estrutura de mnada permite tanto arte quanto histria manterem sua singularidade sem que caiam em estruturas que lhes so exteriores. Cabe linguagem, como sempre, ser o mdium entre a arte e a histria, de um lado, e as ideias e a verdade, de outro.

O Carter Messinico da Histria: Por Uma Outra Temporalidade

O conceito de origem aparece como forma de se pensar uma outra temporalidade para a histria; a origem o momento de contato entre a histria e a ideia. Desta forma salva-se eternamente na ideia o fato histrico passageiro. O historiador aparece como colecionador que estuda cada acontecimento como uma pea singular de sua coleo e no como algum que estabelece relaes de causa e afeito entre os acontecimentos. Aqui o fato histrico no encadeado em uma seqncia explicativa que lhe exterior. Esta forma de apresentao salva o fenmeno do esquecimento que a historiografia causal promove ao dar-lhe uma explicao j pronta. A origem capaz de dar outra temporalidade ao estudo da histria.

O Ursprung designa, portanto, a origem como salto (Sprung) para fora da sucesso cronolgica niveladora qual uma certa forma de explicao histrica nos acostumou. Pelo seu surgir, a origem quebra a linha do tempo, opera cortes no discurso ronronante e nivelador da historiografia tradicional.16

A origem capaz de instaurar uma quebra no tempo. A temporalidade aqui, no a temporalidade homognea de um tempo infinito, a temporalidade est no objeto de estudo,

16

Gagnebin, Histria e narrao em Walter Benjamin, p.11

10

e no fora dele. Esta questo fortalece ainda mais a ideia de mnada, onde a totalidade, inclusive sua temporalidade, j se encontra no prprio objeto de estudo. Os fatos histricos aparecem isolados e, para serem salvos, devem formar uma constelao, estabelecendo novas ligaes entre o passado e o presente. A origem o momento da salvao, a salvao do fato que caracteriza sua origem, salvao, alis, que o objetivo da filosofia. Ao ser salvo, o fato histrico passa a fazer parte da ordem das ideias. O papel da linguagem o de mediao salvadora do momento histrico na eternidade das ideias, o papel de criar a origem instaurando outra temporalidade.

(...) para serem salvos, os fenmenos devem ser arrancados - pelo conceito - a uma falsa continuidade, aquela que abusivamente chamada objetiva, como se a cronologia no fosse, ela tambm, o fruto de uma construo historiogrfica.
17

A construo de uma historiografia linear, diz Benjamin nas Teses, interessa a uma classe dominante que pretende com esta narrao coerente instaurar um determinismo na histria. A quebra deste determinismo s pode se dar pela instaurao de uma nova temporalidade que faa com que o acontecimento histrico pare o tempo e o torne intensivo. Esta temporalidade atingida com o conceito de origem. A linguagem alegrica aparece como a melhor maneira de apresentar a verdade e a ideia, pois a alegoria, ao abarcar vrias interpretaes, foge ao sentido congelado da linguagem literal. A alegoria possui uma historicidade que se d em cada nova interpretao. A verdade se d nos mltiplos sentidos da alegoria e no no sentido estrito e fechado da escrita sistemtica e simblica. O que se faz com a escrita alegrica buscar na frase singular uma caracterstica de totalidade. Encontrar na alegoria a verdade que ela apresenta. A alegoria como linguagem capaz de romper com a temporalidade homognea e fazer aparecer sempre uma nova origem. A verdade da interpretao alegrica consiste neste movimento de fragmentao e de desestruturao da enganosa totalidade histrica;18. A temporalidade moderna escorrida, que tem no progresso seu grande valor, a temporalidade burguesa da histria que nos apresenta um homem que ainda hoje no capaz de se redimir de seu prprio passado. Esta realidade que Benjamin critica e quer
17 18

Ibidem, p. 16 e 17 Ibidem, p. 43

11

transformar uma realidade histrica sombria, que paira sobre a modernidade como uma nuvem carregada pronta para descarregar de novo sua tempestade a qualquer momento. Uma histria da qual, ao invs de se orgulhar, o homem moderno dela se envergonha, uma histria triste e que ainda no foi, mas precisa ser redimida. Somente quando o homem for capaz de citar sua histria, em cada um de seus momentos, ele estar redimido e salvo. A temporalidade burguesa no permite esta redeno, pois impele o homem, com uma fora violenta, para o futuro em nome do progresso. O preo que a humanidade paga por este progresso tecnolgico o preo de no poder falar de sua histria. Ao no falar dela, esconde-se tambm todas as calamidades e holocaustos j realizados em nome deste mesmo progresso. Desta forma segue-se a cronologia do tempo linear que nos fora a andar para frente, em nome do progresso, sem que possamos parar e examinar um pouco melhor esta histria que continua a ser construda a cada momento. As calamidades cometidas perdemse assim no esquecimento e o conformismo pode reinar. A tarefa do historiador materialista justamente mergulhar nos pormenores da matria, encontrando a sua verdade, sua totalidade. Ao escrever a histria a partir de sua materialidade o historiador salva o acontecimento do esquecimento, conferindo-lhe uma nova interpretao e rompendo desta forma com a temporalidade teleolgica, sendo ento capaz de propor um novo sentido ao presente. Na compreenso burguesa do tempo, um acontecimento explicado por fatos anteriores e exteriores a ele e que o colocam em uma posio em que seria impossvel ser diferente. Ao contrrio desta postura que leva irremediavelmente ao conformismo, o rompimento com esta temporalidade causal traz a compreenso de que o presente comporta a possibilidade de diversos futuros diferentes. Em um tempo onde o acontecimento histrico pode romper com a causalidade cronolgica dos fatos, um novo futuro pode ser pensado. Por isto, para se transformar a realidade que tanto desagrada a Benjamin, a instaurao de uma nova temporalidade fundamental. interessante notar que a escrita histrica proposta por Benjamin pretende romper com a ordem temporal da modernidade, que se caracteriza pela alta velocidade com que algo moderno torna-se obsoleto. Quase ao nascer, o moderno j se torna o seu oposto, o velho. Esta temporalidade acelerada a temporalidade do progresso onde a tradio se perde. A tradio hoje a prpria passagem, a prpria velocidade com que a experincia se perde no tempo. Esta acelerao do tempo dificulta o trabalho do historiador que bombardeado por

12

inmeros fatos dirios e no pode dispor de tempo para pens-los. Esta temporalidade inseparvel da produo capitalista, que visa sempre produo de novidades e avanos tecnolgicos, mas que, por trs destes avanos esconde uma histria triste de se ler. O tempo, que corre em direo a um progresso cada vez mais sem sentido, caracteriza uma modernidade perdida e que a histria materialista quer redimir. justamente na interrupo deste tempo escorrido moderno que se instaura a proposta revolucionria de Benjamin. A interrupo desta histria cronolgica possibilita outras interpretaes dos acontecimentos. Uma parada necessria no tempo para podermos juntar os cacos de nossa histria e recompor, a partir da, um mundo h muito perdido e que pede uma rememorao. A redeno messinica da humanidade pode se dar em sua histria. Contra o tempo que traz consigo o conceito embotado de causalidade histrica, que insere cada acontecimento em uma cadeia que o prende ao passado, a proposta afirmar a possibilidade de que algo novo acontea. Em uma cadeia causal de fatos, a histria torna-se teleologia e no h nunca novidade. A salvao, a redeno, a revoluo, como novidades, s so possveis com a quebra desta cadeia causal. A afirmao de que algo novo que foge explicao pode ocorrer, a afirmao de uma nova temporalidade, de um tempo-agora, de um tempo intensivo. O instante imobiliza o andamento temporal. A histria escrita do presente para o presente imobiliza o passado, suspendendo a cronologia. Esta suspenso o momento da origem, momento de parada e de criao. A interrupo do tempo cronolgico aparece como resistncia poltica a um mundo que se assemelha a um trem em alta velocidade, que corre lotado, com as portas abertas e no pra para socorrer os que caem. Parar o tempo parar o trem e atender os feridos olhar a histria. Da interrupo pode nascer o novo. No se trata de oferecer outra explicao mais correta para os fatos ocorridos, trata-se de criar um abalo na explicao tradicional e assim, abrir espao para um novo tempo, introduzir rupturas na histria dos vencedores pela dinmica da origem, que retoma redentoramente o passado pelo e no presente. A lembrana do passado aparece pela necessidade de transformao do presente. Esta prtica implica justamente na suspenso de uma historiografia causal e a, nesta interrupo, a histria pode mostrar sua significao salvadora para o presente, uma narrao messinica que cura.

13

Referncias Bibliografias

BENJAMIN, Walter. Sobre a linguagem em geral e sobre a linguagem humana in Sobre Arte, Tcnica, Linguagem e Poltica. Lisboa. Relgio d`gua.1992.

________________. Questes introdutrias de crtica do conhecimento, in A origem do drama barroco alemo.

________________. Sobre o conceito de histria, em: Obras escolhidas. v. I, 4. ed. So Paulo: Brasiliense, 1985.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. Nas fontes paradoxais da crtica literria. Walter Benjamin rel os romnticos de Iena. em: Leituras de Walter Benjamin, So Paulo: Annablume/ Fapesp, 1999.

_______________. Walter Benjamin. Brasiliense, 2.ed. So Paulo: 1993.

_______________. Histria e narrao em Walter Benjamin. 2 ed., So Paulo: Perspectivas, 1999.

_______________.

Do conceito de Darstellung em Walter Benjamim ou verdade e

beleza, em Revista Kriterion, Revista da Faculdade de Filosofia da Universidade de Minas Gerais, vol 46, no. 112. Endereo eletrnico: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-512X2005000200004

MURICY, Ktia. O ser das ideias in: Alegorias da dialtica. Relume Dumar, 1999.

14

Anda mungkin juga menyukai