Anda di halaman 1dari 17

CURSO: TCNICO DE HIGIENE E SEGURANA DO TRABALHO E AMBENTE TURMA: 10 ANO

DISCIPLINA: SEGURANA E HIGIENE DO TRABALHO

MDULO II:

RISCOS ELTRICOS

Professor:

Ano letivo:

Riscos elctricos

A energia elctrica a forma de energia mais utilizada na nossa sociedade industrial. Devido sua facilidade de transporte e de transformao noutras formas de energia, ela est bem adaptada aos imperativos da economia moderna. Mas a electricidade, em determinadas condies, pode comprometer a segurana das pessoas. Ela no se v, no se ouve, no tem odor. Ignorar os riscos elctricos pode acarretar consequncias graves para pessoas e bens. Torna-se imprescindvel, portanto, assumir procedimentos correctos quando se manipula a corrente, comprar e instalar equipamentos elctricos adequados e seguros. Embora seja muito difcil explicar em poucos pargrafos o que a electricidade conveniente compreender algumas das suas caractersticas para melhor perceber as medidas de preveno.

Corrente Elctrica A electricidade um fenmeno fsico ligado estrutura da matria, nomeadamente composio dos tomos que a constituem. Toda a matria formada por tomos e os tomos, por sua vez so formados por neutres (partculas sem carga), protes (partculas com carga positiva) e electres (partculas com carga negativa). A zona central do tomo, onde se encontram os neutres e os protes, designa-se por ncleo. Os electres movimentam-se volta do ncleo e podem libertar-se do tomo deslocando-se individualmente por aco de campos elctricos.
2
Professor: Joo Ivo Ribeiro Pinto - Disciplina SHT; Mdulo 5

Os materiais bons condutores so materiais que possuem electres que facilmente saltam dos tomos. Pelo contrrio, os materiais maus condutores ou isoladores elctricos so materiais cujos electres esto fortemente ligados ao ncleo, e portanto, dificilmente so arrancados aos tomos. Um circuito elctrico simples constitudo por um gerador de corrente e um receptor ligados por intermdio de condutores. Pode existir tambm um aparelho de corte de corrente (interruptor).

Fig. 1 - Corrente elctrica fluindo atravs de um circuito elctrico simples.

A corrente elctrica consiste num movimento ordenado dos electres atravs do circuito. Este movimento d-se do plo negativo, onde esto em excesso, para o plo positivo, onde h deficincia de electres. No circuito simples da figura 1., a lmpada produz luz e aquece porque a passagem dos electres atravs do material do filamento da lmpada (normalmente de Tungstnio) provoca o seu aquecimento (efeito de Joule).

3
Professor: Joo Ivo Ribeiro Pinto - Disciplina SHT; Mdulo 5

Grandezas Elctricas Na figura 1. a pilha o gerador de corrente, ou seja, ela que fora o movimento dos electres atravs do circuito e isto porque ela provoca uma diferena de potencial (normalmente designa-se apenas por d.d.p.), ou tenso. A tenso ou d.d.p. representa-se, normalmente, por U e a unidade do Sistema Internacional (S.I.) de o Volt (V). Atravs duma determinada seco dum circuito, pode fluir um maior ou menor nmero de electres por unidade de tempo. Define-se Intensidade da corrente elctrica como a quantidade de carga elctrica que atravessa uma seco de um circuito por unidade de tempo. Normalmente, representa-se por I e a respectiva unidade S.I. o Ampere (A). A intensidade da corrente que atravessa um circuito depende da resistncia que os electres encontram no seu percurso. Os fios condutores permitem que os electres fluam com facilidade - so bons condutores de electricidade - mas, normalmente, nos receptores, devido s caractersticas dos materiais que os formam, os electres fluem com mais dificuldade. Esta maior ou menor facilidade que os materiais tm de se deixar atravessar por uma corrente elctrica designa-se por resistncia elctrica de um material e representa-se por R. A unidade S.I. de resistncia elctrica o Ohm ().

Curiosidade:

O ar funciona, normalmente, como isolador elctrico, isto , um mau condutor de electricidade. Mas, em determinadas condies, pode tornarse condutor. Durante uma tempestade a diferena de potencial entre as nuvens e o solo pode atingir os 5 000 000 Volt e nestas condies os electres fluem atravs do ar originando um relmpago.

4
Professor: Joo Ivo Ribeiro Pinto - Disciplina SHT; Mdulo 5

As trs grandezas elctricas - tenso, intensidade e resistncia elctrica - esto relacionadas pela lei de Ohm: U=RI Esta relao importante quando se pretende analisar as consequncias para o corpo humano do contacto acidental com a corrente elctrica. O tempo de contacto com a corrente, um outro factor importante a considerar. A lei de Joule permite analisar o efeito do tempo de contacto: W = R I2 t ou W=UIt

Onde W a energia dissipada sob a forma de calor, que, em unidades S.I. se expressa em Joule (J); as outras letras tm o significado descrito anteriormente. No quadro seguinte resumem-se as grandezas e respectivas unidades referidas at agora:

Smbolo

Unidade do S.I.

Relao entre grandezas

Tenso Intensidade Resistncia elctrica Tempo Energia

U I R t W

Volt (V) Ampere (A) Ohm () segundo (s) Joule W = R I2 t ou W = UIt U=RI

Quadro 1 - Resumo das grandezas fsicas caractersticas da corrente elctrica.

5
Professor: Joo Ivo Ribeiro Pinto - Disciplina SHT; Mdulo 5

A corrente que percorre o circuito da figura 1. designa-se por corrente contnua (cuja abreviatura c.c., em Ingls D.C. - Direct Current), uma vez que os electres se deslocam constantemente do polo negativo para o polo positivo da pilha. Mas a corrente acessvel nas tomadas de nossas casas tem caractersticas diferentes: o sentido da corrente inverte-se 50 vezes por segundo, ou seja, os electres so impelidos ora para a frente ora para trs, 50 vezes por segundo. Este tipo de corrente designa-se por corrente alternada (cuja abreviatura c.a., em Ingls A.C. - alternating Current) de 50 Hertz (ou 50 Hz). Hertz(Hz) a unidade de frequncia do S.I.

Riscos de Contacto Com a Corrente Elctrica Para que se d um acidente de origem elctrica necessrio que ocorra:

o circuito estar sob tenso. a pessoa estar em contacto com dois pontos do seu corpo a corpos sob tenso, ou, pelo menos, muito prxima deles, sobretudo para altas tenses.

fechar o circuito elctrico, ou seja, passar corrente.

Podem estabelecer-se diversos tipos de contacto com a corrente elctrica:


Contacto Contacto entre s directos uma parte activa, sob tenso (por exemplo, um fio condutor) e um elemento condutor ligado terra.

Muito frequente.

6
Professor: Joo Ivo Ribeiro Pinto - Disciplina SHT; Mdulo 5

Contacto entre uma parte activa, sob tenso e uma outra parte activa (por exemplo, outro fio condutor), sob tenso diferente.

Frequente.
Contacto entre uma massa acidentalmente sob tenso, por exemplo, a carapaa metlica de um electrodomstic o, e um elemento condutor ligado Contacto terra. s indirectos Relativamente

frequente.

Contacto entre duas massas que acidentalmente esto sob tenso e essa tenso diferente.

Muito raro.

Quadro 2 - Tipos de contacto com a corrente elctrica.

7
Professor: Joo Ivo Ribeiro Pinto - Disciplina SHT; Mdulo 5

Factores Que Influenciam os Efeitos da Corrente Elctrica Sobre o Corpo Humano Experincias realizadas para estudar o efeito da corrente elctrica no corpo humano permitiram verificar que existem diversos factores fsicos e biofsicos que determinam esses efeitos, existindo entre eles inmeras interaces: - intensidade da corrente. - da resistncia. - percurso da corrente atravs do corpo humano. - tenso. - do tempo de exposio corrente. - frequncia e variao da corrente ao longo do tempo, no caso da corrente alternada. Existem ainda factores pessoais que potenciam o risco de electrizao, como por exemplo, o choque psicolgico, o estado do corao e o envelhecimento geral do organismo.

Intensidade da corrente: A intensidade da corrente desempenha um papel fundamental na origem das leses originadas pela corrente elctrica. Tem-se tentado determinar experimentalmente "limiares" de intensidade susceptveis de produzirem certas manifestaes, ainda que, estes variem de pessoa para pessoa. Para o ser humano o limiar de sensao (limiar de percepo) da corrente alternada de frequncia industrial (50/60 Hz) da ordem de 1 mA
8
Professor: Joo Ivo Ribeiro Pinto - Disciplina SHT; Mdulo 5

(1miliampere = 0,001 Ampere) e para a corrente contnua da ordem dos 5 mA. No quadro seguinte apresentam-se vrios limiares, para corrente alternada de 50/60 Hz. Intensidade da Corrente (mA)
0,045 0,8 1,0 10 30 2 000 (2 A) 20 000 (20 A) Efeitos sobre o corpo humano Percepo sensorial na lngua Percepo cutnea para a mulher Percepo cutnea para o homem Limiar de no largar Possibilidade de fibrilao ventricular sob certas condies Inibio dos centros nervosos Queimaduras muito importantes, mutilaes

Quadro 3 - Valores de intensidade de corrente com efeitos notrios sobre o corpo humano (valores em miliampere, sendo 1 mA = 0,001 A)

Resistncia do corpo humano: Tal como qualquer material, o corpo humano tambm oferece alguma resistncia passagem da corrente elctrica, ou seja, possui uma determinada resistncia elctrica. Normalmente o valor dessa resistncia situa-se entre os 1 000 ~ 2 000 .

Mas, para um mesmo indivduo, a resistncia do corpo no constante e varia em funo de vrios factores. Vamos considerar a resistncia prpria do corpo por um lado, e a resistncia cutnea por outro.

9
Professor: Joo Ivo Ribeiro Pinto - Disciplina SHT; Mdulo 5

Resistncia prpria do corpo - varia em funo da distncia dos dois pontos de contacto. Normalmente, quanto mais distantes se encontrarem maior a resistncia. Resistncia cutnea - varia mediante: - a superfcie de contacto. Quanto maior for a superfcie de contacto menor ser a resistncia. - o estado de revestimento. Por exemplo, a palma da mo de um operrio, normalmente calosa, ser mais isolante do que o dorso da mo. - a presso de contacto. A resistncia cutnea tanto menor quanto maior for a presso exercida pelo ponto de contacto do corpo humano sobre o condutor elctrico. - o estado de hidratao. A pele hmida por contacto com a gua, ou devido ao suor, tem uma resistncia muito mais fraca que a pele seca. - durao do contacto. A prpria resistncia da pele diminui progressivamente medida que se vai prolongando o tempo de contacto com uma corrente elctrica. - tenso de contacto. A resistncia da pele varia em funo da tenso aplicada.

Percurso da corrente atravs do corpo: O trajecto da corrente atravs do corpo humano desempenha um papel crucial nas consequncias do choque elctrico. Quando a corrente elctrica flui atravs do corpo humano, normalmente, toma o trajecto mais curto entre os dois pontos de contacto. Se nesse percurso atravessar rgos vitais como por exemplo o corao, as consequncias podem ser dramticas.

10
Professor: Joo Ivo Ribeiro Pinto - Disciplina SHT; Mdulo 5

Tenso: Analisando a lei de Ohm, para um corpo com uma determinada resistncia e supondo que essa resistncia constante: R= = Quanto maior for a tenso ou diferena de potencial aplicada num condutor, maior ser a intensidade da corrente que circula nesse condutor. Por isso as instalaes com tenses elevadas so mais perigosas porque so susceptveis de fazer passar pelo corpo humano correntes de maior intensidade. Assim, uma tenso baixa aplicada a uma pessoa mal isolada pode ser mais perigosa do que uma mais elevada aplicada a uma pessoa bem isolada. Regulamentarmente, as instalaes designam-se de tenso reduzida se a tenso nominal entre quaisquer condutores activos no exceder: - os 75 V para corrente contnua. - os 50 V para corrente alternada.

Tempo de exposio corrente: Na figura seguinte esto representadas zonas tempo/intensidade da corrente que resumem os principais efeitos produzidos por correntes alternadas de frequncia compreendida entre os 15 e os 100 Hz.

11
Professor: Joo Ivo Ribeiro Pinto - Disciplina SHT; Mdulo 5

Fig. 2 - Zonas tempo/intensidade de corrente dos efeitos fisiolgicos da corrente alternada sobre o corpo humano.

Como perceptvel da figura, os efeitos da corrente elctrica sobre o organismo esto fortemente dependentes da corrente efectiva que atravessa o organismo e do tempo de exposio corrente. A curva (a) separa a zona verde, onde normalmente no h efeitos fisiolgicos perigosos da zona amarela/vermelha, onde os efeitos fisiolgicos podem ser muito graves. Analisando a figura pode verificar-se que uma corrente de 10 mA torna-se perigosa para tempos de exposio superiores a 10 s, enquanto que uma corrente de 1000 mA se torna perigosa para tempos de exposio superiores a 0,010 s. , tambm, importante notar o aumento do tempo de contacto pode levar ao aumento progressivo da intensidade da corrente efectiva que atravessa o organismo.

12
Professor: Joo Ivo Ribeiro Pinto - Disciplina SHT; Mdulo 5

Frequncia da corrente: A frequncia outro factor que influi nas consequncias dos contactos com a corrente. A corrente alterna mais utilizada a nvel industrial e domstico, com frequncias de 50/60 Hz a mais perigosa.

Medidas de Segurana Medidas informativas: Visam de algum modo dar a conhecer a existncia dos riscos da electricidade e consistem em: - Sinais de proibio, precauo e informao; - Formao de pessoal; - Normas de segurana. Medidas de proteco: Para proteco de pessoas podem utilizar-se: - Plataformas isolantes; - Tapetes isolantes; - Ferramentas isolantes; - Luvas isolantes; - Capacetes; - Botas para electricista. Para proteco nas instalaes contra contacto diretos utilizam-se as seguintes medidas: - Isolamento dos condutores; - Colocao de obstculos;
13
Professor: Joo Ivo Ribeiro Pinto - Disciplina SHT; Mdulo 5

- Afastamento - distncias de segurana; - Uso de tenso reduzida de segurana. Para proteco contra contactos indirectos pode-se: - Utilizar a tenso reduzida de segurana inferior aos limites considerados perigosos; - Utilizar de aparelhos com duplo isolamento; - Utilizar circuitos separados de segurana; - Utilizar ligaes equipotenciais; - Ligao adequada das massas acessveis dos aparelhos e/ou equipamentos elctricos em associao com dispositivos de corte automtico dos circuitos de alimentao respectivos (disjuntores).

Primeiros Socorros em Acidentes Pessoais Produzidos Por Correntes Elctricas Subtrair a vitima aco da corrente: Afastar as pessoas desnecessrias, observando o seguinte: No caso de baixa tenso: Cortar imediatamente a corrente. Se for demorado o corte da corrente, afastar imediatamente a vtima dos condutores, tomando as precaues seguintes: Isolar-se da Terra, antes de tocar na vtima, colocandose sobre uma superfcie isolante, constituda por panos ou peas de vesturio secas, tapete de borracha, ou por qualquer outro meio equivalente (tbuas, barrotes ou caixas de madeira secas).

14
Professor: Joo Ivo Ribeiro Pinto - Disciplina SHT; Mdulo 5

Afastar a vitima dos condutores, isolando as mos por meio de luvas de borracha, panos ou peas de vesturio secos ou utilizando varas compridas de madeira bem seca, cordas bem secas, etc. Ter em ateno que os riscos de electrocusso, ao proceder ao salvamento da vtima, so maiores se o pavimento estiver molhado ou hmido, pelo que dever, nesse caso, proceder-se com maior cuidado. No caso de alta tenso: Cortar imediatamente a corrente. Se tal no for possvel, necessita a interveno de pessoa conhecedora do perigo, para afastar a vitima dos condutores. Se a vtima ficou suspensa dos condutores, pode ser necessrio prever medidas no sentido de atenuar os efeitos de possvel queda.

Socorros a prestar at chegada do mdico: Logo que a vtima tenha sido afastada dos condutores e enquanto no chega o mdico, da maior importncia prestar-lhe os socorros a seguir indicados, sem a mnima perda de tempo: Arejar bem o local em que se encontra a vtima. Desapertar todas as peas de vesturio que comprimam o seu corpo: colarinho, cinto, casaco, colete, etc. Retirar da boca qualquer corpo estranho (por exemplo, placa de dentes artificiais) e limpar a boca e as narinas de sujidades.
15
Professor: Joo Ivo Ribeiro Pinto - Disciplina SHT; Mdulo 5

Aplicar, sem demora, a respirao artificial, que dever ser mantida at que a natural se restabelea regularmente, devendo, porm, ainda depois disso, a vitima continuar vigiada at chegada do mdico. Caso no se restabelea a respirao natural, deve manter-se a artificial, mesmo que ao fim de vrias horas a vtima no d sinais de vida.

16
Professor: Joo Ivo Ribeiro Pinto - Disciplina SHT; Mdulo 5

Riscos Elctricos - Bibliografia

Decreto-lei 740/74 de 26 de Dezembro - Regulamento de Segurana de Instalaes de Utilizao de Energia Elctrica. PLAWNER, Martine et al. - Le Risque Electrique. Enseigner la prvention des risques professionnels. INRS. Paris. 1994. ISBN: 2-73890327-4. MIGUEL, Alberto Srgio - Manual de Higiene e Segurana do Trabalho. Porto Editora 3 Edio. 1995. ISBN 972-0-45100-9.

17
Professor: Joo Ivo Ribeiro Pinto - Disciplina SHT; Mdulo 5

Anda mungkin juga menyukai