Anda di halaman 1dari 8

O AMIGO do Pastor

Um Peridico em Prol da Pregao do Evangelho de Jesus Cristo - VOL. 22 - N 04 ABR/2012


Durante um sermo, um amigo contou uma histria que me deixou de queixo cado. Ele disse que estava esquiando quando, muito frustrado, deixou um baita palavro escapar de seus lbios. A confisso aberta (e no faam isto sem pensar bem) ajudouo a reforar a amizade especialmente com os homens, mostrando-lhes que todo mundo tropea, pois ningum perfeito. Um dos maiores professores da Bblia que conheo falou sobre a agonia de perder um filho que cometeu suicdio, e da poca em que passou questionando Deus sobre essa perda devastadora. Cheguei ao fundo do poo, disse, e descobri que estava em solo firme. Sem dvida nenhuma, contar o fato reavivou as emoes e lutas daquele tempo em particular de sua vida, mas ele compartilhou porque desejava que a verdade da Bblia irradiasse mais do que nunca. No s um livro aberto mas dois deles. No entanto, preciso ter cautela; no comece a dar com a lngua nos dentes sem mais nem menos. Esse tipo de mensagem requer que oremos muito, meditemos bastante e reflitamos profundamente sobre a importncia de alguns detalhes. Isto significa que levamos em conta quando o fato aconteceu (se soltar um palavro no sbado, no v contar isso pra igreja no domingo), como as pessoas iro entender o ocorrido, e qual sua relevncia para o texto do primeiro livro aberto, a Bblia, que voc ir ensinar igreja. Com estas consideraes em mente, abrir o livro da sua vida pode resultar em maravilhas para os seus ouvintes. Se Deus foi bondoso com voc em seu fracasso, ento, claro, essa mesma graa pode ser estendida aos outros. Afinal, ele nos consola em toda a nossa tribulao, para que tambm possamos consolar os que estiverem em alguma tribulao, com a consolao com que ns mesmos somos consolados de Deus (2Co 1.4). No deixe de levar os dois livros ao plpito no prximo domingo. (Pulpit Helps)

PREGANDO COM DOIS LIVROS ABERTOS


John Meador

A pregao influente exige pelo menos um livro aberto, e de preferncia dois. Um deles voc j sabe qual . O segundo, voc pode estar perto de adivinhar. Que livros so esses? O primeiro a Bblia. Nada de novo at aqui, certo? Bom, nunca se sabe. Veja bem; estamos falando de um livro aberto, e no fechado. A pregao excelente, eficaz e transformadora (que o assunto deste artigo) requer uma Bblia que esteja aberta, seja lida e explicada para que as ilustraes enriqueam a mensagem e a aplicao seja possvel. Nem todo mundo pensa assim, mas deveria. Se o livro no estiver aberto, meu amigo, no existe pregao s comunicao. Existe outro livro que produz mensagens eficazes. Na verdade, est to ao alcance das mos que, muitas vezes, nem prestamos ateno nele: nossas vidas. Abrir a vida permitir que as pessoas olhem pela janela de nosso corao e vejam o que a verdade faz l dentro. A Bblia aberta, combinada com a vida aberta e vulnervel, uma combinao poderosa para o pregador que deseja impactar as pessoas.

Sabe, quem nos ouve pregar precisa de exemplos vivos. preciso mostrar o que significa ter um relacionamento com Deus e com a Palavra que transforma. Certa vez um homem me disse algo sobre o qual eu nunca havia pensado: Quando as pessoas ouvem sua pregao, saem da igreja achando que aquilo d certo para o senhor, porm nunca daria certo com elas. Elas acham que so as nicas a ter dificuldades, a fracassar e decepcionar. Uma grande porcentagem das pessoas que ouve sermes regularmente garante que a mensagem no funciona daquele jeito em suas vidas. Elas tm de ler o livro da sua vida para saber como utilizar o Livro da Vida. Encanta-me ver como uma histria simples, uma confisso sincera e o relato de uma batalha pessoal atingem as pessoas e dolhes esperanas. Se Deus pode fazer isso na vida dele, por que no na minha?, perguntam. Ou: Sabe, aquele cara gente como a gente ele tem problemas iguais aos meus, e mesmo assim, parece que a Bblia transformou a vida dele. Talvez haja esperana pra mim. No s informao, no. a verdade e a transformao reveladas. Gosto de contar a histria do meu casamento. Aos dezessete anos de casados, eu e minha esposa estvamos com tantos problemas que os sentimentos que tnhamos um pelo outro no incio haviam desaparecido. Um dia ela me disse: Acho que no amo mais voc. O resto da histria, de como clamamos a Deus e reconstrumos nosso relacionamento, coisa poderosa, mas simplesmente uma aplicao da verdade divina compartilhada abertamente com os outros. O livro aberto que a Bblia, unida ao livro aberto que a nossa vida, leva as pessoas a testar cuidadosamente as mesmas verdades que j testamos e aprovamos.

Pgina 2

O AMIGO do Pastor

ABR/2012 proferidas no enterro teria abenoado e alegrado o homem durante seus 50 anos de vida, e teriam borrifado de alegria e doura a sua alma durante a jornada dolorosa e exaustiva. A luminosidade desperdiada sobre o caixo preto e a cova escura era suficiente para abrilhantar seu caminho inteiro no mundo como nos dias mais claros. Mas seus ouvidos estavam agora fechados e no podiam ouvir uma nica palavra. Seu corao estava quieto e no poderia mais pulsar de alegria com os sons de gratido. Agora ele no se importava com as flores lindas empilhadas sobre seu caixo. O amor floresceu tarde demais. A gentileza apareceu quando a vida no poderia receber suas bnos. (Sword of the Lord)

PALAVRAS GENTIS ENQUANTO H VIDA


Por que a maioria das pessoas engarrafa bem os pensamentos bons e as palavras gentis sobre algum e espera at a pessoa morrer para abrir o frasco sobre o caixo e banhar sua mortalha com o suave perfume? Muita gente passa por este mundo sem praticamente ouvir uma nica palavra boa, alegre encorajadora e de esperana. A pessoa trabalha duro e em obscuridade total. Entrega sua vida liberal e voluntariamente a favor de outros. Lembro-me de um homem assim. No era brilhante, no era famoso, mas era fiel. Havia muitas razes para desencorajamento em sua vida. Os problemas se acumulavam. Era mal interpretado e mal entendido. Todo mundo achava que ele era uma boa pessoa, contudo ningum nunca lhe disse uma palavra gentil nem coisas agradveis. Nunca ouviu um elogio e, raramente, um voto de felicidades. Ningum nunca se importou em incentiv-lo, fortalecer seus joelhos fracos, aliviar seu fardo ou alegrar seu corao com um gesto de amor ou palavra animadora. Ele foi esquecido. Palavras indelicadas eram normalmente dirigidas a ele. Ao lado de seu caixo, ouvi muitos lbios elogiando-o. No houve uma nica slaba de calnia no ar. As pessoas lembraram sua abnegao, seu trabalho com os pobres, seu esprito manso, modstia, humildade, pureza de corao, f e orao. Muitos falaram indignados contra as falsidades inventadas contra ele no passado e do tratamento que recebeu. O acmulo de palavras gentis

Editorial
Prezado leitor, O artigo Pregando com dois livros abertos (pgina 1) enfatiza a importncia de se pregar a Palavra de DEUS, sem que o pregador se mostre perfeito, infalvel. De fato isso uma mentira; sabemos que ns pregadores estamos sujeitos s mesmas fraquezas de outros cristos. A questo : As pessoas devem nos conhecer como somos de fato, e no como as fazemos pensar que somos. Muitos Pastores perdem o respeito do povo porque criam regras humanas para o povo de DEUS, e escondem suas falhas. A, quando as pessoas descobrem, percebem que foram enganadas com falsas aparncias de santidade, e com uma carga que os prprios pregadores no carregam. Boa leitura! Pr. Cleber R. Neves.

O PASTOR INCRDULO
Um cego o guia apropriado numa estrada perigosa? Um defunto a pessoa correta para dar vida a outros? Um louco tem condies de dar conselhos sobre a vida e a morte? Um leproso, ou uma pessoa cheia de feridas pelo corpo, tem condies de ser um bom mdico? Um ignorante total que nunca ps os ps no mar tem capacidade de ser comandante e impedir que as embarcaes se despedacem nas rochas e bancos de areia? Ser que o pastor incrdulo (modernista) no igual a um instrutor de natao que no sabe nadar, e acaba morrendo afogado igual a um idiota? (Gilbert Tennent)

O AMIGO do Pastor Um Peridico em Prol da Pregao do Evangelho de Jesus Cristo Batista, Fundamentalista Expediente: Editor Chefe: Pr. Jaime King. Editor: Pr. Cleber Rodarte Neves. Assistentes: Ana Lcia de Almeida Rodarte, Patrcia Elaine King. Arte: Pr. Cleber Rodarte Neves. Ofertas podem ser enviadas atravs de ordem de pagamento na conta nmero 295-4, agncia 0103, oper. 003, da Caixa Econmica Federal ou cheque nominal Editora Maranata. Correspondncia: Caixa Postal 74, 37270-000 Campo Belo - MG. Telefone e Fax: (0xx 35) 3832-2704. E-mail: editoramaranata@stratus.com.br Aviso: Os editores do Amigo do Pastor, somente se responsabilizam pela publicao de artigos que solicitarem previamente aos seus autores. A responsabilidade pelos artigos assinados dos seus prprios autores, no expressando necessariamente a posio dos editores deste peritico. O AMIGO do Pastor um ministrio da Editora Maranata.

ABR/2012

O AMIGO do Pastor
fugitivo a cair. O caminho para as cidades de refgio eram bem marcados, para que o fugitivo no ficasse perdido. Ele corria por uma estrada limpa at a cidade de refgio mais prxima, caso contrrio, a culpa seria dos sacerdotes. Querido leitor, a cidade de refgio uma sombra no Antigo Testamento de Deus nosso refgio. A estrada para a Cidade uma sombra no Antigo Testamento da f em Jesus Cristo. A Bblia diz: Mas o SENHOR foi o meu alto retiro; e o meu Deus, a rocha em que me refugiei (Sl 94.22), e tambm: E porque estreita a porta, e apertado, o caminho que leva vida, e poucos h que a encontrem (Mt 7.14). Algumas pessoas se aventuram por uma estrada que no leva ao Refgio, e o vingador do sangue no ser detido. Ns que estamos no Refgio somos ministros da reconciliao. Queremos deixar a estrada desimpedida para o pecador, e certamente no vamos atirar nenhuma pedra no Caminho. S h dois passos para o cu. O primeiro sairmos de ns mesmos e passarmos para Cristo; o segundo passarmos de Cristo para o cu. Que ns, os que somos de Jesus, permaneamos focados nesse abenoado ministrio que ele nos deu. (Pulpit Helps)

Pgina 3

CRISTO NOSSA CIDADE DE REFGIO


David Buffaloe

E tudo isso provm de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo e nos deu o ministrio da reconciliao (2Cor 5.18). muito triste quando o crente se esquece da Pessoa a quem ele deve lealdade. Ns que somos cristos deveramos gastar cada momento de cada dia louvando a Deus, pois quem dentre ns merece ddiva to grande? Pecamos e entristecemos o Senhor, porm ele nos mostra graa extraordinria (Tg 4.6). No importa a gravidade de nosso pecado, no importa quo deplorvel seja a ofensa, a graa de Deus suficiente (2Co 12.9). Se nossos pecados forem como um rio, a graa divina ser o oceano para onde o rio corre. Se nossa separao de Deus for to vasta como o cu e da terra, o que isto para o Criador do espao infinito? Sua vida engole nossa morte, seu amor preenche cada necessidade que temos. Como poderoso o Deus a quem servimos! Nenhum cristo verdadeiro pode se esquecer jamais de onde veio. Ao nos reconciliar consigo por meio de Jesus Cristo, Deus nos ofereceu muito inclusive o mistrio da reconciliao. Que ministrio este? Se voc foi salvo pela f em Jesus Cristo, voc chamado por Deus para ajudar outros a encontr-lo; Jesus Cristo o seu Sumo Sacerdote, e se voc salvo, ento faz parte de sua famlia sacerdotal. Jesus Cristo o seu Refgio e voc, querido leitor, deve fazer todo o possvel para encaminhar outros ao mesmo Refgio. No Antigo Testamento, Deus nos providenciou as cidades de refgio como exemplos maravilhosos do nosso ministrio de reconciliao. Assim que Israel se estabeleceu na Terra prometida, Deus mandou que os sacerdotes escolhessem seis lugares para serem cidades de refgio. Se, por acidente, algum matasse outra pessoa, o sangue deveria ser vingado, pois era este o costume. O vingador do sangue perseguiria o ofensor, e este correria pela Estrada de salvao do Rei. Se o ofensor chegasse cidade de refgio antes de ser pego pelo vingador, estaria salvo enquanto permanecesse na cidade. Alm de administrar as cidades de refgio, os sacerdotes tambm tinham a responsabilidade de manter a Estrada do Rei livre de empecilhos que levassem o

VEJA O QUE EU FIZ!


Esta fbula simples revela uma grande verdade: Um pica-pau estava picando o tronco de uma rvore morta. De repente, um raio atingiu a rvore, rachando-a toda. O picapau voou para longe so e salvo. Observando a rvore morta, o pssaro orgulhoso exclamou: Veja s o que eu fiz! A fbula nos lembra do homem arrogante que se vangloria de suas realizaes: No esta a grande Babilnia que eu edifiquei [...], com a fora do meu poder e para glria da minha magnificncia? (Dn 4.30). (Sparks W. B. K.)

Um cavalheiro me disse: Senhor Moody, eu aceitaria a Cristo, mas tenho sido to mau, to desprezvel, que Jesus no iria me receber. Respondi: Isto o que voc diz, no ele. O senhor j observou algum pai e me lidando com um filho que tomou o caminho errado? Se o filho voltar de corao arrependido, os pais no recebem o filho? Quando estive em Londres em 1875, pediram que orssemos por um rapaz que tinha ido para o sul da Austrlia. Os pais estavam tristssimos por causa do filho. Ele havia ido em seus pecados, e os pais queriam a orao conjunta a seu favor. Acho que no menos de duzentas pessoas oraram pelo jovem naquela noite. L no meio do nada o rapaz tinha de cavalgar um dia inteiro para chegar ao correio, tal era o isolamento da terra ele recebeu uma carta dizendo sobre o nmero de pessoas que estavam orando a seu favor. Ele comeou a viagem de volta, e no caminho sentiu to grandemente o poder de Deus que no conseguiu mais cavalgar. O rapaz desceu do cavalo e esperou sentado na mata, e Deus converteu seu corao antes que ele chegasse

choupana onde morava. O rapaz escreveu para os pais contando o que acontecera. Os pais lhe mandaram um telegrama, o mais rpido que puderam, pedindo que voltasse para casa. Logo receberam a notcia que ele estava a caminho. Os pais ficaram com tanto medo que o barco chegasse noite que instalaram um sino, para que o filho acordasse a famlia inteira; tal era a ansiedade deles em dar as boas-vindas ao filho. assim que Deus recebe os fujes. Soem os sinos do Cu; este um dia de alegria. (D.L.Moody)

Pgina 4

O AMIGO do Pastor

ABR/2012

POR QUE DEPENDEMOS DO LEITE?


A Maturidade do Crente Missionrio Jeremy Tyler

aberto com o povo para poder determinar em quais reas as pessoas precisam de ajuda. Devemos saber se so crianas, adultos ou talvez recm nascidos espiritualmente. Como podemos fazer isto. A. Examine a maturidade de cada crente

...e vos haveis feito tais que necessitais de leite,... (Hebreus 5:12) Do qual muito temos que dizer, de difcil interpretao; porquanto vos fizestes negligentes para ouvir. Porque, devendo j ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e no de slido mantimento. Porque qualquer que ainda se alimenta de leite no est experimentado na palavra da justia, porque menino. Mas o mantimento slido para os perfeitos, os quais, em razo do costume, tm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal. (Hb. 5:11-14) Os dias de hoje so repletos de ideias sobre cristianismo e seus efeitos em nossas vidas. Cada pessoa arrisca dar a sua opinio sobre como podemos ser discipulados, crescer em nosso andamento espiritual ou ser cristos mais maduros. Porm, somente a Bblia tem a resposta correta. Nesses versculos de Hebreus nos esclarecido os fatores determinantes do crescimento espiritual. Vamos examinar as Escrituras - a nica verdade absoluta neste mundo. Quando no podemos confiar em opinies, ideias e sugestes, podemos sempre confiar na Palavra de Deus. O crescimento, andamento, obra missionria e alcance espiritual da igreja dependem da maturidade dos crentes. Poderamos ter uma igreja cheia de seres, porm, ao mesmo tempo vazia de qualquer espiritualidade. Ento, pensando em nosso desejo de ser espirituais e de ter espiritualidade na igreja, o que devemos fazer? Devemos examinar as Escrituras! A Responsabilidade dos Lderes A Responsabilidade dos lderes dar o que a igreja necessita. Os lderes devem ser sensveis, atentos, alertos, vigiando, orando e buscando a Deus por direo. Os pastores, diconos e professores devem estar cientes do andar espiritual de cada pessoa sobre quem ele lidera. Precisamos ter um relacionamento

importantssimo que o lder saiba qual a temperatura espiritual de cada um a quem ele lidera. O autor de Hebreus mostra para ns que h variao de pessoa para pessoa. Alguns so meninos na f, enquanto outros j so perfeitos, maduros ou de completa suficincia em Cristo. necessrio que ele faa perguntas e examine os frutos da pessoa para poder ver sua maturidade. Mais para a frente vamos examinar a frase, mestres pelo tempo. B. Exorte cada crente da maneira correta Muitas vezes o pastor quer que seu povo cresa espiritualmente, ento ele prega mensagens maduras e difceis de digerir. Por este motivo vemos muitas conferncias sobre bibliologia, msica, profecia, evoluo vs. criao, e outros assuntos. Isto alimenta aqueles crentes maduros, mas nem sempre as crianas. Porque no temos conferncias sobre amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, f, mansido, temperana, justia ou verdade como vemos em Glatas 5:22 e Efsios 5:9? O pastor trabalhoso e diligente em doutrinas bsicas. Ele deveria poder ensinar a doutrina da salvao de quase qualquer lugar na Bblia. Ele deveria ter a cincia e habilidade de simplificar as doutrinas da f de modo que um recm nascido poder desfrutar da mensagem dele. Ao mesmo tempo, o pastor deve saber aprofundar e submergir uma mensagem tanto que o mais maduro dos crentes pode aproveitar algo da mensagem para o aperfeioar como em Efsios 4:12. Note que o autor disse no versculo onze que muito tinha a dizer que era de difcil interpretao. Isto ele disse sobre o assunto de Jesus Cristo. Ele queria e necessitava falar de algo sobre Jesus Cristo que para alguns seria impossvel digerir. Somente aqueles que no facilmente seriam distrados poderiam entender tais coisas. Por este motivo temos muitas religies hoje. O mantimento slido foi dado queles que no poderiam discernir.

A Realidade das Igrejas Quando examinarmos a realidade na qual nos encontramos nos dias de hoje, ficaremos surpresos com a imaturidade das igrejas. Pessoas no querem mais ouvir pregaes contra pecados. Querem s mesmo ouvir pregaes sobre amor, prosperidade, beno, paz e promessas boas. Todas estas coisas so boas, mas no resolvem todos os problemas das pessoas. Temos muitas igrejas hoje que so igrejas de fast food. Voc entra e pede o seu lanche como quiser. Se voc gosta de mostarda, pode por mais. Se no gosta de queijo, pode tirar. E assim nas igrejas estamos dando para o povo exatamente o que pedem. A. Descrentes na Igreja A realidade que temos muitas pessoas dentro de nossas igrejas que ainda no completamente abraaram a salvao que h em Cristo Jesus. Como podemos dar leite para aqueles que so mortos? Como podemos alimentar cadveres? Pode ser que temos danificado o corpo de Cristo por permitirmos em nossa membresia pessoas que no mostram nenhum fruto espiritual em suas vidas. Ou talvez algumas igrejas no exigem mais saber da salvao daqueles que ali se congregam. Isto causa imaturidade no corpo de Cristo! A prpria definio da igreja mostra para ns que uma assembleia de crentes. Continuao na prxima pgina

A SABEDORIA DE SALOMO
O entendimento do homem retm a sua ira, e sua glria passar sobre a transgresso.

PROV. 19:11

ABR/2012

O AMIGO do Pastor
esprito. Existem coisas que no fariam boa digesto para este crente. Jesus mesmo disse para seus discpulos, aqueles judeus que j o seguiam por vrios anos, Ainda tenho muito que vos dizer, mas vs no o podeis suportar agora Joo 16:12. Temos tambm outros que pelo tempo deveriam j ser maduros. J fazem anos que estas pessoas fazem parte da nossa assembleia, mas nunca exercitaram seus sentidos (v. 14) de forma que agora podem caminhar sozinhos. Estas pessoas podem ser pessoas que esto na igreja a muitos anos, mas nunca se envolveram na obra de Deus. Sempre esto por fora, participando, mas no liderando e influenciando. Tambm existem aqueles que simplesmente por rotina, hbito ou um tipo de ritual se envolvem, mas no desenvolvem sua vida espiritual com Cristo. C. Discernidores Por ltimo, temos aqueles que como se diz no versculo catorze, so perfeitos, os quais, em razo do costume, tm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal. Estes indivduos so aqueles que j passaram por provaes. So aqueles que j exercitaram sua f. So aqueles que sabem diferenciar entre o bem e o mal. So aqueles que j esto pondo em prtica o fruto do Esprito e j existe uma certa quantidade de amor, bondade, f, esperana, pacincia, etc... em suas vidas. So estes que podem digerir a Palavra de Deus e discernir entre o bem e o mal. Um dos motivos que temos tanta confuso em igrejas hoje em dia porque pessoas que no sabem e no conseguem digerir a Palavra de Deus esto tomando-a em suas mos e tentando entend-la. Tambm temos aqueles que no so espirituais, nunca foram salvos, tentando interpretar a Bblia. Isto simplesmente leva doutrinas falsas. Leva pessoas a mau entender a verdade e interpret-la de modo errado. A Nossa Reao a Esta Verdade Como devemos reagir quando ouvimos esta verdade? Primeiramente devemos pensar em ns mesmos. Que tipo de crente ns somos? Somos maduros, crianas ou bebs espiritualmente. De qualquer modo devemos buscar o alimento correto para podermos crescer em Cristo e sermos crentes maduros, bem experimentados no Esprito de Deus.

Pgina 5 Tambm devemos notar o que Glatas diz. No captulo seis e versculo um, a Bblia diz, Irmos, se algum homem chegar a ser surpreendido nalguma ofensa, vs, que sois espirituais, encaminhai o tal com esprito de mansido... Precisamos sempre estar prontos para ajudar um irmo e encaminh-lo nos caminhos certos. Devemos ser maduros suficientes para podermos apoiar e levar as cargas uns dos outros como diz o versculo dois de Glatas seis. Ore a Deus que ele lhe d uma sede pelas coisas que o ajudaro a crescer espiritualmente. Seja sensvel s necessidades daqueles ao seu redor. Busca edificar cada um conforme for necessrio para o crescimento.

Sam Jones era um evangelista meio bronco, mas seu corao e sua alma eram uma beleza e sua pacincia e senso de humor eram admirveis. Ele gostava de contar a histria do Velho Charlie, um cavalo que pertencia ao pai dele. O Velho Charlie, muitas vezes, decidia ficar na maior preguia. Mesmo atrelado a um rastelo ou arado, o animal se recusava a andar. Mas quando era atrelado a uma charrete reluzente, de rodas vermelhas, e lhe punham no lombo um arreio com fivelas prateadas lustrosas, Charlie trotava como se fosse um puro sangue na raia de corrida. O chicote era totalmente desnecessrio! Sam dizia que muitos membros de igreja so exatamente assim. Adoram ttulos. Querem ser presidentes de alguma coisa. Tm de ser chefes. Recusam-se a fazer uma tarefa simples. A igreja caminhar muito bem sem essas pessoas, mas no sem os irmos simples que fazem o que precisa ser feito. (Tarbells Teachers Guide)

TO TEIMOSO QUANTO
O fazendeiro no conseguia colocar sua mula nova na estalagem porque as orelhas do animal eram compridas demais. O homem pegou um macaco hidrulico da casa de ferramentas, e estava comeando a levantar a estalagem quando seu primo apareceu. O que deu em voc? perguntou o primo. A mula no passa pela porta, ento, estou tentando erguer a estalagem. Voc perdeu o juzo? retrucou o primo. Por que no rebaixar o cho para que a mula passe por baixo da porta? O fazendeiro retrucou: Sabido! As orelhas que so compridas demais, no as pernas! (Sword of the Lord)

dependemos do leite? (da pgina 4) O descrente pode ouvir a pregao, ver os versculos e tentar aplicar algo em sua vida; porm, sem o Esprito Santo em sua vida, ele no pode crescer. At, s vezes, veremos mudanas morais em suas vidas, mas nunca veremos maturidade porque no entendem as Escrituras. Veja I Corntios 2:10-15, Joo 14:16-17 e tambm Joo 16:13. B. Crentes Imaturos Em primeiro lugar, devemos perceber que cada pessoa que completamente descansa a sua f em Jesus Cristo se torna um beb espiritual. Maturidade no vem do dia para noite. Este deve ser alimentado propriamente com o leite por um perodo de tempo antes de receber a comida slida. Ele precisa crescer e aprender a exercitar os seus dons espirituais e os frutos do

PRIMEIRO LUGAR
As pessoas que realizam mais para Deus neste mundo comeam o dia ajoelhadas. Quem desperdia as manhs, suas oportunidades e seu frescor em busca de tudo menos de Deus, estar em desvantagem ao busc-lo no resto do dia. Se Deus no ocupar os seus primeiros pensamentos e esforos logo de manh, ele estar em ltimo lugar no correr do dia. (E. M. Bounds) A pessoa mais pobre que conheo aquela que no tem nada, a no ser dinheiro. (John D. Rockefeller)

Pgina 6

O AMIGO do Pastor

ABR/2012

EMPECILHOS AO CRESCIMENTO
Pastor, se sua igreja no uma animada conquistadora de almas, talvez voc descubra o problema na seguinte lista (Mateus 4.19): 01. Mente duvidosa. Ningum bem-sucedido no ministrio a no ser que seja decisivo. Descubra para onde voc quer ir e planeje como chegar l e no se desvie do curso. 02. Temer mais a vida do que a morte. A morte mais simples; a pessoa sem f tem medo do futuro incerto. 03. Indiferena espiritual. Morto, mas no enterrado caminhando como morto-vivo. Falta animao, falta vida voc se enxerga indo igreja (trabalho), escola (que pode ser na igreja) e ento pra casa. A mesma rotina todos os dias. 04. Pastores pipocando de igreja em igreja. Quanto tempo o pastor deve ficar na mesma igreja e qual o teste verdadeiro? A) Enquanto continuar sonhando. B) Enquanto continuar estudando. C) Enquanto continuar trabalhando. D) Enquanto continuar amando as pessoas. 05. No ficar empacado. Atos 2.47;6.1,7. Evangelizar ou fossilizar. A) Tenha sempre algo a fazer e um lugar para ir. B) Eles iam de casa em casa. 06. Falta mtodo de crescimento. No se escolheu um jeito de crescer. Cada igreja ser conhecida por alguma coisa. A) Conquista de almas. B) Misses. C) Servio voluntrio. D) Escola Dominical. E) Msica cnticos devem ser

conhecidos. F) Por estar morta Seu alicerce na areia ou no concreto. Personalidade carismtica do lder areia. Edificada no que bsico concreto. O pastor tem de pregar bem, ensinar bem, orar bem, e visitar bem. 07. Falta crescimento liderana. A) Diconos, homens simples e espirituais. B) Liderana da escola dominical lder aquele que tem habilidade de reunir pessoas para uma causa em comum. 08. Falta sabedoria (Provrbios 29.18). Anote seu plano e coloque-o em ao tenha viso duradoura. 09. Planos insignificantes. Se Deus seu parceiro, no planeje nada pequeno. D.L.Moody. NINGUM RESPONDE SE NO HOUVER NADA A SER RESPONDIDO. 10. No h f a ser provada (Atos 27.25). No espere os medos desaparecerem, pois eles no desaparecero. Confie em Deus e mos obra! 11. Falta entusiasmo. O esprito dentro de voc sonha e quer realizar os sonhos. (Isto perder a viso.) 12. Falta energia pra a obra (1Corntios 15.10). Voc tem de trabalhar mais do que todo mundo. 13. Falta habilidade para motivar. Receptivo gentileza firme acompanhada de entusiasmo. Perceptivo sabedoria e discernimento que vm de Deus. Persuasivo buscar maneiras de incentivar o pessoal. Prtico no faa tempestade em copo dgua.

ELE FOI CALUNIADO


Certa vez um homem muito sensvel abriu o jornal e, espantado, descobriu vrias afirmaes falsas e crticas desfavorveis a seu respeito. O cavalheiro foi imediatamente procurar seu pastor. O que o pastor iria aconselh-lo a fazer? Ele deveria exigir retratao pblica do editor? Deveria abrir um processo contra o jornal? Como agir? O pastor o aconselhou a no fazer nada. Metade das pessoas que compraram o jornal no viram o artigo a seu respeito. A metade que viu, no leu. A metade dos que leram no entendeu. Metade de quem entendeu no acreditou. Metade dos que acreditaram so pessoas sem importncia nenhuma, e a outra metade levou em conta o carter de quem escreveu o artigo. Ser bom agirmos desta maneira ao sermos acusados falsamente e sermos mal entendidos. (Sparks)

14. Molenga. Fraco, sem fora moral sem tutano. 15. Impossvel realizar isso! Baboseira!! A) Avalie seu problema. B) Lide com um de cada vez (Joo 5.6). Voc se encontrou na lista acima? A maioria de ns tem medo de organizaes. preciso organizar para evangelizar. No devemos sonhar em ver uma, cinco ou cem pessoas sendo batizadas, mas sonhar com um exrcito gigantesco de homens e mulheres bem treinados para marchar ... e conquistar Jerusalm. SEJA INFLUENTE PARA DEUS! (The Regions Beyond)

ABR/2012

O AMIGO do Pastor
tempo, a educao mais refinada e os confortos providenciados pelos gnios da cincia moderna no salvam as almas. Visto como, na sabedoria de Deus, o mundo no o conheceu por sua prpria sabedoria, aprouve a Deus salvar os que creem pela loucura da pregao. 1Co 1.21. A melhor estratgia para nossas igrejas conquistarem almas para Cristo ganhar as almas. A maior esperana do mundo a volta de Cristo. Somos convocados a brilhar como a luz (Fp 2.15,16) at que o Senhor retorne, ele que tem o direito de governar e que tem poder de colocar tudo debaixo de seus ps. (Sword of the Lord)

Pgina 7

CRISTO VOLTA S DEPOIS DO MILNIO?


Como responder a esta pergunta Keith Brooks

No existe bsica bblica para a posio ps-milenista que afirma que o milnio acontecer por meio da pregao do evangelho e converso do mundo. Nosso Senhor Jesus disse que joio e trigo cresceriam juntos at sua volta. Deixai-os crescer juntos at colheita, e, no tempo da colheita, direi aos ceifeiros: ajuntai primeiro o joio, atai-o em feixes para ser queimado; mas o trigo, recolhei-o no meu celeiro. Mateus 13.30. O mal e a apostasia dominaro o mundo no fim desta era. (1Tm 4.1,2; Lc 17.26-30; 2Pe 3.3,4). Esta era no terminar em vitria para os cristos. Mas ter a Grande Tribulao como clmax do pecado do mundo (Mt 24.29-31). A apostasia que existe desde a antiguidade aumentar no fim dos tempos e dominar sob o poder do anti-Cristo antes que Jesus Cristo retorne (2Ts1.3-8). Os cristos iro carregar sua cruz at que o Senhor deles volte (2.2-20). O reino do milnio no poder jamais ser estabelecido at que Satans seja amarrado, e isto depende da volta de Cristo em poder (Ap 20.1-3). J disseram que ensinar que Jesus Cristo tem de vir para endireitar o mundo e estabelecer seu reino tornar o Evangelho um fracasso. O Evangelho o poder de Deus para a salvao de todo aquele que cr (Rm 1.16). O ser humano um fracasso, no o Evangelho. Contudo, no quereis vir a mim para terdes vida. Joo 5.40. O mandamento de Jesus para irmos a todos os lugares pregando o Evangelho, e quem crer ser salvo (Mc 16.15,16). No existe nenhuma promessa afirmando que chegar o dia em que, por meio da pregao, teremos chance de nos unir multido, e todos nos agruparemos na rede do evangelho. Ser que isto uma filosofia de desespero, como alguns dizem? Nossa Bblia afirma que o mundo inteiro jaz no Maligno (1Jo 5.19). Esta poca conhecida como este mundo perverso (Gl 1.4). O mundo atual talvez seja um lugar mais confortvel de se viver do que era antigamente (embora a afirmao seja duvidosa, como vemos pela destruio causada pelas invenes cientficas atuais). Mas os equipamentos que nos poupam o

PECADO E SALVAO
Vinte coisas acontecem com nossos pecados no momento em que Cristo nos salva. Os pecados perdoados so uma experincia preciosa e uma alegria presente (1Jo 1.9), e os pecados encobertos e afastados so a maneira de Deus perdoar e esquecer. No momento em que, pela f, pertencemos a Cristo, vinte coisas acontecem com nossos pecados. 01. So apagados. Isaas 43.25. 02. So levados por outra pessoa. 1Pedro 2.24. 03. So lanados atrs das costas de Deus. Isaas 38.17. 04. So jogados nas profundezas do mar. Miqueias 7.19. 05. So purificados. 1Joo 1.7. 06. So cobertos. Romanos 4.7. 07. So encerrados. Daniel 9.24. 08. So perdoados. Colossenses 2.13. 09. So desconsiderados. Nmeros 23.21. 10. So escusados. Romanos 4.8. 11. So esquecidos. Hebreus 8.12. 12. So perdoados. Miquias 7.18. 13. So purgados. Hebreus 1.3. 14. So passados para longe. Zacarias 3.4. 15. So aniquilados. Hebreus 9.26. 16. So cancelados. Atos 10.43. 17. So removidos. Salmo 103.12. 18. So subjugados. Miqueias 7.19. 19. So buscados, mas no encontrados. Jeremias 50.20. 20. So tirados e purificados. Isaas 6.7. (Dr. Lloyd E. Meyer - The Fundamentalist)

ALGO RELIGIOSO
Um pastor estava viajando de avio quando, de repente, encontraram uma grande turbulncia. medida que o problema aumentava, os passageiros foram se apavorando, e at os atendentes de vo comearam a se preocupar. Foi a que uma das atendentes notou o Pr antes do meu nome na lista de passageiros. Ela se aproximou e pediu: Cavalheiro, a coisa est de assustar mesmo. O senhor no poderia, no sei ... fazer alguma coisa religiosa? O pastor se levantou e passou a recolher ofertas. (Pulpit Helps)

To ridculo quanto o engenheiro que no tem lugar para eletricidade, a biblioteca que no tem prateleiras para livros, o corpo que no tem espao para o sangue ou os pulmes se fecham para o ar, assim so as pessoas que no querem saber de Jesus. (R. G. Lee) No podemos amar a Deus como ele deve ser amado sem amar o que ele ama. Se Deus amou tanto o mundo (Jo 3.16), ento precisamos comear a amar os quase 7 milhes de pessoas vivas em nosso planeta. (Shelton Smith)

Pgina 8

O AMIGO do Pastor
Gostaria muito que o lder fosse correto tanto na doutrina quando nas atitudes. Todavia, se ele correto na doutrina e incerto nas atitudes, seguirei sua doutrina e desconsiderarei alguns de seus erros, para continuar correto doutrinariamente! (Dr. Dan Reed)

ABR/2012

NO OS CONVIDE A ENTRAR!
2Joo 10

VISITA PASTORAL
A filhinha do pastor foi para a cama mais cedo por causa de uma dor de estmago, e perdeu a hora de brincar com o pai. Poucos minutos mais tarde, a garota apareceu na escada e pediu me: Mame, quero conversar com o papai. No, querida, hoje no. Ele est numa reunio da diretoria. Volte pra cama. Por favor, mame. Eu disse que no, e pronto. Mame, sou uma mulher muito doente, e quero conversar com o meu pastor agora mesmo. (Sword of the Lord)

1. A prtica de ir de porta em porta comum na poca do Novo Testamento (At 5.42) uma tarefa importante. 2. Uma gerao tem a responsabilidade de pass-la gerao seguinte (2Tm 2.2). 3. Mas s vezes a porta NO deve ser aberta a quem bate. A entrada de sua casa especial. Voc responsvel por ela. (2Joo 7; 1Joo 4.1; 2Pedro 2.1-3; 2Corntios 11.13-15; Efsios 4.14) 4. Assim este no o recebais em casa no est isolado nem incidental, e certamente no insignificante. A. Se algum vem ter convosco e algum ir. B. e no traz esta doutrina (a doutrina divide, e com todo o direito). C. no o recebais em casa (no d entrada). D. nem tampouco o saudeis (separao). No lhe deseje tudo de bom. No ore para que seja bem-sucedido. No o ajude financeiramente. No tenha comunho com ele. E. Participao parceria cumplicidade (v. 11). F. A interpretao que ele tem das coisas no incua nem inocente m (v. 11). G. Voc, ento, coloca-se em frente da porta e protege sua famlia contra aqueles que aparecem com a falsa doutrina! (Sword of the Lord)

DENUNCIE OS ERROS
(ou sofra as consequncias)

SEGUINDO O LDER
Se queremos prosseguir no caminho certo, temos de abrir mais nossos coraes quanto aos nossos lderes. Eles no so perfeitos; tm suas falhas e fracassos; e quanto mais nos aproximarmos deles, mais manchas iremos ver. No entanto, doutrinariamente, eles andam no caminho certo, e temos de ser maduros o bastante (maduros de corao) e continuar seguindo seus ensinos, apesar de suas falhas. Quanto mais nos aproximamos de qualquer lder verdadeiramente cristo, mais erros iremos encontrar; porm se ele um homem de Deus, temos de ser maduros o suficiente, ter um corao grande o bastante, para desconsiderar certas questes e permitir que o lder nos guie pelo deserto e nos ajude.

Quando os pastores hesitam em expor os erros do movimento carismtico, por medo de ofender algum na congregao, esto simplesmente abrindo as portas para maior infiltrao carismtica em suas igrejas. Se o movimento carismtico aceita e propaga doutrinas e prticas contrrias Bblia e o que faz a advertncia se faz necessria, e as ovelhas devem ser avisadas dos perigos da amizade com pessoas que promovem seus erros. O movimento carismtico afirma representar os novos ventos do Esprito Santo, mas, na verdade, produto de um esprito falso que leva seus seguidores a desobedecerem palavra de Deus em muitas reas importantes da doutrina e prtica crist. Sentimos pena de muitos pastores e leigos que erroneamente acreditam que o amor exige silncio em relao aos erros das doutrinas e prticas carismticas. Como resultado de tal silncio, muitos carismticos mais incisivos tomaram conta de igrejas que eram fortes, e cristos fieis ficaram sem sua igreja local. A responsabilidade dos pastores de Deus alimentar, guiar e proteger o rebanho. (Sword of the Lord)

No existe gente infiel, a no ser no mundo. No existe ningum no Cu, e nem no Inferno. Atesmo uma coisa estranha. Nem mesmo os demnios caram nesta armadilha, pois os demnios creem, e estremecem (Tg 2.19). Alguns filhos de Satans superaram seu pai ao cometer pecados. Mas quando os ps de Deus os esmagar, eles no duvidaro de sua existncia. Quando Deus os despedaar e no sobrar ningum para contar a histria, ento a lgica vazia deles e suas bravatas sero totalmente inteis. (Charles Spurgeon) Junto ao tmulo, as mulheres foram consoladas pelas palavras dos anjos: No temam ... Ele no est aqui. Hoje somos consolados pela certeza: No temam. Ele est aqui. (Sword of the Lord)

Meu amigo, um antigo piloto da marinha, queria exibir seu novo avio bimotor. Eu estava no assento do carona enquanto ele pilotava. De repente, fomos pegos por uma tempestade violenta acompanhada de raios por todos os lados. A seguir, o rdio e a maior parte dos instrumentos deixaram de funcionar. Enquanto ramos jogados pra l e pra c, ouvi George gemer: Ai, no! Temendo o pior, indaguei: O que deu errado agora? George respondeu: Estou com soluo. Faa algo que me assuste. (Christian Voice)

Anda mungkin juga menyukai