Anda di halaman 1dari 9

DIREITO CONSTITUCIONAL Aula 02 Direito Constitucional Intertemporal e Poder Constituinte Fenmenos Constitucionais - Recepo: Fenmeno jurdico segundo o qual

al as normas infraconstitucionais existentes sob a constituio pretrita continuam vlidas sob a nova constituio desde que compatveis para com esta. A recepo sempre ocorre quanto ao aspecto material, ou seja, o contedo compatvel, pode ocorrer tambm uma recepo parcial. Em respeito ao princpio da continuidade do ordenamento jurdico entende-se que a nova constituio renova as bases do ordenamento jurdico e que todas as leis anteriores a nova constituio passaram por um grande filtro que o fenmeno da recepo e muitas leis no sero recepcionadas e enquanto outras sero recepcionadas, tambm chamado de filtragem constitucional. Como ocorre uma renovao de todo o ordenamento jurdico as leis devem ser lidas com os novos valores. A recepo automtica e fenmeno que somente se importa com aspectos materiais, com a essncia e no com a forma. O STF diz que toda a lei de impressa no foi recepcionada pela CF/88 porque tem carter autoritrio. Essas leis vo ser analisadas caso a caso, artigo a artigos, palavra por palavra. Quando uma norma passa, entende-se que ela foi recepcionada e quando uma lei no passa, a doutrina chama de no-recepo. Existe uma teoria que a no-recepo que vale a uma inconstitucionalidade superveniente e essa teoria no aceita pelo STF. Existe outra parte da doutrina e o STF tambm entende assim que a no-recepo uma revogao e o STF no aceita ADI de leis que no foram recepcionadas. Essa revogao tcita ou implcita porque o intrprete que vai afirmar isso e podem ocorrer os fenmenos da derrogao (revogao parcial) ou ab-rogao (revogao total). A lei pode ser revogada tambm por uma emenda constitucional, por exemplo, lei em vigor em 95 e uma emenda em 96 e essa lei contrria a essa emenda, essa lei vai ser considerada revogada. Existe uma nica hiptese que a forma importa o caso quando uma lei municipal ou estadual que legisla sobre certo assunto e a nova constituio diz que esse assunto deve haver uma legislao federal. Nesse caso a lei municipal ou estadual no foi recepcionada quanto a sua forma. A emenda constitucional provoca o mesmo fenmeno, ou seja, se haver uma lei que seja incompatvel com essa emenda, essa lei vai ser revogada pela emenda constitucional. - Recepo Material: receber as normas da recepo da constituio passada com fora de norma constitucional por um determinado perodo de tempo.

Art. 34, ADCT. O sistema tributrio nacional entrar em vigor a partir do primeiro dia do quinto ms seguinte ao da promulgao da Constituio, mantido, at ento, o da Constituio de 1967, com a redao dada pela Emenda n 1, de 1969, e pelas posteriores.

Desconstitucionalizao: uma teoria constitucional que estabelece que o contedo da constituio anterior se compatvel com a nova constituio, mas no repetido, ento essa matria da constituio anterior seria rebaixada, desconstitucionalizada, transformando em uma lei. Esse fenmeno no ocorre no Brasil, no aceito no ordenamento jurdico pela doutrina e nem pela jurisprudncia, porque a nova constituio revoga totalmente a constituio anterior. Foi defendido pelo Carl Schmitt e uma teoria que todas as normas da constituio anterior deveriam ser recebidas como lei ordinria e no foi recebida no direito brasileiro, porque quando a nova constituio feita ela revoga por completo a constituio anterior. Repristinao Constitucional: ocorreria diante de, por exemplo, uma lei de 1950 no ser compatibiliza com a constituio de 67 e com a emenda de 69, ou seja, a lei de 1950 no teria sido recepcionada pela constituio de 67. Teria como haver a ressurreio dessa lei de 1950 se a constituio de 88 tivesse mencionado sobre essa lei. Em regra se a lei anterior no compatvel com a constituio posterior a lei revogada, morta e para haver a repristinao indispensvel que a constituio de 88 diga expressamente que a lei de 1950 volte a vigorar como, por exemplo, ocorreu com o sistema tributrio.

Poder Constituinte O poder constituinte o poder de criar uma nova constituio, ou seja, cria um novo Estado, cria norma constitucional. Soberania Nacional: as pessoas se sentem parte da nao. Soberania Popular: o povo brasileiro (natos e naturalizados). O poder constituinte que cria os rgos pblicos que so poderes constitudos (criaturas) e est completamente subordinada a palavra do criador (poder constituinte). Titularidade: pertence ao povo e tem soberania popular, a teoria adotada pela CF/88 e essa titularidade permanente. Exerccios: pertencem aos agentes do poder constituinte e exercitam o poder de criador em nome do povo e pode ser: - Democrtico: o povo elege os representantes para o poder constituinte, ocorre uma eleio exclusiva para a Assemblia Nacional Constituinte e dissolvida aps a realizao da Constituio. - Outorga ou Autoritrio: quando os representantes do poder constituinte so impostos, no eleitos, no tem representantes do povo.

- Provisrio: A manifestao da CF/88 fruto de um poder constituinte heterogneo, aquele que no obedece a uma assemblia constituinte, por exemplo, a constituio da Austrlia, Japo. Natureza do Poder Constituinte - Jurdica: o poder constituinte juridicamente ele pode tudo, nada juridicamente limita a nova constituio, por exemplo, a CF/88 no precisou respeitar as clusulas ptreas da Constituio passada. Quem defende essa teoria o jus naturalismo e se baseia no direito natural e acima da Constituio existem os direitos naturais do homem e a Constituio tem que respeitar os direitos naturais do homem e se no respeitar esses direitos pode declarar a nova Constituio como invlida. Essa teoria no aceita no entendimento do STF. - Poder de Fato/Social: o jus positivismos se baseia que no no direito natural do homem e sim o poder constituinte um poder de fato social e no se limita a nenhum limite jurdico. O poder constituinte um poder de fato e sua obra uma norma jurdica. - Poltica: se preocupa com a legitimidade da Constituio e entende que existe limites meta-jurdica ao poder constituinte. Juridicamente pode tudo, mas ideologicamente e sociologicamente, com as tradies h limites. Dentro da Constituio no h hierarquia e dentro da nova Constituio no pode ser declarada inconstitucionalidade de nenhum artigo. Classificao do Poder Constituinte - Fundacional ou Histrico: aquele que faz a primeira Constituio e ocorreu no Brasil em 1824. - Ps-Fundacionais ou Revolucionrio: so aqueles poderes constituintes posteriores, 1891, 1934, 1937, 1946, A revoluo considerada o veculo do poder constituinte. No quer dizer guerra significa que as bases de um governo morreram e novas bases sero criadas. - Material: o momento, o contexto poltico e social que influencia a constituio. Em 88 era um momento democrtico e foi constitudo de todos aqueles valores que inspiram a obra. - Formal: a hora de elaborar, formalizar o texto. O material antecede o formal. - Originrio Tem como titular o povo, povo que se rene, escreve a nova constituio e vai se manifestar pela: - Ruptura: quando ocorre uma revoluo, uma guerra civil, o Estado se modifica de certa maneira que no tem como manter a constituio anterior.

- Evoluo gradual da sociedade: a sociedade verifica que no mais possvel utilizar o modelo anterior de constituio. Esse um poder poltico, o poder que no h peias, limite jurdico. inicial, porque inicia novo ordenamento jurdico. autnomo, porque no se reporta ao poder anterior. um poder ilimitado quanto ao seu contedo, ilimitado juridicamente. O poder incondicionado quanto ao processo legislativo de criao de suas normas, no h regras no processo legislativo a ser observado. Esse poder inesgotvel, esse poder no vai acabar nunca, manifestado, volta ao seu titular que do povo, no tem preocupao com a legalidade e sim com a legitimidade. O poder constituinte originrio : - Inicial ou Inaugural: ele inaugura uma nova ordem jurdica, base do ordenamento jurdico de um estado. - Ilimitado Juridicamente ou Autnomo: no sofre qualquer limite jurdico do direito anterior. A nova constituio pode tudo, pode alterar clusulas ptreas na constituio passada. por causa disso que no poder ser declarada inconstitucionalidade de nenhuma norma da constituio originria. - Incondicionado: no existe nenhuma formalidade pr-determinada para se fazer uma nova constituio. O prprio poder revolucionrio acaba se limitando com formalidades, por exemplo, para a aprovao de emenda constitucional deve ser aprovado por 3/5 em dois turnos. Costuma-se editar antes da nova constituio atos que promovem essas mudanas, atos da revoluo, inclusive contrariando a prpria constituio em vigor e que tem fora constitucional. - Permanente: no existe um momento em que o povo no titularize esse direito, o povo sempre tem a possibilidade de exerc-lo. - Extraordinrio: O momento do poder constituinte um momento extraordinrio, mas a titularidade permanente do povo, ainda que em estado de latncia. - Derivado ou Secundrio O poder derivado tambm chamado subordinado, constitudo ou institudo. Foi criado para alterar ou para complementar uma constituio j existente. O poder derivado foi idealizado pelo poder originrio onde recebeu parte do seu poder por parte do criador que o poder originrio e no vai ser entregue ilimitado e esse poder entregue a uma das criaturas que o Congresso Nacional e tem as seguintes caractersticas: - Subordinado; - Limitado juridicamente; - Condicionado;

Essa grande diferena entre os dois poderes em que a maior parte da doutrina afirma que na verdade o poder constituinte o poder originrio e que o poder derivado uma competncia reformadora para reformar a constituio sendo, subordinado, limitado e condicionado ao poder constituinte originrio. No existe hierarquia jurdica entre as normas constitucionais originrias e as derivadas, as originrias somente estabelecem limite jurdico s normas derivadas. Por causa disso que uma emenda constitucional pode ser declarada inconstitucional porque deve respeitar esses limites jurdicos estabelecidos no poder originrio. Esse poder surgiu com a inteno de modificar a constituio, porque o poder originrio percebeu que haveria necessidade de modificao, pois a constituio estava ficando engessada, ento surgiram dois tipos: - De emenda: busca alterar o texto da constituio, mas obrigatoriamente mantendo a base da constituio. a) Reforma (art. 60, CF): uma norma jurdica de nvel constitucional que quando produzida gera regra do mesmo nvel, a reforma feita por emenda constitucional, uma mudana pontual, mas h limites para essa reforma. A Constituio Federal de 1988 no tem limite temporal. - Circunstanciais (art. 60, 1, CF): conjunto de momentos em que o texto constitucional no possa ser emendado, a emenda s pode ocorrer em poca de paz, situaes normais. No pode ser emendado em estado de stio, estado de defesa e interveno federal.
Art. 60, 1, CF - A Constituio no poder ser emendada na vigncia de interveno federal, de estado de defesa ou de estado de stio.

- Processuais: a nossa constituio rgida e tem como legitimado para iniciativa de reforma, segundo art. 60, CF:
I - de um tero, no mnimo, dos membros da Cmara dos Deputados ou do Senado Federal; II - do Presidente da Repblica; III - de mais da metade das Assemblias Legislativas das unidades da Federao, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria relativa de seus membros.

A populao no pode apresentar PEC (proposta de emenda constitucional), tudo isso s para apresentao do tema, agora para aprovao deve:
Art. 60, 2 - A proposta ser discutida e votada em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, considerando-se aprovada se obtiver, em ambos, trs quintos dos votos dos respectivos membros.

A votao ocorrer nas duas casas do congresso, se houver rejeio, ou seja, no atingiu 3/5 dos votos dos membros em qualquer uma das votaes, a proposta arquivada. Se a PEC for por iniciativa do presidente da repblica a casa iniciadora ser a Cmara dos Deputados, agora se a proposta da PEC for das assemblias a casa iniciadora ser o Senado

Federal. No caso da PEC no existe casa revisora, se fala em primeira casa e segunda casa, porque se deve aprovar o mesmo texto, no pode alterar o texto. Repetibilidade:
Art. 60, 5 - A matria constante de proposta de emenda rejeitada ou havida por prejudicada no pode ser objeto de nova proposta na mesma sesso legislativa.

Uma PEC prejudicada ocorre quando pela deliberao de outra PEC mais abrangente rejeitada e a PEC 1, acaba sendo rejeitada por tabela. A sesso legislativa vai de 02 de fevereiro at 17 de julho, chamado de primeiro perodo da sesso ordinria, volta 01 de agosto e vai at 22 de dezembro, chamado de segundo perodo da sesso ordinria. Qualquer votao fora desses perodos chamada de sesso legislativa extra-ordinria. Segundo o STF, a rejeio de substitutivo no impede a deliberao da PEC original, por exemplo, uma PEC A tem como proposta criar um tributo para financiar projetos sociais no nordeste, ento essa PEC sofre modificao e surgi uma nova PEC B que diz que o dinheiro deve ser usado no sul do pas, ento essa PEC B rejeitada, segundo o STF a PEC A no impedida de ser votada. Emenda substitutiva: altera o projeto com modificao substancial, tambm conhecida como substitutiva. Emenda modificativa: altera o projeto original sem modific-lo em sua substncia. Promulgao: a PEC promulgada pelas mesas da Cmara e do Senado com respectivo nmero de ordem.
Art. 60, 3 - A emenda Constituio ser promulgada pelas Mesas da Cmara dos Deputados e do Senado Federal, com o respectivo nmero de ordem.

Limitaes materiais: tambm so chamados de clusulas ptreas. - Explcitas (expressas): so as clusulas ptreas, o conjunto de matrias, de temas, que constituem um verdadeiro alicerce, o ncleo da constituio e traz a verdadeira identidade, sendo a modificao mais difcil, especial.
Art. 60, 4 - No ser objeto de deliberao a proposta de emenda tendente a abolir: I - a forma federativa de Estado; II - o voto direto, secreto, universal e peridico; III - a separao dos Poderes; IV - os direitos e garantias individuais.

VOto SEparao dos poderes FOrma federativa de Estado

DIreitos e garantias individuais Existem duas posies, uma que as clusulas ptreas podem ser modificadas desde que mantenha a sua essncia, que no tende a restringir indevidamente, no possa violar a essncia, j outra posio diz que as clusulas ptreas so inalteradas. O voto segundo o Art. 14, CF, obrigatrio ou facultativo (no clusula ptrea) e segundo o Art. 60, CF, direto, secreto, universal e peridico (clusula ptrea). Os direitos e garantias fundamentais no se limitam ao Art. 5, CF e segundo o STF tambm so clusulas ptreas: Art. 16, Art. 7, xviii, Art. 150, iii, b e Art. 195, 6 so clusulas ptreas segundo o STF. - Implcitas: so regras que o constituinte no pode modificar, por exemplo, titularidade do poder constituinte ser o povo, ou seja, uma emenda constitucional no pode dar poder ao presidente da repblica para fazer uma nova constituio. Outra clusula ptrea implcita seria o processo legislativo e suas limitaes de elaboraes de emendas ao poder constituinte derivado, por exemplo, alterar o qurum de votao de emenda constitucional. Os princpios fundamentais tambm podem ser considerados limites implcitos, por exemplo, o presidencialismo, dignidade da pessoa humana, a repblica, b) Reviso (art. 3, ADCT):
Art. 3, ADCT - A reviso constitucional ser realizada aps cinco anos, contados da promulgao da Constituio, pelo voto da maioria absoluta dos membros do Congresso Nacional, em sesso unicameral.

A reviso ser realizada 5 anos aps a promulgao da constituio original. No se admite hoje limitao temporal ao poder de reviso na constituio. A reviso somente pode acontecer uma nica vez e no podem acontecer mais revises e se promover nova reviso, acontece que vai ser criada uma nova constituio. A reviso foi a possibilidade de uma alterao global da constituio e foi menos rgida do que a emenda e a reviso constitucional tinha que obedecer as clusulas ptreas. A reviso foi a possibilidade de alterao global prevista no Art. 3, ADCT, e que foi menos rgida porque iria acontecer um plebiscito para a escolha de monarquia ou presidencialismo no pas e se houvesse mudana do sistema presidencialismo para a monarquia teria que mudar muita coisa na constituio, por causa disso a doutrina entende que essa reviso foi menos rgida o seu processo, mas respeitando as clusulas ptreas. Limites: - Processuais: exige aprovao de maioria absoluta em turno nico e sesso unicameral do Congresso Nacional. A sesso unicameral aquela em que reuni os deputados e senadores em um nico ambiente fsico, a proposta discutida uma nica vez, e somados e iguala os votos de senadores e deputados, ou seja, so 513 deputados mais 81 senadores que somam 594, precisam-se da maioria absoluta desses votos que d 298. Essa reviso pode ocorrer mesmo que todos os senadores no concordem, s precisa ter 298 votos.

- Circunstanciais: so as mesmas da emenda de reforma. - Materiais: tambm so as mesmas da emenda de reforma. - Decorrente (art. 11, ADCT): poder de regionalizar a constituio, poder dado aos Estados para elaborar as suas constituies.
Art. 11, ADCT, CF. Cada Assemblia Legislativa, com poderes constituintes, elaborar a Constituio do Estado, no prazo de um ano, contado da promulgao da Constituio Federal, obedecidos os princpios desta.

o poder conferido aos estados membros para que estes elaborem suas constituies estaduais. O municpio e o distrito federal no podem elaborar constituies, esses elaboram lei orgnica. Decorrente tem a funo de complementar a constituio federal e s existe porque somos uma federao e significa a possibilidade dos estados membros e o distrito federal complementarem a constituio federal por meio de suas constituies federais e o distrito federal pela lei orgnica. A maior parte da doutrina entende que os municpios no podem complementar a constituio federal pelas suas leis orgnicas, na verdade as leis orgnicas dos municpios decorrem das constituies estaduais. A constituio estadual no mera cpia da constituio federal, ela tem que ter autonomia suficiente para complementar a constituio federal adaptando a constituio estadual a sua necessidade regional obedecendo aos princpios fundamentais. Na hora dos estados elaborarem suas constituies estaduais, devem seguir os princpios da Constituio Federal, onde a doutrina divide em: - Princpios Constitucionais Sensveis: so os princpios que esto expressos no Art. 34, VII, CF e que podem levar a interveno. Esto expressos e reunidos em um nico inciso.
Art. 34. A Unio no intervir nos Estados nem no Distrito Federal, exceto para: VII - assegurar a observncia dos seguintes princpios constitucionais: a) forma republicana, sistema representativo e regime democrtico; b) direitos da pessoa humana; c) autonomia municipal; d) prestao de contas da administrao pblica, direta e indireta. e) aplicao do mnimo exigido da receita resultante de impostos estaduais, compreendida a proveniente de transferncias, na manuteno e desenvolvimento do ensino. (Includa pela Emenda Constitucional n 14, de 1996) e) aplicao do mnimo exigido da receita resultante de impostos estaduais, compreendida a proveniente de transferncias, na manuteno e desenvolvimento do ensino e nas aes e servios pblicos de sade.(Redao dada pela Emenda Constitucional n 29, de 2000)

- Princpios Organizatrios: esto expressos e dispersos por todo o texto da Constituio Federal. Podem ser proibitivos ou obrigatrios. (Art. 19 e 37). Tambm podem ser implcitos como o Art. 5. - Princpios Extensveis: so determinados (expresso) para a Unio, mas que devem ser obedecidos tambm pelos Estados. So de observncia implcita para os Estados membros. Esto presentes nos Art. 59 a 69 e 165.

- Princpio da Simetria: traz norma constitucional de repetio obrigatria e temos tambm normas constitucionais de repetio facultativa (art. 62, art. 57, 4, art. 131, 1) e normas que no podem ser repetidas, por exemplo, imunidade a priso cautelar do Presidente da Repblica ao Governador. Aquilo que vale para a organizao da Unio deve ser repetido e respeitado para as instituies estaduais, j pode haver repetio facultativa. Art. 131, 1 - O Estado de So Paulo colocou como condio para o advogado geral do estado no livre nomeao do governador e sim ser escolhido por outro mecanismo. Mutao Constitucional Alterao informal do contedo da constituio, levando em conta a modificao social do tema que se encontra em uma norma constitucional. Leva a uma atualizao, uma modificao quanto ao entendimento sobre o assunto, no altera o texto da constituio e feita pela jurisprudncia, doutrina. A constituio diz que o estado deve proporcionar o estudo infantil de zero anos de idade at 5 anos de idade em creches e escolas. A doutrina entende que essa uma mutao constitucional porque na prtica social no est sendo cumprida.

Anda mungkin juga menyukai