Anda di halaman 1dari 50

e-mail: simoneperes2@yahoo.com.

br

CURRCULO (TEORIA E PRTICA) Teorias Curriculares Multiculturalismo e Educao Currculo, Interdisciplinaridade e Transversalidade
e-mail: simoneperes2@yahoo.com.br 2

O QUE CURRCULO
Enquanto projeo do projeto pedaggico, o currculo define o que ensinar, o para qu ensinar, o como ensinar e as formas de avaliao, em estreita colaborao com a didtica; Etimologicamente, significa o ato de correr, percurso (do verbo latino currere = correr) No linguajar comum ainda predomina a idia de currculo como o conjunto das disciplinas que o aluno deve percorrer, ou seja, o plano de estudos ou a grade curricular.
e-mail: simoneperes2@yahoo.com.br 3

O QUE CURRCULO
Significados mais ampliados do termo surgem no inicio do sc. XX, identificando quase sempre o conjunto de saberes e/ou experincias que alunos precisam saber adquirir/vivenciar em funo de sua formao

e-mail: simoneperes2@yahoo.com.br

O QUE CURRCULO
O currculo a representao da cultura no cotidiano escolar(...), o modo pelo qual se selecionam, classificam, distribuem e avaliam conhecimentos no espao das instituies escolares (...) um modo pelo qual a cultura representada e reproduzida no cotidiano das instituies escolares. (Pedra,1999)

e-mail: simoneperes2@yahoo.com.br

Nveis de currculo
Currculo formal: refere-se ao currculo estabelecido pelos sistemas de ensino ou instituio educacional. o currculo legal expresso em diretrizes, objetivos e contedos das reas ou disciplinas de estudo. O currculo formal ou oficial aquele conjunto de diretrizes normativas prescritas institucionalmente como por exemplo, os PCNs
e-mail: simoneperes2@yahoo.com.br 6

Nveis de currculo

Currculo real: o currculo que, de fato, acontece na sala em decorrncia de um projeto pedaggico e dos planos de ensino. a execuo do plano, a efetivao do que foi planejado, mesmo com as mudanas do percurso.
e-mail: simoneperes2@yahoo.com.br 7

Nveis de currculo
Currculo oculto: essa denominao refere-se quelas influncias que afetam a aprendizagem dos alunos e o trabalho dos professores provenientes da experincia cultural, dos valores e significados trazidos pelas pessoas de seu meio social e vivenciados na escola
e-mail: simoneperes2@yahoo.com.br 8

A questo curricular na LDB


Art.26. Os currculos do ensino fundamental e mdio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas caractersticas regionais e locais da sociedade, cultura, da economia e clientela
e-mail: simoneperes2@yahoo.com.br 9

A questo curricular na LDB


1. Os currculos a que se refere o caput devem abranger, obrigatoriamente, o estudo da lngua portuguesa e da matemtica, o conhecimento do mundo fsico e natural e da realidade social e poltica, especialmente do Brasil.
e-mail: simoneperes2@yahoo.com.br 10

A questo curricular na LDB


2. O ensino da arte constituir componente curricular obrigatrio nos nveis de educao bsica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos. 3.A educao fsica, integrada proposta pedaggica da escola, componente curricular da Educao Bsica, ajustando-se as faixas etrias e s condies da populao escolar, sendo facultativa nos cursos

noturnos
e-mail: simoneperes2@yahoo.com.br 11

A questo curricular na LDB


4. O ensino da Histria do Brasil levar em conta as contribuies das diferentes culturas e etnias para a formao do povo brasileiro, especialmente das matrizes indgenas, africana e europia. 5. Na parte diversificada do currculo ser includo, obrigatoriamente, a partir do sexto ano (quinta srie) o ensino de pelo menos uma lngua estrangeira moderna, cuja escolha ficar a cargo da comunidade escolar, dentro das possibilidades da instituio
e-mail: simoneperes2@yahoo.com.br 12

Quanto as diretrizes curriculares (art. 27)


I- a difuso de valores fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidados, de respeito ao bem comum e ordem democrtica; II- considerao das condies de escolaridade dos alunos em cada estabelecimento; III- orientao para o trabalho; IV- promoo do desporto educacional e apoio s prticas desportivas no-formais

e-mail: simoneperes2@yahoo.com.br

13

A questo curricular na LDB

No que se refere cultura afro-brasileira, mais recentemente a Lei n 10.639, de 9 de janeiro de 2003, modificou o texto da LDB para incluir no currculo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temtica Histria e Cultura Afro-Brasileira.
e-mail: simoneperes2@yahoo.com.br 14

A questo curricular na LDB


O pargrafo 1 do novo artigo 26-A define que a incluso dessa temtica visa resgatar a

contribuio do povo negro nas reas social, econmica e poltica pertinentes histria do Brasil. O pargrafo seguinte
explica que os contedos sero ministrados no mbito de todo o currculo escolar, em

especial nas reas de educao artstica e de literatura e histria brasileiras.


e-mail: simoneperes2@yahoo.com.br 15

TEORIAS SOBRE O CURRCULO


Algumas teorias sobre o currculo apresentam-se como teorias tradicionais, que pretendem ser neutras, cientficas e objetivas, enquanto outras, chamadas teorias crticas e ps-crticas, argumentam que nenhuma teoria neutra, cientfica ou desinteressada, mas que implica relaes de poder e demonstra a preocupao com as conexes entre saber, identidade e poder.
e-mail: simoneperes2@yahoo.com.br 16

TEORIA TRADICIONAL
A teoria tradicional procura ser neutra, tendo como principal foco identificar os objetivos da educao escolarizada, formar o trabalhador especializado ou proporcionar uma educao geral, acadmica, populao. Silva (2003) explica que essa teoria teve como principal representante Bobbit, que escreveu sobre o currculo em um momento no qual diversas foras polticas, econmicas e culturais procuravam envolver a educao de massas para garantir que sua ideologia fosse garantida. Sua proposta era que a escola funcionasse como uma empresa comercial ou industrial.

e-mail: simoneperes2@yahoo.com.br

17

Bobbit
Segundo Silva (2003, p.23), [...] de acordo com Bobbit, o sistema educacional deveria comear por estabelecer de forma precisa quais so seus objetivos. Esses objetivos, por sua vez deveriam se basear num exame daquelas habilidades necessrias para exercer com eficincia as ocupaes profissionais da vida adulta.
e-mail: simoneperes2@yahoo.com.br 18

Bobbit
O modelo que Bobbit propunha era baseado na teoria de administrao econmica de Taylor e tinha como palavrachave a eficincia. O currculo era uma questo de organizao e ocorria de forma mecnica e burocrtica. A tarefa dos especialistas em currculo consistia em fazer um levantamento das habilidades, em desenvolver currculos que permitissem que essas habilidades fossem desenvolvidas e, finalmente, em planejar e elaborar instrumentos de medio para dizer com preciso se elas foram aprendidas. Estas idias influenciaram muito a educao nos EUA at os anos de 1980 e em muitos pases, inclusive no Brasil.
e-mail: simoneperes2@yahoo.com.br 19

Ralph Tyler
De acordo com Silva (2003 p.25), Ralph Tyler consolidou a teoria de Bobbit quando prope que o desenvolvimento do currculo deve responder a quatro principais questes: que objetivos educacionais deve a escola procurar atingir; que experincias educacionais podem ser oferecidas que tenham probabilidade de alcanar esses propsitos; como organizar eficientemente essas experincias educacionais e como podemos ter certeza de que esses objetivos esto sendo alcanados.
e-mail: simoneperes2@yahoo.com.br 20

Dewey
Numa linha mais progressista, mas tambm tradicional, apresenta- se a teoria de Dewey, na qual aparecia mais a preocupao com a democracia do que com o funcionamento da economia. Essa teoria dava, tambm, importncia aos interesses e s experincias das crianas e jovens. Seu ponto de vista estava mais direcionado prtica de princpios democrticos, sendo a escola um local para estas vivncias. Em sua teoria, Dewey no demonstrava tanta preocupao com a preparao para a vida ocupacional adulta.

e-mail: simoneperes2@yahoo.com.br

21

Dewey

A questo principal das teorias tradicionais pode ser assim resumida: contedos, objetivos e ensino destes contedos de forma eficaz para ter a eficincia nos resultados.

e-mail: simoneperes2@yahoo.com.br

22

TEORIAS CRTICAS
Em meio aos muitos movimentos sociais e culturais que caracterizaram os anos de 1960 em todo o mundo, surgiram as primeiras teorizaes questionando o pensamento e a estrutura educacional tradicionais, em especfico, aqui, as concepes sobre o currculo. As teorias crticas preocuparam-se em desenvolver conceitos que permitissem compreender, com base em uma anlise marxista, o que o currculo faz. No desenvolvimento desses conceitos, existiu uma ligao entre educao e ideologia.

e-mail: simoneperes2@yahoo.com.br

23

TEORIAS CRTICAS
Alm disso, vrios pensadores elaboraram teorias que foram identificadas como crticas e, embora tivessem uma linha Semelhante de pensamento, apresentavam suas individualidades.

e-mail: simoneperes2@yahoo.com.br

24

Althusser
Filsofo francs, fez uma breve referncia educao em seus estudos, nos quais pontuou que a sociedade capitalista depende da reproduo de suas prticas econmicas para manter a sua ideologia. Sustentou que a escola uma forma utilizada pelo capitalismo para manter sua ideologia, pois atinge toda a populao por um perodo prolongado de tempo.
e-mail: simoneperes2@yahoo.com.br 25

Althusser
Pelo currculo, ainda na viso de Althusser,

a ideologia dominante transmite seus princpios, por meio das disciplinas e contedos que reproduzem seus interesses,
dos mecanismos seletivos que fazem com que crianas de famlias menos favorecidas saiam da escola antes de chegarem a aprender as habilidades prprias das classes dominantes, e por prticas discriminatrias que levam as classes dominadas a serem submissas e obedientes classe dominante.
e-mail: simoneperes2@yahoo.com.br 26

Boudieu e Jean-Claude
Os socilogos Boudieu e Jean-Claude, desenvolveram uma crtica sobre a educao afastando-se um pouco das anlises marxistas. Em seus estudos, propuseram que a reproduo social ocorre por meio da cultura, ou seja, ocorre na reproduo cultural; que pela transmisso da cultura dominante fica garantida a sua hegemonia; que o que tem valor a cultura dominante, os seus valores, os seus gostos, os seus costumes e os seus hbitos, que passam a ser considerados a cultura, desprezando os costumes e valores das classes dominadas, os quais, por sua vez, passam a no ter valor
e-mail: simoneperes2@yahoo.com.br 27

Apple
Para Apple, a seleo que constitui o currculo o resultado de um processo que reflete os interesses articulares das classes e dos grupos dominantes. A questo no apenas qual conhecimento verdadeiro, mas qual considerado verdadeiro e quem o considera verdadeiro.

Apple
Considera importante analisar tanto valores, normas e disposies, quanto os pressupostos ideolgicos das disciplinas que constituem o currculo oficial. A escola, alm de transmitir conhecimento, deve ser, tambm, produtora de conhecimento. Apple faz uma intensa crtica funo da escola como simples transmissora de conhecimentos determinados por interesses dominantes, principalmente valores capitalistas, e questiona o papel do professor nesse processo.

Henry Giroux
Henry Giroux acreditava que as teorias tradicionais, ao se concentrarem em critrios de eficincia e racionalidade burocrtica, deixavam de levar em considerao o carter histrico, tico e poltico das aes humanas e sociais e do conhecimento, contribuindo, assim, para a reproduo das desigualdades e das injustias sociais. Compreende o currculo por meio dos conceitos de emancipao e libertao.

por meio do currculo e na escola que as crianas devem exercer prticas democrticas. No processo educacional, elas devero participar, discutir e colocar em questo as prticas sociais, polticas e econmicas, analisando seu contexto e percebendo seu carter de controle. Assim, podero ter atitudes de emancipao e libertao. Os professores possuem responsabilidade no sentido de serem pessoas atuantes neste processo, permitindo e instigando o aluno a participar e questionar, bem como propondo questes para que reflitam. Os estudantes devem ter seu espao para serem ouvidos e suas idias serem consideradas.

Giroux v a pedagogia e o currculo atravs da noo de poltica cultural. O currculo no est simplesmente envolvido com a transmisso de fatos e conhecimentos objetivos. O currculo um local onde ativamente se produzem e se criam significados sociais.

Freire

Embora no tenha elaborado uma teoria sobre currculo, acaba discutindo esta questo em suas pesquisas. Sua anlise est mais baseada na filosofia e voltada para o desenvolvimento da educao de adultos em pases subordinados ordem mundial.

Freire

A crtica de Freire (2003) ao currculo est resumida no conceito de educao bancria, que concebe o conhecimento como constitudo por informaes e fatos a serem simplesmente transferidos do professor para o aluno, instituindo, assim, um ato de depsito bancrio.

Freire ainda critica que a educao se resume apenas em transmitir o conhecimento, e que o professor tem um papel ativo, enquanto o aluno, de recepo passiva. O currculo est, dessa forma, desligado da situao existencial das pessoas envolvidas no ato de conhecer. Prope um novo conceito de educao problematizadora, no qual defende que no existe uma separao entre o ato de conhecer e aquilo que se conhece e que o conhecimento sempre intencionado, ou seja, dirigido para alguma coisa. O conhecimento envolve intercomunicao e por meio dela que os homens se educam.

Em seu mtodo, Freire utiliza as prprias experincias de seus alunos para determinar os contedos programticos, tornando, assim, o conhecimento significativo para quem aprende. No entanto, no nega o papel dos especialistas para organizar os temas de forma interdisciplinar. Os contedos so definidos junto com os educandos e na realidade em que esto situados. Freire elimina a diferena entre cultura popular e cultura erudita e permite que a primeira tambm seja considerada conhecimento que legitimamente faz parte do currculo.

Demerval Saviani X Paulo Freire


O predomnio de Paulo Freire no campo educacional brasileiro seria contestado, no incio dos anos 80, pela chamada pedagogia histrico-crtica ou pedagogia crtico-social dos contedos, desenvolvida por Demerval Saviani. Tal como Freire, Saviani no pretendia estar elaborando propriamente uma teoria do currculo, mas sua teorizao focaliza questes que pertencem legitimamente ao campo dos estudos curriculares. Em oposio a Paulo Freire, Saviani, faz uma ntida separao entre educao e poltica.

A educao torna-se poltica apenas na medida em que ela permite que as classes subordinadas se apropriem do conhecimento que ela transmite com ou um instrumento cultural que ser utilizado na luta poltica mais ampla. Saviani critica tanto as pedagogias liberais quanto a pedagogia libertadora freiriana por enfatizarem no a aquisio do conhecimento mas os mtodos de sua aquisio.

H na teorizao de Saviani, uma evidente ligao entre conhecimento e poder. Nesse sentido a pedagogia de Saviani, aparece como a nica, dentre as pedagogias crticas, a deixar de ver qualquer conexo intrnsica entre conhecimento e poder. Para Saviani o conhecimento outro poder

Michael Young
Segundo Silva (2003), outro movimento crtico em relao s teorias de currculo ocorreu na Inglaterra, com Michael Young. Essa crtica era baseada na sociologia e passou a ser conhecida como Nova Sociologia da Educao (NSE) A Nova Sociologia da Educao tinha uma preocupao com o processamento de pessoas, e no do conhecimento.

A tarefa de uma sociologia do currculo consistiria precisamente em colocar essas categorias em questo, em desnaturaliz-las, em mostrar seu carter histrico, social, contingente, arbitrrio. A questo bsica era a conexo entre currculo e poder, entre a organizao do conhecimento e a distribuio de poder. Questionava por que era atribuda mais importncia a certas disciplinas e conhecimentos do que a outros

TEORIAS PS-CRTICAS
Podemos comear a falar sobre as teorias pscrticas analisando o currculo multiculturalista, que destaca a diversidade das formas culturais do mundo contemporneo. O multiculturalismo, mesmo sendo considerado estudo da antropologia, mostra que nenhuma cultura pode ser julgada superior a outra.

Em relao ao currculo, o multiculturalismo aparece como movimento contra o currculo universitrio tradicional que privilegiava a cultura branca, masculina, europia e heterossexual, ou seja, a cultura do grupo social dominante. A partir desta anlise, houve a proposio de que o currculo tambm inclusse aspectos de formas mais representativas das diversas culturas dominadas.

Assim surgiram duas perspectivas: a liberal ou

humanista e a mais crtica.


A linha liberal defende idias de tolerncia, respeito e convivncia harmoniosa entre as culturas. A viso crtica pontua que, dessa forma, permaneceriam intactas as relaes de poder, em que a cultura dominante faria o papel de permitir que outras formas culturais tivessem seu espao

As desigualdades criadas dentro do processo escolar no aparecem apenas nas relaes de poder entre grupos dominantes a partir de questes econmicas, mas tambm nas diferenas raciais, de sexo e gnero, quando so colocados como dominantes valores, como a superioridade masculina e a branca.

As relaes de gnero so uma das questes muito presentes nas teorias pscrticas, que questionam, como j foi dito, no apenas as desigualdades de classes sociais. Neste caso, o feminismo aparece para questionar o predomnio de uma cultura extremamente patriarcal, na qual existe uma grande desigualdade entre homens e mulheres.

Inicialmente, a principal questo dizia respeito ao acesso, ou seja, o acesso educao era desigual para homens e mulheres e, dentro do currculo, havia distines de disciplinas masculinas e femininas. Assim, certas carreiras eram exclusivamente masculinas sem que as mulheres tivessem oportunidade.

O que levou a esse questionamento?


O currculo oficial valorizava a separao entre sujeitos, o Domnio e o controle, a racionalidade e a lgica, a cincia e a tcnica, o individualismo e a competio, tudo o que reflete experincias e interesses masculinos. Por meio de discusses curriculares sobre gnero, procuramos perceber os interesses e valores femininos, como importncia das ligaes sociais, intuio, artes e esttica, comunitarismo e cooperao. O que se pretende no utilizar apenas uma forma ou outra, mas equilibrar, por meio do currculo, todos estes interesses e particularidades para conseguir um equilbrio.

As questes raciais e tnicas


Comearam a fazer parte das teorias pscrticas do currculo, tendo sido percebida a problemtica da identidade tnica e racial. O currculo no pode se tornar multicultural apenas incluindo informaes sobre outras culturas.

As questes raciais e tnicas


Precisa considerar as diferenas tnicas e raciais como uma questo histrica e poltica. essencial, por meio do currculo, desconstruir o texto racial, questionar por que e como valores de certos grupos tnicos e raciais foram desconsiderados ou menosprezados no desenvolvimento cultural e histrico da humanidade e, pela organizao do currculo, proporcionar os mesmos significados e valores a todos os grupos, sem supervalorizao de um ou de outro.

Anda mungkin juga menyukai