Anda di halaman 1dari 9

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO ANLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS SILVANO PESSOA DE OLIVEIRA

INFORMATIZAO BENEFCIO E RAPIDEZ

Itapuranga 2011

SILVANO PESSOA DE OLIVEIRA

INFORMATIZAO BENEFCIO E RAPIDEZ

Trabalho apresentado ao curso Anlise e Desenvolvimento de Sistemas da UNOPAR Universidade Norte do Paran, para a atividade Interdisciplinar.

Prof. Denise Dias Santana \ Eliane Maria de Oliveira Araman \ verson Morais \ Jos Roberto Passini \ Veronice de Freitas

ITAPURANGA. 2011

SUMRIO 1- INTRODUO ............................................................................................................ 3


Cmara Municipal de Morro Agudo de Gois-Go................................................................................3 Supermercado Central.............................................................................................................................4

2- DESENVOLVIMENTO ................................................................................................ 5 3- CONSIDERAES ...................................................................................................... 7 4- REFERNCIAS ........................................................................................................... 7

1- INTRODUO Cmara Municipal de Morro Agudo de Gois-Go O texto apresenta dados coletados da Cmara Municipal de Morro Agudo de Gois GO localizada na avenida samambaia N 1174 no centro da cidade, cujo telefone TEL: (62) 3334-2018 e possui como endereo eletrnico camaramorroagudo@cultura.com.br. Uma empresa publica que tem como finalidade servir a populao e se tornado referencia na rea do poder publico. A cmera municipal juntamente com o poder executivo vem trabalhando juntos para um bom desempenho da administrao do poder pblico, a cmera presta importantes servios desde a aprovao de projetos, ajuda a pessoas com mais necessidades, alm disso, ajuda a populao a fiscalizar o dinheiro publico do municpio possui ainda funcionrios que so pagos com prprio dinheiro, presta todo tipo de servio populao morro agudense dentro do que lhe e permitido perante as leis do municpio. Histrico A Cmera municipal de Morro Agudo de Gois foi fundada no ano de 1989, pelo ento presidente Belchior Gonalves Braga de 1989 a 1990, onde foram votados os primeiros projetos de lei. Lei N 01 no dia 02 de janeiro de 1989, institui a organizao administrativa da Prefeitura Municipal de Morro Agudo de Gois, cria cargos fixa vencimentos e da outras providencias, projeto de lei N 02 no dia 02 de janeiro de 1989, institui o imposto de transmisso inter-vivos-o ITBI, e da outras previdncias, projeto de lei N03 tambm no dia 02 de janeiro de 1989, projeto que institui o imposto sobre vendas a varejo de combustveis o IVVC. No fim do ano 1990 com a sada do presidente Belchior Gonalves Braga para assumir uma secretaria na prefeitura municipal, foi eleito o vereador Jose Nunes da Silva em votao na cmera que exerceu o cargo de 1991 ate o dia 03 de agosto de 1992, onde foi feita uma nova eleio e foi eleito o ento vereador Vilson Antnio da Cunha, assumiu a presidncia no dia 04 de agosto de 1992 exerceu o cargo ate 12 de janeiro de 1992, assim continuou a cada ano e feito uma nova eleio e um novo presidente e eleito.

Supermercado Central Apresentao da empresa Supermercado Central, situado na Avenida Vitoria Rgia com o N. 1326 no centro de Morro Agudo de Gois, com o telefone (62) 3334 3341. Uma empresa que trabalha mercado varejista, secos e molhados em geral e vrios outros produtos. A empresa trabalha na venda desses produtos com o propsito de viabilizar e proporcionar a todos consumidores o prazer de comprar produtos no varejo com o menor preo e maior prazo, presta servio aos consumidores na entrega de mercadorias nas suas prprias residncias, a empresa funciona das 07 horas da manh ate s 20 horas da noite com um bom atendimento a todas as pessoas que vo ate a empresa para fazer compras ou ate mesmo fazer uma visita, esto trabalhando com trs funcionrios todos legalizados de acordo com as leis. Histrico O supermercado Central iniciou neste mesmo local nos meados de 1979 e 1980 seu primeiro dono foi Jose Tavares de Oliveira com o nome Supermercado Tavares, iniciou comum pequeno comercio que ao passar dos anos foi se tornando um grande comercio durante muitos anos serviu toda a populao porque s existia ele no ramo, mas a pouco mais de trs anos faleceu seu primeiro proprietrio, ento as coisas ficaram difceis e chegaram a fechar as portas, foi muito rui para a cidade, mas alguns meses depois de terem fechados resolveram a alugar o comercio, ento a empresa foi reaberta com novos donos que esto trabalhando firmes para a sua melhoria e para um bom atendimento.

2- DESENVOLVIMENTO Cmera Municipal de Morro Agudo de Gois GO. A empresa em questo utiliza como sistema empresarial um sistema de folha de pagamento sendo usado em um ambiente Windows um dos principais sistemas operacionais utilizado. Utilizando uma linguagem de programao Delphi e seu banco de dados e o mega 0378 FDB tendo um programador trabalhando de forma direta no desenvolvimento e manuteno de seu sistema, para que no haja imprevistos tem a sua disposio um profissional interno que atua como gerente de banco de dados. Esse sistema trouxe agilidade, confiabilidade, para que os dados possam ser redigidos de maneira eficaz e rpido. Antes da implantao desse sistema a empresa desempenhava seu papel com um pouco mais de dificuldade cumprindo seu dever perante seus parmetros, mas o sistema implantado veio para ajudar na realizao de seu trabalho com mais eficcia. Supermercado Central A empresa Supermercado Central utiliza um sistema de automao comercial com o nome compofour, sendo usado em um ambiente Windows, um dos sistemas operacionais mais utilizados atualmente. O programa citado utiliza Delphi como linguagem de programao, e o BDE como banco de dados. O sistema foi desenvolvido pela empresa que leva o mesmo nome do programa, que garante o suporte tcnico do sistema, oferecendo um profissional para atend-lo por um nmero de telefone esclarecendo duvidas sobre o funcionamento de mesmo sempre que elas necessitam, a empresa fornecedora do sistema envia um cd e um manual de instalao para ser usado em casos especficos o que proporciona certa praticidade para ambos. Graas a isso a empresa pode organizar todo seu funcionamento como controle de compra e venda de estoque, alm da emisso de notas fiscais e recibos o que proporciona certa credibilidade e confiana perante o consumidor final.

A mesma no veio a utilizar de outro tipo de sistema antes, pois trabalhava com o processo de notas promissrias que eram feitas manualmente. O controle dessa empresa era muito complicado, pois com notas se tornava muito demorado, porque levava horas para fazer o controle interno de mercadorias, levavam dias para fazer o balano ai ento resolvera implantar este sistema, e com isso ficou bem mais fcil o controle interno.

3- CONSIDERAES A existncia de um sistema de informao para o auxlio na organizao de uma empresa de primordial importncia, ela pode ser muito grande como uma multinacional ou mesmo uma microempresa, nos exemplos aqui citados podemos perceber que tanto em uma empresa como uma cmera de uma cidade cujos dados tem de serem organizados de forma impecvel, at mesmo em uma empresa muito pequena onde a necessidade de impecabilidade no to eminente, esses sistemas que se fazem presentes, pois o mundo da tecnologia hoje esta em toda parte e o mercado se encontra cada vez mais exigente ento se uma empresa quer se manter ou mesmo se ela quer manter seus clientes satisfeitos ela tem que atualizar. A cada dia que se passa novas tecnologias vo sendo descobertas e as que se hoje se fazem presentes como atualidades, amanh podem ser consideradas ultrapassadas e retrgradas. As informaes antes arquivadas em papeis que eram de difcil manuseio, agora do lugar ao que hoje h de moderno. O mundo vive em constante processo de modernizao e sabemos que os profissionais que atuam na rea de tecnologia tm que estar sempre atualizados, pois acompanhar o ritmo do progresso no fcil, mas preciso. A forma que cada empresa usa para organizar-se depende muito de uma para a outra, e por isso os programadores que atuam em auxlio a elas devem conhecer muito bem como ela atua, para que possa desenvolver um tipo de sistema que pode satisfazer suas necessidades, o que no ajuda apenas a empresa, mas tambm o seu programador, pois a necessidade de se trabalhar de forma profissional alm de indispensvel, tambm algo que muito se busca em ns profissionais. Das empresas aqui citadas, levando em considerao a prefeitura como exemplo, temos que saber que esse sistema tendo de ajudar no planejamento, organizao, direo e controle de suas aes no pode haver nenhum tipo de falhas por isso a necessidade de se dedicar para que o sistema desenvolvido no auxilie a ela deve ser de absoluta competncia, pois estar lhe dando com dados muito importantes para a empresa e no caso citado, de toda uma cidade.

4- REFERNCIAS
7

SANTANA, Denise Dias; PERINI, Luis Cludio; Fundamentos da administrao da informao. So Paulo: Pearson, 2009

ARAMAN, Eliane Maria de Oliveira; CAZETTA, Jenai Oliveira; Fundamentos de lgica e matmatica discreta.So Paulo:Pearson,2009

NISHIMURA, Ruy Tsutomu; YOSHIDIO, Mitio; Organizao de computadores. So Paulo: Person, 2009

MARTINS, Paulo Roberto; PAIANO, Valessa C.; Linguagens e tcnicas de programao. So Paulo: Person, 2009

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARAN. Biblioteca Central. Normas para apresentao de trabalhos. 2. ed. Curitiba: UFPR, 1992. v. 2.

Anda mungkin juga menyukai