Anda di halaman 1dari 10

OAB INTENSIVO 2012.

CURSO PREPARATRIO PARA PROVA DA OAB 2012.1 INTENSIVO


DATA DA AULA: 05/03/2012 DISCIPLINA: DIREITO CONSTITUCIONAL PROFESSOR (A): Arthur Guerra Monitora: Maria Izabel Guimares Souza

DIREITO CONSTITUCIONAL Professor Arthur Guerra. I - Idia de Constituio. II - Classificao das Constituies. III - Aplicabilidade das normas Constitucionais. IV - Princpios fundamentais. V - Direitos Fundamentais.

I - Idia de Constituio. Estado de Direito no mais a vontade de alguns homens que formulam o Estado, mas a vontade do Direito que foi consagrado dentro de uma Constituio. Revoluo Francesa surgimento dos direitos fundamentais. Estados Unidos unio de foras das 13 colnias para reorganizar em um nico Estado. O novo documento trazia idia de organizao do Estado e repartio de competncias. A Constituio uma lei com fora superior, possui supremacia. Uma Constituio deve dispor sobre direitos fundamentais e organizao do Estado. Ao elaborar um conceito sobre o que uma Constituio necessrio falar sobre: Supremacia Constituio Direitos fundamentais Organizao do Estado Ex.: Constituio a carta suprema de um Estado que o organiza concedendo direitos fundamentais. Ex.: Constituio a carta magna de direitos fundamentais e organizao de um Estado.
www.prolabore.com.br

OAB INTENSIVO 2012.1

II - Classificao das Constituies - critrios. 1- Quanto ao modo de elaborao. - Dogmtica aquela que trs em seu texto os principais dogmas vigentes no Estado em determinado momento. Podemos afirmar que a constituio dogmtica um retrato do tempo em que surgiu. Ex.: CF/88. - Histrica fruto da lenta, porm contnua, sntese dos valores culturais e jurdicos de um povo. Diferentemente da constituio dogmtica, a constituio histrica pode ser comparada a uma filmagem do tempo em que ocorreu. um filme da histria. 1- Quanto ao contedo quais as normas que esto na Constituio. Toda Constituio tem que ter pelo menos dois contedos, quais sejam: organizao do Estado; e direitos e garantias fundamentais. - Formal a Constituio que dispe de assuntos que, por sua natureza, no de direito constitucional, mas tomou a forma, e hierarquia de direito constitucional. Ex.: taxas de juros no assunto constitucional por natureza, mas tomou a forma de direito constitucional. A constituio formal aquela que alm de tratar dos assuntos obrigatrios, trs em seu texto dispositivos de outra natureza, mas que foram formalizados como constitucionais. A CF/88 formal. Ex.: Art. 242, CF/88. - Material a Constituio que dispe apenas de matria constitucional. 2- Quanto forma de organizao dos textos constitucionais. - Escrita, codificada ou orgnica aquela cujas matrias de ordem constitucional esto escritas em um s documento (Codex). Ex.: CF/88.

www.prolabore.com.br

OAB INTENSIVO 2012.1

- No escrita, legal ou inorgnica so aquelas cujas leis escritas de matria constitucional esto espalhadas no tempo e em vrios documentos no espao. 3- Quanto a estabilidade, a alterabilidade, a mutabilidade, a plasticidade ou ao processo de reforma. No se pode confundir o processo de reforma com a facilidade ou no de se mudar uma Constituio. Se observarmos, a CF/88 fcil ou difcil de ser mudada? Desde quando foi criada em 88 at hoje, a CF possui 74 emendas. A Constituio Americana tem 200 anos que vou criada e apenas 34 alteraes. Conclui-se que a CF/88 fcil de ser alterada. No entanto, o processo legislativo para criar uma lei ou emenda que difcil. - Imutveis so aquelas que no podem ser alteradas por dois motivos: o texto constitucional no traz o processo de reforma, sendo silenciosa; ou vem expresso que no deve ser alterada. Hoje, todo texto constitucional vem com um processo de reforma. As constituies imutveis so histricas, como o Cdigo de Hamurabi e as Leis das Doze Tbuas. - Fixas no podem ser modificadas, a no ser pelo mesmo poder constituinte que elaborou. - Rgidas o processo de alterao do texto constitucional diferente, mais complexo e dificultoso que o da lei comum. - Flexveis (plsticas) a alterao feita atravs do mesmo processo legislativo de elaborao e modificao das leis ordinrias, que possuem um processo mais clere, gil e fcil. - Semi-rgidas (semi-flexveis) as constituies semi-rgidas permitem dois processos de alterao distintos, pois admite o processo legislativo ordinrio para alterao de algumas normas. O processo de alterao ora rgido, ora flexvel. as

www.prolabore.com.br

OAB INTENSIVO 2012.1

- Super-rgidas (Hiper-rgidas) so constituies que possuem em seu texto normas que no podem ser suprimidas ou abolidas, nem mesmo atravs de reforma constitucional. A CF/88 considerada rgida (imutvel) ao proibir a alterao das normas caracterizadas como clusula ptreas.
Art. 60. A Constituio poder ser emendada mediante proposta: I - de um tero, no mnimo, dos membros da Cmara dos Deputados ou do Senado Federal; II - do Presidente da Repblica; III - de mais da metade das Assemblias Legislativas das unidades da Federao, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria relativa de seus membros. 1 - A Constituio no poder ser emendada na vigncia de interveno federal, de estado de defesa ou de estado de stio. 2 - A proposta ser discutida e votada em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, considerando-se aprovada se obtiver, em ambos, trs quintos dos votos dos respectivos membros. 3 - A emenda Constituio ser promulgada pelas Mesas da Cmara dos Deputados e do Senado Federal, com o respectivo nmero de ordem. 4 - No ser objeto de deliberao a proposta de emenda tendente a abolir: I - a forma federativa de Estado; II - o voto direto, secreto, universal e peridico; III - a separao dos Poderes; IV - os direitos e garantias individuais. 5 - A matria constante de proposta de emenda rejeitada ou havida por prejudicada no pode ser objeto de nova proposta na mesma sesso legislativa.

O examinador pode colocar a seguinte questo: A Constituio Federal de 1988, quanto estabilidade, alterabilidade, mutabilidade, rigidez ou ao processo de reforma, classificada como: a) Flexvel b) Rgida c) Mutvel d) Material e) Super-rgida A Constituio brasileira quanto ao processo de reforma rgida ou super-rgida. Se na questo vier apenas rgida, est ser a alternativa correta. Havendo como alternativa, o processo como super-rgida, est ser a correta.

www.prolabore.com.br

OAB INTENSIVO 2012.1

4- Quanto extenso/ finalidade:

- Sinttica, garantia ou negativa so as constituies que trazem em seu texto apenas normas estruturais do Estado, como os direitos e garantias fundamentais. Impe limitaes ao poder do Estado de intervir na esfera privada. - Analticas diferentemente da constituio sinttica, a constituio analtica traz em seu texto normas que vo alm dos direitos e garantias fundamentais bem como organizao do Estado. H tambm, normas programticas estabelecendo fins, metas, diretrizes e programas sociais. Ex.: A CF/88 considera analtica, pois analisa o comportamento da sociedade e dirige o esse comportamento. Ex.: A Constituio do Brasil, quanto forma, contedo e finalidade, pode ser classificada respectivamente: a) b) escrita, formal e analtica. A forma refere-se maneira de organizao dos textos. 6 Quanto origem: - Outorgadas (impostas) considerada outorgada a constituio que se origina da vontade exclusiva do governante de um Estado. So criadas sem a participao popular, sendo impostas de cima para baixo. Nem toda constituio outorgada tirnica. - Promulgadas, populares, democrticas ou votadas considera promulgada a constituio que fruto do trabalho dos representantes do povo, especialmente escolhidos com essa finalidade. So elaboradas de baixo para cima. O povo quem cria. - Cesarista so constituies outorgadas, mas dependem de ratificao popular. Em primeiro lugar, h a imposio do governante, para depois a ratificao popular. Ex.: Iraque ps-invaso americana. Os EUA criaram uma Constituio para o Iraque e depois o povo ratificou.

www.prolabore.com.br

OAB INTENSIVO 2012.1

- Pactuadas so constituies que se originam de um compromisso entre duas foras rivais. O poder constituinte pode se encontrar dividido entre a vontade do governante e a vontade popular. Aplicabilidade das Normas Constitucionais (aplicabilidade e eficcia jurdica) Toda e qualquer norma constitucional possui alguma aplicabilidade; Jos Afonso da Silva estabeleceu trs classificaes para eficcia (efeitos) da norma constitucional. - Eficcia plena e aplicabilidade imediata, direta e integral (auto-aplicveis, autoexecutveis) desde o momento em que a constituio criada, ela est pronta para gerar integralmente os seus efeitos. No requerem a elaborao de novas normas legislativas que lhes completem, pois so dotadas de aplicabilidade direta. As normas de eficcia plena no podem ser reduzidas pelas normas infraconstitucionais. Ex.: art. 5., CF/88. Inviolabilidade do Direito Vida - Desde o dia em que nasceu a Constituio de 1988 a vida j estava integralmente protegida. Se nascer alguma lei disciplinando o direito vida, essa norma no pode limitar/ reduzir o alcance ao direito vida. Para Maria Helena Diniz, as normas de eficcia plena so aquelas que constituem o cerne intangvel da Constituio. So normas que possuem status de clusulas ptreas com eficcia plena. - Eficcia contida e aplicabilidade imediata, direta e restringvel imediatamente, j capaz de produzir todos os seus efeitos, mas pode ter o seu alcance reduzido, passando a ter efeitos parciais. Ex.: Art. 5., XIII- livre o exerccio de qualquer trabalho, ofcio ou profisso, atendidas as qualificaes profissionais que a lei estabelecer. A prpria CF/88 permite ao legislador infraconstitucional reduzir, limitar, regulamentar qualquer ofcio. Maria Helena Diniz chama as normas de eficcia Contida de normas Restringveis, pois permitem a elaborao de normas que venham a restringir direitos.

www.prolabore.com.br

OAB INTENSIVO 2012.1

- Eficcia limitada e aplicabilidade mediata, indireta e reduzida no capaz de por si gerar todos os efeitos que o constituinte pretende, dependendo de uma regulamentao posterior e ordinria permitindo a sua aplicabilidade. uma norma dependente de complementao. Legislativo - pode criar uma lei complementar; Eficcia limitada Executivo- praticar atos administrativos complementares; Judicirio- sentenas que determinam, impem.

Jos Afonso Diniz subdivide as normas de eficcia limitada em: - Normas de princpio institutivo organizatrios so normas que instituem, criam normas gerais de estruturao e atribuio aos rgos estatais. - Normas de princpio programtico so aquelas em que se criam programas de governo a serem executados pela administrao pblica, dispondo sobre metas, princpios e diretrizes. Tm como destinatrios os rgos estatais e no os indivduos. As normas programticas muitas vezes so confundidas como meras promessas vazias do constituinte. O STF j decidiu que as normas programticas geram efeitos jurdicos. Princpios Fundamentais So fundamentos, objetivos e princpios de relaes internacionais. O examinador do Exame de Ordem vai exigir a diferena entre objetivos, fundamentos e princpios. Ele colocar nas questes vrias alternativas, perguntando qual delas um fundamento, ou para voc identificar um objetivo. O que fundamento? a base/ fundao onde ser construdo o Estado brasileiro. Ex.: O Brasil um Estado Democrtico de Direito. a base que a Constituio declara que o Brasil . O Brasil Repblica. O que se pretende no fundamento. O que objetivo? o que se pretende alcanar. Ex.: ser um pas justo, livre e solidrio. Objetivo o que se busca. O que princpio de relao internacional? sempre demonstrado pelo relacionamento do Brasil com outros Estados. Ex.: princpio de igualdade entre os povos.
7

www.prolabore.com.br

OAB INTENSIVO 2012.1

Princpios: Art. 1., CF/88.


Art. 1 A Repblica Federativa do Brasil, formada pela unio indissolvel dos Estados e Municpios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrtico de Direito e tem como fundamentos: I - a soberania; II - a cidadania; III - a dignidade da pessoa humana; IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; V - o pluralismo poltico. Pargrafo nico. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituio

Forma de Governo (como o governo formado) = Repblica Federativa do Brasil. No clusula ptrea. Forma de Estado Federativo. A diviso do Brasil em Estados apenas para fins internos. O Brasil nico e indissolvel. Os Estados e Distrito Federal no possuem o direito de se separar formando um novo pas. Regime Poltico Democracia. Princpios democrticos e fundamentos do Brasil - soberania; cidadania; dignidade da pessoa humana; os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e o pluralismo poltico. A democracia pode ser: a) Mista b) Semidireta c) Participativa Objetivos so metas que o Brasil busca alcanar. So idias que o Brasil vai perseguir.
Art. 3 Constituem objetivos fundamentais da Repblica Federativa do Brasil: I - construir uma sociedade livre, justa e solidria; II - garantir o desenvolvimento nacional; III - erradicar a pobreza e a marginalizao e reduzir as desigualdades sociais e regionais; IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raa, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminao.

www.prolabore.com.br

OAB INTENSIVO 2012.1

O Estado brasileiro pode discriminar os indivduos? Pode e deve. Se um candidato ao Exame de Ordem deficiente visual, ele far a prova escrita da mesma forma que os demais? No, ele deve ter tratamento diferente dos demais. As polticas pblicas discriminatrias visam promoo do bem de todos. Princpios de relaes internacionais o Brasil se relacionando com outros pases.
Art. 4 A Repblica Federativa do Brasil rege-se nas suas relaes internacionais pelos seguintes princpios: I - independncia nacional; II - prevalncia dos direitos humanos; III - autodeterminao dos povos; IV - no-interveno; V - igualdade entre os Estados; VI - defesa da paz; VII - soluo pacfica dos conflitos; VIII - repdio ao terrorismo e ao racismo; IX - cooperao entre os povos para o progresso da humanidade; X - concesso de asilo poltico. Pargrafo nico. A Repblica Federativa do Brasil buscar a integrao econmica, poltica, social e cultural dos povos da Amrica Latina, visando formao de uma comunidade latino-americana de naes.

O artigo 4. dispe sobre direitos humanos, independncia e paz.


IIIO Brasil um Estado independente por si; Sempre que o Brasil entrar em um conflito, ele dar preferncia resoluo que tenha uma proteo maior aos direitos humanos. Se um determinado pas desrespeita direitos humanos, o Brasil poder at cortar relaes com este pas; IIIIVA autodeterminao dos povos muito parecida com a nointerveno. A autodeterminao a idia de que todo povo tem o governante que merece; A no-interveno na guerra do Iraque, os Estados Unidos chamou o Brasil para intervir junto com ele no Iraque. O Brasil negou a interveno estatal sobre outro pas, afirmando que s interviria em misso de paz. VIgualdade entre os Estados possui um duplo significado: O Brasil trata igualmente os outros pases, na medida da sua desigualdade (isonomia); aspecto unidirecional- da mesma forma que o pas estrangeiro trata o Brasil, o Brasil ir trat-lo (reciprocidade); VIVIIDefesa da paz- o Brasil repudia guerras; Soluo pacfica dos conflitos so conflitos dirios. Ex.: Europa afirma que no vai mais comprar carne do Brasil. O Brasil tenta resolver pacificamente, evitando providncias drsticas; VIIIIXRepdio ao terrorismo e racismo direitos humanos; Cooperao entre os povos para o progresso da humanidade;

www.prolabore.com.br

OAB INTENSIVO 2012.1

X-

Concesso de asilo poltico perseguio por expresso do pensamento, convico poltica ou manifestao religiosa;

Pargrafo nico j cobrado em prova! O examinador trocou os povos com quem o Brasil buscar integrao, afirmando que buscar integrao com (...) Europa, sia e Oceania, tornando a alternativa falsa.

O que o examinador exige no Exame de Ordem? - saber quando est falando de um fundamento, princpio ou objetivo internacional; - uma questo afirmando que todos so fundamentos, exceto; - todos so princpios, exceto;

V- Direitos Fundamentais So direitos pertencentes a uma Constituio de determinado pas. Todos os direitos presentes na constituio brasileira so fundamentais. sinnimo de direitos constitucionais. Organizao: esparsos no texto constitucional. O direito que no est na constituio no direito fundamental, como por exemplo, o direito de remisso da Lei de Execues Penais, presente na norma infraconstitucional.

www.prolabore.com.br

10

Anda mungkin juga menyukai