Anda di halaman 1dari 27

9

Usucapio de Bens Imveis


Fabio Monteiro Pinheiro 1 2 Guilherme Luiz M. R. Gonalves

Resumo Diante da realidade a cerca da regularizao imobiliria no Brasil, que possui inmeras propriedades que no possuem o devido registro imobilirio e se encontram sem condies de venda atravs de financiamento bancrio, que hoje uma das principais maneiras de se adquirir um imvel, se faz necessrio, portanto, o conhecimento de maneiras para que se regularize a situao com relao a propriedade e seu devido registro imobilirio, e a usucapio uma forma de se obter essa regularizao, atravs do lapso temporal, e preenchidos os requisitos expressos em lei. Necessrio se faz, tambm, o conhecimento de alguns conceitos como posse, propriedade e a prpria usucapio de bens imveis, para que assim se possa agir e obter a regularizao da propriedade. A usucapio de bens imveis uma maneira de se regularizar a situao de propriedades que no possuem o devido registro imobilirio. Mas para que se possa us-la com eficincia, se faz necessrio o real conhecimento de suas espcies, bem como de seus requisitos, para que assim se aplique o adequado a cada situao e a cada propriedade. Palavras-Chave: Usucapio, Imveis, Posse, Propriedade.

Bacharel em Cincias Jurdicas pela Faculdade de Administrao e Cincia Contbeis de So Roque FAC, 2010.
1 2 Professor na Faculdade de Administrao e Cincias Contbeis de So Roque. FAC So Roque. Advogado.

Revista Eletrnica Direito, Justia e Cidadania Volume 2 n 1 - 2011

10

INTRODUO O presente trabalho de concluso de curso tem por objeto a anlise sobre o instituto da usucapio de bens imveis no direito brasileiro, com a sua origem histrica, a sua definio, seus contornos gerais, sua previso legal em nosso ordenamento jurdico, suas modalidades e seus procedimentos jurdicos a serem adotados. Com esse estudo pretenderemos verificar que a usucapio de bens imveis, em suas diversas modalidades, mostra-se como importante instrumento na regularizao da questo fundiria, seja urbana, seja rural, favorecendo, inclusive, a concretizao do princpio constitucional da funo social da propriedade. Isso, deve-se segurana da posse que dada queles que preencham os requisitos exigidos para a configurao do instituto, atravs da titularidade da propriedade ento conferida. Como poderemos verificar, importante papel exerce a usucapio, pois, sem ela, a propriedade seria provisria e reinaria uma incerteza permanente e universal, que teria como conseqncia uma perturbao geral. O fundamento bsico realmente o bem comum (Barrufini, 1.998, p. 27). Trata-se de um estudo que merece ateno por ser a usucapio de bens imveis um dos modos de aquisio originria da propriedade de bens imveis, mediante o prolongamento da posse e o preenchimento, pelo possuidor, dos demais requisitos exigidos legalmente para sua configurao, o qual muitas pessoas no esto familiarizadas com esse instituto. Espero que o presente estudo voltado para a usucapio de bens imveis possa direcionar, todos que no estiverem familiarizados com o mesmo, colaborando com a legalizao de muitas propriedades as quais no possuem ainda o devido registro imobilirio e se enquadram a aplicao da usucapio de bens imveis. Este trabalho foi realizado por meio de pesquisa bibliogrfica, onde foram utilizados livros, revistas, web sites, legislao, artigos e apostilas que abordam o tema. Este trabalho ser dividido em seis captulos, alm desta introduo.
Revista Eletrnica Direito, Justia e Cidadania Volume 2 n 1 - 2011

11

No captulo Noes Gerais de Posse e Propriedade sero abordados os institutos da posse e da propriedade. No captulo Usucapio de Bens Imveis dada uma visualizao geral do instituto, bem como seu conceito e sua origem histrica. No captulo Usucapio de Bens Imveis e suas Espcies no Direito Brasileiro abordarei as espcies do instituto, bem como seus requisitos. No captulo Regulamentao da Usucapio de Bens Imveis no Direito Civil Brasileiro apresentarei a previso legal do instituto da usucapio de bens imveis em nosso ordenamento jurdico. No captulo Procedimentos Jurdicos da usucapio de Bens Imveis demonstrarei os procedimentos jurdicos da ao de usucapio de bens imveis a serem adotados, bem como a natureza jurdica da sentena que confere usucapio. No captulo Contagem do Prazo para Usucapio Quando Iniciado na Vigncia do Cdigo Anterior dado um entendimento sobre o prazo exigido para caracterizao da usucapio, nos casos em que se iniciou a contagem do prazo na vigncia de nosso antigo Cdigo Civil. 1. NOES GERAIS DE POSSE E PROPRIEDADE

Para entendermos a definio de usucapio de bens imveis necessrio o conhecimento da posse e seus efeitos, bem como o de propriedade. Posse a possibilidade de disposio fsica da coisa com nimo de t-la como sua e de defend-la contra terceiros, a posse a exteriorizao ou visibilidade do domnio, a posse um fato que protegido pela lei, conforme pensamento de Slvio Rodrigues: Portanto a posse uma situao de fato que protegida pelo legislador. (Rodrigues, 2007, p. 16). Outro ilustre autor que tambm entende ser a posse um fato que protegido pela legislao Silvio de Salvo Venosa:
Desse modo, a doutrina tradicional enuncia ser a posse relao de fato entre a pessoa e a coisa. A ns parece mais acertado afirmar que a posse trata de estado de aparncia juridicamente relevante, ou seja, estado de fato protegido pelo direito. (Venosa, 2005, p. 46). Revista Eletrnica Direito, Justia e Cidadania Volume 2 n 1 - 2011

12

A posse tem dois efeitos bsicos, sendo o primeiro a proteo possessria (interdicta), que se trata da tutela possessria, que consiste em a pessoa poder se valer do instrumento processual para proteger a relao jurdica. So as aes de manuteno, de reintegrao e o interdito proibitrio. E o segundo a possibilidade de gerar usucapio, que a possibilidade de transformar a posse em propriedade. Para Slvio Rodrigues, esses efeitos esto ligados ao conceito de posse, pelo fato de a legislao atender a uma preocupao social, e no apenas proteger o possuidor:
No se pode compreender o conceito de posse sem analisar dois dos seus principais efeitos, ou seja, a proteo possessria e a possibilidade de gerar a usucapio. Porque, tanto no exame de um como no do outro efeito, evidencia-se o fato de que toda a legislao respeitante posse atende a uma preocupao de interesse social, e no apenas ao intuito de proteger a pessoa do possuidor. Alis, tendo em vista o carter dinmico da posse, seu conceito est intimamente ligado a essas duas conseqncias que dela derivam. (Rodrigues, 2007, p. 17).

Conforme Venosa, a posse permite ao possuidor o exerccio do direito de propriedade, sendo que quem no tiver a posse da coisa, no poder us-la.
Assim, a posse o fato que permite e possibilita o exerccio do direito de propriedade. Quem no tem a posse no pode utilizar-se da coisa. Essa a razo fundamental, entre outras, de ser protegido esse estado de aparncia, como vimos. Sem proteo posse, estaria desprotegido o proprietrio. (Venosa, 2005, p. 48).

A propriedade uma garantia fundamental do homem conforme nos ensina nossa Constituio Federal vigente em seu artigo 5. A lei prev a inviolabilidade, possuindo a propriedade status de direito fundamental. a garantia fundamental, que d ao homem o poder de usar, gozar e fruir da coisa, tendo poder sobre ela, mas tambm limitaes econmicas e sociais.
Artigo 5. Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no Pas a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade, nos termos seguintes: (Brasil, 2008, p. 35).

Revista Eletrnica Direito, Justia e Cidadania Volume 2 n 1 - 2011

13

Nosso Cdigo Civil vigente trs em seu artigo 1.225, inciso I, ser a propriedade um direito real So direitos reais: I a propriedade; (Brasil, 2008, p. 208). Consoante a isso, Silvio Rodrigues nos d o entendimento de que se trata de um direito que recai diretamente sobre a coisa, e que o titular de tal direito que ter direito sobre a coisa.
Trata-se bvio, de um direito real, ou seja, de um direito que recai diretamente sobre a coisa e que independe, para o seu exerccio, de prestao de quem quer que seja. Ao titular de tal direito conferida a prerrogativa de usar, gozar e dispor da coisa, bem como de reivindic-la de quem quer que injustamente a detenha. (Rodrigues, 2007, p. 76).

Diferentemente da posse, que se trata de um fato, a propriedade se configura como direito, conforme nos ensina Maria Helena Diniz.
Poder-se- definir, analiticamente, a propriedade, como sendo o direito que a pessoa fsica ou jurdica tem, dentro dos limites normativos, de usar, gozar e dispor de um bem, corpreo ou incorpreo, bem como de reivindiclo de quem injustamente o detenha. (Diniz, 2008, p. 114).

Podemos ento entender ser a propriedade, uma conseqncia da posse exercida, no caso especfico da usucapio, pois, com o exerccio da posse, preenchidos os requisitos legais, se ter a propriedade do bem imvel. 2. USUCAPIO DE BENS IMVEIS

A usucapio de bens imveis, que ser tema do presente estudo, a forma de aquisio da propriedade pelo exerccio da posse, na forma e pelo tempo exigido por lei, conforme pensamento de Slvio de Salvo Venosa.
A posse prolongada da coisa pode conduzir aquisio da propriedade, se presentes determinados requisitos estabelecidos em lei. Em termos mais concretos denomina-se usucapio o modo de aquisio da propriedade mediante a posse suficientemente prolongada sob determinadas condies. (Venosa, 2005, p. 216).

Revista Eletrnica Direito, Justia e Cidadania Volume 2 n 1 - 2011

14

Juntamente com a posse, se faz necessria que essa seja realizada com o inteno de ser dono da propriedade em questo, alm de ser mansa e pacfica e continuada, pois no pode ser interrompida, conforme pensamento de Maira Helena Diniz:
A posse deve ser mansa e pacfica, isto , exercida sem contestao de quem tenha legitimo interesse, ou melhor, do proprietrio contra quem se pretende usucapir. Se a posse for perturbada pelo proprietrio, que se mantm solerte na defesa de seu domnio, falta um requisito para a usucapio. Para que se configure a usucapio mister a atividade singular do possuidor e a passividade geral do proprietrio e de terceiros, ante aquela situao individual. Precisa ser ela contnua, ou seja, exercida sem intermitncia ou intervalos. (Diniz, 2008, p. 161).

Portanto, podemos dizer que a usucapio de bens imveis, um modo de aquisio da propriedade pela posse prolongada sob determinadas condies. 2.1. Origem Histrica da Usucapio de Bens Imveis

A usucapio encontra suas origens no Direito romano, tendo sempre o tempo como fator primordial na aquisio do domnio. A Lei das XII Tbuas j preconizava sua existncia na determinao dos prazos para tal aquisio, conforme pensamento de Maria Helena Diniz: A sua primeira manifestao caracterizou-se por uma posse prolongada durante o tempo exigido pela Lei das XII Tbuas (Diniz, 2008, p. 152), sendo de dois anos para os imveis e um ano para os mveis. Com o passar do tempo, esse prazo dilatou-se passando de dez anos para bens imveis entre presentes e vinte anos entre ausentes. A princpio, a usucapio era um direito exclusivo dos quiretes (cidados romanos eleitores, residentes em Roma), no podendo assim ser invocado por peregrinos, conforme pensamento de Slvio de Salvo Venosa: Era modalidade de aquisio do ius civile, portanto apenas destinada aos cidados romanos (Venosa, 2005, p. 216). Com o tempo, no entanto, Roma veio a adquirir vastos territrios fora da Itlia, povoados por peregrinos. Com esse advento, veio necessidade de
Revista Eletrnica Direito, Justia e Cidadania Volume 2 n 1 - 2011

15

proteo de suas posses por parte destes peregrinos, surgindo assim um edito reconhecendo tal direito apoiado em justo ttulo e boa-f. Partindo do elemento de ao prolongada do tempo, surgiram em Roma duas instituies jurdicas, sendo a primeira de carter geral, destinada a extinguir todas as aes e a segunda um modo de aquisio, representada pela antiga usucapio. Essa viso monista foi tambm adotada pelo Cdigo Civil francs, que regulava a prescrio e a usucapio de uma forma unitria, conforme Slvio de Salvo Venosa.
Como decorrncia dessa origem histrica, h legislaes, como a francesa, que preferiram tratar, unitariamente de ambas as modalidades, sob as denominaes de prescrio aquisitiva e prescrio extintiva. Entre ns, o Cdigo optou por tratar da prescrio extintiva na parte geral, disciplinando o usucapio no livro dos direitos reais, como forma de aquisio da propriedade, destinada a mveis e imveis. (Venosa, 2005, p. 217).

Prevalece, porm, em nosso ordenamento jurdico, uma viso formada pela fuso entre as duas teorias, uma vez que a usucapio , ao mesmo tempo, fora criadora e extintiva, conforme vimos nas palavras de Venosa.

2.2.

Conceito de Usucapio de Bens Imveis

Usucapio de bens imveis um dos modos de aquisio da propriedade, mediante a posse continuada durante certo lapso de tempo, e preenchidos os requisitos previstos na lei, conforme nos ensina Maria Helena Diniz.
A usucapio um modo de aquisio da propriedade e de outros direitos reais, uso, habitao, enfiteuse pela posse prolongada da coisa com a observncia dos requisitos legais. (Diniz, 2008, p. 154).

A usucapio um modo originrio de aquisio do bem, atravs da posse por um determinado lapso de tempo e preenchidos os requisitos previstos em nosso ordenamento jurdico, conforme Slvio Rodrigues.
Assim, se o possuidor, sem ser molestado em sua posse (que por isso mansa e pacfica), exerce sobre a coisa os poderes inerentes ao domnio por certo lapso de tempo, permite-lhe a lei obter declarao judicial capaz de conferir-lhe o domnio, depois da respectiva transcrio. Revista Eletrnica Direito, Justia e Cidadania Volume 2 n 1 - 2011

16

Isso a usucapio. Ou seja, modo originrio de aquisio do domnio, atravs da posse mansa e pacifica, por determinado espao de tempo, fixado na lei. (Rodrigues, 2007, p. 108).

A usucapio , portanto, um modo aquisitivo da propriedade, sendo que no se perde a propriedade se o proprietrio deixar passar um longo prazo, mas sim, se o possuidor utilizar-se de um lapso de tempo para assim requerer a propriedade para si, atravs da usucapio, de acordo com pensamento de Nelson Godoy Bassil Dower .
A propriedade no perdida prescrio extintiva, ou seja, pelo fato do proprietrio deixar passar um longo tempo, mas pela prescrio aquisitiva, ou usucapio, conseqente da posse com animus domini por terceiro, mansa, pacfica e ininterruptamente por prazo previsto na lei. (Dower, 2004, p. 139).

A usucapio de bens imveis, como vimos e segundo entendimento de muitos de nossos ilustres doutrinadores, um modo aquisio da propriedade, atravs do exerccio da posse, mansa e pacfica, por determinado lapso de tempo e respeitados os requisitos expressos em nosso ordenamento jurdico, o qual faz a regulamentao da usucapio de bens imveis e diferenciando-as em suas espcies.

3. USUCAPIO DE BENS IMVEIS E SUAS ESPCIES NO DIREITO BRASILEIRO Conforme nosso Cdigo Civil de 1.916, que trazia as mesmas premissas do direito romano, eram reconhecidos duas espcies de usucapio, conforme Silvio Rodrigues, No regime do Cdigo Civil de 1916, na mesma esteira do direito romano, conheciam-se duas espcies de usucapio. (Rodrigues, 2007, p. 109). Essas duas espcies eram a usucapio ordinria e a usucapio extraordinria. A usucapio ordinria estava prevista no artigo 551 do Cdigo Civil de 1.916, e a usucapio extraordinria tinha sua previso legal no artigo 550, do mesmo diploma legal.
Revista Eletrnica Direito, Justia e Cidadania Volume 2 n 1 - 2011

17

Interpretando o Cdigo Civil de 1.916, Silvio Rodrigues, nos traz o entendimento da usucapio ordinria e da usucapio extraordinria.

A usucapio ordinria, que se consuma no espao de dez anos, entre pessoas moradoras no mesmo municpio, e de quinze, entre pessoas que habitam municpios diversos; no caso de usucapio ordinria exigia o legislador prova de posse mansa e pacfica, acompanhada de justo ttulo e boa-f (CC/1916, art. 551). A usucapio extraordinria, que se consumava no prazo de vinte anos, mediante apenas prova de posse mansa e pacfica, pois, quanto aos pressupostos de justo ttulo e boa-f, o legislador presumia, de maneira irrefragvel, sua existncia. (Rodrigues, 2007, p. 109).

Conforme nosso Cdigo Civil vigente, podemos identificar quatro espcies de usucapio, a usucapio ordinria, a usucapio extraordinria, a usucapio especial urbana e a usucapio especial rural ou agrria, e veremos todas essas espcies a seguir no presente trabalho, de acordo com o pensamento de Maria Helena Diniz: Quatro so as modalidades, previstas no Cdigo Civil, de usucapio: a extraordinria, a ordinria, a urbana e a especial rural ou pro labore. (Diniz, 2008, p. 164). A usucapio de bens imveis, em suas espcies, esto previstas em nosso atual Cdigo Civil nos artigos 1.238 1.244, como poderemos verificar a seguir. 3.1. Usucapio de Bens Imveis Ordinrio A usucapio de bens imveis ordinria a prevista no artigo 1.242 do nosso Cdigo Civil vigente, sendo que para essa espcie de usucapio o prazo menor, sendo de dez anos, pois se exige o justo ttulo e a boa-f do possuidor, alm da posse mansa e pacfica, sendo que a posse mansa e pacfica so requisitos em comum entre todas as espcies de usucapio de bens imveis.

Artigo 1242. Adquire tambm a propriedade do imvel aquele que, contnua e incontestadamente, com justo ttulo e boa-f, o possuir por dez anos. (Brasil, 2008, p. 209). Revista Eletrnica Direito, Justia e Cidadania Volume 2 n 1 - 2011

18

Conforme Csar Fiuza, a usucapio de bens imveis ordinria, a espcie que tem como objetivo proteger aqueles que tenham adquirido a propriedade, mas o ttulo que possuem contm algum defeito. Pode-se dizer que o usucapio ordinrio visa proteger aqueles que supostamente hajam adquirido o imvel, mas possuem ttulo aquisitivo defeituoso, no se tornando, assim, donos. (Fiuza, 2007, p. 789). O prazo ser de cinco anos, caso o possuidor tenha adquirido o imvel em questo onerosamente, o ttulo aquisitivo tenha sido registrado no Cartrio de Imveis, sendo depois anulado e ter fixado residncia no imvel ou nele ter realizado investimento de interesse social e econmico, conforme pensamento de Csar Fiuza.
O prazo de dez anos. Poder, entretanto, ser reduzido para cinco anos, se a aquisio tiver sido onerosa (compra ou troca, por exemplo). Alm disso, o ttulo aquisitivo deve ter sido registrado no Cartrio de Imveis, sendo o registro anulado, posteriormente. Por fim, tambm requisito para a diminuio do prazo que o usucapiente tenha fixado residncia no imvel ou nele tenha realizado investimento de interesse social e econmico (construo de escola, por exemplo). (Fiuza, 2007, p. 792).

Identificamos, por tanto, duas modalidades de usucapio de bens imveis, que tero exigidos prazos diferentes para elas, sendo uma de dez anos, e outra de cinco anos, preenchidos os requisitos legais. 3.1.1. Os Requisitos da Usucapio de Bens Imveis Ordinrio Os pressupostos da usucapio ordinria so a posse, que em qualquer das espcies de usucapio deve ser mansa e pacfica, o decurso de prazo, o justo ttulo e a boa-f, conforme Arnoldo Wald: So requisitos indispensveis para o usucapio ordinrio: a posse mansa e pacfica do bem pelo prazo fixado por lei, o justo ttulo de aquisio e a boa-f do usucapiente. (Wald, 2002, p. 170). A posse dever ser contnua e incontestada, exercida durante o lapso prescricional estabelecido em lei, conforme Washington de Barros Monteiro: [...], preciso se torna que a posse seja contnua e incontestada (Monteiro, 2007, p. 126).
Revista Eletrnica Direito, Justia e Cidadania Volume 2 n 1 - 2011

19

Ser mansa e pacfica, ou seja, no pode o fato da posse ser clandestino, violento ou precrio. Para o perodo exigido necessrio no ter a posse sofrido impugnao. Desse modo, a natureza da posse exclui mera deteno. Ressalta-se que, uma vez perdida a posse (por qualquer motivo), o usucapiente no poder mais reconhec-la judicialmente por uma espcie de retroatividade, ainda que no passado tenha possudo por tempo suficiente para usucapir. Sendo assim, quando perdida a posse, o tempo anteriormente vencido completamente inutilizado se o usucapiente no logrou recuper-la. Com relao ao decurso de prazo em nosso antigo Cdigo Civil se fazia necessrio um lapso de tempo de dez anos, sendo o possuidor domiciliado no mesmo municpio, e de quinze anos se o mesmo tivesse domicilio em municpio diverso, conforme pensamento de Arnoldo Wald: O prazo para o usucapio ordinrio de imveis de dez anos, quando o usucapiente e o proprietrio anterior esto domiciliados no mesmo municpio, e de quinze anos, tendo domicilio em municpios diversos. (Wald, 2002, p. 170). De acordo com o pargrafo nico do artigo 1.242 do nosso Cdigo Civil vigente, o lapso de tempo ser reduzido h cinco anos se o imvel em questo houver sido adquirido, onerosamente, com base no registro constante do respectivo cartrio, cancelada posteriormente, desde que os possuidores nele tiverem estabelecido a sua moradia, ou realizado investimentos de interesse social e econmico, conforme Fbio Ulhoa Coelho.
A lei reduz o prazo da usucapio ordinria para 5 anos (CC, art. 1.242, pargrafo nico) quando presentes duas circunstncias concomitantes. A primeira diz respeito aquisio onerosa do bem, com base em registro do Registro de Imveis que vem a ser posteriormente cancelado. Para atender a essa condio, o possuidor deve ter pago pela coisa a quem parecia ser, pelo constante do Registro de Imveis, o verdadeiro proprietrio do bem. A segunda esta relacionada destinao dada ao imvel. Para que se beneficie do prazo menor, o possuidor deve ter fixado no local sua moradia (ainda que no habitual) ou feito nele um investimento com importncia social ou econmica. (Coelho, 2006, p. 87).

O conceito de justo ttulo durante muito tempo permaneceu atrelado ao de boa-f, como se fossem elementos de um mesmo requisito, o que inconcebvel, j que tratam de realidades jurdicas absolutamente autnomas. A exigibilidade do justo ttulo e da boa-f, como requisitos essenciais para a usucapio ordinria,
Revista Eletrnica Direito, Justia e Cidadania Volume 2 n 1 - 2011

20

remonta s origens do instituto (Direito Romano Clssico). Trata-se do fato gerador da posse. No necessrio que seja um documento. Se o ttulo apresentado hbil para a usucapio, questo a ser decidida no processo. Em regra, justo ttulo todo ato ou negcio jurdico que em tese possa transferir a propriedade, mas que no produziu efeito por estar contaminado por algum vcio (nulidade relativa), conforme Csar Fiuza: Justo ttulo toda causa que seria, em tese, hbil para transferir a propriedade, mas no o faz por defeito [...]. (Fiuza, 2007, p. 790). A boa-f talvez seja o requisito mais importante da usucapio ordinrio, pois valoriza e moralmente dignifica o usucapiente. Se deve ter como certo ser o proprietrio do imvel em que est em sua posse, conforme pensamento de Arnoldo Wald: A boa-f a convico que o usucapiente tem de ser proprietrio do bem que est na sua posse. (Wald, 2002, p. 170). A boa-f deve perdurar durante todo o tempo necessrio para a aquisio por usucapio, no bastando estar o possuidor de boa-f no momento da aquisio. A cincia do vcio, que impede a aquisio do domnio por parte do usucapiente, descaracteriza a boa-f necessria para a usucapio ordinria. Entretanto, a supervenincia de m-f aps consumado o lapso aquisitivo no obsta a aquisio do domnio. 3.2. Usucapio de Bens Imveis Extraordinrio A usucapio de bens imveis extraordinria esta prevista em nosso Cdigo Civil atual em seu artigo 1.238. Mesmo esteja de m-f possvel se caracterizar essa espcie de usucapio, tambm no se existe um limite para o tamanho do terreno e a pessoa pode j ter um imvel e mesmo assim usucapir outro.
Artigo 1238. Aquele que, por quinze, sem interrupo, nem oposio, possuir como seu um imvel, adquire-lhe a propriedade, independentemente de ttulo e boa-f; podendo requerer ao juiz que assim o declare por sentena, a qual servir de ttulo para o registro no Cartrio de Imveis. (Brasil, 2008, p. 209).

O tempo para esta espcie de usucapio de quinze anos, ou apenas dez anos se o possuidor houver estabelecido no imvel sua moradia habitual, conforme entendimento de Csar Fiuza: O prazo de quinze anos poder ser reduzido para
Revista Eletrnica Direito, Justia e Cidadania Volume 2 n 1 - 2011

21

dez anos, se o usucapiente houver instalado no imvel sua moradia ou nele houver realizado obras ou servios de carter produtivo. (Fiuza, 2007, p. 792). A usucapio de bens imveis extraordinria declarada pelo juiz por meio de sentena, portanto o juiz declara que a pessoa adquiriu aquela propriedade pelo tempo. Com a sentena do juiz, o autor poder fazer o registro no cartrio de imveis, sendo de grande importncia esse registro para que se d a publicidade de tal fato, conforme Maria Helena Diniz: Alm disso ser imprescindvel o registro no Cartrio de Registro Imobilirio da sentena judicial que declare a aquisio da propriedade pelo usucapiente. (Diniz, 2008, p. 166). Portanto se faz necessrio o registro da sentena judicial expedia pelo juiz, para que se tenha a publicidade. 3.2.1. Requisitos da Usucapio de Bens Imveis Extraordinrio

Nessa modalidade de usucapio de bens imveis, poderemos considerar ento que seus requisitos so apenas a posse, que como todas as outras espcies de usucapio, deve ser mansa e pacfica, e o decurso de prazo, bem como o possuidor ter a vontade de ser dono, uma vez que essa espcie dispensa o justo ttulo e a boa-f. No que diz respeito posse, esta dever ser pacfica e ininterrupta, portanto no se poder ter interrupo no decurso do prazo, bem como no se admitir que se tenha algum tipo de oposio com relao a essa posse, e tambm a posse dever ser exercida com a inteno de ser dono da propriedade. Por se no exigir o justo ttulo e a boa-f nessa espcie de usucapio de bens imveis, o decurso de prazo de posse do imvel, em seu modo geral, maior com relao a usucapio de bens imveis ordinria, sendo seu prazo portanto de quinze anos, porm, nosso Cdigo Civil vigente em seu artigo 1.238, pargrafo nico, traz a possibilidade de se caracterizar a usucapio de bens imveis extraordinria com um lapso de tempo de dez anos, desde que, o possuidor faa do imvel sua moradia habitual, ou mesmo realize obras ou servios de carter produtivo no imvel.
Revista Eletrnica Direito, Justia e Cidadania Volume 2 n 1 - 2011

22

Artigo 1238. Pargrafo nico. O prazo estabelecido neste artigo reduzir-se a dez anos se o possuidor houver estabelecido no imvel a sua moradia habitual, ou nele realizado obras ou servios de carter produtivo. (Brasil, 2008, p. 209).

Consoante ao texto de lei, e ao pensamento de Csar Fiuza, o qual foi mencionado com relao possibilidade de reduo do lapso de tempo exigido em lei, de quinze anos para dez anos, esta o pensamento de outro ilustre autor, Slvio de Salvo Venosa, que identifica a existncia dessas duas modalidades de usucapio de bens imveis extraordinria em nosso ordenamento jurdico:
Desse modo, temos no mais recente diploma duas modalidades de usucapio extraordinrio, com dois prazos diversos. Tal como se apresenta na dico legal, o prazo do usucapio, que independe de ttulo e boa-f, fica reduzido a dez anos, possibilitando a aquisio da propriedade quando o possuidor houver estabelecido no imvel sua moradia habitual ou quando nele houver realizado obras ou servios de carter produtivo. (Venosa, 2008, p. 201).

Portanto,

podemos

entender,

que

na

usucapio

de

bens

imveis

extraordinria, existem duas modalidades de usucapio, uma que exige um prazo de quinze anos e outra que exige um prazo menor de dez anos, desde que preenchidos os requisitos expressos em lei, que a exigncia de o possuidor estabelecer na propriedade sua moradia ou realizar benfeitorias na mesma. 3.3. Usucapio de Bens Imveis Especial Urbano

A usucapio de bens imveis especial urbana est prevista no artigo 1.240 do nosso atual Cdigo Civil, sua principal caracterstica que a diferencia das demais espcies de usucapio est no tamanho do terreno do imvel em questo, sendo para tanto, necessrio para se caracterizar como usucapio de bens imveis urbano que o terreno possua no mais do que duzentos e cinqenta metros quadrados.
Artigo 1240. Aquele que possuir, como sua, rea urbana de at duzentos e cinqenta metros quadrados, por cinco anos ininterruptamente e sem oposio, utilizando-a para sua moradia ou de sua famlia, adquirir-lhe- o Revista Eletrnica Direito, Justia e Cidadania Volume 2 n 1 - 2011

23

domnio, desde que no seja proprietrio de outro imvel urbano ou rural. (Brasil, 2008, p. 209).

Faz-se necessrio tambm para que se caracterize a usucapio de bens imveis especial urbana a posse mansa e pacfica e o decurso de prazo exigido em lei, bem como o possuidor no ser proprietrio de outro imvel urbano ou rural e exercer a posse com a inteno de ser dono. A usucapio de bens imveis especial urbana, est prevista tambm em nossa vigente Constituio Federal, alis, essa espcie de usucapio tambm chamada por alguns doutrinadores como usucapio constitucional, conforme pensamento de Csar Fiuza: Usucapio especial Tambm chamado de constitucional por ser previsto na Constituio Federal, arts. 183 e 191 [...]. (Fiuza, 2007, p. 793). Como vimos nas palavras de Csar Fiuza, a usucapio especial est prevista tambm em nossa Constituio Federal atual, e a usucapio especial urbana esta descrita em nosso artigo 183 de nossa Carta Magna.
Artigo 183. Aquele que possuir, como sua rea urbana de at duzentos e cinqenta metros quadrados, por cinco anos, ininterruptamente e sem oposio, utilizando-a para sua moradia ou de sua famlia, adquirir-lhe- o domnio, desde que no seja proprietrio de outro imvel urbano ou rural. (Brasil, 2008, p. 79).

Como percebemos, nosso vigente Cdigo Civil traz o mesmo texto expresso em nossa atual Constituio Federal, para regulamentao da usucapio de bens imveis especial urbana. 3.3.1. Requisitos da Usucapio de Bens Imveis Especial Urbano Essa espcie de usucapio de bens imveis tem como requisitos o tamanho do terreno do imvel, bem como a posse mansa e pacfica e o decurso de prazo que deve ser realizado com a vontade do possuidor de ser dono do imvel em questo, bem como o imvel ser utilizado como moradia do possuidor ou de sua famlia e o usucapiente no pode ser dono de outro imvel, conforme pensamento de Csar Fiuza:
Revista Eletrnica Direito, Justia e Cidadania Volume 2 n 1 - 2011

24

Para usucapio urbano exige-se a posse ad usucapionem, por prazo de cinco anos. O possuidor dever estar imbudo de vontade de dono, como no usucapio extraordinrio. No necessria a convico de ser dono. Alm disso, o imvel deve ser utilizado para moradia do requerente ou de sua famlia, no podendo eles ser proprietrios de outro imvel, seja urbano ou rural. (Fiuza, 2007, p. 793).

O tamanho do imvel deve ser igual ou menor a duzentos e cinqenta metros quadrados, conforme texto do nosso vigente Cdigo Civil em seu artigo 1.240, esse tamanho diz respeito rea ou edificao urbana, ou seja, o terreno e a construo no podero ter um tamanho superior ao indicado pela legislao. A posse nesse caso, tambm deve ser ininterrupta e sem oposio, e ainda o possuidor deve fazer de tal imvel sua moradia ou de sua famlia, existe nessa espcie de usucapio de bens imveis, uma presuno de boa-f, no se exigindo prova de justo ttulo, sendo para tanto apenas necessrio provar a posse ininterrupta e pacfica, exercida com inteno de ser dono do imvel. O fato de o possuidor no ser dono de outro imvel, seja urbano ou rural, de difcil produo, e na prtica se faz geralmente atravs de declarao dos interessados, conforme pensamento de Slvio de Salvo Venosa:

O usucapiente no poder ser proprietrio de outro imvel urbano ou rural, em qualquer local do territrio nacional. Essa prova negativa de difcil realizao na prtica e depender, no mais das vezes, de simples declarao dos interessados. (Venosa, 2008, p. 205).

O perodo de tempo necessrio para se caracterizar a usucapio de bens imveis especial urbana de cinco anos, que devem ser exercidos com a vontade de ser dono do imvel, ininterruptamente e sem oposio. 3.4. Usucapio de Bens Imveis Especial Rural ou Agrrio O texto do artigo 1.239 de nosso vigente Cdigo Civil traz a prescrio da usucapio especial rural ou agrria, sua principal caracterstica o tamanho do
Revista Eletrnica Direito, Justia e Cidadania Volume 2 n 1 - 2011

25

imvel, pois, para se caracterizar essa espcie de usucapio o imvel no poder ultrapassar o limite de tamanho de 50 hectares.
Artigo 1239. Aquele que, no sendo proprietrio de imvel rural ou urbano, possua como sua, por cinco anos ininterruptos, sem oposio, rea de terra em zona rural no superior a cinqenta hectares, tornando-a produtiva por seu trabalho ou de sua famlia, tendo nela sua moradia, adquirir-lhe- a propriedade. (Brasil, 2008, p. 209).

necessrio tambm para que se caracterize a usucapio de bens imveis especial rural ou agrria a posse mansa e pacfica e o decurso de prazo, bem como o possuidor no ser proprietrio de outro imvel urbano ou rural e tornar a propriedade produtiva pelo seu trabalho ou de sua famlia. A usucapio de bens imveis especial rural, tem como lapso de tempo exigido em lei para sua caracterizao cinco anos, como a usucapio de bens imveis especial urbana. Nossa vigente Constituio Federal nos traz tambm, em seu texto, a previso da usucapio especial rural, em seu artigo 191:

Artigo 191. Aquele que, no sendo proprietrio de imvel rural ou urbano, possua como seu, por cinco anos ininterruptos, sem oposio, rea de terra, em zona rural, no superior a cinqenta hectares, tornando-a produtiva por seu trabalho ou de sua famlia, tendo nela sua moradia, adquirir-lhe- a propriedade. (Brasil, 2008, p. 80).

Como percebemos, nosso vigente Cdigo Civil traz o mesmo texto expresso em nossa atual Constituio Federal, tambm para regulamentao da usucapio de bens imveis especial rural, como acontece com a usucapio de bens imveis especial urbana. 3.4.1. Requisitos da Usucapio de Bens Imveis Especial Rural ou Agrrio

Revista Eletrnica Direito, Justia e Cidadania Volume 2 n 1 - 2011

26

Essa modalidade de usucapio de bens imveis tem como requisitos o tamanho do terreno do imvel, bem como a posse mansa e pacfica, o decurso de prazo e o possuidor alm de fazer do imvel sua moradia ou de sua famlia, ter de fazer dela produtiva pelo seu trabalho ou de sua famlia e ainda no ser proprietrio de outro imvel. A posse nesse caso, tambm deve ser ininterrupta e sem oposio, e ainda o possuidor deve fazer de tal imvel sua moradia ou de sua famlia, tornando-a produtiva por seu trabalho ou de sua famlia, conforme pensamento de Maria Helena Diniz: [...] encontra sua justificao no fato do usucapiente ter tornado, com seu trabalho, produtiva a terra, tendo nela sua morada. (Diniz, 2008, p. 172). O perodo de tempo necessrio para se caracterizar a usucapio de bens imveis especial rural ou agrria, assim como a usucapio de bens imveis especial urbana, de cinco anos, que devem ser exercidos ininterruptamente e sem oposio, com a inteno de ser dono do imvel em questo, conforme Maria Helena Diniz: [...] a posse, por ele exercida animus domini, deve ser ininterrupta e sem oposio por 5 anos (Diniz, 2008, p. 173). O tamanho do imvel possui um limite expresso por nossa legislao, no qual o tamanho do terreno no poder ultrapassar 50 hectares, como vimos tanto em nosso vigente Cdigo Civil, como em nossa atual Constituio Federal. 4. BRASILEIRO Segundo Venosa, o nosso atual Cdigo Civil trouxe uma nova perspectiva com relao propriedade, pois partiu tambm para seu lado social acompanhando assim o texto constitucional de nossa Carta Magna de 1.988.
O vigente Cdigo assume uma nova perspectiva com relao propriedade, ou seja, seu sentido social. Como o usucapio o instrumento originrio mais eficaz para atribuir moradia ou dinamizar a utilizao da terra, h um novo enfoque no instituto. Alie-se a isso a orientao da Constituio de 1988, que reala o instituto e alberga modalidades mais singelas do instituto. Desse modo, a idia bsica no presente diploma no Revista Eletrnica Direito, Justia e Cidadania Volume 2 n 1 - 2011

REGULAMENTAO

DA

USUCAPIO

DE

BENS IMVEIS

NO

DIREITO CIVIL

27

sentido de que as modalidades de usucapio situam-se no tempo do perodo aquisitivo, mais ou menos longo. (Venosa, 2005, p. 226).

Conforme pensamento de Maria Helena Diniz, o legislador permite que uma determinada situao de fato, se transforme em uma situao jurdica.

Pela usucapio o legislador permite que uma determinada situao de fato, que, sem ser molestada, se alongou por um certo intervalo de tempo previsto em lei, se transforme em uma situao jurdica, atribuindo-se assim juridicidade a situaes fticas que amadurecem com o tempo. (Diniz, 2008, p. 156).

A aquisio de bens imveis por usucapio est prevista nos artigos 1.238 a 1.244 do nosso vigente Cdigo Civil, e como j vimos anteriormente, cada artigo disciplina uma espcie de usucapio de bens imveis, pois nosso Cdigo Civil atual trouxe essa distino entre as modalidades, dando para elas diferentes tratamentos, seja por lapso temporal necessrio para sua caracterizao ou por seus requisitos necessrios. Nossa atual Constituio Federal, tambm, traz expresso em seu texto, nos artigos 183 e 191, a previso da usucapio especial urbana e a usucapio especial rural, respectivamente. Importante dizer tambm que, conforme descrio em nossa Constituio Federal atual e nosso Cdigo Civil vigente, os bens pblicos no esto sujeitos a usucapio, devido ao principio da imprescritibilidade dos bens pblicos, conforme pensamento de Nelson Godoy Bassil Dower.

Devido ao princpio da imprescritibilidade dos bens pblicos, estes no podem ser adquiridos por usucapio. A Constituio Federal colocou um ponto final na questo. Os imveis pblicos no sero adquiridos por usucapio (pargrafo nico do art. 191) ou como diz o art. 102 do CC: Os bens pblicos no esto sujeitos a usucapio. Portanto, as terras devolutas, aquelas que voltaram para o domnio da nao, mesmo que estejam na posse mansa e pacifica de particulares, mesmo pelo prazo superior a 15 anos, no podem ser objeto de usucapio. (Dower, 2004, p. 147).

Revista Eletrnica Direito, Justia e Cidadania Volume 2 n 1 - 2011

28

Portanto, os bens pblicos no esto sujeitos ao usucapio, pois so protegidos por nosso ordenamento jurdico. 4.1. Capacidade do Adquirente na Ao de Usucapio de Bens Imveis A usucapio de bens imveis requer requisitos para que se caracterize, seja ela ordinria, extraordinria, especial urbana ou mesmo a especial rural ou agrria. J vimos anteriormente os requisitos necessrios para que se caracterize a usucapio de bens imveis em todas as suas espcies, porm muitos doutrinadores entendem que existem alm desses, outros requisitos, mas estes so comuns entre todas as suas modalidades, ou seja, esses requisitos so necessrios para a usucapio de bens imveis em todas as suas espcies. Os requisitos que nos referimos so os requisitos pessoais, reais e formais, sendo que trataremos neste captulo desses requisitos pessoais, ou seja, da capacidade de algum de se requerer a usucapio. Conforme pensamento de Maria Helena Diniz:

Os requisitos pessoais consistem nas exigncias em relao ao possuidor que pretende adquirir o bem e ao proprietrio que, conseqentemente, o perde. Como a usucapio um meio de aquisio de propriedade h necessidade de que o adquirente seja capaz e tenha qualidade para adquirir o domnio por essa maneira. (Diniz, 2008, p. 157).

Para que se tenha legitimidade para se requerer a usucapio, se faz necessrio ter a capacidade para isso, ou seja, o adquirente precisa ser capaz e ter qualidade para adquirir o imvel atravs da usucapio, pois a usucapio uma maneira de aquisio da propriedade. Nosso Cdigo Civil vigente em seu artigo 1.244 nos traz o entendimento de que se deve aplicar ao possuidor o mesmo tratamento que dado ao devedor com relao as causas que obstam, suspendem ou interrompem a prescrio, sendo assim, as mesmas devendo ser aplicadas usucapio.

Revista Eletrnica Direito, Justia e Cidadania Volume 2 n 1 - 2011

29

Artigo 1244. Estende-se ao possuidor o disposto quanto ao devedor acerca das causas que obstam, suspendem ou interrompem a prescrio, as quais tambm se aplicam usucapio. (Brasil, 2008, p. 209).

Dessa forma, aplicaremos o entendimento previsto em nosso ordenamento jurdico, ou seja, o texto de nosso Cdigo Civil atual em seus artigos 197, 198, 199, 200, 201 e 202, o que dever ser aplicado para a usucapio, com relao aos requisitos pessoais. Com a leitura desses artigos de lei, poderemos dizer que a usucapio no poder ser alegada entre cnjuges na constncia da sociedade conjugal, entre ascendentes e descendentes durante o poder familiar, entre tutelados e curatelados e seus tutores ou curadores, durante a tutela ou curatela. 5. PROCEDIMENTOS JURDICOS DA USUCAPIO DE BENS IMVEIS

Nosso vigente Cdigo de Processo Civil descreve em seus artigos 941 a 945 a ao de usucapio em terras particulares. Nosso Cdigo de Processo Civil trazia dentre alguns dos requisitos necessrios, a possibilidade de se requerer a designao de uma audincia para se justificar a posse, porm a lei 8.951/94 trouxe uma nova prescrio a cerca desse assunto, sendo dispensada a justificao da posse, conforme pensamento de Silvio Rodrigues.

O Cdigo de Processo Civil, em seus arts. 941 a 945, cuidava da ao de usucapio de terras particulares, e, entre os requisitos exigidos, havia o de requerer designao de audincia para justificao da posse. A Lei n. 8.951, de 13 de dezembro de 1994, alterando esses dispositivos, dispensa a justificao da posse. (Rodrigues, 2007, p. 114).

O artigo 944 do nosso vigente Cdigo Processual Civil indica que o Ministrio Pblico ter obrigao de intervir no processo: Intervir obrigatoriamente em todos os atos do processo o Ministrio Pblico (Brasil, 2008, p. 327). Conforme tambm pensamento de Silvio de Salvo Venosa: A interveno obrigatria do Ministrio

Revista Eletrnica Direito, Justia e Cidadania Volume 2 n 1 - 2011

30

Pblico no processo de fiscal da lei (art. 944 do CPC). Pode contestar o pedido, requerer pericias e diligncias. (Venosa, 2005, p. 238). Nosso ordenamento jurdico prev, portanto, a possibilidade de se requerer em juzo a propriedade, baseado em seu exerccio de posse sobre o bem, conforme pensamento de Maria Helena Diniz: Determina a lei que o usucapiente, adquirindo o domnio pela posse, pode requerer ao magistrado que assim o declare por sentena, que constituir titulo hbil para assento no Registro de Imveis. (Diniz, 2008, p.162). Ento os procedimentos jurdicos a serem adotados na ao de usucapio de bens imveis, esto previstas em nosso vigente Cdigo de Processo Civil em seus artigos 941 a 945. 5.1. Da Ao de Usucapio de Bens Imveis

Na ao de usucapio de bens imveis a petio inicial dever ter seu pedido devidamente fundamentado, bem como dever conter em anexo a planta do imvel, e dever se requerer a citao de quem o nome estiver constando no registro do imvel a ser usucapido, bem como daqueles que forem confinantes. No caso de rus e eventuais interessados que estejam em lugar incerto e no sabido, a citao ser realizada por edital, e sendo observado o disposto, com relao ao prazo, no inciso IV do artigo 232 do Cdigo Processual Civil, conforme nos indica o artigo 942 do referido diploma legal.

Artigo 942. O autor, expondo na petio inicial o fundamento do pedido e juntando planta do imvel, requerer a citao daquele em cujo nome estiver registrado o imvel usucapiendo, bem como dos confinantes e, por edital, dos rus em lugar incerto e dos eventuais interessados, observando quanto ao prazo o disposto no inciso IV do artigo 232. (Brasil, 2008, p. 327).

A citao para que seja manifestado interesse na causa, dos representantes da Fazenda Pblica da Unio, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territrios e dos Municpios, ser feita via postal, conforme o artigo 943 do nosso atual Cdigo Processual Civil.
Revista Eletrnica Direito, Justia e Cidadania Volume 2 n 1 - 2011

31

Sero intimados por via postal, para que manifestem interesse na causa, os representantes da Fazenda Pblica da Unio, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territrios e dos Municpios. (Brasil, 2008, p. 327). Caso a ao no seja contestada, e se o juiz estiver convencido das alegaes do autor, o mesmo poder julgar de plano procedente o pedido, e caso seja contestado a ao, ou mesmo no comprovada a posse por parte do autor da ao, o juiz aps sanear o processo, marcar audincia para instruo e julgamento, e o mesmo seguir o curso ordinrio, conforme pensamento de Silvio Rodrigues.
No contestada a ao e convencido daquilo que foi argido pelo autor, pode o juiz, de plano, julgar procedente o pedido. No provada a posse ou contestado o feito, o juiz depois de sane-lo marcar audincia para instruo e julgamento, seguindo o processo curso ordinrio. (Rodrigues, 2007, p. 114).

Portanto, no existindo a contestao sobre a ao proposta de usucapio e, convencido o juiz da veracidade das informaes trazidas pelo autor da ao, a ao poder ter o pedido julgado procedente pelo juiz, porm a ao seguir em curso ordinrio caso seja contestada ou mesmo no se tenha obtido a prova da posse alegada pelo autor e tendo o juiz saneado o processo e marcado audincia de instruo e julgamento. O local aonde se dever propor a ao de usucapio de bens imveis o da situao do imvel, conforme pensamento de Silvio de Salvo Venosa:

O foro competente para a propositura da ao o da situao do imvel. Quando a Unio Federal demonstrar interesse, desloca-se a competncia para a Justia Federal. Esse interesse jurdico, isto , contestao ou alegao de que a deciso possa prejudicar direito da Unio, no bastando simples pedido de acompanhamento do feito. (Venosa, 2008, p.212).

Conforme verificamos nas palavras de Venosa, o foro competente ir se deslocar para a Justia Federal, nos casos em que a Unio Federal se demonstrar interessada.

Revista Eletrnica Direito, Justia e Cidadania Volume 2 n 1 - 2011

32

5.2. NATUREZA JURDICA DA SENTENA QUE CONFERE USUCAPIO Nosso vigente Cdigo Processual Civil traz em seu artigo 945, a prescrio a cerca da sentena da ao de usucapio de terras particulares. Julgada procedente, a sentena dever ser transcrita no registro de imveis, mediante mandado, aps serem sanadas as obrigaes fiscais: Artigo 945. A sentena, que julgar procedente a ao, ser transcrita, mediante mandado, no registro de imveis, satisfeitas as obrigaes fiscais. (Brasil, 2008, p. 327). A natureza jurdica da sentena da ao de usucapio de bens imveis declaratria, uma vez que essa sentena expedida pelo juiz ter como objetivo declarar que o possuidor requer a propriedade do imvel em questo, atravs da posse e preencheu os requisitos exigidos em lei, sendo que esta sentena dever ser registrada no Cartrio de Registro de Imveis para que se regularize a situao do imvel, ainda com relao sentena, ficar registrado como data de aquisio da propriedade o dia da tomada da posse, conforme pensamento de Caio Mrio da Silva Pereira:
A sentena ser o desfecho de uma ao, a que sempre os processualistas se referiram. E sendo declaratria, produz efeito retrooperante, como se a propriedade se tivesse adquirido desde o dia da tomada de posse. (Pereira, 2008, p. 147).

Consoante ao pensamento de Caio Mrio da Silva Pereira, com relao ao fato de a natureza jurdica da sentena de usucapio ser declaratria est o de outro ilustre autor, Silvio de Salvo Venosa:

Como acenado, a ao de usucapio de eficcia declaratria: poder o possuidor requerer ao juiz seja declarada adquirida, mediante usucapio a propriedade (atual, art.1.241). Reconhece-se a existncia da aquisio da propriedade. No se constitui a propriedade pela sentena. Tendo em vista essa declaratividade, permite-se que o usucapio possa ser alegado como matria de defesa, para obstar ao reivindicatria. (Venosa, 2008, p.210).

Revista Eletrnica Direito, Justia e Cidadania Volume 2 n 1 - 2011

33

Podemos verificar ainda nas palavras de Venosa que esta sentena que dada pelo juiz poder ser utilizada como uma espcie de defesa do possuidor, caso este tenha sua posse ameaada por terceiro, e possuindo essa sentena poder se valer dela para defender o imvel em questo. 6. Contagem Do Prazo Para Usucapio Quando Iniciado Na Vigncia Do Cdigo Anterior Como verificamos a usucapio de bens imveis possui diversas espcies, e com isso diferentes prazos de tempos exigidos para elas em nosso ordenamento jurdico. de suma importncia verificarmos o que nos traz tipificado no artigo 2.028, e no caso especifico da usucapio de bens imveis o 2.029, ambos do vigente Cdigo Civil Brasileiro:
Artigo 2028. Sero os da lei anterior os prazos, quando reduzidos por este Cdigo, e se, na data da sua entrada em vigor, j houver transcorrido mais da metade do tempo estabelecido na lei revogada. Artigo 2029. At dois anos aps a entrada em vigor deste Cdigo, os prazos estabelecidos no pargrafo nico do art. 1.238 e no pargrafo nico do art. 1.242 sero acrescidos de dois anos, qualquer que seja o tempo transcorrido na vigncia do anterior, Lei n 3.071, de 01de Janeiro de 1916.

Podemos entender, portanto, que a exigncia dos prazos ser diferente dos tipificados em nosso atual Cdigo Civil, com relao a usucapio, caso j tenha transcorrido mais da metade do que era exigido no Cdigo Civil de 1916, e ainda nos casos da usucapio de bens imveis ordinria, que a prevista no artigo 1.242 de nosso vigente Cdigo Civil, e no da usucapio de bens imveis extraordinria, que a prevista no artigo 1.238 do referido diploma legal, estas tero acrescidos dois anos em sua contagem como exigncia de decurso de tempo, qualquer que seja o tempo transcorrido, desde que iniciado a contagem de tal prazo na vigncia de nosso Cdigo Civil de 1916.

Revista Eletrnica Direito, Justia e Cidadania Volume 2 n 1 - 2011

34

CONSIDERAES FINAIS Como observamos a usucapio de bens imveis consiste em uma maneira de aquisio da propriedade pelo exerccio da posse, preenchendo os requisitos e o lapso temporal exigidos em lei. A usucapio de bens imveis conduz a regularizao de muitas propriedades, que hoje se encontram sem o devido registro imobilirio, portanto se faz necessrio um conhecimento amplo com relao a esse instituto, para que se aplique as devidas regras exigidas em nosso ordenamento jurdico em cada uma das espcies previstas. fundamental refletir sobre a usucapio de bens imveis, como uma maneira de se regularizar a propriedade, haja vista, que se trata de um modo de aquisio pela posse, pode-se utilizar-se disto como um mecanismo para se obter a regularizao do imvel, pois, muitas propriedades no possuem o devido registro imobilirio, porm a propriedade possui o proprietrio, que adquiriu a propriedade atravs de contrato, ou at mesmo atravs de escritura pblica, porm a mesma no pode ser registrada. Como verificamos a usucapio de bens imveis, em suas diversas modalidades, se mostra como um importante instrumento na regularizao da questo fundiria, seja ela urbana, seja ela rural, favorecendo inclusive, a concretizao do princpio constitucional da funo social da propriedade. dada uma segurana a posse, para aqueles que preencham os requisitos exigidos para a configurao do instituto da usucapio, atravs da titularidade da propriedade ento conferida. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ANGHER, Anne Joyce (organizao). Vade mecum acadmico de direito. 6. ed., So Paulo: Rideel, 2008. BARRUFINI, Jos Carlos Tosetti. Usucapio constitucional urbano e rural: funo social da propriedade. So Paulo: Atlas, 1998. COELHO, Fbio Ulhoa. Curso de direito civil. v. 4, So Paulo: Saraiva, 2006. DINIZ, Maria Helena. Curso de direito civil brasileiro: direito das coisas. 23. ed., So Paulo: Saraiva, 2008.
Revista Eletrnica Direito, Justia e Cidadania Volume 2 n 1 - 2011

35

DOWER, Nelson Godoy Bassil. Curso moderno de direito civil. 2. ed., So Paulo: Nelpa, 2004. FIUZA, Csar. Direito civil: curso completo. 10. ed., Belo Horizonte: Del Rey, 2007. MONTEIRO, Washington de Barros. Curso de direito civil: direito das coisas. 38. ed., So Paulo: Saraiva, 2007. PEREIRA, Caio Mrio da Silva. Instituies de direito civil. 19. ed., Rio de Janeiro: Forense, 2008. RODRIGUES, Silvio. Direito civil: direito das coisas. 28. ed., So Paulo: Saraiva, 2003. VENOSA, Silvio de Salvo. Direito civil: direitos reais. 5. ed., So Paulo: Atlas, 2005. WALD, Arnoldo. Direito das coisas. 11. ed., So Paulo: Saraiva, 2002.

Revista Eletrnica Direito, Justia e Cidadania Volume 2 n 1 - 2011

Anda mungkin juga menyukai