Anda di halaman 1dari 25

LICENCIATURA EM MEDICINA

MICROBIOLOGIA ESPECIAL

INFECES DO TRATO RESPIRATORIO INFERIOR - BRONQUIOLITE - PNEUMONIA - ASPERGILOSE - FIBROSOS CSTICA - ABSCESO PULMONAR

BRONQUIOLITE: uma doena exclusiva da infncia e geralmente afecta crianas com menos de 2 anos de idade. Agente Etiolgico: Aproximadamente 75 % destas infeces so provocadas pelo vrus respiratrio sincicial (VRS) e os 25 % restantes tambm so de etiologia viral. Patogenia: O dimetro interno dos bronquolos de crianas muito pequeno, de modo que um edema nas clulas de revestimento pode destruir de maneira severa a passagem de ar nos alvolos.

Cont: A infeco resulta em necrose das clulas epiteliais que revestem os bronquolos, levando a uma infiltrao peribronquial que pode-se disse -minar nos compartimentos pulmonares, oca sionando uma Pneumonia Intersticial. Classificao e via de transmisso: O VRS e Um paramyxovirus, com apenas um nico tipo antignico. A infeco transmitida por gotcu las e at um certo grau, pelas mos.

Cont: Quadro Clnico: Aps a inflamao, o vrus estabelece uma infeco na nasofaringe e no tra -to respiratrio inferior. A doena clnica aparece aps um perodo de incubao de 4-5 dias e pode ser particularmente grave em crianas com a invaso do trato respiratrio, via disse minao directa pela superfcie, levando a uma Bronquiolite e Pneumonia.

Cont: As crianas desenvolvem tosse, taquipneia, cianose e a Otite Meia um dado co mum. Em adolescentes e adultos, entretanto, o vrus restrito s vias reas superiores, provocando uma doena menos grave, semelhante ao resfriado comum. Diagnstico Laboratorial: 1- Imunofluorencncia , para detectar antge nos especficos do VRS.

Cont: 2- ELISA: Mtodo imunoenzimtico. 3- Isolamento do vrus: Nem sempre til. Tratamento e preveno. O agente antiviral Ribavirina empregado na forma de aerossol, ocasionalmente apresenta bons resultados nos casos graves. No h vacinao disponvel no momento para o VRS.

PNEUMONIA: causada por uma variedade enorme de mi crorganismos. A idade um determinante importante.

Grande parte importante das pneumonias infantis causada por vrus ou bactrias que
invadem o trato respiratrio secundariamente a uma infeco viral (sarampo). Os R.N. de mes com infeco genital por Chlamydia podem desenvolver uma pneumonia intersticial por Chlamydia.

Cont. Na ausncia de outras anormalidades de base como Fibrosis Cstica, a Pneumonia rara em crianas com mais idade. As crianas e adultos jovens, portadores de Fibrosis Cstica, so mais susceptveis a infecces das vias respiratrias inferiores causadas por: staphylococcus aureus, H. influenzae e P. Auruginosa. A causa de pneumonias em adultos depende de um nmero de factores de risco como: idade, doena subjacente e risco ocupacional, viagens e contactos com animais.

Cont. VIAS DE INFECO: Os microrganismos atingem o trato respiratrio inferior pela inalao de aerossis. O tamanho das partculas inaladas importante, sola mente os microrganis mos com menos de 5 micro m de dimetro que atingem os alvolos. Menos frequentemente os pulmes tornam-se colonizados com organismos como resultados de disseminao hematgnica, a partir de outras regies infectadas do organismo.

Cont. Casos de Pneumonia e relao com idade. CRIANAS ADULTOS Principalmente viral (vrs) Causas bacterianas ou bacteriana secundaria so mais comuns a infeco viral respirat- do que as virais. ria ( aps Sarampo). Pneumonias Bacterianas: 25-60% das pneumonias so provocadas por estreptococos pneumoniae. Estima-se que o H.I. seja responsvel por 5-15% dos casos.

Pneumonia Atpica Primaria: A ampla disponibilidade de antibioticoterapia efectiva (penicilina) para o pneumococo, permitiu observar que uma proporo significativa de casos de pneumonia no respondiam ao tto. Estes casos receberam a designao de Pneumonia Atpica Primaria, em que primaria refere-se pneumonia como um novo evento (no secundrio a influenza por ex.) e atpica porque o estreptococo pneuoniae no isolado do escarro destes pacientes.

Cont. Os sintomas so frequentemente gerais e tambm respiratrios, e porque no h resposta terapia por penicilina ou ampicilina. As causas da N. A. P. incluem: Mycoplama Pneumoniae, Chlamydia Pneumoniae entre outros.

Cont. Quadro Clnico Ou sinais e sintomas de infeco incluem : Dor no peito Tosse Falta de ar. Dificuldade e dor ao respirar. A auscultao do trax pode revelar sons crepitantes

Cont: COMPLICAES A disseminao dos organismos infectantes: 1- Directamente para stios extra pulmonares, como a cavidade pleural, originando empiema. 2- Indirectamente, por via hematognica, para outras partes do organismo. Por ex: A maioria dos pacientes com pneumonia pneumococcica apresentam hemoculturas positivas e, no raramente, a M.E. Pneumocccica.

Cont. DIAGNOSTICO LABORATORIAL 1- Exame microscpico (expectorao). O exame do escarro corado por gram pode fornecer um diagnostico presuntivo em poucos minutos, se o esfregao revelar a presena do patgeno. 2- E. Cultural: Permite o crescimento de patgenos bacterianos como estreptococos pneumoniae, s. ureos, h. influenzae e klebsiella pneumoneae entre outros.

Cont: Estas amostras so melhor colectadas pela manh, porque as secrees tende a se acumular enquanto o paciente encontra-se deitado e antes de ingerir alimentos ou escovar os dentes. importante que a amostra submetida a exame seja verdadeiramente catarro e no saliva.

Cont: TRATAMENTO: Uma vez identificada a causa da infeco, a seleco da terapia antimicro biana adequada relativamente directa ,embora haja uma incidncia crescente de pneumococos resistentes a penicilina e Ampicillina em alguns pases.

Cont: PREVENCO : As infeces respiratrias geralmente so transmitidas por gotculas disseminadas por via aergena, de modo que torna-se virtual mente impossvel impedir a disseminao interpessoal, embora menor densidade populacional e melhor ventilao contribuem para reduzir as chances de aquisio da infeco. A imunizao existe para poucos patgenos respiratrios .

PNEUMONIA VIRAL: Muitos vrus causam pneumonias. A maioria destes vrus possui molculas de superficie que se ligam especificamente ao epitelio respiratrio. O VRS pode causar pneumonia em lactantes mesmo quando os agentes causais da pneumonia no so os vrus deste grupo. O dano causado as defesas respiratrias, permite a instalao da pneumonia bacteriana secundaria.

Cont: Algumas vezes os vrus no sofrem disseminaco significante nos espaos areos, mas permanecem nos tecidos intersticiais, provocando uma pneumonia intersticial ( CMV em pacien tes imunodeprimidos ). Outros vrus : Influenza A ou B Parainfluenza ( 1-4) Sarampo Adenovirus Viras Varicela Zoster

ASPERGILOSE O gnero Aspergillus contm muitas espcies de fungos. No constituem parte da flora normal do ho mem. A espcie Aspergillus Fumigatus capaz de provocar: - Aspergilose Broncopulmonar Alrgica: uma resposta alrgica presena de antgenos do Aspergillus nos pulmes e ocorre em pacientes asmticos.

Cont: - Aspergiloma: Em pacientes com cavidades pulmonares preexistentes ou com doenas pulmonares crnicas. Os fungos no invadem o tecido pulmonar. No paciente imunocomprometido os fungos podem invadir os pulmes, causando uma doena disseminada. O nmero limitado e a natureza txica dos agentes anti fngicos activos contra Aspergillus, mais a ausncia de defesas funcionais do hospedeiro, tornam muito difcil o tto. da Aspergillose invasiva.

FIBROSE CSTICA uma doena hereditria altamente letal,com uma incidncia de aproximadamente 1 em 2,500 nascimentos vivos. A doena caracteriza-se por: Insuficincia Pancretica, concentrao anormal de electrlitos no suor e produo de secrees brnquicas muito viscosas, que ocasionam estase pulmonar com consequente predisposio a infeco.

ABSCESSO PULMONAR uma infeco supurativa do pulmo, produzida por uma gama de bactrias , incluindo anaerbicos. Quadro Clnico: Produzem grandes quantidades de secrees e cujo odor d uma clara indicao da presena de anaerbios e fre quentemente sugere o diagnstico. Diagnstico: Clnico, Rx e a etiologia confirmada atravs de exames microbiolgico, Directo e Cultural.

Anda mungkin juga menyukai