Anda di halaman 1dari 2

DIREITO CIVIL: OBRIGAES 1 BIMESTRE NOME: _____________________________________________________ _____________________________________________________ _____________________________________________________ TURMA: ______ DATA: 13/04/2012

OBS. Somente sero consideradas as respostas indicadas no gabarito.

GABARITO

QUESTO RESPOSTA

1 B

2 D

3 B

4 D

5 C

6 A

7 C

8 B

9 C

10 D

1. Eleutrio emprestou o seu carro para o seu empregado Terncio ir at So Paulo. Em So Paulo, Terncio tomou todas as providncias necessrias conservao do carro. Contudo, uma quadrilha fortemente armada roubou o veculo. Nesse caso, podemos afirmar que a) Terncio dever indenizar Eleutrio, pagamento o equivalente mais as perdas e danos. b) A obrigao resolve-se, uma vez que Terncio no agiu com culpa. c) Terncio dever dar um carro novo a Eleutrio. d) Nenhuma das anteriores esto corretas. 2. Roberto promete dar a seu filho Adriano um carro e uma moto, caso este passe no vestibular de Direito da Uniara. Neste caso, a obrigao assumida por Roberto : a) Uma obrigao de no-fazer. b) Uma obrigao de fazer. c) Uma obrigao alternativa. d) Uma obrigao de dar. 3. Os elementos essenciais das obrigaes so: a) Elemento subjetivo (credor e devedor) e elemento imaterial (vnculo jurdico); b) Elemento subjetivo (credor e devedor); elemento objetivo (prestao) e elemento imaterial (vnculo jurdico); c) Elemento objetivo (prestao) e elemento imaterial (vnculo jurdico); d) Elemento subjetivo (credor e devedor); elemento objetivo (prestao); elemento imaterial (vnculo jurdico) e elemento temporal (perodo de cumprimento). 4. Em relao s obrigaes de fazer, no est correta a seguinte afirmao: a) Se a prestao do fato tornar-se impossvel sem culpa do devedor, resolver-se- a obrigao. b) Se a prestao do fato tornar-se impossvel por culpa do devedor, este responder por perdas e danos. c) Em caso de urgncia, pode o credor, independentemente de autorizao judicial, executar ou mandar executar o fato, sendo depois ressarcido. d) Sendo a obrigao personalssima (ou infungvel), ser lcito ao credor mandar terceiro execut-la custa do devedor. 5. Quanto responsabilidade nas obrigaes de dar est errada a seguinte afirmao: a) quando o bem perece sem culpa do devedor, a obrigao se resolve. b) quando o devedor deixa a coisa perecer com culpa, ele ficar obrigado pelo equivalente mais perdas e danos. c) deteriorando-se a coisa sem culpa do devedor, este ser responsvel pelos prejuzos causados. d) na forma restituir, deteriorando-se a coisa sem culpa do devedor, o credor dever receb-la como est, sem perdas e danos.

6. Tcio vendeu o seu stio para Caio. No momento em que fecharam o negcio, eles no combinaram com quem ficaria o trator que era utilizado no stio. Considerando, neste caso, que o trator uma pertena, como fica a questo: a) O trator fica com Tcio, uma vez que ele no obrigado a entreg-lo. b) O trator fica com Caio, juntamente com o stio. c) Por ser um bem nico, a questo resolve-se em perdas e danos. d) Nenhuma das anteriores 7. Deocleciano, importante fazendeiro local, prometeu dar sua filha Florinda a sua moto (placa ABC-1234), caso ela passasse no vestibular de Direito da Uniara. Ela passou no vestibular. Contudo, antes da entrega, Deocleciano, por descuido, provocou um incndio em sua garagem e a moto perdeu-se totalmente. Como fica a questo: a) Resolve-se a obrigao, sendo certo que Deocleciano nada dar para Florinda. b) Deocleciano est obrigado a dar outra moto para Florinda, mais eventuais perdas e danos. c) Deocleciano dever dar o valor da moto em dinheiro (equivalente) para Florinda, mais eventuais perdas e danos. d) Nenhuma das anteriores. 8. Tcio contratou o cantor Amado Batista para um show em comemorao ao seu aniversrio. No dia do Show, Amado Batista, resolveu no realizar o show e em seu lugar indicou outro cantor muito parecido com ele. Nesse caso a) Tcio dever aceitar que o show seja realizado pelo outro cantor. b) Tcio poder no aceitar o novo cantor e exigir o ressarcimento de eventuais perdas e danos. c) A obrigao resolve-se, uma vez que Amado Batista no teve culpa pela no realizao do show. d) Nenhuma das anteriores. 9. Semprnio prometeu dar uma novilha aos alunos do 2 ano de Direito da Uniara. Como nada combinaram, Semprnio comunicou aos alunos que entregaria a novilha no dia 10 de abril. No dia 05 de abril, ele esqueceu de alimentar os animais e todas as novilhas que estavam em sua fazenda morreram. Nesse caso, podemos afirmar que a) Semprnio dever entregar o equivalente, mas responsvel por eventuais perdas e danos. b) Semprnio dever entregar o equivalente (valor de uma novilha) mais eventuais perdas e danos. c) A obrigao de Semprnio permanece ntegra, ou seja, Semprnio continua obrigado a entregar uma novilha. d) Nenhuma das anteriores. 10. Em relao ao direito das obrigaes, assinale a alternativa correta: a) Os contratos e a lei so fontes das obrigaes. b) As obrigaes de dar podem assumir as formas entregar ou restituir. c) Nas obrigaes de fazer, se a prestao do fato tornar-se impossvel sem culpa do devedor, resolver-se- a obrigao. d) Todas as alternativas anteriores esto corretas.

Anda mungkin juga menyukai