Anda di halaman 1dari 6

13/4/2009

Dicas para EaD

Mapa do Tutorial
Ambientao em Educao a Distncia
Aula 1 Aula 2
Voc est aqui!

Introduo Educao a Distncia Aluno na Modalidade EaD Dicas para EaD Orientaes aos Alunos

Aula 3 Aula 4 Aula 5

13/4/2009

Objetivos
Ao final desta aula voc dever ser capaz de:

Descrever as dicas para o aluno a distncia; Listar os 10 mandamentos do aluno de educao a distncia; Utilizar as regras de Netiqueta.

Aula 4: Dicas para EaD

Os 10 Mandamentos do Aluno de Educao a Distncia


1. Acesso Internet 2. Habilidade e disposio para operar programas 3. Vontade para aprender colaborativamente 4. Comportamentos compatveis com a Netiqueta
5. Organizao pessoal

6. Vontade para realizar as coisas no tempo correto 7. Curiosidade e abertura para inovaes 8. Flexibilidade e adaptao 9. Objetividade em sua comunicao
10. Responsabilidade

Aula 4: Dicas para EaD

13/4/2009

Como Estudar a Distncia?

Reserve um tempo mnimo dirio para atendimento s atividades (este tempo varia de curso para curso); Otimize e gerencie bem o seu tempo. Em educao a distncia, pela ausncia de horrio fixo de estudo, o gerenciamento do tempo um aspecto muito importante; Verifique diariamente e, se possvel, mais de uma vez ao dia, sua caixa de mensagens. No deixe para depois a mensagem que precisa ser lida ou respondida agora... Visite a Sala de aula virtual, no mnimo, uma vez por dia;

Aula 4: Dicas para EaD

Como Estudar a Distncia?

(continuao)

Estudar a distncia significa modificar algumas referncias e hbitos, substituindo-os por outros mais apropriados para a condio de aluno autnomo e a distncia; Em vez de se pensar em Salas de aula e horrios de curso, o aluno deve imaginar um espao virtual de gesto de horrio de trabalho e de processo de aprendizagem; Se for o caso, crie um esquema para a impresso dos textos indicados. A impresso possibilita que voc leia o texto com mais calma, sem precisar estar conectado Internet e no horrio que lhe seja mais adequado, facilitando o estudo.

Aula 4: Dicas para EaD

13/4/2009

Requisitos para Participao dos Alunos em Cursos Online

Familiarizar-se com o ambiente e os softwares que sero utilizados no curso; Garantir o acesso regular rede; Entender as expectativas dos coordenadores/professores para as tarefas online; Estar aberto para novas idias e perspectivas.

Aula 4: Dicas para EaD

Aes que Favorecem a Aprendizagem em Grupo e Participativa

Analisar as questes que surgem durante os debates; Relacionar conceitos de leitura ou exemplos de experincias prticas para ilustrar ou justificar pontos; Enviar mensagens para os coordenadores/professores e/ou colegas de curso; No se ater apenas fala dos coordenadores/professores; Participar de discusses em pequenos grupos de trabalho.

Aula 4: Dicas para EaD

13/4/2009

O que Netiqueta?

A "Netiqueta" (juno das palavras: Internet + etiqueta) um termo usado para designar um modo de agir educadamente na Internet.

Aula 4: Dicas para EaD

Orientaes para Comunicao Online (Netiqueta)

Usar o primeiro nome ou apelidos para os participantes; Responder prontamente s mensagens; Usar frases de reforo ("Boa idia", "Obrigada por sua sugesto"); Evitar hostilidades; No usar linguagem preconceituosa; Exibir bom humor;

Aula 4: Dicas para EaD

13/4/2009

Orientaes para Comunicao Online (continuao)

Promover cooperao; Oferecer assistncia e suporte para outros participantes; Identificar as mensagens usando palavraschaves que indiquem o contedo da mensagem; Compartilhar ideias; Elaborar mensagens objetivas, curtas e pontuais. Pequenos problemas de digitao podem ser ignorados.

Aula 4: Dicas para EaD

Parabns!!! Voc chegou ao fim desta aula!


Relembrando aula... os objetivos desta

Descrever as dicas para o aluno a distncia; Listar os 10 mandamentos do aluno de educao a distncia; Utilizar as regras de Netiqueta. Faa uma reflexo para saber se os objetivos foram alcanados. Caso negativo, reveja a aula quantas vezes julgar necessrio. At a prxima aula!
Aula 4: Dicas para EaD

Anda mungkin juga menyukai