Anda di halaman 1dari 7

Jardinagem e Horticultura

Jardinagem e Horticultura
Clube de Desbravadores Anjos da Fronteira 10 Regio AES

Cultivando
Quem no gosta de alimentos sempre frescos e seguros ou de um belo jardim bem florado? Quando temos espao disponvel, fazer uma horta ou jardim em canteiros a melhor opo. Cuidar de uma horta mais que um hobby, uma verdadeira terapia. Para fazer seu prprio jardim ou horta no h regras, sua criatividade poder ser bastante explorada.

Escolhendo o que e onde plantar


Antes de tudo, devemos ver qual o espao no qual iremos fazer nossa horta ou jardim, checando o nosso local disponvel. Cheque se h iluminao suficiente, se o solo est em boas condies, etc. A escolha do que plantar primordial para iniciarmos a nossa horta ou jardim. Existem muitas plantas com sementes disponveis venda em pequenas embalagens. O que devemos levar em conta para escolher o que plantar? Clima exigido pela planta. Geralmente essa informao encontrada na embalagem das sementes. Espao disponvel para o plantio. Grau de dificuldade de cultivo - preste ateno, h plantas que so difceis de manter. Nmero de colheitas possveis (no caso de Hortalias) - plantas como o repolho so colhidas de uma vez s, j a couve-manteiga, ou alface podem ser colhida aos poucos, ao longo da vida da planta. Verifique na embalagem das sementes se necessria a semeadura em bandejas ou a semeadura pode ser feita diretamente no solo.

Semeando em bandejas
Caso seja necessria a semeadura em bandejas. Como obter bandejas? As bandejas de isopor podem ser encontradas em casas agrcolas. Mas h um custo, o nmero de clulas (divises) normalmente s acima de cem, alm de s vezes, no ser to fcil encontr-las venda para uso domstico, s para produes comerciais.

Como semear? Ateno, essa etapa muito importante e deve ser feita com cautela. A semeadura fica melhor se feita com o solo pouco mido, no muito seco, muito menos molhado. melhor colocarmos sempre um pouco de sementes em cada espao. Para sementes grandes, cave uma linha de acordo com a profundidade recomendada. Coloque as sementes com o espao desejado, e cubra o local devolvendo o solo cuidadosamente. Para sementes pequenas, um truque separar um pouco de solo, o suficiente para cobrir as sementes. Quebre os torres que houver, deixando o solo retirado como um p leve. Coloque as sementes cuidadosamente sobre o solo, na quantidade e espao desejados. Coloque uma fina camada do solo refinado sobre as sementes. Regue a bandeja levemente Para terminar a semeadura, a rega essencial. Mas lembrem-se, nos primeiros dias devemos regar bem, mas com uma lmina bem fina de gua, nunca jogando jatos de gua. Onde deixar a bandeja semeada? A bandeja deve ser colocada em um local com um pouco de luz, no em pleno sol, de preferncia um local fresco, podendo ser meia sombra. Se estiver utilizando as bandejas de isopor, no a coloque apoiada em uma superfcie lisa, isso impediria o escoamento de gua. A bandeja deve ser regada regularmente, pois a terra nessas bandejas secam muito rpido. Mas no devemos encharcar demais a terra, procurando molh-la com uma lmina fina de gua, nunca jogando jatos de gua, isso deslocaria o solo e derrubaria as pequenas e frgeis plantas emergidas. Aguarde o desenvolvimento das plantas Deixe a bandeja em descanso at que as plantas atinjam uma certa altura, normalmente de uns 5 a 10 cm(essa altura especificada na embalagem da semente). Isso normalmente leva de 10 a 20 dias, quando as plantas esto suficientemente fortes para serem plantadas na horta. O tamanho que as plantas devem estar para serem transplantadas especificado nas embalagens das sementes, no ultrapasse muito esse tempo, pois isso far com que a planta fique atrofiada. Ao fim desse passo, teremos pronta a nossa muda pronta para ser plantada no canteiro definitivo.

Como preparar o canteiro


Antes de plantar no canteiro, precisamos prepar-lo para receber as plantas. Passos bem simples que devem ser seguidos: 1. Afofe bem a terra A maioria das hortalias tm razes frgeis, que no conseguem crescer em solos compactados. Sendo assim, devemos afofar a terra do canteiro. recomendado o uso de enchades para essa etapa, mas se no possuir, pode-se usar uma p, mas o trabalho fica bem maior. S faa isso como solo seco ou levemente mido, pois trabalhar com solo molhado torna o solo duro como um tijolo. 2. D forma ao canteiro (especialmente hortalias) Em espaos maiores, prefervel que sejam feitos canteiros elevados. Eles servem principalmente para podermos caminhar entre as plantas sem esmagar o solo utilizado pela planta, e tambm para evitar o empoamento de gua. Em espaos muitos pequenos isso no teria utilidade. 3. Hora de misturar o adubo no solo Se desejar adubar o solo incluindo hmus de minhoca, esterco curtido, terra vegetal, NPK, uria agrcola, entre outros adubos orgnicos ou minerais, essa uma boa hora de mistur-los terra do canteiro. Misture-os bem no solo at uma camada de uns 10cm de profundidade, sempre utilizando as

medidas recomendadas. Nunca devemos exagerar no adubo, seu excesso pode matar a planta. Depois da adubao, recomendvel que aguardemos um perodo de 10 a 15 dias para que o adubo entre em equilbrio no solo, evitando assim futuros problemas.

Plantando as mudas ou sementes


Essa uma das etapas mais gratificantes. Caso for transplantar mudas feitas em bandejas, evite dias muito quentes, prefira dias nublados. Plante na profundidade certa Caso v plantar com sementes, importante verificar a profundidade recomendada para a semente. Esse dado pode ser facilmente encontrado na embalagem da semente. Sementes plantadas muito fundas podem no conseguir subir superfcie e morrer. Sementes plantadas muito rasas podem gerar plantas fracas que tombam facilmente. No precisa ser a medida exata, mas evite erros grosseiros. Enfim, como plantar? Para sementes: Abra pequenos sulcos nas linhas, com a profundidade desejada, colocando as sementes com cuidado. Lembre-se que nem todas as sementes germinam, por isso, recomenda-se colocar sempre um pouco a mais de sementes. O excesso de plantas ser retirado no desbaste, como veremos a seguir. Cubra as sementes com terra fina ou serragem, evite cobrir com torres de terra, que podem impedir a emergncia da planta. Para plantar mudas: Cave uma pequena cova e coloque a muda com cuidado, evitando a quebra de razes, cobrindo a base com um pouco de terra. Aperte levemente a terra ao redor da muda para acomodla. Regas nos primeiros dias Para terminar a semeadura, a rega altamente recomendvel, sempre que possvel. Mas lembremse, nos primeiros dias devemos regar bem, mas com uma lmina bem fina de gua, nunca jogando jatos de gua. Esse cuidado torna as regas dos primeiros dias bem mais demoradas, mas essa demora compensa pelo resultado. Acompanhe o desenvolvimento Devemos aguardar a emergncia das plantas, at que elas atinjam uma certa altura, normalmente de uns 5 a 10 cm(essa altura especificada na embalagem da semente), para que passemos para a etapa seguinte.

O que desbaste?
O desbaste o processo no qual ns escolhemos as melhores plantas no canteiro, arrancando as piores, deixando um espao entre plantas prximo ao recomendado. Arranque as plantas certas O importante do desbaste que a maioria das plantas estejam espaadas umas das outras, na distncia recomendada. Essa etapa depende muito do bom senso de quem faz. claro, damos preferncia em manter as plantas que esto mais fortes. Arranque as plantas escolhidas, puxando-as lentamente pela base.

Regue aps o desbaste O desbaste um processo que pode quebrar um pouco as razes das plantas que permanecero na nossa horta. Para que as plantas se recuperem rapidamente, recomendvel que reguemos a horta logo em seguida.

Manuteno do canteiro
Manter o canteiro costuma ser fcil quanto mais rstica for planta, mais fcil ser seu cultivo. Alguns so os cuidados bsicos: Como regar? As regas devem ser de acordo com a cultura. Em geral, devem ser regulares, mas sem encharcar o solo. Algumas culturas, como a alface, so mais sensveis falta d'gua, outras, como a couve-manteiga, no so tanto. Como controlar as ervas daninhas? Uma erva daninha, qualquer planta que esteja crescendo em nossa horta, que no seja o que queremos cultivar. Elas podem ser prejudiciais por puxarem a gua e nutrientes do solo para que cresam, diminuindo a quantidade de gua e nutrientes disponveis planta que queremos cultivar. Para elimin-las, obviamente no recomendado que seja jogados herbicidas, que so venenos, o que seria completamente desnecessrio. O ideal que arranquemos as ervas daninha manualmente, de tempos em tempos. Aprenda a lidar com os insetos Caso a horta ou jardim esteja sendo atacada por insetos, devemos analisar caso a caso. A presena de insetos variados no solo, no significa que eles devam ser mortos. S devemos eliminar os insetos que esto atacando a planta. Uma boa diversidade de insetos sinal de que o solo um solo saudvel, em equilbrio. A presena de uma ou duas espcies infestando, de forma dominante, sinal de que seu jardim est desequilibrado. Evitando o aparecimento de doenas Doenas podem surgir eventualmente no seu jardim, para aprender como controlar as doenas, clique aqui. Como adubar? Aps a primeira adubao, feita antes ou durante o plantio, temos as adubaes chamadas "adubaes de cobertura", que so as adubaes feitas aps o plantio. As pocas, doses e tipos de adubao de cobertura so normalmente especificados na embalagem do prprio adubo.

Cobertura
Em algumas regies pode-se usar o artifcio da cobertura de determinados tipos de plantas. Essa tcnica geralmente usada para: 1. Regies com incidncia de geadas. Nessas reas geralmente cobre-se a planta com palhas ou outras folhagens para proteg-las do frio intenso evitando assim, a queima da planta ou at mesmo sua morte. 2. Regies com altas temperaturas. Nessas reas a taxa de evaporao muito alta devido ao calor intenso. Por isso, optasse por cobrir a terra com uma camada extra de terra ou com palhas e outras folhagens, para conservar o solo mido por mais tempo.

3. pocas do ano com altas temperaturas. Nesse caso faz-se uma espcie de estufa ou cobertura sobre plantas mais jovens com o intuito de proteg-las do sol, que pode queimar as mesmas por serem mais delicadas do que plantas adultas.

Resistncia
No momento do plantio interessante observar outro detalhe importante: a resistncia da planta. O que resistncia? A resistncia da planta consiste na capacidade dela se desenvolver bem em condies extremas. E s vezes somente se desenvolverem bem nessas condies. Normalmente a resistncia esta relacionada a condies climticas. Alguns exemplos de condies de resistncia: Seca: Regies que ficam grandes perodos sem chuva; Excesso de chuva: Regies com incidncia de chuvas por longos perodos; Geada: Regies muitos frias e com incidncia de geada; Qumicos: Resistncia de algumas plantas agrotxicos, pesticidas, herbicidas e etc... OBS.: No se esquea de fazer uma pesquisa para descobrir espcies resistentes em sua regio!

Controlando os Ataques de Insetos


1. Por que meu jardim atacado por insetos? So vrios os motivos. Dentre eles: A planta pode ser suscetvel ao ataque de insetos. Algumas plantas tendem a ser mais infestadas por determinados insetos que outras. A couve-manteiga, por exemplo, normalmente infestada de lagartas. A planta pode estar com muito stress. Plantar em local inadequado, em falta de nutrientes, quantidade inadequada de regas, entre outros fatores, pode deixar a planta frgil, aumentando assim o ataque de insetos. A localizao do jardim pode ter tendncia a ser atacado por determinados insetos. Em regies onde h muitos gafanhotos, comum o ataque de gafanhotos no jardim. O ambiente pode estar desequilibrado. O uso indiscriminado de inseticidas causou fortalecimento da espcie de inseto, tornando-o muito resistente.

2.

3. 4. 5.

Devo usar inseticida? Na maioria dos casos, recomendvel que inseticidas sejam evitados no seu jardim. Existem alguns inseticidas especficos que so hoje vendidos nos supermercados e casas de jardinagem. Mas nunca utilize inseticidas agrcolas em residncias, pois eles so muito txicos, e seu uso domstico proibido por lei. Como controlar as pragas no jardim sem inseticidas? Algumas so as recomendaes para control-los: 1. Verifique se a planta est na condio mais adequada de iluminao, regas, adubao, etc. Se for possvel, torne o ambiente o mais favorvel possvel planta. 2. Veja se a regio infestada daquele inseto, se for, procure trocar as plantas por plantas que no so atacadas por esses insetos. 3. Para infestao de pulges, podemos deixar um pouco de fumo imerso na gua por um dia, peneirando em seguida e utilizando o lquido resultante para aplicao nas plantas infestadas. Isso costuma ser eficiente sem ser agressivo s plantas e s pessoas.

4. Evite ao mximo o uso de inseticidas, pois podem ser muito danosos. 5. Se forem poucos os insetos, procure mata-los manualmente. 6. No matem os insetos que no esto atacando a planta e nem representam algum perigo s pessoas e animais. Esses insetos podem ser os predadores naturais dos insetos-praga. A joaninha, por exemplo, se alimenta de pulges, devendo ser mantidas. 7. Se nenhum dos cuidados anteriores diminuir a infestao da praga, recomendvel a substituio da planta por outra mais resistente ao inseto.

Anda mungkin juga menyukai