Anda di halaman 1dari 55

FUNDAMENTOS BSICOS DE MINERALOGIA

(VERSO 2011)

Prof. Dr. Mario Luiz de S Carneiro Chaves


Departamento de Geologia Pesquisador CNPq

Belo Horizonte, agosto de 2011

SUMRIO
Pg. 3 3 7 7 9 10 11 14 17 17 18 18 19 22 23 23 23 25 27 27 27 28 28 28 29 30 32 32 33 34 36 36 36 36 37 37 38

Introduo Conceitos Bsicos Noes de Cristalografia 3.1 O retculo cristalino 3.2 Simetria cristalina 3.3 Sistemas cristalinos 3.4 ndices de Miller 4 Crescimento Cristalino dos Minerais 5 Propriedades Fsicas (Estruturais) dos Minerais 5.1 Clivagem 5.2 Fratura 5.3 Dureza 5.4 Densidade relativa 5.5 Trao 6 Propriedades Fsicas (pticas) dos Minerais 6.1 Brilho 6.2 Cor 6.3 Diafaneidade 6.4 Jogo de cores 6.5 Iridescncia 6.6 Pleocrosmo 6.7 Opalescncia 6.8 Acatassolamento (chatoyance) 6.9 Refrao da luz 6.10 Dupla-refrao da luz 6.11 Luminescncia 7 Outras Propriedades dos Minerais 7.1 Propriedades magnticas e eltricas 7.2 Propriedades morfolgicas 8 Mineralogia Sistemtica 9 Mtodos para Determinao dos Minerais 9.1 Combinao das propriedades fsicas 9.2 Anlises qumicas via-mida e via-seca 9.3 Difratometria de raios-X 9.4 Fluorescncia de raios-X 9.5 Microssonda eletrnica 10 Tabelas para Determinao dos Principais Minerais Conhecidos

1 2 3

1. INTRODUO
A apostila Fundamentos Bsicos de Mineralogia objetiva introduzir os principais conceitos de mineralogia nos cursos onde esta disciplina tem grande importncia, porm geralmente colocada em segundo plano. Podemos destacar os cursos de Engenharia de Minas, Engenharia Metalrgica, Qumica e Cincias Biolgicas, onde o conhecimento geral e prtico da mineralogia assume uma premissa bsica para o futuro desenvolvimento tcnico dos profissionais destas reas. No pretendendo ser um compndio que abranja exaustivamente toda a cincia mineralgica, esta pequena obra visa apenas servir como um estmulo aos estudantes universitrios a pesquisas mais detalhadas sobre o assunto.

2. CONCEITOS BSICOS
Define-se uma espcie mineral como uma substncia slida natural, formada por processos inorgnicos, de composio qumica definida e estrutura atmica ordenada. Assim sendo, o quartzo, de composio qumica SiO2 e simetria atmica trigonal, uma espcie mineralgica tpica. O mineral pode ser considerado como a unidade bsica da geologia (do grego geo = terra + logos = estudo), que a cincia que estuda o planeta Terra desde a sua formao, incluindo as mltiplas transformaes por que ele tem passado atravs da evoluo dos tempos (Figura 1). Os minerais so constitudos de um ou mais elementos qumicos, formando assim espcies desde muito simples (em termos composicionais) como o diamante (C) e o enxofre (S), at combinaes complexas como a mica muscovita [KAl2(Si3Al)O10(OH,F2)], apenas para exemplificarmos com tipos bastante conhecidos por todos. Em 1996, cerca de 3600 espcies minerais tinham sido determinadas e, daquela poca at o presente, este nmero s tem aumentado, demonstrando a complexidade que o tema tem alcanado. Quando qualquer espcie mineral possui faces planas, lisas, assumindo formas geomtricas regulares, ela designada de cristal. Um cristal pode ser considerado como o estado de perfeio de ocorrncia em determinado mineral e, assim sendo, no comum os minerais serem encontrados na forma cristalizada. Os cristais so estudados em um dos ramos da mineralogia, que a cristalografia. Os agregados de cristais, que podem alcanar dezenas ou at centenas de indivduos, so designados de drusas. So famosas pela beleza as drusas de quartzo da regio de Corinto (norte de Minas Gerais), onde a linguagem popular as conhece como pinhas. Um caso particular de drusa o geodo, que so corpos ovides onde os cristais crescem de forma concntrica no seu interior.

Quando vrios minerais distintos, consolidados, esto reunidos em incontveis indivduos, de tamanhos normalmente inferior a alguns centmetros, eles constituem as rochas. O estudo das rochas compe um outro ramo da cincias geolgicas: a petrologia, cujo conhecimento foge aos objetivos do presente texto. Os minerais podem tambm ocorrer em agrupamentos de espcies variadas, porm no estado inconsolidado, caracterizando ento os sedimentos. Os solos, as areias e cascalhos de rios ou praias so alguns tipos de sedimentos bem familiares ao nosso acesso.

DRUSA

PLANETA TERRA: GEOLOGIA CRISTAL FSSIL

MINERAL
GEMA
.

DEPSITO
OCORRNCIA JAZIDA

MINRIO

MINA

ROCHA

SEDIMENTO

Figura 1: Esquema geral mostrando a importncia do mineral na geologia e as derivaes que podem ser feitas a partir da sua conceituao.

Os minerais no ocorrem na natureza ao acaso. Na crosta terrestre (a poro superficial de nosso

planeta), existem misturados em estado natural 90 elementos qumicos. Esta mistura extremamente desigual em termos de abundncia relativa, pois 74,3% dela formada por apenas dois elementos qumicos: oxignio e silcio (Tabela 1). Sete outros (alumnio, ferro, clcio, sdio, potssio, magnsio e titnio) compem mais 25% do total, restando, portanto somente 0,7% para todos os demais 81 elementos. Muitos dos elementos, metlicos ou no, que so largamente utilizados pela civilizao moderna, como o cobre, o chumbo, o estanho, o flor, etc., perfazem cada um menos de 0,01% de abundncia relativa na crosta terrestre. Os minerais constitudos por tais elementos, por conseguinte, no podem ocorrer em grande abundncia.

Tabela 1: Abundncia relativa dos elementos qumicos na crosta terrestre.


ELEMENTO QUMICO Oxignio Silcio Alumnio Ferro Clcio Sdio Potssio Magnsio Titnio Hidrognio Fsforo Mangans Enxofre Cloro Cromo Carbono Nquel Todos os demais SMBOLO O Si Al Fe Ca Na K Mg Ti H P Mn S Cl Cr C Ni MACIOS CONTINENTAIS (%) 46,59 27,72 8,13 5,01 3,63 2,85 2,60 2,09 0,63 0,13 0,13 0,10 0,052 0,048 0,037 0,032 0,020 0,20 PARTE PROFUNDA DA CROSTA (%) 44,67 22,81 7,40 10,11 6,70 1,92 0,57 4,04 1,31 0,20 0,14 0,13

O conceito de depsito mineral existe assim para definir as concentraes anmalas de determinada espcie mineral, onde esta aparece em volumes superiores mdia geral encontrada na natureza. Estas concentraes, mesmo sendo extremamente raras, nem sempre tero interesse

econmico, pois a extrao do mineral no depsito depender sempre de fatores econmicos e/ou polticos. Quando um depsito mineral no possui interesse econmico (ou poltico) ele designado de ocorrncia mineral, enquanto se o mesmo passvel de uma extrao econmica, torna-se uma jazida mineral. Neste ltimo caso, o processo de explorao denominado de lavra, e o bem mineral retirado constitui o minrio (Figura 1). Desta maneira, a existncia de uma jazida mineral estar condicionada a um certo volume de minrio determinado pelos gelogos ou engenheiros de minas, acima do qual este poder ser lavrado lucrativamente. Este fator matemtico conhecido como teor crtico, que vai depender da quantidade de material lavrvel e seus teores, dos custos da explorao, e do preo do bem mineral no mercado. No Brasil, assim como na maioria dos pases do Terceiro Mundo, o clculo do teor crtico nem sempre realizado, principalmente em se tratando de depsitos de pedras e metais preciosos. Como a lavra nestes casos feita aleatoriamente, os resultados obtidos nem sempre so econmicos. Constituem-se assim os garimpos, to famosos e comuns no interior de Minas Gerais. Basicamente, cada depsito mineral acompanha certo tipo de constituio rochosa e, como tal, sua existncia estar diretamente relacionada ao modo de formao desta rocha hospedeira da mineralizao. A prpria conceituao de rocha uma reunio de minerais j deixa perceber tal dependncia. O conhecimento integrado entre a petrologia e a mineralogia (alm de outros conhecimentos) torna-se assim fundamental para a descoberta de novos depsitos minerais e o estudo de sua gnese, constituindo um outro ramo da geologia designado de geologia econmica. Quando um determinado mineral (ou mais raramente uma rocha) recebe um tratamento visando sua utilizao como adorno pessoal, ele denominado de gema (Figura 1). O conceito de gema equivalente ao de pedra preciosa, porm este ltimo termo vem caindo em desuso, j que qualquer mineral til pode ser precioso ou no em funo de seu valor e/ou raridade. Segundo a atual concepo, a grande maioria dos minerais, se bem formados ou com um aspecto invulgar que transmita beleza, pode ser tratada para adorno pessoal e assim tornar-se uma gema. A importncia econmica que os minerais gemolgicos tm assumido nas ltimas dcadas fez surgir um novo ramo do conhecimento ligado mineralogia: a gemologia. As prolas e o mbar, apesar de possurem uma origem ligada a processos orgnicos (se originam a partir de organismos vivos), so tambm tratados na gemologia.

3. NOES DE CRISTALOGRAFIA
3.1. O retculo cristalino

O fato mais importante relativo a uma espcie mineral que ela se compe de elementos qumicos caractersticos e dispostos de maneira ordenada, ou seja, todo mineral possui um ordenamento atmico interno, que nem sempre se manifesta em seu aspecto externo. Um mineral deve, portanto, ser constitudo por um nmero muito grande de unidades excessivamente diminutas, dispostas segundo uma ordem tridimensional que se repete de modo contnuo. Essas unidades esto dispostas como pontos definidos em um retculo tridimensional, de tal modo que todas possuem vizinhanas idnticas. O retculo definido pelas trs direes espaciais e pelas distncias, ao longo delas, nas quais a mesma figura aparece repetida. A experincia tem demonstrado que geometricamente somente possvel termos 14 tipos de retculos espaciais; outras combinaes de pontos destruiriam aquilo que o retculo exige, isto , que a vizinhana em torno de cada ponto seja idntica quelas em torno de todos os outros pontos. Esta teoria foi demonstrada por Bravais em 1848, sendo, por isto, os retculos cristalinos conhecidos como os 14 retculos espaciais de Bravais (Figura 2). A unidade mais simples de um retculo um poliedro virtual conhecido como cela unitria. Na figura 2, nota-se que alguns destes poliedros possuem pontos somente nos vrtices, sendo chamados de primitivos, cada um contendo uma unidade de desenho. Eles diferem uns dos outros pelos comprimentos das vrias arestas e pelos ngulos (, , ) entre as arestas. Outros possuem pontos adicionais nos centros das faces, ou ao longo das diagonais espaciais, sendo chamados de celas mltiplas. As unidades estruturais, que esto dispostas no espao sobre a estrutura reticular para formar os cristais, so tomos ou grupos de tomos. Em alguns casos, como nos elementos nativos, estes tomos no esto carregados eletricamente. Com freqncia, porm, os tomos possuem cargas eltricas, constituindo os ons, positivos (ctions) ou negativos (nions). A maioria dos arranjos cristalinos dos minerais constituise de ons ou grupos de ons unidos entre si por foras eltricas originadas entre massas carregadas com cargas opostas. O arranjo no espao dos ons ou grupos inicos e a natureza/intensidade das foras eltricas que os mantm unidos formam a estrutura do cristal. A cela unitria do cristal no pode ser to pequena quanto o tomo individual, porque as relaes dos tomos entre si e as foras que os unem so fatores determinantes das propriedades deste cristal. O nmero de tomos em uma cela unitria geralmente um nmero inteiro pequeno, ou um mltiplo do nmero mostrado pela frmula qumica mais simples. Por exemplo, no quartzo (SiO2) a unidade estrutural composta de 3 tomos (1Si + 2O), enquanto na halita (NaCl) de 4 tomos (3Na + 1Cl). Qualquer subdiviso menor no teria as propriedades da espcie mineral.

Considerando os cristais como formados pela repetio em trs dimenses de uma unidade de estrutura, ou seja, a cela unitria, suas superfcies limitantes dependem tanto da forma das unidades quanto do ambiente onde eles se formam. Este ambiente onde o cristal cresce inclui todas as influncias externas, tais como temperatura, presso, a natureza da soluo, a velocidade de crescimento, a tenso superficial e a direo do movimento da soluo. No raro encontrar em uma certa localidade muitos cristais do mesmo mineral, todos eles tendo aparncia idntica. De outro modo, cristais do mesmo mineral procedentes de outras localidades podem ter aparncia inteiramente distinta. Eles so construdos com as mesmas unidades estruturais (as celas unitrias), porm empilhados sob condies diferentes de tal modo que produzem uma forma externa tambm diferente. 3.2. Simetria cristalina

Todos os minerais podem mostrar pelo arranjo de suas faces uma simetria definida, que permite agrup-los em classes distintas. A cristalografia estuda particularmente a simetria cristalina (interna e externa) dos minerais. Para o conhecimento detalhado da simetria dos cristais, utilizamos uma srie de operaes regulares que resultam em faz-lo coincidir com a mesma posio inicial; so as trs operaes de simetria: (a) reflexo sobre um plano, (b) rotao em torno de um eixo e, (c) rotao em torno de um eixo, combinada com inverso (tambm conhecida como inverso rotatria). A inverso em torno de um centro de simetria por vezes considerada como uma operao distinta, porm, desde que ela equivale a um eixo unitrio com inverso rotatria, no considerada uma operao fundamental, ainda que o termo centro seja utilizado para facilitar os estudos. O plano de simetria um plano imaginrio que divide o cristal em duas metade iguais, sendo cada uma a imagem no espelho da outra (Figura 3-A). O eixo de simetria de rotao uma linha imaginria atravs de um cristal, em torno da qual pode-se girar este cristal repetindo a mesma figura duas ou mais vezes durante um processo de rotao completo (Figura 3-B). Neste exemplo, tendo em vista que o cristal repete duas vezes a mesma figura durante uma rotao completa, diz-se que o eixo de simetria binrio. Existem ainda eixos de simetria ternrios, quaternrios e senrios. O eixo de inverso rotatria de simetria um elemento composto combinando uma rotao em torno de um eixo com uma inverso atravs do centro (Figura 3-C), sendo que ambas as operaes devem completar-se antes que se obtenha a nova posio. Assim, se a nica simetria que o cristal permite um centro, a notao de simetria dada como sendo um eixo unitrio de inverso rotatria. Existem tambm eixos de inverso rotatria binrios, ternrios, quaternrios e senrios (Figura 3-D).

3.3. Sistemas cristalinos

Demonstrou-se que existem somente trinta e duas combinaes possveis dos vrios elementos de simetria, dando origem a trinta e duas classes de cristais. Estas classes so ainda agrupadas em sete sistemas cristalinos, onde as classes de cada sistema tero relaes estreitas umas com as outras. A maioria dos minerais comuns cristaliza-se em quinze classes de cristais. Na bibliografia, encontramos muitos nomes diferentes para designar cada uma destas classes, sendo aqui utilizados os propostos por Dana & Hurlbut (1976), derivando do nome da forma geral de cada classe cristalina. Para se descrever os cristais, achou-se conveniente tomar, segundo os mtodos da geometria analtica, certas linhas que passam pelo centro do cristal como eixos de referncia; so os eixos cristalogrficos, tomados paralelamente s arestas de interseco das faces principais do cristal. Todos os cristais, excetuando os que pertencem ao sistema hexagonal, possuem trs eixos cristalogrficos. No caso geral (sistema triclnico), todos os eixos so de comprimentos diferentes e formam ngulos oblquos uns com os outros. Algumas da 32 classes de cristais anteriormente citadas possuem caractersticas de simetria em comum com outras, permitindo sua transferncia para grupos maiores: os sistemas cristalinos, abaixo relacionados com os eixos cristalogrficos e a simetria caracterstica de cada um (ver tambm a Figura 4). Sistema cbico (ou isomtrico): quatro eixos ternrios de simetria, com trs eixos cristalogrficos perpendiculares entre si, de comprimentos iguais (a=b=c) e ngulos perpendiculares (===90o); Sistema tetragonal: um nico eixo de simetria quaternria, com trs eixos perpendiculares entre si, onde os dois eixos horizontais so de comprimento igual, porm o eixo vertical mais curto ou mais longo que os outros dois (a=bc), e ngulos perpendiculares (===90o); Sistema hexagonal: um nico eixo de simetria senria, com eixos cristalogrficos comportando-se de maneira igual ao do sistema trigonal (a=bc) e (==90o, =120o); Sistema trigonal (ou hexagonal-R, ou rombodrico): um nico eixo de simetria ternria, com quatro eixos cristalogrficos; trs deles horizontais de igual comprimento e o quarto de comprimento diferente (a=b=c), os trs eixos horizontais cortando-se em ngulos de 120o e o outro perpendicular ao plano dos trs demais (==90o);. Sistema ortorrmbico (ou rmbico): trs elementos de simetria binria, isto , planos de simetria ou eixos de simetria binrios, com trs eixos cristalogrficos perpendiculares entre si, todos com comprimentos diferentes (abc), e ngulos perpendiculares (===90o); Sistema monoclnico: um eixo de simetria nico, binrio, ou um plano de simetria nico, ou ainda uma combinao de um eixo binrio e um plano de simetria, com trs eixos cristalogrficos

10

desiguais (abc), dois deles inclinados entre si formando ngulos oblquos e o terceiro perpendicular ao plano dos outros dois (==90o); Sistema triclnico: um eixo de simetria unitrio como sua nica simetria, podendo ser um eixo simples rotatrio ou um eixo unitrio de inverso rotatria, com trs eixos cristalogrficos desiguais (abc) que se cortam formando ngulos oblquos (90o). 3.4. ndices de Miller Em todos os sistemas cristalinos, excetuando o cbico, existem eixos cristalogrficos que diferem no comprimento. Se fosse possvel isolar uma cela unitria e medir as dimenses de suas arestas paralelas aos eixos cristalogrficos, poderamos escrever as relaes entre os comprimentos das arestas. Com o emprego dos raios X, apesar de no se poder isolar a cela, pode-se medir precisamente as suas dimenses em unidades de Angstrom, ou (1 = 10-8 cm). Exemplificando com o mineral enxofre (S), as dimenses de sua cela so 10,48 ao longo do eixo a, 12,92 ao longo de b, e 24,55 ao longo de c. Considerando-se b igual a 1, podemos escrever as relaes a:b:c = 0,81:1:1,90. Assim, as relaes expressam os comprimentos relativos, no os absolutos, das arestas das celas as quais correspondem aos eixos cristalogrficos. Interessante observar que as relaes axiais de numerosos cristais foram calculadas muitos anos antes do advento dos raios X, atravs da medio dos ngulos intersticiais (com o uso do gonimetro) e alguns clculos. As faces do cristal so definidas mediante a indicao de suas interceptaes nos eixos cristalogrficos. Assim, ao descrevermos uma face do cristal necessrio determinar se ela paralela a dois eixos e corta o terceiro, ou se paralela a um eixo e corta os outros dois, ou ainda se corta os trs eixos. Alm disto, deve-se determinar a que distncia a face corta os diferentes eixos. Conforme discutido acima, as relaes axiais expressam os comprimentos relativos dos eixos (no enxofre: o eixo a 0,8 do eixo b, e o eixo c 1,9 vezes maior que o eixo b). Para a face de um cristal que corta os eixos cristalogrficos a estas distncias relativas (tomadas como unidades de distncia) as interceptaes seriam dadas como 1/a, 1/b, 1/c ou simplificando 1a, 1b, 1c. Logo, uma face que corta os dois eixos horizontais a distncias que so proporcionais a seus comprimentos unitrios e que corta o eixo vertical a uma distncia duas vezes o seu comprimento unitrio, ter por parmetros 1a, 1b, 2c; ressaltando que tais parmetros so relativos em seus valores e no indicam qualquer comprimento de corte real.

11

Figura 3: Os elementos de simetria cristalina. A Eixo de simetria; B Plano de simetria; C Centro de simetria; D Eixo (no caso, quaternrio) de inverso rotatria.

12

Figura 4: Os sistemas cristalogrficos e suas principais caractersticas.

13

Entre os vrios mtodos de notao propostos para exprimir as interceptaes de qualquer face do cristal sobre seus eixos, o sistema dos ndices de Miller o mais empregado. Esses ndices consistem em uma srie de nmeros inteiros derivados dos parmetros por sua inverso e, quando necessrio, pela reduo subseqente das fraes. Os ndices de uma face so dados de modo que os trs nmeros (ou quatro, no sistema hexagonal) se referem aos eixos a, b e c, respectivamente, e, por conseguinte as letras que indicam os diferentes eixos so omitidas. Tal como os parmetros, os ndices exprimem uma relao, mas para resumir omite-se tambm o sinal da relao. Por exemplo, a face representada por 1a, 1b, 1c por parmetros, teria como ndices de Miller (111) (ler-se: um, um, um). Na figura 5, a face que tem por parmetros 1a, 1b, c, na inverso 1/1, 1/1, 1/ teria (110) como ndices. Algumas vezes, quando se desconhecem as dimenses exatas, conveniente usar um smbolo geral (hkl) para os ndices de Miller (h, k e l representando, cada um, um nmero inteiro simples). Neste smbolo, h, k e l so respectivamente as inverses de interceptaes racionais, porm indefinidas, ao longo dos eixos a, b e c. O smbolo (hkl) indicaria que uma face corta todos os trs eixos cristalogrficos. se uma face paralela a um dos eixos cristalogrficos e corta os outros dois, os smbolos gerais seriam descritos como (0kl), (h0l) e (hk0). Uma face paralela a dois eixos considerada como cortando o terceiro distncia unitria, sendo os smbolos, portanto, (100), (010) e (001). Na discusso anterior, considerouse apenas as faces que interceptam as extremidades positivas dos eixos cristalogrficos. Para indicar a interceptao na extremidade negativa de dado eixo, coloca-se uma barra sobre o nmero (ou letra) apropriada, conforme ainda observado na figura 5.

4. CRESCIMENTO CRISTALINO DOS MINERAIS


Os minerais podem se formar a partir de trs modos caractersticos: (a) solues, (b) massas em fuso, ou (c) vapor. O primeiro modo nos bastante familiar. Consideremos, por exemplo, uma soluo de cloreto de sdio (sal de cozinha) em gua e que, por evaporao, a gua escape lentamente. Nestas condies, a soluo conter gradualmente cada vez mais sal por unidade de volume. Por fim, ser alcanado o ponto em que a quantidade de gua presente no poder reter todo o sal em soluo, e este comear a precipitar-se. Em outras palavras, o cloreto de sdio que estava solubilizado na gua assumiu a forma slida, ou seja, cristalina. Assim, os ons de sdio e cloro, quando se separam da soluo, vo se agrupando e constituindo gradualmente um slido de forma definitiva.

14

Figura 5: Projeo esfrica, mostrando os ndices de Miller respectivos s diversas faces de um cristal pertencente ao sistema cbico. A projeo esfrica demonstra relaes zonais interessantes, pois os plos de todas as faces em certa zona ficam ao longo de um crculo mximo de projeo.

Os minerais podem ser formados tambm a partir de uma soluo, mediante o abaixamento da

15

temperatura ou da presso desta soluo. A gua quente dissolver um pouco mais de sal do que a gua fria; e se permitirmos que uma soluo quente se esfrie, alcanaremos um ponto em que a soluo se tornar supersaturada por sua temperatura, e assim, o sal se cristalizar. Por outra parte, quanto mais alta for a presso a que a gua estiver sujeita, tanto mais sal ela poder manter em soluo. Assim, com o abaixamento da presso de uma soluo saturada, ocorrer a supersaturao e se formaro os cristais. De maneira geral, portanto, os minerais podem formar-se a partir de uma soluo pela evaporao do solvente, pelo abaixamento da temperatura, ou pela diminuio da presso do ambiente nos quais eles esto submetidos. Muitos minerais se formam a partir da massa em fuso de modo semelhante ao que ocorre no processo desde uma soluo. O exemplo mais tpico de cristalizao a partir da massa em fuso dado pela formao dos cristais de gelo, quando a gua atinge o congelamento. Em termos fsicoqumicos a gua representa o gelo fundido; quando a temperatura abaixada suficientemente, a gua no poder permanecer lquida por mais tempo e torna-se slida, cristalizando-se em gelo. As molculas de H2O, que antes estavam livres podiam se mover em qualquer direo no lquido, tornam-se fixas e dispostas em ordem definida para comporem uma massa cristalina slida. A formao das rochas gneas (e de seus minerais) d-se de modo semelhante. No magma, existem dezenas de elementos qumicos em estado dissociado. Com o abaixamento da temperatura, os ons de maneira gradual sero atrados uns pelos outros, resultando na formao dos minerais por tais processos. Evidentemente, conforme for a composio qumica original deste magma, diferentes minerais sero formados. O terceiro modo de formao dos minerais aquele no qual eles so produzidos a partir de um vapor, sendo menos comum que os outros dois, porm os princpios de cristalizao so bastante anlogos. Os tomos ou molculas que se encontram dissociados no gs, mediante o seu resfriamento unem-se cada vez mais fortemente, at que, por fim, vo formar um slido de estrutura cristalina definida. O exemplo mais tpico deste modo de cristalizao dado pela formao dos flocos de neve. O ar, carregado de vapor de gua, resfria-se e assim os cristais de neve se formam diretamente a partir deste vapor. A neve, assim, pode ser considerada como uma drusa do mineral gelo. Outro exemplo pode ser visto na formao de cristais de enxofre em torno de fendas exalando fumarolas, em regies vulcnicas, onde os cristais se depositaram a partir de vapores impregnados de enxofre.

5. PROPRIEDADES FSICAS (ESTRUTURAIS) DOS MINERAIS

16

O entendimento das principais propriedades fsicas dos minerais torna-se muito importante, na medida em que elas vo nos permitir seu reconhecimento pela vista desarmada, ou mediante alguns testes muito simples e rpidos. Entre as propriedades fsicas que ocorrem como conseqncia da estrutura atmica do mineral, destacamos: a clivagem, a fratura, a dureza, a densidade relativa, o trao e a tenacidade. 5.1. Clivagem A clivagem a propriedade na qual um mineral apresenta a tendncia natural de se romper em superfcies planas. Apesar de existirem na literatura vrios tipos ou subdivises para a clivagem, preferimos aqui considerar as clivagens apenas como perfeita, distinta e ausente. Minerais comuns tpicos por apresentarem uma clivagem perfeita so os que pertencem ao grupo das micas (muscovita, biotita, etc.), ao grupo dos feldspatos (ortoclsio, microclnio, etc.) e a calcita. A clivagem distinta aquela onde percebemos os planos, mas estes no se comportam totalmente lisos; o caso da fluorita, do corndon e do rutilo. Por vezes, um mineral pode apresentar mais de uma direo de clivagem (a calcita, por exemplo, apresenta clivagem perfeita segundo trs planos diferentes), porm em outros casos ele pode apresentar clivagem perfeita em determinado plano e no a ter clivagem em qualquer outro(s), como os minerais do grupo das micas. Esta propriedade depende da estrutura do cristal e ocorre somente paralelamente aos planos dos tomos. Se uma famlia de planos de tomos paralelos entre si possui uma fora de ligao mais fraca, provavelmente a clivagem vai ocorrer ao longo destes planos. Esta resistncia menor pode ser devida a um tipo mais fraco de ligao, a um espaamento reticular maior no cristal formando ngulos retos com a clivagem, ou mais freqentemente a uma combinao entre os dois fatores. Uma ligao fraca acompanha-se normalmente de um espaamento reticular maior, pois a fora de atrao no pode manter os planos bem juntos uns com os outros. No caso do diamante, que no possui mais do que um tipo de ligao, a clivagem perfeita ocorre ao longo dos planos reticulares onde o espaamento mximo. Em suma, devemos ressaltar que nem todos os minerais possuem clivagem e somente poucos, comparativamente, a exibem de modo perfeito, mas nestes casos esta propriedade vai servir como um critrio diagnstico decisivo.

5.2. Fratura

17

Entende-se como fratura a maneira pela qual um mineral se rompe depois de sofrer uma pancada. Diferencia-se assim da clivagem, pois na fratura o(s) plano(s) produzido(s) so forados e, por isto, podem apresentar certas caractersticas distintas. Quando, porm, um mineral possui clivagem perfeita, a fratura deve ocorrer pelo menos segundo um plano de clivagem, dizendo-se nestes casos que a fratura plana. Nos minerais ausentes de clivagem, a fratura poder ser irregular, ou ento apresentar figuras peculiares que possuem termos prprios. Diz-se assim que a fratura conchoidal (ou concide), quando mostra concavidades em superfcies lisas e curvas, semelhantes superfcie interna de uma concha. O caso mais comum desta forma de fratura ocorre com o quartzo. Muitas vezes esta feio percebvel, mas no to caracterstica, como nos minerais dos grupos das turmalinas e das granadas, dizendo-se ento que a fratura subconchoidal. 5.3. Dureza A dureza de um mineral a resistncia que a sua superfcie oferece ao ser riscada. Esta propriedade tambm depende da estrutura do cristal, pois quanto mais forte forem as foras de coeso entre os tomos, mais duro ser o mineral. Para medir-se a dureza relativa de um mineral, escolheu-se uma srie de minerais comuns em ordem crescente para servir como escala padro, compreendendo a Escala de Mohs (Tabela 2).

Tabela 2: A escala de dureza de Mohs.


Espcie mineral 1. 2. 3. 4. 5. Talco Gipsita Calcita Fluorita Apatita Composio qumica Mg3Si4O10(OH)2 CaSO4.2H2O CaCO3 CaF2 Ca5(PO4)3Cl,F Espcie mineral 6. Ortoclsio 7. Quartzo 8. Topzio 9. Corndon 10. Diamante Composio qumica KAlSi3O8 SiO2 Al2SiO4(F,OH)2 Al2O3 C

Para auxlio na determinao da dureza, utilizamos materiais comuns para agilizarmos as tarefas. Assim, a unha (dureza 2,5) risca os minerais de graus 1 e 2 da escala. O canivete de ao e o vidro (durezas 5,5) riscam os minerais de graus 3, 4 e 5 da escala. A cermica (dureza 7,5) risca os minerais de graus 6 e

18

7 da tabela. Logo, os minerais com durezas acima de 7,5 riscaro inclusive o material cermico. Alis, a cermica foi desenvolvida com este grau de dureza justamente para no sofrer abraso pelo quartzo (dureza 7), que o mineral mais comum na natureza e assim constitui a maior parte das fraes arenosas dos sedimentos. Alguns minerais alteram-se mais facilmente em suas superfcies, transformando-se em material que mais mole do que o mineral original ( o caso do corndon). Deve-se, por conseguinte, usar sempre uma superfcie fresca da amostra a ser testada. A dureza, sendo dependente da estrutura do mineral, e como a intensidade das foras unindo os tomos varia em diferentes direes, ser assim uma propriedade vetorial. Nestas condies os cristais podero mostrar graus variados de dureza dependentes das direes nas quais so riscados. As diferenas de dureza na maioria dos minerais so muito pequenas, s podendo ser detectadas com o uso de instrumentos. Algumas excees, porm, so marcantes: na cianita a dureza 5 paralelamente ao comprimento do cristal, porm transversalmente ela de 7; na calcita a dureza 3, porm segundo um dos planos (0001) ela de 2, o qual pode portanto ser riscado com a unha. Alm disso, como a escala de dureza relativa, em termos absolutos ela pode apresentar fortes variaes (Figura 6). Caso tpico o do diamante, que em escala absoluta mostra-se cerca de 42,4 vezes mais duro que o corndon. 5.4. Densidade relativa A densidade relativa (d), ou peso especfico (ou simplesmente densidade) de um certo mineral uma das propriedades mais importantes utilizadas para sua determinao. Ela expressa pela relao entre o peso do mineral e o de um volume igual de gua a 4oC. Se um mineral tem densidade 2, por exemplo, significa que um dado espcime deste mineral pesa duas vezes mais que o mesmo volume de gua. Esta propriedade no tem, portanto, qualquer dimenso. Tal propriedade particularmente importante na determinao de minerais gemolgicos ou de cristais raros, pois outros tipos de ensaios costumam danificar as amostras. A densidade de uma substncia vai depender de dois fatores: (a) dos tipos de tomos de que ela composta e, (b) da maneira pela qual estes tomos esto arranjados entre si. As diferenas na densidade com a mudana do ction metlico, em grupos isoestruturais, podem ser bem ilustradas com o caso dos carbonatos ortorrmbicos, onde se verifica o aumento progressivo da densidade desde a aragonita (d=2,97) at a cerussita (d=6,55) em funo do peso atmico dos ctions (Tabela 3). Outros exemplos interessantes podem ser dados pelas solues slidas, onde a composio pode variar continuamente. Na olivina (Mg,Fe)2(SiO4)2, por exemplo, as densidades vo variar nos extremos da soluo slida entre a forsterita, Mg2SiO4 (d=3,2) at a fayalita, Fe2SiO4 (d=4,4). Assim, pela determinao da densidade possvel obter-se uma boa aproximao da composio qumica do mineral.

Tabela 3: Mudanas na densidade relativa com a mudana do ction nos carbonatos ortorrmbicos.

19

Mineral Aragonita Estroncianita Witherita Cerussita

Composio qumica Peso atmico do ction CaCO3 SrCO3 BaCO3 PbCO3 40,08 87,63 137,36 207,21

Densidade 2,95 3,70 4,30 6,55

Para a determinao precisa da densidade de um mineral, primeiramente exige-se que ele seja puro. Na maioria das vezes, porm, o mineral contem impurezas estranhas, na maioria das vezes ctions metlicos, no seu retculo cristalino. Ele tambm deve ser compacto, sem fissuras ou cavidades em cujo interior possam ficar aprisionadas bolhas ou pelculas de ar. Para as determinaes rotineiras, um mineral a ser testado deve possuir um volume aproximado de 2 cm2, ou seja, um cubo medindo 1,2 cm de aresta. No se podendo preencher tais condies, tem pouco significado uma determinao da densidade por qualquer mtodo mais simples. O clculo da densidade requer algumas pesagens rpidas. Primeiramente o mineral deve ser pesado no ar, representando-se pelo fator P-O2. O mineral deve ento ser imerso em gua e pesado novamente. Nestas condies ele vai pesar menos, pois qualquer objeto imerso em gua impelido para cima por uma fora equivalente ao peso da gua deslocada (o chamado Princpio de Arquimedes). Representemos por P-H2O o peso na gua. Ento P-O2 menos P-H2O ser igual perda de peso causada pela imerso na gua, ou ao peso de um volume igual de gua. Logo, a densidade relativa do mineral ser dada pela expresso: d = P.O2/P.O2 P.H2O

20

Figura 6: Os minerais pertencentes escala de dureza de Mohs, representados em termos absolutos.

21

Na determinao rpida da densidade relativa dos minerais por vezes usam-se lquidos pesados, os mais comuns deles sendo o bromofrmio (d = 2,89) e o iodeto de metileno (d = 3,33). Como ambos so miscveis entre si e tambm com a acetona (d = 0,79) pode-se, misturando-os, obter-se solues de diversas densidades. O bromofrmio tambm largamente utilizado para a separao de partculas minerais de sedimentos, os quais so na maior parte constitudos de quartzo (d = 2,65) e feldspatos (d = 2,50-2,60). Separam-se assim os ditos minerais leves (d < 2,89) dos minerais pesados (d > 2,89). 5.5. Trao

a propriedade do mineral em deixar um trao colorido sobre uma superfcie no polida de porcelana dura. A cor do p fino deixada na porcelana representa o trao, o qual, dentro de alguns limites, bastante constante para cada espcie mineral (que no deve estar alterada por oxidao). Assim sendo, uma caracterstica muito importante na identificao dos minerais, notadamente aqueles que apresentam brilho metlico e os coloridos. Como as placas de porcelana possuem dureza entre 7,0 e 7,5 evidentemente os minerais com dureza superior a estas vo riscar a porcelana, isto , deixaro um trao incolor. 5.6. Tenacidade

A tenacidade representa a resistncia que uma espcie mineral oferece para ser rompida, esmagada, curvada ou rasgada. Em suma, a tenacidade define o grau de coeso de determinado mineral. So usados os seguintes termos para descrever os diversos tipos de tenacidade dos minerais: quebradios (ou friveis) - se rompem ou se reduzem a p facilmente quando submetidos a presso. Ex. hematita, calcita; dcteis - podem ser transformados em lminas delgadas ou estirados formando fios por percusso. Ex. ouro nativo, chumbo nativo; scteis - podem ser cortados por uma lmina. Ex. talco, gipsita; flexveis - se encurvam por presso e no retornam posio original depois de cessada tal presso. Ex. molibdenita; maleveis - se encurvam por presso, mas retornam posio original cessada tal presso. Ex. minerais do grupo das micas; coesos (ou macios) - quando so mais resistentes a qualquer forma de ataque. Ex. quartzo, diamante.

6. PROPRIEDADES FSICAS (PTICAS) DOS MINERAIS

22

Estas propriedades so dependentes principalmente da incidncia de luz sobre os minerais. As principais so brilho, cor, diafaneidade, jogo de cores, iridescncia, pleocrosmo, opalescncia, acatassolamento, refrao da luz, dupla-refrao e luminescncia. 6.1. Brilho Os minerais podem apresentar basicamente dois tipos de brilho: metlico e no-metlico (para distinguirmos facilmente entre os dois tipos, basta lembrarmo-nos das cores metlicas e no- metlicas dos carros). Alguns poucos minerais podem possuir um brilho semi-metlico, que sero aqui considerados como uma pequena variao do tipo metlico. Quando o brilho no-metlico, ele pode possuir diversos sub-tipos, em funo de sua aparncia com determinadas substncias bem conhecidas. Assim sendo, reconhece-se os brilhos (no-metlicos) adamantino (muito intenso, como o do diamante), vtreo (de vidro), sub-vtreo (algo menos intenso que o vidro), perlceo ou nacarado (de prola), resinoso (de resinas), sedoso (de seda), graxo (de graxas ou leos), etc. Os diversos tipos de brilho devem ser sempre observados sobre uma fratura fresca do mineral, pois em numerosos casos formam-se pelculas de alterao que podem modificar os aspectos citados. 6.2. Cor

A cor uma das propriedades que mais chamam a ateno ao observamos um mineral, ainda que esta propriedade no seja definitiva para caracterizarmos a espcie em estudo. O fenmeno da cor no mineral se manifesta atravs de ondas eletromagnticas interagindo com o retculo cristalino, originando processos altamente complexos que atualmente so mais estudados pela fsica do que pela mineralogia. A nossa viso percebe a cor pela pequena poro do espectro visvel das ondas eletromagnticas (Figura 7), sendo que cada comprimento de onda corresponde a uma cor. Nos minerais, a cor vai depender da absoro seletiva da luz por eles transmitida ou refletida. Por exemplo, um mineral de cor verde absorve todos os comprimentos de onda do espectro com exceo dos que associados do a sensao do verde. A cor dos minerais, especialmente nos que apresentam brilho metlico, deve ser sempre observada em planos frescos de fratura, pois em geral suas superfcies expostas ao ar adquirem uma pelcula de alterao.

Entre os minerais de brilho no metlico, devem-se distinguir os idiocromticos, isto , de cor

23

prpria e constante, em funo de sua composio qumica. Exemplificando, enxofre (amarelo), cinbrio (vermelho), malaquita (verde), azurita (azul), etc. J os minerais alocromticos possuem cores variveis de acordo com a presena de impurezas metlicas no retculo cristalino. Tais minerais so incolores quando puros, mas a existncia de impurezas ou outras causas de natureza fsica os fazem ser comumente coloridos. Assim, a fluorita pode ser: amarela, rsea, verde e roxa; o quartzo: amarelo, rseo, verde, roxa, cinza, etc.; o berilo: verde, azul, rseo, amarelo e vermelho. O fenmeno da cor se manifesta no mineral de diversas maneiras, que sero aqui explicadas resumidamente. Quando um feixe de luz incide sobre determinado mineral, uma parte ser refletida e outra refratada (Figura 8). A parcela absorvida ser devolvida ao meio como luz transmitida, ou como raios dispersos, ou ainda na forma de fluorescncia. Os raios refletidos levam nossa viso as ondas eletromagnticas resultantes das vrias formas de interao com o retculo cristalino. Na colorao por ons cromatfaros (ou cromforos), a emisso a emisso da parcela do feixe de luz que no foi absorvida pode se constituir de inmeros comprimentos de onda. A parte absorvida na forma de calor pode deslocar es eltrons de seu nvel de equilbrio para nveis instveis, onde no podero permanecer e, assim, ao retornarem ao seu nvel de equilbrio anterior, devolvero a energia na forma de ondas eletromagnticas. Como o espectro visvel possui uma faixa restrita de comprimentos de onda, no intervalo entre 400-700nm (correspondendo do violeta ao vermelho, respectivamente) com nveis energticos de 3,2 a 1,7eV, podemos concluir que somente os eltrons de alguns ons sero passveis de se deslocar de seu nvel de equilbrio. Estes ons correspondem aos metais de transio (p.ex., Co, Cr, Fe, Mn, Ni, V, etc.), os quais so justamente os metais cujo gap energtico necessrio para a transferncia de um eltron para um nvel de maior energia est compreendido na faixa 3,2-1,7eV (disponvel no espectro do visvel). Nesta situao os eltrons perifricos podero se alojar no nvel quntico superior que est incompleto. Citamos alguns exemplos tpicos de minerais que devem sua colorao a ons cromatfaros: minerais idiocromticos: azurita (azul), malaquita (verde) e turquesa (azul), todos pela presena do on Cu2+; crocota (vermelha) e uvarovita (verde), ambos pela presena de Cr2+; minerais alocromticos: esmeralda e jade (verde); rubi (vermelha), pela presena de Cr2+; gua-marinha, elbata (azul/verde); citrino (amarelo); dravita (marrom), pela presena de Fe2+ e/ou Fe3+. A colorao de uma espcie mineral pode tambm ser causada pela existncia de discordncias no retculo cristalino, caracterizadas por eltrons neutralizando a falta de nions e impurezas intersticiais, designadas de centros de cor. A cor roxa de algumas fluoritas (CaF2) causada por discordncias causadas pela remoo do nion F1- de sua posio de equilbrio para outro ponto do retculo, devido a emulses de raios-X de alta energia ou pelo comprometimento do eltron com o campo eltrico interno no retculo. O quartzo fum tambm possui a sua colorao devida a lacunas eltricas, as quais constituem seus centros de cor. O processo consiste na substituio do Si4+ por Al3+ que neutralizada com Na1+ ou H1+ intersticialmente. Quando este quartzo exposto a radiaes intensas de raios-X, a raios gama por

24

alguns minutos, ou ainda a baixos nveis de radiaes alfa por longos perodos geolgicos, d-se a formao dos centros de cor. A radiao expele um dos eltrons do nion oxignio ligado ao Al3+, conforme ilustrado na figura 10. O eltron deslocado deixa uma lacuna que ser a fonte de excitao, semelhante ao caso mostrado para a fluorita. Entre outros minerais que possuem a sua colorao causada por centros de cor, destacamos: quartzo ametista (roxo), diamante (verde, azul, rseo) e topzio (azul). Dois outros processos so tambm responsveis pela colorao dos minerais. O mecanismo eletrnico designado de transferncia metal-metal (metal-metal transfer) foi identificado na safira, a variedade azul do corndon (Al2O3). Esta variedade mineral caracteriza-se pela existncia de ferro e titnio em sua estrutura, elementos estes que possuem ons com duas valncias, permitindo dois estados de equilbrio: Fe2+/Ti4+ e Fe3+/Ti3+. Assim, pela absoro da luz teremos a transferncia do eltron do titnio para o ferro e vice-versa. A mesma explicao pode ser vlida para a cor da magnetita (Fe3O4) e da cromita (FeCr2O4), entre outros, cuja colorao no pode ser explicada por agentes cromatfaros ou por discordncias estruturais. Uma outra maneira, menos importante, de colorao dos minerais pela existncia de micro-incluses. A colorao do quartzo azul deve-se a incluses exguas de turmalina preta (schorlita), do quartzo verde a incluses de clorita, etc.

6.3. Diafaneidade A diafaneidade, ou grau de transparncia, constitui a propriedade possuda pelos minerais de deixarem (ou no) que a luz os atravesse. Usam-se os seguintes termos para exprimir os diversos graus de diafaneidade dos minerais; transparente - o mineral atravessado pela luz e o contorno de um objeto pode ser perfeitamente distinto atravs dele; translcido - o mineral atravessado pela luz, no podendo, porm, os objetos serem vistos atravs dele; opaco - o mineral ser opaco se a luz no o atravessar, mesmo os considerando em lminas muito delgadas.

25

Figura 7: O espectro eletromagntico (a), detalhando as cores do espectro visvel (b), comprimento de onda em (c) e energia em eV (d), em funo do aumento de temperatura.

Figura 8: Comportamento de um feixe de luz incidente em um cristal transparente

26

Via-de-regra, os minerais de brilho metlico so opacos, enquanto os de brilho no-metlico podem se apresentar como transparentes e/ou translcidos. Muitas vezes, um mineral no-metlico pode parecer opaco em massas maiores, porm, ao ser seccionado, vai mostrar pores translcidas tpicas. 6.4. Jogo de cores Diz-se que o mineral apresenta jogo de cores (ou pseudocromatismo) quando, ao ser virado, podem ser notadas vrias cores espectrais em rpida sucesso. O pseudocromatismo ocorre em minerais incolores e transparentes, formados por nveis planos e paralelos. Quando a luz incide no mineral vai sofrer refrao no primeiro nvel e reflexo no segundo. A reflexo causar interferncia construtiva e/ou destrutiva sobre o feixe de luz incidente, conferindo uma colorao mais intensa ao mineral. O mesmo fenmeno ocorre no leo mineral flutuando na gua, mudando continuamente de cores em funo da variao de espessura no filme de leo. V-se esta propriedade em vrios minerais, especialmente bem no diamante e na labradorita. 6.5. Iridescncia Um mineral iridescente quando mostra uma srie de cores espectrais sobre sua superfcie. Ao contrrio do jogo de cores, a iridescncia tpica de minerais metlicos (opacos). Ela causada pelo desmembramento da luz devido presena de delgadas superfcies de fraturas e/ou de clivagens. A propriedade particularmente comum na hematita e em outros xidos metlicos. 6.6. Pleocrosmo Alguns minerais possuem uma absoro seletiva da luz nas diferentes direes cristalogrficas, podendo assim aparecer com cores distintas quando vistos em diferentes direes na luz transmitida. Esta propriedade conhecida como pleocrosmo. Quando os minerais pertencem aos sistemas tetragonal e hexagonal, podemos ter duas cores distintas, ou dicrosmo. Nos cristais pertencentes aos sistemas ortorrmbico, monoclnico e triclnico, podemos ter at trs cores distintas em funo dos eixos cristalogrficos de observao. Como exemplos de minerais pleocricos e suas coloraes, citamos: andaluzita - amarela, verde oliva e marrom avermelhada; cordierita - azul prpura, amarela e branca;

epdoto - verde, marrom e amarela; crisoberilo (alexandrita) - verde luz natural e vermelha luz incandescente;

27

espodumnio (kunzita) - rsea clara e violeta.

6.7. Opalescncia A opalescncia constitui-se em uma reflexo leitosa ou perlcea no interior do mineral. Ela tpica da opala, onde a reflexo da luz e sua interferncia com esfrulas de cristobalita (espcie SiO2 de cristalizao cbica ou tetragonal), produzem pequenas manchas de cores, muito variadas, semelhantemente ao que ocorre no jogo de cores. Outros minerais, como a pedra-da-lua (variedade de ortoclsio) e o crisoberilo olho-de-gato, tambm podem exibir a opalescncia. 6.8 Acatassolamanto (chatoyance) Alguns poucos minerais apresentam na luz refletida uma aparncia sedosa que resulta da presena de muitas incluses ou cavidades tubulares dispostas paralelamente a uma certa direo cristalogrfica. Quando se lapida uma gema em forma de cabocho (com a parte superior lapidada de forma arredondada e a inferior plana ou levemente convexa), de um mineral que apresenta tal propriedade, ele cruzado por um feixe de luz que forma ngulos retos com a direo das incluses. Este fenmeno conhecido como acatassolamento ou chatoyance, produzindo uma feio luminosa semelhante ao do olho de um gato, sendo por isto comum no crisoberilo olho-de-gato. Pode ainda ocorrer em outros minerais como nas turmalinas e em algumas variedades do quartzo. Um tipo especial de acatassolamento o asterismo, tpico em minerais do sistema hexagonal como o corndon azul (safira), onde o mineral visto na direo do eixo vertical pode mostrar raios de luz na forma de uma estrela, devido a peculiaridades estruturais ao longo das direes axiais ou a micro-incluses dispostas em ngulos retos quanto a estas direes. 6.9. Refrao da luz

Quando a luz entra em contato com um mineral (no opaco), parte dela refletida na sua superfcie e outra parte penetra no mesmo, permitindo o fenmeno da refrao da luz (Figura 9). Quando a luz passa de um meio menos denso para outro mais denso, por exemplo, do ar para um mineral, retarda-se sua velocidade. Esta mudana de velocidade acompanhada pela alterao da direo em que a luz caminhava, conhecendo-se como refrao da luz a esta mudana na direo de propagao. A quantidade de refrao de um certo raio de luz ser diretamente proporcional relao existente entre a velocidade da luz no ar e a verificada no mineral. Apenas os minerais que se cristalizam no sistema cbico so isotrpicos, ou seja, a luz vibra em apenas uma direo no seu interior.

28

A relao entre as duas velocidades (no ar e no mineral) representada por n, o ndice de refrao. Esta relao igual a V/v, em que V a velocidade da luz no ar e v, a velocidade da luz no mineral. Considerando a velocidade da luz no ar igual a 1, conseqentemente n = 1/v, ou seja, o ndice de refrao ser igual ao inverso da velocidade da luz. Em termos prticos, se o ndice de refrao de um mineral 2, a luz cainhar neste mineral com a metade da velocidade que tem no ar. Os ndices de refrao nos minerais cbicos variam amplamente, exemplificando, como na criolita (n = 1,34) e no diamante (n = 2,42). Como o ndice de refrao do diamante muito maior que o da criolita, a luz caminhar no primeiro com velocidade muito mais baixa, possibilitando aparncias totalmente distintas para os dois minerais. As espcies com ndice de refrao alto, tm aparncia difcil de ser definida, causando geralmente o brilho adamantino. Este tipo de brilho pode ser melhor compreendido quando examinamos amostras de diamantes (n = 2,42) ou de cerussita (n = 2,10). Eles possuem uma cintilao e intensidade que os minerais de ndice de refrao mais baixo no possuem; compare-se, por exemplo, a cerussita (n = 2,10) com a fluorita (n = 1,434). Um grande nmero de minerais cbicos possui o ndice de refrao no longe de 1,5 - correspondente ao ndice do vidro, sendo, por isto, sendo designados de vtreos. Exemplos tpicos de minerais (cbicos) com ndices semelhantes so a sodalita (n = 1,49) e a halita (n = 1,55). 6.10. Dupla-refrao da luz Excetuando os minerais do sistema cbico, todos os outros (no-opacos) mostram duplarefrao da luz. Quando um raio de luz penetra nestes minerais desdobra-se em dois raios, cada um deles caminhando com uma velocidade caracterstica e tendo assim o seu ndice de refrao prprio. Como o ngulo de refrao ser diferente para os dois raios, eles divergiro, ou seja, a luz sofre dupla-refrao. Na maioria dos minerais a quantidade de dupla-refrao muito pequena, s podendo ser demonstrada por instrumentos especiais. Contudo, a calcita quando hialina exibe uma dupla-refrao to forte que pode ser observada facilmente. A divergncia dos dois raios em um mineral vai depender, (a) de sua birrefringncia - a diferena entre os ndices de refrao mximo e mnimo, e (b) da espessura da seo do mineral. Nos minerais dos sistemas hexagonal e tetragonal existe uma direo (a do eixo vertical) em que no ocorre dupla-refrao. Logo que um raio de luz no mineral se desvia desta direo, ele refratado duplamente e a quantidade de dupla-refrao aumenta quando o percurso da luz se torna mais oblquo, atingindo seu mximo ao formar ngulos retos com o eixo vertical. Estes minerais classificam-se como uniaxiais. Exemplificando: no quartzo, n = 1,544, n = 1,553 e a birrefringncia = 0,009; na calcita, n = 1,486, n = 1,658 e a birrefringncia = 0,172. Nos minerais pertencentes aos sistemas ortorrmbico, monoclnico e triclnico, existem duas direes onde no ocorre a dupla-refrao, e os minerais pertencentes a estes sistemas so classificados como biaxiais.

29

Como exemplos, no topzio n = 1,607-1,629, n = 1,610-1,631, n = 1,617-1,639 e a birrefringncia = 0,009-0,010; e no zirco, n = 1,93, n = 1,93, n = 1,97 e a birrefringncia = 0,04. 6.11. Luminescncia

A luminescncia definida como qualquer emisso de luz por um mineral quando provocada por um agente externo ao meio natural, podendo ser produzida de vrias maneiras inteiramente independentes entre si. Na fluorescncia, a emisso de luz se d quando o mineral exposto aos raios ultra-violeta, raios-X, ou raios gama, cessando quando a fonte desses raios interrompida. Na fosforescncia, porm, a luminescncia perdura alguns instantes aps a interrupo dos raios excitantes. Ambos os fenmenos parecem ocorrer interligadamente; apenas alguns poucos minerais a exibem e assim mesmo nem sempre. Por exemplo, algumas fluoritas (da o seu prprio nome) mostram fluorescncia. Entre outros minerais que freqentemente exibem a propriedade, citamos o diamante, a calcita, a autunita e a scheelita. Nestes casos, no s as cores de fluorescncia dos diferentes minerais variam amplamente, como tambm no guardam qualquer relao com a cor natural destes minerais. A triboluminescncia a propriedade possuda por diversos minerais que se tornam luminosos ao serem esmagados, riscados ou esfregados. Minerais como a fluorita, a esfalerita e a lepidolita podem ser triboluminescentes. De outra maneira, a termoluminescncia ocorre quando alguns minerais exibem luz visvel ao serem aquecidos. Ao se aquecer determinado mineral termoluminescente, uma luz visvel normalmente tnue surge na faixa de temperatura entre 50-100oC, cessando em geral a temperaturas superiores a 500oC. Alguns minerais que exibem esta propriedade so: fluorita, calcita, apatita, escapolita, lepidolita e alguns feldspatos.

30

Figura 9: Representao esquemtica da fluorita, onde uma lacuna deixada pelo on F- est ocupada por um eltron, constituindo o designado centro de cor.

Figura 10: Representao esquemtica do quartzo normal (a) e da substituio do Si4+ por Al3+ e H+, com a sada de um eltron por efeito da radiao (b).

31

7. OUTRAS PROPRIEDADES DOS MINERAIS


7.1. Propriedades magnticas e eltricas So magnticos os minerais que, em seu estado natural, so atrados por um m. Os dois principais exemplos de minerais magnticos so a magnetita (Fe3O4) e a pirrotita (FeS). Existe uma variedade (rara) de magnetita que tem por si s o poder de atrao e a polaridade de um m verdadeiro. Muitos outros minerais, especialmente os que contm ferro em sua composio qumica, podem ser atrados pelo m no campo magntico de um eletrom poderoso. Por isto, o eletrom (o mais comum deles o Separador Eletromagntico Frantz) um meio importante para separar misturas de gros minerais pesados (areias ricas em minerais econmicos, por exemplo), os quais possuem suscetibilidades magnticas diferentes. A piezoeletricidade acontece quando um cristal desenvolve uma carga eltrica sobre a superfcie, ao ser pressionado nas extremidades de um de seus eixos. Somente podem mostrar esta propriedade os minerais que se cristalizam em classes de simetria nas quais faltam um centro de simetria. O quartzo o mineral piezoeltrico mais importante, pois uma presso relativamente leve paralela a um eixo eltrico (qualquer um dos trs eixos a), produz uma carga eltrica. Por causa desta propriedade, emprega-se amplamente o quartzo em placas orientadas para controlar a freqncia do rdio, por exemplo. Tem-se usado tambm as turmalinas, em menor escala, de maneira semelhante porm na construo de aferidores de presso. Atualmente se fabricam muitas substncias cristalinas sintticas (inclusive o quartzo cultivado) que possuem intensa resposta piezoeletricidade. Denomina-se de piroeletricidade ao desenvolvimento simultneo de cargas de eletricidade positiva e negativa nas extremidades opostas de um eixo cristalino, sob determinadas condies de alterao da temperatura. Somente apresentam piroeletricidade primria (ou natural) os cristais que possuem um nico eixo polar. Assim, a turmalina possui apenas um nico eixo polar c, pertencendo a este grupo, enquanto o quartzo com seus trs eixos polares a no pertence. Entretanto, o gradiente de temperatura nos minerais em que faltam um centro se simetria (que tambm mostram piezoeletricidade) produzir um efeito piroeltrico, pois a polarizao ocorrer como resultado da deformao dos eixos resultando da expanso trmica desigual. O quartzo, por exemplo, quando aquecido a 100oC desenvolve, ao ser resfriado, cargas positivas em trs arestas prismticas alternadas e cargas negativas nas trs restantes. Tais casos so chamados de polarizao piroeltrica secundria.

7.2. Propriedades morfolgicas

32

Entende-se por hbito de um mineral ou cristal a forma caracterstica e comum, ou a combinao das formas em que o mineral pode se apresentar. O hbito do mineral inclui assim a configurao geral e as irregularidades de seu crescimento, se estas irregularidades so de ocorrncia comum. A galena, por exemplo, possui um hbito cbico; a magnetita e o diamante, octadrico; e o amianto crisotila, fibroso. Isto significa que, embora estes minerais sejam tambm encontrados em arranjos cristalinos com outras formas, tais ocorrncias so relativamente raras e seu hbito cristalizar naturalmente da maneira indicada. Os hbitos so determinados por vrios fatores, dentre os quais citamos a natureza da soluo, a velocidade de crescimento cristalino, e as condies de temperatura e presso do ambiente. Relacionam-se a seguir alguns termos utilizados para caracterizar a aparncia ou o hbito de cristais individuais ou agregados, lembrando que s vezes mais de um hbito pode estar presentes em determinada amostra de mineral: prismtico - o mineral ocorre em prismas, acompanhando seu sistema cristalino original. Ex. quartzo hialino, calcita, berilo; piramidal - o mineral ocorre em pirmides, muitas vezes determinando o fechamento dos prismas do hbito prismtico. Ex. quartzo hialino; acicular - em cristais delgados, semelhantes a agulhas. Ex. cianita; capilar - em cristais semelhantes a fios ou cabelos. Ex. rutilo; laminado ou foliceo - cristais alongados, achatados como uma lmina. Ex. micas; placide ou tabular - semelhante a placas; foliceo - quando o mineral se separa facilmente em lminas ou folhas. Ex. minerais do grupo das micas; granular - quando um mineral consiste em um agregado de gros pequenos. Ex. calcopirita; dendrtico - "arborescente", em ramos delgados divergentes que se assemelham a uma planta. Ex. pirolusita; colunar - em indivduos paralelos, grossos, semelhantes a colunas. Ex. minerais do grupo das turmalinas; fibroso - em agregados fibrosos paralelos, delgados. Ex. amianto variedade crisotila; globular ou botrioidal - indivduos radiados formando grupos esfricos ou semi-esfricos. Ex. goethita; pisoltico - agregados de massas semi-esfricas, do tamanho aproximado de ervilhas. Ex. calcita; ooltico - semelhante ao anterior, porm de menor tamanho, como o de ovas de peixes. Ex. calcita;

33

bandado - quando o mineral ocorre em faixas estreitas de cor e/ou textura diferentes. Ex. quartzo variedades calcednia e gata; estriado - quando ocorrem estrias paralelas ou transversais a determinado plano cristalino. Ex. minerais do grupo das turmalinas, rutilo; macio - material compacto de forma irregular, sem qualquer aparncia peculiar. Ex. cassiterita.

8. MINERALOGIA SISTEMTICA

Desde o incio do sculo atual, todos os compndios de mineralogia tm adotado um esquema de classificao para os minerais em funo de seus arranjos qumicos. As divises mais amplas, segundo este esquema, abrangem as seguintes classes minerais: Elementos nativos - cerca de 20 elementos qumicos se encontram como minerais sob forma no combinada, dizendo-se que ocorrem no estado nativo. Ex. ouro (Au), diamante (C), etc; Sulfetos - consiste em combinaes do nion sulfeto (S2-) com ctions metlicos, incluindo a maioria dos minerais metlicos. Ex. galena (PbS), pirita (FeS2), etc; Sulfossais - minerais compostos de chumbo, cobre ou prata, em combinao com enxofre e antimnio, arsnio ou bismuto. Ex. enargita (Cu3AsS4); xidos - combinao do nion xido (O2-) com ctions metlicos. Ex. hematita (Fe2O3), cassiterita (SnO2); Hidrxidos - os xidos minerais contendo gua ou o on hidroxila (OH1-). Ex. brucita [Mg(OH)2]; Halides - inclui os nions cloreto (Cl1-), brometo (Br1-) e fluoreto (F1-), combinados com um ction metlico. Ex. fluorita (CaF2); Carbonatos - combinaes do radical aninico carbonato (CO32-) com ctions metlicos. Ex. calcita (CaCO3); Nitratos - combinaes do radical aninico nitrato (NO31- ) com ctions metlicos. Ex. nitro (KNO3); Boratos - combinaes do radical aninico borato (BO31-) com ctions metlicos. Ex. brax (Na2B4O7.10H2O); Fosfatos - combinaes do radical aninico fosfato (PO43-) com ctions metlicos. Ex. apatita [(Ca5(PO4)3Cl,F]; Sulfatos - combinaes do radical aninico sulfato (SO42-) com ctions metlicos. Ex. barita (BaSO4);

34

Tungstatos - combinaes (raras) do radical aninico tungstato (WO42-) com ctions metlicos. Ex. scheelita (CaWO4); Silicatos - formam a classe qumica mxima entre os minerais, normalmente incluindo mltiplos elementos e constituindo estruturas qumicas muito complexas, entre o radical aninico silicato (SiO44-) com outros nions e/ou ctions metlicos. Ex. topzio [Al2(SiO4)(F,OH)2].

As classes minerais permitem ainda uma subdiviso comum, onde diversos minerais podem estar reunidos, constituindo os grupos minerais. Nestes grupos, os minerais vo possuir afinidades estruturais comuns (apesar de, evidentemente, possurem composies qumicas distintas), apresentando assim hbitos muito semelhantes. Ex. grupo das micas, composto por diversas espcies dentre as quais muscovita, biotita, lepidolita, etc. Muitas vezes, as espcies minerais podem no apresentar uma composio qumica exatamente constante, variando as percentagens de composio de determinados elementos qumicos que possuem afinidades entre si. Este fenmeno conhecido como soluo slida ou isomorfismo, e os minerais que se renem desta maneira constituem as sries isomrficas. So exemplos de srie isomrfica a columbitatantalita (Fe,Mn)Nb2O6 - (Fe,Mn) Ta2O6 (ou seja, nesta srie haver uma variao desde 100% nibio com 0% de tntalo (caso da columbita), at 100% tntalo com 0% de nibio (caso da tantalita), sendo que o fator nulo apenas terico pois sempre haver uma pequena quantidade do elemento na soluo slida. Um outro exemplo tpico o da srie dos plagioclsios, onde as composies qumicas vo variar desde a albita, NaAlSi3O8 (100% Na - 0% Ca) at a anortita CaAlSi3O8 (100% Ca - 0% Na). As espcies minerais podem ainda apresentar variedades mineralgicas. Nestes casos, a composio qumica e os aspectos estruturais permanecero constantes, porm os minerais vo apresentar certas caractersticas (de cor, por exemplo) que vai permitir uma nomenclatura particular, principalmente visando fins comerciais. Como exemplos, podemos citar as diversas variedades gemolgicas do quartzo (ametista, citrino, morion, etc.) e do berilo (gua-marinha, esmeralda, morganita, etc.).

9. MTODOS PARA DETERMINAO DOS MINERAIS


9.1. Combinao das propriedades fsicas

35

Para a determinao rpida e econmica de uma espcie mineral qualquer, o mtodo mais utilizado o da combinao das propriedades fsicas. Apesar deste mtodo no ser aplicvel para todas as situaes, pelo menos 95 % dos minerais mais comuns na natureza podem ser identificados por tal mtodo. Para uma dada amostra de mineral, utilizando-se este mtodo, so relacionados os mais importantes parmetros fsicos (estruturais e pticos; vide os captulos 5 e 6) em uma tabela, podendo-se assim chegar ao nome (e composio qumica) do mineral em questo. Na Figura 11 (pg. 53, ao final do trabalho), apresenta-se uma sugesto de encaminhamento para a identificao de uma determinada espcie mineral, relacionando os principais parmetros pticos ou estruturais em funo da cor (para os minerais de brilho metlico) ou do trao (para os de minerais de brilho no metlico). As tabelas especficas constam na segunda parte desta apostila (Captulo 10). 9.2. Anlises qumicas via-mida e via-seca

Testes qumicos utilizando solues com cidos (ou via-mida) ou a reao do mineral chama do fogo (ou via-seca), so utilizados desde longa data. Nestes testes, os minerais vo produzir uma colorao caracterstica em funo do(s) elemento(s) qumico(s) constituinte(s). Desta maneira, conhecendo-se o(s) elementos(s) do(s) qual(is) o mineral formado, temos condies de definir a provvel espcie em questo ou, pelo menos, sugerir possibilidades dentro de um espectro mais reduzido de minerais. 9.3. Difratometria de raios-X

A difratometria de raios-X uma das mais importantes ferramentas utilizadas para a determinao de dada espcie mineral. A tcnica se baseia na determinao dos parmetros da cela unitria do mineral (em uma aparelhagem conhecida como difratmetro de raios-X) e, conhecendo-se as distncias interatmicas e o modo de como estes tomos se dispem nas celas unitrias, permite-se que tais valores sejam comparados com tabelas padres onde o mineral pode ser determinado.

9.4. Fluorescncia de raios-X

A fluorescncia de raios-X de grande utilidade na anlise dos constituintes maiores e menores de uma amostra de mineral ou rocha, sendo o mtodo atualmente tambm utilizado para a dosagem de elementos traos. No caso da espectrografia por fluorescncia, o processo de excitao est associado

36

irradiao da amostra sob anlise por um feixe primrio emanado de um tubo de raios-X. Como cada elemento possui o seu espectro caracterstico, a radiao emitida pela amostra permite determinar os elementos presentes, os quais so quantificados atravs da comparao com padres pr-estabelecidos. 9.5. Microssonda eletrnica A tcnica de anlise com microssonda eletrnica tem por objetivo fornecer informaes quantitativas sobre a composio qumica de pontos ocupando no mineral volumes da ordem de alguns mcrons cbicos, permitindo assim a anlise de quantidades ou fragmentos nfimos de minerais. A tcnica, de carter no destrutivo, permite tambm a visualizao do material ao tempo de sua anlise, possibilitando assim a correlao direta entre a morfologia da amostra e sua composio qumica. Outras vantagens do selecionamento do ponto a ser dosado so as eliminaes de partes alteradas, incluses, exsolues, etc.

10. TABELA PARA DETERMINAO DOS PRINCIPAIS MINERAIS CONHECIDOS

1) Minerais de brilho metlico e (submetlico) Cor cinza clara (prateada) a esbranquiada, pg. 38 Cor cinza escura a preta, pg. 39 Cor vermelha, pg. 41

37

Cor amarela, pg. 41 2) Minerais de brilho no-metlico Trao preto ou marrom, pg. 42 Trao amarelo, pg. 43 Trao vermelho, pg. 44 Trao verde ou azul, pg. 44 Trao branco ou incolor, pg. 45-52 Dureza baixa (1,0-3,0), pg. 45 Dureza mdia (3,0-7,0), pg. 46 Dureza alta (7,0-10,0), pg. 49

1) MINERAIS DE BRILHO METLICO (E SUBMETLICO) 1 A) Cor: Cinza clara a esbranquiada Mineral Comp. qumica Sistema Molibdenita MoS2 Hexagonal Estibnita Sb2S3 Ortorrmbico Bismutinita Bi2S3 Ortorrmbico Argentita Ag2S Cbico Cinbrio HgS Hexagonal Bismuto nativo Bi Trigonal Galena PbS Cbico Prata nativa Ag Cbica Mineral Comp. qumica Sistema Calcocita Cu2S Ortorrmbico Enargita Cu3AsS4 Ortorrmbico Dureza (Mohs) 1,0-1,5 Peso especfico 4,7-4,8 Cor Trao Cinza clara Cinza Cinza Cinza prateado Cinza clara Cinza estanho Clivagem Fratura Perfeita Plana Distinta Subconchoidal a irregular Perfeita Plana Hbitos tpicos Lamelar Outras caractersticas Lminas flexveis no elsticas; sctil Agregados aciculares e radiados Ligeiramente sctil Flexvel; malevel; sctil

2,0

4,6-4,7

2,0

6,4-6,6

Prismtico; acicular e radiado Compacto; fibroso Cristais octacos; dendrticos Granular; macio Granular; folicio

2,0-2,5

7,2-7,4

Cinza Distinta Cinza (brilhante) Subconchoidal Cinza Vermelho Perfeita Plana a subconchoidal Distinta Irregular Perfeita Plana a subconchoidal Ausente Irregular Clivagem Fratura Ausente Conchoidal Ausente Conchoidal

2,0-2,5

8,0-8,2

2,0-2,5

9,7-9,8

Branca prateada Prateado

Ligeiramente sctil Sctil

2,5

2,5-3,0 Dureza (Mohs) 2,5-3,0

Cinza clara a escura Cinza-prateado 10,1-11,1 Branca prateada (se pura, Prateado 10,5) Peso Cor especfico Trao 5,5-5,8 Cinza Cinza escuro Cinza Cinza escuro

7,3-7,6

Cristais cbicos e Agregados octadricos compactos Dendrtico; macio Hbitos tpicos Macio; granular Dctil; malevel Outras caractersticas

4,4-4,5

4,4-4,5

Macio; granular; colunar

38

Antimnio nat. Sb Hexagonal Tetraedrita (Cu,Fe,Ag,Zn)12 Sb4S13 Cbico Arsnio nativo As Hexagonal Manganita Mn2O3.H2O Monoclnico Platina nativa Pt Cbica Cobaltita CoAsS Cbico Arsenopirita FeAsS Ortorrmbico Psilomelano MnO.MnO2.H2O Ortorrmbico Polianita MnO2 Tetragonal

3,0-3,5

6,6-6,7

Cinza-branco Cinza branco Cinza clara a escura Preto Cinza Cinza claro

Perfeita Plana Ausente Subconchoidal a irregular Perfeita Plana Perfeita Plana Ausente Irregular Ausente Irregular Distinta Irregular Ausente Irregular Perfeita Plana

Macio; lamelar

Cristais radiados

3,0-4,5

4,3-5,4

Macio; granular

3,5-4,0

5,6-5,8

Granular; macio

3,5-4,0

4,0-4,5

5,5

Cinza clara a preta Marrom, preto 14,0-19,0 Cinza clara (se pura, Cinza claro 21,0-22,0) 6,0-6,4 Branca prateada Cinza, preto 5,9-6,2 Branca prateada Cinza escuro Cinza clara a preta Marrom escuro Cinza Preto

4,2-4,4

Prismtico; Terroso colunar; granular Granular; botrioidal (em pepitas) Cristais cbicos; granular; compacto Compacto; colunar Macio; botrioidal Granular; macio Cristais raros

4,5-5,5

Pelcula branca ou amarelada

5,0-6,0

3,7-4,7

6,0-6,5

4,8-5,0

1 B) Cor: Cinza escura a preta

Grafita C Trigonal Covellita CuS Hexagonal Argentita Ag2S Cbico Pirolusita MnO2 Ortorrmbico Mineral Comp. qumica Sistema Calcosita CuS2 Ortorrmbico Arsnio nativo As Hexagonal

1,0-2,0

1,9-2,3

1,5-2,0

4,6

Cinza escura a preta Preto Azul ndigo Cinza, preto

Perfeita Plana Perfeita Plana

Tabular; lamelar; Suja os dedos colunar Placas hexagonais, delgadas Cristais octadricos; dendrticos Prismtico; granular Hbitos tpicos Macio; granular Flexvel; malevel; sctil Suja os dedos Outras caractersticas

2,0-2,5

7,2-7,4

Cinza escura Distinta Cinza (brilhante) Subconchoidal Preta Preto Cor Trao Cinza escura Cinza escuro Ausente Irregular Clivagem Fratura Ausente Conchoidal

2,0-2,5 Dureza (Mohs) 2,5-3,0

4,7-4,9 Peso especfico 5,5-5,8

3,5-4,0

5,6-5,8

Cinza-chumbo Cinza claro

Perfeita Plana

Granular; macio

39

Manganita Mn2O3.H2O Monoclnico Esfalerita, ou blenda ZnS Cbico Tetraedrita (Cu,Fe,Ag,Zn)12 Sb4S13 Cbico Ferro nativo Fe Trigonal Wolframita (Fe,Mn)WO4 Monoclnico Cromita FeCr2O4 Cbico Uraninita, ou pechblenda UO2 Cbico Ilmenita FeTiO3 Hexagonal Hematita Fe2O3 Trigonal Magnetita Fe3O4 Cbico Tantalita (Fe,Mn)Ta2O6 Ortorrmbico Columbita (Fe,Mn)Nb2O6 Ortorrmbico Rutilo TiO2 Tetragonal Cassiterita SnO2 Tetragonal

3,5-4,0

4,2-4,4

Cinza a preta Marrom, preto

Perfeita Plana

Prismtico; Terroso colunar; granular

3,5-4,0

3,9-4,3

3,5-4,5

4,3-5,4

Cinza, marrom, amarelo-mel Cinza, marrom Cinza escura Preto

Perfeita Macio; granular Plana a subconchoidal Ausente Macio; granular Subconchoidal a irregular Perfeita Plana Distinta Irregular Compacto; lamelar

4,5-6,0

7,3-7,8

5,0-5,5

7,2-7,5

Cinza escura, preta Cinza (ao) Preta, marrom Marrom escuro Preta, marrom Marrom escuro Cinza, s vezes avermelhada Preto, marrom Preta Preto Cinza escura a preta Marrom Preta Preto

5,5

4,3-4,6

5,0-6,0

9,0-9,7

Tabular; prismtico; granular Ausente Cristais octaIrregular dricos; granu- lar; compacto Ausente Macio; Radioatividade Subconchoidal a granular; forte irregular botrioidal Ausente Conchoidal Ausente Subconchoidal a irregular Distinta Subconchoidal a irregular Distinta Subconchoidal a irregular Distinta Subconchoidal a irregular Distinta/Perfeita Plana a subconchoidal Ausente Subconchoidal a irregular Tabular; lamelar; compacto Tabular; granular Variedade cristalina: especularita Cristais octa- Fortemente dricos; macio; magntica granular Prismtico; Srie isomrfica tabular com columbita Prismtico; tabular Prismtico; granular Prismtico; granular Srie isomrfica com tantalita Geminaes freqentes Cristais raros

5,0-6,0

4,3-5,5

5,5-6,5

4,9-5,2

5,5 -6,5

4,9-5,2

6,0

5,3-7,3

6,0

5,3-7,3

6,0-6,5

4,2-4,3

6,0-7,0

6,8-7,1

Preta Vermelho a preto Preta Vermelho a preto Preta, vermelha Amarelo, marrom claro Marrom escura ou preta Cinza, marrom claro 1 C) Cor: Vermelha

Mineral Comp. qumica Sistema Cinbrio HgS Trigonal Cobre nativo

Dureza (Mohs) 2,0-2,5

Peso especfico 8,0-8,2

Cor Trao Vermelha a cinza-chumbo Vermelho Vermelha-bronze

Clivagem Fratura Perfeita Plana a subconchoidal Ausente

Hbitos tpicos Granular; macio Placas

Outras caractersticas Ligeiramente sctil

2,5-3,0

8,5-9,0

40

Cu Cbico

Vermelho-bronze

Irregular

Bornita Cu5FeS4 Cbico Cuprita Cu2O Cbico Uraninita, ou pechblenda UO2 Cbico

3,0-3,5

4,9-5,4

Vermelha a amarela-bronze Preto Vermelha Vermelho amarronzado Cinza avermelhada Preto, marrom

3,5-4,0

5,7-6,1

5,0-6,0

8,0-9,7

octadricas; dendrtico; fibroso Ausente Cristais Subconchoidal a cbicos; irregular macio; granular Distinta Cristais Conchoidal cbicos; macio; granular Ausente Macio; Radioatividade Subconchoidal a granular; forte irregular botrioidal

1 D) Cor: Amarela

Ouro nativo Au Cbico Bornita Cu5FeS4 Cbico Millerita NiS Trigonal Calcopirita CuFeS2 Tetragonal Pentlandita (Fe,Ni)S Cbico Pirrotita Fe5S6 Hexagonal Pirita FeS2 Cbico Marcassita FeS2 Ortorrmbico

2,5-3,0

15,6-19,3 Amarela Amarelo claro 4,9-5,4

3,0-3,5

3,0-3,5

5,3-5,9

3,5-4,0

4,1-4,3

Dendrtico, Dctil; malegranular, em vel palhetas Amarela-bronze Ausente Cristais cbicos; Preto Subconchoidal a macio; granular irregular Amarela-lato a Perfeita Fibroso; granular bronze Plana Preto esverdeado Amarela-lato Distinta Macio; granular Cristais raros Preto esverdeado Irregular Amarela-bronze Marrom claro Amarela-bronze Cinza a preto Amarela-lato Preto esverdeado ou amarronzado Amarela-bronze Cinza ou preto amarronzado Distinta Irregular Ausente Irregular Cristais octadricos; macio; granular Macio; granular Magntica; cristais raros

Ausente Irregular

3,5-4,0

4,6-5,1

3,5-4,5

4,5-4,6

6,0-6,5

4,9-5,1

6,0-6,5

4,6-4,8

Ausente Cristais cbicos; Cristais freSubconchoidal a macio; granular qentes irregular Distinta Tabular; macio; Irregular granular

2) MINERAIS DE BRILHO NO-METLICO

2A) Trao: Preto ou marrom Mineral Comp. qumica Sistema Covellita Dureza (Mohs) 1,5-2,5 Peso especfico 4,6 Cor Trao Azul ndigo Clivagem Fratura Perfeita Hbitos tpicos Placas Outras caractersticas

41

CuS Hexagonal Pirolusita MnO2 Ortorrmbico Goethita Fe2O3.H2O Ortorrmbico Uraninita, ou pechblenda UO2 Cbico Hornblenda Ca2(Fe,Mg)4Al (Si7Al)O22(OH,F)2 Monoclnico Psilomelano MnO.MnO2.H2O Ortorrmbico Euxenita (Y,Ca,Ce,U,Th) (Nb,Ta,Ti)2O6 Ortorrmbico Rutilo TiO2 Tetragonal 2,0-2,5 4,7-4,9

Resinoso Preto, cinza Preta Fosco opaco Preto Marrom a preta Resinoso Marrom amarelado Cinza avermelhada Fosco opaco Preto, marrom Incolor, verde, marrom Vtreo Marrom, amare-lo Cinza escura a preta Fosco opaco Marrom escuro Preta, marrom Resinoso Marrom avermelhado Preta, vermelha, dourada Vtreo Marrom claro, amarelo Preta Fosco opaco Marrom avermelhada Marrom escura Adamantino Marrom claro, cinza

Plana

Ausente Irregular

hexagonais, delgadas Prismtico; granular

Suja os dedos

4,5-5,5

4,0-4,4

Distinta Irregular

Prismtico; fibroso; botrioidal Macio; granular; botrioidal Prismtico; tabular; fibroso Macio; botrioidal Radioatividade forte

5,5

8,0-9,7

Ausente Subconchoidal a irregular Perfeita Plana

5,0-6,0

2,9-3,5

5,0-6,0

3,7-4,7

Ausente Irregular

5,0-6,0

4,6-5,0

Ausente Subconchoidal irregular Distinta, Subconchoidal irregular

Prismtico; a compacto

6,0-6,5

4,2-4,3

Prismtico; a granular; capilar

Geminaes freqentes

Martita Fe2O3 Cbico

6,0-7,0

4,8-5,3

Ausente Conchoidal

Cassiterita SnO2 Tetragonal

6,0-7,0

6,8-7,1

Ausente Subconchoidal irregular

Cristais No magntica octadricos (pseudomor -fos de magnetita) Prismtico; Cristais raros a granular

2 B) Trao: Amarelo

Mineral Comp. qumica Sistema Ouropigmento As2S3 Monoclnico

Dureza Peso (Mohs) especfico 1,5-2,0 3,5-3,5

Cor Brilho Trao Amarela Perlceo Amarelo

Clivagem Fratura Perfeita Plana a subconchoidal

Hbitos tpicos Lamelar; colunar

Outras caractersticas Lminas flexveis

42

Realgar AsS Monoclnico Autunita Ca(UO2)2(PO4)2. 10-12H2O Ortorrmbico Proustita Ag3AsS3 Trigonal Crocota PbCrO4 Monoclnico Wulfenita PbMoO4 Tetragonal Esfalerita, ou blenda ZnS Cbico Piromorfita Pb5(PO4)3Cl Hexagonal

1,5-2,0

3,4-3,6

2,0-2,5

3,1-3,2

Amarela-laranja Resinoso a adamantino Amarelo-laranja Amarela enxfre Perlceo, vtreo Amarelado Vermelha Adamantino Amarelo, avermelhado Vermelha Adamantino a vtreo Amarelo-laranja Amarelo-cra Adamantino a resinoso Amarelo-branco Cinza, marrom, amarelo-mel Resinoso a sub-adamantino Amarelo Verde, amarela e marrom Vtreo Amarelo esverdeado Vermelha escura, amarela-laranja Sub-adamantino Amarelo-laranja Incolor, verde, marrom Vtreo Marrom, amarelo Preta a marrom Resinoso Amarelo-cinza Cor Brilho Trao

Distinta Conchoidal

Prismtico; lamelar; granular Tabular; foliceo

Ligeiramente sctil

Perfeita Plana

Fluorescente

2,0-2,5

5,5-5,6

Distinta Cristais romboSubconchoidal a dricos; granular; irregular compacto Distinta Prismtico; Subconchoidal a colunar; irregular granular Distinta Irregular Tabular; prismtico; granular Macio; granular

2,5-3,0

5,9-6,1

2,5-3,0

6,7-7,0

3,5-4,0

6,5-7,1

Perfeita Plana a subconchoidal

3,5-4,0

6,5-7,1

Ausente Prismtico; Subconchoidal a botrioidal; irregular fibroso

Zincita ZnO Hexagonal Hornblenda Ca2(Fe,Mg)4Al (Si7Al)O22(OH,F)2 Monoclnico Euxenita (Y,Ca,Ce,U,Th) (Nb,Ta,Ti)2O6 Ortorrmbico Mineral Comp. qumica Sistema Samarskita (Fe,Y,U,ETR) (Nb,Ta)O4 Monoclnico

4,0-4,5

5,4-5,7

Perfeita Plana a subconchoidal Perfeita Plana

Macio; granular

Cristais raros

5,0-6,0

2,9-3,5

Prismtico; tabular; fibroso

5,0-6,0

4,6-5,0

Ausente Irregular a subconchoidal Clivagem Fratura

Prismtico; compacto

Dureza Peso (Mohs) especfico 5,0-6,0 5,6-5,8

Hbitos tpicos Prismtico; tabular; macio

Outras caractersticas

Preta Perfeita Vtreo a resinoso Plana a subconAmarelo choidal avermelhado

43

2 C) Trao: Vermelho

Realgar AsS Monoclnico

1,5-2,0

3,4-3,6

Proustita Ag3AsS3 Trigonal Cinbrio HgS Trigonal Rodocrosita MnCO3 Trigonal Euxenita (Y,Ca,Ce,U,Th) (Nb,Ta,Ti)2 O6 Ortorrmbico Samarskita (Fe,Y,U,ETR) (Nb,Ta)O4 Monoclnico Allanita (Ce,Ca,Y)2(Al,Fe)3 (SiO4)3(OH) Monoclnico

2,0-2,5

5,5-5,6

Amarelaalaranjada Resinoso a adamantino Vermelho Vermelha Adamantino Vermelho Vermelha a cinza-chumbo Adamantino Vermelho Rsea-vermelha Vtreo Branco a rseo

Distinta Conchoidal

Prismtico; Ligeiramente lamelar; granular sctil

Distinta Cristais romboSubconchoidal a dricos; granular; irregular compacto Perfeita Plana a subconchoidal Perfeita Plana Granular; macio Ligeiramente sctil

2,0-2,5

8,0-8,2

3,5-4,5

3,5-3,6

Compacto; granular

5,0-6,0

4,6-5,0

Preta a marrom Ausente Prismtico; Resinoso Subconchoidal a compacto Marrom aver- irregular melhado Preta Vtreo a resinoso Amarelo avermelhado Marrom a preta Resinoso Esverdeado a avermelhado Perfeita Plana a subconchoidal Prismtico; tabular; macio

5,0-6,0

5,6-5,8

5,5-6,0

3,0-4,2

Ausente Conchoidal a irregular

Tabular; prismtico; granular

2 D) Trao: Verde ou azul

Vivianita Fe3(PO4)2.8H2O Monoclnico Mineral Comp. qumica Sistema Garnierita Ni4(Si4O10)(OH)4. 4H2O Amorfo Azurita Cu3(CO3)2(OH)2 Monoclnico

Azul ndigo, azul esverdeada Vtreo Azul claro, incolor Dureza Peso Cor (Mohs) especfico Brilho Trao 2,0-3,0 2,2-2,8 Verde-ma a verde escura Opaco resinoso Branco esverdeado 3,5-4,0 3,7-3,8 Azul Vtreo a adamantino Azul

1,5-2,0

2,6-2,7

Perfeita Plana

Prismtico; fibroso; granular

Clivagem Fratura Distinta Plana

Hbitos tpicos Compacto; botrioidal

Outras caractersticas

Distinta Conchoidal

Prismtico; tabular; macio

Cristais raros

44

Malaquita Cu2(CO3)(OH)2 Monoclnico Hornblenda Ca2(Fe,Mg)4Al (Si7Al)O22(OH,F)2 Monoclnico Lazulita MgAl2(PO4)2(OH)2 Monoclnico Uraninita UO2 Cbico

3,5-4,0

3,7-4,1

5,0-6,0

2,9-3,5

5,0-6,0

3,0-3,1

5,5

3,0-4,2

Verde esmeralda Adamantino Verde claro Incolor, verde, marrom Vtreo Esverdeado Azul escura Vtreo Azul claro Cinza avermelhada Fosco opaco Esverdeado

Perfeita Plana

Mamelonar; botrioidal

Cristais raros

Perfeita Plana

Prismtico; tabular; fibroso

Ausente Irregular

Compacto; granular

Cristais raros

Ausente Macio; Subconchoidal a botrioidal irregular

Radioatividade forte

2 E-1) Trao: Branco ou incolor em minerais de dureza baixa (1,0-3,0) Mineral Comp. qumica Sistema Talco Mg3Si4O10(OH)2 Monoclnico Gipsita (gipso) CaSO4.2H2O Monoclnico Enxfre S Ortorrmbico Caolinita Al2Si2O5(OH)4 Triclnico Clorita (grupo) Monoclnico Muscovita KAl2(Si3Al)O10 (OH,F)2 Monoclnico Mineral Comp. qumica Sistema Salgema NaCl Cbico Garnierita Ni4(Si4O10)(OH)4. 4H2O Amorfo Crisocola (Cu,Al)2H2Si2O5 Dureza Peso (Mohs) especfico 1,0-1,2 2,5-2,6 Cor Brilho Branca, verde clara a escura Perlceo Incolor, branca, amarela Perlceo a resinoso Amarela Resinoso Branca, cinza clara Perlceo, terroso Verde Vtreo Clivagem Fratura Perfeita Plana Perfeita Plana Hbitos tpicos Outras caractersticas

Lamelar; fibroso; Untuoso ao tato granular Prismtico; granular; fibroso Matria-prima do gesso

2,0-2,5

2,3-2,4

1,0-1,5

1,9

Ausente Conchoidal Perfeita Plana

Macio; pulverulento Terroso; compacto; frivel

1,5-2,5

2,2-2,6

1,5-2,5

2,6-3,0

Perfeita Plana Perfeita Plana Clivagem Fratura Perfeita Plana Distinta Plana

Incolor, amarelada Subvtreo (micceo) Dureza Peso Cor (Mohs) especfico Brilho 2,5 2,1-2,3 Incolor, amarelado Vtreo Verde-ma a verde escura Opaco resinoso Verde, verde azulada

2,0-2,5

2,8-3,1

Tabular; escamoso; lamelar Lamelar Placide Hbitos tpicos Cristais cbicos; Granular; Compacto Compacto; botrioidal

Placas elsticas (Grupo das micas) Outras caractersticas

2,0-3,0

2,2-2,8

2,0-3,5

2,7-3,2

Ausente Irregular

Terroso; botrioidal

Textura opalina ou de marfim

45

(OH)4.nH2O Monoclnico Biotita K(Mg,Fe)3(Al,Fe) Si3O10(OH,F)2 Monoclnico Barita BaSO4 Ortorrmbico Wulfenita PbMoO4 Tetragonal Lepidolita K(Li,Al)3(Si,Al)4 O10(F,OH)2 Monoclnico Serpentina Mg6(Si4O10)(OH)8 Monoclnico

Vtreo, terroso 2,5-3,0 2,7-3,2 Preta Subvtreo (micceo) Branca, amarela esverdeada Vtreo Amarelo-cra Adamantino a resinoso Rsea, violeta Subvtreo (micceo) Perfeita Plana Lamelar; placide Placas elsticas (Grupo das micas) Densidade alta caracterstica

2,5-3,0

4,3-4,7

Perfeita Plana Distinta Plana Perfeita Plana

Prismtico; tabular; granular Tabular; prismtico; granular Lamelar; placide; escamoso Fibroso; lamelar

2,5-3,0

6,5-7,0

2,5-3,0

2,8-2,9

2,5-3,5

2,5-2,8

Verde, amarela- Distinta da, marrom Plana a subconGraxo choidal

Placas elsticas pequenas (Grupo das micas) Variedade fibrosa: crisotila (amianto)

2 E-2) Trao: Branco ou incolor em minerais de dureza mdia (3,0-7,0)

Calcita CaCO3 Trigonal Anglesita PbSO4 Ortorrmbico Anidrita CaSO4 Ortorrmbico Celestita SrSO4 Ortorrmbico Witherita BaCO3 Ortorrmbico Mineral Comp. qumica Sistema Cerussita PbCO3 Ortorrmbico Wavellita Al3(PO4)2(OH,F)3. 5H2O Ortorrmbico Dolomita

3,0

2,7

Incolor, branca, amarela, cinza Vtreo Branca, incolor Adamantino a vtreo

Perfeita Plana

Cristais rombo- Efervecncia dricos; granular no HCl

3,0

6,1-6,4

Ausente Conchoidal

Piramidal; tabular

Agregados fibrosos e nodulares Cristais raros

3,0-3,5

2,8-3,0

Branca Perfeita Vtreo a perl- Plana ceo Incolor, branca azulada Vtreo Perfeita Plana

Granular; compacto

3,0-3,5

3,9-4,0

Tabular; prismtico; granular Colunar; granular Hbitos tpicos Tabular; prismtico; piramidal Globular; estrutura radiada Outras caractersticas Terroso

Incolor, branca a Distinta marelada, cinza Irregular Vtreo a resinoso Dureza Peso Cor Clivagem (Mohs) especfico Brilho Fratura 3,0-3,5 7,0-7,3 Incolor, branca Adamantino a vtreo Distinta Conchoidal

3,0-3,5

4,2-4,3

3,5-4,0

2,3-2,4

3,5-4,0

2,8-2,9

Branca Perfeita Vtreo a perl- Plana lceo e/ou resinoso Incolor, branca, Perfeita

Cristais raros, agregados

Cristais

rom-

46

CaMg(CO3)2 Trigonal Aragonita CaCO3 Ortorrmbico Magnesita MgCO3 Trigonal Scorodita FeAsO4.2H2O Ortorrmbico Rodocrosita MnCO3 Trigonal Estroncianita SrCO3 Ortorrmbico Siderita FeCO3 Trigonal Fluorita CaF2 Cbico Wollastonita CaSiO3 Monoclnico Hemimorfita Zn4Si2O7(OH)2. H2O Ortorrmbico Scheelita CaWO4 Tetragonal Apatita Ca5(PO4)3Cl,F Hexagonal Smithsonita ZnCO3 Trigonal Titanita CaTiSiO5 Monoclnico Mineral Comp. qumica Sistema Monazita (Ce,La,Nd,Th)PO4 Monoclnico Leucita KAlSi2O6 Tetragonal Nefelina

3,5-4,0

2,9-3,0

3,5-4,5

2,9-3,1

3,5-4,0

3,1-3,3

3,5-4,5

3,5-3,6

avermelhada Vtreo Incolor, branca amarelada/cinza Vtreo Incolor, branca, amarela Vtreo Verde clara a marrom Vtreo a resinoso Rsea-vermelha Vtreo Verde clara Vtreo a resinoso Amarela, cinza, branca-amarelad Vtreo a perlceo Incolor, branca, verde, violeta Vtreo Incolor, branca, cinza, rsea Vtreo Branca, branca azinzentada Vtreo Branca, amarela, cinza, vermelha Adamantino Azul, verde Vtreo

Plana a subconchoidal Distinta Subconchoidal Perfeita Plana Ausente Irregular

bodricos; granular Prismtico; acicular; globular Cristais rombodricos; granular Piramidal; Terroso prismtico

Perfeita Plana Perfeita Plana Perfeita Plana a subconchoidal

Compacto; granular Acicular; tabular; granular Cristais rombodricos; compacto

3,5-4,0

3,6-3,8

3,5-4,0

3,7-3,9

4,0

3,0-3,2

4,5-5,0

2,8-2,9

4,5-5,0

3,4-3,5

Perfeita Cristais octaPlana a subcon- dricos; granuchoidal lar; compacto Perfeita Tabular; Plana prismtico; compacto Perfeita Tabular; fibroso; Plana a subcon- granular choidal Distinta Irregular Ausente Conchoidal Perfeita Plana Piramidal; prismtico; tabular Prismtico; tabular; globular Botrioidal; macio Fluorescente aos raios UV

4,5-5,0

5,9-6,2

5,0

3,1-3,2

Branca, amarela, cinza, marrom Vtreo a perlceo 5,0-5,5 3,4-3,6 Verde, amarela, marrom, cinza Adamantino Dureza Peso Cor (Mohs) especfico Brilho 5,0 4,1-4,5 5,0-5,5 4,9-5,3 Marrom, amarela, vermelha Vtreo, resinoso Branca a cinza Vtreo

Cristais raros

Ausente Irregular Clivagem Fratura Distinta Irregular

Prismtico; compacto Hbitos tpicos Tabular; prismtico; granular Granular Outras caractersticas

5,0-6,0

2,4-2,5

Ausente Conchoidal

5,0-6,0

2,5-2,6

Incolor, branca, Ausente

Prismtico;

47

(Na,K)AlSiO4 Hexagonal Hornblenda Ca2(Fe,Mg)4Al (Si7Al)O22(OH,F)2 Monoclnico Lazulita MgAl2(PO4)2(OH)2 Monoclnico Diopsdio CaMgSi2O6 Monoclnico Cianita Al2SiO5 Triclnico Brazilianita NaAl3(PO4)2(OH)4 Monoclnico Sodalita Na8Al6Si6O24Cl2 Cbico Ambligonita (Li,Na)Al(PO)4 (F,OH) Triclnico Ortoclsio KAlSi3O8 Monoclnico Escapolita (Na,Ca)4(Si,Al)12 O24(Cl,CO3,SO4) Tetragonal Rodonita (Mn,Fe,Mg,Ca) SiO3 Triclnico Mineral Comp. qumica Sistema Microclnio KAlSi3O8 Monoclnico Albita NaAlSi3O8 Triclnico Anortita CaAlSi3O8 Triclnico 5,0-6,0 2,9-3,5

amarelada Vtreo a graxo Incolor, verde, marrom Vtreo Azul escura Vtreo

Irregular

compacto; granular Prismtico; tabular; fibroso

Perfeita Plana

5,0-6,0

3,0-3,1

Ausente Irregular

Compacto; granular

Cristais raros s vezes, trao azul claro

5,0-6,0

3,2-3,3

Incolor, branco, Perfeita a disverde tinta Vtreo Plana Azul, verde, cin- Perfeita za, preta Plana Vtreo, perlceo Amarela, esverdeada Vtreo Cinza, azul Vtreo a graxo Perfeita Plana a subconconchoidal

Prismtico; granular

5,0-6,9

3,5-3,7

Acicular; fibroso; lamelar

Agregados colunares

5,5

2,9-3,0

Prismtico

5,5-6,0

2,1-2,3

6,0

3,0-3,1

Perfeita a disGranular tinta Plana a subconchoidal Branca, amarela, Perfeita Colunar; verde clara Plana a irregular compacto Vtreo a graxo

Granito azul Bahia

Cristais raros

6,0

2,5-2,6

Branca, rseaavermelhada Perlceo

Perfeita Plana

Prismtico; granular; compacto Prismtico Estriado (corrodo) Tabular; compacto; granular Hbitos tpicos Prismtico; compacto Cristais agregados; tabular Cristais agregados; tabular Outras caractersticas Variedade verde, gemolgica: amazonita Variedade hiali na, gemolgica: cleavelandita Levemente pleocrica

6,0-6,5

2,6-2,7

Incolor, amare- Distinta a perla, verde plida feita Vtreo Irregular Vermelha-carne Vtreo a perlceo Cor Brilho Branca, amarela da, verde Perlceo Incolor, branca Vtreo a perlceo Perfeita Plana

5,5-6,5

2,5-2,6

Dureza Peso (Mohs) especfico 6,0-6,5 2,5-2,6

Clivagem Fratura Perfeita Plana Perfeita Plana

6,0-6,5

2,6

6,0-6,5

2,7-2,8

Perfeita Branca, cinza Vtreo a perlceo Plana

48

Petalita (Li,Na)(AlSi4O10) Monoclnico Baddeleyita ZrO2 Monoclnico Epdoto Ca2(Fe,Al)3(SiO4)3 (OH) Monoclnico Olivina (Fe,Mg)(SiO4)2 Ortorrmbico Sillimanita Al2SiO5 Ortorrmbico Vesuvianita Ca10Mg2Al4(SiO4)5 (Si2O7)2(OH)4 Tetragonal Espodumnio LiAlSi2O6 Monoclnico

Observao: os minerais albita e anortita so os extremos qumicos de uma srie isomrfica, designada de Srie dos Plagioclsios. 6,0-6,5 2,4-2,5 Incolor, s vezes Distinta a Tabular Cristais frgeis levemente rsea perfeita Plana 6,5 5,5-6,0 Incolor, amarela, Perfeita Tabular marrom, preta Plana Graxo a adamantino 6,0-7,0 3,3-3,5 Verde clara a es- Distinta Prismtico; cura, amarela Irregular granular; Vtreo compacto 6,0-7,0 3,2-3,6 Verde-oliva, ama Perfeita relada Plana Vtreo Marrom, acinzentada Vtreo Marrom a verde, amarela, azul Vtreo a resinoso Incolor, branca, rsea, verde clara a amarelada Vtreo Perfeita Plana Tabular; prismtico; granular Fibroso; colunar Pleocrica; variedade transparente, gemolgica: peridoto

6,0-7,0

3,2-3,3

6,0-7,0

3,3-3,5

Ausente Prismtico; Subconchoidal a piramidal; irregular granular Perfeita Plana Prismtico; granular Pleocrico; variedades gemolgicas: kunzita (rsea); hiddenita (verde)

6,5-7,0

3,1-3,2

2 E-3) Trao: Incolor em minerais de dureza alta (7,0-10)

Quartzo (variedades monocristalinas) SiO2 Trigonal

7,0

2,6

Incolor, se puro Ausente (quando colori- Conchoidal dos, constituem variedades gemo lgicas) Vtreo

Prismtico; macio

Variedades gemolgicas: Hialino (incolor), citrino (amarela), ametista (roxa), rseo (s/ nome), fum (cinza), morion (preta)

Mineral Comp. qumica Sistema Quartzo (variedades criptocristalinas) SiO2 Trigonal

Dureza Peso (Mohs) especfico 7,0 2,6

Cor Brilho

Clivagem Fratura

Hbitos

Outras caractersticas Variedades gemolgicas: prsio (verde clara), crisoprsio (verde escura), calce-

Branco leitoso, Ausente se puro (quando Conchoidal coloridos, consti tuem variedades gemolgicas) Vtreo

Prismtico; granular; macio

49

Piropo Mg3Al2(SiO4)3 Cbico Espessartita Mn3Al2(SiO4)3 Cbico Uvarovita Ca3Cr2(SiO4)3 Cbico Grossulria Ca3Al2(SiO4)3 Cbico Andradita Ca3Fe2(SiO4)3 Cbico Almandina Fe3Al2(SiO4)3 Cbico Cordierita Mg2Al4Si5O18 Ortorrmbico Estaurolita (Fe,Mg,Zn)2Al9 (Si,Al)4O22(OH)2 Ortorrmbico Elbata Na(Li,Al)3Al6 (BO3)3Si6O18(OH)4 Trigonal

6,0-7,5

3,7

Vermelha Ausente Vtreo a resino- Conchoidal a so subconchoidal Marrom clara a avermelhada Vtreo a resinoso Verde-esmeralda Vtreo a resinoso Incolor, amarela, rsea Vtreo a resinonoso Marrom, avermelhada, verde Vtreo a resinoso Vermelha Vtreo a adamantino Azul, violeta Vtreo Marrom, avermelhada Subvtreo a resinoso Verde, vermelha, rsea, azul, hialina Vtreo Ausente Conchoidal a subconchoidal Ausente Conchoidal a subconchoidal Ausente Conchoidal a subconchoidal Ausente Conchoidal a subconchoidal Ausente Conchoidal a subconchoidal Ausente Conchoidal Distinta Subconchoidal

dnia (marrom, amarela, cinza, em listras), ga ta (calcednia em listras concntricas) Cristais dode- (Grupo das cadricos; granadas) granular Idem (Idem)

6,0-7,5

4,0-4,3

6,0-7,5

4,0-4,3

Idem

(Idem)

6,0-7,5

3,4-3,5

Idem

(Idem)

6,0-7,5

3,8-3,9

Idem

(Idem)

7,0-8,0

3,9-4,2

Idem

(Idem)

7,0-7,5

2,6

Granular

Cristais raros; fortemente pleocrica Geminaes comuns

6,5-7,5

3,4-3,8

Prismtico

7,0-7,5

2,9-3,2

Ausente Prismtico, Subconchoidal a colunar estriado (estrias paralelas irregular ao eixo c do cristal)

Mineral Comp. qumica Sistema Schorlita NaFe3Al6(BO3)3 Si6O18(OH)4 Trigonal Dravita NaMg3Al6(BO3)3 Si6O18(OH)4 Trigonal

Dureza Peso (Mohs) especfico 7,0-7,5 2,9-3,2

Cor Brilho Preta Vtreo

Clivagem Fratura

Hbitos tpicos

Variedades gemolgicas: acrota (hialina), rubelita (rsea), verdelita (verde), indicolita (azul) (Grupo das turmalinas) Outras caractersticas (Grupo das turmalinas)

Ausente Prismtico, com Subconchoidal a estrias; colunar irregular

7,0-7,5

2,9-3,2

Marrom, preta Vtreo

Ausente Prismtico, com Subconchoidal a estrias irregular

(Grupo das turmalinas)

50

Euclsio BeAlSiO4(OH) Monoclnico Andaluzita Al2SiO5 Ortorrmbico Zirco Zr2SiO4 Tetragonal

7,5

3,0-3,1

7,5

3,1-3,2

7,5

4,4-4,8

Perfeita a distinta Plana a subconcloidal Incolor, amare- Ausente la, marrom a Conchoidal avermelhada Vtreo a adaman tino

Incolor, amarela da, esverdeada, azulada Vtreo Verde, marrom, amarelada Vtreo

Perfeita Plana

Prismtico, com estrias

Prismtico

Fortemente pleocrica

Prismtico; piramidal; granular

Berilo Be3Al2Si6O18 Hexagonal

7,0-7,5

2,6-2,8

Fenacita Be2SiO4 Trigonal Espinlio MgAl2O4 Cbico

7,5-8,0

2,9-3,0

Incolor, amarela, Ausente Cristais prism- Variedades geverde, azul, Subconchoidal a mticos, hexago- molgicas: branca, rsea irregular nais gua-marinha Vtreo (azul), esmeralda (verde), morganita (rsea), goshenita (hialina), heliodoro (amarela), bixbita (vermelha) Incolor, Distinta Prismtico amarelada Irregular Vtreo Vermelha, azul, Ausente verde, amarela Conchoidal Vtreo a adamantino Incolor, amarela, Perfeita azul Plana Vtreo Verde-limo, amarelada Vtreo Distinta Plana a subconchoidal Cristais octadricos

8,0

3,6-4,4

Topzio Al2SiO4(F,OH)2 Ortorrmbico Crisoberilo BeAl2O4 Ortorrmbico

8,0

3,4-3,6

Prismtico; granular

8,0-8,5

3,6-3,8

Tabular; prismtico

Variedade gemolgica: topzio imperial (amarela) Variedades gemolgicas: alexandrita (verde esmeralda), olho-de-ga to (com chatoyance) Outras caractersticas Variedades gemolgicas: safira (azul), ru bi (vermelha)

Mineral Comp. qumica Sistema Corndon Al2O3 Trigonal

Dureza Peso (Mohs) especfico 9,0 3,9-4,1

Cor Brilho Cinza, amarela, marrom, vermelha, azul, verde Vtreo a adaman tino Incolor, branca, amarelada, cinza (cristais coloridos so rars-

Clivagem Fratura Ausente Irregular a conchoidal

Hbitos tpicos Prismtico; macio

Diamante C Cbico

10,0

3,3-3,5

Perfeita Plana

Cristais octadri- Fluorescente cos, cbicos e aos raios UV; dodecadricos variedades industriais:

51

simos) Adamantino

bort (cinza), carbonado (pr ta), ballas (esf rica, branca)

Amostra n._____ Brilho: Cor: Metlico Branco-cinzento Preto-cinzento Vermelho Amarelo / Dourado Trao: No metlico Preto / Castanho Amarelo Vermelho Verde / Azul Branco / Incolor

Densidade / Dureza: ________________________________ Trao : Fratura: Hbitos: ________________________________ ________________________________ ________________________________ Clivagem: ________________________________

Densidade / Dureza: ________________________________ Cor : Fratura: Hbitos: ________________________________ ________________________________ ________________________________ 52 Clivagem: ________________________________

Amostra n._____ Brilho: Cor: Metlico Branco-cinzento Preto-cinzento Vermelho Amarelo / Dourado Trao: No metlico Preto / Castanho Amarelo Vermelho Verde / Azul Branco / Incolor

Densidade / Dureza: ________________________________ Trao : Fratura: Hbitos: ________________________________ ________________________________ ________________________________ ________________________________ Clivagem: ________________________________

Densidade / Dureza: ________________________________ Cor : Fratura: Hbitos: ________________________________ ________________________________ ________________________________ ________________________________ Clivagem: ________________________________

Espcie Provvel: ______________________________________

Figura 11: Fichas para identificao dos minerais atravs de suas propriedades fsicas.

53

MINERAL DIAMANTE SAFIRA/RUBI (variedades de corndon) CRISOBERILO ALEXANDRITA (variedade de crisoberilo) ESMERALDA (variedade de berilo) GUA-MARINHA (variedade de berilo) TOPZIO TURMALINA(S)

FRMULA C Al2O3 BeAl2O4 BeAl2O4 Be3Al2(Si6O18) Be3Al2(Si6O18) Al2(SiO4)(F,OH)2 Silicatos complexos de boro e alumnio Fe3Al2(SiO4)3 SiO2 LiAlSi2O6

Dur./Dens. 10 / 3,3 9 / 4,0 8,5 / 3,7 8,5 / 3,7 7,5-8 / 2,6 7-8 / 2,6 8 / 3,5 7-7,5 / 3,0

CARACTERES DISTINTIVOS Brilho adamantino invulgar, cristais dodecadricos Cor e dureza Cor e dureza Dicrosmo: verde luz natural e vermelho luz artificial Cor verde-grama, baixa densidade, cristais hexagonais colunares Cor azul, baixa densidade, cristais hexagonais colunares Clivagem basal perfeita. Topzio imperial: estrias verticais e cor amarelo-dourada Seo transversal triangular esfrica, presena de estrias verticais Brilho adamantino, alta densidade Cor violeta, baixa densidade, cristais trigonais, fratura conchoidal Cores tpicas, clivagem perfeita, pequenos tringulos na seo vertical

COR(ES) Branco Safira: Azul Rubi: Vermelho Amarelo- ouro/ Amarelo-Limo Verde/vermelho Verde-grama Azul claro ou esverdeado Variedades: branco, azul, amarelo, etc. Variedades: azul, verde, rsea, preta, incolor, etc. Vermelha Violeta Kunzita: Rsea ou Violeta Hiddenita: Verde

ROCHA ENCAIXANTE Kimberlitos (rocha plutnica ultrabsica) Rochas plutnicas alcalinas Granitos mais grosseiros (pegmatitos) Pegmatitos Pegmatitos que cortam rochas ultrabsicas Pegmatitos Pegmatitos Pegmatitos

ALMANDINA (variedade de granada) AMETISTA (varied. Quartzo) KUNZITA/HIDDENITA (variedades de espodumnio)

7-7,5 / 3,7 7 / 2,6 6,5-7 / 3,2

Pegmatitos Pegmatitos, veios hidrotermais, basaltos Pegmatitos

Figura 12: Principais minerais usados como gemas no Brasil.

54

Anda mungkin juga menyukai