Anda di halaman 1dari 3

As Salamandras so anfbios e nadam como serpentes, graas aos movimentos da cauda.

So cerca de 400 espcies, dos mais variados tamanhos: desde alguns poucos centmetros at a Salamandra Gigante (Megalobatrachus japonicus) que chega a 1,60 m.

Algumas Salamandras apresentam um colorido surpreendente que faz qualquer um parar para apreciar. As cores mais freqentes so o amarelo, o vermelho, o azul e o preto. E, se bem cuidadas, vivem de 20 a 25 anos.Seu habitat em riachos de guas frias e normalmente hibernam durante o inverno. Cerca de 70% delas prefere a vida na terra.

O ambiente ideal para se ter uma Salamandra em casa deve ser uma espcie de aqurio, que conte com partes de terra firme, ou seja, um terrrio mido. Para dois ou trs exemplares, a medida padro 40 cm x 30 cm x 30 cm. Metade do espao interno ocupado por terra firme e metade por gua, de uns 12 cm de profundidade.

aconselhvel colocar plantas, tanto na parte aqutica como na terrestre, vontade. A temperatura nunca deve ultrapassar os 23C, as paredes e o teto (construdos em vidro) tm que estar livre de frestas ou aberturas pelas quais os animais possam escapar e, finalmente, necessrio que se providencie algum tipo de rampa (um pedao de madeira) para que as Salamandras consigam entrar e sair da gua com facilidade. Estes anfbios se alimentam de corao de boi em pequenas tiras, artmias adultas, tubifex, larvas de insetos, entre outros. Os insetos devem ser a primeira escolha para os exemplares recm-adquiridos que estejam recusando alimentos.

Para que a Salamandra dificilmente adoea, os alimentos no podem se deteriorar, principalmente na gua, onde provocam a proliferao de grande quantidade de bactrias que causam doenas.

A reproduo em cativeiro rara, e s acontece quando macho e fmea foram apanhados, j adultos, na natureza. Geralmente, o macho tem a cloaca maior e sua crista da cauda mais colorida e exuberante que a da fmea, que pode mesmo no apresent-la.

CUIDADO!

As salamandras so muito venenosas, possuindo por toda a pele glndulas com uma toxina irritante de mucosas. Algo parecido com a bufotelina, existente nos Sapos. Portanto, no devem ser ingeridas e nem manipuladas com dedos feridos. No se deve, tambm, esfregar os olhos aps toc-las. Cobras Cegas A maior parte destes anfbios tem poucos centmetros de comprimento, mas h espcies que atingem 1,5 metros. Tm dois pequenos tentculos na cabea que, com o nariz, tm funes olfactivas.

A respirao faz-se por pulmes, mas tambm absorvem oxignio atravs da pele e boca. Os gimnofionos so o nico grupo de anfbios com fecundao interna. Cerca de 75% das espcies so vivparas e do luz crias j desenvolvidas. So animais essencialmente terrestres.

Caractersticas fsicas: lagarto de corpo cilndrico, robusto e uniforme, desprovido de patas e mos. A cauda, forte e curta, tem a mesma forma que a cabea. O corpo, coberto de pequenas escamas com sulcos longitudinais e transversais; tem uma colorao que varia de branco e bege-escuro. Atinge 60 cm de comprimento e tem forte musculatura.

Alimentao: pequenos invertebrados, incluindo artrpodes, larvas de cupins e outros insetos. Biologia e comportamento social: escavadora (fosrio), raramente vista na superfcie, pois vive em cavidades no solo.

Quando perturbada, adota postura defensiva, levantando do cho as extremidades de forma que a cauda e a cabea se confundem.

Reproduo: ovpara. Em geral ocorre apenas uma postura por ano, com dois ou trs ovos em mdia.

Predadores: coral-verdadeira

Habitam: cerrados e campos

Anda mungkin juga menyukai