Anda di halaman 1dari 12

FERTILIDADE DO SOLO Conceito: Fertilidade do Solo: Ramo da cincia do solo que estuda a capacidade do solo em suprir os nutrientes das

plantas. Solos: Meio no qual as culturas desenvolvem-se para alimentar e abrigar o mundo. Crescimento populacional; Fertilidade do Solo; Produo Vegetal. Solo frtil no necessariamente um solo produtivo: Fsica do solo; Drenagem; Insetos; Seca. Produtividade do Solo: Relaes SOLO-PLANTA: Fatores externos crescimento das plantas: Ar, temperatura, luz, suporte mecnico, nutrientes e gua. Planta depende do Solo para obteno desses fatores (exceto Luz). Homem ajuda neste processo: Fornecimento de nutrientes; controle de umidade (irrigao ou drenagem); Manejo e Preparo do solo. Lei do Mnimo: O rendimento de uma colheita limitado pela ausncia de qualquer um dos nutrientes essenciais, mesmo que todos os demais estejam disponveis em quantidades adequadas. Resumindo: A produo das culturas limitada pelo nutriente mineral menos disponvel para as plantas. Nutrientes no Minerais (so supridos atravs da gua e do ar): C, H, O. Nutrientes Minerais (supridos atravs do solo): Macronutrientes primrios: N, P, K. Macronutrientes secundrios: Ca, Mg, S. Micronutrientes: Fe, Bo, Cl, Cu, Mn, Zn, Mo. Esses constituem os Sais Minerais. Nutriente elemento qumico que sofre reaes no solo Umidade do solo a planta absorve o nutriente da soluo do solo Habilidade da planta em absorver o nutriente (razes, eficincia...) IMPORTNCIA PARA O ZOOTECNISTA: Produo Animal (ovos, carnes, leite): Alimentao adequada Pastagens, Ensilagens, Raes, Minerais. Pastagem bem formada possui todos os teores de nutrientes adequados Maior ganho de peso, maior produo de leite e ovos, menor custo de produo, menor incidncia de doenas, menos carncia nutricional, maior Produtividade = menos terras para a agricultura. Objetivos de se estudar Fertilidade do Solo: Correta adoo de prticas corretivas e de adubao; Evitar a falta de nutrientes (carncia nutricional); Evitar o excesso de nutrientes (desperdcio, poluio). O manejo correto da fertilidade do solo garante um aumento de at 50% na produtividade das culturas. No Brasil, cerca de 70% dos solos cultivados apresentam uma ou Mais limitao sria da Fertilidade do solo: quantidade baixa de nutrientes; Acidez elevada; Alcalinidade; Salinidade (excesso de sais).

Manejo incorreto da Fertilidade do solo: Baixa produtividade; Degradao do solo; Eroso; Problemas ao ambiente; Gasto de maior rea para produzir; Contaminao de solo e guas; Eutrofizao de rios e lagos; Contaminao de alimentos. PRTICAS ENVOLVIDAS NO MANEJO DA FERTILIDADE DO SOLO: Conservao do Solo Manejo da fertilidade do solo Prticas corretivas (Calagem, gessagem, fosfatagem, possatagem e resduos orgnicos); Adubao (Mineral e orgnica). FATORES ENVOLVIDOS NO MANEJO DA FERTILIDADE DO SOLO: Fator solo (profundidade efetiva, compactao, teor de nutrientes, poder tampo, capacidade de adsoro de P, textura e CTC) Manejo da fertilidade do Solo Fator Planta (Exigncia nutricional, Capacidade de adaptao e eficincia nutricional); Fator agricultor (Nvel tecnolgico, qualidade do produto, sistema de cultivo e produtividade esperada). Dentre os fatores destacados, o adequado conhecimento dos aspectos fsicos e qumicos do solo pode ser considerado o ponto de partida no Manejo da Fertilidade. Sem estes conhecimentos qualquer tomada de deciso ficar comprometida. MTODOS DE AVALIAO DA FERTILIDADE DO SOLO PARA FINS DE SEU MANEJO: Anlise qumica e fsica do solo; diagnose visual das plantas, anlise qumica das plantas. Da se determina as prticas corretivas e adubao. Anlise qumica do solo quantifica os nutrientes antes do plantio; permite correo em tempo hbil; baixo custo e fcil execuo. ETAPAS DO PROCESSO DE ANLISE QUMICA DO SOLO VISANDO O MANEJO DA FERTILIDADE: Amostragem do solo anlise laboratorial interpretao dos resultados. Amostragem do solo: Separar em glebas homogneas de 0 a 10 cm; 0 a 20 cm; 20 a 40 cm. Coletar em zig-zag. Amostras simples? Amostras compostas? Quantas amostras simples? 20 a 30 por gleba? Tamanho da gleba? 10 ha? Laboratrio: Idoneidade e Controle de qualidade. Interpretao dos Resultados: Conhecimento tcnico. LEIS BSICAS DA FERTILIDADE: 1) Lei do mnimo ou Lei de Liebig: A produo das culturas limitada pelo nutriente em menor disponibilidade, mesmo que todos os outros estejam em quantidades adequadas. Norteia a recomendao equilibrada de nutrientes. No adianta fornecer muito P, se falta N. 2) Lei de Mitscherlich ou lei dos incrementos decrescentes: Ao se adicionar doses decrescentes de um nutriente, o maior incremento em produo tingido com a primeira dose. Com aplicaes sucessivas do nutriente, os incrementos so cada vez menores.

3) Curvas de resposta aplicao de Nutrientes: Potencial de produo de 80 a 90% do ponto de mxima produo. Com relao aos micronutrientes, os limites entre deficincia e toxidez so muito pequenos, o que requer muita cautela no manejo da adubao com estes elementos. A produtividade funo de vrios fatores: Fertilidade; Preparo do solo; Eroso; Irrigao; Gentipo; Densidade de plantio; poca de plantio; Controle fitossanitrio; Clima; Interao dos fatores.

ABSORO INICA: Definies Absoro: Entrada do on na raiz da planta. Cada on passa atravs da membrana at o citoplasma da clula da raiz. Refere-se entrada de um elemento na forma inica ou molecular, no espao intercelular ou qualquer regio ou organela da clula viva. Eficincia de absoro de nutrientes: Proporo de nutriente adicionado ao solo que absorvido pela planta. Nutriente disponvel: aquele que est presente na soluo do solo e pode se mover para o sistema radicular. Um nutriente disponvel precisa tambm estar na forma que pode ser absorvido pelas razes. Biodisponibilidade: Este termo restringe o termo disponibilidade ao processo de suprimento de nutrientes aos organismos vivos, principalmente plantas. Transporte ou translocao: Transferncia do elemento em qualquer forma (igual ou diferente da absorvida) de um rgo ou regio de absoro para outro qualquer. Redistribuio: a transferncia do elemento de um rgo ou regio de acmulo, para outro em forma igual ou diferente da absorvida. (de uma folha para um fruto ou de uma folha para outra). Caractersticas da Absoro Inica: Seletividade: certos elementos minerais so absorvidos preferencialmente; Acumulao: a concentrao dos elementos, de modo geral, muito maior no suco celular do que na soluo externa; Gentipo: existem diferenas entre espcies de plantas nas caractersticas de absoro. Sistema SOLO-PLANTA: Fase slidaFase lquidaRaizParte area. Absoro: contato on raiz: INTERCEPO RADICULAR (Qi): A raiz, a medida que se desenvolve entra em contato com ons da fase slida e lquida do solo. A quantidade Qi proporcional a relao existente entre superfcie das razes e superfcie das partculas.

FLUXO DE MASSA (Qm): definido pelo caminhamento do on em uma fase aquosa mvel. DIFUSO (Qd): definida como o caminhamento do on em uma fase estacionria imvel (a curtas distncias e lentamente). Fatores que afetam a absoro de nutrientes pelas plantas: Fatores Externos e Fatores Internos. FATORES EXTERNOS: *Disponibilidade de nutrientes no meio: Deve estar disponvel e em contato com a raiz; Depende do pH; teor do elemento no solo, aerao,umidade, matria orgnica, temperatura, presena de outros ons. *pH: Efeito direto na absoro pela competio entre o H+ e os outros ctions e do OHcom outros nions; Danos membrana celular - efluxo de ons para o meio externo; A adio de Ca++ reduz o efluxo e K+ induzido pelo excesso de H+. *Aerao: A absoro ativa depende de energia metablica, originada na respirao (O2); Afeta a disponibilidade de alguns nutrientes (K e P); *Temperatura: A absoro cresce de modo linear com a temperatura, at os 30 C; H um aumento da intensidade metablica, principalmente a respirao. *Umidade: A gua fundamental em todos os processos, da solubilizao ou mineralizao do nutriente at a sua absoro; o veculo natural de transporte do nutriente; *O prprio elemento: So absorvidos com velocidade diferentes anions e ctions. *Interao entre ons: Inibio - a presena de um on pode inibir a absoro de outro: Competitiva - competem pelo mesmo stio de adsoro; Devem-se manter teores equilibrados de nutrientes no meio. No competitiva. Sinergismo a presena de um elemento aumenta a absoro de outro. O Mg aumenta a absoro de P, por exemplo. *Micorrizas: Associao entre fungos do solo e a raiz das plantas, formando uma simbiose. Aumenta a superfcie de absoro radicular. Maior explorao de volume de solo pelo sistema radicular das plantas. FATORES INTERNOS: *Potencialidade gentica: H diferenas na capacidade ou velocidade de absoro entre espcies e variedades: Constantes cinticas de absoro; Capacidade de solubilizar elementos na rizosfera; Excrees radiculares; *Estado inico interno: Em geral, quando a concentrao interna do on aumenta, a taxa de absoro declina e vice-versa; A clula no um saco sem fundo. *Teor de carboidrato: Fonte de energia para o processo de absoro; A velocidade de absoro ser tanto maior quanto maior o teor de carboidrato da raiz.

*Intensidade respiratria: A corrente respiratria, que no Xilema, conduz o nutriente para a parte area, pode aumentar a tenso e puxar o elemento contido nos espaos intercelulares; Maior transpirao, maior o fluxo de massa para a raiz; Cria um gradiente de umidade. *Morfologia das razes: Taxa de crescimento da raiz; Raio mdio das razes; Freqncia de plos absorventes; Comprimento dos pelos absorventes; Presena de micorrizas. Sistema radicular mais desenvolvido, razes mais finas, melhor distribudas, maior quantidade de pelos absorventemaior explorao de volume de solo. O papel do clcio efeito Viets (a absoro de outros ctions favorecida pela presena de Ca): Fundamental para a manuteno da estrutura e funcionamento normal das paredes celulares: Sob condies de pH < 4,5, as membranas tornam-se mais permeveis favorecendo o efluxo de ctions o K+ por exemplo. A presena de Clcio no meio, mesmo em baixas concentraes (10-4 ml L-1) suficiente para a manuteno da permeabilidade das membranas. A manuteno de um nvel adequado de clcio no solo essencial para garantir a absoro adequada de nutrientes. MECANISMOS DE ABSORO: PROCESSO PASSIVO (RPIDO): Coloca o elemento nos espaos intercelulares, na parede celular e na superfcie externa no plasmalema. PROCESSO ATIVO (LENTO): Coloca o elemento no citoplasma ou no interior do vacolo (s ocorre em clulas vivas).

MACRONUTRIENTES: Elementos Essenciais as Plantas. Composio mdia das plantas: 45% de C; 45% de O; 4% de minerais e 6% de H. ELEMENTOS ESSENCIAIS S PLANTAS: Critrio direto: O elemento participa de algum composto ou de alguma reao sem a qual a planta no vive. Critrio indireto: Na ausncia do elemento a planta no completa seu ciclo de vida: O elemento no pode ser substitudo por nenhum outro; O elemento deve ter um efeito direto na vida da planta e no apenas neutralizar a ao de algum efeito adverso. Distino entre macro e micronutrientes: Os macronutrientes ocorrem nas plantas em concentraes de 10 a 5000 vezes superior ao micro. Alguns elementos benficos: Sdio (Na), Cobalto (Co: essencial ao Rhizobium); Silcio (Si: associado resistncia a doenas); Nquel (Ni).

Exigncias nutricionais: refere-se s quantidades de macro e micronutrientes que as plantas precisam para atender as suas necessidades, crescer e produzir adequadamente. Varia com a espcie, produo, etc. N maior que K maior que Ca maior que Mg maior que P=S Fe maior que Mn maior que Zn maior que B maior que Cu maior que Mo. Funo dos nutrientes: *Estrutural faz parte de molculas de um ou mais compostos orgnicos da planta. N, Ca, Mg, etc. *Constituinte de enzimas: Fe, Cu, Mn, *Ativador enzimtico: essenciais atividade enzimtica. Mo, Zn, Ni.

- NITROGNIO (N): Nutriente mineral mais exigido pelas plantas; Necessrio para sntese de clorofila; Forma absorvvel: NH4 + (amnio) e NO3- (nitrato); Maior fonte de N para a biosfera = N2 atmosfrico (80% da atmosfera constituda por N2): Fixao biolgica; Fixao industrial; Oxidao natural. 20 a 30 kg de N por hectare so liberados anualmente para cada 1% de matria orgnica contida no solo. Sintomas de deficincia = amarelecimento das folhas velhas, seguida de clorose generalizada em deficincia severa. -FSFORO (P): Forma de absoro: H2PO4. O P um dos menos exigidos pelas plantas (0,1 0,5% MS das plantas); Porm essencial para o crescimento da planta e formao inicial e o desenvolvimento da raiz. Participa da fotossntese, metabolismo de acares, no armazenamento e transferncia de energia, na diviso celular, no alargamento das clulas e na transferncia da informao gentica. Sintomas de deficincia: Menor crescimento das plantas (raquitismo). No milho h ocorrncia de folhas velhas sem brilho, de cor azulada ou arroxeada. - POTSSIO (K): Forma absorvida: K+. o 2 nutriente mais exigido pelas culturas (2 5% o requerimento para timo crescimento das plantas); importante para: Ativao enzimtica; uso eficiente da gua; fotossntese; transporte de acares, gua e movimento de nutrientes; sntese de protenas; formao de amido e qualidade da cultura. Sofre inibio competitiva: elevadas concentraes de Ca2+ e Mg2+ inibem a absoro de K. Nas plantas, 75% do K esto na forma solvel. Sendo facilmente redistribudo das folhas velhas para as mais jovens. Sintomas de Deficincia: Descolorao castanha e queimadura ao longo da margem externa das folhas velhas, seguindo para as jovens; Acmulo de putrescina em frutos e folhas baixeiras; Crescem vagarosamente e desenvolve pouco o sistema radicular. Caules quebradios (acamamento comum). Semente e frutos pequenos e enrugados; Pouca resistncia a doenas e ao estresse por umidade.

- CLCIO (Ca): Forma de absoro: Ca2+. muito pouco redistribudo na parte area das plantas, pois ele no translocado; Na ausncia o crescimento radicular cessa em poucas horas; Mg e K competem por stios de absoro nas razes. Sintomas de Deficincia raramente ocorrem. Deformao das folhas novas; Clorose ou queimadura nas margens das folhas novas. Morte das gemas apicais e extremidade das razes; Culturas muito exigentes necessitam de pulverizaes localizadas (imvel na planta) podrido fisiolgica devido a carncia em tomate e ma. Clcio no Solo: Desloca o hidrognio (H) da superfcie das partculas do solo quando o calcrio adicionado para reduzir a acidez. Essencial para os microrganismos que transformam os restos de cultura em matria orgnica, libertam os nutrientes e aumentam a estrutura e a capacidade de reteno de gua dos solos. Ajuda a bactria Rhizobium a fixar melhor o nitrognio atmosfrico (N) em formas que as plantas leguminosas podem utilizar. Aumenta a absoro de todos os outros nutrientes pelas razes e o seu transporte para os outros rgos da planta (caule, ramos, folhas, frutos). Clcio na Planta: Ajuda a converter o Nitrato (NO3-) em formas necessrias para a formao da protena. Ativa um grande nmero de sistemas enzimticos que regulam o crescimento da planta. Necessrio para a formao da parede celular e para a diviso normal da clula. Junto com o magnsio (Mg) e o potssio (K), ajuda a neutralizar os cidos orgnicos na planta. Contribui para aumentar a resistncia s doenas. - MAGNSIO (Mg): Relativamente pouco exigido (0,2 0,4% da MS so satisfatrios). Forma de absoro: Mg2+. Sofre inibio competitiva (Ca); Componente essencial da molcula de clorofila (porfirinas magnesianas). Participa tambm da ativao enzimtica e sntese proteica.Necessrio para as culturas capturarem a energia do sol (fotossntese) utilizada no crescimento e na produo. Sintomas de Deficincia: Clorose internerval (verde e amarelo) ou cor avermelhada nas folhas mais jovens. - ENXOFRE (S): Forma de absoro: SO4. Pouco distribudo nas plantas, por isso sintomas de deficincia ocorrem nos rgos novos das plantas. Sofre inibio competitiva; Est presente em todas as protenas e alguns aminocidos (cisteina e metionina). Participa de inmeros compostos e na constituio estrutural das membranas celulares.

Sintomas de deficincia: Parecido com o de N; Clorose generalizada no limbo foliar.

MICRONUTRIENTES: - FERRO (Fe): Forma de absoro: Fe2+ e Fe3+. Catalisador na formao da clorofila e como carregador de oxignio; Essencial para a sntese de protenas; Respirao da planta, fotossntese e transferncia de energia. Sintomas de deficincia: Amarelecimento das folhas novas, as nervuras ficam verdes, destacando-se como um reticulado fino. Com a evoluo da deficincia, as folhas podem sofrer branqueamento. Toxidez: ocorre principalmente em sistemas alagados, como por exemplo, em plantio de arroz irrigado. Em solos cidos, a anoxia e reduo do pH, decorrentes do alagamento, podem levar solubilizao de grandes quantidades de ferro. O Fe, quando livre e em excesso dentro da clula, capaz de gerar radicais livres, como a radical hidroxila. Este radical extremamente txico para o metabolismo celular, sendo responsvel pela oxidao de macromolculas biolgicas como protenas, cidos nuclicos e lipdeos de membrana. Fatores do solo que influenciam a disponibilidade de Fe: *pH do solo: O Fe est mais disponvel quando o pH menor que 6,0. Calagem em excesso pode induzir deficincia. *Matria orgnica: Solos ricos em matria orgnica so aqueles mais provavelmente pobres em Fe e onde as deficincias so bastante comuns. *Equilbrio nutricional: O equilbrio entre Fe, Cu, Mn e Mo importante. Nveis excessivos de P no solo podem induzir a uma deficincia de Fe. - MANGANES (Mn): Forma de absoro: Mn2+. Teores para desenvolvimento timo varia de 10 a 20 mg kg-1 MS. Funciona como parte dos sistemas enzimticos da planta, fotossntese e a converso do N-nitrato em forma que a planta usa para fazer aminocidos e protenas. Sntese de clorofila. Nas regies tropicais e subtropicais mais comum a toxidez que a deficincia de Mn (devido a acidez elevada da maioria destes solos, que favorece a disponibilidade de Mn s plantas); Deficincias ocorrem com mais freqncia em solos com alto teor de matria orgnica, com pH de neutro a alcalino e que recebem calcrio em excesso, e em solos que naturalmente tm baixo contedo de Mn. Em plantas deficientes de Mn tem sido notado o acmulo de NO3, o qual extremamente nocivo aos seres humanos (na reduo do nitrato a nitrito h consumo de O2, fazendo com que a pessoa fique sufocada sndrome do beb azul).

Sintomas de deficincia: Amarelecimento internerval, nas folhas mais novas, formando um reticulado grosso. Fatores do solo que influenciam a disponibilidade de Fe: *pH do solo: Elevao do pH favorece as transformaes do Mn em formas menos disponveis. Solos muito cidos aumenta a disponibilidade de Mn s plantas (toxidez). *Matria orgnica do solo: Deficincias frequentemente em solos frios, midos e ricos em matria orgnica (menor atividade microbiolgica). Baixa disponibilidade em solo com alto pH e rico em matria orgnica pode ser devida formao de compostos quelatados de Mn indisponveis. *Balano nutricional: Nveis altos de Cu, Fe ou Zn (e tambm Ca ou Mg) no solo reduzem a absoro de Mn pelas plantas. *Outros fertilizantes: Fontes de N amoniacal (sulfato de amnio, uria, nitrato de amnio e amnia), que produzem acidez no solo, aumentam a absoro de Mn pela planta. O cloreto de potssio (KCl), um sal neutro, pode aumentar a disponibilidade de Mn, especialmente em solos cidos. - ZINCO (Zn): Forma de absoro: Zn2+. Concentrao tima na MS = 20 a 120 mg kg-1 (acima de 400 mg kg-1 h manifestao de sintomas de toxidez); O Zn atua como ativador enzimtico. Sofre inibio competitiva por outros ctions. Aumentando o pH o zinco convertido em formas menos aproveitveis pelas culturas. Adubaes pesadas com P pode induzir deficincia de Zn. As possveis causas de antagonismo so: precipitao de compostos P-Zn no solo; menor transporte de Zn para a parte area. As deficincias de Zn tendem a ocorrer nos perodos iniciais de desenvolvimento, quando os solos esto quentes e midos. Lento crescimento radicular comparado ao rpido crescimento da plntula. O sistema radicular, crescendo lentamente, incapaz de absorver Zn suficiente para suprir a plntula. Prejuzo na colheita, sendo reduzida. Sintomas de deficincia: encurtamento dos interndios e produo de folhas novas pequenas e lanceoladas. H tambm a formao de tufos na ponta dos ramos das plantas perenes e ocorrncia de plantas ans. - BORO (B): Forma de absoro: H3BO3 (cido brico). Atua como facilitador do transporte de acares atravs das membranas; Regulao da atividade enzimtica; Crescimento e alongamento celular, principalmente nas regies mais novas da planta, gemas, pontas das razes. Polinizao, desenvolvimento das sementes, formao da parede celular, florescimento, formao dos ndulos das leguminosas, crescimento dos ramos e frutos. Formao de protenas. Em solos tropicais, ao lado do Zn, o B o nutriente que mais promove deficincia nas culturas.

Pouco redistribudo (mvel) na planta e, assim, os sintomas de deficincia se manifestam nos rgos mais jovens e meristemas apicais. Sintomas de deficincia: reduo no tamanho e deformao das folhas mais jovens; morte da gema apical e menor crescimento das plantas. Nota: muito estreito o limite entre o teor adequado e o nvel txico de B na planta. Portanto, a adubao com este elemento deve ser muito cuidadosa, principalmente em solos arenosos (doses menores e mais frequentemente); Sintomas de toxidez: clorose malhada que evolui para manchas necrticas nas bordas das folhas mais velhas. Fatores que influenciam a disponibilidade do B no solo: *Matria orgnica e o clima: Tempo quente e seco ou no frio, a decomposio da M.O. diminui. A atividade dos microrganismos reduzida e com isso podem sofrer a deficincia de boro. * pH do solo: A disponibilidade do B adequada entre pH 6,0 e 7,0; *Textura do solo: Os solos arenosos, pobres em matria orgnica, com mais frequncia so deficientes em B. *Lixiviao: O boro mvel no solo, estando sujeito lixiviao, particularmente, em solos arenosos e em regies de muita chuva. - COBRE (Cu): Forma de absoro: Cu2+. Concentrao tima na maioria das plantas = 5 a 20 mg kg-1 MS. Atua no transporte de eltrons na cadeia respiratria e participa de vrios processos metablicos. As culturas necessitam de Cu para completar o seu ciclo vital, isto , para produzir sementes viveis. Sintomas de deficincia: folhas novas inicialmente verde escuras e com aspecto flcido (murchamento), com tamanho proporcionalmente grandes. Em cereais as folhas tornamse mais estreitas e retorcidas, com as pontas brancas; perfilhamento reduzido. Deficincia pequena ou moderada s vezes causa apenas menor crescimento e reduo na colheita. Sintomas de toxidez: Menor crescimento e funcionamento anormal das razes; induo de deficincia de Fe (aparecimento de manchas aquosas e amareladas ao longo da nervura principal, que se torna clortica). Fatores que influenciam a disponibilidade do Cu no solo: *Matria orgnica: O cobre preso pela matria orgnica mais firmemente que qualquer outro micronutriente. *Textura: As argilas seguram o Cu em forma trocvel, disponvel para as plantas. Solos arenosos tem maior tendncia deficincia. *pH do solo: pH mais alto (principalmente acima de 6 -7) reduz a solubilidade e aumenta a fora pela qual o Cu preso s argilas e matria orgnica, tornando-o menos disponvel. (Excesso de calcrio).

*Balano de nutrientes: Interao negativa entre ele e outros nutrientes do prprio solo ou do adubo. Altos nveis de N agravam a deficincia. Excesso de P, Fe, Zn e Al pode reduzir a absoro de cobre. - MOLIBDNIO (Mo): Forma de absoro: MoO42 (molibdato). Teores para o desenvolvimento timo: = a < 1 mg kg-1 MS; O Mo componente essencial de duas enzimas essenciais ao metabolismo do N (redutase do nitrato e nitrogenase). O H2PO4 exerce um efeito sinergstico na absoro de Mo, provavelmente por deslocar o Mo dos stios de adsoro ou pela formao do complexo fosfomobiltico, mais solvel na membrana. Sofre efeito competitivo pelo SO42Exigido para a fixao simbitica do N pelas bactrias que vivem nos ndulos das razes das leguminosas. No caso das leguminosas, a falta de Mo provoca sintomas de deficincia de N, pois diminui a fixao de N de que tais plantas necessitam para viver. Disponibilidade de Mo no solo aumenta nos pHs mais altos do solo. Os solos arenosos so mais aptos a apresentar deficincia de Mo que os solos de textura mais fina. Adubaes pesadas com P aumentam a absoro de Mo do solo pelas plantas, enquanto a adubao com enxofre (S) reduz a absoro de Mo e pode induzir a sua deficincia. Sintoma de deficincia: clorose malhada generalizada e manchas amarelo-esverdeadas em folhas velhas seguidas de necrose. - CLORO (Cl): Forma de absoro: Cl-. Exigncia das plantas em Cl maior que a de qualquer outro micronutriente; Teores normais nas plantas variam de 2.000 a 20.000 mg kg-1; O requerimento para timo desenvolvimento est na faixa de 340 a 1.200 mg kg-1 = ~ 8 a 10 kg de Cl ha-1 (demanda suprida pela atmosfera e gua da chuva). O Cl est envolvido na fotossntese, especificamente no desdobramento da molcula de gua (H2O) em presena de luz. Ativa vrias enzimas e est envolvido no transporte de ctions, tais como potssio (K), clcio (Ca) e magnsio (Mg), dentro da planta. Ajuda a controlar a perda de gua e aumenta a resistncia seca. Pesquisas tem demonstrado que o Cl diminui os efeitos de doenas causadas por fungos e que provocam o apodrecimento das razes dos cereais e tambm a controlar infeces fngicas das folhas e espigas dos cereais e diminui a incidncia da podrido do caule do milho. facilmente lixiviado e um dos primeiros elementos removidos dos minerais pelos processos de intemperizao. Por isso, a maior parte do Cl do mundo encontrado nos mares. Na forma de cloreto, em que est presente nos adubos, no sal de cozinha e na gua das chuvas, no prejudicial aos organismos do solo. No h relato de deficincia em condies de campo.

- VANDIO (V): O vandio (V) ainda no entrou na lista dos micronutrientes. Entretanto, tem sido observado aumento na produo como consequncia do seu uso. - COBALTO (Co): As bactrias que fixam N do ar em simbiose nos ndulos das leguminosas necessitam de cobalto (Co) para efetuar esse processo. Potencial Redox a habilidade de uma molcula, tomo ou on perder eltrons para outra molcula, tomo ou on ganhar eltrons.

Anda mungkin juga menyukai