Anda di halaman 1dari 3

Tutor: Roseli Aluno: Leandro Generoso Lopes RA 481734

"At hoje os cientistas discutem como a vida comeou. At hoje no se tem certeza de onde viemos. Os filsofos ainda querem entender quem somos. E existem umas duzentas teorias para onde vamos. Se a orientao sexual definida pela gentica. Por que voc boceja quando algum boceja. Os bilogos querem entender como os pssaros migram. E os nutricionistas se o ovo faz mal sade. Os economistas querem explicar a crise. E os cientistas como o crebro funciona1."

Mencionado os dizeres da propaganda comercial do canal Futura, que veiculado na mdia televisiva desde o ano 2011, no so as respostas que movem o mundo, e sim as perguntas! Pesquisar torna o homem mais sbio e mais prximo de muitas realizaes. a curiosidade do homem que o faz se mover rumo a melhores condies de vida, em busca de maior conforto, e de novas fontes de se sustentar e conseguir uma vida mais pratica e longa. Usando de liberdade potica, pode-se compara a curiosidade com as guas que movem a turbina de uma grande usina e produz energia, assim a pesquisa, seus resultados movimentam a humanidade, melhorando e elevando a qualidade de vida. Afinal o que pesquisa? O que produo acadmica, e como a pesquisa e a produo acadmica esto relacionadas na educao a distancia? Para conseguir a resposta para cada uma dessas perguntas preciso compreender algumas situaes, que esto descritas no decorrer desse trabalho. O que Pesquisa Pesquisa a busca por respostas a qualquer dilema encontrado pela humanidade no caminho de sua evoluo, a sistematizao de um dilema, para buscar uma resposta atravs de vrios mtodos ou caminhos, para encontrar uma soluo, ou uma resposta que seja aceita momentaneamente para o dilema. O homem sempre esteve pesquisando, desde os primrdios da humanidade, quando procurou algum material para realizar o registro de suas atividades nas paredes das cavernas, ou mesmo quando conseguiu dominar o fogo, melhorando sua qualidade de vida.

Dizeres da propaganda do canal Futura, disponvel em: http://professortexto.blogspot.com/2010/02/nao-sao-as-respostas-que-movem-o-mundo.html acessado em maro de 2012.

Tutor: Roseli Aluno: Leandro Generoso Lopes RA 481734


Produo Acadmica Com a evoluo da humanidade, o nvel das pesquisas tambm foi aumentando, surgindo s cincias, a filosofia, e o desenvolvimento de outras reas dos saberes. Como consequncia de todos os avanos foi necessrio criar algumas normatizaes para que a produo de pesquisas (produo acadmica) no fosse desvalorizada, ou que os resultados no fossem creditados a uma pessoa que de fato no realizou o trabalho de pesquisa, ou ainda que os resultados das pesquisas no fossem desprezados. A importncia do estimulo a pesquisa fica comprovado com a obrigatoriedade da apresentao de Trabalhos de Concluso de Cursos (TCC) ou Monografias ao termino dos cursos de graduao de nvel superior pela Lei de Diretrizes e Bases da Educao Lei 9394/96 (Simes, 20052). Segundo Simes (2005) por meio das informaes que se tm notcias das diferentes culturas e da complexidade do gnero humano e de suas realizaes, ou seja, quando se faz alguma pesquisa e se consegue demonstrar algum avano dentro de alguma rea do saber, das cincias, preciso que essa pesquisa seja divulgada, e seus resultados estejam disponveis a quem possa interessar, Simes (2005) ainda aponta que existem um nmero significativo de trabalhos e pesquisas acadmicas esquecidos em arquivos e bancos de teses, sem que seus resultados sejam explorados em beneficio da melhoria da qualidade de vida. Ainda segundo a autora, por esse motivo que a circulao e divulgao dos resultados de uma pesquisa se impem como uma necessidade fundamental. A relao entre pesquisa e produo acadmica no ensino a distancia O ensino na modalidade a distancia (EaD), pressupem que seus alunos tem certo nvel de autonomia e capacidade de interao com as disciplinas e com os colegas de curso, e para o desenvolvimento dessa autonomia, espera que os alunos de EaD busquem informa-se atravs de trabalhos acadmicos e pesquisas, e que produzam suas prprias pesquisas e trabalhos acadmicos, dessa forma contribuindo para a produo e avano das reas do saber.

Simes, Darcila. Texto da Palestra apresentada no congresso da Ps-graduao em Letras da FFP-UERJ, 2005

Tutor: Roseli Aluno: Leandro Generoso Lopes RA 481734


Uma questo a ser abordada ainda dentro desse tema a questo da Honestidade acadmica e do Plgio. Situaes que infelizmente esto presentes no somente na Educao a Distancia, como tambm nos cursos presenciais. Honestidade Acadmica O termo Honestidade Acadmica aparece no artigo Honestidade Acadmica e Plgio: Observaes importantes documentado por Claudio Djissey Shikida de 2006, onde o autor aponta uma srie de atitudes ticas que tornam um trabalho acadmico Honesto, como por exemplo o combate ao plgio, o referencialmente bibliogrfico, e a utilizao das normativas da ABNT. O plgio se caracteriza pela apropriao indevida de trabalhos ou parte de trabalhos acadmicos, ou pela posse indevida de material sem o consentimento de seu autor. Quando um aluno (seja de um curso presencial ou EaD) faz uso do plgio ele comente o que Shikida (2005) chama de falta de honestidade acadmica, o que gera prejuzos para os autores/pesquisadores, para os estudantes e para as instituies de ensino com o qual o aluno se relaciona, pois a aceitao do plagio por uma instituio de ensino faz com que sua credibilidade seja posta em dvida, para o aluno que plagia pode se aplicar a mesma duvida quanto a sua honestidade e credibilidade, j para o pesquisador plagiado os prejuzo so em seus direitos autorais. Conclui-se que a pratica da pesquisa deve ser sempre estimulada, e que os resultados advindos dessas pesquisas estejam sempre acessveis a quem possa ser de interesse. A pratica da Honestidade Acadmica deve ser exercida em todos os trabalhos acadmicos e pesquisas, e o combate ao plgio deve ser algo defendido por alunos, pesquisadores, instituies de ensino e pela sociedade.
Referencias: FILHO, Plinio, M. Direitos autorais na Internet. 1998 REALI, A.M.M.R.; REYES, C.R. Reflexes? Sobre o fazer docente. So Carlos: EdUSFCar, 2009. 98p. (Coleo UAB-UFSCAR) Simes, Darcila. Texto da Palestra apresentada no congresso da Ps-graduao em Letras da FFP-UERJ, 2005 SHIKIDA, Claudio, D. Honestidade Acadmica e Plgio: Observaes importantes. 2005

Anda mungkin juga menyukai