Anda di halaman 1dari 3

Panorama do Ensino modalidade a distancia O ensino sempre preconizou a presena de um tutor, que presencialmente auxiliava seus pupilos na aprendizagem,

seja na simples tarefa de segurar e manusear um lpis, a atividades mais complexas e tcnicas. Porm houve momentos na histria em que a presena de um tutor para mediar o saber e os conhecimentos no mais foi possvel a todos, e nesse momento surgiu o ensino a distancia, ou EaD, pois negar o conhecimento e sua transmisso no seria uma opo (grifo do grupo aps reflexo ao material estudado), tendo em vista que a evoluo da humanidade acontece por seu aprimoramento. Muitos foram os fatores histricos que ajudaram a modalidade de ensino a distancia a se popularizar, como guerras, revolues, desejo de vencer as barreiras do espao, ou a necessidade de capacitao profissional e tcnica. Segundo Lemgruber1, existem trs principais modalidades de ensino a distancia, ou trs fazes dessa modalidade de ensino, e cada faze retrata o desenvolver das tecnologias em prol da educao. A primeira fase se realiza atravs do ensino por correspondncia, onde o aluno tem pouca ou nenhuma interao com os tutores, e no h feedbacks, apenas o envio do material de leitura e instruo por meio postal.
No final da Primeira Guerra Mundial, surgiram novas iniciativas de ensino a distncia em virtude de um considervel aumento da demanda social por educao. O aperfeioamento dos servios de correio, a agilizao dos meios de transporte e, sobretudo, o desenvolvimento tecnolgico aplicado ao campo da comunicao e da informao influram decisivamente nos destinos da educao a distncia. Em 1922, a antiga Unio Sovitica organizou um sistema de ensino por correspondncia que em dois anos passou a atender 350 mil usurios. A Frana criou em 1939 um servio de ensino por via postal para a clientela de estudantes deslocados pelo xodo2.

Mrcio Silveira Lemgruber, em seu artigo Educao a Distncia: para alm dos caixas eletrnicos, disponvel em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/conferencia/documentos/marcio_lemgruber.pdf , acessado em 30/01/2012. 2 Extrado da Wikipdia, disponvel no link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Educa %C3%A7%C3%A3o_a_dist%C3%A2ncia. Acessado em 30/01/2012

Atravs da leitura do fragmento a cima, possvel compreender como a primeira fase do ensino EaD se desenvolveu, e os fatores que permitiram que ela ocorresse. A segunda fase do ensino modalidade a distancia caracteriza-se pelo uso de transmisses radiofnicas e televisivas, por isso se chamada de TELEDUCAO ou TELECURSO, essa fase se deu em meados da dcada de 1960/1970. Com o aprimoramento das tecnologias de comunicao, e com o surgimento e popularizao da internet surge a terceira fase da educao a distancia, justamente a que nos encontramos nos dias de hoje, a fase dos AMBIENTES INTERATIVOS, que preconiza a interao entre tutores, instituies e alunos, valorizando a autonomia dos alunos e o apoio a eles atravs de interaes e feedbacks, e o uso de recursos multimidiaticos. A modalidade de ensino a distancia exige que os alunos tenham algumas caractersticas, ou que adquiram tais caractersticas para que a aprendizagem seja realizada com sucesso, dentre as caractersticas pode-se destacar: Organizao do tempo e espao dedicado ao estudo Capacidade de interpretao e interao de informaes (leitura em todos os seus aspectos e sentidos) Protagonismo e pr-atividade; Autonomia

Implantado em 2010 pela Secretaria de Educao do Estado de So Paulo, em parceria com as faculdades publicas estaduais (UNICAMP, UNESP, E USP) o Programa Rede So Paulo de Formao de Docente (REDEFOR) ofertou cursos de especializao em vrias reas do conhecimento aos professores da rede estadual. Os cursos eram voltados a especializao da pratica docente, e ocorreram na modalidade EaD, contando com 16 encontros presenciais. Cada aluno tinha acesso ao AVA (ambiente virtual de aprendizagem) de sua instituio de ensino, onde tinha um tutor que mediava s atividades e promovia a interao entre os alunos atravs de fruns, atividades colaborativas, chats, e outras ferramentas de comunicao.
O REDEFOR fruto de um convnio entre a SEE-SP e a USP, a UNESP e a UNICAMP para a oferta de cursos de ps-graduao. So 15 (quinze) cursos de especializao: 12 (doze) nas disciplinas do currculo e 3 (trs) cursos de gesto. Os cursos so oferecidos na modalidade a distncia e contam com encontros presenciais.

Os cursos de especializao, em nvel de ps-graduao, elaborados pelas melhores universidades do Pas, tm durao de um ano, e espera-se que tenham impactos positivos na formao em servio e consequentemente no resultado de aprendizagem dos alunos da rede pblica estadual. Para esta primeira edio so mais de 9 mil vagas distribudas em 15 cursos. As pr-inscries para estas vagas foram realizadas de 26 de julho a 10 de agosto e esto encerradas. Foram mais de 50 mil prinscritos. As pr-inscries realizadas foram classificadas e distribudas considerando os critrios e a quantidade de vagas dispostos no documento Regras de inscrio. A consulta sobre a validao das pr-inscries est disponvel em Inscries, Consultar validao. Os que tiveram as pr-inscries validadas tiveram de realizar a matrcula junto s universidades.

Num primeiro momento, participar de um curso de psgraduao EaD, me pareceu uma oportunidade de me aperfeioar profissionalmente, de modo prtico e fcil, porm j nas primeiras atividades do curso do REDEFOR, percebi que Educao Distancia exige muito dos alunos, e que ser regrado e atento ao AVA seria necessrio! As dificuldade de interao foram se superando no decorrer das atividades, ao mesmo passo em que as ferramentas do AVA foram se desmistificando atravs do uso dirio! Quando comecei a cursar o REDEFOR, pensei que seria fcil, que poderia fazer as atividades de qualquer forma, sem muito me preocupar, pois enxerguei o curso com um esteretipo de que cursos a distancias eram apenas enganao, porem o engano foi meu! Participar da ps-graduao EaD do REDEFOR/UNESP, me trouxe muitas experincias, me ajudou a decidir por participar da graduao em Licenciatura em Pedagogia EaD da Ufscar.

Anda mungkin juga menyukai