Anda di halaman 1dari 26

J falei aqui sobre o Open Cellar, que um excelente programa para controle de adegas.

. O Open Cellar permite tambm que voc faa outros tipos de controle e possui uma gama de funcionalidades que fazem dele, por ser gratuito, um achado e tanto. Sem limitaes, o seu nico seno, o fato de ter como idioma principal o Francs. O idioma secundrio o Ingls e isso facilita as coisas para quem assim como eu, no tem familiaridade com o Francs. Mesmo tendo a opo do Ingls, at que voc possa fazer essa escolha, o programa trabalha todo em Francs e esse inconveniente pode levar algumas pessoas a desistir dele ou a ach-lo complicado, coisa que ele no . Para ajudar a todos que desejam e gostam de ter um controle mais preciso sobre suas adegas, sabendo sem a necessidade de visualizao in loco, a quantidade de garrafas na adega, o tipo, a data de aquisio, o preo, a harmonizao ideal e tantas outras coisas, que vou ensinar a instalar e a usar o Open Cellar. No vou explorar a fundo o programa, vou apenas listar os procedimentos bsicos e o resto voc descobre por conta prpria, mas sem nenhuma dificuldade. 1 Instalao O primeiro passo baixar o programa e voc faz isso clicando aqui Uma vez baixado o programa, voc precisa descompactar os arquivos e clicar duas vezes sobre o arquivo Setup.exe

A primeira mensagem que vai lhe surgir pergunta se voc deseja mesmo instalar o Open Cellar em sua mquina. Clique em Ok.

A prxima mensagem vai lhe perguntar se voc quer instalar o pacote NET Framework da Microsoft e mesmo que voc tenha uma verso mais recente deste pacote instalada em sua mquina, vai precisar instalar esta.

A prxima tela o contrato de licena do Microsoft .NET. Marque a opo Jaccepte e clique em Installer.

Ao fim da instalao, se tudo acontecer sem problemas, mensagem acima ser exibida. Clique em Ok.

Automaticamente aps a instalao do pacote .NET Framework, surgir tela de instalao do modulo de linguagem do .NET Framework em Francs. Por mais que no queira, voc obrigado a fazer esta instalao. Clique em Sim.

A prxima tela o contrato de licena. Clique em Accept.

Se tudo acontecer sem problemas, a tela acima ser exibida. Clique em Ok.

S agora que voc comea de fato a instalar o Open Cellar em sua mquina. A tela acima a inicial do assistente de instalao do Open Cellar e voc precisa clicar em Suivant para continuar.

Na prxima tela voc faz as configuraes bsicas de instalao. Voc pode escolher o local onde o programa vai ser instalado clicando em Parcouir ou deixar o local padro que j est especificado. Voc tambm optar pela instalao para todos os usurios da mquina ou apenas para voc. Isso claro, se estiver usando uma mquina que tenha mais de um usurio cadastrado. Escolhas feitas, clique em Suivant novamente para passar adiante.

A tela seguinte um aviso de que o programa est pronto para ser instalado na sua mquina. Clique em Suivant para comear a instalao.

Ao fim da instalao voc ver a tela acima e precisa apenas clicar em Femer para que ela se finalize com sucesso. Neste momento voc ter em sua rea de trabalho, um atalho para o Open Cellar, clique sobre ele e a tela abaixo ser exibida.

Esta a tela inicial do Open Cellar, ela exibe um painel com atalhos para as principais operaes e ao lado uma guia de referncia com algumas opes. Neste ponto j podemos mudar a linguagem do programa para o Ingls e com isso, torn-lo mais amigvel. Para isso, existem duas maneiras: A primeira clicando sobre a bandeira do Reino Unido no painel de atalhos e a segunda clicando em Prefrences/ Langue / English

O programa vai informar que precisa ser reiniciado para que as alteraes tenham efeito. Se isso no ocorrer de forma automtica, voc precisa fechar e abrir o programa novamente para que o idioma exibido seja o ingls.

As opes do Painel de atalho so: New Cellar Creator Wizard Um assistente que lhe ajuda a criar uma nova adega Open Cellar Abre uma adega j existente Manager Live Services Administra suas possveis inscries em servios de informaes sobre vinhos. Catlogos que podem fornecer dados ao Open Cellar. Food and Wine Associations Localiza vinhos e comidas associados. Voc escolhe um prato ou ingrediente e ele lhe mostra um vinho que harmonize e vice versa. Update Center Baixa atualizaes do programa. Open Cellar Help Ajuda do programa. Note que essas opes aparecem no painel de atalhos apenas enquanto voc ainda no criou / cadastrou uma adega. Aps criar ou cadastrar uma adega, as opes so alteradas. Vamos agora usar o assistente para criar uma nova adega. Cliquem em New Cellar Creator Wizard e a tela abaixo ser exibida.

Clique em Next.

No segundo passo do assistente voc precisa em primeiro lugar, escolher um local para que o Open Cellar crie e armazene o arquivo correspondente a sua adega. Clique no boto em forma de pasta e selecione um local de destino para esse arquivo. Eu sugiro em Meus Documentos.

Depois disso, d um nome para a sua adega. Eu preferi chamar de Minha Adega.

J com o arquivo nomeado, voc pode nomear a sua adega no programa com outro nome. No meu caso, preferi manter o mesmo nome do arquivo. D uma descrio para a sua adega ou deixe esse campo em branco. Ele til, quando voc tem mais de uma adega ou quer fazer o controle de vrios estoques distintos e nesse caso, preenche algo como: Estoque da casa principal, Adega da casa de campo e etc... Uma coisa interessante do Open Cellar que voc pode criar uma adega j com um banco de dados preenchido ou uma adega em branco, sem nenhuma informao. Vamos optar pelo modelo preenchido, que j vem com diversas informaes inseridas.

Pronto, clique em Finish e o assistente vai lhe exibir a sua adega.

A imagem acima a representao grfica que o Open Cellar faz para a sua adega. Note que ele supe uma capacidade de 100 garrafas para a sua adega. Vamos alterar isso para uma capacidade mais de acordo com a minha realidade pelo menos.

Antes de alterarmos o tamanho da adega, vamos falar rapidamente dessa representao grfica. Na parte de cima, voc tem as opes para a sua adega: Alterar as legendas, Gerenciar o tamanho da sua adega, imprimir a representao grfica, excluir e ver estatsticas da sua adega. Abaixo temos as etiquetas usadas para os diversos tipos de vinho. Clique no segundo boto da barra (Rack Management) e outra tela, tal e qual a imagem abaixo ser exibida.

Nesta tela voc vai definir o tamanho de sua adega arrastando os controles de Coluna (Column) e Linha (Row), at o tamanho desejado. No vamos falar das outras opes, pois voc pode us-las e descobrir mais sobre elas depois.

Eu defini uma adega pequena, para apenas 16 garrafas e acho que est de bom tamanho. Clique em Save e depois em Close.

Agora o sistema j lhe exibe a sua nova adega, com o tamanho que voc definiu para ela. Vamos agora colocar os vinhos. Para isso, escolha um espao vazio na sua adega e d um duplo clique nele com o mouse. A tela abaixo ser exibida.

Esta a tela onde iremos cadastrar os vinhos que esto na adega. A composio dela a seguinte: Reference Voc faz uma referncia ao vinho em questo Vintage A safra do vinho Note Onde voc classifica o vinho com estrelas Nome Nome do vinho Producer Produtor do vinho Country Pais onde o vinho foi fabricado Region Regio onde o vinho foi fabricado Appelation Alcunha do vinho Grape varietal Tipo de uva utilizada no vinho Cuve Category Categoria do vinho (Branco, tinto e etc) Color Cor do vinho Classification - Classificao do vinho (Tinto de mesa, fino, seco e etc) Bottle Tamanho da garrafa Drink from / To Bebida de / para Apogee from / To Purchase price Preo de compra Estimate price Preo estimado Degree Temperatura Comment Comentrios

um cadastro bem completo e acho que no deixa nenhum detalhe de fora, permitindo assim, um completo cadastro de cada garrafa da adega.

Uma funo interessante o sniffer, um boto com o desenho de um cachorro, que procura informaes na internet sobre o vinho que voc inseriu. Se voc tiver feito o cadastro em uma das listas de vinhos que cedem informaes ao programa, apenas com o nome do vinho, o sniffer preenche o restante dos campos.

Alm do sniffer voc pode customizar alguns campos clicando no boto List Management e com isso completar a base de dados com informaes do produtor, por exemplo, como: Nome, Endereo, Telefone, email e etc.

Com as informaes sobre o vinho preenchidas voc precisa agora inseri-lo na adega e para isso precisa criar um carto de entrada. Clique na guia Input/Output e depois em Click here to create an new card. Coloque o nmero de garrafas compradas (Number of bottles purchased) e o valor mdio (Average purchase price)

O passo final inserir uma imagem para o vinho cadastrado e para isso, voc precisa clicar em Picture e depois em Click here to associate a Picture. Voc tem a opo de usar uma imagem armazenada no seu computador, a primeira opo ou localizar uma imagem em uma lista especifica.

Com imagem inserida, clique em Save e pronto. Eu me esqueci do principal e no escolhi um espao na adega para ela, por isso o programa me mostra a mensagem abaixo, perguntando se quero fazer isso agora.

Clique em Yes e o programa vai exibir a sua adega. Voc escolhe um lugar vago e clica sobre ele para que o espao seja preenchido com a etiqueta correspondente ao tipo de vinho que voc acabou de inserir, conforme a imagem abaixo.

Passando o mouse por sobre a etiqueta vemos a informao do vinho.

Clique em Close e pronto, j temos uma adega e um vinho inserido. claro que o programa conta com uma gama imensa de informaes e funes que podem ser acessadas e usadas, como os grficos dinmicos, que mostram tudo sobre a sua adega. No vou explorar as outras opes e nem detalh-las aqui neste pequeno espao. O post j est grande demais e quem tiver mais dvidas pode enviar um email (blogcontoseencantos@gmail.com) ou deixar um comentrio.

Anda mungkin juga menyukai