Anda di halaman 1dari 20

F AC UL D AD E DE T E C NO L O G I A D E I ND AI AT UB A

ltima atualizao: 18/06/2008 silma@fatecindaiatuba.edu.br

Normatizao de Trabalhos Acadmicos, Projetos e Monografias de Trabalho de Formatura


Orientao dirigida aos alunos da Fatec-Id

Indaiatuba Junho/2008

F AC UL D AD E DE T E C NO L O G I A D E I ND AI AT UB A
ltima atualizao: 18//06/2008 silma@fatecindaiatuba.edu.br

Normatizao de Trabalhos Acadmicos, Projetos e Monografias de Trabalho de Formatura


INTRODUO
O objetivo deste documento estabelecer normas para a apresentao de Trabalhos Acadmicos, Projetos e Monografias de Trabalho de Formatura de todas as disciplinas dos Cursos Superiores de Tecnologia, da Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba (FATEC-ID). Para uma unidade de compreenso dentro da instituio, definimos esses documentos da seguinte forma: Projeto um documento no qual so apresentadas as etapas de um trabalho a ser realizado. Deve conter, pelo menos, objetivos, justificativa, problematizao, metodologia e organizao da argumentao. Monografia trata de estudo minucioso que prope esgotar um nico tema especfico, bem delimitado. Este termo utilizado para os trabalhos finais de cursos de Graduao e de Programas de Especializao. As monografias de cursos de Graduao tambm so denominadas Trabalhos de Concluso de Curso. Embora no se exija originalidade do tema, este deve ser investigado em profundidade. Trabalho Acadmico refere-se quele trabalho de avaliao, exigido dentro das diversas disciplinas do curso. Esses trabalhos devem promover problematizao dos temas solicitados e levar o estudante a buscar, nas devidas fontes, conhecimento complementar queles oferecidos em sala de aula. Geralmente, so recapitulativos, baseados em outros textos ou pesquisas, sem necessidade de apresentar originalidade Segundo Severino (2000, p. 130), esses trabalhos devem iniciar o estudante no mtodo da pesquisa e da reflexo para evitar colagens de textos alheios e o que qualifica este tipo de trabalho o uso correto do material preexistente, a maneira adequada de trat-lo, para que traga alguma contribuio inteligente aprendizagem. Esses trabalhos devem seguir as normas estabelecidas pela instituio, que esto de acordo com a ABNT (Associao Brasileira de Normas Tcnicas). A ABNT o Frum Nacional de Normalizao, representante da ISO (International Organization for Standardization) no Brasil, que determina o contedo das Normas Brasileiras (NBR).

F AC UL D AD E DE T E C NO L O G I A D E I ND AI AT UB A
ltima atualizao: 18//06/2008 silma@fatecindaiatuba.edu.br

Os trabalhos da Fatec-Id devem apresentar uma padronizao mnima de estruturao e apresentao, de acordo com a NBR 14724, de agosto de 2002 e outras normas necessrias padronizao da apresentao de trabalhos acadmicos como NBR 6023 Elaborao de Referncias Bibliogrficas; NBR 6024 Numerao progressiva das sees; NBR 6027 Sumrio; NBR 6028 Resumo; e NBR 10520 Apresentao de citaes em documentos. Esses itens de padronizao, e os que estabelecemos tambm para a apresentao oral dos trabalhos escritos, contribuem para marcar a identidade institucional e fortalecer a imagem da faculdade na produo do conhecimento e esto contempladas em quatro sees: I. APRESENTAO ORAL. Compreende alguns itens de padronizao da defesa oral do Trabalho de Formatura II; APRESENTAO GRFICA. Organizao fsica e visual do trabalho; ESTRUTURA DE APRESENTAO. Refere-se a trs partes fundamentais do trabalho: elementos pr-textuais, textuais e ps-textuais;

II. III.

IV. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS. Determina o conjunto de elementos essenciais para a identificao e recuperao dos diversos documentos utilizados nos trabalhos acadmicos: monografias (livros, folhetos, separatas, dissertaes e teses); peridicos (revistas e jornais) e material udio-visual. Cada documento tem sua forma particular de pontuao e transcrio dos elementos (autor/entidade, ttulo/subttulo, edio, local, editora, data e outras descries fsicas necessrias). Sugerimos consultar a normalizao documentria para referncias da Unesp, disponvel nos sites http://www.biblioteca.unesp.br/pages/normalizacao.pdf e http://www.fatecid.com H uma diferena entre as expresses Referncia Bibliogrfica e Bibliografia. As referncias bibliogrficas correspondem s obras listadas no final do estudo e que foram utilizadas pelo autor. Bibliografia o material sugerido para complementao de textos, mas no , necessariamente, usado para sua elaborao; em outras palavras, refere-se literatura que o autor recomenda.

F AC UL D AD E DE T E C NO L O G I A D E I ND AI AT UB A
ltima atualizao: 18//06/2008 silma@fatecindaiatuba.edu.br

APRESENTAO ORAL A apresentao oral o momento em que o aluno dever se submeter argio pblica de seu trabalho escrito. A apresentao oral de trabalhos acadmicos fica a critrio do professor da disciplina. Os trabalhos de formatura em sua etapa TF-I-II so avaliados por uma banca de dois professores da instituio, sendo um professor orientador e um professor da instituio, determinado pela Coordenao de Trabalhos de Formatura. Na etapa final do Trabalho de Formatura (TF-II), a monografia apresentada pblica e oralmente em evento especfico de Workshop de Monografias, na presena de uma banca de 3 avaliadores, composta pelo professor orientador, um professor da instituio e um profissional da rea em que foi desenvolvido o estudo. O professor orientador, de acordo com o protocolo, dever presidir a banca, cedendo a palavra primeiramente ao profissional da rea; em seguida, ao professor da casa convidado e, por ltimo, o professor orientador far suas consideraes. Importante lembrar que os componentes da banca so indicados da seguinte forma: o O professor orientador convidado pelo aluno no trmino do projeto. o O professor da casa convocado pela Coordenadoria de TF. o O profissional da rea convidado pelo orientador (no pelo aluno). O aluno dever utilizar o mximo da tecnologia disponvel em recursos audiovisuais, imagem, cor e som, sem restries, contemplando alguns critrios estabelecidos para a avaliao da apresentao oral, conforme tabela abaixo:

Tabela para avaliao da Apresentao Oral do Trabalho de Formatura II


Itens a serem avaliados 1. Apresentao/Postura do Aluno 2. Encerramento Dentro do Tempo Previsto (30 min) 3. Adequao da Apresentao em Relao aos Objetivos Propostos 4. Domnio do Assunto 5. Desenvolvimento do Tema em Seqncia Lgica e Continuidade Natural 6. Adequao do Vocabulrio Utilizado 7. Preparao Adequada dos Recursos Tcnicos para Apresentao (pontos at) (1,0) (1,0) (1,0) (3,0) (2,0) (1.0) (1,0)

TOTAL

10.0

F AC UL D AD E DE T E C NO L O G I A D E I ND AI AT UB A
ltima atualizao: 18//06/2008 silma@fatecindaiatuba.edu.br

II. APRESENTAO GRFICA


2.1 REDAO A redao do texto deve observar alguns requisitos mnimos: Utilizar linguagem tcnico-cientfica, com contedo cientfico/ tecnolgico Evitar pargrafos muito longos. Apresentar lgica no encaminhamento das idias: introduo, desenvolvimento e concluso.

Para a avaliao da monografia de Trabalho de Formatura TF-II, alm da formatao grfica, so avaliados os seguintes itens:

Tabela para avaliao do Trabalho Escrito (Monografia):

(pontos Itens a serem avaliados 1. Bibliografia 2. Introduo com Esclarecimento dos Objetivos 3. Desenvolvimento Lgico Utilizado 4. Linguagem Tcnica Utilizada 5. Contedo Cientfico/Tecnolgico 6. Concluses MDIA at) 1,0 2,0 1,0 1,0 3,0 2,0 10,0

F AC UL D AD E DE T E C NO L O G I A D E I ND AI AT UB A
ltima atualizao: 18//06/2008 silma@fatecindaiatuba.edu.br

2.2 FORMATAO GRFICA Papel O formato de papel para a impresso deve ser o A4 (210x297mm). O documento deve ser produzido usando-se apenas o anverso (frente do papel). Margens Superior 3 cm; Inferior 2 cm; Esquerda 3cm; Direita 2cm Tipo E Tamanho De Letra Texto: Arial, redondo, tamanho 12. Citaes longas, notas de rodap, tabelas, quadros e ilustraes: Arial, redondo, tamanho 10. entrelinhas Para o texto corrido, espao duplo; Para citaes longas com mais de trs linhas, espao simples; Para os resumos, todo o texto em um s pargrafo, espao simples; Para notas de rodap, espao simples; Para referncias bibliogrficas, espao simples e, entre elas, espao duplo. Numerao Das Pginas Numerar as pginas seqencialmente, com algarismos arbicos, no canto superior direito. Contar as pginas a partir da folha de rosto, embora s devam ser numeradas a partir da introduo.A pgina introduo e concluso so numeradas e no necessitam ser numerados. As entradas de captulos no so numeradas. Os apndices e anexos devem vir depois das Referncias Bibliogrficas. Encadernao Trabalhos de avaliao de disciplina: Encadernao a critrio do professor da disciplina. Projetos: Encadernao em espiral com capa transparente e contra-capa cor escura. Trabalhos de Formatura/Monografia: 3 vias encadernao espiral; contra capa de cor escura. Aps as correes sugeridas pela banca, a 4a via (FINAL) dever ter encadernao em capa dura, de cor escura.

F AC UL D AD E DE T E C NO L O G I A D E I ND AI AT UB A
ltima atualizao: 18//06/2008 silma@fatecindaiatuba.edu.br

2.3 CITAES De acordo com a ABNT Associao Brasileira de Normas Tcnicas, citao a meno no texto de uma informao extrada de outra fonte. A citao deve ser usada com o objetivo de apoiar e esclarecer idias apresentadas no texto e pode ser: direta; indireta; mista e citao de citao. A apresentao de citaes em documentos est definida na NBR 10520 de 2001. 2.3.1 Citao direta Citao direta a transcrio de um texto ou parte dele, em que se copiam as prprias palavras do autor. Neste caso, a transcrio literal do texto ser feita entre aspas. As citaes de at 3 linhas, devem ser feitas no texto. Por exemplo: Segundo Braga (1989, p.118), poltica de crdito liberal certamente amplia o potencial de vendas da empresa, mas tambm acarreta maior investimento em duplicatas a receber, maior prazo mdio de cobrana. As citaes com mais de 3 linhas devem ser feitas sem aspas, com recuo de 4 cm da margem esquerda, para todas as linhas, utilizando-se fonte 10 e espao simples. Por exemplo:
Tratando-se de sistemas abertos, os empreendimentos rurais, em seu processo de gesto, necessitam formular e implementar estratgias e encontrar formas de produo que lhes permitam constante adaptao s mudanas e transformaes do meio ambiente (Gomes, 2001, p.27).

2.3.2 Citao indireta Citao indireta a utilizao das prprias palavras para reproduzir as idias do autor da fonte, de tal forma que expresse o mesmo que o autor da fonte registrou no texto consultado. Uma vez que a idia registrada, apesar de se apresentar em outras palavras, continua sendo do autor consultado, necessrio que se faa a citao da respectiva fonte. Exemplos: De forma resumida Ferraz et al (1997) ao tratar a competitividade em um contexto mais amplo, trazem discusso a necessidade de se compreender quais as fontes que do origem s vantagens de uma determinada empresa. Assim, pode-se considerar que o conceito de anlise da competitividade se estende tanto horizontalmente da firma para a indstria, quanto verticalmente da indstria para as cadeias produtivas (FARINA, 1999, p.29).

F AC UL D AD E DE T E C NO L O G I A D E I ND AI AT UB A
ltima atualizao: 18//06/2008 silma@fatecindaiatuba.edu.br

2.3.3 Citao mista Segundo Schneider de S et al (1994),citao mista a citao em que o autor utiliza alguns termos ou expresses textuais do autor consultado (citao direta), precedendo, intercalando ou seguindo suas prprias palavras (citao indireta). Por exemplo: O resumo preliminar dever ter as mesmas caractersticas do resumo informativo, ficando o resumo definitivo para o final do trabalho... (ROMANOHOGE,1981, p.276). 2.3.3 Citao de citao (apud) Citao de citao a meno de um documento ao qual o autor do estudo no teve acesso, e que est sendo referendado em seu trabalho acadmico, projeto ou monografia por citao em outro trabalho. S dever ser usada quando da impossibilidade total de acesso ao documento original. a nica expresso latina que pode aparecer inserida no texto. Na citao de citao devem ser registrados na seguinte ordem: o sobrenome do autor original seguido da expresso apud (citado por) e sobrenome do autor da obra consultada. Neste caso, na lista de referncias bibliogrficas deve ser relacionado somente o autor da obra consultada. Ex.: Para Porter (apud GOMES, 2001, p.23), a cadeia de valores de uma empresa e o modo como ela realiza atividades individuais so reflexos de sua histria, de sua estratgia, de seu mtodo de implantao da estratgia, e da economia que se faz das prprias atividades. OBS:Nas citaes os nomes dos autores devero aparecer de seguinte forma:fora do parnteses em letra minscula;dentro do parnteses em letra maiscula.

OBSERVAES IMPORTANTES:
1 ) a Fatec-Id se reserva o direito de punir quaisquer atos de cpia ou plgio, com penas disciplinares do Regime Disciplinar do Corpo discente, como suspenso e at desligamento do aluno do curso; 2 ) a LEI DO DIREITO AUTORAL, no. 9610, de 19 de fevereiro de 1998, encontra-se na sua ntegra no site de Legislao http://www.inpi.gov.br/legislacao/conteudo/leidirau.htm.
o o

F AC UL D AD E DE T E C NO L O G I A D E I ND AI AT UB A
ltima atualizao: 18//06/2008 silma@fatecindaiatuba.edu.br

2.3 NOTAS DE RODAP As notas de rodap tm a finalidade de complementar ou esclarecer alguma palavra ou partes do texto. Podem ser utilizadas como notas de referncia ou notas explicativas, para esclarecer um termo, expresso ou remeter a uma fonte. So registradas ao p da pgina sendo indicadas por nmeros ou asterisco. Recomenda-se utilizar o recurso de insero de notas de rodap do Microsoft Word. Deve-se utilizar a nota de rodap para referncia bibliogrfica somente quando no for possvel inser-la no texto, quando ento pode ser necessrio utilizar-se expresses latinas.(por ex : idem, ibidem, op cit, etc). 2.5 EXPRESSES LATINAS As expresses latinas devem ser utilizadas somente nas notas de rodap. Faz-se exceo s expresses apud (citado por), et al ou et alli (e outros) e sic (que geralmente se utiliza para apontar uma falha ortogrfica em uma citao literal) que podem vir inseridas no texto. Conforme Oliveira e Spindola (2003, p. 75), [n]as notas bibliogrficas, a primeira citao deve apresentar a referncia bibliogrfica completa. As demais citaes da mesma obra podem ser abreviadas, utilizando-se as expresses latinas. Ibidem ou ibid. (na mesma obra) Idem ou id. (igual a anterior) Opus citatum ou op.cit. (obra citada) Passim (aqui e ali) cf. (confira, compare, confronte) in (em) Op. cit.(na obra citada) 2.6 ALTERAES DE ORTOGRAFIA EM CITAES: (...) para indicar que foi cortado um trecho do texto nesse ponto. [ ] para indicar modificao na ortografia. Ex : [ a ] acrescentou-se o a para dar sentido ao texto ou a letra era maiscula e foi transcrita minscula.

F AC UL D AD E DE T E C NO L O G I A D E I ND AI AT UB A
ltima atualizao: 18//06/2008 silma@fatecindaiatuba.edu.br

III. ESTRUTURA DE APRESENTAO


A estrutura refere-se ordem de apresentao dos elementos componentes do projeto, trabalho acadmico ou monografia. Esses trabalhos devem compreender uma parte pr-textual, uma parte textual (ncleo do trabalho) e uma parte pstextual, apresentadas na seguinte ordem:
ELEMENTOS DOS TRABALHOS ACADMICOS Pr-textuais
1. Capa 2. Folha de rosto 3. 4. 5. 6. 7. Dedicatria (opcional) Agradecimentos (opcional) Epgrafe (opcional) Sumrio Lista de tabelas e / ou figuras 8. Resumo

Textuais
9. Ncleo do trabalho: Introduo Desenvolvimento Concluso

Ps-textuais
10. Referncias Bibliogrficas 11. Glossrio 12. Apndices 13. Anexos 14. Adendos 15. Contra capa ou capa final

3.1 ELEMENTOS PR-TEXTUAIS 3.1.1 Capa A capa deve conter os elementos essenciais necessrios para identificao do trabalho (vide Figura 1): Nome da Instituio e curso no alto da pgina, centralizados,a 3cm da borda superior,em letras maisculas, fonte Arial 14. Nome do Autor, centralizado, em ordem natural, em letras maisculas, fonte Arial 14, tambm no alto da pgina. Ttulo do trabalho, centralizado, em negrito, no centro da pgina, letras minsculas, fonte Arial 16. Local (cidade da Instituio) e data da entrega (ms/ano), centralizados,a 2cm da borda inferior,em letras minsculas, na parte inferior da pgina, fonte Arial 14. OBS: NO FAZER MOLDURA NA CAPA O TRAO INDICA A DISTNCIA DA BORDA

F AC UL D AD E DE T E C NO L O G I A D E I ND AI AT UB A
ltima atualizao: 18//06/2008 silma@fatecindaiatuba.edu.br

3,0 cm

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAO TECNOLGICA PAULA SOUZA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE INDAIATUBA (Fonte: Arial Nmero 14)

2,0
NOME DO ALUNO (Fonte: Arial Nmero 14)

3,0 cm

(Fonte: Arial Nmero 16 Negrito)

TTULO

INDAIATUBA MS / ANO (Fonte: Arial Nmero 14)

2,0 cm

Figura 1: Modelo de Capa 3.1.2 Pgina de Rosto Na pgina de rosto repetem-se os dados da capa acrescentando uma explanao referente natureza do trabalho, seu objetivo acadmico e a instituio a que se destina. Em texto justificado, fonte arial 12, a 7 cm da margem.

F AC UL D AD E DE T E C NO L O G I A D E I ND AI AT UB A
ltima atualizao: 18//06/2008 silma@fatecindaiatuba.edu.br

OBS: NO FAZER MOLDURA NA PGINA DE ROSTO


3,0 cm

NOME DO ALUNO (Fonte: Arial Nmero 14)

2,0 cm

(Fonte: Arial Nmero 16 Negrito)

TTULO

3,0 cm

7cm

Trabalho de Formatura de do Curso Superior de Tecnologia em Gesto Empresarial, elaborado sob a orientao do professor da disciplina/orientador.

Indaiatuba MS / ANO (Fonte: Arial Nmero 14)

2,0 cm

Figura 2: Modelo de Pgina de Rosto

F AC UL D AD E DE T E C NO L O G I A D E I ND AI AT UB A
ltima atualizao: 18//06/2008 silma@fatecindaiatuba.edu.br

3.1.3 Dedicatria Dedicatria um texto opcional, geralmente curto, no qual o autor presta alguma homenagem ou dedica o seu trabalho a algum (familiares, amigos e/ou outros). Deve ser apresentado em folha distinta, sem titulao (formatao livre).

3.1.4 Agradecimentos O item agradecimentos a manifestao de reconhecimento s pessoas e/ou instituies que, de alguma forma, colaboraram para a execuo do trabalho. Embora opcional, recomenda-se seu uso, principalmente, para registrar eventual apoio financeiro recebido (formatao livre). 3.1.5 Epgrafe Epgrafe um texto opcional, referente citao de um pensamento que tenha relao com o contedo do trabalho. Pode ser feito no incio de cada captulo ou em suas partes principais. Deve ser apresentado entre aspas ou itlico, tendo abaixo a indicao de autoria (formatao livre). Exemplo:
... no importa tanto o tema da tese quanto a experincia de trabalho que ela comporta.. (Umberto Eco)

3.1.6 Sumrio Trata-se da enumerao das divises ou sees do trabalho, na mesma ordem em que aparecem no texto. Cada parte seguida pelo nmero da pgina em que se inicia. As divises devem ser grafadas exatamente como aparecem no texto. Obs. A contagem das pginas inicia-se desde a pgina de rosto, porm os nmeros de pginas iniciam-se desde a pgina da introduo. Usa-se o termo sumrio (e no a palavra ndice ou lista) para designar este elemento do trabalho, formatado conforme Figura 3.

F AC UL D AD E DE T E C NO L O G I A D E I ND AI AT UB A
ltima atualizao: 18//06/2008 silma@fatecindaiatuba.edu.br

3,0 cm

SUMRIO
Introduo...............................................................................................05 I. O PENSAMENTO EDUCACIONAL .............................................. ..... 07 1.Viso de homem ........................................................ ................07 1.1 A atividade.............................................................................07 1.2 A conscincia .........................................................................14 2.Postulados pedaggicos.............................................................19 2.1 Objetivos da educao ................................................ ...........19 2.2 O mestre e o discpulo .................................................... ....... 23 2.3 A instituio escolar...................................................................35

2,0 cm

3,0 cm

II. MONTESSORI NA EDUCAO ..................................................... 41 1. Clima educacional brasileiro ................................................ 41 2. O mtodo Montessori .......................................................... 46 3. Concepo didtica ..............................................................52 . Consideraes Finais ........................................................................... 55 Referncias Bibliogrficas .................................................................... 58

2,0 cm

Figura 3: Modelo de Sumrio 3.1.7 Lista de tabelas, ilustraes, abreviaturas, siglas, smbolos e/ou figuras Relao de elementos ilustrativos ou explicativos, como: tabelas, quadros, figuras etc. Deve ser apresentada em folha distinta, designando o tipo de ilustrao, constando de nmero de ordem, ttulo da ilustrao e pgina, conforme Figura.

F AC UL D AD E DE T E C NO L O G I A D E I ND AI AT UB A
ltima atualizao: 18//06/2008 silma@fatecindaiatuba.edu.br

Observao: Elaborar lista prpria para cada tipo, desde que a mesma apresente, no mnimo, 5 itens. Caso contrrio, elaborar lista nica denominada LISTA DE ILUSTRAES
3cm

3 cm

LISTA DE ILUSTRAES 1. Cursos em que os sujeitos da pesquisa lecionaram 1975-78 ....................................................................223 2. Disciplinas lecionadas pelos sujeitos da pesquisa 1975-78 ....................................................................224 3. Tempo de experincia dos sujeitos da pesquisa no magistrio na rea de didtica .................................227 4. Caracterizao da didtica considerando-se Categorias isoladas .................................................233 5. Caracterizao da didtica considerando-se a combinao de categorias .......................................234 6. reas do conhecimento que fundamentam o contedo atual da didtica .......................................240 7. Significado do domnio do contedo da didtica para a eficincia do ensino ......................................244 8. Fatores que influenciam a eficincia do ensino alm do domnio do contedo da didtica ...............245 9. Temas e subtemas que constituem o contedo atual da didtica .....................................................268 10. Natureza das publicaes representativas do contedo atual da didtica .......................................271
2 cm

3 cm

2 cm

Figura 4: Modelo de Lista

F AC UL D AD E DE T E C NO L O G I A D E I ND AI AT UB A
ltima atualizao: 18//06/2008 silma@fatecindaiatuba.edu.br

3.1.8 Resumo de monografia (digitado dentro do estudo) A norma NBR-6028/1980 define resumo como: apresentao concisa dos pontos relevantes de um texto Esta norma estabelece tcnica para a redao e apresentao dos resumos. Deve identificar o assunto, objetivos, mtodos, resultados e concluses do estudo. A linguagem deve retratar o prprio estilo do texto, respeitando a estrutura da exposio e o equilbrio das partes, no trabalho original. redigido na lngua original do trabalho e localizado, em folha separada, antes do texto. O texto do resumo deve ser composto de um s pargrafo de no mnimo 200 palavras e no mximo 250 palavras (mdia de 20 linhas) conforme modelo em OLIVEIRA, M. O. e ESPNDOLA, C. R. Trabalhos Acadmicos: Recomendaes Prticas. So Paulo: CEETEPS, 2003, p. 28.
Fonte: ARIAL Caixa: 12 Mnimo 200 palavras/Mximo 250 palavras

Resumo O objetivo geral do trabalho foi estudar, comparativamente, as lgicas de explorao das unidades familiares e patronais, localizadas numa rea de 6.800 do municpio de Leme, Estado de So Paulo, em particular quanto s caractersticas tecnolgicas da produo agropecuria e seus impactos sobre os recursos naturais. O suporte metodolgico baseou-se no Enfoque de Sistemas Agrrios, na Anlise Fatorial de Correspondncias Mltiplas (ACM) e na Classificao Hierrquica Ascendente. Foram identificados quatro grupos de produtores tpicos da regio (Pecuaristas, Patronal Sem Dinmica Produtiva, Agricultor Familiar Moderno e Produtor Familiar Diversificado), que se diferenciam, entre si, pelas formas de explorao dos estabelecimentos rurais e impactos ambientais gerados por seus sistemas de produo. Discriminaram-se as prticas agrcolas presentes no itinerrios tcnicos dos sistemas de cultivo e criao, responsveis para qualificao dos impactos nas categorias de benfico ou prejudicial ao ambiente. Conclui[se que o tipo Agricultor Familiar Moderno respondia pelos sistemas de produo mais benficos sustentabilidade dos recursos naturais. A metodologia mostrou-se adequada e consistente aos estudos de avaliao de impactos sociais, econmicos e ambientais na agricultura. Palavras chave: agricultura familiar; impacto ambiental; sistemas agrrios; anlise fatorial.

F AC UL D AD E DE T E C NO L O G I A D E I ND AI AT UB A
ltima atualizao: 18//06/2008 silma@fatecindaiatuba.edu.br

3.1.9. Resumo de Monografia para ser disponibilizado na Internet


O contedo do resumo a ser disponibilizado na Internet o mesmo que se apresenta dentro da monografia (conforme o tpico 3.1.8), ou seja, deve ser composto de um s pargrafo de no mnimo 200 palavras e no mximo 250 palavras (mdia de 20 linhas)1. Porm, deve indicar a rea da disciplina, o nome do orientador, do orientando e todas as Referncias Bibliogrficas (vide Figura 6). No justificar as referncias bibliogrficas.
OLIVEIRA, J. T. A. de. Lgicas produtivas e impactos ambientais: estudo comparativo de sistemas de produo familiar e patronal. 2000. 249f. Tese (doutorado) Faculdade de Engenharia Agrcola, Universidade Estadual de Campinas. Orientador: <nome do professor> Resumo O objetivo geral do trabalho foi estudar, comparativamente, as lgicas de explorao das unidades familiares e patronais, localizadas numa rea de 6.800 h do municpio de Leme, Estado de So Paulo, em particular quanto s caractersticas tecnolgicas da produo agropecuria e seus impactos sobre os recursos naturais. O suporte metodolgico baseou-se no Enfoque de Sistemas Agrrios, na Anlise Fatorial de Correspondncias Mltiplas (ACM) e na Classificao Hierrquica Ascendente. Foram identificados quatro grupos de produtores tpicos da regio (Pecuaristas, Patronal Sem Dinmica Produtiva, Agricultor Familiar Moderno e Produtor Familiar Diversificado), que se diferenciam, entre si, pelas formas de explorao dos estabelecimentos rurais e impactos ambientais gerados por seus sistemas de produo. Discriminaram-se as prticas agrcolas presentes no itinerrios tcnicos dos sistemas de cultivo e criao,k responsveis para qualificao dos impactos nas categorias de benfico ou prejudicial ao ambiente. Conclui[se que o tipo Agricultor Familiar Moderno respondia pelos sistemas de produo mais benficos sustentabilidade dos recursos naturais. A metodologia mostrou[se adequada e consistente aos estudos de avaliao de impactos sociais, econmicos e ambientais na agricultura. Palavras chave: agricultura familiar; impacto ambiental; sistemas agrrios; anlise fatorial. Referncias Bibliogrficas SOBRENOME, I.N.I.C.I.A.I.S. Nome completo da Obra do Autor. Nmero da Ed. Cidade: Editora, ano. SOBRENOME, X. Y. Z.; In: http::// www.nome do site.com.br/endereo completo/2002. rea: <nome da disciplina>

Figura 5: Modelo de Resumo

Conforme modelo em OLIVEIRA, M. O. e ESPNDOLA, C. R. Trabalhos Acadmicos: Recomendaes Prticas. So Paulo: CEETEPS, 2003, p.28.

F AC UL D AD E DE T E C NO L O G I A D E I ND AI AT UB A
ltima atualizao: 18//06/2008 silma@fatecindaiatuba.edu.br

3.2 ELEMENTOS TEXTUAIS


O texto organizado a critrio do autor e pode ser distribudo em captulos, conforme o tipo de trabalho a ser produzido. Em geral, compe-se de introduo, desenvolvimento e concluso.

3.2.1 Introduo A introduo deve anunciar como o trabalho foi desenvolvido, ou seja, fornecer uma viso global da pesquisa realizada, incluindo os objetivos, justificativas, metodologia utilizada, formulao de hipteses, delimitaes do assunto tratado e a organizao da argumentao. 3.2.2 Desenvolvimento O desenvolvimento corresponde parte principal do texto, onde se desenvolve o assunto do trabalho. O texto deve ser dividido em captulos e, dependendo da natureza da organizao formal do trabalho, subdividido em sees. A grafia dos ttulos dos captulos e das sees deve ser a mesma apresentada no sumrio. Cada captulo deve iniciar uma pgina nova, sem apresentao grfica do nmero da pgina. Os ttulos dos captulos devero ser escritos em LETRAS MAISCULAS, centralizado, a 8 centmetros da margem, numerados em algarismos romanos. Os ttulos de sees e subsees levam maiscula apenas nas letras iniciais das palavras principais, devendo ser alinhadas esquerda. 3.2.3 Concluso Ou Consideraes Finais: Concluses ou Consideraes Finais ficam na parte final do texto, em que se apresentam as concluses sobre o estudo, as leituras feitas e uma sntese dos resultados aos quais o autor chegou. As concluses, quando constantes do trabalho, baseiam-se nos dados includos no desenvolvimento. No devem resumir o documento, mas apresentar os resultados mais importantes e sua contribuio ao tema. Deve-se confrontar o que foi obtido com as hipteses inicialmente estabelecidas e verificar se os objetivos foram atendidos.

F AC UL D AD E DE T E C NO L O G I A D E I ND AI AT UB A
ltima atualizao: 18//06/2008 silma@fatecindaiatuba.edu.br

3.3 ELEMENTOS PS-TEXTUAIS


3.3.1 Referncias Bibliogrficas Referncias Bibliogrficas tratam de um conjunto de elementos que identifica uma publicao no todo ou em parte. Deve-se acrescentar elementos complementares que facilitem ao leitor recuperar informaes, comprovar fatos ou ampliar conhecimentos, mediante consulta s fontes referenciadas. Necessitam ser feitas a todo e qualquer tipo de publicao utilizada na elaborao do estudo, informando elementos essenciais e complementares que devem obedecer a uma ordem de transcrio e pontuao. Por isso, as pginas das referncias no devem ser justificadas para que o editor de texto no coloque espaos onde no devem existir.
Por exemplo: autor ou entidade ponto espao ttulo da obra em negrito itlico ou grifado ponto espao edio ponto espao local de publicao sem abreviar dois pontos espao nome da editora vrgula ano da publicao.

Devem ser listadas em ordem alfabtica, ao final do projeto do estudo monogrfico e da monografia, com a expresso REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS no cabealho. Todas as linhas de cada referncia devero ser alinhadas margem esquerda, com espao simples, e espao duplo entre elas. Podem ser: teses, dissertaes, livros, folhetos, artigos, captulos, dicionrios, enciclopdias, eventos, revistas, jornais, leis, decretos, filmes, fitas de vdeo, DVDs, rtulos de garrafas, bulas de remdios, fotografias, transparncias, softwares, base de dados, chats, palestras, cursos, grupos de discusso, homepages, e-mails, arquivos eletrnicos, etc. Sugerimos consultar a normalizao documentria de referncias bibliogrficas, elaborada pela Unesp e disponvel nos sites http://www.fatecid.com.br/tf http://www.biblioteca.unesp.br/pages/normalizacao.pdf

F AC UL D AD E DE T E C NO L O G I A D E I ND AI AT UB A
ltima atualizao: 18//06/2008 silma@fatecindaiatuba.edu.br

3.3.2 Anexos Os anexos so documentos opcionais complementares necessrios para o esclarecimento ou comprovao do contedo do trabalho. Constituem cpias de documentos, leis, decretos, pareceres, recortes de jornais, artigos publicados em revistas, tabelas etc. Os anexos devem ser inseridos logo aps as referncias bibliogrficas. 3.3.3 Apndices Os apndices so documentos opcionais suplementares, elaborados pelo prprio autor para esclarecer ou documentar, do trabalho. So geralmente os questionrios, tabelas, clculos ou grficos. Os apndices so inseridos na seqncia dos anexos. 3.3.4 Glossrio O glossrio uma lista opcional de palavras ou expresses tcnicas que foram utilizadas no texto (de uso restrito ou de sentido obscuro), com suas respectivas definies. o ltimo documento a ser inserido antes da contra-capa final.

Anda mungkin juga menyukai