Anda di halaman 1dari 29

CURSO ISOLADO DE PROCESSO DO TRABALHO TRT 11 REGIO TEORIA E QUESTES FCC PROFESSORA: DEBORAH PAIVA Queridos alunos, Como

vocs j devem saber, saiu o edital do TRT da 11 Regio! Mais uma vez a banca organizadora a FCC. Assim, apresento para vocs este curso Isolado de Processo do Trabalho (teoria e questes FCC), focado no contedo programtico de todos os cargos. Para aqueles que ainda no me conhecem, vou me apresentar! Sou a professora Dborah Paiva, advogada especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho, professora de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho do Ponto dos Concursos e autora de cinco livros na rea trabalhista, todos com foco em concursos pblicos. 1. Noes de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho com Teoria e Questes 2 edio; 2. Direito do Trabalho e Processo do Trabalho Questes comentadas FCC; 3. Exame de Ordem 2 Fase Direito do Trabalho, em coautoria com o Juiz do Trabalho Jos Carlos Lima da Motta; 4. Provas comentadas ESAF Direito do Trabalho e Processo do Trabalho; 5 TST PARA CONCURSOS. Volume I Editora Gen-Mtodo 1 edio.

Prof. Deborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ISOLADO DE PROCESSO DO TRABALHO TRT 11 REGIO TEORIA E QUESTES FCC PROFESSORA: DEBORAH PAIVA Ministrei, aqui no Ponto, mais de 40 cursos de Direito do Trabalho e de Processo do Trabalho com foco nos concursos do Ministrio Pblico da Unio (MPU), Auditor Fiscal do Trabalho (AFT) e dos Tribunais Regionais do Trabalho (TRT). No temos tempo a perder, uma vez que a prova est marcada para o dia 08 de Janeiro. Gostaria de lembr-los que estarei disposio de vocs no frum do curso! E, tambm, que caso vocs queiram enviar alguma questo para ser comentada por mim neste curso, podem envi-la para o email deborah@pontodosconcursos.com.br Vamos dar incio ento, apresentao do curso! Cronograma do curso e Contedo Programtico: O curso ser dividido em 10 aulas + uma aula demonstrativa, sendo uma aula por semana nas seguintes datas: Aula 01: (09/11) Aula 02: (16/11) Aula 03: (26/11) Aula 04: (30/11) Aula 05: (07/12) Aula 06: (14/12) Aula 07: (21/12) Aula 08: (28/12) Aula 09: (30/12) Aula 10: (03/01)

O curso abranger o contedo programtico de todos os cargos do Edital! Observem: Analista Judicirio rea Judiciria e Analista Judicirio rea Judiciria Especialidade Execuo de Mandados Direito Processual do Trabalho: Da Justia do Trabalho: organizao e competncia. Das Varas do Trabalho,dos Tribunais Regionais do Trabalho e do Tribunal Superior do Trabalho: jurisdio e competncia. Dos servios auxiliares da Justia do Trabalho: das secretarias das Varas do Trabalho; dos distribuidores; dos oficiais de justia e oficiais de justia avaliadores. Do Ministrio Pblico do Trabalho: organizao. Do processo judicirio do trabalho: princpios gerais do processo trabalhista (aplicao subsidiria do CPC). Dos atos, termos e prazos processuais. Da distribuio. Das custas e emolumentos. Das partes e procuradores; do jus postulandi; da substituio e representao processuais; da assistncia judiciria; dos honorrios de advogado. Das nulidades. Das excees. Das audincias: de conciliao, de instruo e de julgamento; da notificao das partes; do arquivamento do processo; da revelia e confisso. Das provas. Dos dissdios individuais: da forma de reclamao e notificao; da reclamao escrita e verbal; da legitimidade para ajuizar.
Prof. Deborah Paiva www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ISOLADO DE PROCESSO DO TRABALHO TRT 11 REGIO TEORIA E QUESTES FCC PROFESSORA: DEBORAH PAIVA Do procedimento ordinrio e sumarssimo. Dos procedimentos especiais: inqurito para apurao de falta grave, ao rescisria, mandado de segurana, mandado de segurana coletivo. Da sentena e da coisa julgada; da liquidao da sentena: por clculo, por artigos e por arbitramento. Dos dissdios coletivos: extenso, cumprimento e reviso da sentena normativa. Da execuo: execuo provisria; execuo por prestaes sucessivas; execuo contra a Fazenda Pblica; execuo contra a massa falida. Da citao; do depsito da condenao e da nomeao de bens; do mandado e penhora; dos bens penhorveis e impenhorveis; da impenhorabilidade do bem de famlia (Lei n 8.009/90 e alteraes posteriores). Dos embargos execuo; da impugnao sentena; dos embargos de terceiros. Da praa e leilo; da arrematao; da remio; das custas na execuo. Dos recursos no processo do trabalho. Smulas e Orientaes Jurisprudenciais do TST. Analista Judicirio rea Administrativa Noes de Direito Processual do Trabalho: Da Justia do Trabalho: organizao e competncia. Das Varas do Trabalho, dos Tribunais Regionais do Trabalho e do Tribunal Superior do Trabalho: jurisdio e competncia. Dos servios auxiliares da Justia do Trabalho: das secretarias das Varas do Trabalho; dos distribuidores; dos oficiais de justia e oficiais de justia avaliadores. Do Ministrio Pblico do Trabalho: organizao. Do processo judicirio do trabalho: princpios gerais do processo trabalhista (aplicao subsidiria do CPC). Dos atos, termos e prazos processuais. Da distribuio. Das custas e emolumentos. Das partes e procuradores; do jus postulandi; da substituio e representao processuais; da assistncia judiciria; dos honorrios de advogado. Das nulidades. Das excees. Das audincias: de conciliao, de instruo e de julgamento; da notificao das partes; do arquivamento do processo; da revelia e confisso. Das provas. Dos dissdios individuais: da forma de reclamao e notificao; da reclamao escrita e verbal; da legitimidade para ajuizar. Do procedimento ordinrio e sumarssimo. Dos procedimentos especiais: inqurito para apurao de falta grave, ao rescisria, mandado de segurana, mandado de segurana coletivo. Da sentena e da coisa julgada; da liquidao da sentena: por clculo, por artigos e por arbitramento. Dos dissdios coletivos: extenso, cumprimento e reviso da sentena normativa. Da execuo: execuo provisria; execuo por prestaes sucessivas; execuo contra a Fazenda Pblica; execuo contra a massa falida. Da citao; do depsito da condenao e da nomeao de bens; do mandado e penhora; dos bens penhorveis e impenhorveis; da impenhorabilidade do bem de famlia (Lei n 8.009/90 e alteraes posteriores). Dos embargos execuo; da impugnao sentena; dos embargos de terceiros. Da praa e leilo; da arrematao; da remio; das custas na execuo. Dos recursos no processo do trabalho. Smulas e Orientaes Jurisprudenciais do TST.

Prof. Deborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ISOLADO DE PROCESSO DO TRABALHO TRT 11 REGIO TEORIA E QUESTES FCC PROFESSORA: DEBORAH PAIVA Tcnico Judicirio rea Administrativa Direito Processual do Trabalho: Da Justia do Trabalho: organizao e competncia. Das Varas do Trabalho, dos Tribunais Regionais do Trabalho e do Tribunal Superior do Trabalho: jurisdio e competncia. Dos servios auxiliares da Justia do Trabalho: das secretarias das Varas do Trabalho; dos distribuidores; dos oficiais de justia e oficiais de justia avaliadores. Do Ministrio Pblico do Trabalho: organizao. Do processo judicirio do trabalho: princpios gerais do processo trabalhista (aplicao subsidiria do CPC). Dos atos, termos e prazos processuais. Da distribuio. Das custas e emolumentos. Das partes e procuradores; do jus postulandi; da substituio e representao processuais; da assistncia judiciria; dos honorrios de advogado. Das nulidades. Das excees. Das audincias: de conciliao, de instruo e de julgamento; da notificao das partes; do arquivamento do processo; da revelia e confisso. Das provas. Dos dissdios individuais: da forma de reclamao e notificao; da reclamao escrita e verbal; da legitimidade para ajuizar. Do procedimento ordinrio e sumarssimo. Dos procedimentos especiais: inqurito para apurao de falta grave, ao rescisria, mandado de segurana, mandado de segurana coletivo. Da sentena e da coisa julgada; da liquidao da sentena: por clculo, por artigos e por arbitramento. Dos dissdios coletivos: extenso, cumprimento e reviso da sentena normativa. Da execuo: execuo provisria; execuo por prestaes sucessivas; execuo contra a Fazenda Pblica; execuo contra a massa falida. Da citao; do depsito da condenao e da nomeao de bens; do mandado e penhora; dos bens penhorveis e impenhorveis; da impenhorabilidade do bem de famlia (Lei n 8.009/90 e alteraes posteriores). Dos embargos execuo; da impugnao sentena; dos embargos de terceiros. Da praa e leilo; da arrematao; da remio; das custas na execuo. Dos recursos no processo do trabalho. Smulas e Orientaes Jurisprudenciais do TST. ---------------------------------------------------------------------------------------Vamos, ento apresentao de nossa aula demonstrativa! Antes de dar incio aula demonstrativa de nosso curso gostaria de tecer algumas palavras em relao ao Processo do Trabalho! De um modo geral, observo que os alunos que no so graduados em direito possuem dificuldades com a disciplina, o que perfeitamente normal. Esta disciplina est definindo a classificao dos candidatos nos concursos dos Tribunais. Portanto, ministrarei este curso com o objetivo de tornar o estudo do processo do trabalho simplificado. Isto mesmo! Simplificado!
Prof. Deborah Paiva www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ISOLADO DE PROCESSO DO TRABALHO TRT 11 REGIO TEORIA E QUESTES FCC PROFESSORA: DEBORAH PAIVA O meu foco aqui ser o posicionamento da banca FCC em relao ao Processo do Trabalho. E como o treinamento importante, apresentarei questes sem comentrios para que vocs possam avaliar o aprendizado. E, em seguida, apresentarei as questes comentadas. Muitos falam que o Processo do Trabalho difcil, chato, enjoado, entediante, etc. Asseguro que o Processo do Trabalho no nenhum bicho de sete cabeas! Seguirei o contedo programtico de todos os cargos do Edital e abordarei as Smulas e Orientaes Jurisprudenciais do TST, uma vez que a FCC vem cobrando a jurisprudncia. Aula Demonstrativa Processo do Trabalho TRT 11 Regio Temas: Da instruo processual e dos meios de prova: depoimento pessoal e provas documental, pericial e testemunhal. Pena de confisso caracterizao e efeitos. nus da prova. Incidente de falsidade. Inspeo judicial. Encerramento da instruo e razes finais. 1. Da instruo e dos meios de prova: 1.1. Da Instruo Processual: As partes no processo de conhecimento devero provar os fatos controvertidos, para que o juiz possa proferir a sentena. Esta fase, onde as provas so produzidas, denomina-se instruo processual. Na fase de instruo do processo, ocorrer a colheita de provas que so dirigidas ao juiz, com o objetivo de esclarec-lo, para que ele possa proferir a deciso/sentena, solucionando o conflito de interesses entre as partes, que lhe foi submetido. Nos artigos 818/830 da CLT esto regulamentadas as provas no Processo do Trabalho. BIZU DE PROVA

Ateno: Apesar da CLT possuir normas que tratam das Provas no Processo do Trabalho, o Cdigo de Processo Civil possui alguns artigos que sero utilizados como fonte subsidiria, em caso de omisso da CLT e desde que haja compatibilidade de tais dispositivos com os princpios do Processo do Trabalho.
Prof. Deborah Paiva www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ISOLADO DE PROCESSO DO TRABALHO TRT 11 REGIO TEORIA E QUESTES FCC PROFESSORA: DEBORAH PAIVA O art. 769 da CLT permite, expressamente, tal aplicao subsidiria do Processo Civil ao Processo do Trabalho. Observem abaixo: Art. 769 da CLT - Nos casos omissos, o direito processual comum ser fonte subsidiria do direito processual do trabalho, exceto naquilo em que for incompatvel com as normas deste Ttulo.

BIZU DE PROVA

DICA: Somente os fatos controvertidos, relevantes e pertinentes, narrados pelo reclamante e pelo reclamado, sero objeto de prova. O Direito, em regra, no precisar ser provado, pois vigora o brocardo jurdico iura novit curia, presumindo-se que o juiz conhece o direito, bastando que as partes narrem os fatos e os prove, sendo desnecessria a prova do direito. Como quase toda regra tem exceo, o art. 337 do CPC estabelece que o direito dever ser provado em relao ao teor e vigncia, quando se tratar de normas de direito estadual, municipal, distrital, consuetudinrio ou estrangeiro, se assim o determinar o juiz. BIZU DE PROVA: No Processo do trabalho, o juiz poder determinar que a parte faa prova de teor e vigncia de normas coletivas, de regulamento de empresa, de sentena normativa, caso a parte as invoque. O direito federal o juiz dever conhecer. O art. 334 do CPC, aplicado subsidiariamente ao Processo do Trabalho, estabelece que no sero objeto de prova os fatos notrios, os fatos incontroversos, os fatos alegados por uma das partes e confessados por outra e os que militam presuno legal de veracidade. Fato Notrio aquele cujo conhecimento faz parte da cultura normal de determinado segmento social no momento do julgamento da causa. aquele fato conhecido por um grande nmero de pessoas e que, por isso, considerado verdadeiro e indiscutvel. Exemplificando: O aumento de vendas em determinadas pocas do ano, como o dia dos pais, Natal, dia das mes, etc.

Prof. Deborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ISOLADO DE PROCESSO DO TRABALHO TRT 11 REGIO TEORIA E QUESTES FCC PROFESSORA: DEBORAH PAIVA Smula 217 do TST - DEPSITO RECURSAL. CREDENCIAMENTO BANCRIO. PROVA DISPENSVEL O credenciamento dos bancos para o fim de recebimento do depsito recursal fato notrio, independendo da prova. Fatos incontroversos so aqueles afirmados por uma parte, e admitidos ou no contestados pela outra parte. Exemplificando: O art. 467 da CLT estabelece que as parcelas incontroversas, devero ser quitadas pelo empregador, na audincia, sob pena de ser condenado a pag-las acrescidas de 50%. Fatos confessados so aqueles afirmados por uma parte e confirmados por outra. Fatos em cujo favor milita presuno legal de existncia ou de veracidade. Ressalta-se que a parte que alegar em seu favor a presuno legal, dever demonstrar que est na situao de poder invoc-la. Ateno: A Smula 12 do TST refere-se presuno relativa (juris tantum) de veracidade, que tem as anotaes feitas pelo empregador na CTPS do empregado. Assim, estas anotaes podero ser elididas por outras provas. Smula 12 do TST - CARTEIRA PROFISSIONAL - As anotaes apostas pelo empregador na carteira profissional do empregado no geram presuno "juris et de jure", mas apenas "juris tantum". Smula 225 do STF No absoluto o valor probatrio das anotaes na carteira profissional. 1.2. Dos Meios de Prova: Os meios de prova so todos aqueles admitidos em direito, bem como os moralmente legtimos, os hbeis a provar a verdade dos fatos em que se funda a ao ou a defesa, ainda que no especificados no CPC ou na CLT. Somente os meios lcitos so possveis, pois as provas obtidas por meios ilcitos so inadmitidas no processo. Entre os meios de prova no h hierarquia, assim o juiz decidir de acordo com o seu livre convencimento motivado, ao analisar todas as provas apresentadas no processo. Ocorrer a aplicao subsidiria do Cdigo de Processo Civil ao Processo do Trabalho no que se refere aos meios de prova, pois a CLT refere-se apenas ao interrogatrio das partes, confisso, prova documental, testemunhal e pericial.

Prof. Deborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ISOLADO DE PROCESSO DO TRABALHO TRT 11 REGIO TEORIA E QUESTES FCC PROFESSORA: DEBORAH PAIVA O CPC especifica como meios de prova o depoimento pessoal, a confisso, a exibio de documento ou coisa, a prova documental, a prova testemunhal, a prova pericial e a inspeo judicial. Dica: Em muitas provas de concurso pblico, as bancas tentam, e por vezes conseguem confundir os candidatos, no que se refere produo antecipada de prova que uma medida cautelar, e no meio de prova. Vamos, ento, estudar os meios de prova! Depoimento Pessoal: o depoimento prestado por uma das partes em juzo. O objetivo de colher o depoimento pessoal das partes conseguir provocar a confisso sem coero, e esclarecer os fatos controvertidos. O art. 848 da CLT estabelece que o juiz poder de ofcio interrogar as partes, sendo uma faculdade do juiz a oitiva do depoimento pessoal das partes, mesmo que no requerido pela outra parte, segundo a CLT. Vejamos os artigos do CPC e da CLT sobre o tema! Art. 342 do CPC O juiz pode de ofcio, em qualquer estado do processo, determinar o comparecimento pessoal das partes, a fim de interrog-las sobre os fatos da causa. Art. 820 da CLT - As partes e testemunhas sero inquiridas pelo juiz ou presidente, podendo ser reinquiridas, por seu intermdio, a requerimento das partes, seus representantes ou advogados. A Confisso a admisso pela parte interrogada de que o fato atribudo pela outra parte a ela verdadeiro. A confisso considerada a rainha das provas. Ela poder ser real ou ficta. A confisso real aquela que ser obtida atravs do depoimento pessoal e tem presuno absoluta de veracidade dos fatos no podendo ser elidida por prova em contrrio. A confisso ficta aquela presumida e poder ser elidida por prova em contrrio durante a instruo do processo, pois tem presuno relativa de veracidade dos fatos. A confisso ficta ocorrer pelo no comparecimento da parte audincia, em que deveria prestar o seu depoimento, desde que regularmente intimada.

Prof. Deborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ISOLADO DE PROCESSO DO TRABALHO TRT 11 REGIO TEORIA E QUESTES FCC PROFESSORA: DEBORAH PAIVA BIZU DE PROVA

Observem a nova redao da Smula 74 do Tribunal Superior do Trabalho. Smula 74 do TST- CONFISSO I - Aplica-se a confisso parte que, expressamente intimada com aquela cominao, no comparecer audincia em prosseguimento, na qual deveria depor. II - A prova pr-constituda nos autos pode ser levada em conta para confronto com a confisso ficta (art. 400, I, CPC), no implicando cerceamento de defesa o indeferimento de provas posteriores. III. A vedao produo de prova posterior pela parte confessa somente a ela se aplica, no afetando o exerccio, pelo magistrado, do poder/dever de conduzir o processo. Art. 844 da CLT - O no-comparecimento do reclamante audincia importa o arquivamento da reclamao, e o no-comparecimento do reclamado importa revelia, alm de confisso quanto matria de fato. OJ N 152 SDI-I Pessoa jurdica de direito pblico sujeita-se revelia prevista no artigo 844 da CLT. A confisso poder ainda ser: a) judicial: aquela que ocorre no curso do processo; b) extrajudicial: aquela que ocorre fora do processo. Ateno: No processo do trabalho, vige o Princpio da Indisponibilidade dos direitos trabalhistas. Assim, a confisso extrajudicial, estabelecida no art. 353 do CPC, no poder ser aceita. Prova Documental: Documento todo meio idneo e moralmente legtimo, capaz de comprovar materialmente a existncia de um fato. No processo do trabalho, as provas cuja exigncia documental so: a) a comprovao do pagamento de salrio (art. 464); b) o acordo de prorrogao de jornada (art. 59); c) a concesso ou o pagamento das frias (arts. 135 e 145);
Prof. Deborah Paiva www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ISOLADO DE PROCESSO DO TRABALHO TRT 11 REGIO TEORIA E QUESTES FCC PROFESSORA: DEBORAH PAIVA d) a concesso do descanso da gestante (art. 390). A CLT regula, expressamente, a prova documental nos artigos 777, 780, 787 e 830. Art. 777 da CLT - Os requerimentos e documentos apresentados, os atos e termos processuais, as peties ou razes de recursos e quaisquer outros papis referentes aos feitos formaro os autos dos processos, os quais ficaro sob a responsabilidade dos escrives ou chefes de secretaria. Art. 780 da CLT - Os documentos juntos aos autos podero ser desentranhados somente depois de findo o processo, ficando traslado. Art. 787 da CLT - A reclamao escrita dever ser formulada em 2 (duas) vias e desde logo acompanhada dos documentos em que se fundar. Ateno: O art. 830 da CLT foi alterado, recentemente, pela Lei 11.925/09, com o objetivo de trazer maior celeridade prestao jurisdicional. Art. 830. O documento em cpia oferecido para prova poder ser declarado autntico pelo prprio advogado, sob sua responsabilidade pessoal. Pargrafo nico. Impugnada a autenticidade da cpia, a parte que a produziu ser intimada para apresentar cpias devidamente autenticadas ou o original, cabendo ao serventurio competente proceder conferncia e certificar a conformidade entre esses documentos. Vejam os principais pontos comentados abaixo: Com a alterao do artigo 830 da CLT pela Lei 11.925 de Abril de 2009, os documentos apresentados pela partes no Processo do Trabalho no precisaro ser apresentados em originais ou cpias autenticadas. A garantia da autenticidade poder ser dada pelos prprios advogados, sob sua responsabilidade pessoal. A Smula 330 TST diz que a quitao passada pelo empregado com a assistncia de sua entidade sindical ao empregador tem eficcia liberatria em relao s parcelas expressamente consignadas no recibo.

Prof. Deborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

10

CURSO ISOLADO DE PROCESSO DO TRABALHO TRT 11 REGIO TEORIA E QUESTES FCC PROFESSORA: DEBORAH PAIVA Smula 330 do TST A quitao passada pelo empregado, com assistncia de entidade sindical de sua categoria, ao empregador, com observncia dos requisitos exigidos nos pargrafos do art. 477 da CLT, tem eficcia liberatria em relao s parcelas expressa-mente consignadas no recibo, salvo se oposta ressalva expressa e especificada ao valor dado parcela ou parcelas impugnadas. I - A quitao no abrange parcelas no consignadas no recibo de quitao e, conseqentemente, seus reflexos em outras parcelas, ainda que estas constem desse recibo. II - Quanto a direitos que deveriam ter sido satisfeitos durante a vigncia do contrato de trabalho, a quitao vlida em relao ao perodo expressamente consignado no recibo de quitao. OJ SDI- I N 77 Nula a punio de empregado se no precedida de inqurito ou sindicncia internos, a que se obrigou a empresa por norma regulamentar. Smula 254 do TST- O termo inicial do direito ao salrio-famlia coincide com a prova da filiao. Se feita em juzo, corresponde data de ajuizamento do pedido, salvo se comprovado que anteriormente o empregador se recusara a receber a respectiva certido. Prova Pericial: O perito considerado um auxiliar da justia e ser designado pelo juiz, quando a prova do fato depender de conhecimentos tcnicos ou cientficos. Os peritos sero escolhidos dentre profissionais de nvel universitrio e devero estar obrigatoriamente inscritos nos rgos de classe. O perito poder recusar o encargo, dentro de cinco dias, contados da intimao ou de impedimento superveniente. DICA: O assistente tcnico no perito e nem auxiliar da justia, ele auxiliar da parte. Caso o perito preste informaes inverdicas, por dolo ou culpa, ele ficar inabilitado, por dois anos, para funcionar em outras percias. O juiz no ficar adstrito ao laudo pericial, podendo inclusive determinar a realizao de nova percia. A segunda percia no substitui primeira, podendo o juiz basear-se na que quiser. A prova pericial consiste em exame, vistoria e avaliaes. Ateno: O art. 3 da Lei 5.584/70 revogou, tacitamente, o art. 826 da CLT ao determinar que os exames periciais sero realizados por um perito nico designado pelo juiz. Art. 826 da CLT - facultado a cada uma das partes apresentar um perito ou tcnico.
Prof. Deborah Paiva www.pontodosconcursos.com.br

11

CURSO ISOLADO DE PROCESSO DO TRABALHO TRT 11 REGIO TEORIA E QUESTES FCC PROFESSORA: DEBORAH PAIVA Art. 827 da CLT- O juiz ou presidente poder argir os peritos compromissados ou os tcnicos, e rubricar, para ser junto ao processo, o laudo que os primeiros tiverem apresentado. Smula 341 do TST - HONORRIOS DO ASSISTENTE TCNICO A indicao do perito assistente faculdade da parte, a qual deve responder pelos respectivos honorrios, ainda que vencedora no objeto da percia. Prova Testemunhal: Prova testemunhal aquela que se obtm atravs do relato, em juzo por pessoas que conhecem o fato controvertido que est sendo objeto de prova. O depoimento da testemunha dever ser colhido na audincia de instruo e julgamento perante o juiz da causa. No que tange prova testemunhal, prevalece a qualidade do depoimento das testemunhas e no a quantidade. Logo, caso exista, apenas, uma testemunha, o seu depoimento no poder ser desprezado caso seja firme e seguro. No Procedimento Ordinrio cada uma das partes no poder indicar mais de 3 testemunhas. No Procedimento Sumarssimo cada parte poder indicar at duas testemunhas. No Inqurito para apurar falta grave cada parte poder indicar at seis testemunhas. O juiz ou presidente providenciar para que o depoimento de uma testemunha no seja ouvido pelas demais que tenham de depor no processo. Podero depor como testemunhas todas as pessoas, exceto as incapazes, as impedidas e as suspeitas. Estes podero ser ouvidos apenas como informante do juzo e as partes podero contraditar os seus depoimentos argindo uma das causas de impedimento, suspeio ou de incapacidade. O art. 406 do CPC aplica-se ao processo do trabalho, assim, a testemunha no ser obrigada a depor em juzo sobre fatos que lhe acarretem grave dano, bem como ao seu cnjuge ou aos seus parentes consanguneos ou afins, em linha reta ou na colateral em segundo grau e nem sobre fatos a cujo respeito por estado ou profisso, deva guardar sigilo. Testemunha referida aquela que referida no depoimento das outras testemunhas ou das partes e assim o juiz poder determinar de ofcio ou a requerimento da parte a sua inquirio (art. 418 do CPC). Contradita a denncia pela parte interessada dos motivos que impedem ou tornam suspeito o depoimento das testemunhas.
Prof. Deborah Paiva www.pontodosconcursos.com.br

12

CURSO ISOLADO DE PROCESSO DO TRABALHO TRT 11 REGIO TEORIA E QUESTES FCC PROFESSORA: DEBORAH PAIVA Art. 405 do CPC estabelece quem so as testemunhas incapazes, impedidas e suspeitas: a) so incapazes; o interdito por demncia; o que acometido por enfermidade ou debilidade mental, ao tempo em que ocorreram os fatos no podia discernilos ou ao tempo em que deva depor no est habilitado a transmitir as percepes; o menor de 16 anos; o cego e o urdo quando a cincia do fato depender dos sentidos que lhes faltam. b) so impedidos: o cnjuge, o ascendente e o descendente em qualquer grau, ou colateral at o terceiro grau de alguma das partes por consanguinidade ou afinidade, salvo se o exigir o interesse pblico ou tratando-se de causa relativa ao estado da pessoa no se puder obter de outro modo a prova, que o juiz repute necessria ao julgamento do mrito; o que parte na causa; o que intervm em nome de uma parte como o tutor na causa do menor, o representante legal da pessoa jurdica, o juiz, o advogado e outros que assistam ou tenham assistido as partes. c) so suspeitos: o condenado por crime de falso testemunho havendo transitado em julgado a sentena; o que por seus costumes no for digno de f; o inimigo capital da parte ou o seu amigo ntimo; o que tiver interesse no litgio. Smula 357 do TST No torna suspeita a testemunha o simples fato de estar litigando ou de ter litigado contra o mesmo empregador. Art. 819 da CLT - O depoimento das partes e testemunhas que no souberem falar a lngua nacional ser feito por meio de intrprete nomeado pelo juiz ou presidente. 1 - Proceder-se- da forma indicada neste artigo, quando se tratar de surdo-mudo, ou de mudo que no saiba escrever. 2 - Em ambos os casos de que este artigo trata, as despesas correro por conta da parte a que interessar o depoimento. As testemunhas no podero sofrer qualquer desconto pelas faltas ao servio, ocasionadas pelo seu comparecimento para depor, quando devidamente arroladas ou convocadas. Se a testemunha for funcionrio civil ou militar, e tiver de depor em hora de servio, ser requisitada ao chefe da repartio para comparecer audincia marcada. No processo do trabalho no h depsito de rol de testemunhas, que devero comparecer audincia independente de intimao.

Prof. Deborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

13

CURSO ISOLADO DE PROCESSO DO TRABALHO TRT 11 REGIO TEORIA E QUESTES FCC PROFESSORA: DEBORAH PAIVA Art. 825 da CLT - As testemunhas comparecero audincia independentemente de notificao ou intimao. Pargrafo nico - As que no comparecerem ser intimadas, ex officio ou a requerimento da parte, ficando sujeitas a conduo coercitiva, alm das penalidades do art. 730, caso, sem motivo justificado, no atendam intimao. No Procedimento Sumarssimo somente ser deferida a intimao de testemunhas que comprovadamente convidada deixar de comparecer. Portanto, a parte dever demonstrar que a testemunha foi convidada, o que no necessrio no Procedimento Ordinrio (art. 825, pargrafo nico da CLT). Art. 828 da CLT- Toda testemunha, antes de prestar o compromisso legal, ser qualificada, indicando o nome, nacionalidade, profisso, idade, residncia, e, quando empregada, o tempo de servio prestado ao empregador, ficando sujeita, em caso de falsidade, s leis penais. Pargrafo nico - Os depoimentos das testemunhas sero resumidos, por ocasio da audincia, pelo chefe de secretaria da Junta ou funcionrio para esse fim designado, devendo a smula ser assinada pelo Presidente do Tribunal e pelos depoentes. Art. 829 da CLT - A testemunha que for parente at o terceiro grau civil, amigo ntimo ou inimigo de qualquer das partes, no prestar compromisso, e seu depoimento valer como simples informao. O art. 411 do CPC trata da deferncia de lei estabelecendo que determinadas pessoas, caso sejam testemunhas de algum processo, sero inquiridas em sua residncia ou onde exercem as suas funes. So elas: a) o Presidente e o Vice-Presidente da Repblica; b) o presidente do senado e da Cmara dos deputados; c) os Ministros de estado; d) o Procurador-Geral da Repblica; e) Os Senadores e Deputados Federais; f) os Governadores dos Estados, dos Territrios e do Distrito Federal; g) os Deputados Estaduais; h) Os Ministros do Supremo tribunal federal, do Superior Tribunal Militar, do Tribunal Superior Eleitoral; do Tribunal Superior do Trabalho e do tribunal de Contas da Unio; i) Os Desembargadores dos Tribunais de Justia, os juzes dos tribunais regionais Eleitorais e os Conselheiros dos tribunais de contas dos Estados e do Distrito Federal; j) o embaixador de pas que por lei ou tratado, concede idntica prerrogativa ao agente diplomtico do Brasil.

Prof. Deborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

14

CURSO ISOLADO DE PROCESSO DO TRABALHO TRT 11 REGIO TEORIA E QUESTES FCC PROFESSORA: DEBORAH PAIVA BIZU DE PROVA

Dica: No se aplica a vereador e a prefeito esta deferncia da lei. Dica: Os membros do Ministrio Pblico da Unio tambm gozam desta prerrogativa de acordo com o art. 18, II, g da Lei complementar 75/93. 2. Pena de confisso: caracterizao e efeito J estudamos este tema, no incio da aula, quando falamos de depoimento pessoal. O destaque que dou para a Smula 74 do TST. Smula 74 do TST- CONFISSO I - Aplica-se a confisso parte que, expressamente intimada com aquela cominao, no comparecer audincia em prosseguimento, na qual deveria depor. II - A prova pr-constituda nos autos pode ser levada em conta para confronto com a confisso ficta (art. 400, I, CPC), no implicando cerceamento de defesa o indeferimento de provas posteriores. III. A vedao produo de prova posterior pela parte confessa somente a ela se aplica, no afetando o exerccio, pelo magistrado, do poder/dever de conduzir o processo. 3. nus da Prova: O nus da prova o dever que a parte tem de provar em juzo as suas alegaes para o convencimento do juiz. A anlise do nus da prova poder ser dividida em duas partes: a primeira trata-se do nus subjetivo da prova e a segunda refere-se ao nus objetivo. O nus subjetivo da prova est ligado ao dever das partes em provar tal fato controvertido, assim pelo nus subjetivo o magistrado dever analisar quem tem o dever, ou seja, o encargo de prov-lo. O nus objetivo est ligado prova do fato. No Processo do Trabalho o art. 818 da CLT combinado com o art. 333 do CPC tratam do nus subjetivo da prova. Art. 818 da CLT- A prova das alegaes incumbe parte que as fizer.

Prof. Deborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

15

CURSO ISOLADO DE PROCESSO DO TRABALHO TRT 11 REGIO TEORIA E QUESTES FCC PROFESSORA: DEBORAH PAIVA Art. 333 do CPC O nus da prova incumbe: IIIao autor, quanto ao fato constitutivo do seu direito; ao ru, quanto existncia de fato impeditivo, modificativo ou extintivo do direito do autor.

Fato constitutivo aquele que deu origem relao jurdica que est sendo discutida em juzo. Exemplificando: empregado requer o reconhecimento do vnculo empregatcio e a reclamada nega a prestao de servios, ele dever provar o fato constitutivo de seu direito Fato extintivo aquele que pe fim relao jurdica deduzida no processo. Exemplificando: empregado postula o pagamento de salrios e o empregador prova que pagou atravs de recibos assinados pelo empregado. Fato impeditivo aquele que, segundo Alexandre Freitas Cmara, tem contedo negativo, ou seja, a ausncia de alguns dos requisitos genricos de validade do ato jurdico (agente capaz, forma, objeto lcito). Exemplificando: O reclamado demonstrar que o reclamante era de fato associado de uma cooperativa o que exclui o pedido de declarao de vnculo empregatcio, conforme o art. 442, pargrafo nico da CLT. Fato modificativo aquele que no ir extinguir, mas alterar a relao jurdica entre as partes. Exemplificando: a prova de pagamento parcial das verbas postuladas pelo reclamante. A distribuio do nus da prova e a prova da existncia ou no da relao de emprego processar-se- da seguinte forma: a) Se o reclamante requerer em juzo o reconhecimento do vnculo de emprego e a reclamada alegar que no houve a prestao de tais servios, o nus de provar o fato constitutivo de seu direito ser do empregado. b) Se o reclamante requerer o reconhecimento do vnculo de emprego e a reclamada, na defesa, admitir a prestao dos servios do empregado, mas alegar, por exemplo, que ele era trabalhador eventual, a ser do empregador o nus de provar que a relao havida no era de emprego.

Prof. Deborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

16

CURSO ISOLADO DE PROCESSO DO TRABALHO TRT 11 REGIO TEORIA E QUESTES FCC PROFESSORA: DEBORAH PAIVA Smula 212 do TST - DESPEDIMENTO. NUS DA PROVA O nus de provar o trmino do contrato de trabalho, quando negados a prestao de servio e o despedimento, do empregador, pois o princpio da continuidade da relao de emprego constitui presuno favorvel ao empregado. A Smula 338 do TST admite a inverso do nus da prova no processo do trabalho, no que se refere aos pedidos de horas extras, quando a empresa contar com mais de 10 empregados e negar-se a apresentar os controles de freqncia, injustificadamente. Smula 338 do TST- JORNADA DE TRABALHO. REGISTRO. NUS DA PROVA. I - nus do empregador que conta com mais de 10 (dez) empregados o registro da jornada de trabalho na forma do art. 74, 2, da CLT. A noapresentao injustificada dos controles de freqncia gera presuno relativa de veracidade da jornada de trabalho, a qual pode ser elidida por prova em contrrio. II - A presuno de veracidade da jornada de trabalho, ainda que prevista em instrumento normativo, pode ser elidida por prova em contrrio. III - Os cartes de ponto que demonstram horrios de entrada e sada uniformes so invlidos como meio de prova, invertendo-se o nus da prova, relativo s horas extras, que passa a ser do empregador, prevalecendo a jornada da inicial se dele no se desincumbir. H algumas smulas e orientaes jurisprudenciais do TST que estabelecem o nus da prova em determinados casos, o que prevalece sobre a regra geral do art. 818 da CLT e 333 do CPC. Observem abaixo: Smula 6 do TST EQUIPARAO SALARIAL. ART. 461 DA CLT. VIII - do empregador o nus da prova do fato impeditivo, modificativo ou extintivo da equiparao salarial. Smula 16 do TST- NOTIFICAO Presume-se recebida a notificao 48 (quarenta e oito) horas depois de sua postagem. O seu no-recebimento ou a entrega aps o decurso desse prazo constitui nus de prova do destinatrio. Smula 385 do TST Cabe parte comprovar, quando da interposio do recurso, a existncia de feriado local ou de dia til em que no haja expediente forense, que justifique a prorrogao do prazo recursal.

Prof. Deborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

17

CURSO ISOLADO DE PROCESSO DO TRABALHO TRT 11 REGIO TEORIA E QUESTES FCC PROFESSORA: DEBORAH PAIVA BIZU DE PROVA Estas duas canceladas em Maio de 2011. Orientaes Jurisprudenciais foram

OJ 301 SDI-I TST Definido pelo reclamante o perodo no qual no houve depsito do FGTS, ou houve em valor inferior, alegada pela reclamada a inexistncia de diferena nos recolhimentos de FGTS, atrai para si o nus da prova, incumbindo-lhe, portanto, apresentar as guias respectivas, a fim de demonstrar o fato extintivo do direito do autor (art. 818 da CLT c/c art. 333, II, do CPC). OJ 215 SDI-I TST VALE-TRANSPORTE. NUS DA PROVA do empregado o nus de comprovar que satisfaz os requisitos indispensveis obteno do vale-transporte. 4. Incidente de falsidade: O art. 390 da CLT aplicado subsidiariamente ao processo do trabalho, uma vez que a CLT no regulamenta o incidente de falsidade documental. Diz o art. 390 da CLT que o incidente de falsidade ser aplicado, em qualquer tempo e grau de jurisdio, incumbindo parte, contra quem foi produzido o documento suscit-lo na contestao ou no prazo de 10 dias, contados da intimao da sua juntada aos autos. A regra do art. 390 do CPC dever ser adaptada ao processo do trabalho, porque neste a parte toma cincia do documento em audincia. Assim, o prazo de 10 dias dever ser aberto para a argio do incidente de falsidade. 5. Inspeo judicial: (Artigos 440/443 do CPC) a atividade instrutria do juiz, destinada a examinar uma coisa ou lugar, a fim de tomar conhecimento de suas caractersticas (Liebman). A CLT omissa em relao inspeo judicial, por isso, aplica-se o Cdigo de Processo Civil, subsidiariamente. A inspeo judicial ter lugar toda vez que houver necessidade de o juiz deslocar-se ao local, em que estiver a pessoa ou coisa, conforme estabelece o art. 440 do CPC. Art. 440 CPC O juiz, de ofcio ou a requerimento da parte, pode, em qualquer fase do processo, inspecionar pessoas ou coisa, a fim de esclarecer sobre fato, que interesse deciso da causa.
Prof. Deborah Paiva www.pontodosconcursos.com.br

18

CURSO ISOLADO DE PROCESSO DO TRABALHO TRT 11 REGIO TEORIA E QUESTES FCC PROFESSORA: DEBORAH PAIVA 6. Encerramento da instruo e razes finais: Terminada a instruo processual, as partes podero aduzir razes finais, no prazo de dez minutos para cada parte (art. 850 da CLT). Portanto, as razes finais no so obrigatrias. Razes finais ou alegaes finais so as faculdades conferidas s partes de manifestarem-se nos autos do processo, antes que a sentena seja proferida. No Processo do Trabalho, as razes finais so oferecidas oralmente. Na prtica, quando a sentena no for proferida na prpria audincia, alguns juzes permitem que as partes ofeream razes finais por escrito, em forma de memoriais. Tal praxe extrada da aplicao analgica do art. 454, pargrafo 3, do CPC. 7. Questes FCC sem comentrios: 1. (FCC Analista Judicirio Execuo de Mandados -TRT 4 Regio 2011) A empresa X possui 3 empregados; a empresa Y possui 7 empregados e a empresa Z possui 10 empregados. Em reclamao trabalhista relativa ao pagamento de horas extras laboradas, no ter o nus de provar as horas trabalhadas com a apresentao do controle de frequncia a) a empresa Z, somente. b) a empresa X, somente. c) as empresas X e Y, somente. d) as empresas Y e Z, somente. e) as empresas X, Y e Z. 2. (FCC- Analista Judicirio Execuo de Mandados TRT 22 Regio 2010) Joana e Mrcia so testemunhas, na reclamao trabalhista proposta por Gabriela contra a sua ex-empregadora, a empresa Ch. Somente considerando que Joana j litigou contra a mesma empregadora em reclamao trabalhista transitada em julgado, e que Mrcia ainda est litigando contra a empresa Ch, a) Joana e Mrcia no so consideradas suspeitas. b) Joana e Mrcia so consideradas suspeitas. c) Apenas Joana considerada suspeita. d) Apenas Mrcia considerada suspeita. e) Joana e Mrcia esto impedidas de testemunhar.

Prof. Deborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

19

CURSO ISOLADO DE PROCESSO DO TRABALHO TRT 11 REGIO TEORIA E QUESTES FCC PROFESSORA: DEBORAH PAIVA 3. (FCC Analista Judicirio Execuo de Mandados -TRT 24 Regio 2011) Camila, advogada de Ana, pretende ajuizar reclamao trabalhista cujo valor da causa de R$ 17.000,00. Neste caso, em regra, (A) Camila dever arrolar previamente at duas testemunhas na petio inicial, sob pena de precluso. (B) na data da audincia, Ana dever trazer at trs testemunhas, independentemente de intimao. (C) o pedido dever ser certo e determinado, indicando o valor de R$ 17.000,00. (D) Camila poder requerer a citao por edital se a empresa r, comprovadamente, possuir endereo incerto. (E) Camila dever arrolar previamente at trs testemunhas na petio inicial, sob pena de precluso. 4. (FCC Analista Judicirio Execuo de Mandados -TRT 24 Regio 2011) Em determinada reclamao trabalhista Janaina, advogada da reclamante, anexou petio inicial cpia simples, extrada da internet, de Conveno Coletiva de Trabalho da Categoria. Este documento, de acordo com Orientao Jurisprudencial do Tribunal Superior do Trabalho, (A) no possui valor probante, uma vez que as Convenes Coletivas de Trabalho devem ser anexadas aos autos obrigatoriamente por meio de cpias com carimbo do rgo representativo da categoria em questo. (B) no possui valor probante, pois os instrumentos normativos que acompanham a reclamao ou a contestao devem ser obrigatoriamente cpias autenticadas em razo da relevncia jurdica. (C) possui valor probante incontestvel, tratando-se de documento comum a ambas as partes e de fcil acesso. (D) no possui valor probante, uma vez que foi extrado da internet e no de rgos oficiais. (E) possui valor probante, desde que no haja impugnao do seu contedo, eis que se trata de documento comum a ambas as partes. 5. (Juiz do Trabalho TRT 23 Regio- 2010) As partes sero inquiridas pelo Juiz e, por seu intermdio, pelos seus representantes e advogados. 6. (Juiz do Trabalho TRT 23 Regio- 2010) A testemunha que for parente, at o segundo grau civil, amigo ntimo ou inimigo de qualquer das partes, no prestar compromisso, e seu depoimento valer como simples informao;

Prof. Deborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

20

CURSO ISOLADO DE PROCESSO DO TRABALHO TRT 11 REGIO TEORIA E QUESTES FCC PROFESSORA: DEBORAH PAIVA 7. (Juiz do Trabalho TRT 23 Regio- 2010) A respeito do nus da prova, observando-se os posicionamentos jurisprudenciais majoritrios, assinale a alternativa correta: I) Com relao s empresas que possuem mais de dez empregados, a no apresentao injustificada dos controles de freqncia gera presuno relativa de veracidade da jornada de trabalho, a qual pode ser elidida por prova em contrrio. II) O nus de provar a data do trmino do contrato laboral pertence ao empregado, se negado o despedimento, considerando-se a regra de que o a prova das alegaes incumbe parte que as fizer. III) do empregador o nus da prova do fato impeditivo, modificativo ou extintivo da equiparao salarial. IV) As anotaes na carteira profissional do empregado, quando apostas pelo empregador geram presuno juris et de jure. V) Os cartes de ponto que demonstram horrios de entrada e sada uniforme so invlidos como meio de prova, invertendo-se o nus da prova, relativo s horas extras, que passa a ser do empregador, prevalecendo a jornada da inicial se dele no se desincumbir. a) Todas as alternativas so corretas; b) Somente uma alternativa verdadeira; c) Somente duas alternativas so verdadeiras; d) Somente trs alternativas so verdadeiras; e) Somente quatro alternativas so verdadeiras. 8. (FCC- Analista Judicirio Execuo de Mandados TRT 15 regio 2009) Margarida ajuizou reclamao trabalhista em face de sua exempregadora, a empresa Alpha. Na reclamao trabalhista, margarida pretende ouvir o depoimento testemunhal de Jenyfer, sua colega de trabalho. O problema que Jenyfer americana e no fala a lngua nacional. O MM Juiz que instrui o processo possui total conhecimento e fluncia do ingls. Neste caso, o MM juiz (A) dever nomear intrprete sendo que as despesas decorrentes correro inicialmente por conta da Margarida. (B) dever nomear tradutor juramentado, sendo que as despesas decorrentes desta traduo correro inicialmente por conta da empresa Alpha. (C) dever tomar o depoimento de Jenyfer, determinando que o termo seja assinado pelas partes e por duas testemunhas presenciais. (D) dever nomear intrprete, sendo que as despesas decorrentes desta traduo correro inicialmente por conta da empresa Alpha. (E) dever nomear tradutor juramentado, sendo que as despesas decorrentes desta traduo correro inicialmente por conta da Margarida.

Prof. Deborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

21

CURSO ISOLADO DE PROCESSO DO TRABALHO TRT 11 REGIO TEORIA E QUESTES FCC PROFESSORA: DEBORAH PAIVA 9. (FCC- Analista Judicirio Execuo de Mandados TRT 15 regio 2009) A prova pr-constituda nos autos (A) no pode ser levada em conta para o confronto com a confisso ficta em razo do princpio da verdade real aplicado no processo do trabalho. (B) no pode ser levada em conta para o confronto com a confisso ficta uma vez que processualmente foram produzidas antes da ocorrncia da confisso. (C) pode ser levada em conta para o confronto com a confisso ficta, no implicando cerceamento de defesa o indeferimento de provas posteriores. (D) pode ser levada em conta para o confronto com a confisso ficta e o indeferimento de provas posteriores implica o cerceamento de defesa. (E) no pode ser levada em conta para o confronto com a confisso ficta uma vez que esta confisso gera presuno absoluta da verdade dos fatos confessos. 10. (Juiz do Trabalho TRT 24 Regio 2006) A indicao do perito assistente faculdade da parte, a qual deve responder pelos respectivos honorrios, ainda que vencedora no objeto da percia. ---------------------------------------------------------------------------------Marquem abaixo o gabarito de vocs: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10.

----------------------------------------------------------------------------------------

Prof. Deborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

22

CURSO ISOLADO DE PROCESSO DO TRABALHO TRT 11 REGIO TEORIA E QUESTES FCC PROFESSORA: DEBORAH PAIVA 8. Questes FCC e CESPE comentadas: 1. (FCC Analista Judicirio Execuo de Mandados -TRT 4 Regio 2011) A empresa X possui 3 empregados; a empresa Y possui 7 empregados e a empresa Z possui 10 empregados. Em reclamao trabalhista relativa ao pagamento de horas extras laboradas, no ter o nus de provar as horas trabalhadas com a apresentao do controle de frequncia a) a empresa Z, somente. b) a empresa X, somente. c) as empresas X e Y, somente. d) as empresas Y e Z, somente. e) as empresas X, Y e Z. Comentrios: Letra E. O art. 74 da CLT em seu pargrafo segundo estabelece a obrigao de regime de ponto, com anotao de horrio de entrada e de sada dos empregados, para os estabelecimentos que possuem mais de dez empregados. O entendimento sumulado do TST (Smula 338) considera ser nus do empregador que conta com mais de 10 empregados a apresentao dos cartes de ponto. Caso ele no apresente atrair para si o nus da prova das horas extras. Como na situao hipottica da questo nenhuma das empresas possui mais de dez empregados, elas no tero o nus de provar as horas trabalhadas, com a apresentao dos cartes de ponto. Smula 338 do TST I - nus do empregador que conta com mais de 10 (dez) empregados o registro da jornada de trabalho na forma do art. 74, 2, da CLT. A no-apresentao injustificada dos controles de freqncia gera presuno relativa de veracidade da jornada de trabalho, a qual pode ser elidida por prova em contrrio. II - A presuno de veracidade da jornada de trabalho, ainda que prevista em instrumento normativo, pode ser elidida por prova em contrrio. 2. (FCC- Analista Judicirio Execuo de Mandados TRT 22 Regio 2010) Joana e Mrcia so testemunhas, na reclamao trabalhista proposta por Gabriela contra a sua ex-empregadora, a empresa Ch. Somente considerando que Joana j litigou contra a mesma empregadora em reclamao trabalhista transitada em julgado, e que Mrcia ainda est litigando contra a empresa Ch, a) Joana e Mrcia no so consideradas suspeitas. b) Joana e Mrcia so consideradas suspeitas. c) Apenas Joana considerada suspeita. d) Apenas Mrcia considerada suspeita. e) Joana e Mrcia esto impedidas de testemunhar. Comentrios: Letra A.
Prof. Deborah Paiva www.pontodosconcursos.com.br

23

CURSO ISOLADO DE PROCESSO DO TRABALHO TRT 11 REGIO TEORIA E QUESTES FCC PROFESSORA: DEBORAH PAIVA Smula 357 do TST No torna suspeita a testemunha o simples fato de estar litigando ou de ter litigado contra o mesmo empregador. Art. 829 da CLT A testemunha que for parente at o terceiro grau civil, amigo ntimo ou inimigo de qualquer das partes, no prestar compromisso, e seu depoimento valer como simples informao. Vamos relembrar quais so as testemunhas que no podero depor: Podero depor como testemunhas todas as pessoas, exceto as incapazes, as impedidas e as suspeitas. Estes podero ser ouvidos apenas como informante do juzo e as partes podero contraditar os seus depoimentos argindo uma das causas de impedimento, suspeio ou de incapacidade. O art. 405 do CPC estabelece quem so as testemunhas incapazes, impedidas e suspeitas: a) so incapazes; o interdito por demncia; o que acometido por enfermidade ou debilidade mental, ao tempo em que ocorreram os fatos no podia discerni-los ou ao tempo em que deva depor no est habilitado a transmitir as percepes; o menor de 16 anos; o cego e o urdo quando a cincia do fato depender dos sentidos que lhes faltam. b) so impedidos: o cnjuge, o ascendente e o descendente em qualquer grau, ou colateral at o terceiro grau de alguma das partes por consanguinidade ou afinidade, salvo se o exigir o interesse pblico ou tratando-se de causa relativa ao estado da pessoa no se puder obter de outro modo a prova, que o juiz repute necessria ao julgamento do mrito; o que parte na causa; o que intervm em nome de uma parte como o tutor na causa do menor, o representante legal da pessoa jurdica, o juiz, o advogado e outros que assistam ou tenham assistido as partes. c) so suspeitos: o condenado por crime de falso testemunho havendo transitado em julgado a sentena; o que por seus costumes no for digno de f; o inimigo capital da parte ou o seu amigo ntimo; o que tiver interesse no litgio. 3. (FCC Analista Judicirio Execuo de Mandados -TRT 24 Regio 2011) Camila, advogada de Ana, pretende ajuizar reclamao trabalhista cujo valor da causa de R$ 17.000,00. Neste caso, em regra, (A) Camila dever arrolar previamente at duas testemunhas na petio inicial, sob pena de precluso. (B) na data da audincia, Ana dever trazer at trs testemunhas, independentemente de intimao. (C) o pedido dever ser certo e determinado, indicando o valor de R$ 17.000,00.
Prof. Deborah Paiva www.pontodosconcursos.com.br

24

CURSO ISOLADO DE PROCESSO DO TRABALHO TRT 11 REGIO TEORIA E QUESTES FCC PROFESSORA: DEBORAH PAIVA (D) Camila poder requerer a citao por edital se a empresa r, comprovadamente, possuir endereo incerto. (E) Camila dever arrolar previamente at trs testemunhas na petio inicial, sob pena de precluso. Comentrios: Letra C. Trata-se de procedimento sumarssimo. Neste tipo de procedimento no haver obrigatoriedade da parte arrolar testemunha. Art. 852-A da CLT - Os dissdios individuais cujo valor no exceda a quarenta vezes o salrio mnimo vigente na data do ajuizamento da reclamao ficam submetidos ao procedimento sumarssimo. Pargrafo nico - Esto excludas do procedimento sumarssimo as demandas em que parte a Administrao Pblica direta, autrquica e fundacional. Cada parte somente poder apresentar at duas testemunhas. S haver intimao de testemunhas que comprovadamente convidada pela parte no comparecer a audincia. Art. 852-H da CLT - Todas as provas sero produzidas na audincia de instruo e julgamento, ainda que no requeridas previamente. 2 - As testemunhas, at o mximo de duas para cada parte, comparecero audincia de instruo e julgamento independentemente de intimao. A prova pericial somente ser cabvel quando a prova do fato a exigir ou for legalmente imposta como por ex. o art. 195 CLT. Prazo comum de cinco dias para manifestao sobre o laudo pericial. 4. (FCC Analista Judicirio Execuo de Mandados -TRT 24 Regio 2011) Em determinada reclamao trabalhista Janaina, advogada da reclamante, anexou petio inicial cpia simples, extrada da internet, de Conveno Coletiva de Trabalho da Categoria. Este documento, de acordo com Orientao Jurisprudencial do Tribunal Superior do Trabalho, (A) no possui valor probante, uma vez que as Convenes Coletivas de Trabalho devem ser anexadas aos autos obrigatoriamente por meio de cpias com carimbo do rgo representativo da categoria em questo. (B) no possui valor probante, pois os instrumentos normativos que acompanham a reclamao ou a contestao devem ser obrigatoriamente cpias autenticadas em razo da relevncia jurdica. (C) possui valor probante incontestvel, tratando-se de documento comum a ambas as partes e de fcil acesso.

Prof. Deborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

25

CURSO ISOLADO DE PROCESSO DO TRABALHO TRT 11 REGIO TEORIA E QUESTES FCC PROFESSORA: DEBORAH PAIVA (D) no possui valor probante, uma vez que foi extrado da internet e no de rgos oficiais. (E) possui valor probante, desde que no haja impugnao do seu contedo, eis que se trata de documento comum a ambas as partes. Comentrios: Letra E. A banca abordou a OJ 36 da SDI-1 do TST! OJ-SDI-1-36 O instrumento normativo em cpia no autenticada possui valor probante, desde que no haja impugnao ao seu contedo, eis que se trata de documento comum s partes. 5. (Juiz do Trabalho TRT 23 Regio- 2010) As partes sero inquiridas pelo Juiz e, por seu intermdio, pelos seus representantes e advogados. Comentrios: CERTA (art. 820 da CLT). Trata-se do depoimento pessoal. Sendo este o depoimento prestado por uma das partes em juzo. O objetivo de colher o depoimento pessoal das partes conseguir provocar a confisso e esclarecer os fatos controvertidos, porm sem coero. Art. 820 da CLT - As partes e testemunhas sero inquiridas pelo juiz ou presidente, podendo ser reinquiridas, por seu intermdio, a requerimento das partes, seus representantes ou advogados. O art. 848 da CLT estabelece que o juiz poder, de ofcio, interrogar as partes, sendo uma faculdade portanto a oitiva do depoimento pessoal das partes segundo a CLT. Art. 342 do CPC O juiz pode de ofcio, em qualquer estado do processo, determinar o comparecimento pessoal das partes, a fim de interrog-las sobre os fatos da causa. 6. (Juiz do Trabalho TRT 23 Regio- 2010) A testemunha que for parente, at o segundo grau civil, amigo ntimo ou inimigo de qualquer das partes, no prestar compromisso, e seu depoimento valer como simples informao; Comentrios: ERRADA (art. 829 da CLT). Art. 829 da CLT A testemunha que for parente at o terceiro grau civil, amigo ntimo ou inimigo de qualquer das partes, no prestar compromisso, e seu depoimento valer como simples informao.

Prof. Deborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

26

CURSO ISOLADO DE PROCESSO DO TRABALHO TRT 11 REGIO TEORIA E QUESTES FCC PROFESSORA: DEBORAH PAIVA 7. (Juiz do Trabalho TRT 23 Regio- 2010) A respeito do nus da prova, observando-se os posicionamentos jurisprudenciais majoritrios, assinale a alternativa correta: I) Com relao s empresas que possuem mais de dez empregados, a no apresentao injustificada dos controles de freqncia gera presuno relativa de veracidade da jornada de trabalho, a qual pode ser elidida por prova em contrrio. II) O nus de provar a data do trmino do contrato laboral pertence ao empregado, se negado o despedimento, considerando-se a regra de que o a prova das alegaes incumbe parte que as fizer. III) do empregador o nus da prova do fato impeditivo, modificativo ou extintivo da equiparao salarial. IV) As anotaes na carteira profissional do empregado, quando apostas pelo empregador geram presuno juris et de jure. V) Os cartes de ponto que demonstram horrios de entrada e sada uniforme so invlidos como meio de prova, invertendo-se o nus da prova, relativo s horas extras, que passa a ser do empregador, prevalecendo a jornada da inicial se dele no se desincumbir. a) Todas as alternativas so corretas; b) Somente uma alternativa verdadeira; c) Somente duas alternativas so verdadeiras; d) Somente trs alternativas so verdadeiras; e) Somente quatro alternativas so verdadeiras. Comentrios: Letra D. As assertivas II e IV esto incorretas. Observem os dispositivos jurisprudenciais: Smula 212 do TST - DESPEDIMENTO. NUS DA PROVA O nus de provar o trmino do contrato de trabalho, quando negados a prestao de servio e o despedimento, do empregador, pois o princpio da continuidade da relao de emprego constitui presuno favorvel ao empregado. A Smula 12 do TST refere-se presuno relativa (juris tantum) de veracidade que tem as anotaes feitas pelo empregador na CTPS do empregado, portanto, podero ser elididas por outras provas. Smula 12 do TST - CARTEIRA PROFISSIONAL - As anotaes apostas pelo empregador na carteira profissional do empregado no geram presuno "juris et de jure", mas apenas "juris tantum". Smula 225 do STF No absoluto o valor probatrio das anotaes na carteira profissional. Smula 06 do TST EQUIPARAO SALARIAL. ART. 461 DA CLT. VIII - do empregador o nus da prova do fato impeditivo, modificativo ou extintivo da equiparao salarial.
Prof. Deborah Paiva www.pontodosconcursos.com.br

27

CURSO ISOLADO DE PROCESSO DO TRABALHO TRT 11 REGIO TEORIA E QUESTES FCC PROFESSORA: DEBORAH PAIVA A Smula 338 do TST admite a inverso do nus da prova no processo do trabalho no que se refere aos pedidos de horas extras, quando a empresa contar com mais de 10 empregados e negar-se a apresentar os controles de freqncia injustificadamente. Smula 338 do TST I - nus do empregador que conta com mais de 10 (dez) empregados o registro da jornada de trabalho na forma do art. 74, 2, da CLT. A no-apresentao injustificada dos controles de freqncia gera presuno relativa de veracidade da jornada de trabalho, a qual pode ser elidida por prova em contrrio. II - A presuno de veracidade da jornada de trabalho, ainda que prevista em instrumento normativo, pode ser elidida por prova em contrrio. 8. (FCC- Analista Judicirio Execuo de Mandados TRT 15 regio 2009) Margarida ajuizou reclamao trabalhista em face de sua exempregadora, a empresa Alpha. Na reclamao trabalhista, margarida pretende ouvir o depoimento testemunhal de Jenyfer, sua colega de trabalho. O problema que Jenyfer americana e no fala a lngua nacional. O MM Juiz que instrui o processo possui total conhecimento e fluncia do ingls. Neste caso, o MM juiz (A) dever nomear intrprete sendo que as despesas decorrentes correro inicialmente por conta da Margarida. (B) dever nomear tradutor juramentado, sendo que as despesas decorrentes desta traduo correro inicialmente por conta da empresa Alpha. (C) dever tomar o depoimento de Jenyfer, determinando que o termo seja assinado pelas partes e por duas testemunhas presenciais. (D) dever nomear intrprete, sendo que as despesas decorrentes desta traduo correro inicialmente por conta da empresa Alpha. (E) dever nomear tradutor juramentado, sendo que as despesas decorrentes desta traduo correro inicialmente por conta da Margarida. Comentrios: Letra A (art. 819 da CLT). O depoimento das partes ou das testemunhas que no souberem falar a lngua nacional ser feito por meio de intrprete nomeado pelo juiz. As despesas correro por conta da parte, a quem interessar o depoimento. Art. 819 da CLT - O depoimento das partes e testemunhas que no souberem falar a lngua nacional ser feito por meio de intrprete nomeado pelo juiz ou presidente. 1 - Proceder-se- da forma indicada neste artigo, quando se tratar de surdo-mudo, ou de mudo que no saiba escrever. 2 - Em ambos os casos de que este artigo trata, as despesas correro por conta da parte a que interessar o depoimento.

Prof. Deborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

28

CURSO ISOLADO DE PROCESSO DO TRABALHO TRT 11 REGIO TEORIA E QUESTES FCC PROFESSORA: DEBORAH PAIVA 9. (FCC- Analista Judicirio Execuo de Mandados TRT 15 regio 2009) A prova pr-constituda nos autos (A) no pode ser levada em conta para o confronto com a confisso ficta em razo do princpio da verdade real aplicado no processo do trabalho. (B) no pode ser levada em conta para o confronto com a confisso ficta uma vez que processualmente foram produzidas antes da ocorrncia da confisso. (C) pode ser levada em conta para o confronto com a confisso ficta, no implicando cerceamento de defesa o indeferimento de provas posteriores. (D) pode ser levada em conta para o confronto com a confisso ficta e o indeferimento de provas posteriores implica o cerceamento de defesa. (E) no pode ser levada em conta para o confronto com a confisso ficta uma vez que esta confisso gera presuno absoluta da verdade dos fatos confessos. Comentrios: Letra C. As partes que devero comparecer nesta audincia, sob pena de confisso (Smula 74 do TST). Smula 74 do TST II - A prova pr-constituda nos autos pode ser levada em conta para confronto com a confisso ficta (art. 400, I, CPC), no implicando cerceamento de defesa o indeferimento de provas posteriores. 10. (Juiz do Trabalho TRT 24 Regio 2006) A indicao do perito assistente faculdade da parte, a qual deve responder pelos respectivos honorrios, ainda que vencedora no objeto da percia. Comentrios: CERTA (Smula 341 do TST). Smula 341 do TST - HONORRIOS DO ASSISTENTE TCNICO A indicao do perito assistente faculdade da parte, a qual deve responder pelos respectivos honorrios, ainda que vencedora no objeto da percia.

Chegamos ao final de nossa aula demonstrativa! Voltaremos ao tema da aula de hoje, no decorrer do curso. Aguardo vocs na prxima aula, para que possamos dar continuidade ao estudo do Direito Processual do Trabalho! Um grande abrao, Deborah Paiva deborah@pontodosconcursos.com.br professoradeborahpaiva@blogspot.com

Prof. Deborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

29

Anda mungkin juga menyukai