Anda di halaman 1dari 8

Temas de actualidad / Current topics

Assistncia farmacutica no sistema pblico de sade no Brasil


Fabiola Sulpino Vieira1
Como citar: Vieira FS. Assistncia farmacutica no sistema pblico de sade no Brasil. Rev Panam Salud Publica. 2010;27(2): 14956.

No Brasil, o sistema pblico de sade, chamado de Sistema nico de Sade (SUS), apontado como uma grande conquista da sociedade, tendo em vista o seu carter de poltica estatal que promoveu ampla incluso social. O SUS, criado pela Constituio Federal de 1988 (1) e institucionalizado pela Lei Orgnica da Sade (2), reconhecido em decorrncia de seus princpios de universalidade e igualdade no atendimento e de integralidade das aes e servios de sade. A integralidade pressupe que as aes de promoo, proteo e recuperao da sade no podem ser separadas; assim, as unidades prestadoras de servio devem contemplar os vrios graus de complexidade da assistncia sade (3). A assistncia teraputica integral, incluindo a assistncia farmacutica, tambm rea de atuao do SUS (2). A Poltica Nacional de Medicamentos (PNM) definiu a assistncia farmacutica como um grupo de atividades relacionadas com o medicamento, destinadas a apoiar as aes de sade demandadas por uma comunidade (4). Marin et al. (5) esclarecem que, (. . .) para o Brasil, o termo Assistncia Farmacutica envolve atividades de carter abrangente, multiprofissional e intersetorial, que situam como seu objeto de trabalho a organizao das aes e servios relacionados ao medicamento em suas diversas dimenses, com nfase relao com o paciente e a comunidade na viso da promoo da sade. Em 2004, o Conselho Nacional de Sade publicou o documento da Poltica Nacional de Assistncia Farmacutica (PNAF), que refora a idia de que a assistncia farmacutica parte do cuidado sade individual ou coletiva, tendo no medicamento o insumo essencial, cujo acesso deve ser garantido com uso racional (6). Esses marcos legais e a forma como a assistncia farmacutica foi incorporada ao SUS evidenciam a relevncia dada a ela no mbito da ateno sade. Entretanto, para que de fato as polticas estabelecidas pelo Estado sejam implementadas, preciso que sejam assegurados os recursos necessrios execuo das atividades e tambm que sua gesto seja eficaz, efetiva e eficiente. Neste artigo, descreve-se e discute-se a organizao da assistncia farmacutica no SUS, analisando-se os avanos e desafios que se apresentam para que o direito assistncia teraputica integral e farmacutica seja garantido populao brasileira.

Palavras-chave: Poltica Nacional de Assistncia Farmacutica; assistncia farmacutica; financiamento em sade; medicamentos; Brasil.
1

ORGANIZAO DA ASSISTNCIA FARMACUTICA NO SUS


Quando se fala da organizao da assistncia farmacutica no setor pblico de sade no Brasil, preciso considerar que o seu modelo de gesto segue os mesmos moldes do modelo de gesto da sade. Ini-

Ministrio da Sade, Departamento de Economia da Sade e Desenvolvimento/SE. Correspondncia: Esplanada dos Ministrios, Bloco G, Anexo B, Sala 454 B, CEP 70058-900, Braslia, DF, Brasil. E-mail: fabiolasulpino@uol.com.br

Rev Panam Salud Publica 27(2), 2010

149

Temas de actualidad

Vieira Assistncia farmacutica no sistema pblico de sade

cialmente, preciso fazer uma diviso entre a assistncia farmacutica ambulatorial (com dispensao de medicamentos diretamente aos pacientes para uso em suas residncias) e a hospitalar (com dispensao de medicamentos para administrao aos pacientes nos servios de sade). A assistncia farmacutica em mbito ambulatorial quase que exclusivamente exercida por instituies pblicas estatais, ou seja, vinculadas s secretarias de sade estaduais e municipais. J a assistncia farmacutica em mbito hospitalar exercida primordialmente por instituies privadas prestadoras de servios ao SUS. De acordo com o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Sade (CNES), a esfera administrativa de 58% do total de leitos de internao em hospitais especializados, hospitais gerais e hospitais-dia do SUS privada. Aproximadamente 18% dos leitos desses hospitais so da esfera administrativa municipal, 19% da estadual e 4,5% da federal.2 No caso dos hospitais da esfera pblica estatal, h os que so administrados diretamente pelo gestor estadual ou municipal e aqueles que so administrados indiretamente. A diferena que tal vnculo administrativo cria no tocante assistncia farmacutica que, quando os hospitais so administrados diretamente, a seleo, programao, aquisio, armazenamento e distribuio de medicamentos so feitos pela secretaria de sade tanto para os hospitais como para as unidades de sade ambulatoriais. Para aqueles administrados indiretamente, todas essas etapas da assistncia farmacutica so separadas para os medicamentos utilizados nos hospitais ou nos servios de sade ambulatoriais. Em ambos os casos, os gestores devem se submeter s regras de aquisio de medicamentos do setor pblico brasileiro (7). J os hospitais da esfera privada apresentam, geralmente, autonomia na administrao de todas as etapas do ciclo da assistncia farmacutica, sem vnculo com outros servios do SUS. Ainda em relao assistncia farmacutica em mbito ambulatorial, com a descentralizao administrativa das unidades de sade da esfera federal e estadual para os municpios, os servios farmacuticos tambm passaram a ser executados, em sua maioria, pela esfera municipal. Os profissionais das secretarias municipais de sade passaram a selecionar, programar, adquirir, armazenar, distribuir, prescrever e dispensar medicamentos. Esse processo ainda no est finalizado, dada a complexidade do SUS, composto administrativamente por 5 564 municpios, 26 estados, Distrito Federal e Unio. No seu incio, a ampliao das responsabilidades das esferas sub-nacionais no fornecimento de medicamentos estimulou iniciativas estaduais para a estruturao da assistncia farmacutica na ateno primria sade, com a organizao de programas no seu territrio (8).
2

Entretanto, mesmo com os avanos na assistncia farmacutica, muitos problemas persistem e comprometem a misso de garantir o acesso da populao aos medicamentos e a racionalidade do uso. Arajo et al. (9) enfatizam que, nos dias de hoje, ainda permanece o vnculo do servio farmacutico com o modelo curativo, centrado na consulta mdica e no prontoatendimento, de tal forma que a farmcia apenas atende a essas demandas, tornando-se quase impraticvel a atividade de orientao aos usurios. Alm disso, uma pesquisa realizada pelo Ministrio da Sade em parceria com a Organizao PanAmericana da Sade (OPAS) evidenciou que a disponibilidade em estoque dos medicamentos principais foi de 73% nas unidades de sade, 76% nas centrais de abastecimento farmacutico municipais (CAF-M) e 77% nas estaduais (CAF-E), mostrando que mesmo os medicamentos essenciais no estavam disponveis nos servios (10). Somando-se a esse estudo, um trabalho realizado pelo Banco Mundial estimou que o gerenciamento da logstica de medicamentos absorve cerca de 20% dos recursos financeiros da sade, podendo ser uma importante causa de ineficincia e perda; a prpria deficincia na qualidade dos servios muitas vezes atribuda a problemas de gesto e ineficincia no uso dos recursos (11). Contudo, o resultado de maior impacto provavelmente a constatao de que 90% dos municpios brasileiros apresentaram pelo menos um dos 15 problemas identificados por um rgo de controle da administrao pblica no que se refere gesto da assistncia farmacutica, especialmente em relao a estoques: dos municpios com problemas de gesto, 70% no tinham controle de estoque ou apresentavam controle deficiente (12). Esses estudos revelam que ainda h um longo caminho a ser trilhado para que a assistncia farmacutica, pelo menos em mbito ambulatorial, cumpra seu papel de modo satisfatrio, o que implica garantir o acesso da populao a medicamentos com uso racional.

Papel da relao nacional de medicamentos essenciais no SUS


Apesar de muitos aspectos da poltica farmacutica ainda precisarem de aprimoramento, alguns avanos ocorreram; dentre eles, destaca-se a adoo da Relao Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename). Desde a dcada de 1970, a Organizao Mundial da Sade (OMS) recomenda que os governos adotem listas de medicamentos essenciais como poltica fundamental para a garantia de acesso das populaes a medicamentos seguros, eficazes e custo-efetivos, voltados ao atendimento de suas doenas mais prevalentes e que estejam disponveis em quantidades adequadas (13, 14). Atualmente, medida que aumenta a demanda pela qualidade do cuidado sade, devido ao envelhecimento das populaes, e tambm que se elevam os custos para garantir o acesso a medicamentos, a seleo de medicamentos essenciais tem sido apontada como relevante no s para os pases em desenvolvimento, mas tambm para os desenvolvidos (15).

Esses percentuais foram calculados com base em dados do Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Sade do Brasil. Quantidade SUS por Esfera Administrativa segundo Tipo de Estabelecimento. Perodo: Set/2008. Disponvel em: http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/tabcgi. exe?cnes/cnv/leiintbr.def. Selecionar no TabNet: Linha: Tipo de Estabelecimento; Coluna: Esfera Administrativa; Contedo: Qtd SUS; Perodos Disponveis: Set/2008. Acessado em 18 de agosto de 2009.

150

Rev Panam Salud Publica 27(2), 2010

Vieira Assistncia farmacutica no sistema pblico de sade

Temas de actualidad

No caso do Brasil, mesmo antes da recomendao da OMS e da existncia do SUS, o pas j adotava listas de medicamentos que poderiam ser considerados essenciais. A partir de 1989, essa lista de medicamentos passou a ser denominada Rename (16) e atualizada bianualmente (17). A adoo de tal relao tornou-se prioridade na poltica farmacutica do pas, e o Ministrio da Sade tem feito esforos para manter a comisso que seleciona os medicamentos e para atualizar as listas (4). Contudo, ao contrrio do que recomenda a OMS, a Rename no uma lista de oferta obrigatria nos servios de sade. Para o SUS, ela consiste em uma lista de referncia que deve nortear a oferta, a prescrio e a dispensao de medicamentos (18). Dessa forma, nem todos os medicamentos da Rename tm financiamento definido no SUS. Os gestores utilizam a relao para preparar as listas de medicamentos financiveis que fazem parte dos programas de assistncia farmacutica. Alm disso, estados e municpios, devido a sua autonomia poltico-administrativa, tambm podem definir relaes de medicamentos essenciais. Embora tal situao possa se justificar pelos diferentes perfis de morbimortalidade ao longo do territrio nacional, a variedade de listas acaba confundindo a sociedade sobre os medicamentos que encontrar nos servios. Em certa medida, h prejuzo uniformidade da ateno sade em um sistema que deveria ser nico, j que em algumas localidades a oferta de medicamentos ampliada mesmo para doenas j contempladas na relao nacional. Entretanto, apesar dessas dificuldades, a adoo dessa poltica extremamente relevante. Espera-se que, em certo grau, a Rename tenha um efeito indutor sobre a indstria farmacutica, j que o setor pblico no Brasil um dos grandes compradores nesse mercado e, portanto, a Rename serve para sinalizar ao setor produtivo qual demanda deva ser suprida. Outro aspecto inquestionvel favorecido pela Rename o uso racional de medicamentos (19). Assim, o fato de os medicamentos da Rename serem selecionados com base em critrios de eficcia, segurana e custo-efetividade faz com que algumas dimenses do uso racional sejam alcanadas. Tal situao por si s justifica a existncia da relao, mesmo que seu papel seja apenas norteador da oferta, prescrio e dispensao de medicamentos, e que ela no seja uma lista de oferta obrigatria.

culose, hansenase ou Aids), para determinado nvel de complexidade da ateno sade (ateno bsica ou alta complexidade) ou para linhas de cuidado sade (sade da mulher, sade mental). Em 2007, o financiamento federal da assistncia farmacutica (bem como das demais aes e servios de sade) foi reorganizado pelo Ministrio da Sade (20). Nessa nova regulamentao, ainda que os programas continuassem existindo, inclusive os de assistncia farmacutica, o rgo categorizou os recursos federais da sade em blocos de financiamento. Na prtica, houve um agrupamento dos programas em componentes desses blocos de financiamento. Do ponto de vista da gesto, esse agrupamento facilitou a execuo financeira por parte dos gestores do SUS. O Bloco de Financiamento da Assistncia Farmacutica, destinado aquisio de medicamentos para oferta populao, especialmente em servios ambulatoriais do SUS, foi dividido em trs componentes: 1. Componente Bsico, para aquisio de medicamentos e insumos da assistncia farmacutica no mbito da ateno bsica em sade e daqueles relacionados a agravos e programas de sade especficos, por meio do repasse de recursos financeiros s secretarias municipais e/ou estaduais de sade ou pela aquisio centralizada de medicamentos pelo Ministrio da Sade (esse componente foi regulamentado posteriormente) (21). 2. Componente Estratgico, para financiamento de aes de assistncia farmacutica dos seguintes programas de sade estratgicos: a) controle de endemias, tais como a tuberculose, a hansenase, a malria, a leishmaniose, a doena de Chagas e outras doenas endmicas de abrangncia nacional ou regional; b) antirretrovirais do programa DST/ Aids; c) sangue e hemoderivados; e d) imunobiolgicos, sendo os medicamentos adquiridos e distribudos pelo Ministrio da Sade. 3. Componente Especializado da Assistncia Farmacutica, uma estratgia de acesso a medicamentos no mbito do SUS; at novembro de 2009, este componente era denominado Componente de Medicamentos de Dispensao Excepcional. Com a publicao da portaria GM/MS 2 981/2009 (22) que altera a portaria GM/MS n 204/2007 (20), passou a ser denominado Componente Especializado da Assistncia Farmacutica. Este componente caracterizado pela busca da garantia de integralidade do tratamento medicamentoso em nvel ambulatorial, com linhas de cuidado definidas em Protocolos Clnicos e Diretrizes Teraputicas publicados pelo Ministrio da Sade. O acesso aos medicamentos para as doenas contempladas garantido mediante a pactuao do financiamento entre a Unio, estados, Distrito Federal e municpios. Alguns medicamentos so adquiridos diretamente pelo Ministrio da Sade; para outros h repasse federal s secretarias estaduais de sade para aquisio e dispensao dos medicamentos; e, por fim, h medicamentos

FINANCIAMENTO FEDERAL E PROGRAMAS DE ASSISTNCIA FARMACUTICA


Tradicionalmente, o financiamento federal da assistncia farmacutica se dava atravs de programas constitudos com a finalidade de estabelecer um elenco de medicamentos a ser ofertado populao em mbito ambulatorial. Ou seja: a lgica era garantir o acesso a medicamentos. Cada programa criado tinha regulamentao prpria, com definio dos recursos de financiamento. A conformao dos programas variava; eram constitudos para uma doena especfica (como tuber-

Rev Panam Salud Publica 27(2), 2010

151

Temas de actualidad

Vieira Assistncia farmacutica no sistema pblico de sade

sob a responsabilidade exclusiva dos estados, Distrito Federal e municpios. Alm do financiamento federal, estados e municpios devem alocar recursos prprios para a aquisio de medicamentos. Adicionalmente, no mesmo instrumento normativo, o Ministrio da Sade tambm definiu a alocao de recursos no Bloco de Financiamento da Gesto do SUS para a estruturao de servios e a organizao de aes de assistncia farmacutica. O financiamento do acesso a medicamentos na ateno hospitalar ou a medicamentos utilizados para tratamento antineoplsico feito segundo a lgica de procedimentos, de forma que os repasses feitos pelo Ministrio da Sade aos gestores do SUS, para pagamento aos prestadores, est organizado na forma de pacotes que devem financiar uma srie de servios, conforme a Tabela de Procedimentos, Medicamentos, rteses, Prteses e Materiais Especiais do SUS (23). A tabela 1 apresenta os Componentes do Bloco de Financiamento da Assistncia Farmacutica e os

principais programas que fazem parte deles, esclarecendo as responsabilidades de financiamento. Uma descrio mais detalhada dos programas de assistncia farmacutica pode ser obtida em uma publicao cujo objetivo informar gestores de sade sobre a operao da assistncia farmacutica no SUS (24).

PROGRAMAS DO COMPONENTE BSICO


Em relao ao financiamento do Componente Bsico da Assistncia Farmacutica, na tabela 2 encontram-se discriminados os valores per capita que devem ser alocados para aquisio dos medicamentos dos programas constituintes e o valor estimado para o SUS em 2008, ainda vlidos em 2010. Os principais programas so descritos a seguir.

Assistncia Farmacutica na Ateno Bsica


De acordo com Cosendey (25), a verso preliminar desse programa foi criada em 1997 visando, em

TABELA 1. Componentes do Bloco de Financiamento da Assistncia Farmacutica do Sistema nico de Sade, programas e responsabilidades dos entes federados, Brasila
Componentes e programas de assistncia farmacutica Bsico Assistncia Farmacutica na Ateno Bsica (elenco de referncia) Diabetes (insulinas) Sade da mulher (contraceptivos e insumos) Diabetes (insumos) Estratgico Tabagismo Alimentao e nutrio Controle de endemias Tuberculose Hansenase Malria Leishmaniose Doena de Chagas Outras Antirretrovirais (Programa DST/Aids) Sangue e hemoderivados Imunobiolgicos Especializado
a

Responsabilidade do financiamento

Unio, estados, Distrito Federal, municpios Unio Unio Estados, Distrito Federal, municpios Unio Unio Unio Unio Unio Unio Unio Unio Unio Unio Unio Unio Unio, estados, Distrito Federal, municpios

Elaborada com base em portarias do Ministrio da Sade (2022).

TABELA 2. Valores definidos para o financiamento do Componente Bsico da Assistncia Farmacutica no Sistema nico de Sade, Brasil
Reais (R$) habitante/anoa Componente bsico Elenco de referncia Insulinas Contraceptivos e insumos Insumos diabetes Total
a b

Unio 4,10 0,68 0,30 5,08

Estados 1,50 0,30 1,80

Municpios 1,50 0,30 1,80

Total SUS 7,10 0,68 0,30 0,60 8,68

Valor total estimado SUS 2008 (R$)b 1 305 610 771,10 125 044 411,88 55 166 652,30 110 333 304,60 1 596 155 139,88

Valores previstos na portaria MS/GM no 3 237/2007 (21). Com base na contagem e estimativa da populao brasileira feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE) para 2007 (183 888 841 habitantes).

152

Rev Panam Salud Publica 27(2), 2010

Vieira Assistncia farmacutica no sistema pblico de sade

Temas de actualidad

princpio, a proporcionar o acesso de populaes menos assistidas dos municpios mais pobres do pas a uma lista de 40 medicamentos essenciais. Chamavase Programa Farmcia Bsica. Para a maioria dos municpios, os medicamentos eram adquiridos e distribudos centralizadamente pelo Ministrio da Sade. Somente havia repasse de recursos financeiros nos municpios, de acordo com o nmero de farmcias bsicas existentes, para estados que possuam laboratrios farmacuticos pblicos. Esses laboratrios produziam os medicamentos e os distribuam para os seus municpios beneficirios do programa (25). Com o avano da descentralizao do SUS, em 1999 o programa passou a se chamar Incentivo Assistncia Farmacutica Bsica e assumiu a configurao que se mantm at hoje (26). Passaram a fazer parte do programa todos os municpios que aderiam ao Plano Estadual de Assistncia Farmacutica. Alm disso, o financiamento passou a ser tripartite, com a definio de valores per capita por ano a serem alocados pelas trs esferas de governo. Os medicamentos passaram a ser adquiridos e distribudos pelos gestores estaduais e municipais (27). Atualmente, o programa denominado Assistncia Farmacutica na Ateno Bsica Sade. O elenco de referncia do programa extrado da Rename e os valores per capita anuais que devem ser alocados pelas esferas de governo foram definidos em norma do Ministrio da Sade (21).

Dentro desse componente, destaca-se o Programa DST/AIDS, que prev a oferta de antirretrovirais aos pacientes cadastrados. O programa tornou-se referncia internacional pela universalizao da ateno aos portadores de HIV/Aids, bem como pelo sucesso na reduo da morbimortalidade por Aids no Brasil. Uma avaliao em relao oferta de antirretrovirais aos usurios mostrou que o desempenho do programa bom, embora existam deficincias em relao ao acesso a medicamentos para tratamento de doenas oportunistas (31).

COMPONENTE ESPECIALIZADO DA ASSISTNCIA FARMACUTICA


Em novembro de 2009, o Programa de Medicamentos de Dispensao Excepcional que integrava o componente de Medicamentos de Dispensao Excepcional passou a ser denominado Componente Especializado da Assistncia Farmacutica. Os medicamentos que fazem parte das linhas de cuidado para as doenas contempladas neste Componente esto divididos em trs grupos, com caractersticas, responsabilidades e formas de organizao distintas: Grupo 1: medicamentos sob responsabilidade da Unio. Os critrios para definio dos medicamentos foram a) maior complexidade da doena a ser tratada ambulatorialmente; b) refratariedade ou intolerncia primeira ou segunda linha de tratamento; c) medicamentos que representam elevado impacto financeiro para o Componente; d) medicamentos includos em aes de desenvolvimento produtivo no complexo industrial da sade. Grupo 2: medicamentos sob responsabilidade dos estados e Distrito Federal. So os que apresentam: a) menor complexidade da doena a ser tratada ambulatorialmente em relao aos elencados no Grupo 1; b) refratariedade ou intolerncia primeira linha de tratamento. Grupo 3: medicamentos sob responsabilidade dos municpios e Distrito Federal, constantes na Rename vigente e indicados pelos Protocolos Clnicos e Diretrizes Teraputicas como a primeira linha de cuidado para o tratamento das doenas contempladas (22). O componente responde pelo maior gasto com medicamentos do Ministrio da Sade (46%).

Diabetes (medicamentos e insumos)


Os hipoglicemiantes orais foram inseridos no elenco de referncia do Programa Assistncia Farmacutica na Ateno Bsica Sade. As insulinas humanas NPH e regular so adquiridas e fornecidas pelo Ministrio da Sade, enquanto a aquisio e a distribuio dos insumos complementares ao tratamento dos pacientes devem ser feitas pelas secretarias estaduais e municipais de sade (28).

Sade da Mulher
O programa est voltado oferta de medicamentos e correlatos com finalidade contraceptiva. So fornecidos anticoncepcionais orais e injetveis, diafragmas, dispositivos intrauterinos e preservativos masculinos (29).

PROGRAMAS DO COMPONENTE ESTRATGICO


De acordo com o Ministrio da Sade, so considerados estratgicos os medicamentos empregados no tratamento de doenas endmicas que tenham protocolo de tratamento estabelecido e de doenas que tenham impacto socioeconmico (30). Os principais programas estratgicos so: tuberculose, hansenase, meningite, malria, leishmaniose, tracoma, esquistossomose, filariose, doena de Chagas, DST/Aids, imunobiolgicos, sangue e hemoderivados.

FARMCIA POPULAR DO BRASIL


Esse programa, independente dos outros componentes descritos at aqui, foi criado em 2004 com a finalidade de ampliar o acesso aos medicamentos essenciais, ofertando medicamentos para tratamento das doenas mais prevalentes no pas (32). Diferentemente dos programas citados anteriormente, o acesso aos medicamentos da lista desse programa est condicionado ao desembolso direto pelos cidados de parte dos custos de fornecimento. Os medicamentos da Far-

Rev Panam Salud Publica 27(2), 2010

153

Temas de actualidad

Vieira Assistncia farmacutica no sistema pblico de sade

TABELA 3. Estimativa de recursos alocados para aquisio de medicamentos pelo Sistema nico de Sade em 2008, por componente de financiamento definido nacionalmente, especialmente para uso ambulatorial, Brasil
Estimativa de recursos alocados em 2008 (R$) Componente Bsico Elenco de referncia (Assistncia Farmacutica na Ateno Bsica) Insulinas (Diabetes) Contraceptivos e insumos (Sade da Mulher) Insumos diabetes (Diabetes) Estratgico Tabagismo Alimentao e nutrio Controle de endemias Tuberculose Hansenase Malria Leishmaniose Doena de Chagas Outras Antirretrovirais (Programa DST/Aids) Sangue e hemoderivados Imunobiolgicos Dispensao Excepcional Total
a b

Unioa 893 867 530,89 893 867 530,89

Estadosb 330 999 913,80 275 833 261,50

Municpiosc 330 999 913,80 275 833 261,50

SUS 1 555 867 358,49

1 775 572 620,73 131 434 358,35

604 892 619,69 233 795 500,83 805 450 141,86 2 298 944 351,08

55 166 652,30 1 350 173 666,51

55 166 652,30

1 775 572 620,73

3 649 118 017,59 6 980 557 996,81

Elaborado com base em valores liquidados em aes do Oramento da Unio que financiam a aquisio de medicamentos. Disponvel em: http://www9.senado.gov.br/ portal/page/portal/orcamento_senado/SigaBrasil. Acessado em 18 de agosto de 2009. Valores estimados com base nos recursos per capita definidos pela portaria GM/MS 3 237 (21) o Componente Bsico e projeo de gasto estadual com o Componente de Medicamentos de Dispensao Excepcional correspondente ao cofinanciamento de 37% do valor total do programa (24). Este componente passou a ser denominado Componente Especializado da Assistncia Farmacutica em novembro de 2009 (22), com a publicao da portaria GM/MS 2 981/2009, que altera a portaria GM/MS 204/2007 (20). Valores estimados com base nos recursos per capita definidos pela Portaria GM/MS 3 237/2007 para o Componente Bsico (21).

mcia Popular so dispensados a preo de custo, em uma rede prpria de farmcias ou em farmcias e drogarias parceiras da rede privada. No primeiro caso, os medicamentos so adquiridos em laboratrios pblicos ou privados e distribudos s farmcias por meio de uma instituio vinculada ao Ministrio da Sade, a Fundao Oswaldo Cruz (Fiocruz). J no segundo caso, de parceria com a rede privada, o mecanismo utilizado o de copagamento. Esse mecanismo prev que o governo federal pode subsidiar at 90% do preo do medicamento, de forma que o cidado complementa a diferena desse valor. Como j comentado, os programas destinam-se oferta de medicamentos para uso ambulatorial, em sua maioria. A tabela 3 apresenta uma estimativa de recursos alocados na aquisio de medicamentos pelo SUS em 2008, excludos os recursos alocados pelo governo federal no Programa Farmcia Popular do Brasil. O gasto do Ministrio da Sade com esses programas foi superior a R$ 4,9 bilhes em 2008. Quando se acrescenta a estimativa de alocao por parte de estados e municpios, chega-se ao valor estimado para o SUS de quase R$ 7 bilhes com a aquisio de medicamentos para uso ambulatorial. Tal situao tem evidenciado a escalada do gasto federal com medicamentos nos ltimos anos, com o aumento de sua participao no gasto total do Ministrio da Sade (33). Vale a pena destacar que, em relao aos recursos financeiros da assistncia farmacutica no governo federal, em 2008, uma quantia equivalente a 0,17% foi

alocada para apoio estruturao dos servios farmacuticos no SUS. Pelas dificuldades de gesto j apontadas neste artigo (16, 18), est claro que esses recursos esto aqum do necessrio, mesmo que o Ministrio da Sade desempenhe apenas papel indutor da melhoria de sua qualidade.

CONSIDERAES FINAIS
O SUS avanou consideravelmente nos ltimos anos na organizao de programas com a finalidade de garantir o acesso da populao a medicamentos. Entretanto, tal modelo engendra uma srie de dificuldades para a populao e rgos de controle da administrao pblica quanto informao de quais medicamentos podem ser encontrados e em quais condies so prescritos e dispensados nos servios de sade do SUS. Soma-se a essa dificuldade o fato de que a Rename tem carter norteador ao invs de obrigatrio quanto disponibilidade dos medicamentos. Outro aspecto relevante que, ainda que os programas federais especifiquem as responsabilidades de cada esfera de governo no seu financiamento, h uma lacuna na oferta de medicamentos para atendimento populao nos servios de mdia complexidade em sade. Como existe uma indefinio sobre a responsabilidade de financiamento em relao a esses medicamentos, comumente nenhum gestor assume o compromisso com a oferta, prejudicando a integralidade da assistncia teraputica.

154

Rev Panam Salud Publica 27(2), 2010

Vieira Assistncia farmacutica no sistema pblico de sade

Temas de actualidad

Essas questes apontam para a necessidade de reestruturao do modelo de financiamento da assistncia farmacutica no SUS. Seria importante dispor de uma lista nica de medicamentos financiados, contendo indicao da esfera administrativa responsvel pela oferta, alm de discusso e redefinio da participao de cada uma delas no gasto total do SUS com medicamentos. imprescindvel discutir um modelo de financiamento e organizao da assistncia farmacutica que se oriente pela lgica da regionalizao da ateno sade, pois se os pacientes de um municpio so referenciados para atendimento em determinada especialidade em outro municpio, o acesso aos medicamentos precisa tambm ser garantido conforme o acesso aos servios de sade. Isso implica em discutir mecanismos de financiamento fundamentados em fluxos assistenciais, e no apenas com base na populao adstrita a determinado territrio. Outro aspecto fundamental a alocao de recursos para a qualificao da gesto da assistncia farmacutica, pois se os servios no funcionam de forma satisfatria, alocar mais recursos em medicamentos implica aumentar as perdas, devido ineficincia no gerenciamento dos servios. Para tanto, faz-se necessrio contratar farmacuticos e pessoal auxiliar, profissionalizar os trabalhadores por meio da educao permanente e investir na estruturao dos servios, oferecendo instalaes adequadas e equipamentos, alm de sistemas informatizados apropriados.

SYNOPSIS

Pharmaceutical assistance in the Brazilian public health care system


This article deals with the organization of pharmaceutical assistance within the Brazilian Public Unified Health System (Sistema nico de Sade, SUS) by analyzing the progress made so far and the challenges that still must be faced to ensure the right to universal therapeutic and pharmaceutical coverage in Brazil. Among the improvements, the article discusses the National List of Essential Drugs and its role to guide the supply, prescription, and dispensing of drugs within SUS. The structure of federal funding and the existing pharmaceutical programs are described, as well as the responsibilities of the Federal Government, states, and municipalities concerning allocation of financial resources. Despite the progress made, the model of access to SUS drugs has not been successful in securing universal therapeutic assistance. It is essential to consider a type of funding and organization of pharmaceutical assistance that is driven by a notion of regionalization, with financing based on health care flows rather than on the population circumscribed to a given territory. It is also essential to qualify pharmaceutical management by hiring pharmacists and support personnel, professionalizing workers, and setting up facilities with appropriate information systems and equipment. Key words: National policy of pharmaceutical assistance; pharmaceutical assistance; financing, health; pharmaceutical preparations; Brazil.

REFERNCIAS
1. Brasil, Senado Federal. Constituio da Repblica Federativa do Brasil. Braslia: Senado Federal/Subsecretaria de Edies Tcnicas; 2007. 2. Brasil. Lei 8 080/1990. Disponvel em: planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8080. htm. Acessado em 18 de agosto de 2008. 3. Brasil, Ministrio da Sade. ABC do SUS. Doutrinas e princpios. Braslia: Ministrio da Sade; 1990. 4. Brasil, Ministrio da Sade. Poltica Nacional de Medicamentos. Braslia: Ministrio da Sade; 1999. Disponvel em: bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/ politica_medicamentos.pdf. Acessado em 18 de agosto de 2009. 5. Marin N, Luiza VL, Osrio-de-Castro CGS, Machado-dos-Santos S. Assistncia farmacutica para gerentes municipais. Braslia: Opas/OMS; 2003. Disponvel em: portal.saude.gov.br/portal/ arquivos/pdf/af_gerentes_municipais. pdf. Acessado em 18 de agosto de 2009. 6. Brasil, Conselho Nacional de Sade. Resoluo CNS 338/2004. Disponvel em: portal.saude.gov.br/portal/arquivos/ pdf/resol_cns338.pdf. Acessado em 18 de agosto de 2009. 7. Brasil, Ministrio da Sade. Aquisio de medicamentos para a assistncia farmacutica no SUS. Braslia: Ministrio da Sade; 2006. Disponvel em: portal2. saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/ aquisicao_de_medicamentos_para_a_ assistencia_farmaceutica_no_sus.pdf. Acessado em 18 de agosto de 2009. Cosendey MAE, Bermudez JAZ, Reis ALA, Silva HF, Oliveira MA, Luiza VL. Assistncia farmacutica na ateno bsica de sade: a experincia de trs estados brasileiros. Cad Saude Publica. 2000;16(1):17182. Arajo ALA, Pereira LRL, Ueta JM, Freitas O. Perfil da assistncia farmacutica na ateno primria do Sistema nico de Sade. Cienc Saude Coletiva. 2008; 13(Sup):6117. Organizao Pan-Americana da Sade, Ministrio da Sade. Avaliao da assistncia farmacutica no Brasil: estrutura, processo e resultados. Braslia: OPAS; 2005. Disponvel em: opas.org. br/medicamentos/site/UploadArq/ HSE_ASF_REM_1205.pdf. Acessado em 18 de agosto de 2009. Banco Mundial. Governana no Sistema nico de Sade (SUS) do Brasil. Melhorando a Qualidade do Gasto Pblico e Gesto de Recursos. Washington: Banco Mundial; 2007. Disponvel em: site resources.worldbank.org/BRAZIL INPOREXTN/Resources/38171661185895645304/40441681186326902607/19GovernancaSUSport. pdf. Acessado em 18 de agosto de 2009. Vieira FS. Qualificao dos servios farmacuticos no Brasil: aspectos inconclusos da agenda do Sistema nico de Sade. Rev Panam Salud Publica. 2008; 24(2):91100. Organizacin Mundial de la Salud. Perspectivas polticas sobre medicamentos de la OMS 4. Seleccin de medicamentos esenciales. Genebra: OMS; 2002. Pea JP. Marco lgico para la seleccin de medicamentos. Rev Cubana Med Gen Integr. 2000;16(2):17785. Hogerzeil HV. The concept of essential medicines: lessons for rich countries. BMJ. 2004;329(7475):116972. Brasil, Ministrio da Sade. Relao Nacional de Medicamentos Essenciais Rename 2006. Braslia: Ministrio da Sade; 2006. Brasil, Ministrio da Sade. Relao Nacional de Medicamentos Essenciais Rename 2008. Braslia: Ministrio da Sade. 2008. Brasil, Ministrio da Sade. Portaria 2 012/2008. Disponvel em: bvsms.saude. gov.br/bvs/saudelegis/gm/2008/ prt2012_24_09_2008.html. Acessado em 18 de agosto de 2009.

12.

8.

13.

9.

14. 15. 16.

10.

17.

11.

18.

Rev Panam Salud Publica 27(2), 2010

155

Temas de actualidad

Vieira Assistncia farmacutica no sistema pblico de sade

19. Sociedade Brasileira de Vigilncia de Medicamentos (Sobravime), Accin Internacional para la Salud (AIS-LAC). O que uso racional de medicamentos. So Paulo: Sobravime; 2001. 20. Brasil, Ministrio da Sade. Portaria GM/MS 204/2007. Disponvel em: dtr 2001.saude.gov.br/sas/PORTARIAS/ Port2007/GM/GM-204.htm. Acessado em 18 de agosto de 2009. 21. Brasil, Ministrio da Sade. Portaria GM/MS 3 237/2007. Disponvel em: portal.saude.gov.br/portal/arquivos/ pdf/avaliacao_portaria3237_afb.pdf. Acessado em 18 Ago 2009. 22. Brasil, Ministrio da Sade. Portaria GM/MS 2 981/2009. Disponvel em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/ saudelegis/gm/2009/prt2981_26_11_ 2009_rep.html. Acessado em 13 de fevereiro de 2010. 23. Brasil, Ministrio da Sade. Portaria GM/MS 2 848/2007. Disponvel em: dtr 2001.saude.gov.br/sas/PORTARIAS/ Port2007/GM/GM-2848.htm. Acessado em 18 de agosto de 2009. 24. Conselho Nacional de Secretrios de Sade (Conass). Progestores. Livro 7: Assistncia farmacutica no SUS. Braslia: Conass; 2007. Disponvel em: bvsms. saude.gov.br/bvs/publicacoes/colec_

25.

26.

27.

28.

29.

progestores_livro7.pdf. Acessado em 18 de agosto de 2009. Cosendey MAE. Anlise da implantao do Programa Farmcia Bsica: um estudo multicntrico em cinco estados do Brasil. Rio de Janeiro; 2000. Disponvel em: teses.cict.fiocruz.br/pdf/ cosendeymaed.pdf. Acessado em 18 de agosto de 2009. Brasil, Ministrio da Sade. Incentivo Assistncia Farmacutica Bsica: o que e como funciona. Braslia: Ministrio da Sade; 2001. Disponvel em: bvsms. saude.gov.br/bvs/publicacoes/ incentivo_assit_farm.pdf. Acessado em 18 de agosto de 2009. Brasil, Ministrio da Sade. Poltica Federal de Assistncia Farmacutica: 1990 a 2002. Braslia: Ministrio da Sade. 2002. Disponvel em: bvsms.saude.gov. br/bvs/publicacoes/polit_fed_assist_ farm.pdf. Acessado em 18 de agosto de 2009. Ministrio da Sade. Medicamentos e insumos para diabetes. Disponvel em: portal.saude.gov.br/portal/saude/ visualizar_texto.cfm?idtxt=29944& janela=2. Acessado em 13 de janeiro 2009. Ministrio da Sade. Sade da Mulher. Disponvel em: portal.saude.gov.br/ portal/saude/visualizar_texto.cfm?

idtxt=29995. Acessado em 13 de janeiro de 2009. 30. Ministrio da Sade. Programas estratgicos. Disponvel em: portal.saude.gov. br/portal/saude/visualizar_texto.cfm? idtxt=25311. Acessado em 13 de janeiro 2009. 31. Portela MC, Lotrowska M. Assistncia aos pacientes com HIV/Aids no Brasil. Rev Saude Publica. 2006;40(Supl):709. 32. Brasil, Ministrio da Sade. Farmcia Popular do Brasil. Disponvel em: portal. saude.gov.br/portal/saude/area.cfm? id_area=1095. Acessado em 19 de agosto de 2009. 33. Vieira FS, Mendes ACR. Evoluo dos gastos do Ministrio da Sade com medicamentos. Braslia: Ministrio da Sade; 2007. Disponvel em: portal. saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/ estudo_gasto_medicamentos.pdf. Acessado em 18 de agosto de 2009.

Manuscrito recebido em 15 de janeiro de 2009. Aceito em verso revisada em 21 de agosto de 2009.

156

Rev Panam Salud Publica 27(2), 2010

Anda mungkin juga menyukai