Anda di halaman 1dari 60

N1 4. A hegemonia econmica britnica 4.1. O predomnio de um Estado territorial - Condies do sucesso ingls e vitalidade da cidade de Londres. O arranque industrial.

- Bloqueio das indstrias europeias e norte-americanas; controlo da produo e do comrcio asiticos. INTRODUO AO TEMA A segunda metade do sculo XVIII foi, para a Inglaterra, um perodo de intensa prosperidade econmica. A agricultura, a indstria, o comrcio e a banca registaram um desenvolvimento notvel, seno mesmo revolucionrio. Foram estes progressos, aliados s vitrias militares, que impuseram a hegemonia britnica sobre o Velho Continente e sobre o mundo colonial. Os progressos agrcolas Em 1700, a agricultura ocupava, pelo menos, quatro quintos da mo-de-obra disponvel. Constitua por isso o sector-chave da economia, ao qual o Mercantilismo, ocupado com a indstria e o comrcio, dera muito pouca ateno. No decurso do sculo XVIII, uma nova teoria econmica, o Fisiocratismo, ps em relevo a importncia da agricultura, considerando-a a base econmica das naes. Esta nova corrente econmica foi, em parte, influenciada pelos progressos notveis que, neste domnio, se vinham registando em Inglaterra. Foi no Norfolk, condado do Leste ingls, que um grupo de grandes proprietrios ps de parte tradies agrcolas seculares, iniciando um processo de renovao to profundo que alguns historiadores viriam a qualific-lo de Revoluo Agrcola. O principal problema a resolver era o do esgotamento dos solos. O cultivo intenso dos cereais, base da alimentao no regime demogrfico tipo Antigo Regime, cansa a terra e, se os nutrientes no se renovam, as colheitas decrescem progressivamente. Da a necessidade do pousio que deixava em descanso, cada ano, cerca de um tero do solo arvel. Para evitar o pousio e renovar a terra, a nova agricultura aperfeioou um sistema de rotao de culturas que alternava as colheitas dos cereais com as das plantas leguminosas, como os nabos (que azotam os solos), e as das plantas forrageiras (para a pecuria), como o trevo. Tal prtica no s proporcionava o aproveitamento integral da terra como permitia uma articulao perfeita entre a agricultura e a pecuria, aspecto deveras relevante, uma vez que, falta de adubagem qumica, o estrume era, nesse tempo, o nico fertilizante de uso corrente. Com este novo sistema deixaram de fazer sentido os tradicionais direitos de

pasto comunitrio que obrigavam a deixar abertos todos os campos onde, aps as colheitas, o gado da regio pastava livremente. O campo aberto (open field) revelava-se, pelo contrrio, altamente prejudicial rentabilizao da terra, pelo que os grandes proprietrios desencadearam um processo de vedaes (enclosures) das suas propriedades s quais anexaram, muitas vezes, baldios e outras terras comunitrias. Na aparncia um processo simples, vedar um campo constitua, na poca, um desrespeito das normas h muito estabelecidas, pelo que s foi possvel fazlo com a autorizao do Parlamento ingls que, entre 1730 e 1820, homologou mais de 5000 processos de enclosures.

DOC.1 O SISTEMA DAS ENCLOSURES

DOC.2 OS GRANDES PROPRIETRIOS RURAIS E AS INOVAES AGRCOLAS

Embora tendo deparado com resistncia por parte dos pequenos agricultores que, incapazes de acompanhar o dinamismo das grandes herdades, foram obrigados a vender os seus campos, as vedaes constituram um elemento essencial modernizao da agricultura inglesa. Nestes campos cercados seleccionaram-se as sementes, aperfeioaram-se as alfaias (novos tipos de arados e charruas; a primeira debulhadora de traco equina que substitui a bovina), apuraram-se as raas animais. Pierre Chaunu fala mesmo em autnticos laboratrios de experimentao e inovao da agricultura, suscitando entusiasmo e admirao dos contemporneos, colocando a Inglaterra na vanguarda da agricultura europeia. Com a renovao, o sector agrrio viu a sua produtividade crescer, fazendo aumentar os recursos alimentares do pas. Esta abundncia no s permitiu a canalizao de mo-de-obra para outros sectores econmicos, como impulsionou um intenso crescimento demogrfico, factor de pujana e riqueza econmica. O crescimento demogrfico e a urbanizao O crescimento demogrfico da segunda metade do sculo XVIII atingiu especialmente a Inglaterra. Estreitamente relacionado com a prosperidade do pas, este fenmeno foi, simultaneamente, um resultado e um factor do desenvolvimento econmico: a abundncia e a criao de postos de trabalho fazem aumentar a taxa de nupcialidade e o nmero de nascimentos, enquanto a morte regride; por sua vez, o crescimento populacional estimula o consumo e fornece mo-de-obra jovem aos diversos sectores de actividade. Na Gr-Bretanha, a economia e a populao partilham pois o mesmo dinamismo e influenciam-se mutuamente. Para alm do crescimento demogrfico, registou-se uma acentuada migrao para os centros urbanos que absorveram toda a mo-de-obra excedentria dos campos. Entre 1750 e 1850, o nmero de habitantes das cidades triplicou. Assim, enquanto no resto da Europa a urbanizao progride lentamente, na Inglaterra configura-se j a nova geografia humana que marca a era industrial. Centro nevrlgico de toda a vitalidade econmica, Londres torna-se a maior cidade da Europa, atingindo, no fim do sculo XVIII, o milho de habitantes. Em Londres concentra-se um dcimo da populao e um tero da capacidade aquisitiva dos ingleses. Nas palavras do historiador Fernand Braudel, tudo l vai dar; tudo de l sai de novo; quer para o mercado interno, quer para fora. A capital, gigantesca, ofusca a vida econmica do resto do pas, por muito florescente que ela seja.

DOC.3 EVOLUO DA POPULAO NA GR BRETANHA (1701-1821) A criao de um mercado nacional No sculo XVIII, pelo efeito conjugado do aumento demogrfico e da urbanizao, o mercado interno no cessou de se expandir. Ao crescente nmero de consumidores juntava-se, em Inglaterra, a inexistncia de alfndegas internas que encarecessem as mercadorias e dificultassem o seu transporte, como era vulgar em Frana ou Alemanha. Criou-se assim um verdadeiro mercado nacional unificado, onde produtos e mo-de-obra podiam circular livremente. Foi exactamente com o objectivo de diminuir os custos de circulao que a Inglaterra se empenhou, ainda no sculo XVIII, no melhoramento dos transportes. Tirando partido da boa rede hidrogrfica que possuam, os Ingleses construram um complexo sistema de canais por onde se expediam, com vantagem, as mercadorias pesadas. Ampliaram a rede de estradas, introduzindo melhoramentos no piso que se tornou convexo e com valetas, sendo, posteriormente, macadamizado. O desenvolvimento das vias de circulao no s favoreceu a criao de um mercado nacional, como proporcionou a necessria ligao entre as regies do interior e as cidades porturias, articulando consumos e produes internas com o extenso mercado colonial ingls.

DOC.4 O ALARGAMENTO DOS MERCADOS INTERNOS; A IMPORTNCIA DAS REDES DE TRANSPORTES O alargamento do mercado externo Mau grado as polticas proteccionistas dos estados europeus, os produtos ingleses impunham-se no continente, quer pela sua excelente qualidade, quer pelo seu baixo preo. Mesmo a Frana no conseguia resistir-lhes: quando, em 1786, os dois pases acordam a reduo mtua de tarifas alfandegrias (Tratado de den), uma invaso de txteis e ferragens ingleses invadiu os mercados franceses, provocando enormes protestos por parte dos fabricantes nacionais. Era, porm, dos longnquos mercados transocenicos que os ingleses retiravam maiores dividendos. Mais de metade da frota britnica singrava em direco s Amricas, quer directamente, quer passando pela periferia africana, inscrevendo-se nas rotas do comrcio triangular. O tringulo comercial que ligava os trs continentes fazia-se, no caso ingls, a partir dos portos de Liverpool, Londres, Bristol, Glasgow ou Hull, de onde os navios largavam carregados de armas de fogo, rum, tecidos grosseiros e quinquilharias, em direco costa de frica. A, abasteciam-se de escravos, destinados s plantaes e minas no continente americano. Na Amrica, adquiriam as produes tropicais (acar, caf, algodo, tabaco, etc) que revendiam na Europa.

DOC. 5 O COMRCIO TRIANGULAR INGLS NO ATLNTICO

No Oriente, quer as responsabilidades de conquista quer os direitos de comrcio foram transferidos para a Companhia das ndias Orientais, que se mostrou altura da sua misso. Tendo-se apropriado de rotas e trficos e estabelecido um domnio territorial consistente, a Companhia enchia os seus navios com as sedas, as especiarias, os corantes, o ch, as porcelanas e os panos de algodo indianos, muito apreciados na Europa pela sua finura e qualidade. O domnio territorial britnico permitiu tambm o controlo de produes agrcolas (acar, pimenta, aafro, ndigo, seda, algodo) que os britnicos exploraram consoante as suas necessidades, impondo produes e taxas aos produtores asiticos. Para alm do lucrativo comrcio sia-Europa, os ingleses imiscuram-se nos circuitos de troca locais, o country-trade. Em finais do sculo XVIII, 85 a 90% das transaces externas da ndia estavam nas mos da Companhia que, naturalmente, manipulava os preos a seu favor. Este protagonismo nos circuitos locais deu aos ingleses o primeiro lugar no porto de Canto, o nico espao comercial que a fechada China proporcionava aos europeus. A adquiriam sedas, porcelanas e ch, que pagavam com tecidos e pio indianos e com remessas de ouro e prata que, com esse fim, chegavam da metrpole.

Doc.6 O crescimento da cidade de Londres. A rea a amarelo reflecte o crescimento da rea metropolitana da capital britnica no sculo XVIII. Repara tambm nos portos, junto ao Tamisa, da Companhia das ndias Ocidentais e das ndias Orientais (canto inferior direito) No Tamisa, os cais da East Indian Company apinhavam-se de produtos e os seus navios partiam e chegavam, num vaivm incessante. Nos finais do sculo XVIII, o Oriente tornara-se, na opinio pblica, smbolo de abundncia, luxo e poder. O sistema financeiro A superioridade inglesa assentava, tambm, num sistema financeiro avanado, facilitador do desenvolvimento econmico. Em Londres funcionava, desde o fim do sculo XVI, uma das primeiras bolsas de comrcio da Europa, onde se centralizavam os grandes negcios da cidade. A Bolsa de Londres, criada como instituio privada, depressa foi reconhecida pelo Estado que lhe conferiu a condio de Royal Exchange. Nela se contratava a dvida pblica (emprstimos a juros feitos ao Estado pelos particulares, subscritores de dvida) e se cotaram as primeiras aces da Companhia das ndias Orientais, Assim nasceu a bolsa de valores londrina, ainda hoje uma das mais importantes do mundo. A prosperidade da Companhia das ndias desenvolveu de tal forma o mercado accionista que, em 1691, apareceram os primeiros ttulos de empresas industriais aos quais se juntaram, pouco depois, as aces do Banco de Inglaterra. A actividade bolsista foi um importante factor de prosperidade econmica, j que permitiu canalizar as poupanas particulares para o financiamento de empresas, alargando assim o mercado de capitais. Adquirir ttulos do Estado ou aces de uma companhia passou a ser uma forma de aplicao do dinheiro que, gerando perspectivas de bons lucros, atrai, at hoje, numerosos investidores. A operacionalidade do sistema financeiro foi reforada em 1694, com a criao do Banco de Inglaterra. Este banco, que em grande parte seguia os moldes do clebre Banco de Amesterdo, estava especialmente vocacionado para realizar todas as operaes necessrias ao grande comrcio: aceitao de depsitos, transferncias de conta a conta, desconto de letras e tambm financiamentos, sempre que era necessrio, por exemplo equipar os navios do

comrcio colonial. Alm destas operaes, o banco tinha ainda a capacidade de emitir notas, que circulavam como uma verdadeira moeda. Embora este papel moeda pudesse ser, em qualquer momento, convertido em ouro, o valor das notas em circulao ultrapassou largamente as reservas metlicas do banco, fornecendo assim os meios de pagamentos necessrios ao incremento de pequenos negcios.

DOC.7 Relao entre as reservas de ouro e o total de moeda inglesa em circulao, no sc. XVIII A florescente economia britnica era, por si mesma, a principal garantia para a fora da libra esterlina. A actividade do Banco de Inglaterra foi complementada pelas dezenas de pequenas instituies os country banks que, espalhadas pelo pas, realizavam, em escala mais reduzida, o mesmo tipo de operaes.Servindo de base prosperidade do comrcio e gesto capitalista do sector agrcola, esta estrutura financeira constituiu tambm o ponto de apoio da maior de todas as mudanas econmicas: a Revoluo Industrial. O bloqueio das indstrias europeias Em relao ao dinamismo de Londres, como centro da economia-mundo no sculo XVIII, as restantes regies europeias, perifricas e semi-perifricas, apresentavam caractersticas bastante distintas das observadas em solo britnico: rendimentos per capita e produtos nacionais inferiores; ausncia de inovao tecnolgica na agricultura; bloqueios industrializao; arcaica organizao bancria e financeira; dfice comercial ou um superavit pouco consolidado. Talvez a Frana fosse, data, o nico pas a fazer frente ao poderio ingls mas, atravs de uma anlise mais profunda, podemos considerar diferentes estdios de desenvolvimento econmico. Para alm disto, temos de considerar a diferena quanto aos regimes polticos vigentes (parlamentarismo em Inglaterra e monarquia absolutista em Frana) pois explica-se, nesta vertente, a ausncia, ou no, de claros incentivos ao desenvolvimento socioeconmico. Se a Frana, no seu indce de exportaes, transaciona apenas 1/3 de produtos industriais, os ingleses j conseguem 2/3 de produtos industriais, mais baratos e de melhor qualidade. Aps a viragem poltica em Frana, a

partir de 1789, o agravamento e indefinio da conjuntura social, poltica e econmica que predominaram naquele estado, apenas promoveu o fortalecimento da economia inglesa. No norte de Europa, apesar do proteccionismo vigente, os pases exportavam cereais e matrias-primas e importavam artigos de luxo e demais produtos transformados. A leste, na Rssia, os arcasmos agrcolas persistiam (regime senhorial). NaAlemanha, o cenrio semelhante: apenas o Estado da Prssia (s em meados do sculo XIX podemos ver o Imprio Alemo unificado) apresentava j condies para assumir o primeiro dos pases semiperifricos. No Mediterrneo europeu, Portugal e Espanha mantinham-se essencialmente agrrios e atrasados em termos das manufacturas (a persistncia doSenhorialismo e da distribuio e explorao da terra tornava-se um enorme entrave). Do outro lado do Atlntico, as colnias inglesas absorviam a maior fatia da produo metropolitana inglesa. Para alm do regime de exclusividade (que obrigava realizao dos trficos comerciais das colnias atravs da metrpole), o crescimento demogrfico nos territrios ingleses da Amrica do Norte suscitavam o comrcio. A partir de meados do sculo XVIII, antes da Guerra da Independncia das colnias inglesas, os colonos desenvolveram um comrcio directo, fintando as obrigaes para com a Metrpole, com as Antilhas e a Europa mediterrnica. Este comrcio estaria na base do desejo de emancipao colonial, levando divergncia com a Metrpole no ltimo quartel do sculo XVIII. N 2 Continuao do resumo n1 (post anterior) 4. A hegemonia econmica britnica 4.1. O predomnio de um Estado territorial - Condies do sucesso ingls e vitalidade da cidade de Londres. O arranque industrial. - Bloqueio das indstrias europeias e norte-americanas; controlo da produo e do comrcio asiticos. O arranque industrial O processo de industrializao iniciou-se em Inglaterra, na segunda metade do sculo XVIII, sob o impulso de um vasto conjunto de factores: os avanos agrcolas, a dinmica demogrfica, o alargamento dos mercados, a capacidade empreendedora dos britnicos e, claro, o avano tecnolgico. Nesta poca, uma cadeia de inovaes revolucionou a indstria. A aplicao de um melhoramento tcnico numa das fases de fabrico gerava quase de imediato desequilbrios na produo, que s podiam ser corrigidos atravs de novos inventos e adaptaes. O mundo em que hoje vivemos mostra-nos bem que uma vez desencadeada, a inovao tecnolgica um processo que tende a acelerar-se (T.S. Ashton). Um exemplo claro desta espiral tecnolgica -nos fornecido pela indstria txtil que liderou o take off industrial ingls. O sector algodoeiro

Foi o aumento da procura, interna e externa, bem como a abundncia de matria-prima, proporcionada pelas colnias, que impulsionaram os progressos no sector algodoeiro. O ciclo ter comeado com a inveno da lanadeira volante por John Kay. Era um mecanismo simples que permitia aumentar a largura dos tecidos e multiplicava por 10 a produtividade do tecelo. Uma vez difundida, no tardou que escasseasse o fio, j que os processos de fiao se mantinham os mesmos, deixando, muitas vezes, os teares parados. Uma nova mquina de fiar, a Jenny, veio solucionar o problema. Inventada por John Hargreaves, em 1765, permitia a uma s fiadeira trabalhar sete ou oito fios ao mesmo tempo. Mais tarde, este nmero elevou-se para 80 fios, o que provocou um novo desequilbrio entre as duas fases produtivas, desta vez de sentido inverso. A dinmica assim adquirida repercutiu-se em novos melhoramentos, quer na tecelagem (teares mecnicos), quer na fiao e na estampagem, originando um indito aumento de produtividade e de produo: em 1780, a indstria algodoeira britnica transformava 5 milhes de libras de algodo puro; dez anos depois, esta cifra eleva-se para os 15 milhes, duplicando sucessivamente nas dcadas seguintes. Se houve um take off (arranque industrial) a seguir a 1787, o algodo foi efectivamente o responsvel (Fernand Braudel). A simplicidade das primeiras mquinas txteis e o seu reduzido custo permitiram o estabelecimento inicial de pequenas empresas, de capital muito modesto. Tendo em conta os lucros elevados (mais de 20%), as primeiras unidades industriais puderam crescer rapidamente, transformando os artesos mais expeditos em industriais bem-sucedidos.

DOC.1 A evoluo da produo txtil; abundncia de matrias-primas A metalurgia O desenvolvimento do sector txtil foi acompanhado, de perto, pelo da metalurgia que, fornecendo mquinas e equipamentos vrios, se tornava indispensvel aos progressos da industrializao.

No incio do sculo XVIII, Abraham Darby (1671-1717), ferreiro de Birmingham, resolveu o problema do combustvel necessrio a este sector, utilizando, na fuso do ferro, o coque em vez de carvo vegetal. Obtido a partir da hulha, muito abundante nos subsolos ingleses, o uso do coque no exigia, como o carvo vegetal, o abate macio de rvores, questo muito alertada pelo Parlamento ingls, que colocava grandes entraves expanso industrial. A maior capacidade calorfica do coque, a aplicao de foles para ventilao dos altos-fornos e outros melhoramentos introduzidos nas fundies permitiram melhorar a qualidade e aumentar a produo. Em breve, o ferro, agora mais barato e resistente, comea a substituir, com vantagem, outros materiais. Ainda no sculo XVIII inaugurada a primeira ponte metlica, em Coalbrookedale (hoje classificada pela UNESCO como patrimnio da Humanidade). No sculo XIX, o sector metalrgico intensifica-se. A partir da dcada de 1830, a metalurgia, ultrapassando o txtil, tornou-se o principal sector industrial.

Doc.2 Desenvolvimento da indstria txtil, apoiado na Metalurgia

Doc.3 A Ponte de Coalbrookdale (inaug.1779), smbolo da Revoluo Industrial

A fora do vapor Em todo este processo de modernizao, coube ao engenheiro escocs James Watt um papel central. H j muito tempo que se procurava aproveitar a fora expansiva do vapor como fora motriz. No entanto, permaneciam por resolver diversos problemas tcnicos, pelo que as poucas mquinas existentes pouca aplicao tinham . Estabelecido em Glasgow com uma oficina de instrumentos matemticos, Watt foi, certa vez, chamado para reparar uma mquina de Newcomen, engenho a vapor utilizado para bombear gua das minas. A partir de ento, este escocs aplicou-se a conceber uma bomba de fogo, sem os defeitos das anteriores. Em 1765, registou a primeira patente, que melhorou nos anos seguintes. A mquina a vapor de James Watt constituiu a primeira fonte de energia artificial da Histria. Com ela foi possvel mover teares, martelos, locomotivas e todo o tipo de mquinas que, anteriormente, dependiam do trabalho humano ou das foras da Natureza. Um sculo depois da inveno de Watt, as mquinas a vapor efectuavam, na Gr-Bretanha, um volume de trabalho que teria exigido, anteriormente, cerca de 40 milhes de homens. A manufactura cedera lugar maquinofactura, cerne da Revoluo Industrial.

Doc.4 Mquina de Newcomen (para extrair gua das minas de carvo)

Por ordem decrescente:

Doc 5 A mquina de James Watt Doc 6 A fora do vapor contrastando com a fora animal Doc 7 A aplicao da mquina a vapor no sector txtil Um tempo de mudanas sociais As transformaes tecnolgicas, que caracterizam a Revoluo Industrial, estenderam-se muito para alm do sector econmico. Elas criaram um mundo novo, profundamente diferente das sociedades tradicionais. Como resultado desta revoluo, grandes vagas de camponeses migraram para as cidades, que cresceram negras do fumo das fbricas e fixam-se em bairros pobres, de habitao operria; uma nova classe, a burguesia industrial, elevou-se ao topo da sociedade e do poder poltico, impondo os seus valores, a sua cultura e a sua forma de viver; os transportes aceleraramse e encurtaram distncias, fazendo circular mercadorias, homens, notcias, ideias e hbitos novos. Pioneira de todas estas transformaes, nico pas a assumir o take off no sculo XVIII, a Gr-Bretanha fixa-se na vanguarda europeia, guiando-a em direco a uma poca nova: a do Capitalismo Industrial.

Por ordem decrescente: Doc 8 A paisagem industrial na Inglaterra de finais do sculo XVIII Doc 9 e 10 A revoluo nos transportes na era do vapor

#3 4.2. Portugal no contexto da ascenso econmica da Inglaterra

- Recursos e organizao das foras produtivas do Reino e do Brasil pelo Estado

- da crise comercial de finais do sculo XVII s primeiras medidas do mercantilismo manufactureiro; do tratado de Methuen apropriao do ouro brasileiro pelo mercado britnico.

INTRODUO AO TEMA Pas de vocao atlntica, Portugal partilha os destinos da Europa e as suas flutuaes no comrcio. O sculo XVII um sculo de enormes dificuldades, em que o nosso pas tenta implementar medidas proteccionistas. J o sculo XVIII um perodo de maior prosperidade: a descoberta do ouro brasileiro e, acima de tudo, a viso pombalina do os seus frutos. O Brasil , no sculo XVII, o grande centro econmico do qual depende Portugal. a sua primordial colnia da qual o comrcio portugus vivia atravs da reexportao de produtos brasileiros, como o caso do acar, tabaco e especiarias. Com a expulso dos Holandeses, durante o sculo XVII, do Brasil, estes implementaram nas Antilhas as tcnicas de produo tabaqueira e aucareira. Estes ensinamentos, gradualmente, chegariam ao litoral brasileiro mas tambm aos territrios coloniais ingleses e franceses. Deste modo, estes pases comeam a produzir aquilo que, outrora, compravam a Portugal. Conjugando esta nova realidade com o Proteccionismo de Colbert e a concorrncia do comrcio asitico, Portugal viria a entrar numa grave crise comercial. Aumento dos stocks de produtos sem compradores e imediata descida acentuada dos preos. Mesmo o mercado do sal decaiu a partir do momento em que os Holandeses passam a comercializar com Sevilha, em troca da boa prata vinda da Amrica do Sul. Esta crise levou Portugal a contrair enormes dvidas por no conseguir liquidez para os produtos importados. Era necessrio, portanto, produzir internamente Perante um panorama desolador, a indstria portuguesa era quase inexistente. exportao de lanifcios em bruto para a Inglaterra , Portugal via novamente os mesmos lanifcios a entrarem mas, desta vez, transformados. A ideia de industrializar o Reino no era nova. Duarte Ribeiro de Macedo, embaixador da Corte portuguesa em Frana, vai tomar contacto com a realidade nesse pas e, acima de tudo, influenciar-se pelas ideias do Ministro da Fazenda de Luis XIV, Jean Baptiste Colbert. O seu tratado sobre Economia e Poltica, Discurso sobre a introduo das Artes no Reyno, foi a base terica que impulsionou o arranque da manufactura portuguesa. Para alm de D.Joo de Mascarenhas, ministro da Fazenda de D.Pedro II, o

Conde da Ericeira, D. Luis de Menezes foi a grande figura neste processo de industrializao. Viria a ser chamado de Colbert Portugus e o seu grande objectivo seria, mesmo, o equilbrio da balana comercial, substituindo as importaes pela produo nacional.

PRINCIPAIS MEDIDAS DO CONDE DA ERICEIRA: - contratao de artfices estrangeiros - criao de indstrias e consequentes apoios e privilgios (vidros, em Estremoz; ferro em Lisboa e Tomar; tecidos na Covilh e Fundo) - implementou medidas proteccionistas para a indstria nacional, atravs da publicao de Leis Pragmticas que proibiam a importao de certos produtos de luxo. - recorreu deflao, ou seja, quebra do valor da moeda portuguesa de forma a tornar os produtos portugueses mais apetecveis nos mercados externos. - criao de companhias monopolistas, s quais eram concedidos privilgios fiscais (Companhia do Cachu, para o mercado esclavagista ; Companhia do Maranho para o comrcio brasileiro) Beneficiando deste desenvolvimento e de conflitos entre os pases europeus, os produtos portugueses, no final do sculo XVII, impem-se nos mercados europeus: subida dos preos dos produtos coloniais, o sal, o azeite e o vinho. Para alm disto, o mito, desde o sculo XVI, da possvel existncia de riquezas acumuladas no subsolo brasileiro acentuou o nmero de expedies ao interior do continente sul-americano. OEstado Brasileiro de Minas Gerais deve o seu nome s importantes jazidas de ouro encontradas entre 1695 e 1703 pelos bandeirantes portugueses. Cerca de 500 toneladas de ouro entram, a partir do sculo XVIII, em Portugal! Mas, com o reinado de D. Joo V, o ouro brasileiro no se mostrou um incentivo decisivo para a afirmao da indstria portuguesa. Muito pelo contrrio, este ouro iria sair exactamente pelo stio onde havia entrado: o Tejo medida que a crise comercial se esvanecia, Portugal voltava a estar em condies de adquirir no estrangeiro os produtos necessrios ao consumo interno. O ouro brasileiro afigurava-se como garantia e facilitador para os pagamentos dos produtos importados. Mais uma vez, a vocao portuguesa para actividades mercantis esmorece, no obstante o esforo tnue durante o reinado de D. Joo V para que a industrializao manufactureira se proporcionasse. O incumprimento das Leis Pragmticas e a menor qualidade dos produtos portugueses voltaram a trazer a decadncia s nossas unidades industriais.

Importantssimo ter sido a assinatura, em 1703, do Tratado Comercial entre Portugal e Inglaterra, que ficaria conhecido pelo Tratado de Methuen. Nos termos deste acordo, Portugal deixaria entrar livremente os tecidos ingleses, anulando as Leis Pragmticas. Em troca, o vinho portugus entraria com menores cargas fiscais em Inglaterra. Economistas consideram que este tratado ter sido o responsvel pela estagnao da indstria portuguesa mas, ao mesmo tempo, estimulou o crescimento das exportaes do vinho, muito apreciado em Inglaterra. Em 1777, 94% do trfico vincola era para o mercado ingls. Simultaneamente, o dfice comercial portugus aumentava gradualmente. Estima-se que cerca de 75% do ouro brasileiro tenha servido de pagamento aos ingleses.

#4 A poltica econmica e social pombalina; a prosperidade comercial de finais do sculo XVIII. Em meados do sculo XVIII, quando as remessas de ouro brasileiro comearam a diminuir, Portugal viu-se a braos com uma nova crise, de contornos muito semelhantes aos que tinha enquadrado as medidas econmicas do Conde da Ericeira: debilidade da produo interna, dificuldades de colocao, no mercado, dos produtos brasileiros, excessiva intromisso das outras naes no nosso comrcio colonial (supostamente exclusivo), dfice crnico da balana comercial. A crise e a conscincia da nossa excessiva dependncia face Inglaterra coincidiram com o governo do Marqus de Pombal, ministro todo-poderoso do rei D.Jos. Homem de ferro, poltico impiedoso mas estadista de vulto, o Marqus ps em prtica um conjunto de medidas tendentes ao reforo da economia nacional, suporte imprescindvel grandeza do rei e do Estado que servia. Os grandes objectivos da poltica pombalina foram a reduo do dfice e a nacionalizao do sistema comercial portugus passando o seu controlo e os seus benefcios para as mos dos nacionais. Para isso impunha-se a diminuir a importao de bens de consumo, relanar as indstrias e oferecer ao comrcio portugus estruturas que lhe garantissem a segurana e rentabilidade. Seguindo mximas mercantilistas, Pombal imps ao Estado e a si prprio essa grande tarefa. Em 1755, o rei criava, por inspirao do seu ministro, a Junta do Comrcio, rgo de amplos poderes, ao qual competia a regulao de boa parte da actividade econmica do reino. Entre outras funes, a Junta encarregava-se de reprimir o contrabando, intervir na importao de produtos manufacturados, vigiar as alfndegas, coordenar a partida das frotas para o Brasil, licenciar a abertura de lojas e actividades dos homens de negcios. A nacionalizao e reorganizao do comrcio passou tambm pela criao

de companhias monopolistas privilegiadas. Juntando o que de melhor havia na burguesia mercantil portuguesa, concentrando capitais privados e do Estado, as companhias procuravam constituir-se como entidades altura de se baterem, comercialmente, com o comrcio ingls. Entre estas companhias h que realar as que operavam no Brasil e tambm a Companhia das Vinhas do Alto Douro, encarregue da produo e comrcio de vinhos generosos do Douro que, como muitos outros sectores, se encontrava submetido aos interesses britnicos. Enceta a revalorizao do sector manufactureiro, perseguindo os mesmos objectivos do Conde da Ericeira. Revitalizou antigas fbricas e criou outras novas, como a Real Fbrica de Lanifcios de Portalegre. Pertencentes ao Estado ou a particulares, todas as manufacturas receberam privilgios (instalaes, subsdios, exclusividade) e foram providas de tcnica, com a chegada de artfices estrangeiros. Consciente de que o progresso econmico passava pela promoo social da burguesia, o Marqus valorizou a classe mercantil, tornando-a capaz e conferindo-lhe maior estatuto social. Apostou no ensino tcnico, criando, em 1759, a Aula do Comrcio, para preparar futuros homens de negcios. Alguns anos mais tarde, o grande comrcio foi considerado profisso nobre, necessria e proveitosa, conferindo alta burguesia, accionista das companhias monopolistas, o estatuto social da Nobreza que, data, abria as portas a numerosos cargos e dignidades sociais (princpio da mobilidade social). Igualmente Pombal acabou com a distino entre Cristos-Velhos e Cristos-Novos (a comunidade judaica, que por imposio abraa a F Crist, que se dedicava aos negcios) e subordina o Tribunal do Santo Ofcio (Inquisio) Coroa, de forma a que os homens de negcios pudessem respirar e trabalhar em segurana. Lembro que a usura (cobrar juros pelo emprstimo era, luz da Igreja, um pecado mortal e sinnimo de prtica judaica).

Os resultados da poltica econmica e social de Pombal fizeram sentir-se de imediato. As reas econmicas controladas pelas companhias prosperavam, desenvolveram-se outros produtos como o algodo, o caf e o cacau, em muitos ramos da indstria as produes internas substituiram as importaes e aumentaram as exportaes para o Brasil, de produtos manufacturados da metrpole. Nos decnios que se seguiram, foi graas s medidas pombalinas que Portugal viveu a sua melhor poca comercial de sempre: entre 1796 e

1807, a balana comercial obteve saldo positivo, revelando um superavit em relao aos parceiros estrangeiros. Estes resultados devem-se tambm quebra do mercado colonial americano, a partir da Guerra da Independncia entre as colnias inglesas e Inglaterra, e s guerras que os ingleses mantiveram com a Frana no Canad (Guerra dos 7 anos). Para alm disso, o final do sculo XVIII marcado pela Revoluo Francesa. Portugal prospera... #5 2. A crtica da monarquia absoluta e as origens da ideologia liberal A recusa do absolutismo e os novos princpios de organizao social em Inglaterra: valor do indivduo, livre iniciativa, tolerncia, separao dos poderes. O iluminismo: a apologia da razo; o primado da cincia.

O CONTRIBUTO DO PENSAMENTO DE LOCKE PARA A CONSTRUO DA IDEOLOGIA LIBERAL A filosofia de Locke est intimamente ligada necessidade poltica de encontrar uma resposta para os graves conflitos polticos e religiosos que devastavam a Inglaterra no sculo XVII, respondendo questo: Como devemos viver? Que podemos conhecer e quais os limites do nosso conhecimento? No pois de estranhar que a sua filosofia seja pouco sistemtica, revelando mesmo falta de unidade. Locke um filsofo de transio entre as concepes medievais e as ideias modernas. Participa com os seus amigos e colegas na Royal Society, onde se renem os filsofos experimentais. Em termos morais, polticos e na religio, acredita numa lei natural divina. As suas concepes apoiam-se neste campo, na Biblia, em S.Toms de Aquino e nos tericos do direito natural. H contudo, um aspecto a que sempre se manteve fiel na sua filosofia: a exigncia de uma autonomia radical dos indivduos. Estes so livres de pensar, julgar e agir por si mesmos. A autonomia do individuo a sua liberdade e esta nunca deve ser alienada em circunstncia alguma, sob pena de se negar aquilo que de mais essencial existe nos seres humanos. A sociedade foi constituida para garantir a garantir. Trata-se de um direito natural inalienvel. Ideias Polticas: Locke parte da suposio que os homens no princpio dos tempos (estado de natureza) viviam em plena liberdade e igualdade entre si. Os homens, por conseguinte, nasciam livres, independentes e eram apenas governados pela sua prpria razo. O nico direito que reconhecem ( o direito natural) o que os proibe de roubar ou destruir a vida, a liberdade e a propriedade de outros. Vendo a vantagem em se associarem para resolverem os seus conflitos de

interesses e protegerem os seus direitos, estabelecerem um contrato social criando assim uma comunidade (sociedade organizada). Estes homens no eram nem maus (como afirmava Hobbes), nem bons (como defender depois Rousseau), mas apenas seres susceptveis de serem aperfeioados. A funo do governo, neste quadro, limitava-se a garantir o respeito pelos direitos naturais (a vida, a liberdade e os bens) dos cidados. O bem pblico deve servir s realizaes individuais e no a fins colectivos indefiniveis. Locke apontado como o principal fundador do liberalismo. Estas ideias polticas esto, neste ponto, em consonncia com as suas teses empiristas. Assim como no existem ideias inatas na mente, tambm no existe poder que se possa considerar inato e de origem divina, como defendiam os tericos do absolutismo. Separao de Poderes: Locke advoga a separao de poderes, nomeadamente entre o legislativo e o executivo. O poder supremo o legislativo, mas este est limitado pelos direitos naturais dos cidados. A ele compete publicar as leis que protegem a vida, os direitos dos cidados. O poder executivo est limitado pelo poder legislativo, mas acima de ambos esto os direitos naturais dos cidados. No caso destes serem violados, estes tem toda a legitimidade para resistirem ao poder constitudo. Tolerncia: Locke defendia que a tolerncia era algo intrnseco ao cristianismo, assim como razo natural. Para sustentar a tolerncia na Biblia, faz uma separao entre a "letra" e o "esprito da letra". A Biblia devia ser lida luz da razo, depurando-a de tudo aquilo que fosse contrrio prpria tolerncia. Locke, na Carta sobre a Tolerncia, ir procurar mostrar que: 1. A perseguio por motivos religiosos ilegitima, quer seja realizada pelo Estado, quer pela Igreja; 2.O Estado no tem por funo ocupar-se da salvao das almas; 3. A Igreja, no tem legitimidade para aplicar sanes e penas que saiam do foro espiritual. 4. Em todo o caso, todas as sanes so inteis neste domnio, dado que no h meios de garantir a adopo de uma dada crena pelos individuos forados a tal. A questo da tolerncia foi durante sculos tratada como a atitude que os governantes tinham para com as crenas e religies minoritrias. Defendia-se que a unidade poltica de um pas dependia em grande medida da sua unidade religiosa. Ora, Locke advoga de forma inequvoca a separao entre a poltica e a religio, defendendo que o Estado no se deve imiscuir nas opes religiosas dos cidados. Os dois tem domnios muitos distintos e que no so coincidentes. A religio como domnio a salvao pela f e o culto a Deus e o Estado os interesses civis. A salvao do individuo distinta da sua utilidade neste mundo. Apesar disso possuem algumas semelhanas.

A Igreja uma sociedade livres de homens voluntariamente reunidos para praticarem um mesmo culto a Deus e obterem a salvao das suas almas. A sociedade tambm uma associao de indivduos que fizeram entre si um contrato de reunio. Mas ao contrrio da sociedade, uma Igreja, no pode exercer qualquer tipo de violncia sobre os seus membros. Os seus nicos meios de aco so a exortao e a advertncia.Tambm as igrejas se devem tolerar entre si, agir pacificamente e dispensar-se a apelar para os magistrados ( o Poder Civil). A fundamentao para esta posio, est no facto de Locke sustentar que nenhuma crena pode ser imposta. No se cr porque se obrigado, nem porque se quer. A crena, como a salvao da alma s diz respeito ao foro intimo de cada um, onde surge como uma luz interior, uma evidncia. Neste sentido, a manifestao pblica de certas formas de culto, podem no ter qualquer correspondncia em termos de crena dos que nela participam. A Igreja s pode assim favorecer a comunho das crenas, mas estas em rigor, estas so incomunicveis. No h meios de saber se os indivduos acreditam ou no nelas. A interveno do Estado est limitadissima na esfera religiosa. O Estado deve apenas limitar-se aos actos de interesse pblico, isto , assegurar a ordem e a paz indispensveis ao bem estar dos indivduos, a sua prosperidade econmica e segurana. A tolerncia tem contudo limites. No se pode tolerar aqueles colocam em causa a prpria tolerncia: os catlicos e os ateus. Os primeiros devido sua obedincia ao Papa e intolerncia que do mostras para com as outras religies. Os segundos porque para eles as promessas no tm valor, pondo assim em causa os fundamentos das sociedades humanas.

Durante os sculos XV, XVI e XVII, a concepo medieval da sociedade e a viso tradicionalista do mundo forma postas em causa atravs de: . Crena na excelncia do Esprito Humano (Antropocentrismo) . Progressos tcnico-cientficos . Prtica da Observao / experimentao . Exerccio do esprito crtico / dvida metdica Racionalismo . Filosofia de Locke: busca da felicidade e do prazer na base da tolerncia e do respeito pelos direitos dos indivduos ILUMINISMO (sculo XVIII) surge na Inglaterra e difunde-se na Frana . Primado (das Luzes) da Razo na compreenso do mundo e na resoluo de problemas . Viso optimista do destino da Humanidade CONTESTA: . Privilgios e distines sociais

. Servido ; escravatura . Origem divina do Poder . Concentrao dos Poderes . Proteccionismo Econmico . Fanatismo, dogma, superstio DEFENDE: . Direito Natural / Moral Natural . Educao. Contrato Social . Soberania Popular . Diviso dos Poderes . Tolerncia Religiosa DIFUNDE-SE ATRAVS DE: .Enciclopdia de Diderot e dAlembert / construo da Opinio Pblica (cafs, academias,jornais e folhetins) .Maonaria: esprito aberto, crena na fraternidade, igualdade e liberdade NOVAS CONCEPES DO PODER Novos Conceitos do Homem e de Cidado Soberania Nacional : os povos como detentores do Poder Poltico Contrato Social (Locke e Rosseau) Diviso do Poder (Legislativo, Judicial e Executivo) Introduo do Poder Moderador (O Esprito das Leis de Montesquieu) Nascimento do Movimentos Nacionalistas e Liberais DEFESA E VALORIZAO DA EDUCAO Desenvolvimento das faculdades naturais (Rosseau) Universalidade da educao : igualdade natural das mulheres O Estado como garantia dessa necessidade educativa Completa Reforma do Ensino (Verney, em Portugal) #6 ATENO: esta parte da matria altamente importante!

3.2. A implantao do liberalismo em Portugal Antecedentes e conjuntura: 1807 a 1820. A revoluo de 1820 e as resistncias ao liberalismo (1820-1834): precariedade da legislao vintista de carcter socioeconmico; desagregao do imprio colonial. Constituio de 1822 e Carta Constitucional de 1826. OBJECTIVO 1: Mostrar a coexistncia do Antigo Regime com foras

predispostas inovao no Portugal de incios de Oitocentos. - uma Sociedade de Ordens, fortemente hierarquizada, em que prevaleciam os privilgios do Clero e da Nobreza. - uma economia agrcola, de fraco rendimento, em que os camponeses viviam na dependncia dos senhores da terra - um sistema poltico absolutista, submetido regncia do prncipe D.Joo (futuro D.Joo VI) e represso da Inquisio, pela Real Mesa Censria (rgo fundado pelo M. de Pombal com o objectivo de vigiar as obras literrias consideradas perigosas ) e pela Intendncia-Geral da Polcia.

A SOCIEDADE DE ANTIGO REGIME: o POVO suporta o peso das obrigaes para o CLERO e NOBREZA Contudo criava-se um ambiente propcio mudana: - o impacto da Revoluo Francesa e da Independncia Americana em finais do sculo XVIIII, geografia dos movimentos liberais oitocentistas. - a Maonaria (organizao secreta que defendia os valores iluministas) - a burguesia comercial, desejosa de se impor socialmente.

OBJECTIVO 2: Explicar a invaso de Portugal pelas tropas de Napoleo. - O Bloqueio Continental decretado por Napoleo em 1806 para impedir as naes europeias de estabelecerem comrcio com a Inglaterra. Portugal, aliado histrico de Inglaterra, desrespeitou esse bloqueio. - 3 invases ( Junot, entre 1807 e 1808; Soult, em 1809, que retira aps a chegada de tropas britnicas e Massena, 1810-11, cuja invaso interceptada nas Linhas de Torres pelas tropas anglo-lusas) OBJECTIVO 3 Relacionar a conjuntura poltica, econmica e social resultante das Invases com a ecloso da Revoluo Liberal de 1820 - CONJUNTURA POLTICA: a) A mudana da Corte para o Rio de Janeiro, aquando das invases para preservar a independncia de Portugal e evitar a dissoluo da dinastia de Bragana, foi entendida como um acto de cobardia e fuga pelos sbditos, contribuindo para o descrdito da Monarquia Absolutista. b) Na ausncia do Prncipe Regente D.Joo (a Rainha D.Maria tinha enlouquecido) Portugal ficara sob domnio ingls, a cabo do Marechal William Beresford e da sua Junta Governativa. Organizou a defesa contra os franceses,

controlou a economia e exerceu represso a todos os que mostravam ideias jacobinistas ). A Revoluo Liberal eclode com a ausncia de Beresford no Brasil.

Gomes Freire de Andrade, lder da Maonaria Portuguesa c) O movimento Liberal em Espanha de 1820 contribui para o disseminar das ideias liberais em Portugal.

Em 1807, a Famlia Real muda-se para o Brasil, na tentativa de mater a independncia portuguesa

- CONJUNTURA ECONMICA: a) desorganizao econmica e dfice financeiro resultantes das invases b) com a Famlia Real no Brasil, o regente procedeu a uma profunda organizao da economia brasileira: - em 1808, D.Joo abre os portos brasileiros ao comrcio estrangeiro, acabando como o sistema colonial exclusivo da burguesia portuguesa. - Em 1810, assina-se o Tratado de Comrcio com a Inglaterra, que favorece a entrada de manufacturas britnicas no Brasil. - CONJUNTURA SOCIAL: A burguesia, sendo o grupo mais afectado pela crise comercial e industrial decorrente da conjuntura poltica, era o mais descontente, logo mais aberto revolta. A constituio do Grupo do Sindrio (composto por Maons, Burgueses e Militares descontentes com o afastamento das esferas mais altas do exrcito) por Manuel Fernandes Toms (maon), no Porto, revelou a tomada de uma nova conscincia poltica.

Manuel Fernandes Toms, fundador do Sindrio, organizao secreta e conspirativa que organizou o pronunciamento de Agosto de 1820 no Porto. OBJECTIVO 4: Analisar a aco do Vintismo Em 24 de Agosto de 1820 triunfa no Porto a Revoluo Liberal Portuguesa. No seu Manifesto aos Portugueses, Manuel Fernandes Toms explicita os objectivos do pronunciamento militar: - Reunio das Cortes, elaborao de uma Constituio e uma Governao justa que devolvesse ao pas a dignidade e o progresso econmico. - Formao de uma Junta Provisria de Supremo Governo do Reino que governaria o pas durante 4 meses e organizaria eleies para as Cortes Gerais Extraordinrias e Constituintes da Nao Portuguesa. Dessa reunio (1821-22) resultaria a Constituio de 1822, elaborada de acordo com a maioria da ala mais progressista da assembleia de deputados. O Vintismo por isso mesmo umacorrente liberal radical que vigorou em Portugal entre 1822 e 1826, apesar dos constantes golpes e oposies absolutistas sua vigncia e medidas: - elaborao da Constituio de 1822 e instituio do Parlamentarismo - liberdade de expresso, fim da Inquisio, da censura (com efeitos no ensino e imprensa) - eliminao dos privilgios do Clero e Nobreza: fim da Dzima; a Reforma dos Forais libertou os camponeses da prestao de grandes direitos senhoriais. OBJECTIVO 5: Reconhecer no processo de independncia do Brasil uma das razes para o fracasso do Vintismo O Vintismo fracassou por vrios motivos: - Pela oposio crescente das ordens privilegiadas que no queriam perder os seus direitos; - Pelo descontentamento das massas populares que pretendiam uma reforma scio-econmica mais profunda, que anulasse as estruturas de Antigo Regime; ao invs o Vintismo favoreceu a burguesia rural em detrimento do pequeno campesinato pois a maioria dos deputados das Cortes eram proprietrios fundirios e a anulao das rendas senhoriais no surtiu o efeito desejado (em vez de serem pagas em gneros, seriam pagas em dinheiro, a taxas de converso nada uniformes) - Pela actuao antibrasileira das Cortes: obrigam o regresso de D.Joo VI a Portugal para assinar a Constituio, parando assim com o desenvolvimento econmico brasileiro. A aco das Cortes visava retirar autonomia ao Brasil e restituir a exclusividade do trfico comercial Burguesia portuguesa. - D.Joo VI deixa no Brasil o seu filho D.Pedro como Prncipe Regente, que seria chamado obrigatoriamente a Portugal a pretexto de ser educado na Europa.

- Toda esta arrogncia Vintista contribuiu para o aceleramento das tendncias independentistas brasileiras. Em 1822, D.Pedro coroado o primeiro Imperador do Brasil e decreta a independncia brasileira. A perda do Brasil resultou no profundo mal-estar social face perda da principal colnia e suporte econmico do nosso pas. S em 1825, Portugal viria a reconhecer o Brasil como independente. #7 ATENO: nas aulas do 11 ano, analismos um quadro em que se estabelecia uma comparao entre a Constituio de 1822, a Carta Constitucional de 1826 e a Carta de Luis XVIII (Frana, que serviu de inspirao Carta de 1826). favor de ter esse quadro presente. No foram fceis os caminhos para a implantao do Liberalismo Vintista em Portugal. Muitas foram as circunstncias, externas e internas, que condicionaram o seu sucesso. Com a derrota da Frana Napolenica, o Congresso de Viena (ustria, 1815) marcou a necessidade de consertar a Europa desfeita aps as diversas guerras. Era necessrio salvaguardar a ordem antiga das monarquias europeias e evitar que as tendncias nacionalistas e liberais radicais proliferassem. Ficaria, inclusive, Portugal e Brasil como um Reino Unido de Portugal e Brasil. O nosso pas, aps 1820, comprometer-se-ia com a imposio de sucessivos bloqueios econmicos e diplomticos devido s tendncias revolucionrias. No obstante, a oposio absolutista teria o apoio da Qudrupla Aliana (aliana militar entre a Inglaterra, Rssia, ustria e Prssia) na sua causa. A contra-revoluo absolutista fez-se logo sentir: a rainha Carlota Joaquina e o seu filho mais novo, infante D.Miguel, foram a cara deste movimento descontente com o fim dos privilgios senhoriais. Com o retorno da Espanha ao Absolutismo (Fernando VII, irmo de Carlota Joaquina), a contra-revoluo portuguesa animou-se. Em Maio de 1823 e Abril de 1824, os episdios da Vilafrancada e Abrilada, respectivamente, marcaram este processo contra-revolucionrio: D.Miguel apelou nesses golpes necessidade de livrar Portugal destes vergonhosos excessos liberais que envergonham a Ptria. D.Joo VI, que regressara em 1822 a Portugal para assinar a Constituio, forado a rever o mesmo diploma e a remodelar o governo. Em 1824, a Abrilada marcou um golpe de Estado com vista a prender os membros do governo e a entregar a regncia Rainha, mulher do Rei D.Joo. Com o insucesso do golpe, D.Miguel exilado, a mando do Rei D.Joo VI. Mas o Vintismo e a Constituio de 1822 caam

A Vilafrancada (Maio de 1823) marcou o movimento de resitncia ao Vintismo, na figura do Infante D.Miguel. Em 1826, morre D.Joo VI. Surgem novas ondas de contestao e de desestabilizao. Surge o problema da sucesso: D.Pedro, mais velho, era o legtimo sucessor mas era o Imperador do Brasil. O seu filho mais novo, D.Miguel, estava exilado e era fiel causa absolutista. Ficaria Portugal sob um Conselho de Regncia, presidido pela filha de D.Joo VI, infanta Isabel Maria. D.Pedro, herdeiro legtimo da Coroa Portuguesa confirma a irm como Regente e toma uma srie de medidas conciliatrias.

D.Pedro, legtimo sucessor de D.Joo VI, imperador do Brasil. Prescinde dos seus direitos a favor da sua filha Maria da Glria (que deveria casar com D.Miguel, seu tio, que seria regente at maioridade da sobrinha). Promulgou a Carta Constitucional que vigoraria, apesar dos actos Adicionais e alguns golpes, at 5 de Outubro de 1910. A promulgao de uma Carta Constitucional em Abril de 1826 revela a tendncia mais moderada de D.Pedro, numa tentativa de amenizar o radicalismo vintista e a revolta absolutista. Procura tambm atribuir o poder poltico aos interesses da burguesia com a eleio para a Cmara de Deputados a estar dependente dos rendimentos anuais. Abdica dos seus legtimos direitos Coroa na sua filha mais velha, infanta

Maria da Glria (futura D.Maria II) de sete anos poca. Esta deveria casar, por procurao, com o seu tio (irmo de D.Pedro) D.Miguel e este, at Maria da Glria atingir a maioridade, deveria assumir a regncia. Mais moderada que a Constituio, a Carta Constitucional destaca-se do diploma anterior por ter sido outorgada e imposta pelo governante e no pelo juramento dos representantes da Nao. Visa uma recuperao do poder real e dos privilgios da Nobreza. Um sistema de duas cmaras (pares do Reino e deputados). Para alm disso. D.Pedro inspira-se no modelo constitucional francs (Benjamin Constant) na inovao de um quarto poder: o moderador, a cargo do Rei (nomeao dos Pares, convocao de Cortes e dissoluo da Cmara de Deputados, nomeao e destituio do Governo e Tribunais, concesso de amnistias e perdes e direito de vetar leis). portanto um documento mais moderado e abrangente: os direitos do indivduo estariam no final do documento. Era um retrocesso em relao ao Vintismo (Constituio de 1822). Sob ordens de D.Pedro, D.Miguel regressa em 1828. Com o descontentamento ainda patente, convoca Cortes maneira tradicional, ou seja, por ordens sociais, onde se faz aclamar Rei Absoluto. Persegue os malhados (como os absolutistas chamavam, de modo depreciativo, aos liberais) e muitos fugiram para Inglaterra e Frana, onde iriam organizar a resistncia.

D.Miguel regressa a Portugal (aps o exlio) para cumprir os desgnios do irmo D.Pedro. Casado com a sobrinha, assumiria a regncia at esta ser maior de idade. No cumpriu e fez-se aclamar Rei Absoluto, convocando as Cortes maneira tradicional (por Ordens Sociais) A partir de 1831, D.Pedro volta a Portugal para defender os interesses da filha Maria da Glria, ou seja, p-la no trono. Organiza na Ilha Terceira a resistncia. Garante apoios nos pases liberais para evitar a usurpao do poder que seu irmo tinha levado a cabo. Desembarcando na praia do Mindelo (Porto), o exrcito liberal resistiu ao cerco absolutista cidade do Porto. Entre 1832 e 1834, viveu-se uma Guerra Civil entre Miguelistas e Liberais. A desero de soldados, a falta de apoio popular e o crescente apoio estrangeiro a D.Pedro, levaram D.Miguel derrota. Assinou a deposio de armas na Conveno de vora-Monte e parte definitivamente para o exlio. O Liberalismo Constitucional implanta-se definitivamente em Portugal.

A Guerra Civil entre D.Pedro (liberais) e D.Miguel (absolutista) dividiu o pas de 1831 a 1834.Repare na imagem: quem apoia a causa de quem? Caricatura da poca. #8 A Conveno de vora-Monte marcou o triunfo de um novo Portugal poltico. errado pensar que, com a Guerra Civil e a derrota miguelista, o sentimento nacional tornou-se unnime quanto questo da natureza da Monarquia: se constitucional e assente no chamado Liberalismo Poltico; se tradicionalista e assente na linha doutrinria do Absolutismo. Vrias foram as esperanas para este Portugal que, a partir de 1834, renasce. O regime legitimado pela Carta Constitucional, suportado pela fora de um parlamento (apesar das diferenas entre as duas cmaras) e encabeado pelo Poder Moderador do Monarca no ter vida fcil, pois muitas continuaro a ser as diferenas quanto ao melhor rumo. D.Miguelcontinuar a ser sinnimo de esperana para aqueles que continuam a ver neste sistema constitucional um perigo aos seus antigos morgadios e privilgios. D.Pedro morre logo aps a Conveno.

D.Maria II, Rainha de Portugal por vontade de seu pai D.Pedro IV. Chegou a casar com o tio D.Miguel mas, face aos problemas polticos, o casamento nunca foi consumado. Repara na Carta Constitucional que, em sinal de juramento, D.Maria II guarda.

Caminho aberto para o seu projecto Cartista, personificado na sua filha Maria da Glria, agora D.Maria II. o Portugal da esperana burguesa! E nisso reparemos nos elementos que compem a Cmara de Deputados, reparemos em quem poder, luz da Carta, votar e escolher os deputados. Que interesses condicionaro o funcionamento das Cortes liberais? o fim de um Portugal Velho, Absolutista e Tradicionalista. Alexandre Herculano chamou-lhe Portugal Novo, Portugal Romntico: renovador, liberal e inovadormas consciente do atraso em relao a uma Europa j na era do Caminho de Ferro. Herculano chama a este Novo Portugal o triunfo de uma Nova Aristocracia: cada um vale pelo seu potencial e no pelos seus antepassados! Na linha das polticas de mobilidade social, esta nova aristocracia uma sociedade ligada aos negcios, aos capitais e por isso h todo o interesse em salvaguardar os interesses desta elite. O triunfo do Liberalismo Poltico pauta igualmente o triunfo do Liberalismo Econmico. Foi esta uma das esperanas mais ecoadas no iderio vintista e, agora, no iderio cartista. Qual ser o papel do Estado a partir daqui? #9 O novo ordenamento poltico e social (1834-1851): importncia da legislao de Mouzinho da Silveira e dos projectos setembrista e cabralista.

Da esquerda para a direita, vemos Mouzinho da Silveira e alguns apoiantes da causa de D.Pedro IV. direita sentado, Silva Carvalho, ministro da Fazenda responsvel pela venda em hasta pblica dos bens nacionalizados. (Sala dos Passos Perdidos, Palcio S.Bento, um dos 6 painis da autoria de Columbano Bordalo Pinheiro) Desde que assumiu a Junta Liberal na Ilha Terceira, D.Pedro tratou de comear a encetar as primeiras reformas com vista implantao do Liberalismo. Mesmo em guerra, D.Pedro formava, nos Aores, o primeiro governo liberal que iria levar a cabo as primeiras reformas legislativas. impossvel, neste quadro, esquecer a importncia legisladora de Jos Xavier Mouzinho da Silveira, ministro da Fazenda e da Justia. Para Mouzinho da Silveira, sem terra livre em vo se invoca a liberdade poltica. O seu campo de aco incidiu em reformas que visavam regular os excessos vintistas cometidos em relao s expropriaes fundirias, pequenos morgadios (direitos fundirios de carcter hereditrio), forais (organizao social, poltica e econmica dos concelhos) e os dzimos eclesisticos. libertao da propriedade fundiria, seguiu-se a libertao do comrcio e o fim dos monoplios e privilgios na organizao das actividades econmicas. Extinguiram-se portagens e demais encargos relativos circulao interna do comrcio e renovaram-se as Pautas Aduaneiras para as exportaes. Para alm destas reformas, Mouzinho levou a cabo uma nova organizao da administrao do Pas, dividindo-o em provncias, comarcas e concelhos, presididos por funcionrios nomeados pelo Monarca. Importante foi igualmente o Registo Civil que criava o Cidado como parte integrante da Nao, com deveres e direitos fundamentais. A Igreja perde assim esse privilgio. Em termos judiciais, reorganizao dos tribunais e esferas judiciais. Criava-se o Supremo Tribunal de Justia, efectivando a separao do Poder Judicial (medida liberal). A lei deve ser a mesma para todos. Em termos de finanas pblicas, cria-se um sistema de tributao nacional centralizado, que viria a substituir o antigo sistema local, dependente dos privilgios de senhores nobres e eclesisticos. Se D.Pedro acabou com o Absolutismo atravs das armas, a legislao de Mouzinho da Silveira demoliria os particularismos e privilgios do Antigo

Regime. Como dizia Herculano, o Portugal Moderno que agora emerge! Outras reformas: O Cdigo Comercial de Ferreira Borges, que tem como base doutrinria a livre-circulao e distribuio de produtos. A extino das ordens religiosas e respectiva nacionalizao dos seus bens, por Joaquim Antnio Aguiar, foi uma lei que envolveu enorme polmica. Nacionalizao dos Bens da Coroa, da casa das rainhas e dos infantes, da Universidade de Coimbra e de propriedades antigamente pertencentes velha aristocracia tradadicional. O novo ministro da Fazenda, Silva Carvalho, procedeu venda em hasta pblica destes bens para contrair a dvida pblica, evitando impopulares lanamentos de impostos. Muitos foram os burgueses que beneficiaram destas privatizaes de bens do Estado, gerando acesa polmica. # 10 O Governo Setembrista (1836-42) A vitria do Liberalismo, em 1834, no significou a estabilidade por que o pas tanto ansiava. Apenas dois anos aps o triunfo da Carta Constitucional, a Revoluo de Setembro de 1836 veio trazer de novo a agitao ao seio da poltica portuguesa. Ao contrrio da Revoluo de 1820 (que viria a inaugurar o perodo vintista em Portugal), este movimento teve uma base eminentemente civil e, s depois, os militares tero aderido. Levado a cabo pela mdia e pequena burguesia e com largo apoio nas camadas mais baixas da sociedade, este movimento assumese como uma reaco aos excessos de misria resultantes da Guerra Civil e ao Governo Cartista, acusado de corrupo e de beneficiar os interesses da alta burguesia, enriquecida aps a venda e hasta pblica dos bens nacionalizados e cumulada de ttulos de nobreza. Ao invs da Carta Constitucional, os setembristas propunham o retorno Constituio de 1822, sombra da qual se ergueria um governo mais democrtico. Com o apoio do exrcito e um clima de revolta contra o governo, a rainha D.Maria II acabou por entregar o governo aos revoltosos. Deste novo governo, sobressaram as figuras de S da Bandeira, visconde e militar, e do parlamentar Passos Manuel. Como rumo poltico, a proposta era a valorizao da soberania da Nao, reduzindo a interveno rgia (retorno Constituio). Para isso, elaborou-se um novo texto constitucional que assumia um compromisso entre o esprito monrquico cartista e o radicalismo vintista: a Constituio de 1838. Destaca-se o fim do poder moderador.

Manuel da Silva Passos, conhecido por Passos Manuel: o principal poltico setembrista. Props um retorno Constituio de 1822. A Constituio de 1838 marca uma aliana enttre os vintistas puros e os cartistas. Nacionalismo econmico, viragem para frica, reformas administrativas e fiscais e o Ensino foram algumas das metas do Setembrismo.

Volta-se a relevar os direitos individuais, a soberania da Nao como base democrtica do poder; bicameralismo democrtico (eleito directamente). Em termos econmicos, procura-se desenvolver a pequena e mdia burguesia, decididas a libertar Portugal da dependncia inglesa. Uma srie de pautas aduaneiras proteccionistas deixavam antever um certo nacionalismo econmico. Fomentou-se o associativismo empresarial com associaes ligadas a vrios sectores econmicos. Importante foi, aps a perda do Brasil como domnio econmico exclusivo, a viragem que o governo de S da Bandeira e Passos Manuel empreendeu para a explorao colonial de frica que, at a, era apenas um reservatrio de mo-de-obra escrava. O ensino no foi esquecido: a qualificao de elites atravs de reformas desde o ensino primrio ao superior, passando pelo ensino tcnico. Famosos seriam os Liceus fundados porPassos Manuel que respondiam aos apelos da pequena e mdia burguesias com vista a formar os seus filhos para a educao superior. A falta de professores qualificados no trouxe um sucesso inicial a estas medidas.

O antigo Liceu Passos Manuel, em Lisboa: a reforma do Ensino era um dos pilares do governo Setembrista, para formar os filhos da pequena e mdia burguesia! A falta de professores qualificados fez com que, a curto prazo, esta reforma no surtisse grande efeito.

Passos Manuel seria acusado de alguma falta de coragem poltica ao no abolir gravosos impostos para o pequeno campesinato e ao no penalizar os grandes proprietrios. O proteccionismo econmico no teve os efeitos que se desejavam. A instabilidade poltica continuaria

O Governo Cabralista (o perodo de Costa Cabral) Com efeito, o governo de Passos Manuel e S da Bandeira (setembristas) enfrentou durante a sua vigncia constantes tentativas de restaurao da Carta Constitucional. Em Fevereiro de 1842, o prprio ministro da Justia, Antnio Bernardo da Costa Cabral, ps termo Constituio Setembrista de 1838 num golpe de Estado pacfico. A nova governao, que ficaria conhecida como cabralismo, estruturou-se nos princpios da Carta de 1826 e fez regressar ao poder a grande burguesia. Sob a bandeira da ordem pblica e desenvolvimento econmico, Costa Cabral apostou no desenvolvimento da indstria, das obras pblicas, nas reformas do aparelho administrativo e fiscal. Difundiu-se a energia a vapor; construo e reparao de estradas e pontes. Criou-se o Tribunal de Contas (1849) para fiscalizar as receitas e despesas do Estado.

Costa Cabral, ex-ministro setembrista, lidera o governo a partir de 1842, retornando Carta Constitucional. Ordem Pblica e Autoridade foram as traves mestras do seu programa Polmica seria a Lei do Covato (1846), que proibia os enterros em igrejas, luz das leis da Sade. A postura autoritria e inovadora de Costa Cabral foi motivo de diversos motins populares, apoiados pelos seus opositores. Entre 1846 e 1847, Portugal divide-se entre os apoiantes de Costa Cabral e Juntas Revolucionrias que aliavam os interesses de Cartistas Puros, Setembristas e at Miguelistas! As primeiras revoltas surgem no Minho: ficariam conhecidas como as Revoltas da Maria da Fonte, reagindo contra a Leis do Covato e contra a tributao imposta para a construo de estradas. A esta cobrana burocrtica de impostos seria atribudo o termo pejorativo, pelos populares, de papeleta da ladroeira!

A revolta da Maria da Fonte: movimento de protesto popular, com origem no Minho, contra o radicalismo das polticas de Costa Cabral

Esttua de homenagem Maria da Fonte (Lisboa): o simbolismo deste movimento assenta na soberania da Nao A partir do momento em que a Rainha no realiza eleies directas para a Cmara de Deputados, as Juntas Revolucionrias comeam uma Guerra Civilque se alastra pelo pas com o objectivo de depor a rainha e Costa Cabral. Este movimento ficaria conhecido como a Guerra da Patuleia (significa os patas ao lu, mas em castelhano, significar soldadesca

sem disciplina). Guerra da Patuleia: soldados do governo castigam um popular durante o conflito civil. O Governo de Lisboa teve de pedir a interveno da Qudrupla Aliana (Congresso de Viena de 1815) em Portugal. A Conveno do Gramido garantiu uma amnistia geral e um acordo entre as partes, ficando Portugal sob proteco da mesma Qudrupla Aliana, com um governo que no representasse as faces em luta. Em 1849, Costa Cabral ainda regressa ao governo mas de uma forma mais moderada, sem conseguir estabilizar a vida nacional. Em 1851,Costa Cabral seria afastado definitivamente do governo com o Ministrio da Regenerao de Fontes Pereira de Melo e o Duque de Saldanha.

INTRODUO AO MDULO 3 ATENO: apesar desta parte da matria no ser passvel de exame, convm relembrar alguns aspectos importantes para ajudar a compreender os posts seguintes.

PROGRESSOS CUMULATIVOS DA TCNICA E INVESTIGAO CIENTFICA (A 2 Revoluo Industrial) O aumento da procura, intensificado pelo alargamento das vias de comunicao, exige progressos tcnicos que permitam alcanar os meios de produo adequados s novas exigncias: produzir mais, a baixo custo (necessidade da criatividade para dar resposta a mercados cada vez mais vastos). A electricidade, a qumica orgnica e o motor de exploso (1860) deram origem ao que os economistas e historiadores viriam a apelidar de 2 Revoluo Industrial . a poca em que o progresso tecnolgico est estritamente ligado prpria investigao cientfica. Ser a poca em que cada cincia ir adquirir certo estatuto autnomo (contrariando o saber enciclopdico iluminista), subdividindo-se em especialidades. A evoluo industrial estimuladora dos prprios avanos tecnolgicos, num desejo de lucro crescente, substituindo a tecnologia que se torna obsoleta e j no satisfaz o crescente dinamismo. Podemos ento falar de uma Cumulao de Progressos (tecnolgicos e cientficos). As mquinas a vapor, com este progresso, recebem, em finais do sculo XIX o petrleo transformando-os em motor de exploso (a Qumica a par da Mecnica)

A Civilizao do Ao: a Qumica permite o desenvolvimento da Siderurgia, permitindo a produo do ao (mais duradouro e leve em relao ao ferro). Construo de pontes, mquinas, carris e cascos dos navios. Os avanos tcnicos ao nvel domstico, dos pequenos consumidores so igualmente notrios: a aplicao do pedal, por Singer (1851) mquina de costura domstica. A mquina de escrever, de lavar a roupa, os fsforos e o candeeiro a petrleo so o comprovativo deste carcter cumulativo dos progressos cientfico-tecnolgicos. Nos finais do sculo XIX, novos produtos resultantes da investigao qumica: a borracha, as lacas, as fibras e sedas artificiais e a pelcula fotogrfica (George Eastman, fundador da Kodak Co.). O beto e o cimento (1896) ao nvel da construo civil. A electricidade, transformada em luz, calor ou movimento, representa um progresso inestimvel e usada na iluminao, telgrafo, telefone, transportes e fbricas, substituindo o vapor como fonte de energia.

Inaugurada em 1889, durante a Exposio Mundial da Indstria, em Paris, a Torre Eiffel assinala o primeiro centenrio da Revoluo Francesa. Por outro lado, o famoso monumento imagem de marca do triunfo da Indstria de mos dadas com a Cincia e Tecnologia. Para alm de marcar o triunfo da Civilizao do Ferro e do Ao, a Torre mostra o desejo do esprito humano de chegar ao cu... Para alm disso, a Torre foi construda para albergar um gigantesco posto e antena de Rdio: outras das grandes novidades da segunda metade do sculo XIX AS GRANDES MUTAES NO SECTOR INDUSTRIAL (as concentraes empresariais e industriais) Cerca de 1870, a pequena oficina cede lugar empresa concentrada, ou seja, a produo realizada em grandes fbricas (concentrao geogrfica) que renem avultados capitais por aces (concentrao financeira) onde trabalham numerosos operrios (concentrao da mo-de-obra) os quais vigiam numerosas mquinas (concentrao tcnica). Este gigantismo explicase, por um lado, pela prpria natureza de alguns sectores econmicos (siderurgia, ex) que exigiam mquinas volumosas e um grande nmero de operrios e, por outro lado, por imperativos econmicos que tornavam mais rentvel a grande fbrica, abolindo, assim, a concorrncia das pequenas empresas atravs da criao de monoplios de produo (o grupo Krupp, na Alemanha, e a produo do ao). CONCENTRAES VERTICAIS: controlo por parte de uma empresa das vrias etapas de produo (desde a explorao da matria prima venda do produto acabado). (doc. 29,pg 27 do 11B3)

CONCENTRAES HORIZONTAIS: agrupamento de vrias empresas de um mesmo ramo que combinam, entre si, as condies de produo que consideram melhores para evitar a concorrncia. (doc. 30, pg 27 11B3)

CONCENTRAES BANCRIAS: absoro de bancos mais pequenos pelos bancos maiores (ex, famlia Rockefeller), expandido as suas operaes

financeiras aliando-se ao desenvolvimento industrial atravs de investimentos. PRINCPIOS DE DIRECO CIENTFICA DA EMPRESA (Frederick Taylor) Diviso da produo de um objecto numa srie de movimentos essenciais que cada um dos operrios tem de executar. Pr-definir o tempo mnimo necessrio para a realizao de cada um desses gestos simples. Produo em srie de peas e objectos idnticos standardizao de produo.

O automvel: decisivo e revolucionrio no conceito da nova indutrializao. Repara no desenvolvimento da publicidade! Testa o teu estudo. Tenta reflectir, tendo por base estes tpicos de anlise... 1. Partindo do conceito de cincia aplicada, relacione industrializao e desenvolvimento cientfico-tcnico. 2. Analise cada um dos esquemas atrs apresentados: apresente as suas concluses. 3. Destaque o papel da publicidade no desenvolvimento e afirmao da indstria a partir de meados do sculo XIX. 4. Destaque as principais mudanas no sector empresarial, referindo a sua importncia para a afirmao do sistema capitalista no sculo XIX. 5. Refira a importncia, para a economia capitalista, do pensamento de Frederick Taylor. # 11 ITEM MUITO IMPORTANTE 1.3. A agudizao das diferenas A confiana nos mecanismos auto-reguladores do mercado. As crises

do capitalismo. O mercado internacional e a diviso internacional do trabalho. Os princpios do Liberalismo Econmico encontraram fortes resistncias sua aplicao. Polticos, industriais e grandes proprietrios, muitas vezes defensores convictos da liberdade poltica, olhavam com desconfiana a livre circulao de mercadorias. Proteger a produo nacional da concorrncia estrangeira parecia, a quase todos, a poltica mais acertada. No entanto, a corrente livre-cambista era muito forte na Gr-Bretanha, bero de alguns dos seus principais tericos como Adam Smith (1720-90) e David Ricardo (1772-1823). Segundo Ricardo, a liberdade comercial asseguraria o desenvolvimento e a riqueza de todas as regies do mundo, na medida em que, face concorrncia, cada uma se veria compelida a produzir o que fosse mais compatvel com as suas condies naturais. Esta especializao econmica transformaria o mundo numa imensa fbrica em que cada pas ocupava o lugar de uma prspera oficina. Estas ideias acabaram por se impor pela mo de Sir Robert Peel, chefe do governo britnico em 1841.

Adam Smith, o grande terico do Liberalismo Econmico e do LivreCambismo como base da Riqueza das Naes Comeou por baixar os direitos de entrada que recaam sobre certos produtos bsicos e, aos poucos, a pauta alfandegria do Reino Unido foi diminuindo: em 1840 cobravam-se direitos de entrada sobre 1150 produtos; em 1860, esta lista reduz-se a apenas 48. A adopo do livre-cambismo em Inglaterra teve importantes repercusses no pas e no estrangeiro onde, sob o exemplo britnico, acabaria por se implantar. Entre 1850 e 1870, a tendncia llivrecambista dominou a Europa e mesmo os Estados Unidos, que sempre protegeram a sua indstria, baixaram as tarifas aduaneiras. O comrcio mundial est em profunda expanso.

Sir Robert Peel, primeiro-ministro ingls, ps em prtica o Livre-Cambismo em Inglaterra # 12 As debilidades do Livre-Cambismo O Liberalismo Econmico enquadrava-se perfeitamente na lgica do Capitalismo que dominou o sculo XIX. Quer nos sectores produtivos, quer nas trocas comerciais, a total liberdade de iniciativa era, em teoria, o quadro mais favorvel criao de riqueza e obteno de grandes lucros. Porm as previses de crescimento igual e harmonioso entre todas as naes no se verificaram, contribuindo o livre-cambismo para colocar dificuldades acrrescidas ao processo de industrializao dos pases mais atrasados. Estes viam-se submersos pelos produtos das potncias industriais, com os quais no conseguiam competir; tanto no mercado interno, como no externo. Por sua vez, mesmo nas naes desenvolvidas, o ritmo econmico era abalado por crises cclicas que faziam retrair os negcios e provocavam numerosas falncias. Estas crises, que se sucediam numa periodicidade de 6 a 10 anos, eram de um tipo inteiramente novo. Enquanto as crises tpicas de Antigo Regime eram provocadas pela escassez agrcola, as crises tpicas de Capitalismo deviam-se essencialmente a um excesso de investimento e produo industrial. Eram por isso consideradas Crises de Superproduo, resultantes da prpria dinmica capitalista, que incita a um investimento constante e ao contnuo crescimento da produo e do lucro.

So as contradies deste sistema capitalista: um sistema que se gere a partir do momento em que a liberdade individual a base para o crescimento e

enriquecimento econmico que nunca dever nem poder ser controlado pelo Estado. um sistema que acredita no optimismo prprio do esprito iluminista e liberal! Foi o economista francs Clment Juglar (1824-1905) quem primeiro estudou estes ciclos econmicos e os seus mecanismos. No perodo de crescimento, quando a procura se sobrepe oferta, os preos sobem. Face a este estmulo, instalam-se e ampliam-se as indstrias, recorre-se ao crdito, especula-se na Bolsa. Em breve, porm, por falta de previso financeira e excesso de investimento, a tendncia inverte-se: 1) os stocks acumulam-se nos armazns (superproduo), fazendo as empresas suspender o fabrico e proceder reduo salarial e ao despedimento de trabalhadores. 2) os preos baixam a fim de dar sada s mercadorias acumuladas. Por vezes, destroem-se stocks para evitar que os preos desam demasiado. 3) suspendem-se os pagamentos aos bancos, os crditos e os investimentos financeiros. Esta contraco leva ao crash bolsista, falncia de empresas e entidades bancrias. 4) o desemprego crescente faz diminuir o consumo e a produo decai ainda

mais. Estas crises, que podem iniciar-se num ou vrios pases simultaneamente, propagam-se com rapidez. Dadas as ligaes financeiras e comerciais entre as naes dificilmente se escapa a uma grave crise. Entre 1810, ano em que se regista a primeira crise tpica do Capitalismo, e 1929, quando estala a mais grave de todas, verificaram-se 15 perodos de depresso econmica generalizada, em que se alastrou a misria social e a agitao poltica. Vistas pelos economistas liberais como simples reajustamentos econmicos, o certo que ascrises cclicas do capitalismo suscitaram protestos concertados contra os excessos do liberalismo econmico. No fim do sculo XIX, o proteccionismo volta a ganhar terreno e, aps 1929, volta-se a

discutir a interveno do Estado na Economia.

Postado por JPD s 10:01 0 comentrios # 13 O COMRCIO INTERNACIONAL: TROCAS MULTILATERAIS E EFEITOS DE ARRASTAMENTO O Capitalismo tem por base uma economia de mercado. Quando a finalidade da produo vender para um vasto mercado e , com isso, obter lucros, estamos perante o sistema capitalista. Daqui resulta a importncia dos preos e a consequente criao de bolsas onde aqueles so fixados: nas bolsas de comrcio, as primeiras a serem formadas, onde eram fixados os preos dos principais produtos, sobretudo de origem vegetal (Bolsa de trigo em Chicago, em 1848, bolsa do caf no Brasil e a bolsa das flores na Holanda). Nas bolsas de valores era fixada a capacidade de produo e de venda das grandes empresas industriais, bancrias ou comerciais. O desenvolvimento das indstrias e dos transportes, bem como a tendncia para a diviso internacional do trabalho entre os pases subdesenvolvidos fornecedores de matria-prima e produtos alimentares e os pases desenvolvidos especializados na indstria intensifica o Comrcio Internacional e as trocas multilaterais. Entre 1860 e 1914, o trfego internacional triplicou, sendo a Europa a responsvel por dois teros do comrcio internacional. A primazia da Inglaterra em termos martimos (os clippers , como a Cutty Sark que cruzavam com rapidez o Atlntico) e industriais garantia-lhe o primeiro lugar quanto ao volume e valor do trfego mundial. A Alemanha (j unificada) aproxima-se, a partir de 1885, do poderio britnico, superando a Frana e os crescentes Estados Unidos. O esquema das trocas multilaterais inclui, por um lado, a exportao de produtos industriais dos pases desenvolvidos em troca de artigos de luxo, matrias-primas e produtos agrcolas das colnias e, por outro lado, trocas de

produtos industriais entre os mesmos pases desenvolvidos.

A superioridade industrial e comercial inglesa favoreceu a adopo do Livre Cambismo naquele pas, apesar dos protestos dos agricultores, fortemente penalizados pela livre circulao de cereais importados a baixo preo. Apesar da inspirao inglesa, outros pases, que tentaram seguir o modelo ingls, rapidamente adoptaram medidas de proteccionismo euforia livrecambista (Bismark, chanceler alemo, d principal importncia aos produtos nacionais de modo a suscitar o incremento industrial na Alemanha Unificada). A partir de finais do sculo XIX, a Inglaterra, face a estas medidas proteccionistas dos outros pases, adoptam tambm esssas medidas com vista proteco das suas indstrias.

Em concluso, o Comrcio Internacional e as consequentes as trocas multilaterais exerceram, na economia, uma grande acelerao e aquecimento, dando um efeito de arrastamento sobre as economias que nele participaram. No caso dos novos pases de povoamento europeu (Austrlia, Canad e frica do Sul) a emigrao branca (europeia), o investimento europeu e a exportao de matrias-primas foram condicionantes para o desenvolvimento destes novos estados.

# 14 2. A afirmao da sociedade industrial e urbana 2.1. A exploso populacional; a expanso urbana e o novo urbanismo; migraes internas e emigrao.

Exploso populacional do sculo XIX No sculo XIX, verificou-se um crescimento muito rpido e acentuado da populao mundial e, em especial, da Europa industrializada, falando-se por isso de uma exploso demogrfica. No entanto o fenmeno de crescimento populacional no era novo: a ruptura com o modelo demogrfico antigo data de meados do sculo XVIII. Como caracterizamos este novo modelo demogrfico? 1. Recuo da mortalidade e infantil 2. Declnio da elevada natalidade (a partir de cerca de 1870) 3. A descida da idade do casamento (invertendo para uma idade de casamento tardia) 4. Aumento da esperana mdia de vida para ambos os sexos 5. Aumento da densidade populacional. Estas caractersticas revelaram-se acima de tudo nos pases mais industrializados da Europa (Inglaterra, Frana e Alemanha) e, mais tarde, na Europa do Sul. Revoluo Industrial correspondeu uma expanso da populao. Quais os factores que nos ajudam a compreender estes novos regimes demogrficos? 1. Melhores cuidados mdicos (vacinao, prtica da desinfeco, inventada por Jenner ainda no sculo XVIII) 2. Maior abundncia e diversidade de bens alimentares (decorre da agricultura e indstria mecanizadas que permitem uma maior e mais rpida chegada dos bens aos consumidores) 3.O novo papel da criana: deixa de ser vista como mais mo-de-obra, para passar a ter atenes na sua formao (principalmente nas famlias burguesas) 4.Progressos na higiene (uso do sabo, vesturio de algodo, maior conforto das casas, redes de esgotos e salubridade como preocupao dos governos liberais). J no sculo XVIII falava-se dos perigos de um baby-boom. Thomas Malthus, monge escocs, defende que a procriao deve ser feita de um modo responsvel, tendo em conta as condies socioeconmicas das famlias para cuidar dos filhos. Estas ideias geraram nas famlias burguesas o sentimento

de responsabilidade paternal, ou seja, a prtica de medidas de anticoncepo foram difundidas nesta altura. A Expanso urbana As cidades no sculo XIX tornam-se plos de atraco para uma populao em franco crescimento. - o xodo Rural: gerado pelas alteraes na produo agrcola, em que h maior dispensa de mo-de-obra, o habitante rural vem procurar a cidade, levando a um grande crescimento dos centros urbanos a partir dos meados do sculo XIX. - a Emigrao: a populao europeia foi responsvel por diversas vagas de partida para a Amrica, frica e Austrlia, destacando-se acima de tudo o crescimento urbano dos EUA nesta altura. Em 1900, Nova Iorque, para alm de importncia econmica, torna-se a segunda maior cidade do mundo. - o Crescimento dos Sectores Secundrio e Tercirio: o comrcio, a indstria, as profisses liberais concentram-se nas cidades e requerem mais efectivos. Onde se sediam a Indstria e os Servios, as populaes crescem. Por seu lado, a populao activa dedicada ao sector primrio decresce.

Tpico de reflexo: Explica as razes para os dados apresentados no quadro. O novo modelo de Urbanismo no sculo XIX

1.

Este crescimento urbano trouxe grandes problemas que exigiam grandes solues nas cidades europeias ainda marcadas pelo urbanismo antigo. Acima de tudo, dois grandes problemas e respectivas solues: - criar espao para a Burguesia que se afirmava, entregando a cidade queles que a criaram. Ou seja, criar condies polticas que permitam burguesia governar a cidade consoante os seus interesses. Novas preocupaes em relao ao poder municipal. - proporcionar condies de vida mais digna para os proletrios, em geral provincianos desenraizados, cujos filhos (a prole) trabalhavam para aumentar o rendimento domstico. Solues encontradas: - expanso das cidades para alm das muralhas medievais - novas avenidas e redes de esgotos, abastecimento de gua e iluminao - a vida burguesa valoriza o lazer: criao de espaos de lazer (peras, teatros, jardins, esplanadas)

- transportes pblicos (o advento do comboio e mais tarde da electricidade; o metropolitano e o elctrico) - os falanstrios e familistrios: edifcios de albergue aos operrios para evitar os problemas sociais decorrentes da misria em que vivem, integrando-os harmoniosamente na sociedade industrial. Os grandes fluxos migratrios do sculo XIX A partir de 1840, os europeus espalharam-se pelo mundo em sucessivas vagas de emigrao. Na origem deste fluxo emigratrio tero estado os seguintes factores: 1. A presso populacional: os governos e sindicatos apoiavam polticas migratrias no intuito de contornar os problemas decorrentes da exploso populacional europeia (necessidade de mais empregos, contestao social) 2. Os problemas do mundo rural: enquanto que nos pases desenvolvidos as transformaes na agricultura libertava mo-de-obra, as regies menos desenvolvidas eram mais sujeitas s fomes causadas por maus anos agrcolas. O caso mais significativo desta poca passou-se na Irlanda em que a praga da batata (o principal produto de consumo na ilha) devastou os campos, originando a chamada Grande Fome. Milhes de irlandeses emigraram durante o sculo XIX e princpios do sculo XX para a Amrica do Norte, especialmente Nova Iorque, vista como terra de oportunidades; american dream (terra de tolerncia moral e promoo social). Os EUA receberam entre 1821 e 1920 cerca de 34 milhes de imigrantes! * 3. Desemprego tecnolgico: a rapidez do desenvolvimento tecnolgico e industrial levou a que, progressivamente, o homem fosse substitudo pela mquina. No caso portugus, a industrializao lenta no oferecia empregos suficientes. Muitos milhares de portugueses emigraram para o Brasil e frica nesta altura. 4. Revoluo nos transportes: os transportes tornam-se melhores e mais baratos, facilitando a emigrao. 5. A fuga a perseguies polticas e religiosas. * um exemplo bvio e que me custa dar mas relembrem-se do filme do Titanic (incios do seculo XX) # 15

2.2. Unidade e diversidade da sociedade oitocentista A condio burguesa: valores e comportamentos; proliferao do tercirio e incremento das classes mdias. A condio operria: salrios e modos de vida; associativismo e sindicalismo. As propostas socialistas de transformao revolucionria da sociedade.

A Sociedade de Ordens de Antigo Regime, na qual o nascimento era o principal factor de distino social, deu lugar Sociedade de Classes da poca Contempornea, em que os cidados, embora iguais perante a lei, se distinguem pelo dinheiro e por todas as vantagens que este permite conquistar (instruo, profisso prestigiada, lazer). Deste modo, a unidade do corpo social, conferida pelo igual estatuto jurdico dos cidados (fruto das conquistas do Liberalismo), fragmentada em dois grandes grupos: - A Burguesia: o grupo dominante porque detm os meios de produo, muito embora ela prpria se divida numa hierarquia de diferentes estatutos. - O Proletariado: a classe mais baixa que fornece o trabalho organizao industrial. Neste tipo de corpo social, os indivduos de origem humilde podem, apenas pelo seu mrito individual e pelo seu sucesso, ascender aos lugares cimeiros da sociedade, obtendo o seu reconhecimento por todos. So os chamados selfmade men. A capacidade deste tipo de mobilidade ascensional depende sempre da capacidade e salvaguardar o prestgio, a riqueza e o estatuto por parte destes homens e tambm das suas famlias que devem dar-lhe continuidade e , se possvel, reforar o seu estatuto atravs de vrias estratgias (aquisio de propriedades; fuso, atravs de casamento, com membros da aristocracia; nobilitao por servios prestados Nao; exerccio de cargos polticos). Criam-se as chamadas dinastias burguesas.

Paul Rothchild, magnata financeiro americano, um exemplo do self-made man, fundador de uma poderosa dinanstia burguesa Alta Burguesia: no sculo XIX, a Burguesia conquistou um estatuto social equiparado estatuto econmico que j detinha. Para alm de controlar pontos-chave da economia (bancos, transportes, indstrias), comea a exercer cargos polticos (deputados, ministros). Porm, ao nvel de comportamento, anobreza continua a ser o modelo de inspirao. A compra, por parte da Burguesia, de castelos, palcios e o casamento de herdeiros burgueses com membros da antiga Aristocracia revelavam essa tendncia para continuar a ver na Aristocracia o modelo para o glamour que era sinnimo de estatuto social. No entanto, pouco a pouco, a burguesia foi definindo e impondo os seus prprios valores. O apreo pelo trabalho, o sentido de poupana, a perseverana e a

solidariedade familiar so caractersticos desta nova realidade social burguesa. O orgulho burgus f-los ter uma crescente conscincia de classe.

Classe Mdia: a classe mdia constitui o grupo mais heterogneo e socialmente fluente da sociedade industrial, Englobam o conjunto de profisses que no dependem da fora fsica. Correspondem afirmao do sector tercirio (as profisses ligadas aos servios). - Pequenos empresrios da Indstria - Empregados comerciais, que surgem a partir do momento em que as empresas criam novos espaos de emprego para fazer chegar os produtos aos consumidores. - Profisses Liberais: em vez de ter um patro, trabalhavam por conta prpria. Estavam ligados ideia de promoo social: mdicos, advogados, empregados de escritrios (colarinhos brancos) ou professores eram profissionais que garantiam um futuro seguro e, ao mesmo, tempo uma distino na sociedade. As necessidades da sociedade (cuidados mdicos, apoio jurdico, formao e instruo) valorizaram o seu estatuto.

A Condio Operria A aplicao do Liberalismo Econmico nos pases industrializados, ao estabelecer a no-interveno do Estado, deixou os operrios merc das leis do mercado. O proletrio aquele que no tem qualquer poder sobre a produo, pois as minas, os caminhos-de-ferro, as fbricas pertencem classe burguesa que detm o capital. Ele apenas tem os seus filhos (a suaprole) e um salrio pelo seu trabalho, o qual aumenta ou diminui consoante a prosperidade da empresa, sem que um salrio mnimo seja assegurado. Neste contexto, os operrios da 2 Revoluo Industrial enfrentavam grandes problemas dentro e fora do seu local de trabalho: - Ausncia de redes de solidariedade social - Elevado risco de acidentes de trabalho e doenas profissionais que podiam levar ao despedimento do operrio, sem direito a subsdio e salrio. - Ausncia de medidas de apoio social (no existe direito a descanso, frias, horrios de trabalho que rondam as 16 horas dirias; subsdio de velhice e desemprego ou invalidez) - Proibio e represso de todo o tipo de manifestao social pois as leis defendiam as classes dominantes. - Contratao de mo-de-obra infantil por ser mais barata, menos reivindicativa e mais gil. - Falta de condies no trabalho (poluio, calor e frio extremos, parca iluminao, ausncia de cantinas e vesturio apropriado) - Espaos habitacionais sobrelotados e insalubres - Pobreza extrema e problemas sociais derivados.

Pirmide do Capitalismo: a organizao da sociedade capitalista do sculo XIX vista pelos primeiros movimentos operrios. Quais as crticas expressas nesta imagem? Os Movimentos Operrios As primeiras reaces dos operrios contra a sua condio miservel foram espontneas, pouco organizadas e dirigidas. Surgem com os problemas da substituio do trabalho humano pelas mquinas. Por exemplo, em Inglaterra, o movimento de Ned Ludd destrua as mquinas de produo. Com o passar do tempo o movimento operrio (aces de luta dos operrios) organizou-se de forma eficiente: - O Associativismo: na falta de redes de solidariedade tradicionais (famlia, parquia) as associaes de socorros mtuos apoiavam os operrios em caso de vicissitude mediante o pagamento de uma quota.

A Associao de Beneficincia "A Voz do Operrio" fundada em Lisboa em 1883 mostra o esprito associativista que caracterizou o movimento operrio

- O Sindicalismo: no incio actuando de forma clandestina, os sindicatos manifestavam-se de forma a pressionar os patronatos (o 1 de Maio de 1886, em Chicago, em que se luta pelas 8 horas de trabalho). Outra forma de luta era a greve. A greve constitui uma forte arma de presso pois implicava a paragem da produo e dos lucros. Por outro lado mostrava a importncia da classe operria no esquema socioeconmico industrial capitalista. As greves trouxeram uma maior negociao entre o operrio e o patro e, no final do sculo XIX, muito j se tinha conquistado, com a elaborao de legislao social e laboral. Os primeiros movimentos operrios surgem no incio do sculo XIX (c. 1824-25) em Inglaterra com as trade unions.

O Socialismo e a Condio Operria As condies de misria em que viviam os proletrios despertaram a vontade de interveno social dos pensadores da poca. No sculo XIX, a doutrina socialista emergente criticava a desumanidade do sistema capitalista e propunha uma sociedade mais igualitria e fraterna.

As duas principais correntes do Socialismo eram: - Socialismo Utpico: o seu principal mentor era o historiador e economista francs Pierre-Joseph Proudhon. Propunha alternativas ao Capitalismo de forma a tornar a sociedade mais justa. Em vez de trabalharem para o patro, os operrios deveriam trabalhar uns para os outros. Defendia que, sem o proletariado, a produo acabaria. Entregando os meio de produo aos operrios associados e abolindo o Estado, a explorao do homem pelo homem teria fim. - Marxismo ou Socialismo Cientfico: o filsofo alemo Karl Marx analisou historicamente os modos de produo, tendo concludo que a luta de classes um fio condutor que atravessa todas as pocas. Por isso, Marx defende que a luta de classes necessria para atingir uma sociedade perfeita em que no haja classes sociais. Esse estado perfeito e final do processo histrico ser apelidado de Comunismo (partilha de tudo por toda a comunidade). Karl Marx e Friedrich Engels expuseram, no Manifesto do Partido Comunista (1848), uma proposta de explicao do processo histrico que tomou o nome de marxismo ou materialismo histrico: - A Luta de Classes entre opressores e oprimidos um trao fundamental para fazer a Histria evoluir. - A Sociedade Burguesa, dividida entre burgueses e proletrios, ser destruda quando o proletariado instaurar a ditadura do proletariado - Depois de conquistar o poder poltico, o proletariado retirar o capital burguesia e o capitalismo ser destrudo pois estaro todos os instrumentos de produo nas mos do Estado Proletrio, ou seja, o Comunismo. - Os operrios devem unir-se internacionalmente para fazer a revoluo comunista: o lema dos Partidos Comunistas a expresso que inaugura a obra de Marx e Engels: Proletrios de todo o Mundo: Uni-vos!

O Domingo Sangrento em 1905: operrios e camponeses manifestam-se em frente ao Palcio de inverno do

Czar Nicolau II, S.Petersburgo na Rssia, por melhores condies. As tropas carregam sob os manifestantes... Quais os efeitos desta doutrina marxista no movimento operrio? - Tendo contactado com a misria operria aquando da sua estadia em Inglaterra, Marx e a sua teoria revestiu um carcter prtico que faltava ao Socialismo Proudhoniano, ganhando um forte impacto na segunda metade do sculo XIX. Com a ideia da unio internacional de todos os operrios, Marx redigiu em Londres (1864) os estatutos da I Internacional Operria (Associao Internacional de Trabalhadores). Apoiou aComuna de Paris de 1871, o primeiro governo operrio da Histria. Engels foi um dos fundadores da II Internacional em Paris (1889), que nasce aps a ciso entre Marx e Edouard Bernstein, quando este defende que a transformao do Estado no deve ser feita atravs de aces revolucionrias mas sim de forma moderada. Bernestein o pai da Social Democracia, ideologia que se ope ao Socialismo Marxista. As Internacionais (Associaes Internacionais Operrias) promoveram a fundao de partidos socialistas na Europa. A doutrina marxista serviria de enquadramento terico s transformaes que ocorreriam na Rssia em 1917. # 16

4. Portugal, uma sociedade capitalista dependente A Regenerao entre o livre-cambismo e o proteccionismo (1850-80): o desenvolvimento de infra-estruturas; a dinamizao da actividade produtiva;a necessidade de capitais e os mecanismos da dependncia. Entre a depresso e a expanso (1880-1914): a crise financeira de 188090 e o surto industrial de final de sculo. O seu significado poltico Em 1851, o golpe de Estado do Marechal Saldanha (um dos braos de apoio de D.Pedro no processo de instaurao do Liberalismo cartista em Portugal) instaurou uma nova etapa poltica em Portugal, designada por Regenerao (a ideia de regenerar o pas). Este movimento, que se estendeu, cronologicamente, at implantao da Repblica (1910) teve um duplo significado:

Por um lado, pretendia-se o progresso econmico do pas, com o fomento do Capitalismo aplicado s actividades econmicas; por outro lado, encerrando-se uma longa fase de conflitos entre as faces liberais (cartistas puros, setembristas, vintistas ou apoiantes da Constituio de 1822, apoiantes da causa absolutista e cabralistas), a paz social foi conseguida atravs da Carta Constitucional de 1826, com a reviso que lhe foi introduzida pelo Acto Adicional de 1852 em que orotativismo entre os partidos caracterizou esta nova fase. A Poltica das Obras Pblicas O Fontismo a poltica de obras pblicas levada a cabo pelo ministro do governo regenerador Fontes Pereira de Melo. Preocupado em recuperar o pas do atraso econmico, Fontes encetou uma poltica de instalao de infraestruturas e equipamentos, tais como estradas, caminhos-de-ferro, carros elctricos, pontes, portos, telgrafo e telefones. As vantagens desta poltica de obras pblicas eram: - A criao, pela primeira vez em Portugal, de um mercado nacional, fazendo chegar os produtos a zonas isoladas e estimulando o consumo: - O incremento agrcola e industrial; - O alargamento das relaes entre o nosso pas e a Europa evoluda da Civilizao Industrial; Muitas foram as opinies da historiografia republicana, entre as quais de Oliveira Martins que reconhecendo a importncia econmica do caminhode-ferro no despertar do nosso sono histrico tambm criou condies de concorrncia para que no estvamos preparados .

Construo da Ponte Ferroviria D.Maria, no Porto (1876-77) Caracterizao das linhas de fora do fomento econmico da Regenerao Revoluo dos Transportes: tem por base a ideia do progresso que se estende a todo o pas. Aposta nas redes de estradas e ferrovias (em cerca de 50 anos, desde a inaugurao em 1856 do primeiro troo Lisboa-Carregado, a ferrovia chegava a todo o pas). Construiram-se pontes (D.Luis, no Porto) e portos (Leixes) Livre-Cambismo: o fomento econmico assentou na doutrina livre-cambista, expressa na pauta alfandegria de 1852. Fontes Pereira de Melo (que para alm de ser ministro das Obras Pblicas, era tambm ministro da Fazenda) era um acrrimo defensor da reduo das taxas aduaneiras. Os seus argumentos para o livre-cambismo eram: s a entrada de matrias primas a baixo preo poderiam favorecer a produo nacional; a entrada de certos produtos

industriais estrangeiros (que Portugal no produzia) a preos baixos beneficia o consumidor; por ltimo, baixando os impostos sobre a importao, diminuia-se o risco do contrabando. Explorao da agricultura orientada para a exportao: a aplicao do liberalismo econmico favoreceu a especializao econmica em certos produtos agrcolas de boa aceitao no estrangeiro, como o vinho e a cortia. Para isto, aplicou-se a lgica capitalista ao sector agrcola inovando atravs do desbravamento de terras, reduo do pousio, abolio de pastos comuns, introduo de maquinaria nos trabalhos agrcolas (especialmente no Sul devido s condies morfolgicas do terreno), uso de adubao qumica produzida em Portugal (desenvolvimento da indstria qumica). Arranque industrial: apesar do atraso econmico portugus em relao aos pases europeus, registaram-se notveis avanos como a difuso da mquina a vapor, desenvolvimento de diversos sectores da indstria (cortia, conservas de peixe e tabacos), criao de unidades industriais e concentrao empresarial em alguns sectores (txtil, por exemplo), aumento da polpulao operria (apesar de pouco qualificada), criao de sociedades annimas e aplicao da energia elctrica indstria (j no sculo XX). Importante foi tambm o apelo inovao tecnolgica que resulta no aumento de patentes registadas com origem nacional e que seriam apresentadas na Exposio do Mundo Industrial em Paris (1889). No entanto, a economia portuguesa padecia de graves problemas de base que impediram o crescimento industrial: falta de matrias primas no territrio nacional (algodo), carncia de populao activa no sector secundrio (20% em 1890), falta de formao no operadriado e patronato, investimento particular em reas do sector imobilirio em detrimento do sector produtivo. Por ltimo, a eterna dependnciade capitais estrangeiros. A Crise Financeira de 1880-1890: problemas do Livre Cambismo e da Dependncia externa Apesar do incremento do Fontismo, este desenvolvimento assentava sobre bases instveis. A poltica livre-cambista abriu caminho entrada de produtos industriais a baixo preo. Portugal no detinha ainda condies de competir com esses produtos importados. Na agricultura, graves pragas como a filoxera, travaram o desenvolvimento do sector. Portugal agravava a balana comercial. Por outro lado, o desenvolvimento das infra-estruturas fez-se muito graas ao investimento particular estrangeiro. Logo, os lucros da obtidos no eram aplicados no crescimento de receita do Estado. Por ltimo, o dfice das finanas pblicas agravou-se ao longo do sculo XIX (chegando aos 10 000 contos entre 1885 e 1889). Os recursos utilizados para aumentar as receitas passavam pelas remessas de emigrantes (que foram diminuindo a partir da independncia brasileira, pelo anti-popular aumento de impostos e por pedidos de emprstimos banca estrangeira (sobretudo inglesa) para pagar, muitas vezes, juros de emprstimos anteriores.

Em 1892, com a falncia de alguns bancos ingleses (fiadores do Estado portugus), o Estado portugus decreta a situao de Bancarrota. O surto industrial do final do sculo A crise financeira obrigou a uma reorientao da economia portuguesa: retorno doutrina proteccionista (com a pauta alfandegria de 1892) que permitiu agricultura enfrentar os preos dos cereais estrangeiros e indstria colocar os produtos no mercado em condies vantajosas; concentrao industrial (criao de grandes companhias, como a Companhia Unio FabrilCUF); valorizao do mercado colonial africano; expanso tecnolgica com a difuso de sectores ligados 2 Revoluo Industrial (electricidade, indstria qumica, metalurgia pesada, mecanizao) # 17 (ltimo resumo da matria do 11 ano) As transformaes do regime poltico (1890-1926): os problemas da sociedade portuguesa na viragem do sculo e a contestao da monarquia; a soluo republicana e parlamentar - a Primeira Repblica.

O Rei D.Carlos em 1906: caricatura de Augusto Canduro em que o Rei visto como um albergue que protege as diversas foras polticas que caracterizam o Regime Poltico em Constante Rotatividade Partidria durante a segunda metade do sculo XIX e nas vsperas da implantao da Repblica. Observa a capa do rei que "guarda todas essas foras" A Crise da Monarquia 1. A crise do Rotativismo: modelo poltico de alternncia, no poder, entre dois partidos (Progressista e Regenerador) que caracteriza a estabilidade da segunda metade do sc. XIX, encontra-se esgotado, face falta de resposta

para a os principais problemas do pas. Nos finais do sculo XIX, a incapacidade do rei pr cobro s constantes disputas polticas constituiu um dos principais factores para a descredibilizao da Monarquia junto dos cidados. 2. A Questo do Ultimato Ingls: em tempos de nacionalismo imperialista, opuseram-se dois projectos de ocupao em frica: o ings, que pretendia unir os territrios africanos numa faixa do Cairo ao Cabo, e o Mapa Cor-de-Rosa portugus, proposta pela sociedade de Geografia de Lisboa (1881) de ocupar os territrios entre Angola e Moambique. A Inglaterra dirigiu um ultimato a Portugal advertindo, no caso do no cumprimento das ambies inglesas por Portugal, o uso da fora. O governo portugus cedeu contribuindo para uma quebra no orgulho nacional e propagandeou-se na opinio pblica portuguesa a ideia de que a Monarquia no conseguia defender os interesses nacionais. Deste incidente, os republicanos (j desde o Liberalismo em expanso em Portugal) fazem nascer o Hino Patritico A Portuguesa que, na sua vero original exortava os portugueses contra os bretes, marchar, marchar! 3. A Crise Econmica: a dcada de 1880-90 foi marcada pela crise econmica aguda (dependncia de matrias primas, capitais privados estrangeiros, descontrolo da dvida externa). No final do sculo XIX, apesar do surto industrial e do proteccionismo, os problemas sociais e econmicos mantinham-se (falta de investimento pblico na produo, atraso agrcola, dependncia externa e emigrao de populao portuguesa em massa para o Brasil). Na primeira dcada do sculo XX, irregularidades financeiras, corrupo e favorecimentos em prol da Alta Burguesia e Famlia Real, levaram ao agravamento do descontentamento. 4. Difuso da ideologia republicana: o Partido Republicano funda-se em Portugal em 1876. Rapidamente as classes mdias aderem, vtimas da crise econmica e descrentes da poltica. O dia 10 de Junho (comemorao da morte de Cames) passa a ser aproveitado pelos Republicanos para manifestarem a sua desconfiana face possvel desagregao da Nao e da Independncia. 5. Revoltas com vista a mostrar o descontentamento face Monarquia (31 de Janeiro de 1891, no Porto, face ao Ultimato) 6. A Ditadura de Joo Franco: em 1907, o Rei D.Carlos dissolveu o Parlamento, permitindo ao ministro Joo Franco governar em plenos poderes. Esta ditadura apenas veio agravar os sentimentos anti-monrquicos. 7. O Regicdio: a morte de D.Carlos e do Prncipe herdeiro D.Luis, em Fevereiro de 1908, surtiu enorme golpe a favor do desgaste monrquico. D.Manuel II no teria mais condies para assumir o trono. Princpios do iderio republicano Preparada para ter incio a 4 de Outubro de 1910, o movimento republicano conseguiu triunfar, apesar das constantes aces de confronto entre milcias pr-republicanas e tropas fiis ao Estado terem tornado Lisboa num campo de batalha, a 5 de Outubro. Tefilo Braga, Eusbio Leo e Afonso Costa proclamam nesse dia, na varanda da Cmara Municipal de Lisboa, ofim da Monarquia e a implantao da Repblica Portuguesa. At s eleies, o poder seria entregue a um governo provisrio liderado por Tefilo Braga.

A Primeira Repblica assentou sobre as seguintes ideias: - Laicizao total do Estado (separao total entre o Estado e a Igreja). Porm, as medidas anti-clericais republicanas (expulso dos jesutas por Afonso Costa) foram a base do crescimento da contestao anti-republicana. Portugal era um pas de tradies catlicas profundas. - Abolio definitiva da Sociedade de Ordens - Defesa dos Direitos dos Trabalhadores (legalizao dos sindicatos, greves e descanso semanal) - Direito instruo pblica: grandes progressos, embora afastando os analfabetos da interveno poltica Regime Poltico da Primeira Repblica (1910-1926) A Assembleia Nacional Constituinte elaborou a Constituio de 1911 e elegeu o primeiro Presidente da Repblica, Manuel de Arriaga. As suas linhas de organizao eram: - a superioridade do poder legislativo pois o Congresso da Repblica (parlamento), constitudo pela Cmara dos Deputados e pelo Senado (duas Cmaras), era dotado de amplos poderes, controlava o Governo e podia destituir o Presidente. Isto explica a instabilidade e fraqueza da 1 Repblica. - o carcter meramente simblico da figura do presidente da Repblica, eleito pelo Congresso (parlamento) e no tinha direito ao direito de vetar as leis emanadas pelo rgo legislativo. - o sufrgio universal e directo para os maiores de 21 anos que soubessem ler e escrever ou que fossem chefes de famlia.

Anda mungkin juga menyukai