Anda di halaman 1dari 48

Departamento de Qumica e Ambiental Qumica I Aula 4

Classificao peridica
Prof. Nilson Jos de Oliveira Bispo Jr
nilson.bispo@gmail.com

Departamento de Qumica e Ambiental Qumica I

BIBLIOGRAFIA
BRADY, J. E & HUMISTON,G.E, Qumica Geral. Livros Tcnicos e Cientficos Editora. KOLTZ, J. C.& TREICHEL JR, P. M. Qumica Geral 1 e Reaes Qumicas. RUSSEL, J. B. Qumica Geral; BROWN, T.L., LEMAY, H. E., BURSTEN, B. E. - Qumica, A Cincia Central, So Paulo : Pearson Prentice Hall, 2005. MARTERTON, W.L., Princpios de Qumica, Rio de Janeiro: Guanabara Koogan.

EMENTA DA DISCIPLINA

CLASSIFICAO PERIDICA

Istopos, nmeros atmicos e nmeros de massa


Nmero atmico (Z) = nmero de prtons no ncleo. Nmero de massa (A) = nmero total prtons e nutrons no ncleo.

Definimos: a massa de 12C = exatamente 12 u.


1 u = 1,66054 x 10-24 g e 1 g = 6,02214 x 1023 u

CLASSIFICAO PERIDICA
A maior parte dos elementos foi descoberta entre 1735 e 1843. Questo1: Como organizar 115 elementos diferentes de forma que possamos fazer previses sobre elementos no descobertos? Questo 2: Ordenar os elementos de modo que reflita as tendncias nas propriedades qumicas e fsicas.

A primeira tentativa (Mendeleiev e Meyer) ordenou os elementos em ordem crescente de massa atmica. Faltaram alguns elementos nesse esquema.

A tabela peridica moderna: organiza os elementos em

ordem crescente de nmero atmico.

CLASSIFICAO PERIDICA

As colunas na tabela peridica chamam-se grupos (numeradas de 1A a 8A ou de 1 a 18). As linhas na tabela peridica chamam-se perodos. Os metais esto localizados no lado esquerdo da tabela peridica (a maioria dos elementos so metais). Os no-metais esto localizados na parte superior do lado direito da tabela peridica. Os elementos com propriedades similares, tanto com os metais quanto com os no-metais, so chamados metalides e esto localizados no espao entre os metais e os no-metais.

CLASSIFICAO PERIDICA

CLASSIFICAO PERIDICA

CLASSIFICAO PERIDICA

CLASSIFICAO PERIDICA

Alguns dos grupos na tabela peridica recebem nomes especiais. Estes nomes indicam as similaridades entre os membros de um grupo: Grupo 1A: Metais alcalinos Grupo 2A: Metais alcalinos terrosos Grupo 6A: Calcognios Grupo 7A: Halognios Grupo 8A: Gases nobres

CLASSIFICAO PERIDICA

O sdio marca o incio de um novo perodo. Logo, escrevemos a configurao eletrnica condensada para o sdio como Na: [Ne] 3s1 [Ne] representa a configurao eletrnica do nenio. Eltrons mais internos: os eltrons no [Gs Nobre]. Eltrons de valncia: os eltrons fora do [Gs Nobre].

CLASSIFICAO PERIDICA

CARGA NUCLEAR EFETIVA


A carga nuclear efetiva a carga nuclear sentida por um eltron em um tomo polieletrnico, modificada pela presena dos outros eltrons.

Uma boa aproximao para o clculo da Carga Nuclear Efetiva pode ser: Carga nuclear efetiva = Zeff=Z S ; com S sendo o nmero de eltrons internos, ou da camada de blindagem.
Os eltrons internos BLINDAM o efeito da carga nuclear sobre os eltrons 3s2

CLASSIFICAO PERIDICA

CARGA NUCLEAR EFETIVA


O valor de Zeff aumenta ao longo do perodo (esqueda para direita).

Ento podemos explicar a seguinte situao: Por que que no tomo de hidrognio (Z=1) as subcamadas 2s e 2p tm a mesma energia, j para o ltio (Z=3), a presena dos eltrons 1s altera a energia das subcamadas 2s e 2p?
Li(Z=3): 1s2 2s1

A densidade eletrnica dos eltrons 2s penetra a regio de densidade eletrnica dos eltrons 1s. A energia do orbital 2s diferente ao que ela seria no tomo de H, onde no h nenhum outro eltron. Os eltrons 1s do ltio blindam o efeito da carga Nuclear sobre o eltron 2s.

Propriedades de metais e no-metais


Propriedade Brilho Densidade Ponto de fuso Condutividade eltrica Metais Brilhantes Alta Alto Alto No-metais Opacos Baixa Baixo Baixo

CLASSIFICAO PERIDICA

Grupos I A e II A (metais alcalinos e alcalinos terrosos)


Elemento Li Na K Rb Cs Be Mg Ca Sr Ba Nmero atmico 3 11 19 37 55 4 12 20 38 56 Densidade (g cm-3) 0.535 0.971 0.862 1.532 1.90 1.86 1.75 1.55 2.6 3.59 Ponto de fuso (K) 452 370.9 336.5 312 301.5 1553 924 1124 1073 998 Ponto de ebulio (K) 1609 1155.9 1035 973 943 3243 1380 1760 1639 1910

CLASSIFICAO PERIDICA

Grupos I e II (metais alcalinos e alcalinos terrosos)


Elemento Energia de ionizao (kJ mol-1) 520 496 419 403 376 2657 2187 1735 1613 1467 Raio inico (nm) Energia de vaporizao em 298 K (kJ mol-1) 152.5 108.6 90.0 85.8 78.8 326 149 177 164 178 Energia de hidratao em 298 K (kJ mol-1) 519 406 322 293 264 2494 1921 1577 1443 1305

Li Na K Rb Cs Be Mg Ca Sr Ba

0.060 0.095 0.133 0.148 0.169 0.031 0.065 0.099 0.113 0.135

CLASSIFICAO PERIDICA

Grupos IV A (famlia do carbono)

Grupos V A (famlia do nitrognio)

CLASSIFICAO PERIDICA

Grupo 12: gases nobres

CLASSIFICAO PERIDICA

Metais de transio
Depois de Ar, os orbitais d comeam a ser preenchidos. Depois que os orbitais 3d estiverem preenchidos, os orbitais 4p comeam a ser preenchidos. Metais de transio: so os elementos nos quais os eltrons d so os eltrons de valncia.

CLASSIFICAO PERIDICA

Lantandeos e actindeos
Do Ce em diante, os orbitais 4f comeam a ser preenchidos. Os elementos Ce -Lu tm os orbitais 4f preenchidos e so chamados lantandeos ou elementos terras raras. Os elementos Th -Lr tm os orbitais 5f preenchidos e so chamados actindeos. A maior parte dos actindeos no encontrada na natureza.

O nmero do periodo o valor de n. Os grupos 1A e 2A tm o orbital s preenchido. Os grupos 3A -8A tm o orbital p preenchido. Os grupos 3B -2B tm o orbital d preenchido. Os lantandeos e os actindeos tm o orbital f preenchido.

CLASSIFICAO PERIDICA

Existem propriedades peridicas associadas tabela peridica.

Muitas propriedades fsicas e qumicas dos elementos variam periodicamente na seqncia de seus nmeros atmicos. (Lei da Periodicidade de Moseley).

CLASSIFICAO PERIDICA

Propriedades peridicas dos elementos


Definio: So aquelas que, medida que o nmero atmico aumenta, assumem valores crescentes ou decrescentes em cada perodo, ou seja, repetem-se periodicamente.
RAIO ATMICO ENERGIA DE IONIZAO AFINIDADE ELETRNICA ELETRONEGATIVIDADE ELETROPOSITIVIDADE REATIVIDADE PROPRIEDADES FSICAS

Propriedades peridicas dos elementos


O raio atmico aumenta em um mesmo grupo. RAIO ATMICO Ao longo dos perodos da tabela peridica, os tomos tornam-se menores.

Raio atmico: Metade da distncia entre dois ncleos de dois tomos iguais.

Propriedades peridicas dos elementos RAIO ATMICO


Explicaes das tendncias

medida que o nmero quntico principal aumenta (ex., descemos em um grupo (de cima para baixo), a distncia do eltron mais externo ao ncleo aumenta. Consequentemente, o raio atmico aumenta. O efeito de blindagem devido ao aumento n de camadas internas de eltrons compensa o aumento na carga nuclear. Ao longo de um perodo (da esquerda para direita) na tabela peridica, o nmero de eltrons mais internos mantm-se constante. Entretanto, a carga nuclear aumenta (devido ao aumento de Z). Conseqentemente, aumenta a atrao entre o ncleo e os eltrons mais externos. Essa atrao faz com que o raio atmico diminua.

Propriedades peridicas dos elementos Tamanho dos ons


O tamanho do on a distncia entre os ons em um composto inico.

O raio de um ction sempre menor do que o do tomo da qual ele derivado. Ocorre uma maior atrao entre o ncleo positivo e os eltrons restantes (carga nuclear efetiva maior).

O raio de um nion sempre maior do que o do tomo da qual ele derivado. Ocorre maior repulso eltron-eltron, aumentando o raio do nion.

Propriedades peridicas dos elementos

Tamanho dos ons

O tamanho efetivo de um tomo depende de vrios fatores, e seu tamanho alterado com as transformaes que o cercam. Os tomos no so esferas rgidas .

Propriedades peridicas dos elementos ENERGIA DE IONIZAO

A primeira energia de ionizao, I1, a


quantidade de energia necessria para remover um eltron de um tomo gasoso:

Na(g)

Na+(g) + e-

Processo endotrmico

A segunda energia de ionizao, I2, a energia necessria para remover um eltron de um on gasoso:

Na+(g)

Na2+(g) + e-

Quanto maior a energia de ionizao, maior a dificuldade para se remover o eltron.


Como a energia de ionizao varia com Z ?

Propriedades peridicas dos elementos ENERGIA DE IONIZAO

Variaes nas energias de ionizao sucessivas


H um acentuado aumento na energia de ionizao quando um eltron mais interno removido.

Propriedades peridicas dos elementos

Tendncias peridicas nas primeiras energias de ionizao

ENERGIA DE IONIZAO
Tendncias peridicas nas primeiras energias de ionizao

Geralmente a energia de ionizao aumenta ao longo (esquerda para direita) de um perodo. Ao longo de um perodo, Zeff (carga nuclear efetiva) aumenta (a carga do ncleo positiva exerce maior atrao sobre os eltrons da camada de valncia). Consequentemente, fica mais difcil remover um eltron, logo a energia ter que ser maior.
So duas as excees: 1-a remoo do primeiro eltron p (menor energia para remover um eltron 2p do Boro que um eltron 2p do Berlio).2- a remoo do quarto eltron p (menor energia de ionizao para remover o 4 eltron 2p) repulso intereletrnica facilita a remoo.

ENERGIA DE IONIZAO
Tendncias peridicas nas primeiras energias de ionizao

O ligeiro aumento na energia de ionizao em cada perodo dos elementos de Transio: O efeito de blindagem compensado pelo aumento da carga nuclear ao longo do perodo.
A energia de ionizao diminui medida que descemos (cima para baixo) em um grupo. O aumento do raio atmico no grupo diminui a atrao do tomo pelos eltrons na camada de valncia. medida que o tomo aumenta, torna-se mais fcil remover um eltron do orbital mais volumoso. Ao longo do grupo (de cima para baixo) o efeito de blindagem devido ao aumento do n de camadas internas compesado pelo aumento da carga nuclear efetiva.

ENERGIA DE IONIZAO

Por que as 2, 3, 4,...energias de ionizao so sempre maiores que a 1, conforme tabela mostrada?
O aumento pronunciado dessas energias resulta do fato de que cada eltron retirado deixa um on mais positivamente carregado, do que o on deixado pelo eltron anterior. Vimos que nos ctions, seus raios atmicos so menores que nos tomos que os originaram, deixando os eltrons mais prximos ao ncleo e requerendo energias maiores para retirar esses eltrons da influncia da carga positiva nuclear.

Propriedades peridicas dos elementos AFINIDADE ELETRNICA

Quantidade de energia envolvida no processo em que um tomo isolado gasoso, no seu estado fundamental, recebe um eltron formando um on negativo:

Cl(g) + e- Cl-(g) Se tomo tende a ganhar eltrons, energia liberada (H negativa). Como a afinidade eletrnica varia com Z ?

AFINIDADE ELETRNICA

AFINIDADE ELETRNICA
Como a afinidade eletrnica varia com Z ?
Observamos que, apesar o comportamento muito irregular, a afinidade eletrnica apresenta algumas tendncias peridicas como:

Ao longo de um grupo (de cima para baixo) ela geralmente diminue (torna-se menos negativa), devido os eltrons serem adicionados cada vez mais distantes do ncleo (camada de valncia), logo a fora atrativa ncleo-eltron diminue. A blindagem da camada interna compensa o aumento da carga nuclear.
Ento por que a afinidade eletrnica do cloro maior que a do flor?
Como o tomo de cloro maior que o flor (vide raio atmico) a adio de um eltron no cloro no resulta em fortes repulses eltron-eltron como ocorre no flor.

AFINIDADE ELETRNICA
Como a afinidade eletrnica varia com Z ?
Ao longo de um perodo (da esquerda para direita), geralmente a afinidade eletrnica torna-se mais negativa (mais energia liberada quando o tomo recebe um letron). O aumento da carga nuclear ao longo do perodo contribuie em parte para essas energias mais negativas.

O Be e o Mg do grupo IIA tem valores positivos de afinidade eletrnica => Energia tem que ser adicionada para receber um eltron. Isso ocorre devido o eltron ter que ser adicionado na subcamada p, a qual est parcialmente blindadada pela carga nuclear da subcamada s, isso reduz a atrao entre o eltron a ser adicionado e o ncleo.

ELETRONEGATIVIDADE
A eletronegatividade a habilidade de um tomo de atrair eltrons para si em certa molcula?

ELETRONEGATIVIDADE
Tendncias peridicas da eletronegatividade:
Os tomos de tamanhos menores esto propensos a exibir maiores eletronegatividades, que os tomos com tamanhos maiores, ento em um grupo o tamanho de um tomo aumenta de cima para baixo, na tabela peridica, o que resulta em uma eletronegatividade decrescente no mesmo sentido (de cima para baixo), portanto a eletronegatividade diminui do flor para o iodo, isso ocorre no grupo VII. Caso os tomos sejam quase do mesmo tamanho, a eletronegatividade ser de acordo com a carga nuclear, portanto quanto maior a carga maior a eletronegatividade. Ex.: O nitrognio (Z=7) mais eletronegativo que o carbono (Z=6. Ento se conclui que nesse perodo a carga aumenta a eletronegatividade, da esquerda para a direita.

DENSIDADE
Como a DENSIDADE varia com Z ?
Est ligado ao raio atmico e ao nmero de camadas do tomo

Densidades dos elementos a 25"C. (Para os elementos gasosos nesta temperatura, a densidade a do lquido no ponto de ebulio.)

PONTO DE FUSO
Como O PONTO DE FUSO varia com Z ?
Ponto de fuso dos elementos

Explicao das tendncias da densidade e do ponto de fuso dos elementos com Z

PONTO DE FUSO: -Metais apresentam

altos pontos de fuso altos devidos as ligaes metlicas sendo maiores, geralmente para cargas positivas maiores (Ex.: Indo do Na ao Al, aumenta o ponto de fuso devido a maior carga no Al (Al+3) - Ligao metlica nos metais. -Mnimos pontos de fuso dos gases nobres: Explicado pela config. eletrnica. - Ametais existe como molculas pequenas e separadas (Ex.: Cl2) e as foras intermoleculares so fracas possibilitando um ponto de fuso menores que os dos metais.

Obs:

O elemento de menor ponto de fuso (-269 C) o hlio (Z= 2). Os maiores pontos de fuso so 3.410 C, para o tungstnio (Z=74), e 3.500 C, para o carbono O elemento glio (Z = 31) um metal com temperatura de fuso to baixa (30 C) que derrete, como se fosse manteiga, em contato com o calor da mo. De todos os elementos, somente o mercrio (Z = 80) e o bromo (Z = 35) so lquidos temperatura ambiente (25 C). No estado gasoso temos o hidrognio, nitrognio,oxignio, flor, cloro e os gases nobres (grupo 18 ou VIIIA). No estado slido esto todos os outros elementos.

A importncia da periodicidade

A periodicidade que confere uma importncia enorme Classificao Peridica, que passa, ento, a nos servir na previso das propriedades e do comportamento dos elementos qumicos.

Anda mungkin juga menyukai