Anda di halaman 1dari 1

COGNIO SOCIAL NO TRANSTORNO ESQUIZOTPICO DE PERSONALIDADE: UMA REVISO SISTEMTICA Tonelli, H.A.(1); Alvarez, C. E.

(1); von der Heyde, M. D.(1); Silva, A. A(1).


(1) Mdico psiquiatra
Introduo
O Transtorno Esquizotpico de Personalidade definido clinicamente no DSM-IV (APA, 1994), como um padro invasivo de dficits sociais e interpessoais, marcado por desconforto agudo e reduzida capacidade para relacionamentos ntimos, alm de distores cognitivas ou perceptivas e comportamento excntrico, que costuma comear no incio da idade adulta e estar presente em uma variedade de contextos, associando-se a pelo menos 5 dos 9 traos esquizotpicos: idias de referncia, crenas bizarras ou pensamento mgico que influenciam o comportamento e so inconsistentes com as normas da subcultura do indivduo, experincias perceptivas incomuns, pensamento e discurso bizarros, desconfiana ou ideao paranide, afeto inadequado ou constrito, aparncia ou comportamento esquisito ou peculiar, ausncia de amigos ntimos ou confidentes e ansiedade social excessiva. O diagnstico de TEP considerado um importante fator de vulnerabilidade para o desenvolvimento de esquizofrenia; por outro lado, esquizofrnicos parecem ter uma incidncia maior de familiares portadores de TEP em relao populao geral. Por Cognio Social (CS) subentendem-se as operaes mentais que esto por trs das interaes sociais e que incluem a habilidade humana de perceber as intenes e disposies dos outros. As representaes geradas por este tipo especfico de cognio servem para que o indivduo guie seu comportamento social de forma flexvel e adaptada. Evidncias de que a CS seja um domnio cognitivo separado abrangem, por exemplo, estudos de indivduos que sofreram leso cortical frontal ou pr-frontal demonstrando que eles podem apresentar como conseqncia danos em seu comportamento social a despeito de manuteno de habilidades cognitivas como memria e linguagem. O estudo da CS nos Transtornos do Espectro da Esquizofrenia concentra-se, de maneira geral, no estudo das habilidades Teoria da Mente, relacionadas habilidade de representar os estados mentais e/ou de fazer inferncias acerca das intenes dos outros, nos estudos de percepo social (cujas linhas de pesquisa concentram-se principalmente no reconhecimento do afeto facial e percepo de atitudes sociais) e nos estudos de estilo atribucional. O estudo da CS em portadores de TEP poder auxiliar na compreenso do papel de alteraes do processamento cognitivo social na gnese de sintomas psicticos na esquizofrenia. Da mesma forma, a comprovao da presena de alteraes atenuadas deste processamento em portadores de TEP poderia ser interpretada como uma caracterstica trao dependente e predisponente para o desenvolvimento de sintomas psicticos.
Investigar ToM em indivduos normais que variam em pontuaes de esquizotipia, com o objetivo de replicar os resultados obtidos por Langdon e Coltheart (ref 13), ou seja, de que altas pontuaes em instrumentos que avaliam esquizotipia estariam associados a prejuzo no processamento ToM Houve escores piores de processamento ToM apenas nos indivduos que pontuaram mais em uma subescala especfica de apenas um instrumento empregado. No houve relaes entre a pontuao total dos escores de esquizotipia e prejuzos no processamento ToM. Tambm no houve correlaes entre processamento CS e cognio geral. Os indivduos com alto grau de esquizotipia no diferiram estatisticamente dos com baixa esquizotipia em relao compreenso de metforas, mas sim em relao compreenso de ironia. Esquizofrnicos apresentaram restrio do escaneamento em comparao com controles e parentes em primeiro grau. Parentes em primeiro grau apresentaram evitao de emoes tristes e maior durao de fixao do olhar em expresses de alegria. Indivduos com altos escores de esquizotipia pareceram ter maior comprometimento tanto na capacidade de mentalizao como na tomada de perspectiva visual Altos nveis de ideao paranide puderam ser significativamente associadas a humor deprimido, ansiedade social e evitao e baixa auto-estima, mas no a vieses atribucionais. Indivduos com altos escores de esquizotipia pontuaram menos do que os indivduos com baixos escores de esquizotipia apenas em histrias que envolviam falsas crenas, mas no em histrias mecnicas, de script social e capture. No houve diferenas no que tange a cognio geral.

Pickup, 2006 (7)

Langdon e Coltheart, 2004 (8)

Investigar se indivduos com altos escores de esquizotipia apresentam comprometimento da compreenso da linguagem pragmtica, que envolve a ironia e a metfora.

Loughland e cols., 2003 (9)

Avaliar a transmisso familiar do escaneamento visual (scanpath) de faces e expresses faciais, anteriormente descritas como comprometidas em esquizofrnicos

Langdon e Coltheart, 2001 (10)

Avaliar a relao da tomada de perspectiva visual e mentalizao em indivduos portadores de TEP

Martin e Penn, 2001 (11)

Examinar a relao entre ideao persecutria e variveis cognitivas clnicas e sociais em uma populao no clnica.

Langdon e Coltheart, 1999 (12)

Investigar a relao entre a habilidade de mentalizao e traos esquizotpicos em indivduos de populaes no clnicas sem histria de doena psiquitrica.

Discusso
A avaliao comparada da CS entre indivduos portadores de diferentes transtornos do espectro da esquizofrenia poder elucidar acerca da interface entre os mesmos, auxiliando na compreenso fisiopatolgica dos sintomas psicticos da esquizofrenia. Estes poderiam, por exemplo, ser um reflexo de um processamento cognitivo social deficitrio nestes pacientes. A presente reviso mostra que j existem muitas iniciativas de pesquisa envolvendo populaes de indivduos portadores de quadros subsindrmicos visando avaliar se os mesmos apresentam diferentes pontuaes nos vrios instrumentos empregados na avaliao de CS em relao a populaes clnicas e grupos controle. Todavia, os resultados dos trabalhos avaliados so, ainda, contraditrios. Estas contradies poderiam ser entendidas luz dos problemas subjacentes ao prprio estudo da CS. Martin e Penn (11), ao estudarem a possvel correlao existente entre persecutoriedade e cognio geral e social, mostram que a dissociao entre estas variveis pode ser facilmente feita do ponto de vista terico e que variveis clnicas, mesmo em populaes no clnicas, devem ser tambm levadas em conta na compreenso da gnese da ideao persecutria. Alm disso, apesar de os estudiosos da CS dividirem-se entre os que postulam a existncia de um mdulo cognitivo social independente do processamento de outras funes cognitivas e os que no aceitam este modelo, ainda no foi possvel demonstrar a existncia deste mdulo cognitivo especfico. De fato, o processamento cognitivo social parece recrutar muitas funes cognitivas gerais. Contudo, muitos estudos sugerem que h maior comprometimento na pontuao em diversas tarefas CS, principalmente em indivduos com alto grau de esquizotipia, que poderia representar um continuum de prejuzo no processamento CS entre indivduos esquizotpicos e esquizofrnicos. Levando-se em conta que a esquizotipia representa um estado de risco aumentado para o desenvolvimento da esquizofrenia, poder-se-ia pensar em alternativas de abordagem scio-cognitiva para tais indivduos, diminuindo, assim, as taxas de viragem para estados psicticos mais severos.

Objetivo
Revisar sistematicamente a literatura a respeito de CS em portadores de TEP.

Mtodos
Foi realizada uma busca por artigos na base de dados MEDLINE, utilizando a seguinte frase de busca: Schizotypal Personality Disorder [Mesh] AND Social Cognition OR Theory of Mind. A busca resultou inicialmente em 655 artigos, dos quais 21 foram selecionados por tratarem diretamente do assunto em questo. Destes, foram escolhidos 12, aps a leitura dos resumos.

Resultados
Os trabalhos selecionados so sumarizados na tabela a seguir.
Estudo e nmero da referncia

Objetivos

Resultados

Shean e Bell, 2007 (1)

Avaliar o grau em que caractersticas esquizotpicas associam-se com dficits na habilidade de identificar emoes expressas facialmente ou atravs de posturas. Avaliar ToM em uma populao de esquizotpicos, bem como funcionamento executivo e memria verbal secundria na mesma populao.Um terceiro objetivo foi o de examinar o status funcional de indivduos com alta e baixa esquizotipia.

Correlaes significativas, mas no em todos os instrumentos utilizados. No houve diferenas no processamento de cognio geral e social entre indivduos de alta e baixa esquizotipia. Os indivduos com alta esquizotipia estavam mais comprometidos funcionalmente do que os de baixa esquizotipia. Houve diferenas significativas de pontuaes entre pacientes e controles em relao tarefa CS em pregada. Controles e parentes com baixo grau de esquizotipia diferiram significativamente dos parentes com alto grau de esquizotipia nas acurcias das avaliaes empregadas. Houve relao entre a capacidade de identificao de emoes atravs do instrumento empregado (Eyes Test) e crenas irreais. Houve diferenas estatisticamente significativas nas pontuaes das tarefas CS para o grupo de indivduos parentes de esquizofrnicos com histria de terem apresentado sintomas psicticos As tarefas promoveram ativao de reas cerebrais j relacionadas a atividades de mentalizao. Os parentes de esquizofrnicos sem histria prvia de sintomas psicticos obtiveram pontuaes significativamente superiores s dos indivduos com histria de sintomas psicticos.

Jahshan e Sergi, 2006 (2)

Concluses
Existem muitos estudos sobre o funcionamento cognitivo social em indivduos portadores de diferentes graus de esquizotipia, contudo, os resultados, so, ainda, controversos. O conhecimento adquirido atravs do estudo da CS em indivduos portadores de subsndromes psicticas poder auxiliar no desenvolvimento de estratgias teraputicas e preventivas junto a estes indivduos.

Irani e cols, 2006(3)

Avaliar a correlao entre habilidades ToM e autoreconhecimento facial, bem como investigar a influncia de traos esquizotpicos nas variveis estudadas.

Bibliografia
1: Shean G, Bell E, Cameron CD. Recognition of nonverbal affect and schizotypy. J Psychol. 2007 May;141(3):281-91. 2: Jahshan CS, Sergi MJ. Theory of mind, neurocognition, and functional status in schizotypy. Schizophr Res. 2007 Jan; 89(1-3):278-86. 3: Irani F, Platek SM, Panyavin IS, Calkins ME, Kohler C, Siegel SJ, Schachter M, Gur RE, Gur RC. Self-face recognition and theory of mind in patients with schizophrenia and first-degree relatives. Schizophr Res. 2006 Dec; 88(1-3):151-60. 4: Meyer J, Shean G. Social-cognitive functioning and schizotypal characteristics. J Psychol. 2006 May; 140(3):199-207. PMID: 16916074 5: Marjoram D, Miller P, McIntosh AM, Cunningham Owens DG, Johnstone EC, Lawrie S. A neuropsychological investigation into 'Theory of Mind' and enhanced risk of schizophrenia. Psychiatry Res. 2006 Sep 30; 144(1):29-37. 6: Marjoram D, Job DE, Whalley HC, Gountouna VE, McIntosh AM, Simonotto E, Cunningham-Owens D, Johnstone EC, Lawrie S. A visual joke fMRI investigation into Theory of Mind and enhanced risk of schizophrenia. Neuroimage. 2006 Jul 15; 31(4):1850-8. 7: Pickup GJ. Theory of mind and its relation to schizotypy. Cognit Neuropsychiatry. 2006 Mar; 11(2):177-92. 8: Langdon R, Coltheart M. Recognition of metaphor and irony in young adults: the impact of schizotypal personality traits. Psychiatry Res. 2004 Jan 30; 125(1):9-20. 9: Loughland CM, Williams LM, Harris AW. Visual scanpath dysfunction in first-degree relatives of schizophrenia probands: evidence for a vulnerability marker? Schizophr Res. 2004 Mar 1; 67(1):11-21. 10: Langdon R, Coltheart M. Visual perspective-taking and schizotypy: evidence for a simulation-based account of mentalizing in normal adults. Cognition. 2001 Nov; 82(1):1-26. 11: Martin JA, Penn DL. Social cognition and subclinical paranoid ideation. Br J Clin Psychol. 2001 Sep; 40(Pt 3):261-5. 12: Langdon R, Coltheart M. Mentalising, schizotypy and schizophrenia. Cognition 71 (1999): 43 71

Meyer e Shean, 2006 (4)

Examinar a relao entre CS e pensamento mgico em portadores de TEP

Marjoram e cols., 2006 (5)

Examinar se o comprometimento do processamento de habilidades ToM correlaciona-se com vulnerabilidade a esquizofrenia

Marjoram e cols., 2006 (6)

Comparar a performance de um grupo de parentes de esquizofrnicos com um grupo de controles saudveis em tarefas envolvendo capacidade de mentalizao.

Agradecimentos
Agradecemos aos doutores Glenn Shean, Grahan Pickup e Nigel Blackwood por terem gentil e prontamente nos enviado seus manuscritos aps solicitao de nosso grupo.

Anda mungkin juga menyukai