Anda di halaman 1dari 14

Comit Brasileiro de Barragens VIII Simpsio sobre Pequenas e Mdias Centrais Hidreltricas Porto Alegre RS 01 a 04 de maio de 2012

MTODO PARA AVALIAO DE DRENOS DE FUNDAO DE BARRAGENS DE CONCRETO BASEADO EM FIBRAS TICAS

Roberto PETTRES Doutorando em Mtodos Numricos em Engenharia pela Universidade Federal do Paran e Colaborador do Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento - LACTEC. Rafael P. O. ROCHA Pesquisador Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento LACTEC. Luiz A. DE LACERDA Gerente/Pesquisador Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento LACTEC. RESUMO Este trabalho apresenta resultados laboratoriais da aplicao de tcnicas de medio distribuda de temperatura com fibras ticas para o monitoramento do nvel de gua em drenos de fundao de barragens de concreto. No modelo desenvolvido, utilizou-se o mtodo do aquecimento do cabo de fibra tica, forando a difuso do calor a partir do mesmo em direo ao meio adjacente. Demonstra-se experimentalmente que atravs da anlise da taxa de elevao da temperatura do cabo possvel identificar se o meio envolvente gua ou ar, consequentemente, possibilitando a determinao do nvel dgua no interior do dreno. Atravs de simples algoritmos matemticos, mostra-se que o nvel de gua pode ser identificado com razovel preciso mesmo dispondo o cabo de fibra tica linearmente no interior do dreno. Conclui-se que o mtodo de anlise desenvolvido pode ser empregado em fundaes de barragens para a obteno de dados para a composio de um perfil de subpresses atravs de uma nica medio. ABSTRACT This paper presents laboratory results from the application a measuring technique based on distributed temperature values along optical fibers for monitoring water level in foundation drains of concrete dams. In the developed model, the heating up method was used, forcing the diffusion of heat from the optical cable towards the adjacent environment. It can be show experimentally that by analyzing the rate of temperature rise inside the cable it is possible to identify whether the external environment is water or air, allowing determining the level of the water column inside a tube. Through simple mathematical algorithms, it is shown that the water level can be identified with reasonable accuracy even in a straight configuration for the optical cable inside the tube. It is concluded that the developed method of analysis may be employed in dam foundations to obtain data to evaluate the uplift pressure profile from a single measurement.

XXVIII Seminrio Nacional de Grandes Barragens

Comit Brasileiro de Barragens VIII Simpsio sobre Pequenas e Mdias Centrais Hidreltricas Porto Alegre RS 01 a 04 de maio de 2012

1. INTRODUO A instrumentao e o monitoramento de barragens so fundamentais para a avaliao dos nveis de segurana apresentados pelas estruturas. Entre as tcnicas implementadas em barragens est a aplicao de um sistema de drenagem de fundao, que normalmente utilizado para reduzir a subpresso que atua na base da barragem e no corpo do macio rochoso [1]. Comumente, so utilizados equipamentos como piezmetros e medidores de nvel dgua para se obter um perfil das subpresses em barragens. No entanto, em estruturas de grande porte, realizar este tipo de leitura em campo uma tarefa dispendiosa. Com o avano da tecnologia, equipamentos cada vez mais sofisticados e versteis vm sendo desenvolvidos para realizar diferentes tipos de coleta de dados e anlise. Entre eles, tem-se a tecnologia DTS Distributed Temperature Sensing, tambm conhecida como DFOT Distributed Fiber Optic Temperature, a qual permite monitorar informaes relativas s variaes trmicas com base em propriedades do espectro da luz retroespelhada no interior do ncleo de uma fibra tica. Investiga-se neste trabalho a possibilidade de uso desta tecnologia para determinao do nvel dgua em drenos de barragens. Para tanto, estudos laboratoriais visando validao do conceito de monitoramento foram realizados, cujos testes e resultados obtidos so apresentados a seguir.

2. A TECNOLOGIA DTS A tcnica de medio distribuda de temperatura com fibra tica baseia-se nas propriedades de sensibilidade trmica da fibra onde ela mesma o sensor [2]. A fibra tica um filamento extremamente fino e flexvel. Sua estrutura cilndrica bsica formada por uma regio central chamada de ncleo, envolta por uma camada chamada de revestimento primrio, as quais apresentam diferentes ndices de refrao, permitindo assim que a energia eletromagntica (luz) emitida viaje confinada no interior do ncleo at a extremidade oposta ou um receptor [3]. O pulso de luz, quando projetado no interior do ncleo da fibra por um determinado perodo de tempo, se desloca ao longo de todo o seu comprimento (Figura 1). Ao se deslocar, o pulso de luz colide com a estrutura atmica da fibra tica provocando o retroespelhamento de ondas que retornam ao incio da fibra, possibilitando assim sua anlise atravs de equipamentos especficos.

Figura 1 - Deslocamento do pulso de luz ao longo do comprimento da fibra tica (Adaptado de SMOLEN e SPEK [4]).
XXVIII Seminrio Nacional de Grandes Barragens

Comit Brasileiro de Barragens VIII Simpsio sobre Pequenas e Mdias Centrais Hidreltricas Porto Alegre RS 01 a 04 de maio de 2012

A onda principal retroespelhada que possui o mais forte sinal de retorno chamada de pico de Rayleigh, este sinal geralmente filtrado e ocultado. Os outros dois picos observados no espectro da luz retroespelhada so chamadas de Brillouin e Raman. Os picos de Brillouin se encontram muito prximos e difceis de separar da banda principal de Rayleigh. Finalmente, o mais fraco dos picos retroespelhados, resultantes das vibraes moleculares e atmicas, so chamados de Raman. Este sinal composto por bandas chamadas de Stokes e anti-Stokes. A banda de Stokes bem estvel e pouco sensvel temperatura, j a banda de anti-Stokes apresenta maior sensibilidade temperatura, onde quanto maior a energia desta banda, maior ser a temperatura e vice-versa. A relao entre a energia da banda anti-Stokes com a banda de Stokes pode ser simplesmente relacionada com a temperatura da fibra tica em qualquer posio do seu comprimento [4]. A Figura 2 caracteriza o espectro da luz retroespelhado, onde esto presentes os picos de Rayleigh, Brillouin e Raman.

Figura 2 - Espectro da luz retro espelhado (Adaptado de SMOLEN e SPEK [4]). O instrumento de medio conhecido como DTS, normalmente utiliza um laser para aplicar pulsos de luz dentro da fibra tica. Um detector especfico para a freqncia Raman mede a reflexo deste pico ao longo do seu comprimento, e atravs da anlise do tempo total referente ao momento de emisso da luz at sua recepo, determina os pontos de medio distribudos na fibra tica, tendo em vista que a velocidade e o caminho de ida e volta do pulso de luz so conhecidos [2]. As variaes monitoradas podem permitir a avaliao da temperatura com preciso e resoluo espacial que dependero do equipamento utilizado. Neste trabalho, o equipamento utilizado tem preciso mxima de 0,1C e resoluo espacial de 1,02m para um comprimento de at 6 km de fibra tica. Para correlacionar um monitoramento do nvel da gua com uma medio de temperatura, propiciada pela tecnologia DTS, podem ser utilizados o mtodo do gradiente [5] e o mtodo do aquecimento [6]. Neste trabalho utiliza-se o mtodo do aquecimento, uma vez que o mtodo do gradiente utiliza exclusivamente a temperatura do meio como indicador [7]. Originalmente, o mtodo do aquecimento (Heat up Method) foi desenvolvido para aplicaes onde o mtodo do gradiente no pudesse ser aplicado. Neste mtodo necessria a utilizao de cabos especiais compostos por fios de cobre distribudos no entorno de fibras ticas e elementos de trao que fornecem maior resistncia e
XXVIII Seminrio Nacional de Grandes Barragens

Comit Brasileiro de Barragens VIII Simpsio sobre Pequenas e Mdias Centrais Hidreltricas Porto Alegre RS 01 a 04 de maio de 2012

proteo, todos envoltos a uma camada externa protetora [8]. O mtodo requer uma adequada distribuio de entrada de calor no cabo, que pode ser suprida pela utilizao de uma fonte de aquecimento que trabalha com corrente contnua, o que produzir uma potncia trmica linear se aplicada sobre fios de cobre [6]. O mtodo do aquecimento avalia exclusivamente as diferenas de temperatura entre o estgio de aquecimento (seo de aquecimento B) e o estgio anterior ao incio do aquecimento (seo de referncia A), conforme pode ser visto na Figura 3.

Figura 3 - Evoluo da temperatura no interior do cabo e as diferenas de temperatura calculadas (Adaptado de PERZLMAIER et al. [8]) O aumento de temperatura no cabo influenciado pelas propriedades trmicas do meio que o envolve. Quando o cabo est em contato com meios de baixa condutividade trmica, como no caso de materiais secos ou ar, ir propiciar um aumento maior da temperatura, enquanto que meios de alta condutividade trmica, como no caso da gua, a evoluo menor. Este comportamento, portanto, permitiria detectar a interface entre gua e ar, ou seja, o nvel da gua.

3. METODOLOGIA PARA DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO A parte inicial do trabalho contou com o desenvolvimento de um modelo para estudo do cabo com a fibra tica e de sua resoluo de resposta a partir do sistema de monitoramento DTS. O objetivo desse ensaio foi determinar a zona de influncia dos pontos distribudos ao longo da fibra tica, to como de entender qual a representatividade do aquecimento parcial desta zona na variao de temperatura do ponto.

3.1 Descrio do modelo Uma clula de isopor foi projetada (Figura 4) com dimenses de (0,10 x 0,19 x 3,00 m, altura, largura, comprimento). Esta clula possui um canal vedado nos vrtices com silicone para possibilitar seu preenchimento com gua, com dimenses de 0,05 x 0,05 x 3,00 m. Em suas extremidades, esto presentes furos que permitem a passagem da fibra tica, e ao longo do seu comprimento foi impresso uma escala que indica o comprimento da fibra a cada 10 cm.
XXVIII Seminrio Nacional de Grandes Barragens

Comit Brasileiro de Barragens VIII Simpsio sobre Pequenas e Mdias Centrais Hidreltricas Porto Alegre RS 01 a 04 de maio de 2012

Figura 4 Clula de isopor, a) dimenses; b) foto da clula de isopor fixada sobre bancada de madeira. Com o intuito de possibilitar a variao do comprimento do canal, ou seja, limitar o comprimento do segmento de fibra tica a ser analisado, foram projetados limitadores de acrlico (Figura 5) com dimenses de 0,05 x 0,05 x 0,002 m, todos com furo central de dimetro igual a 5 mm para permitir a passagem da fibra tica, e adaptados para colocao de grampos metlicos que auxiliam na fixao dentro do canal.

Figura 5 Limitador de acrlico. a) dimenses, b) foto do limitador montado.

3.2 Execuo do ensaio Primeiramente, foi realizada a locao do ponto a ser analisado, o qual, aps ser identificado pelo aquecimento da fibra em diferentes trechos, foi posicionado no centro do canal da clula de isopor. Foram utilizados 45 m de fibra tica, sendo deste total: 3 m distribudos no interior do canal; 12 m utilizados como referncia de leituras, mantidos submersos em um barril de gua com a temperatura monitorada; 10 m entre o barril e o equipamento DTS, para evitar que a atenuao tica devido perda de sinal em funo da conexo
XXVIII Seminrio Nacional de Grandes Barragens

Comit Brasileiro de Barragens VIII Simpsio sobre Pequenas e Mdias Centrais Hidreltricas Porto Alegre RS 01 a 04 de maio de 2012

com o DTS influenciasse os dados do trecho imerso no barril; e mais 10 m aps a clula de isopor, ou seja, o final do segmento, com o intuito de garantir que as reflexes do sinal tico, caractersticos deste ponto (final da fibra), no interferissem nas leituras do trecho de interesse (segmento presente dentro do canal). O segmento de fibra tica distribudo no interior do canal foi mantido esticado e centralizado, atravs do uso de ncoras posicionadas nos extremos da clula de isopor. As superfcies das ncoras em contato com a fibra foram tratadas para que mesmo com uma pequena presso imposta pelo peso da placa, garantisse o travamento da fibra (Figura 6).

Figura 6 Configurao do ensaio. Para determinar a zona de influncia dos pontos situados no interior do canal, trechos com 10 cm de comprimento, definidos pelos limitadores de acrlico, foram analisados em tempos distintos. Essa anlise consistiu em aquecer por um perodo de 5 minutos os 10 cm de fibra presentes no interior deste segmento. Para tanto, foi utilizada gua aquecida, sempre com uma variao mdia de 25 em relao temperatura ambiente, a C qual era monitorada atravs do uso de um termmetro de mercrio. Para garantir a vedao do segmento analisado, uma fina pelcula de plstico foi disposta cobrindo todas as superfcies em contato com a gua. Depois de finalizado o tempo de aquecimento, executou-se a substituio da gua aquecida por gua temperatura ambiente, acelerando assim o processo de resfriamento. O passo seguinte consistiu em retirar toda a gua utilizada para o resfriamento, como tambm da pelcula de plstico. Poucos minutos aps esta operao, toda a fibra tica se encontrava a temperatura ambiente devido ao equilbrio trmico, possibilitando assim, deslocar os limitadores de acrlico para o prximo segmento a ser analisado. O deslocamento dos limitadores seguiu uma seqncia iniciada pelo lado direito do ponto central e posteriormente para o lado esquerdo (Figura 7).

Figura 7 Sequncia de distribuio dos limitadores.

XXVIII Seminrio Nacional de Grandes Barragens

Comit Brasileiro de Barragens VIII Simpsio sobre Pequenas e Mdias Centrais Hidreltricas Porto Alegre RS 01 a 04 de maio de 2012

3.3 Resultados parciais obtidos Para facilitar o entendimento dos resultados obtidos, os pontos situados no interior do canal foram nomeados da seguinte forma: - Ponto central: k; - Ponto esquerdo a 100 cm de k em direo a unidade leitora DTS: a; - Ponto direito a 100 cm de k em direo ao fim da fibra tica: b. A Figura 8 representa a unio do modelo fsico da clula de isopor (parte superior) ao grfico que demonstra a resposta trmica dos pontos acima nomeados para cada posio do trecho de 10 cm. A resposta trmica resultado da mdia de temperatura registrada durante um perodo de aquecimento de 5 minutos, tendo como referncia para o clculo das variaes de temperatura, as leituras realizadas antes da colocao da gua aquecida, ou seja, quando todo o segmento estava em equilbrio trmico com o ambiente.

Figura 8 Zonas de influncia. A partir da Figura 8 observa-se que quanto mais prximo o segmento de 10 cm se encontra do ponto analisado, seja ele (a; k; b), maior a sua sensibilidade trmica, e que esta variao aparenta uma tendncia linear, abrangendo uma zona de aproximadamente dois metros (2.04 m). Fisicamente, esta caracterstica espacial est relacionada ao tamanho e forma do pulso de luz emitido no interior da fibra. Desta maneira, caso a anomalia (aquecimento) seja aplicada ao longo de toda a zona de influncia do ponto k, a qual limitada pelos pontos a e b que esto distanciados entre si por 2.04 m, sua variao trmica corresponde ao valor integral da temperatura aplicada, neste caso 25 e nos pon tos a e b exatamente a C, metade, ou seja, 12.5 pois apenas a metade da zo na de influncia destes pontos C, afetada (Figura 9). Para validar esta informao foram realizados mais trs testes, sendo o primeiro com o aquecimento integral da zona de influncia do ponto k, e os outros dois em parte deste segmento, primeiramente um metro ao lado esquerdo e posteriormente um metro ao lado direito. O resultado obtido ilustrado na Figura 9, sendo demonstrada esquematicamente na parte superior da mesma as temperaturas a serem alcanadas por cada ponto em conjunto com a funo que rege o
XXVIII Seminrio Nacional de Grandes Barragens

Comit Brasileiro de Barragens VIII Simpsio sobre Pequenas e Mdias Centrais Hidreltricas Porto Alegre RS 01 a 04 de maio de 2012

aquecimento ao longo da zona de aquecimento do ponto k, e na Figura 10 esto os resultados obtidos. Na situao 1, onde toda a zona de influncia do ponto k aquecida, obteve-se exatamente o comentado anteriormente, ou seja, o ponto k atingiu 25 e os C pontos a e b exatamente a metade igual a 12.5 C. Quando se aqueceu apenas a metade esquerda da zona de influncia (Situao 2) ou direita (Situao 3) observou-se que somente os dois pontos pertencentes a esta zona a\k e k\b, respectivamente, eram sensibilizados exatamente com a metade do valor da temperatura da anomalia.

Figura 9 Variao trmica dos pontos influenciados pelo aquecimento.

Figura 10 Resultados obtidos. Matematicamente este comportamento pode ser entendido como um produto entre o valor de temperatura da anomalia trmica pelo somatrio dos valores de temperatura oriundos do processo de aquecimento, ou mais precisamente da condio imposta faixa ou zona de influncia do cabo. Como o processo de aquecimento contnuo, pode-se substituir o somatrio de valores de temperaturas da funo de aquecimento por uma integral definida limitada pelos pontos a e b. Assim, Tk resultado do produto entre a temperatura da anomalia T pela integral da funo de aquecimento f(x) (Eq. (1)).

Tk = T

b = x2

a = x1

f ( x) dx

(1)

XXVIII Seminrio Nacional de Grandes Barragens

Comit Brasileiro de Barragens VIII Simpsio sobre Pequenas e Mdias Centrais Hidreltricas Porto Alegre RS 01 a 04 de maio de 2012

3.4 Deteco de nvel de gua em dreno simulado em laboratrio A segunda parte do trabalho contou com o desenvolvimento de um modelo em laboratrio que simula o volume de parte de um dreno de fundao de barragem, sujeito a diferentes nveis de gua em seu interior. O objetivo desse ensaio foi determinar a altura da coluna de gua no interior do dreno utilizando o mtodo do aquecimento e a tecnologia DTS. A configurao adotada para a realizao dos testes ilustrada pela Figura 11, consistindo de um tubo de PVC com 0,15 m de dimetro e 3 m de altura, onde em seu interior foi distribudo linearmente um cabo de fibra tica. Em sua base foi adaptado uma vlvula e uma guia para o controle do nvel da gua. A vlvula foi implantada com o intuito de variar o nvel de gua no interior do tubo. Parte dos cabos de fibra tica foi posicionada no interior de um recipiente contendo gua com temperatura monitorada, regio de referncia do sistema de leitura do equipamento DTS [9]. A fibra tica presente no interior do cabo foi conectada unidade leitora DTS, e as extremidades dos fios de cobre unidade de aquecimento.

Figura 11 Imagem ilustrativa da configurao do experimento.

3.4.1 Modelo experimental Para realizao do ensaio o cabo de fibra tica foi posicionado em forma de U, utilizando-se uma guia perfurada para igualar o nvel de gua em seu interior ao nvel no tubo de PVC. Basicamente, o cabo entra por uma extremidade da guia (cabo descendente) e sai pela outra (cabo ascendente), mapeando linearmente todo o tubo. Esse tipo disposio pode facilitar o processo de implantao do sistema em um modelo de campo real, alm de possibilitar a ligao em srie de diversos drenos. Introduziu-se uma coluna dgua com 1 m de altura e iniciou-se o processo de leitura das temperaturas de referncia durante 60 minutos. Nas duas horas seguintes foi
XXVIII Seminrio Nacional de Grandes Barragens

Comit Brasileiro de Barragens VIII Simpsio sobre Pequenas e Mdias Centrais Hidreltricas Porto Alegre RS 01 a 04 de maio de 2012

aplicada uma corrente de 32,5 ampres (A) e tenso de 23 volts (V) no cabo, causando a elevao de sua temperatura.

3.4.2

Alocao do cabo no interior no tubo de PVC

O cabo foi disposto no interior do tubo de PVC conforme a figura a seguir:

Figura 12 Alocao do cabo no interior do tubo de PVC (metros).

4. ANLISE DOS DADOS DTS O modelo de anlise, inicialmente, visou determinao dos trechos que apresentavam maior variao de temperaturas, e para isto foi aplicado o seguinte algoritmo: %Algoritmo 01 1. Leia o valor de temperatura em cada ponto no perodo de referncia (TR); 2. Leia o valor de temperatura em cada ponto no perodo de aquecimento (TA); 3. Calcule a mdia do perodo de referncia (MR); 4. Calcule a mdia do perodo de aquecimento (MA); 5. Calcule MA-MR para cada ponto (MRA_i, i=1, 2, 3,..., 8); 6. Calcule MRA_i MRA_i+1; 7. Encontre mxima| MRA_i MRA_i+1| (trecho d) no cabo descendente; 8. Encontre mxima| MRA_i MRA_i+1| (trecho a) no cabo ascendente; 9. Encontre trecho d trecho a. Este algoritmo determina o limite superior e inferior em que o nvel de gua est, encontrando a interseo entre os trechos, estabelecendo uma faixa limite no interior do tubo para o nvel de gua. A Figura 13 ilustra um caso analisado pelo algoritmo onde foi determinada a interseco dos trechos do cabo que limitam o nvel de gua.

XXVIII Seminrio Nacional de Grandes Barragens

10

Comit Brasileiro de Barragens VIII Simpsio sobre Pequenas e Mdias Centrais Hidreltricas Porto Alegre RS 01 a 04 de maio de 2012

Figura 13 Determinao dos trechos limites para o nvel de gua (metros). A segunda parte da anlise consiste em determinar o comprimento do cabo imerso em gua a partir de trs pontos do mesmo, pelo lado descendente ou ascendente. Na ilustrao, o primeiro ponto, Q1, o ponto anterior maior variao de temperatura, o segundo e terceiro so, respectivamente, um ponto anterior e um posterior Q1. O mesmo raciocnio se aplica ao trecho ascendente, ponto Q1.

Figura 14 Determinao dos pontos para anlise do nvel de gua. Baseada na Figura 14, tem-se a seguinte expresso que vlida para clculo da temperatura em Q1 (ou Q1):
x . (Q1 + Q2) y . (Q1 + Q3) + 2 2 Q1 = x+y
XXVIII Seminrio Nacional de Grandes Barragens

(2)

11

Comit Brasileiro de Barragens VIII Simpsio sobre Pequenas e Mdias Centrais Hidreltricas Porto Alegre RS 01 a 04 de maio de 2012

onde Q1, Q2 e Q3 so valores de temperaturas nos respectivos pontos, x o comprimento da coluna de gua no trecho determinado e y comprimento da coluna de ar. Como Q1, Q2, Q3 so conhecidos a partir do monitoramento com o DTS e assumindo que
x + y = 2.04

(3)

tem-se,
x= 2.04 (Q1- Q3) (Q2 - Q3)

(4)

para Q2 diferente de Q3. Com essas expresses determina-se a posio do nvel de gua.

4.1 Resultados Iniciou-se a anlise com uma coluna de gua de 1 m de altura. Durante os 30 minutos iniciais foram realizadas leituras de referncia com o equipamento DTS. Nos 70 minutos seguintes foi aplicado o mtodo de aquecimento, conforme explicado anteriormente. Durante todo o perodo de ensaio foram monitoradas as temperaturas da gua do sistema de referncia, assim como do ambiente. Estes valores podem ser utilizados para eventuais correes na anlise. Terminado o perodo de aquecimento, os dados obtidos foram processados. O mesmo procedimento foi repetido para diferentes nveis de gua (1,10, 1,20, 1,30, 1,40, 1,50, 1,60, 1,70, 1,80, 1,90, 2,00 e 2,50 m) no interior do tubo. A comparao dos resultados da anlise com a fibra tica e os nveis de gua impostos apresentada na Figura 15:

Figura 15 - Valores obtidos para os nveis de gua.

XXVIII Seminrio Nacional de Grandes Barragens

12

Comit Brasileiro de Barragens VIII Simpsio sobre Pequenas e Mdias Centrais Hidreltricas Porto Alegre RS 01 a 04 de maio de 2012

Observa-se uma boa concordncia dos dados com erro inferior a 16% na anlise feita com o trecho descendente e inferior a 5% no trecho ascendente. Parte destes erros decorrente de parte da rea de influncia dos pontos de medio superiores estar fora do tubo e, portanto, sujeitos maiores oscilaes trmicas. O erro no trecho descendente maior, pois o ponto Q2 tem um segmento maior da sua rea de influncia fora do tubo, se comparado ao ponto Q2.

5. CONCLUSO Conclui-se que possvel determinar com boa preciso o nvel de gua em drenos de fundao em barragens com a utilizao de fibras ticas. O sistema desenvolvido pode ser ampliado para ligaes em srie, possibilitando atravs de uma nica medio a avaliao de vrios drenos. A tcnica desenvolvida mais uma ferramenta de monitoramento, entre outras, que pode ser incorporada a um sistema de monitoramento distribudo de fibras ticas em um empreendimento de grande porte como barragens de concreto.

6. AGRADECIMENTOS Ao CNPq, pelos subsdios para a importao, constantes da Lei 8010/90, L.I 09/2669381-3, ELEJOR, ao LACTEC e ANEEL, pelo financiamento e infraestrutura para a conduo deste projeto de pesquisa.

7. PALAVRAS-CHAVES Monitoramento, Barragens, Fibra tica, Drenos de fundao.

8. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

[1] HOFFMAN, O. (1928) Permeazioni D'Acqua e Loro Effeti Nei Muri Di Ritenuta, Ulrico Hoelpli. Milano. [2] AUFLEGER, M.; CONRAD, M; STROBL, T.; MALKAWI, A.I.H; DUAN, Y. (2003) - Distribuited Fiber Optic Temperature Measurement, In: RCC-Dams in Jordan and China. China. [3] BAILEY, D.; WRIGHT, E. (2003) Pratical Fiber Optics. Inglaterra: Newnes. [4] SMOLEN, J. J. e SPEK, A. V. D. (2003) Distributed Temperature Sensing, Shell DTS. [5] JOHANSSON, S.; SJDAHL, P. (2009) A guide for seepage monitoring of embankment dams using temperature measurements. CEATI Report n T062700-0214, Sweden.
XXVIII Seminrio Nacional de Grandes Barragens

13

Comit Brasileiro de Barragens VIII Simpsio sobre Pequenas e Mdias Centrais Hidreltricas Porto Alegre RS 01 a 04 de maio de 2012

[6] PERZLMAIER, S.; STASSER, K.H.; STROBL, Th.; AUFFLEGER, M. (2006) Integral Seepage Monitoring on Open Channel Embankment Dams by the DFOT Heat Pulse Method. In: Proceedings of the 22nd Congress of the Inetnational Commission on Large Dams (ICOLD), Barcelona, Spain, June. [7] ROCHA, R. P. O.; SANCHEZ, P. F.; BOSZCZOWSKI, R. B.; LACERDA, L. A.; KORMANN, A. C. M. (2010) Desenvolvimento e avaliao de Instrumentao geotcnica para o monitoramento de infiltrao da gua em solo arenoso com base em tecnologia de fibra tica. In: XV Congresso Brasileiro de Mecnica dos Solos e Engenharia Geotcnica, Gramado. [8] PERZLMAIER, S.; AUFFLEGER, M.; CONRAD, M. (2004) Distributed Fiber Optic Temperature Measurements in Hydraulic Engineering Prospects of the Heat-up Method. Proceedings of the 72nd Annual Meeting of the International Commission on Large. Dams (ICOLD), Seoul, Korea. [9] ROCHA, R. P. O. (2011) Instrumentao Geotcnica com fibra tica: Monitoramento de frente de umedecimento e anlise da variao do grau de saturao em solos arenosos. Dissertao de Mestrado em Construo Civil. Universidade Federal do Paran, Curitiba.

XXVIII Seminrio Nacional de Grandes Barragens

14

Anda mungkin juga menyukai