Anda di halaman 1dari 16

O INSTITUTO INDUSTRIAL DO PORTO E A DIVULGAO DA CINCIA NA SEGUNDA METADE DO SC.

XIX

Patrcia Costaa, Helder I. Chaminb, Pedro M. Callapezc


a Museu do ISEP, Instituto Superior de Engenharia do Porto, Politcnico do Porto, Portugal, pcmc@isep.ipp.pt Instituto Superior de Engenharia do Porto, LABCARGA|ISEP e DEG; Centro GeoBioTec|UA, Portugal, hic@isep.ipp.pt c Centro de Geofsica; Departamento de Cincias da Terra|Universidade de Coimbra, Portugal, callapez@dct.uc.pt

Palavras chave: ensino industrial, colees didticas, conhecimento cientfico, regenerao, Portugal.

Resumo Com a criao, em 1852, da Escola Industrial do Porto, iniciou-se uma importante etapa na divulgao da cincia junto das novas classes de trabalhadores, parte de um operariado emergente graas ao esforo de industrializao nacional e seu maior impacte na regio norte do pas. O ensino industrial destacava-se por uma forte componente prtica, comprovada pela criao multidisciplinar de laboratrios e de gabinetes cientficos, os quais permitiam aos alunos o acesso a atividades experimentais em reas ligadas aos novos processos tecnolgicos. Anualmente eram adquiridos no estrangeiro instrumentos, aparelhos, modelos, minerais, rochas e espcimes fsseis, com o intuito de equipar estes espaos com o que de melhor se produzia e se empregava nas principais escolas dos pases lderes da Revoluo Industrial. O acervo de Mineralogia, Petrologia e Paleontologia hoje conservado no Museu do ISEP, proveniente de fornecedores especializados de Frana (Les Fils dmile Deyrolle e J. Digeon) e da Alemanha (Theodor Gersdorf e Friedrich Krantz) e ilustram o contexto econmico, onde a indstria extrativa desempenhava um papel fulcral na obteno de carvo e de outras matrias-primas estratgicas. Deste modo, natural que a Geologia e Arte de Minas tenham desempenhado um papel significativo na formao acadmica do ensino industrial, principalmente a partir da reforma de 1864. Competia aos docentes responsveis pelas respetivas cadeiras a seleo das aquisies. Estes consideravam que as matrias deveriam ser lecionadas na presena de modelos de minas e de espcimes que reproduzissem os principais depsitos minerais e suas paragneses. Esta atitude denota um conhecimento muito rigoroso dos mtodos de ensino e do material didtico que se produzia na Europa, proporcionando aos alunos uma constante atualizao de conhecimentos, assim como um contacto mais direto com as tcnicas atuais. Em concluso consideramos que a aquisio destas colees integrou um esforo acentuado de modernizao do ensino em Portugal, em paridade com os avanos da cincia e sua aplicao nos setores produtivos da sociedade, adequando-os de modo a contriburem significativamente para o progresso econmico do pas, atravs da indstria, comrcio e agricultura alicerados numa mo-de-obra especializada.

Introduo Com a criao, em 1852, da Escola Industrial do Porto (fig.1), na sequncia de reformas introduzidas aps o dealbar da Regenerao, iniciou-se uma importante etapa na divulgao da cincia junto das novas classes de trabalhadores, graas ao esforo de industrializao nacional. A preocupao na formao de quadros qualificados de um operariado do meio fabril em franco crescimento e transmutao tinha j sido abordada, pouco tempo antes, pela Associao Industrial Portuense. Esta chegou mesmo a criar a sua prpria escola industrial que tinha como principal objetivo a instruco especial e technica dos indivduos da classe industrial1.

Fig. 1 Panormica area das novas instalaes do Instituto Industrial do Porto, sitas na Rua de S. Tom, Paranhos, cidade do Porto e inauguradas em 1967 (Fotografia pertencente ao acervo do Museu do ISEP, n inv. MPL6142FOT).

A partir da criao oficial deste ensino os alunos passaram a ter acesso a uma formao organizada e devidamente regulamentada, semelhana do que j se havia verificado em Inglaterra, em Frana ou na Prssia, estados lderes da Revoluo Industrial, em meados dos sculos XVIII e XIX.

Cf. Jornal da Associao Industrial Portuense, n 6, segunda-feira, 1 de Novembro, 1852, pp. 81-94.

Este tipo de ensino, assim como a sua organizao, foi pensado pelo Ministrio das Obras Publicas, Comercio e Industria, com o objetivo de ter efeito direto e poderoso no desenvolvimento da riqueza pblica2. Nos primeiros anos (1852-1864) a Escola Industrial do Porto apenas lecionou a instruo completa dos dois primeiros graus do ensino industrial, ou seja o elementar e o secundrio, assim como a 7 cadeira (qumica aplicada s artes) do ensino complementar, que era lecionado integralmente no Instituto Industrial de Lisboa. Por natureza o seu ensino estava vocacionado para o aperfeioamento dos artfices, com os cursos de operrio habilitado, de oficial forjador, de oficial fundidor, de oficial serralheiro ajustador ou de oficial torneiro modelador3. Ajustava-se, assim, a um elenco de alunos oriundos das classes menos favorecidas, destinados a integrarem um futuro operariado tecnicamente qualificado para contribuir na otimizao de novas unidades industriais. neste contexto que a escola do Porto surge como estabelecimento de ensino de grande importncia no norte do pas, a par da Academia Politcnica do Porto, que j tinha em meados do sculo XIX uma longa tradio no que respeitava ao ensino tcnico no nosso pas, e onde se lecionava uma formao superior. Em comum estas duas instituies tinham o edifcio, atual Reitoria da Universidade do Porto, alguns docentes e certos recursos materiais.

O ensino industrial e a divulgao da cincia

O ensino industrial destacava-se por uma forte componente prtica, comprovada pela criao multidisciplinar de laboratrios e de gabinetes cientficos vocacionados para a didtica (figs. 2 e 3), que possibilitavam aos alunos o acesso a atividades experimentais. Estas incidiam, sobretudo, em reas ligadas aos novos processos tecnolgicos utilizados nas obras e unidades fabris da poca.

Cf. Relatrio que acompanha o decreto de 30 de Dezembro de 1852. Coleco Oficial da Legislao Portuguesa, p. 864. 3 Coleco Oficial da Legislao Portuguesa, Decreto de 30 de Dezembro de 1852, Artigo 9, p. 867.

Fig. 2 - Laboratrio Qumico do Instituto Industrial e da Academia Politcnica do Porto (sc. XIX) (fotografia pertencente ao acervo do museu do ISEP, MPL6157FOT).

Fig. 3 - Gabinete de Fsica do Instituto Industrial e da Academia Politcnica do Porto (sc. XIX) (fotografia pertencente ao acervo do museu do ISEP, MPL6151FOT).

A partir da reforma do ensino industrial, publicada em 1864, em que a Escola Industrial passou a ser denominada de Instituto Industrial do Porto, verificou-se um incremento muito significativo no desenvolvimento dos estabelecimentos auxiliares de ensino. Passaram a existir oficialmente, de acordo com o referido no Captulo IX do decreto de 20 de Dezembro de 1864, os seguintes estabelecimentos: uma biblioteca, um laboratrio qumico, um gabinete de fsica e um museu tecnolgico. Salienta-se que o diretor da escola tinha a possibilidade de criar estabelecimentos auxiliares para alm dos especificados no decreto, caso houvesse necessidade disso, como acabou por se verificar mais tarde. Anualmente eram adquiridos no estrangeiro instrumentos, aparelhos, modelos, minerais, rochas e espcimes fsseis4, com a finalidade de equipar estes espaos com o que de melhor se produzia e se empregava nas principais escolas dos pases lderes da Revoluo Industrial, permitindo aos alunos o manuseamento ou o contato direto com o que de mais inovador existia nas diferentes reas lecionadas na escola.
4

Livros de registo de toda a receita e despesa da Escola Industrial e Instituto Industrial do Porto, 1859-1902. (documentos pertencentes ao Arquivo Histrico do ISEP)

Em virtude do esforo de industrializao em curso no nosso pas, tambm incidir na faceta da indstria extrativa, natural que a Geologia e Arte de Minas tenham desempenhado um papel significativo na formao acadmica do ensino industrial, principalmente a partir de 1864, quando foi criado o Curso de Condutor de Minas5. So disso prova os acervos de Mineralogia, Petrologia e Paleontologia hoje existentes no Museu do ISEP, nos quais as principais geocolees so provenientes, maioritariamente, de fornecedores especializados de pases europeus como a Frana e a Alemanha. Estes recursos formativos eram essenciais para a preparao dos alunos no terreno, num cenrio em que a indstria extrativa desempenhava um papel fulcral na obteno de carvo e de outras matrias-primas estratgicas para Portugal (fig. 4).

Fig. 4 Etiquetas existentes em diversos objetos do acervo do Museu do ISEP, coleo de mineralogia e metalurgia, comprados a fornecedores de renome internacional como: Les Fils dmile Deyrolle (Paris), Dr. F. Krantz (Bona), Th. Gersdorf (Freiberg) e J. Digeon (Paris).

Cf. Coleco Oficial da Legislao Portuguesa, Decreto de 20 de Dezembro de 1864, Artigo 5, p. 960.

No entanto, apesar dos progressos verificados desde o incio da Regenerao, se analisarmos os resultados do inqurito industrial em 1890, poder-se- concluir que as tcnicas de minerao ainda se deparavam com bastantes carncias. Com efeito, a lavra de minas no estava to desenvolvida como se pretendia j que escassas minas laboravam de forma regular e que tinham equipamento adequado e meios para transportar o seu produto, como por exemplo uma linha de caminho-de-ferro prximo6, muito til para garantir a chegada de materiais, equipamento e pessoal necessrio atividade e exportao da produo7. Na segunda metade do sculo XIX foram licenciadas mais de 300 minas, muitas delas a estrangeiros e nalgumas nem se esboou a explorao. A atividade mineira em Portugal foi sempre pouco desenvolvida, sujeita s flutuaes dos preos internacionais, dos impostos ou pelas condies fortuitas da guerra8. Aps a publicao dos novos programas dos cursos professados no Instituto Industrial do Porto, no ano de 18679, d-se o arranque definitivo desta rea na escola, atravs da nomeao do docente para a 7 cadeira Arte de Minas, Docimasia e Metalurgia, Antnio Ferreira Giro, lente substituto na Academia Politcnica do Porto. Este foi substitudo provisoriamente pelo Professor Manuel Nepomuceno at 1881, altura em que o Professor Manuel Rodrigues Miranda Jnior, igualmente docente da Academia, assumiu a regncia da cadeira10. Ainda em 1867, adquirem-se os primeiros exemplares de minerais, mais concretamente 2000, para o recm-criado Gabinete de Mineralogia11, um dos exemplos de estabelecimento auxiliar existente na escola que no foi oficialmente criado pelo j referido decreto de 1864 (fig. 5). A Geologia e Arte de Minas assumem um papel ainda mais significativo na formao dos alunos do ensino industrial quando, a partir de 1869, o curso de condutores de minas e mestres mineiros passa a ser professado unicamente na escola do Porto12.
6 7

Inqurito Industrial de 1890, Vol. I, Industrias Extrativas: Minas e Pedreiras, Lisboa: Imprensa Nacional, 1891. BRANDO, Jos Manuel - Caminho de Ferro Mineiro do Lena: desgnio de progresso industrial e social. In: Patrimnio geolgico, arqueolgico e mineiro em regies crsicas: atas do Simpsio Ibero-Americano, Batalha, 29 de Junho a 1 de Julho de 2007. Editores Jos M. Brando, Carlos Calado, Fernando S Couto. SEDPGYM, 2008, p. 193. 8 GUERRA, Franklin, Histria da Engenharia em Portugal. 2 ed. Publindstria: Porto, 2010, pp. 189-190. 9 Cf. Programas dos Cursos Professados no Instituto Industrial do Porto (Decreto de 20 de Dezembro de 1864) aprovados por Portaria do Ministrio das Obras Publicas Commercio e Industria de 15 de Maio de 1867. Porto: Typografia de Antnio Jos da Silva Teixeira, 1867. 10 Cf. Livro de termos de pose dos lentes e mais empregados da Escola Industrial do Porto, Porto, 19 de Setembro de 1853, Jos de Parada e Silva Leito, o Diretor. 11 Livro de correspondncia expedida, Carta de 1 de Junho de 1867. 12 Cf. Coleco Oficial da Legislao Portuguesa, Decreto de 30 de Dezembro de 1869, pp. 865-868.

Fig. 5 Alguns exemplares de minerais e rochas das colees estrangeiras do sculo XIX existentes nos acervos do Museu de Mineralogia do Instituto de Engenharia do Porto.

A partir de 1883, o nmero de aquisies e de ofertas aumentou consideravelmente. Nesta data, para alm dos exemplares de mineralogia, passou-se a dar ateno necessidade de incorporar modelos didticos de metalurgia na coleo, que at ento no se tinha verificado.

Fig. 6 - Modelo de forno revrbero para pudlagem, do construtor Theodor Gerdorf, pertencente ao acervo museolgico do ISEP (n inv. MPL573OBJ).

Um exemplo disso foi a compra de modelos de minas e de fornos de metalurgia ao construtor Theodor Gersdorf (fig. 6), fornecedor da Academia de Freiberg, uma das escolas de minas mais prestigiadas da Alemanha e da Europa naquela poca, fundada em 1765, para instalao do Gabinete de ensino prtico anexo cadeira de Arte de Minas e Metalurgia.

Na nota que acompanhou a encomenda desses materiais, o Professor Manuel Rodrigues Miranda Jnior, responsvel pela cadeira desde 1881, como j foi referido, mencionou expressamente que estes modelos deveriam ser pedidos ao construtor Gerdorf de Freiberg, fornecedor da Escola de minas daquela cidade (fig. 7), e que os nmeros (que se encontram esquerda da figura) correspondiam aos do catlogo do mesmo construtor.

Fig. 7 - Nota de encomenda dos modelos para o estudo da metalurgia escrita pelo Professor Manuel Rodrigues Miranda Jnior em 1880, para instalao do Gabinete anexo cadeira de Arte de Minas e Metalurgia. Os nmeros esquerda correspondiam aos do catlogo do mesmo construtor (documento pertencente ao arquivo histrico do ISEP).

Como ficou acima demonstrado, a seleo das aquisies era da competncia dos docentes responsveis pelas respetivas cadeiras. Estes consideravam que as matrias deveriam ser lecionadas na presena de modelos de minas e de espcimes que reproduzissem os principais tipos de depsitos minerais com importncia econmica existentes na natureza e sua respetiva paragnese. Esta atitude denota, na nossa opinio, um conhecimento muito rigoroso dos mtodos de ensino e do material didtico que se produzia na Europa, proporcionando aos alunos uma constante atualizao dos seus conhecimentos, assim como um contacto mais direto com as tcnicas mais atuais, ao tempo em uso na indstria e outras atividades econmicas com elas relacionadas. Para este conhecimento tecnolgico tambm ter contribudo a presena da escola industrial do Porto e dos seus professores nas Exposies Universais que proliferaram na segunda metade do sculo XIX13, permitindo que o conhecimento cientfico desenvolvido nos estados lderes da Revoluo Industrial chegasse a pases mais perifricos da Europa, como era o caso de Portugal, com a aplicao das novas invenes em reas como a indstria e a agricultura. Assim, na tentativa de acompanhar o que de melhor se ia produzindo e inventando no estrangeiro, principalmente no que dizia respeito s indstrias, a escola industrial comeou a participar nestes certames a partir de 1855. Esta primeira presena foi feita de forma indireta e na pessoa do seu diretor, Jos de Parada e Silva Leito. Este

13

Cf. Volumes da correspondncia recebida do Instituto Industrial do Porto, Arquivo Histrico do ISEP.

foi nomeado vogal da Comisso das Provncias do Norte14 para a Exposio Universal de Paris15, com a finalidade de promover a reunio dos produtos e facilitar a sua remessa para Lisboa, onde um jri decidiria quais os que seriam enviados para Paris. A primeira Exposio Universal foi um sucesso, mostrando ao mundo civilizado numerosas inovaes importantes para o desenvolvimento da humanidade. Joo de Andrade Corvo, responsvel pela elaborao do relatrio sobre a seco de agricultura na Exposio Universal de Paris, refere o seguinte no seu relatrio sobre o evento: Os
rpidos e brilhantes progressos da mechanica industrial no nosso sculo tem dado a todas as Indstrias o poder de produzir muito, de produzir barato, e de executar quer os trabalhos mais delicados, quer aqueles para que se exigem esforos violentos, com regularidade, rigorosa exactido, perfeio geomtrica e rapidez. Cortar, dobrar, moldar o ferro e o bronze; fiar, dobar, tecer as materias texteis; transportar com a rapidez do vento de um ao outro extremo do mundo civilizado viagentes e mercadorias; executar em fim todas as obras com que a imaginao do artista e as lucubraes do sbio esto cada dia enriquecendo a sociedade, pode-o a mechanica moderna, no o podia a mechanica de ha meio sculo apenas. Por meio das machinas sabe-se hoje ou multiplicar o poder de um qualquer motor, ou, o que vale muito mais, applicar esse poder aos trabalhos mais variados pelos meios que a cinemtica e as experiencias tem ensinado aos modernos construtores.
16

Nos anos seguintes foram vrias as exposies que se realizaram, tanto a nvel nacional como internacional, em que o Instituto Industrial do Porto participou com tralhados e expositores (Quadro 1), como foi o caso na participao Exposio Internacional de Filadlfia, em 1876. A classe do Instituto era a 515 (aplainao, perfurao, entalhamento, forneiro, modelao, puncionagem, estampagem e mquinas de corte), pertencente ao Departamento V - Maquinaria, localizado no edifcio principal. Fez-se representar pelo fabricante Jos Baptista, com um Torno Mecnico e acessrios, exemplos de trabalhos17. Com este torno mecnico este fabricante foi galardoado com um prmio.

14

Esta comisso compreendia os distritos de Aveiro, Viseu, Guarda, Porto, Vila Real, Braga, Bragana e Viana do Castelo. 15 Cf. Anexo IV Regulamento da Exposio Universal de Paris de 1855. 16 CORVO, Joo de Andrade. Relatrio sobre A Exposio Universal de Paris: Agricultura. Lisboa: Imprensa Nacional, 1857. 17 International Exhibition, 1876 at Philadelphia; Portuguese Special Catalogue; Departments I., II., III., IV.,V.; Mining and Metallurgy; Manufactures; Education and Science; Fine Arts; Machinery. s/l.: s/ed., 1876, p. 99.

Quadro 1 Exposies realizadas na segunda metade do sculo XIX, em que o Instituto Industrial do Porto participou.

Exposies
Exposio Universal de Paris Exposio Industrial no Porto Exposio Universal de Londres Exposio Universal de Viena de ustria Exposio Internacional de Filadlfia Exposio Universal de Paris Exposio de Histria Natural no Porto Exposio Mineira de Madrid Exposio Industrial de Guimares Exposio Industrial de Lisboa Exposio Insular e Colonial Certame da Repblica da Costa Rica Exposio Industrial do Porto Exposio Universal de Paris

Ano
1855 1857 1862 1873 1876 1878 1881 1883 1884 1893 1894 1895 1897 1900

Um outro fator que destacamos respeita aos manuais de ensino e a sua utilizao. Para alm de elaborar o programa, o professor responsvel pela cadeira definia a bibliografia de referncia. Contudo, a tarefa no se revelava fcil, sendo uma das dificuldades o oramento disponvel para estas aquisies e ao mesmo tempo a falta de compndios em portugus, como seria conveniente, em virtude da maioria dos alunos no dominar qualquer lngua estrangeira, principalmente o francs18. Apesar de todas estas dificuldades, anualmente eram adquiridos para a biblioteca da escola novos livros de forma a possibilitar aos alunos o acesso s novas teorias publicadas no estrangeiro, destacando-se mais uma vez a influncia francesa e a inglesa19. Muitos destes manuais de referncia no estudo da Mineralogia encontram-se hoje conservados no Fundo Bibliogrfico Antigo do ISEP em conjunto com acervos mais antigos e de grande interesse histrico. Entre muitos outros exemplos merecedores de destaque, relevamos a edio original do Trait de Minralogie de Ren-Just Hay

18 19

Ata da primeira sesso do Conselho Escolar, ano letivo de 1862-1863, 17 de Outubro de 1862. Relatrio sobre o Instituto Industrial e Commercial do Porto. Anno lectivo de 1887-1888, Ministrio das Obras Publicas Commercio e Industria. Lisboa: Imprensa Nacional, 1889, p.33.

(fig. 8), obra que s por si permite antever a qualidade da biblioteca ao tempo existente disposio de professores e alunos.

Fig. 8 Pgina de rosto do livro de Ren-Just Hy, Tomo I, 1801, pertencente ao Fundo Bibliogrfico Antigo do Instituto Superior de Engenharia do Porto (livro n 973).

As visitas de estudo organizadas pelos docentes tambm permitiam aos alunos, principalmente aqueles que frequentavam os cursos especializados, novas perspetivas sobre utilidade prtica dos conhecimentos adquiridos e a aquisio de competncias em situaes reais. Um dos exemplos marcantes da aplicao deste tipo de recursos letivos no formais foi a visita s minas do Lena (Leiria), em 1931 (fig. 9). A explorao dos carves da bacia do Lena iniciou-se em 1855, tendo a sua produo ganho alguma expresso durante a 1 Guerra Mundial, devido escassez de carvo estrangeiro 20. A inteno era que o grupo visitasse vrias instalaes industriais em laborao no centro

20

BRANDO, Jos Manuel - Caminho de Ferro Mineiro do Lena: desgnio de progresso industrial e social. In: Patrimnio geolgico, arqueolgico e mineiro em regies crsicas: atas do Simpsio Ibero-Americano, Batalha, 29 de Junho a 1 de Julho de 2007. Editores Jos M. Brando, Carlos Calado, Fernando S Couto. SEDPGYM, 2008, p. 194.

do pas, principalmente as minas do Lena, a indstria vidreira de Marinha Grande e a fbrica de cimentos de Maceira-Liz21.

Fig. 9 - Grupo de professores e estudantes na entrada para as minas do Lena, em Leiria, durante visita de estudo realizada de 18 a 20 Junho 1931 (fotografia pertencente ao acervo do Museu do ISEP, n inv. MPL6270FOT).

O interesse demonstrado pelas novas invenes e produtos industriais levou criao de espaos expositivos que albergassem exemplos de tudo o que se relacionava com a indstria, ou seja os Museus Industriais e Comerciais (Lisboa e Porto) criados pelo decreto de 24 de Dezembro de 1883, como complemento do ensino professado nas escolas industriais. No primeiro pargrafo do decreto que cria este museu evidente a importncia que inicialmente lhe foi atribuda: Considerando que o progresso incessante da
indstria e commercio, os novos inventos e os novos produtos, os processos modernos continuamente modificados e a abertura de recentes mercados tornam inadivel a creao de museus industriais e commerciais, que sejam o complemento indispensvel dos conhecimentos obtidos nas escolas especiaes [...]22

21 22

Cf. Ata do Conselho Escolar de 9 de Junho de 1931. Coleco Oficial da Legislao Portuguesa, Decreto de 24 de Dezembro de 1883, p. 399.

Neste contexto a escola do Porto empenhou-se, durante a segunda metade do sculo XIX, atravs de mtodos de ensino compostos por aulas tericas complementadas por uma forte componente aplicada, facultar a vrias geraes de alunos uma formao atualizada e ajustada s reais necessidades da indstria e do comrcio. Plo dinmico de tecnologia e de cincia, sempre soube responder s carncias do pas e, principalmente, do Porto, cidade onde proliferava uma burguesia mercantil que demonstrava as suas preocupaes econmicas e sempre se associou ao desenvolvimento do ensino, desde a criao da famigerada Aula Nutica, em 176123. A escola sempre assumiu, deste modo, um papel de relevncia, contribuindo para o desenvolvimento da cidade portuense e estando os seus dirigentes inteiramente empenhados nessa tarefa.

Consideraes finais A rea do Porto, verdadeiro ncleo da regio norte do pas, converteu-se num dos vrtices de maior desenvolvimento econmico com consequentes transformaes sociais, desde o dealbar da Revoluo Industrial em Portugal. Neste sentido e, principalmente, a partir da Regenerao, surgiu a necessidade de implementar o ensino industrial como forma de qualificar uma classe operria, que at aquela altura, estava pouco instruda. Assim, proporcionou-se a este estrato social, um dos pilares laborais, formao adequada aos novos desafios impostos pelo desenvolvimento industrial. Esta formao passava por um ensino terico apoiado por aulas prticas em ambiente de laboratrio, equipadas com uma profuso de material adaptado s vertentes aplicadas. Esse material era adquirido anualmente, integrando-se no esforo de modernizao do ensino em Portugal, facto perfeitamente percetvel atravs da leitura de relatrios enviados tutela, onde sempre se mencionava o estado e grau de desenvolvimento dos estabelecimentos. No obstante, os progressos verificados nem sempre eram notrios devido s pequenas dotaes que a escola tinha para investir em modelos, mquinas e instrumentos, to necessrios para o ensino prtico dos cursos lecionados. Muitas vezes estabeleciam-se prioridades, havendo uma discusso sobre onde e no que se iria investir. A realidade que, apesar de todas estas condicionantes, chegou at ns um importante acervo que ilustra a contemporaneidade do ensino ministrado no Instituto

23

Criada pelo Alvar de 24 de Novembro de 1761, pp. 813-816.

Industrial do Porto durante a segunda metade do sculo XIX. Nele so notrias as influncias inglesa, alem e francesa, assim como o esforo de divulgao dos mtodos mais atuais, no sentido de adequar o ensino industrial para que este contribusse significativamente para o progresso econmico do pas, atravs da sua indstria, comrcio e agricultura alicerados numa mo-de-obra especializada.

Bibliografia
Legislao - Alvar de 24 de Novembro de 1761. - Coleco Oficial da Legislao Portuguesa, Decreto de 30 de Dezembro de 1852. - Coleco Oficial da Legislao Portuguesa, Relatrio que acompanha o decreto de 30 de Dezembro de 1852. - Coleco Oficial da Legislao Portuguesa, Decreto de 20 de Dezembro de 1864. - Coleco Oficial da Legislao Portuguesa, Decreto de 30 de Dezembro de 1869. - Coleco Oficial da Legislao Portuguesa, Decreto de 24 de Dezembro de 1883.

Manuscritos - Livros de registo de receitas e despesas da Escola Industrial e Instituto Industrial do Porto,1859-1902. - Volumes da correspondncia recebida do Instituto Industrial do Porto, 1853-1900. - Ata da primeira sesso do Conselho Escolar, ano letivo de 1862-1863, 17 de Outubro de 1862. - Ata do Conselho Escolar de 9 de Junho de 1931. - Livro de correspondncia expedida, Carta de 1 de Junho de 1867. - Livro de termos de pose dos lentes e mais empregados da Escola Industrial do Porto, Porto, 19 de Setembro de 1853, Jos de Parada e Silva Leito, o Diretor.

Impressos - CORVO, Joo de Andrade Relatrio sobre A Exposio Universal de Paris: Agricultura. Lisboa: Imprensa Nacional, 1857. - Relatrio sobre o Instituto Industrial e Commercial do Porto. Anno lectivo de 1887-1888, Ministrio das Obras Publicas Commercio e Industria. Lisboa: Imprensa Nacional, 1889. - Inqurito Industrial de 1890, Vol. I, Industrias Extrativas: Minas e Pedreiras, Lisboa: Imprensa Nacional, 1891. - Programas dos Cursos Professados no Instituto Industrial do Porto (Decreto de 20 de Dezembro de 1864) Aprovados por Portaria do Ministrio das Obras Publicas Commercio e Industria de 15 de Maio de 1867. Porto: Typografia de Antnio Jos da Silva Teixeira, 1867.

- International Exhibition, 1876 at Philadelphia; Portuguese Special Catalogue; Departments I., II., III., IV.,V.; Mining and Metallurgy; Manufactures; Education and Science; Fine Arts; Machinery. s/l.: s/ed., 1876. - GUERRA, Franklin, Histria da Engenharia em Portugal. 2 ed. Publindstria: Porto, 2010.

Artigos - BRANDO, Jos Manuel - Caminho de Ferro Mineiro do Lena : desgnio de progresso industrial e social. In: Patrimnio geolgico, arqueolgico e mineiro em regies crsicas : atas do Simpsio IberoAmericano, Batalha, 29 de Junho a 1 de Julho de 2007. editores Jos M. Brando, Carlos Calado, Fernando S Couto. SEDPGYM, 2008.

Peridicos - Jornal da Associao Industrial Portuense, n 6, segunda-feira, 1 de Novembro, 1852.

Anda mungkin juga menyukai