Anda di halaman 1dari 38

Srgio Ferreira, 9020100

RELATRIO DE ESTGIO

Escola Superior de Estudos Industriais e Gesto Cincias e Tecnologias da Documentao e Informao 23 de Setembro de 2004

Srgio Ferreira, 9020100

RELATRIO DE ESTGIO
Prestado na A.D.R.A.V.E. at ao ms de Setembro

Escola Superior de Estudos Industriais e Gesto Cincias e Tecnologias da Documentao e Informao 23 de Setembro de 2004

Relatrio de actividades at o ms de Setembro

0 Sumrio
Pg

1 Premissa

2 Centro de Recursos de Orientao Vocacional

2.1 Actividades desenvolvidas 2.1.1 Regulamento interno 2.1.2 Manual de procedimentos 2.1.3 Tratamento tcnico documental 2.1.3.1 Catalogao 2.1.3.2 Indexao 2.1.3.3 Classificao 2.1.4 Plano de arrumao 2.1.5 Circuito do documento 2.1.6 - Avaliao e Seleco da Documentao 2.1.7 Servio de emprstimo

5 5 5 5 5 6 6 6 7

7
7

2.2 Propostas de aquisio 2.2.1 J adquirido 2.2.2 Por adquirir

7 7 8

2.3 Outras consideraes

2.4 Objectivos at final de estgio

3 Fundao Cupertino Miranda

3.1 Enquadramento 3.2 Actividades desenvolvidas 3.3 Problemas encontrados 3.4 Plano de trabalho at fim de estgio

9 9 10 12

4 Consideraes finais

13

Relatrio de actividades at o ms de Setembro 5 Anexos 5.1 Regulamento interno do CROV 5.2 Manual de procedimentos do CROV 14 15

25

Relatrio de actividades at o ms de Setembro

1 - Premissa
O presente relatrio pretende abordar o estgio desenvolvido no Centro de Recursos em Conhecimento de Orientao Vocacional (CROV), e na Biblioteca da Fundao Cupertino Miranda, pelo aluno Srgio Ferreira do Curso de Cincias e Tecnologias da Documentao e Informao. Enquadrado no protocolo celebrado entre a Agncia de Desenvolvimento Regional do Vale do Ave, S.A. (ADRAVE) e a Escola Superior de Estudos Industriais e de Gesto do Instituto Politcnico do Porto, como trabalho de estgio pretendia-se organizar, em termos biblioteconmicos, os servios tcnicos e, paralelamente, criar um servio de apoio aos utilizadores da Biblioteca/Mediateca do CROV, para alm de contribuir para a informatizao dos registos bibliogrficos existentes na biblioteca da Fundao Cupertino Miranda. Assim, numa primeira fase, houve lugar estruturao/planificao do trabalho de acordo com as actuais condies do CROV e, paralelamente, definir a estrutura do servio com base no seu desenvolvimento, crescimento e, at mesmo, numa eventual mudana de instalaes. Para isso, toda a cadeia documental montada pretende, caso haja necessidade, responder correctamente a qualquer necessidade/alterao espaofuncional. Numa perspectiva de adaptao ao espao fsico onde o CROV est instalado, de dinamizao e divulgao do acervo documental do servio analisaram-se quais as melhores opes em termos de equipamentos informticos (hardware/software). Partindo do presente e a pensar no futuro da instituio foram apresentados/propostos um conjunto de equipamentos que pretendiam equipar o servio com todas as valncias em diferentes nveis dos quais podemos destacar o rpido acesso informao, a consequente disponibilizao e a sua proteco. Na biblioteca da Fundao Cupertino Miranda, procedemos de forma global, identificao das necessidades de equipamento e consequente aquisio do mesmo, para alm de termos iniciado o processo de converso dos registos bibliogrficos, para ambiente informtico

Dito isto, passarei agora para a anlise mais detalhada do trabalho desenvolvido at o ms de Setembro.

Relatrio de actividades at o ms de Setembro

2 Centro de Recursos de Orientao Vocacional


2.1 Actividades desenvolvidas

2.1.1 Regulamento interno Integrado no regulamento j anteriormente definido para a ADRAVE, com o trabalho desenvolvido neste mbito pretendeu-se criar um instrumento que, para alm de regulamentar de forma inequvoca o acesso aos diferentes servios criados/a criar no CROV, apresenta aos utilizadores uma perspectiva global dos servios disponibilizados. Paralelamente criaram-se um conjunto de formulrios anexos que pretendem fornecer dados relevantes para outras actividades. Exemplo disso, a recolha de dados que permite analisar o perfil do utilizador e a partir da desenvolver outros servios como a Difuso Selectiva da Informao. O respectivo regulamento interno apresentado em anexo.

2.1.2 Manual de procedimentos O presente instrumento de trabalho, essencial para uma correcta gesto do servio, foi criado com o objectivo de fornecer aos tcnicos uma perspectiva global sobre as bases da organizao da Biblioteca/Mediateca. Este documento est dirigido para o(s) tcnico(s) que ir(o) ficar responsvel(eis) pela manuteno,

desenvolvimento e bom funcionamento do servio. No manual de procedimentos apresentam-se os servios internos (ao nvel tcnico e administrativo), a poltica de incorporao/eliminao de documentos, o tratamento tcnico documental, a Difuso Selectiva de informao, os Servios de Referncia e de Emprstimo Domicilirio, entre outros. O manual de procedimentos tambm apresentado em anexo.

2.1.3 Tratamento tcnico documental

2.1.3.1 Catalogao Toda a documentao entrada no CROV foi e ser alvo de catalogao. Neste caso, existem 6 tipos diferentes de tratamento de acordo com o suporte da informao (monografias, panfletos, material-no-livro, publicaes peridicas, testes psicotcnicos e analticos - considerando o pblico-alvo, o tratamento deste ltimo tipo de suporte da informao julga-se ser uma mais valia para o servio).

Relatrio de actividades at o ms de Setembro A catalogao est a ser efectuada com base nas Regras Portuguesas de Catalogao, nas ISBD (International Standard Book Description) principalmente no que respeita ao tratamento do material-no-livro e aos analticos, no UNIMARC e eventualmente nas AACR (Anglo-American Cataloguing Rules).

2.1.3.2 Indexao Toda a documentao entrada no CROV est a ser, e continuar a ser alvo de indexao. Com este objectivo, e aps anlise da informao disponvel, optou-se por iniciar a indexao com base em dois tesauros (Tesauro da Unesco e o Tesauro Europeu de Educao Eudised) e, com a normal incluso de assuntos na base de dados, desenvolver uma lista de termos adaptada ao CROV. Neste caso no est excluda a possibilidade de recorrer a outros tesauros de reas especficas.

2.1.3.3 Classificao Toda a documentao entrada no CROV foi e ser alvo de classificao. Neste caso o instrumento utilizado a Classificao Decimal Universal (C.D.U.) na sua edio abreviada preparada pela Biblioteca Nacional e, em caso de necessidade, ser utilizada a edio mdia traduzida e adaptada para a lngua portuguesa pelo Instituto Brasileiro de Informao em Cincia e Tecnologia.

2.1.4 Plano de arrumao Aps identificao do pblico-alvo e anlise da documentao integrada (a integrar) no acervo documental do CROV desenvolveram-se diversos planos de arrumao de acordo com o tipo/suporte do documento. Excluindo a testoteca, a restante documentao estar disponvel ao pblico em livre acesso. Assim, as monografias estaro ordenadas da seguinte forma: assunto (definido atravs de notao C.D.U.) / trs primeiras letras do apelido do autor / primeira letra da primeira palavra significativa do ttulo. Os panfletos estaro dentro de capas preparadas para o efeito e organizados de duas formas. Em primeiro sero organizados por assunto e, casa haja exemplares repetidos, sero arrumados pela instituio de origem. As capas esto organizadas por assunto (notao C.D.U.) e ordenadas sequencialmente. As publicaes peridicos estaro disponveis ao pblico organizadas por ordem alfabtica de ttulo. No material-no-livro haver trs tipos de elementos a considerar na sua organizao. Assim, encontraremos em primeiro lugar o tipo de suporte (vhs, cd-r,

Relatrio de actividades at o ms de Setembro dvd), depois a sigla da instituio de origem do documento e, por fim, a numerao sequencial. Tal como o material-no-livro, os Testes de Orientao Vocacional tambm tero trs elementos para arrumao. So eles: a rea do teste, as trs primeiras letras da primeira palavra significativa do nome pelo qual o teste conhecido e, por fim, a numerao sequencial. Para terminar este ponto deve-se referir que, no manual de procedimentos, est indicado, desenvolvido e exemplificado todo o plano de arrumao do CROV.

2.1.5 Circuito do documento Uma vez que o espao fsico do CROV nos pareceu propcio criao de dificuldades para uma correcta gesto da documentao integrada/a integrar no acervo documental do mesmo, a definio do circuito do documento (desde a entrada at a sua eliminao) surgiu como uma das primeiras tarefas a desenvolver no estgio. Assim, no manual do procedimentos, esto apresentados e definidos as diversas etapas pelas quais deve o documento passar desde a sua entrada no servio, passando pelo registo inventrio, pela disponibilizao ao pblico e terminando com a passagem para arquivo ou eventual eliminao.

2.1.6 Avaliao e Seleco da Documentao No manual de procedimentos tambm possvel verificar quais os itens a considerar na incorporao e na eliminao de documentos. Neste caso, possvel verificar as etapas e as orientaes a considerar no processo de incorporao de documentos (compra, oferta e/ou permuta) e na sua eliminao.

2.1.7 Servio de emprstimo Com a concluso e aprovao do Regulamento esto definidas as regras a implantar no servio de emprstimo domicilirio e a introduzir no programa de gesto integrada de bibliotecas (Porbase 5).

2.2 Propostas de aquisio As propostas infra foram j entregues e, em todas, h indicao de eventuais fornecedores.

2.2.1 J adquirido - Manual Unimarc (29,92 + IVA; Biblioteca Nacional);

Relatrio de actividades at o ms de Setembro - Regras portuguesas de catalogao (14,96 + IVA; Biblioteca Nacional); - Directiva para uso do UNIMARC no tratamento de documentos electrnicos (7,13 + IVA; Biblioteca Nacional).

2.2.2 Por adquirir Documentao: - CDU: Classificao Decimal Universal: tabela de autoridade (12,47 + IVA; Biblioteca Nacional)

Equipamentos: - Carto de leitor - Etiquetas com cdigos de barras - Leitor de cdigos de barras - Impressora para impresso de recibos de emprstimo

2.3 Outras consideraes No presente momento est-se a proceder configurao do mdulo de utilizadores do Porbase 5( Usewin), para procedermos ao arranque do servio de emprstimo e do servio de Difuso Selectiva de Informao.

2.4 Objectivos at final do estgio Pretende-se, nos 2 meses que faltam at final do estgio, ter a documentao do CROV tratada em nmero considervel e o servio de emprstimo totalmente disponvel ao pblico. No que respeita arrumao, e apesar de os panfletos j estarem organizados para consulta, a prioridade ser dada s monografias para, desta forma, ser possvel ter o Servio de Emprstimo Domicilirio disponvel ao pblico.

Foi ainda feita uma proposta ADRAVE, por mim, pela minha colega de estgio e pelo coordenador de estgio, no intuito de criar um Servio de Difuso de Informao interno, ou seja, podermos funcionar como centro de documentao de apoio ao funcionamento da ADRAVE. No nosso entender esse passo est simplificado uma vez que as bases existentes no Servio de D.S.I. do CROV servem de modelo de funcionamento deste novo servio.

Relatrio de actividades at o ms de Setembro

3 Fundao Cupertino de Miranda

3.1 Enquadramento A Biblioteca da Fundao Cupertino de Miranda possui, de acordo com nmeros apresentados por um dos funcionrios, cerca de 24000 obras das quais estaro por tratar entre 19000 a 20000. No entanto, e aps uma primeira anlise ao servio, este nmero no nos parece real uma vez que, de acordo com o verificado, as regras definidas para a criao do registo das obras leva-nos a acreditar que este valor substancialmente maior. Ou seja, para efeito de inventrio no so consideradas as obras com diferentes volumes sendo atribudo apenas um nmero totalidade das obras. Esta situao pode representar um acrscimo de documentao a tratar que poder ir at aos 5%.

3.2 Actividades desenvolvidas Iniciadas apenas no passado ms de Abril (momento em que chegou o Porbase 5 biblioteca), as actividades desenvolvidas neste servio dividem-se em duas reas principais. A primeira das reas est relacionada com a preparao do servio para receber o novo software de Gesto Integrada de Bibliotecas (Porbase 5). Neste caso houve necessidade de verificar as condies de trabalho no que respeita aos equipamentos o que, de acordo com a nossa avaliao, levou substituio dos computadores e criao de dois novos postos de trabalho. Ainda neste campo, tambm foi necessrio avaliar as necessidades do servio em termos de software de gesto de bibliotecas para apresentar um parecer tcnico relativo ao nmero de licenas e quais os mdulos do Porbase 5 a adquirir. A segunda rea de interveno refere-se preparao das base de dados para o novo programa e formao/orientao dos funcionrios da Biblioteca para a utilizao do novo software. No que respeita preparao da base de dados houve, em primeiro lugar, necessidade de contactar a empresa fornecedora do Porbase 5 (Mind) para verificar a possibilidade de converter os dados a partir do Docbase (software no normalizado) e, posteriormente, acertar pormenores tcnicos para esta operao. Aps este contacto e a confirmao da possibilidade de converso passou-se fase de preparao da base de dados para ser enviada para a Mind e paralelamente procedeu-se instalao do novo software no servidor da rede da Fundao Cupertino de Miranda e nos postos de trabalho individuais.

Relatrio de actividades at o ms de Setembro Relativamente formao/orientao dos funcionrios da Biblioteca

apresentou-se o novo programa e explicaram-se, de forma transversal, as suas bases de funcionamento. Neste processo houve ainda lugar realizao de uma sesso de introduo ao Unimarc. Paralelamente, foram sugeridas alteraes a procedimentos de catalogao que at agora tinham estado em vigor.

3.3 Problemas encontrados No desenvolvimento do trabalho foram encontrados alguns erros de converso, como por exemplo a troca do por . Depois de vrios contactos com a Mind (empresa que desenvolveu o Porbase 5), essas questes foram ultrapassadas. Esses contactos foram estabelecidos com o objectivo de deixar a base de dados da biblioteca totalmente operacional. Para isso, foram levantadas todas as anomalias ocorridas com a converso e posteriormente indicadas Mind.

No entanto, cerca de 3 semanas depois do incio do trabalho com o Porbase 5 surgiram algumas complicaes.

A primeira, impedia que fosse efectuada qualquer tipo de gravao. Ou seja, sempre que queramos guardar uma alterao num registo, ou mesmo guardar um registo importado directamente, isso no nos era possvel. Procedemos de imediato ao contacto com a Mind, que nos informou que o problema j tinha sido detectado noutras instituies e que nos iriam enviar um programa de correco para resolver o problema. Passados 2 dias a correco chegou-nos por e-mail. Procedemos a todas as operaes informticas indicadas pelos tcnicos da Mind, que no entanto no surtiram qualquer efeito. Dessa forma a situao arrastou-se por mais 3 dias, (nos quais efectuamos variadssimos contactos por telefone e por e-mail) sem que a situao se alterasse. Finalmente indicaram-nos que deveramos eliminar os registos apagados e de seguida proceder indexao automtica da base de dados, directamente no servidor. Essa operao foi feita tendo demorado cerca de 15 horas, originando no final uma mensagem de erro. De seguida, extremamente aborrecidos com a situao, resolvemos realizar essa operao localmente, ou seja, no no servidor mas num posto local de trabalho. Para isso importamos a base de dados do servidor para o posto local, onde eliminamos os registos apagados e procedemos indexao de base de dados. Seguidamente substitumos a base de dados antiga existente no servidor, por esta. A partir desse momento a questo ficou resolvida.

10

Relatrio de actividades at o ms de Setembro Continuamos ento o processo de informatizao dos registos manuais. Procedamos da seguinte forma: - amos aos ficheiros manuais, de onde retirvamos as fichas catalogrficas; - de seguida amos s estantes e retirvamos os livros correspondentes; - normalmente procedamos por prateleiras, ou seja 1 prateleira de cada vez; - quando na posse do livro, procedamos importao directa por ISBN, ISSN, Depsito Legal, Cota ou NCB; - quando atravs destes dados no conseguamos importar o registo, procedamos catalogao manual.

No entanto, no seguimento de uma reunio por ns pedida, onde para alm de mim estavam presentes, o coordenador de estgio, o senhor Presidente da Fundao Cupertino Miranda, o senhor Director da Biblioteca da Fundao Cupertino Miranda, e os representantes da ADRAVE, o nosso mtodo de trabalho foi substancialmente modificado. No nosso entender o trabalho que estvamos a desenvolver deveria ser um trabalho de qualidade, onde devamos tratar todas as obras de forma coerente e procedendo se necessrio a correces. No entanto o ritmo de trabalho que desenvolvemos (cerca de 5 obras por hora), no foi suficiente para os responsveis. A partir dessa reunio e por ordem do senhor Presidente da Fundao Cupertino Miranda, o trabalho foi dividido em 3 fases: - numa 1 fase, passamos a pente fino todas as estantes, informatizando apenas as obras disponveis por importao directa; - numa segunda fase ser feita a informatizao (ou catalogao manual) dos registos no importados; - e numa terceira fase ser feita uma correco de todos os registos.

Logo na altura ficou patente a nossa discordncia com a situao, mas temos de cumprir ordens. Assim a partir da 3 semana de Julho passamos a informatizar apenas os registos disponveis por importao directa, mesmo que esses registos contivessem erros (o que acontece com bastante frequncia). Tambm atravs de ordens recebidas pelo senhor Presidente da Fundao Cupertino Miranda, deixamos de fazer correco a esses mesmos erros, ou seja, actualmente os registos so importados mesmo que contenham erros (alguns erros como de ortografia ou de ttulo, coleco, etc, ns no conseguimos deixar passar). Tudo isto em nome de uma maior rapidez

11

Relatrio de actividades at o ms de Setembro do processo de informatizao dos registos. Actualmente a nossa mdia de cerca de 15 registos por hora, tendo tratado at ao momento (Setembro) cerca de 1800 obras. No entanto a partir da 3 semana de Julho encontramos mais alguns problemas, desta feita por parte da Biblioteca Nacional, que nas duas ltimas semanas de Julho teve problemas com o seu servidor. Na prtica andamos 3 semanas a pesquisar os registos e a obter repetidamente a resposta que o registo no existia, apesar de ns sabermos que eles existiam (se pesquisssemos no Sirius, vamos o registo, embora no o consegussemos importar). A partir do incio de Agosto essa situao resolveu-se. No entanto no incio de Setembro voltou a existir um problema desta vez, com a importao directa do Porbase 5. Apesar dos vrios contactos que efectuamos com a mind, esta no nos conseguiu resolver a situao. Entramos ento em contacto com a pessoa responsvel pela rede informtica da Fundao Cupertino Miranda, e com a Telepac, empresa que forneceu o equipamento de rede Fundao. Estes contactos foram efectuados porque comeamos a admitir que o problema com a importao directa, fosse derivado de um problema de comunicao (limitao de comunicao) da rede da Fundao com o exterior. E realmente o problema era devido a uma alterao, sem aviso pela Telepac, dos endereos de servidor de DNS. Esta alterao fazia com que fosse impossvel aceder a alguns tipos de stios da Internet, inclusive a base de dados destinada pela B.N. para a importao directa. Gostava apenas de salientar, que na resoluo destes problemas informticos no tivemos o apoio por parte de ningum, uma vez que o tcnico que supostamente d apoio Fundao do Porto e cobra por cada viagem cerca de 50.

3.4 Plano de Trabalho at fim estgio Por fim, pretende-se contribuir significativamente para o processo de tratamento tcnico em curso.

12

Relatrio de actividades at o ms de Setembro

4 Consideraes finais
Para concluir gostava apenas de mencionar que o estgio tem sido extremamente proveitoso, e que estou a gostar bastante. Tem permitido adquirir experincia em contexto de trabalho, o que extremamente importante. No CROV, o trabalho desenvolvido no meu entender mais gratificante, mas tambm mais exigente, uma vez que fomos ns que criamos as bases de trabalho e obviamente somos ns que respondemos sobre a eficcia ou no, dessas mesmas bases. No entanto acho que as coisas esto a correr bem, pois estando as bases de trabalho prontas, agora uma questo de tempo para que o trabalho que se segue seja desenvolvido. Na biblioteca da Fundao Cupertino Miranda, o trabalho bastante diferente, sendo apenas de importao de registos. Gostava tambm de salientar que para alm da importao dos registos, desde o incio tanto eu como a minha colega, temos prestado formao aos funcionrios da biblioteca, quer a nvel informtico (desde a partilha de pastas no servidor, ensinar a navegar na Internet, at resoluo de algumas avarias a nvel de hardware e software), quer a nvel biblioteconmico, com o esclarecimento e a indicao de novas prticas. Neste momento quer a nvel informtico, quer a nvel biblioteconmico, quando surge alguma dvida as primeiras pessoas a serem contactadas somos ns. No entanto todo este intercmbio bastante positivo, pois permite uma troca de experincias e um contnuo enriquecimento pessoal. Por fim uma ltima nota para voltar a mencionar que todos os problemas que surgem no dia-a-dia a nvel informtico so resolvidos (quando possvel) por ns, inclusive todos os que aconteceram com o Porbase 5.

Desde j agradeo a oportunidade que me foi dada, reafirmando a minha motivao para continuar a dar o melhor de mim, at ao fim do estgio.

13

Relatrio de actividades at o ms de Setembro

5 - Anexos
Neste captulo do relatrio, resolvi apresentar o Manual de Procedimentos e o Regulamento interno do CROV, uma vez que ilustram de forma mais objectiva, o trabalho desenvolvido. Nas prximas pginas, so ento apresentados os referidos documentos.

14

Relatrio de actividades at o ms de Setembro 5.1 Regulamento interno do CROV

CROV
Centro de Recursos de Orientao Vocacional

Regulamento Interno de Funcionamento Captulo I


MBITO E ESTRUTURA

Artigo 1 Definio e Objectivos

O Centro de Recursos de Orientao Vocacional (CROV) um servio orientado ao pblico em geral.

O CROV tem como objectivos principais:

- Recolher e organizar de forma funcional toda a informao sobre opes de formao, profissionais e de emprego; - Elaborar e desenvolver projectos e estudos sobre a temtica da orientao vocacional, emprego, formao e outros aspectos que sejam solicitados pelos organismos, instituies, associaes e empresas da regio; - Elaborar materiais de consulta, dossiers, brochuras, bases de dados e actividades de divulgao da informao; - Divulgar a informao junto das escolas, dos servios de psicologia, centros de formao e emprego, organismos e instituies, com os quais se estabeleam parcerias; - Facilitar o acesso, tanto local como distncia, informao estratgica, designadamente nas reas da orientao profissional, educao/formao e insero profissional;

15

Relatrio de actividades at o ms de Setembro - Apoiar o desenvolvimento de processos de formao permanente e de formao ao longo da vida, atravs da promoo de comportamentos exploratrios; - Desenvolver produtos ou solues que visem dar resposta s necessidades de formao e informao, investindo na concepo ou converso de contedos para formato digital; - Proporcionar maior acessibilidade ao conhecimento e ao aconselhamento a profissionais.

Artigo 2 Entidade Promotora

O CROV promovido pela ADRAVE (Agncia de Desenvolvimento Regional do Vale do Ave), sendo esta a Instituio responsvel pela sua actividade e conta com o apoio financeiro do POEFDS (Programa Operacional Emprego, Formao e Desenvolvimento Social) Eixo 4 Medida 4.2.- tipologia de Projecto 4.2.4. CRC (Centros de Recursos em Conhecimento).

Artigo 3 O CROV est inserido numa Rede de Centros de Recursos em Conhecimento a nvel nacional, cuja gesto e animao est a cargo do INOFOR.

Artigo 4 Localizao e Horrio

O CROV est instalado no primeiro andar da Fundao Cupertino Miranda, situada na Praa D.Maria II, em Vila Nova de Famalico. Encontra-se aberto ao pblico no seguinte horrio: 9H30 12H30 14H30 17H30 Encontra-se encerrado aos sbados, domingos e feriados. Este horrio fixado pelo CROV, poder ser ajustado sempre que necessrio.

Captulo II
UTILIZADORES

Artigo 5 Destinatrios

Podem beneficiar do Centro de Recursos de Orientao Vocacional:

16

Relatrio de actividades at o ms de Setembro - Jovens, que podero recorrer ao Centro de Recursos para consultar, recolher informaes e apoio, quer frequentem o sistema de ensino ou formao, quer tenham j abandonado os estudos; - Tcnicos, psiclogos, conselheiros, professores, directores de turma, etc., que acompanham os jovens na sua explorao vocacional; - Escolas, centros de formao, empresas, instituies e organismos que lidam de forma directa ou indirecta com as problemticas vocacionais, de formao e de emprego e que numa primeira fase poderiam utilizar o Centro para recolha e divulgao de informao e numa segunda fase para a realizao de estudos; - Pais e encarregados de educao, assim como pela populao em geral, designadamente adultos que tenham abandonado o sistema de ensino e pretendam reintegr-lo, bem como adultos que pretendam alterar o seu projecto profissional; - Populao em geral.

Artigo 6 Inscries

Para acederem aos servios do CROV tm de se inscrever como utilizadores, no existindo para tal qualquer tipo de restries geogrficas. A utilizao dos servios do CROV livre e aberta a todos, sem qualquer discriminao de idade, cor, religio, ideologia poltica, sexo, nacionalidade, situao social ou nvel de instruo. A inscrio gratuita, e vlida pelo perodo de um ano, fazendo-se atravs do preenchimento de uma ficha presente no anexo A. No acto de inscrio dever ser apresentado: - Bilhete de identidade ou cdula pessoal; - Comprovativo de morada (carta de conduo, factura recente de telefone, gua, luz ou renda). As inscries de instituies esto condicionadas a preenchimento de cadastro, no CROV.

Artigo 7 Carto de Utilizador

a)

Ser emitido um carto de utilizador, que ser posteriormente enviado ao domiclio, e atribudo o respectivo nmero, que identificar o mesmo, sempre que utilize os servios do CROV.

17

Relatrio de actividades at o ms de Setembro

b)

O carto de utilizador ser emitido no caso do utilizador solicitar o emprstimo de documentos ou se demonstrar interesse na frequncia dos servios prestados pelo CROV.

Artigo 8 Direitos

O utilizador tem direito a:

- Circular livremente em todo o espao; - Utilizar todos os servios de livre acesso; - Retirar das estantes os documentos que pretende consultar, ler, ouvir, visionar ou requisitar para emprstimo domicilirio, com a excepo dos documentos de acesso reservado.

Artigo 9 Deveres

O utilizador tem como deveres:

- Cumprir as normas estabelecidas no presente regulamento; - Manter em bom estado de conservao os documentos que lhe forem facultados, ou seja, evitar a deteriorao irremedivel dos documentos. Considera-se deteriorao irremedivel: cortar, rasgar, arrancar folhas, grficos, quadros, fotografias ou estampas, tornar ilegveis os caracteres ou inutilizar, de qualquer forma e com qualquer agente, suportes magnticos e/ou suportes fsicos; - Fazer um bom uso das instalaes e dos equipamentos; - Cumprir o prazo estipulado para a devoluo dos documentos requisitados para utilizao domiciliria; - Em caso de danos ou extravio de documentos que forem da sua responsabilidade, dever indemnizar o CROV; - Respeitar as indicaes que lhe forem transmitidas pelos funcionrios do servio; - Comunicar imediatamente a perda ou extravio do carto de utilizador, podendo ser responsabilizado por eventuais utilizaes fraudulentas por terceiros; - Comunicar imediatamente ao CROV qualquer alterao de endereo;

18

Relatrio de actividades at o ms de Setembro - Colaborar com os servios, preenchendo os impressos que lhe forem fornecidos, para fins estatsticos; - No permitido aos utilizadores arrumar nas estantes os documentos consultados, devendo coloc-los no local indicado pelo tcnico presente.

Captulo III
PRODUTOS E SERVIOS

Artigo 10 O CROV coloca disposio dos seus utilizadores diversos produtos e servios nas reas da Orientao Vocacional, Emprego e Formao:
a) Produtos

O acervo documental do CROV constitudo por monografias (livros), publicaes peridicas (revistas), vdeos e material digital na rea da Orientao Vocacional, Formao e Emprego, designadamente bases de dados. Os livros, vdeos e material digital esto organizados por assuntos, devidamente assinalados, e as revistas organizadas por ordem alfabtica de ttulo. Os materiais a disponibilizar so constitudos por monografias, exemplares de publicaes peridicas em papel, documentos audiovisuais, documentos electrnicos, ttulos de publicaes peridicas em formato digital, entre outros. Alguns dos produtos disponveis constituem edies prprias do CROV.

b) Servios

Constituem servios disponibilizados pelo CROV uma Biblioteca / Mediateca na rea da informao vocacional, emprego e formao, um Espao Internet de acesso gratuito, orientado para a pesquisa no domnio da informao vocacional, uma Testoteca, para Tcnicos e Profissionais de Orientao, que contm testes no domnio da Orientao Vocacional, um Espao de Atendimento Personalizado, onde os utilizadores podero, atravs de marcao prvia, e de acordo com condies especficas, usufruir de atendimento especializado no domnio da Orientao Vocacional e um servio de difuso selectiva da informao. Existem tambm o servio de Animao das Coleces, o servio de Reserva e o servio de Envio Postal cobrana.

19

Relatrio de actividades at o ms de Setembro

b.1) Biblioteca/Mediateca

1.1 - No espao da Biblioteca / Mediateca, os utilizadores podem usufruir da consulta dos documentos que se encontram dispostos em estantes de livre acesso: monografias, publicaes peridicas, vdeos, CD-ROMs e outros materiais multimdia.

1.2 Qualquer utilizador do CROV, desde que portador de um carto de utilizador, poder beneficiar do servio de emprstimo domicilirio de monografias, e material electrnico (cd`s, dvd`s, vdeos). Caso no sejam cumpridas as normas acima mencionadas ser aplicada uma coima mencionada no anexo B. 1.3 - Cada utilizador s poder fazer nova requisio aps a entrega da requisio anterior, a no ser nos casos em que o utilizador no tenha ultrapassado o nmero de documentos que pode requisitar. O limite de documentos que podem ser requisitados por cada tipo de utilizador, bem como os prazos de emprstimo, esto definidos no anexo C.

1.4 Cada utilizador responsvel pelos documentos e materiais requisitados.

1.5 - A utilizao da fotocopiadora est sujeita a autorizao prvia do responsvel do Centro, sendo devido um preo por cada pgina fotocopiada, presente na tabela mencionada no ponto 1.2. No caso de impossibilidade de prestao imediata deste servio, este ser realizado mais tarde.

b.2) Espao Internet

2.1 Servio gratuito, disponibilizado nas instalaes do CROV a todos os utilizadores, com pesquisa orientada para a informao vocacional.

2.2 Com este servio, os utilizadores do CROV podero ter acesso a sites na Internet que contm diversas bases de dados de orientao profissional,

educao/formao e insero profissional, beneficiando tambm do apoio dos tcnicos do CROV. A pesquisa ter somente um cariz informativo.

20

Relatrio de actividades at o ms de Setembro 2.3 Os utilizadores tero o acesso Internet, estando proibida a consulta de pginas que revelem contedos contrrios aos objectivos deste espao.

2.4 Cada utilizador poder usufruir de 30 minutos de consulta diria. Nos casos em que solicitado um prolongamento do tempo de pesquisa, este pedido dever ser efectuado junto do tcnico responsvel presente no CROV.

2.5 A utilizao dos equipamentos informticos obriga ao preenchimento de um impresso para fins estatsticos e de segurana, presente no Anexo D.

2.6 vedada a instalao e utilizao de qualquer tipo de software que seja estranho ao sistema existente. Quando essa necessidade for imprescindvel, dever contactar o tcnico presente. Caso o utilizador necessite de disquetes ou CDs, para arquivo de informao, estes devero ser adquiridos no CROV, mediante um preo constante na tabela j referida anteriormente.

2.7 A utilizao da impressora est sujeita a autorizao prvia do responsvel do Centro, sendo devido um preo por cada pgina impressa, conforme seja a cores ou a preto, constante no anexo B.
b.3) Testoteca

3.1 Servio de acesso condicionado a Psiclogos que apresentem o certificado de habilitaes, constitudo por testes no domnio da Orientao Vocacional.

3.2 Os testes disponveis podero ser requisitados para emprstimo domicilirio, por Tcnicos devidamente credenciados e portadores de um carto de utilizador, os prazos e a quantidade de documentos, esto definidos no anexo C. Caso no sejam cumpridas as normas acima mencionadas ser aplicada uma sano presente na tabela de taxas, presente no anexo B.

b.4) Difuso Selectiva de Informao

4.1 A Difuso Selectiva da Informao (D.S.I.), tem como objectivo a redistribuio parcial da informao, de acordo com o seu contedo, a pessoas, grupos de pessoas ou instituies, de acordo com os seus perfis de interesse. H que definir um conjunto de termos que exprimem os domnios de

21

Relatrio de actividades at o ms de Setembro interesse dos utilizadores (atravs de um formulrio apresentado no anexo E), e acerca dos quais estes desejam ser informados regularmente.

4.2 Para beneficiar deste servio necessria a apresentao do carto de utilizador.

4.3 Como forma de identificar as necessidades de cada utilizador, pedido a cada um o preenchimento de um formulrio presente em anexo.

4.4 Todos os utilizadores que beneficiem deste servio devem renovar a sua inscrio no mesmo, anualmente.

b.5) Animao das Coleces

A animao das coleces existentes no CROV, feita atravs de exposies, apresentaes e actividades sempre que se justifiquem.

b.6) Servio de Reserva

Os utilizadores podem reservar obras que se encontrem emprestadas a outros utilizadores. As reservas s podero ser efectuadas directamente no CROV, por fax ou por correio electrnico. O utilizador que tiver feito uma reserva ser informado da data em que poder requisitar o documento pretendido e dever faz-lo at quarenta e oito horas aps a mesma data; no o fazendo ser cancelada a reserva. O funcionrio do CROV no responsvel pelos danos decorrentes do atraso na entrega dos documentos emprestados.

b.7) Envio Postal Cobrana

Nos casos em que o utilizador no tenha possibilidade de se deslocar s instalaes do CROV e queira requisitar documentos, ter que faz-lo por escrito, sendo a documentao (apenas fotocpias) posteriormente enviada cobrana. O preo deste servio especificado no anexo B.

22

Relatrio de actividades at o ms de Setembro b.8) Atendimento personalizado

8.1 O Atendimento Personalizado um servio de apoio para aces de aconselhamento no mbito da Orientao Vocacional.

8.2 A rea de atendimento personalizado abrange atendimento individual e aces de Orientao Escolar e Profissional em grupo, com a durao mdia de 60 minutos.

8.3 Os utilizadores podero, atravs de marcao prvia, usufruir de atendimento personalizado por Tcnicos de Orientao.

8.4 As aces de Orientao Escolar e Profissional em grupo funcionam com o mximo de 6 pessoas por grupo e pressupem uma pr-inscrio.

8.5 Os utilizadores que pretendam usufruir do servio de Atendimento Personalizado, tero que pagar um valor que consta no anexo B.

Captulo IV
DISPOSIES GERAIS

Artigo 11 expressamente proibido fumar, comer e beber nas instalaes do CROV.

Artigo 12 Todos aqueles que perturbem o normal funcionamento do CROV, desobedecendo s advertncias feitas pelos responsveis do Centro, sero convidados a sair, e no caso de resistncia sero tomadas as devidas diligncias.

Artigo 13 Este Regulamento pblico e encontra-se disponvel, para consulta, no site www.projectolabirinto.org e no prprio Centro de Recursos de Orientao Vocacional.

Artigo 14 Este Regulamento poder, contudo, conhecer actualizaes sucessivas, no sentido da sua correco ou incluso de novas disposies, que sero devidamente publicitadas, no devendo nunca o seu desconhecimento constituir motivo da sua no observncia.

23

Relatrio de actividades at o ms de Setembro

Captulo V
CASOS OMISSOS

Artigo 15 Os casos omissos no previstos neste Regulamento sero decididos, caso a caso, pela Equipa de Coordenao do CROV.

Vila Nova de Famalico, 22 Julho de 2004

24

Relatrio de actividades at o ms de Setembro 5.2 Manual de procedimentos do CROV

CROV Centro de Recursos de Orientao Vocacional Manual de procedimentos


1 mbito
O mbito do presente Manual de Procedimentos, estabelecer procedimentos normalizados na execuo das diferentes tarefas tcnicoadministrativas. Assim, este Manual para uso interno do CROV, devendo a sua utilizao ser feita por pessoal tcnico com formao na rea funcional de bibliotecas e documentao (B.D.). Desta forma so especificados procedimentos nas seguintes reas de actividade: - Servios Administrativos, onde so descritas algumas actividades executadas; - Tratamento documental, onde so especificados os procedimentos relativos avaliao, seleco, aquisio, verificao, carimbagem e magnetizao dos documentos, catalogao, classificao, indexao e etiquetagem; - Plano de arrumao, onde feita uma descrio da estrutura para os diferentes suportes; - Servio de emprstimo domicilirio, onde se apresenta a configurao do mdulo de gesto de utilizadores do Porbase 5; - Servio de referncia e informao, onde feita uma descrio das diferentes formas de apoio tcnico a prestar aos utilizadores; - Difuso selectiva de informao; - Estatstica;

25

Relatrio de actividades at o ms de Setembro

- Servios de apoio.

2 Servios Administrativos
Registar o expediente; Arquivar informao; Efectuar circulao interna de informao; Elaborar e enviar ofcios, fax, e-mail, a solicitar informao; Controlar prazos de resposta a informaes solicitadas; Responder a informaes dentro dos prazos solicitados.

3 Tratamento Documental
3.1 - Avaliao e Seleco - Avaliar as necessidades do utilizador e do servio, tanto actuais como futuras; - Verificar a actualidade, interesse e fiabilidade da publicao; - Seleccionar os assuntos fundamentais; - Seleccionar a documentao.

3.2 - Aquisies Por compra: - Receber e elaborar propostas de aquisio; - Solicitar oramentos a fornecedores; - Solicitar junto da ADRAVE, a autorizao para a aquisio; -Proceder aquisio / assinatura / renovao, aps autorizao superior; - Afectar custos por rea.

Por doao/oferta: - Elaborar uma lista de contactos (instituies e particulares); - Verificar a pertinncia da documentao.

Por permuta/troca:

26

Relatrio de actividades at o ms de Setembro

- Elaborar uma lista de contactos (instituies e particulares); - Verificar a pertinncia da documentao.

Para todas as formas de aquisio devem ser cumpridos os seguintes itens: - Informar a contabilidade aquando da recepo das obras; - Controlar e informar, periodicamente, a coordenao do oramento disponvel.

3.3 - Recepo e Verificao Deve-se proceder s seguintes tarefas: Receber e verificar com cotejo do ofcio de encomendas; Comparar a documentao recebida com as listagens que a acompanham; Elaborar o ofcio de reclamao ao fornecedor indicando as anomalias detectadas (ttulos e/ou exemplar em falta, e mau estado de conservao); Registo e reexpedio interna de facturas/recibos, para os servios competentes; Cada reclamao dever conter a referncia da encomenda e informao bibliogrfica, e a solicitao de prazo para envio da obra.

3.4 Carimbagem, Registo e Magnetizao Carimbar os documentos: - Com o carimbo de posse na pgina de rosto; - Com o carimbo de registo (data, registo e cota) na pgina de rosto (no canto inferior direito);

Registar: - Atribuir um nmero sequencial por ordem de entrada. - Todos os suportes devem estar includos no mesmo registo de inventrio; 27

Relatrio de actividades at o ms de Setembro

Cdigos de barras: - Emitir e colocar os cdigos de barras. - Nas monografias devem ser colocadas no verso; - Nos cd`s, dvd`s e cassetes de vdeo, o cdigo de barras deve ser colocado no verso do invlucro protector. QUANDO SE PROCEDER COLOCAO DO CDIGO DE BARRAS, FAZ-SE A ESPECIFICAO DA LOCALIZAO PARA CADA TIPO DE SUPORTE.

Magnetizao: - Magnetizar os documentos atravs do magnetizador existente para o efeito.

3.5 Catalogao Todos os documentos incorporados no acervo documental do CROV sero catalogados. A catalogao ser feita segundo as RPC, ISBD`s, Unimarc e AACR. - Os documentos que sero alvo de catalogao, sero os seguintes: - Monografias; - Panfletos; - Publicaes peridicas; - Vdeos ( ISBD-MNL) - Cd-rom ( ISBD-MNL) - Dvd ( ISBD-MNL) - Analticos ( ISBD-PC ) - Testes psicotcnicos. (ESTE PONTO SER DESENVOLVIDO APS O INCIO DO PROCESSO DE CATALOGAO.)

3.6 Classificao Todos os documentos incorporados no acervo documental sero classificados.

28

Relatrio de actividades at o ms de Setembro

A classificao ser feita segundo a Classificao Decimal Universal, edio abreviada; nos casos em que esta no seja suficiente deve-se utilizar a edio mdia.

3.7 Indexao Todos os documentos incorporados no acervo documental sero indexados. Indexar os documentos de acordo com o Thesaurus Unesco e Eudised. Neste caso no se exclui a utilizao de outros thesaurus temticos.

3.8 Etiquetagem / Atribuio e Colocao da Cota Depois da cota estar atribuda, procede-se impresso da etiqueta com a respectiva cota e colocao da mesma no documento.

3.8.1 - Atribuir a cota 3.8.1.1 - Para as monografias - Utilizar a classificao CDU seguida das trs iniciais do apelido do autor e da primeira palavra significativa do ttulo; - Ex: 35PINA Ou seja, 35 a classificao atribuda a este documento, PIN so as trs iniciais do apelido do autor (Pinto) e o A a primeira letra significativa do ttulo do documento

(Administrao).

3.8.1.2 - Para as capas organizadas por assunto - Classificao principal da CDU / nmero da capa Ex: 0/1, ou seja pertence classe zero e capa nmero um.

3.8.1.3 - Para as capas organizadas por Instituio - classificao prpria para as instituies capa. 29 / nmero da

Relatrio de actividades at o ms de Setembro

- Notao para as instituies: - 373 Escolas de Ensino at ao 12ano, inclusive os cursos tecnolgicos; - 376 Ensino Especial; - 377 Formao Profissional; -378.4 Ensino Superior Universitrio, incluindo Pslicenciatura (Ps-Graduaes, Mestrados, ); - 378.6 Ensino Superior Politcnico. Sero abertas novas classificaes caso haja essa necessidade.

Ex: 373/1, ou seja pertence classe 373, capa nmero 1.

3.8.1.4 - Vdeos ( ISBD-MNL): - Coloca-se a descrio fsica do documento / Sigla da instituio do documento / o nmero sequencial. Ex: VHS/ESEIG/1 VHS/ESEIG/2 VHS/ESEIG/3

3.8.1.5 - Cd-rom ( ISBD-MNL) - Coloca-se a descrio fsica do documento / Sigla da instituio do documento / o nmero sequencial. Ex: Cd-r/ESEIG/1 Cd-r/ISCAP/1

3.8.1.6 - Dvd ( ISBD-MNL) - Coloca-se a descrio fsica do documento / Sigla da instituio do documento / o nmero sequencial. Ex: Dvd/ESEIG/1 Dvd/ISCAP/1

30

Relatrio de actividades at o ms de Setembro

4 Plano de Arrumao
Os documentos so organizados da seguinte forma: - Monografias: - A separao dos documentos por assunto de acordo com a CDU; - A sua organizao na prateleira feita tendo em conta a sua classificao e a ordem alfabtica das trs iniciais do apelido do autor mais a primeira letra significativa do ttulo; - No caso de monografias que descrevam uma instituio, a sua organizao faz-se de acordo com a classificao onde se enquadra a instituio, assim como a sua sigla e a primeira letra significativa do ttulo.

- Panfletos: Esto arrumados de acordo com dois critrios:

- Por assunto: so organizados em capas de acordo com a CDU;

- Por instituio: so organizados de acordo com a classificao atribuda instituio, e dentro da mesma classificao por ordem alfabtica. Ex:378.4 Universidade do Porto Faculdade de Arquitectura Faculdade de Belas Artes Faculdade de Cincias 378.6 Instituto Politcnico do Porto Escola Superior de Educao Escola Superior de Estudos Industriais e de Gesto

31

Relatrio de actividades at o ms de Setembro

Instituto

Superior

de

Contabilidade

Administrao Instituto Superior de Engenharia

- Publicaes Peridicas: - Estas esto organizadas por ordem alfabtica de ttulo.

- Vdeos (ISBD-MNL): - Esto organizados de acordo com a cota. - Colocar a descrio fsica do documento / Instituio / n. do exemplar Ex: VHS/ESEIG/1 VHS/ISCAP/1 VHS/ISEP/1

- Cd-rom (ISBD-MNL) - Esto organizados de acordo com a cota. Ex: Cd-r/ESEIG/1 Cd-r/ISCAP/1

- Dvd (ISBD-MNL) - Esto organizados de acordo com a cota. Ex: Dvd/ESEIG/1 Dvd/ISCAP/1

- Testes de Orientao Vocacional - Esto organizados de acordo com a rea do teste e do respectivo autor. Ex: Orientao Escolar e Profissional / CRU / 1 Ou seja, pertence rea de Orientao Escolar e Profissional e o autor tem como apelido Cruz. 32

Relatrio de actividades at o ms de Setembro

5 Servio de Emprstimo Domicilirio


5.1 Inscrio como leitor:

5.2 Emprstimo docilirio: - Solicitar o preenchimento de uma ficha de requisio; - Verificar se todos os dados das fichas de requisio se encontram preenchidos; - Verificar o estado das obras na altura da requisio e aquando da sua devoluo (anotar livros rasurados, descolados, folhas soltas, assim como o estado do material electrnico); - Colocar as fichas de requisio ordenadas por ordem alfabtica; - Solicitar a assinatura do requisitante, na ficha de requisio ou no talao, aquando da devoluo das obras; - Magnetizar e desmagnetizar as obras em caso de requisio ou devoluo das mesmas; - Elaborar uma listagem de utilizadores em espera que pretendam obras requisitadas; - Efectuar contactos telefnicos para os utilizadores que tenham obras em seu poder para alm do prazo estabelecido; - Efectuar contactos telefnicos para os utilizadores que se encontram em espera, assim que a obra seja entregue; - Elaborar ofcios a solicitar a entrega de obras requisitadas pelos utilizadores que no efectuem a sua devoluo no prazo de duas semanas aps o contacto telefnico; - Anotar e alertar a responsvel das ocorrncias extraordinrias.

6 Servio de Referncia e Informao


O Servio de Referncia e Informao baseia-se nos seguintes princpios: - Informar e formar os utilizadores sobre os servios prestados, do modo como se encontram organizados e de como funcionam;

33

Relatrio de actividades at o ms de Setembro

- Praticar o servio de pergunta/resposta em tempo til; - Efectuar pesquisas bibliogrficas; - Apoiar os utilizadores na procura de informao.

6 .1 - Consulta de Internet e de base de dados Deve-se: - Solicitar aos utilizadores carto de utilizador e preenchimento de modelo que permite identificar o terminal de computador utilizado; - Indicar ao utilizador o seu terminal; - Ajudar o utilizador a aceder informao pretendida atravs destes meios de acesso. 6.2 Consulta dos documentos Deve-se: - Ajudar localizao de qualquer documento constituinte do acervo documental do C.R.O.V.; - Prestar apoio na utilizao de todos os recursos; 6.3 - Consulta de Audiovisuais Deve-se: - Solicitar aos utilizadores carto de utilizador; - Encaminhar o utilizador e preparar o documento para visualizao; - Apoiar o utilizador no acesso informao atravs deste tipo de documentos. 6.4 - Servios Autnomos do Utilizador O utilizador pode recorrer autonomamente ao Servio de Consulta em Presena, atravs do sistema de livre acesso aos documentos, dispostos nas estantes. O Servio de Consulta do Catlogo on-line permite a pesquisa do acervo bibliogrfico atravs do sistema informtico do CROV, o programa Porbase5.

34

Relatrio de actividades at o ms de Setembro

7 - Difuso Selectiva de Informao


A Difuso Selectiva de Informao (DSI) um servio que pretende fornecer informao tcnica actualizada. Esta informao tratada e direccionada (por e-mail, fax, envio cobrana ou presencialmente), de acordo com as seguintes fases: - Identificar ou registar as necessidades dos utilizadores; - Identificar cada tipo de utilizador com um cdigo prprio (feito com base na CDU); - Pesquisar a informao de acordo com com os perfis de utilizador; - Enviar a informao para ao utilizadores sob a forma de referncias bibliogrficas ou mesmo atravs dos resumos de publicaes peridicas; - Contactar periodicamente com o utilizador para conferir a pertinncia da informao recebida.

8 - Estatsticas
Deve-se: - Contar os utilizadores em presena, dividindo-os pelas categorias de: alunos, docentes, tcnicos, encarregados de educao, instituies e pelos perodos do dia: manh e tarde; - Contar as requisies domicilirias, de forma a obter o nmero de utilizadores que efectuaram requisies, o nmero de obras

requisitadas, conseguir traar o perfil do utilizador atravs do tipo: alunos, docentes, tcnicos, encarregados de educao e instituies; - Elaborar estatsticas do nmero e dos tipos de documentos adquiridos anualmente, no total e por rea; - Efectuar o tratamento estatstico informaticamente, a fim de facilitar a contagem e a elaborao de grficos.

35

Relatrio de actividades at o ms de Setembro

9 Servios de Apoio
9.1 - Manuteno Deve-se: - Zelar pelo cumprimento das regras no fumar, no comer, no utilizar telemvel, manter o silncio e zelar pela limpeza dos espaos; - Separar as obras devolvidas por assunto a fim de facilitar a sua arrumao; - Arrumar os livros nas estantes segundo a cota; - Alertar o responsvel quando se verifiquem materiais danificados, para que seja efectuada a sua reparao ou substituio.

9.2 Fotocpias Deve-se: - Cobrar o pagamento das importncias fixadas e divulgadas em tabela prpria; - Passar factura/recibo aos utilizadores dos valores correspondentes s fotocpias efectuadas; - So efectuadas pelo funcionrio.

Vila Nova de Famalico, 28 de Julho de 2004

36

This document was created with Win2PDF available at http://www.daneprairie.com. The unregistered version of Win2PDF is for evaluation or non-commercial use only.

Anda mungkin juga menyukai