Anda di halaman 1dari 4

Circulao geral da atmosfera.

Na zona do Equador temos uma faixa de baixas presses (baixas presses equatoriais). Depois segue-se uma faixa de altas presses (altas presses subtropicais). Segue-se nova faixa de baixas presses (baixas presses subpolares) e nos polos nova faixa de altas presses (as altas presses polares).

Corte horizontal de uma Perturbao Frontal. 1: frente oclusa; (significa que a frente fria est a juntar-se frente quente e vai ficando oculta) 2: frente fria; 3: frente quente

Diferentes tipos de chuvas 1. As chuvas resultam sempre da subida das massas de ar. No entanto, essa subida do ar pode ocorrer por motivos diferentes.

Figura 1: chuvas orogrficas ou de relevo

2. Assim, se o ar sobe devido existncia de uma montanha, a chuva da resultante designa-se por chuva orogrfica ou chuva de relevo, como o caso da figura 1. Nesta figura, o ar vindo do mar, vem carregado de humidade. O ar, ao encontrar a montanha, obrigado a subir. Quando sobe, arrefece, aumenta a humidade relativa at que chega ao ponto de saturao (100% de HR). Aps saturar, todo o vapor de gua em excesso vai condensar e vai formar nuvens, podendo ocorrer precipitao. A esta precipitao d-se o nome de chuva de relevo ou chuva orogrfica. Na figura 1 observa-se que o ar vindo da montanha hmido. Depois, devido sua asceno, o ar vai provocar a ocorrncia de precipitao. Neste caso perde humidade e, por isso, o ar que chega vertente da montanha oposta ao mar ar seco. Deste modo, as regies voltadas para o litoral apresentam valores de precipitao mais elevados.

Figura 2: chuvas de calor

3. Por outro lado, se o ar sobe devido ao aquecimento da superfcie da Terra, a chuva da resultante designa-se por chuva de calor, como o caso da figura 2. Nesta figura, o ar aquece devido ao aquecimento da superfcie terrestre, e o ar quente tende a subir. O ar, quando sobe, arrefece, aumenta a humidade relativa at que chega ao ponto de saturao (100% de HR). Aps saturar, todo o vapor de gua em excesso vai condensar e vai formar nuvens, podendo ocorrer precipitao. A esta precipitao d-se o nome de chuva de calor. Na figura 2, o ar junto superfcie ar quente. Depois, devido sua asceno, se o ar for hmido vai provocar a ocorrncia de precipitao. No entanto, o ar pode no ter humidade suficiente para atingir o ponto de saturao. Neste caso no pode haver precipitao. Por vezes, no Vero, d-se este fenmeno em que ocorrem trovoadas sem que haja precipitao, mas se houver bastante humidade no ar teremos a chuva de calor. 4. Na figura 3, o ponto B est a uma altitude de 1000 metros, e a temperatura registada nesse ponto de 12C. 4.1.Tendo em conta o gradiente trmico vertical na troposfera, indique, nesse momento, a temperatura nos pontos A e C. 4.2. Diga em que consiste o gradiente trmico. 4.3. Diga qual o tipo de chuva determinada por esta forma de relevo.

Figura 3

Figura 4: chuvas frontais

Figura 5: chuvas frontais

5. Uma outra forma de subida do ar a que resulta dos sistemas e perturbaes frontais. Neste caso temos massas de ar quente que sobe devido presso provocada pelas massas de ar frio (estudar bem os sistemas, as perturbaes e as superfcies frontais e as frentes, frias e quentes). Assim, (considerando a figura 5), temos em (A) uma massa de ar frio, em (B) uma massa de ar quente e em (C) uma massa de ar frio. Estas duas massas de ar frio formam, com a massa de ar quente, um sistema frontal. (se este sistema estiver associado a uma baixa presso constitui uma perturbao frontal). Neste sistema, o trao azul representa a separao entre a massa de ar frio (em A) e a massa de quente (em B) e designa-se por frente fria. O trao vermelho representa a separao entre o ar quente (B) e o frio (em C) e designa-se por frente quente. O ar desloca-se no sentido de (A) para (B) e como o ar frio mais pesado que o ar quente, quando se desloca, tende a baixar para a superfcie terrestre e vai empurrando o ar quente. Por sua vez, o ar quente, ao ser empurrado pela massa de ar frio (em A) como vai contra a massa de ar frio (em C) e porque mais leve, tende a subir. A partir daqui a subida do ar vai ter as consequncias que conhecemos nos casos da subida do ar: o ar, quando sobe, arrefece, aumenta a humidade relativa at que chega ao ponto de saturao (100% de HR). Aps saturar, todo o vapor de gua em excesso vai condensar e vai formar nuvens, podendo ocorrer precipitao. A esta precipitao, porque est associada a uma perturbao frontal, d-se o nome de chuva frontal.

Anda mungkin juga menyukai