Anda di halaman 1dari 2

C o o rd e n a d o r a d o P ro j e c t o : A l b a Va l l e B a s a n t a e - m a i l : a l b a . v a l l e @ e u ro n a t u r a .

p t Tlfn: (+351) 21 386 84 20

It is our business
www.eca-iberia.net

Um projecto da :

Centro para o Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentado

Rua Passos Manuel n130, 7 andar 1150-260 Lisboa

Situao

Investimentos que nos competem As Agencias de Crdito Exportao, ACEs (ECAs em ingls) encontram-se em todos os pases industrializados. Os Estados utilizam-nas para promover a economia nacional. Com este fim, as ACEs oferecem seguros, emprstimos e garantias s companhias que querem exportar em mercados de risco elevado, tais como pases em vias de desenvolvimento. Infelizmente, existem problemas associados s ACEs. Se as companhias, que recebem apoio do Estado, fracassam nas suas operaes, o Estado pode utilizar dinheiro pblico para cobrir as perdas. Inclusive, fundos da ADP (Ajuda Pblica ao Desenvolvimento) podem ser usados para cobrir as perdas. s vezes, os investimentos apoiados no cumprem critrios suficientemente rigorosos j que no h regulaes com fora de lei que exijam responsabilidade por parte das ACEs. Como resultado, os investimentos garantidos pelas ACEs quebram s vezes standards sociais, ambientais e de respeito dos Direitos Humanos. As operaes com apoio do Estado so as responsveis por uma grande parte da dvida pblica dos pases em vias de desenvolvimento. Bancos privados e outros instrumentos financeiros fundos de penses, fundos de private equity, fundos de riqueza soberana, etc. esto cada vez mais envolvidos no apoio exportao, sem por isso estar sujeitos ao cumprimento de standards internacionais nas reas sociais e ambientais.

Objectivo

Bons negcios para todos Para que haja crecimento econmico sustentado a nvel nacional e internacional preciso que os investimentos a nvel mundial cumpram standards internacionais em matria social, ambiental e de Direitos Humanos. Uma grande parte dos investimentos levados a cabo pelos pases industrializados em pases em vias de desenvolvimento est garantida pelas ACEs e tm apoio do Estado. Portanto, as ACEs e os governos dos pases industrializados tm um papel vital para evitar que os empreendimentos, por eles garantidos, prejudiquem os interesses das pessoas dos pases receptores das exportaes.

Estratgia

Maximizando a nossa influencia Formamos parte da ECA-Watch, uma poderosa coligao internacional de ONGs que trabalham no tema. Alm disso, contamos com a colaborao de Amnistia Internacional Portugal; da Associao Transparncia e Integridade (ponto nacional de contacto da Transparency International) e da SOS-Habitat de Angola. Os componentes principais nosso projecto so: do

Actualmente, dada a feroz concorrncia nos negcios, vital que as empresas forneam bons produtos para, por um lado, poderem beneficiar da reputao e diferenciao necessria para ganhar negcio e, por outro lado, assegurar o desenvolvimento da economia a longo prazo. Alm disso, os investimentos promovidos em pases em vias de desenvolvimento que considerem a vontade e interesse das populaes locais levaro melhoria das suas condies de vida. Portanto, o objectivo principal deste projecto que as ACEs, e especificamente a COSEC (a ACE portuguesa) apoiem somente negcios e investimentos excelentes que respeitem o ambiente e as pessoas, considerando a suas prprias referncias culturais.

Efectuar um acompanhamento dos investimentos que a COSEC promove com o apoio do Estado. Prestar uma ateno especial actividade comercial entre Portugal e Angola, pais que se tem assumido como um dos mais importantes parceiros comerciais de Portugal com uma destacada projeco econmica, enquanto mantm baixos ndices de desenvolvimento. Alm disso, centrar-nos-emos nas questes da dvida externa, criada atravs da actividade das ACEs. Informar e sensibilizar sobre o contedo e relevncia da campanha e advogar pelos nossos objectivos atravs de: A) A promoo de um dilogo crtico e construtivo com os parceiros interessados: COSEC; Ministrio das Finanas e Ministrio dos Negcios Estrangeiros; Membros do Parlamento; Associaes de Negcios; Jornalistas e organizaes da sociedade civil. B) Publicar, divulgar materiais de campanha e notcias e manter actualizado o website recm lanado ECA-Iberia: www.eca-iberia.net.

Anda mungkin juga menyukai