Anda di halaman 1dari 4

CLIMAS DO BRASIL

A diversidade climtica O Brasil possui uma grande variedade de climas, devido ao seu territrio extenso (8,5 milhes de km2), diversidade de formas de relevo, altitude e dinmica das correntes e massas de ar. Cerca de 90% do territrio brasileiro localiza-se entre os trpicos de Cncer e Capricrnio, motivo pelo qual usamos o termo "pas tropical". Atravessado na regio norte pela Linha do Equador e ao sul pelo Trpico de Capricrnio, a maior parte do Brasil situa-se em zonas de latitudes baixas, nas quais prevalecem os climas quentes e midos, com temperaturas mdias em torno de 20 C.

Os tipos de clima A classificao de um clima depende de diversos fatores, como a temperatura, a umidade, as massas de ar, a presso atmosfrica, as correntes martimas e ventos, entre outros. A classificao mais utilizada para os diferentes tipos de clima do Brasil assemelha-se criada por Arthur Strahler, se baseando na origem, natureza e movimentao das correntes e massas de ar. Sabe-se que as massas de ar que interferem mais diretamente so a equatorial (continental e atlntica), a tropical (continental e atlntica) e a polar atlntica. Dessa forma, so verificados no pas desde climas supermidos quentes, provenientes das massas equatoriais, como o caso de grande parte da regio Amaznica, at climas semi-ridos muito fortes, prprios do serto nordestino. Temos ento, como principais tipos climticos brasileiros:

Subtropical Semi-rido Equatorial mido Equatorial semi-mido Tropical

Tropical de altitude

O Relevo Brasileiro
Classificaes O relevo do Brasil tem formao antiga e atualmente existem vrias classificaes para o mesmo. Entre elas, destacam-se as dos seguintes professores:

Aroldo de Azevedo - esta classificao data de 1940, sendo a mais tradicional. Ela considera principalmente o nvel altimtrico para determinar o que um planalto ou uma plancie. Aziz Nacib Ab'Saber - criada em 1958, esta classificao despreza o nvel altimtrico, priorizando os processos geomorfolgicos, ou seja, a eroso e a sedimentao. Assim, o professor considera planalto como uma superfcie na qual predomina o processo de desgaste, enquanto plancie considerada uma rea de sedimentao. Jurandyr Ross - a classificao mais recente, criada em 1995. Baseiase no projeto Radambrasil, um levantamento feito entre 1970 e 1985, onde foram tiradas fotos areas da superfcie do territrio brasileiro, por meio de um sofisticado radar. Jurandyr tambm utiliza os processos geomorfolgicos para elaborar sua classificao, destacando trs formas principais de relevo: 1) Planaltos 2) Plancies 3) Depresses Segundo essa classificao, planalto uma superfcie irregular, com altitude acima de 300 metros e produto de eroso. Plancie uma rea plana, formada pelo acmulo recente de sedimentos. Por fim, depresso uma superfcie entre 100 e 500 metros de altitude, com inclinao suave, mais plana que o planalto e formada por processo de eroso. A figura a seguir mostra essa representao do relevo brasileiro.

Veja a seguir outro mapa que representa o relevo brasileiro, mostrando algumas das regies mais conhecidas do mesmo.

Pontos mais altos Os relevos brasileiros caracterizam-se por baixas altitudes. Isso acontece devido ao Brasil estar situado sobre uma grande placa tectnica que no se choca com outras placas, dando origem aos chamados dobramentos modernos, resultantes do movimento de coliso entre placas, onde uma empurra a outra. Os pontos mais altos do relevo brasileiro so o Pico da Neblina e o de Pico 31 de Maro. Confira a seguir a lista dos maiores picos brasileiros, assim como sua localizao e altitude. Pico Neblina 31 de Maro Bandeira Roraima Cruzeiro Serra Imeri (AM) Imeri (AM) Capara (ES/MG) Pacaraima (RR) Capara (ES) Altitude (m) 3.014 2.992 2.890 2.875 2.861

Trabalho De Geografia

Anda mungkin juga menyukai