Anda di halaman 1dari 6

Parte 1: rea dos Egpcios Mtodo das mdias

Os egpcios usavam a seguinte aproximao: dado um terreno com lados a, b, c e d uma aproximao para a rea dada por (a+d)/2 +(b+c)/2

Parte 2: Teorema de Pick


Este mtodo de obteno de rea de polgonos pode ser usado quando os vrtices do polgono esto sobre os pontos de um reticulado, como na figura.

Figura 1 Nesse exemplo, o polgono de 6 lados tem todos os seus vrtices sobre pontos do reticulado. Agora devemos contar os pontos (do reticulado) que esto sobre os lados do polgono, chamaremos de F=6, e devemos contar tambm os ponto do reticulado que esto no interior do polgono, chamaremos de I=14. Com esses valores, devemos fazer ().F + I -1 para obter o nmero de Picks do polgono, este valor coincide com o nmero de quadrados do reticulado que formam a figura. Aqui tais quadrados tm rea 1cm, portanto ().6+14-1 = 16cm a rea do nosso polgono.

Parte 3: Quadriculado
Este mtodo de aproximao da rea consiste em fazer quadriculados cada vez menores e contar quantos couberam dentro da figura. Sabendo a rea de um deles, podemos ter uma boa aproximao para a rea desejada. Por exemplo:

Figura 2 Cada quadradinho desse quadriculado tem 0,5cm X 0,5cm, ou seja a,25cm. Fazendo uma aproximao temos um total de 21 quadradinhos, resultando numa rea de 5,25cm.O valor real da rea, calculado com o GeoGebra (http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/3538) 5,38cm, ou seja, obtivemos uma boa aproximao.

Parte 4: Decomposio em tringulos


Qualquer polgono pode ser subdividido em tringulos e calculando a rea desses tringulos obtemos a rea da figura inicial. Por exemplo, a figura abaixo mostra um polgono de 7 lados, subdividido em tringulos. Para obter a rea desses tringulos podemos usar a formula de Heron

, onde p o semipermetro e a,b e c so os lados do tringulo.

Figura 3

Dinmica:
Materiais extras:

Folha de sulfite; Tesoura; Papel quadriculado.

Professor, explique para a classe as 4 maneiras para obter a rea, ou pelo menos uma aproximao dela, para quadrilteros. Sugerimos que todos os seus exemplos sejam com quadrilteros. Em seguida separa a classe em grupos de 3 estudantes e distribua meia folha de sulfite para cada trio. Eles devem recortar deste pedao de papel um quadriltero (convexo) do qual no seja trivial calcular a rea. Em seguida devem obter o valor da rea com os 4 mtodos, sendo Decomposio de Tringulos o ltimo. Depois de todos os clculos feitos, a classe deve discutir qual foi o melhor mtodo! E se o melhor nesta situao seria em qualquer outra. Observe tambm que quadrilteros que se aproximarem de retngulos tero um bom resultado a partir do Mtodo das Mdias.

Sugerimos uma continuao da aula na sala de informtica: Acesse este objeto pelo link ao lado, ele se encontra no Banco Internacional de Objetos Educacionais - Retngulos: rea e permetro http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/5385 Este objeto requer um programa para sua visualizao, portanto, baixe-o neste link do Banco Internacional de Objetos Educacionais - MathematicaPlayer http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/4737 Para reconhecer a ferramenta Abra o objeto e deixe seus alunos explorarem os recursos por alguns minutos. Explique que "length" a palavra em ingls para largura e que "width" a palavra para comprimento (isso, provavelmente, ser notado atravs da manipulao dos comandos). Mostre que ao clicar sobre o sinal de + ao lado dos valores de comprimento e largura possvel visualizar botes que permitem que a variao seja feita com maior preciso e, alm disso, existe a possibilidade de variao automtica de um ou de ambos os valores. Atividades de familiarizao 1. Pea aos alunos que descubram qual o retngulo de menor rea que se pode fazer com os valores permitidos no seletor. R: 1 X 1 ( importante observar que existe um limite neste objeto, todas as figuras tm medidas com valores inteiros e de no mximo 20.) 1. E qual o retngulo que tem maior rea? R: 20 X 20 2. Existem retngulos com o mesmo valor para rea e para o permetro? R: Sim. 3. Se sim, quais so eles? R: 3 X 6, 6 X 3, 4 X 4 Em todos os itens acima pea que os alunos verifiquem os valores fornecidos pelo computador com clculos no caderno. Variaes - Relaes 1. Em duplas ou trios, solicite que os alunos escolham um valor fixo para o comprimento do retngulo. 2. Com este valor escolhido, preencha a tabela abaixo: Largura rea 1 2 Permetro

3 4 5 6 7 8 9 10 15 16 17 n 3. O que est acontecendo com o permetro a medida que aumentamos a largura? R: aumenta em duas unidades. 4. O que est acontecendo com a rea? R: aumenta o valor do comprimento a cad a unidade aumentada na largura. 5. Ajude os alunos a escrever uma generalizao usando o valor n para a largura. R: rea = n.comprimento escolhido e permetro = 2+permetro anterior ou permetro = 2.n+2.comprimento escolhido. Caso tenha tempo, pea aos alunos que construam outra tabela para outro valor de comprimento, eles iro verificar que a variao do permetro a mesma e a da rea tambm (depende apenas do comprimento). Extra Para as prximas atividade melhor garantir que seus alunos perceberam que os retngulos 2 X 7 e 7 X 2 diferem apenas na posio.

Que retngulos sempre tm rea menor que o permetro. R: os que tiverem um lado de medida 1 ou de medida 2. Nos outros casos, quando a rea fica maior que o permetro? R: basta verificar. Algum retngulo tem sempre a rea maior que o permetro? E maiores do que 20 X 20? R: No Por qu? R: observar que o permetro sempre a soma de todos os lados e portanto sempre ser no mnimo 2.L + 2 (lados L e 1) enquanto que a rea deste ser L.1=L, portanto menor que o permetro.

Recursos Complementares

http://www.obmep.org.br/ Temas e Problemas Elementares Elon Lages Lima, Paulo Cezar P. Carvalho, Eduardo Wagner e Augusto Csar Morgado Coleo do Professor de Matemtica SBM

http://earth.google.com/intl/pt/ http://www.m3.mat.br/ http://www.obmep.org.br/ Temas e Problemas Elementares Elon Lages Lima, Paulo Cezar P. Carvalho, Eduardo Wagner e Augusto Csar Morgado Coleo do Professor de Matemtica SBM http://earth.google.com/intl/pt/ - programa gratuito que permite a visualizao de trechos do globo terrestre dos quais possvel obter rea e permetro! Sugira que seus alunos obtenham tais informaes do seu bairro! http://www.m3.mat.br/

Avaliao

Pode-se pedir, que ao final das atividades, cada grupo elabore um relatrio com os novos conceitos aprendidos, ou seja, com as justificativas das frmulas de rea e de aproximao de rea. Quando for possvel usar a sala de informtica o relatrio pode conter as respostas das questes sugeridas.

Anda mungkin juga menyukai