Anda di halaman 1dari 11

6

1. Um universo de aplicao os edifcios coloniais.

A ocupao do territrio brasileiro durante o perodo colonial deu-se de forma gradual e paulatina, dado o desinteresse inicial da metrpole, em face da pretensa ausncia de metais preciosos. Durante os primeiros trinta anos do sculo XVI foram implantadas aqui, pelos portugueses, apenas estruturas transitrias, as feitorias, que serviam de base logstica para as expedies de reconhecimento e defesa das terras recm-descobertas, e para a economia extrativista do pau-brasil.

A partir da implantao do sistema das capitanias hereditrias e o incio da ocupao formal do territrio, ver-se- no Brasil a estruturao de edificaes com um maior grau de definitividade ou permanncia, embora ainda eivadas de um carter vernacular, a exemplo das casas trreas e sobrados dos primeiros ncleos urbanos embrionrios da colnia.

Com o incio e desenvolvimento do ciclo aucareiro, a partir de meados do sculo XVI e durante o sculo XVII, veremos, principalmente em Pernambuco, o estabelecimento de uma arquitetura rural, consubstanciada nos complexos dos engenhos com suas casas-grande, capelas, senzalas e moitas. As capelas, no entanto, no esto restritas ao complexo arquitetnicoconstrutivo dos engenhos, ou ao gnero arquitetura rural. Antes, se no predominantemente, devem ser entendidas como uma das manifestaes da arquitetura religiosa na colnia, junto s igrejas, conventos e colgios. Nos primrdios do processo colonizador, precariamente estruturadas em madeira e palha, ainda no sculo XVI as igrejas passam a ser erigidas segundo os princpios eruditos, e no decorrer do sculo XVII e XVIII sero pea essencial na formao do barroco brasileiro.

A erudio arquitetnica, como no poderia deixar de ser, marcar os Paos Municipais e as Casas de Cmara e Cadeia, bem como as fortificaes construdas de norte a sul do territrio, no s no litoral mas tambm no interior da colnia, durante o perodo Pombalino, edifcios oficiais, a representao fsica do poder metropolitano na colnia.

Dentro deste contexto esto presentes elementos identificadores, se no em toda a extenso das tipologias apresentadas - em razo de suas especificidades funcionais -, em grande parte das edificaes citadas.

Dentre

tais,

esquadrias,

balces

seus

desdobramentos

so

encontrados com invulgar regularidade de aplicao na composio dos edifcios, de modo a caracterizar a arquitetura produzida no perodo colonial brasileiro.

2. Sob luzes e sombras. Definio de balces, esquadrias e muxarabis.

2.1 luz dos trpicos. Balces e esquadrias.

exceo do terceiro elemento contido na frase que intitula este captulo, pode parecer bvio e redundante dizer o que um balco ou uma esquadria. Isto se d em razo destes objetos estarem presentes no cotidiano popular e a simples meno de seus nomes remeterem imediatemente s

imagens vulgares ou de domnio pblico: o primeiro, daquela pea fundamental dentro da cozinha, que abriga o lavatrio ou pia e serve de anteparo preparao dos alimentos; a segunda, aquelas estruturas que sustentam os vidros que servem para vedao do espao interior, via de regra fabricadas em alumnio nos dias de hoje. Quanto definio de esquadria, pouco ter-se-ia a acrescentar, tendo em vista que a acepo vulgar aproxima-se definio tcnica com exatido. Segundo o Houaiss, em arquitetura e construo, significa qualquer tipo de acabamento ou fechamento de portas, janelas, varandas etc., de madeira, ferro, alumnio etc. ou, numa primeira acepo, pedra de cantaria, aquelas pedras que arrematavam o encontro de duas paredes em ngulo reto. J no tocante aos balces, embora velhos conhecidos, esses nos so apresentados h dcadas como varandas, mas tecnicamente so uma plataforma saliente da fachada de casa ou edifcio, geralmente. em balano ou sustentada por colunas, consolos etc. e guarnecida de um parapeito, qual se tem acesso do interior, por uma porta ; sacada (Houaiss, 2001).

2.2.. Xadrezes em sombra. Muxarabis.

Dentre os balces h um tipo especfico que merece denominao diferente devido s suas caractersticas: os Muxarabis. So balces bem salientes em madeira, apoiados, via-de-regra, em cachorros de pedra, abrangendo dois ou trs lanos contnuos de janelas. Assemelham-se s gelosias, e a exemplo dessas, apresentavam as tradicionais rtulas, com suas malhas quadriculadas formadas por reixas ou fasquias.

3. Uma histria de madeira. Origens dos balces, esquadrias e muxarabis.

3.1 De sol a sol. O percurso dos balces e esquadrias.

Uma cultura sempre dispe de elementos legados ou emprestados por outras, ainda que distantes geogrfica ou temporalmente. No se afirma com isso a existncia de uma nica cultura universal, todavia procura-se demonstrar que sistemas culturais no so hermticos e permitem o intercmbio de informaes, a absoro de elementos e sua reinterpretao. A arquitetura, como elemento cultural, tambm revela essa

permeabilidade, absorvendo signos e reinterpretando-os de acordo com as especificidades de cada local. medida que as solues arquitetnicas se tornam uma linguagem comum, compreendida e utilizada por diferentes culturas, adquirem uma amplitude de domnio pblico. Com os elementos arquitetnicos aqui tratados, de outra maneira no se deu. Deste modo, a valorizao da fenestrao vai se difundindo, a partir do Cairo, pelas cidades mediterrneas, criando balces e galerias nas casas. Esta influncia se deu particularmente com intensidade na Pennsula Ibrica e, com a colonizao do Brasil pelos portugueses, transposta para c. Processo semelhante se deu com as esquadrias, nas quais observamos elementos da cultura indgena brasileira nos primrdios da colonizao, com a vedao em palha das janelas e, progressivamente, a utilizao da madeira, seja na maneira rstica das rguas do taboado ou no trabalho mais meticuloso dos balastres bem torneados e dos muxarabis, at a disseminao das vidraas nas janelas de guilhotina de origem inglesa e holandesa. 3.2 sombra dos Muxarabis.

10

Especula-se que os muxarabis tenham origem em comum com os balestreiros ou mchicoulis, fortificaes salientes e eretas, em geral no alto das torres, utilizadas na defesa da entrada dos castelos e das praas. Tericos franceses, a exemplo de Henry Gudy, assim o definem, aqui tambm em traduo livre:

balco fechado, trespassado por mchicoulis e ordinariamente localizado frente de uma porta para defender a entrada

possvel a transposio deste elemento arquitetnico das construes militares para as civis o que, para Violet-Le-Duc, um fenmeno muito comum na histria da arquitetura. Da associar-se o muxarabi idia de proteo, amparo, segurana.

Etimologicamente, muxarabi deriva do rabe maxrab, chafariz, e significa lugar das bebidas, local onde se punha as bilhas a fim de refrescar a gua. Maxrabia quer dizer quartinha, moringa. Ambos derivam do verbo xariba, beber. Da gua vem o sentido de purificao, limpeza, higiene. Coadunado como sentido de zelo, cuidado, e com a origem etimolgica do termo gelosia, que deriva do francs jaloux (cime), temos idia e a funo de resguardar, em ltima anlise, a castidade das mulheres da famlia, concepo to afim s culturas de crenas monotestas como a muulmana e a judaico-crist.

4. Os encaixes das urupemas. Tcnicas e materiais utilizados na confeco dos elementos de madeira na construo colonial.

11

4.1. Cortes, entrecortes e recortes. Esquadrias e abalcoados no Brasil colonial.

Na produo arquitetnica do Brasil colnia a madeira tem papel fundamental, seja nas estruturas das casas trreas e sobrados em taipa, ou no fabrico dos demais elementos compositivos das diversas tipologias que compem a arquitetura colonial. Em relao s esquadrias podemos ter janelas dos mais variados tipos, desde as de parapeito, utilizadas geralmente no andar trreo, s janelas de plpito, abertas para uma sacada ou abalcoado prprio. No incio cobertas por esteiras de cana, posteriormente passam a utilizar a madeira, sejam em barras retangulares rsticas, dispostas em quina, formando gradis ou apresentando balastres ricamente torneados. As vidraas s apareceriam em meados do sculo XVIII, sendo de dois tipos: portas-janelas francesa, com duas folhas e abertura para o interior do cmodo; e as janelas de guilhotina, tpicas dos Pases Baixos, onde tm suas origens, e da Inglaterra. Em relao aos balces, em face da escassez de estudos, o que se pode dizer que a grande varanda que circundava toda a fachada da casa seiscentista vai sendo segmentada e substituda por plpitos individualizados. Mais interessante nos parece o modo de execuo dos muxarabis.

12

4.2. A trama do muxarabi.

4.2.1. Um princpio para o muxarabi. A rtula como elemento-matriz.

As rtulas consistiam num entrameado de reixas ou tiras de madeira dispostas paralelamente, cruzadas em aspas ou em forma de espinhas que eram aplicadas s portas, janelas, sacadas e varandas. Geralmente, e semelhana de suas congneres rabes, as adufas, eram pintadas em verdeoliva, azul-celeste ou vermelho-chins, sendo de larga aplicao nos sobrados e casas-trreas, tpicos da arquitetura civil colonial brasileira. A trelia era composta por sarrafos de madeira abaulados em seu lado externo e planos pelo lado interno. Utilizava-se tambm a taquara e a uru ou qualquer outro material disponvel e de fcil aquisio. As rtulas fabricadas com uru ou com taquara eram vulgarmente conhecidas como urupemas e a tcnica para o fabrico era a utilizada para as peneiras. A princpio, as urupemas eram empregadas apenas nas casas da populao carente. Posteriormente, passaram a constituir quase que exclusividade das chamadas casas de tolerncia, bordis ou prostbulos, sendo diretamente associadas a estas atividades, como se depreende da expresso casa de rtulas. No stio histrico de Olinda ainda possvel encontrar exemplares em janelas, porm sem o carter lascivo ou pecaminoso outrora atribudo (ver anexo l, fig. 1). Nos registros realizados por Debret, tambm possvel visualiz-las. Estruturam-se da seguinte maneira: so caixilhos cuja parte superior detm duas charneiras. Para visualizar o exterior edificao erguia-se a parte inferior; ao retirar-se da janela, o caixilho retornava a sua posio de origem por efeito da gravidade. Uma descrio muito elucidativa das rtulas a de R. Walsh em Notices of Brazil in 1828 and 1829 (Londres, 1830), aqui em traduo livre:

13

As janelas eram bloqueadas como as dos turcos, com tramas de estreitas tiras intercruzadas de madeira, bem prximas uma das outras, que escassamente deixavam a luz penetrar e, atravs da qual era impossvel ver ou ser visto. Eram suspensas pela parte superior por uma articulao e aberta pela parte inferior, e quando qualquer um dos habitantes desejava olhar para fora, empurravam a cabea de encontro a trama, movendo-a para frente.

4.2.2. Entre a rtula e o muxarabi. A gelosia como estrutura de transio.

Na verdade, as gelosias so abalcoados estreitos - pouco salientes recobertos por uma trelia e com aberturas mveis a semelhana das rtulas (ver anexo ll). Algumas se reduziam ao balco. Podiam ser brancas, como encontradas na regio do Alentejo, em Portugal, ou matizadas de amareloplido, vermelho-vivo, salmo ou cinza e com exagerada freqncia, so confundidas com os muxarabis. Estvo Pinto, embora frise a diferena existente entre umas e outros, refere-se s primeiras como espcies de muxarabis esguios, magros, de ar meio aristocrtico.

5. Funcionalidade e Moralidade. Fatores determinantes de uma soluo arquitetnica.

14

A adoo dos muxarabis como soluo arquitetnica no Brasil colonial, inobstante seu valor esttico-formal, fundamenta-se preponderantemente, seno de forma determinante, em outros dois fatores: a funcionalidade e a moralidade. A exemplo do que ocorre na frica mourisca e nos pases rabes, o Brasil, por se localizar nos trpicos, um pas com altas temperaturas e incidncia de luz, de modo que se faz necessrio o abrandamento desses fatores a fim de propiciar um melhor conforto ambiental. A soluo mourisca do muxarabi se mostra perfeitamente adequada a este intento, tendo em vista sua estrutura formada por reixas justapostas ou intercruzadas, formando um entrameado que, ao tempo em que filtra a luz exterior, regulando a intensidade de sua incidncia, permite a constante ventilao no interior dos edifcios. Esta uma das razes de sua utilizao nos pases mouros e na pennsula ibrica, e, devido semelhana de condies ambientais, de sua transposio para o Brasil colnia pelos portugueses. O outro fator se liga ao papel ocupado pela mulher em sociedades patriarcais, nas quais deve ser protegida e resguardada dos olhares externos. Tal caracterstica se evidencia com clareza na sociedade crist ocidental pelo menos desde a Idade Mdia, mas, provavelmente, tenha sido potencializada nos pases ibricos em face do perodo de dominao moura e a influncia da cultura muulmana naquela localidade. Com a colonizao do Brasil pelos portugueses, natural a transposio de tais posturas comportamentais, juntamente aos demais elementos culturais daquele povo, para sua colnia. E o que se percebe ao observar o tratamento dispensado s mulheres e ao comportamento adotado por essas no Brasil colonial. Diante das similaridades ambientais e do contexto histrico e sciocultural da colonizao da Amrica portuguesa, torna-se evidente a predominncia destes dois fatores na adoo do muxarabi como soluo arquitetnica.

15

6. O abandono de uma tradio. Decadncia e mudana de status arquitetnico do muxarabi.

A decadncia dos muxarabis como soluo arquitetnica - a qual teve incio em fins do perodo colonial e seu consequente abandono, no se deram por fatores puramente arquitetnicos. Com a chegada da famlia real e a transferncia da corte portuguesa para o Brasil, desencadeou-se uma verdadeira perseguio aos muxarabis que continuaria durante a regncia de D. Pedro I e avanaria pelo Imprio. O argumento inicial fora o da modernizao, de adequao da colnia ao novo status de sede da Crte portuguesa. A esta poca, os muxarabis j eram elementos associados s moradias das classes menos abastadas. Impunha-se, pois, uma adequao a esta nova realidade, ainda que cosmeticamente, com a retirada e destruio destes elementos. A este argumento seguiu-se o da segurana e o da higiene ou das imposies sanitrias. No tocante ao primeiro, temia-se a ocorrncia de atentados, a exemplo do ocorrido contra um Governador no Recife, posto que por entre as frinchas do muxarabi poder-se-ia passar o cano de uma arma. Acerca do segundo, no encontramos na literatura especializada detalhamento, mas supomos que, ao filtrar o teor de luz que penetrava nas edificaes e controlar a ventilao, contriburia para a reteno da umidade dentro dos prdios e de uma atmosfera viciada, favorecendo a disseminao de doenas associadas a esses fatores. A este ltimo podemos relacionar ainda o fator moralidade. Com o passar do tempo ou talvez mesmo em razo da campanha deflagrada contra o

16

muxarabi, este passou a ser associado s casas de prostituio e, via de consequncia, ao que estes locais representam para uma sociedade extremamente conservadora e fervorosamente catlica: ambientes lbricos e de devassido, propagadores de doenas, desvirtuadores da boa moral. Ou seja, a ofensiva lanada objetivando-se uma limpeza no s ambiental ou fsica mas principalmente moral. Ironicamente, aquilo que antes servia para resguardar dos olhares lascivos externos as mulheres da famlia (e de famlia), alm de preservar-lhes das tentaes mundanas, toma uma acepo diametralmente oposta, simbolizando valores e prticas associados ao outro extremo. A nosso ver, todavia, as razes preponderantes para esta mudana de status so econmicas ou mercadolgicas, tendo em vista o despontar da Inglaterra como a nova potncia econmica, diante do advento da Revoluo Industrial, e da necessidade de novos mercados consumidores dentro do novo modo de produo que se instaurava, o Capitalismo. poca, Portugal praticamente s produzia cortia e azeite, acumulando um grande dficit comercial com a Inglaterra, uma vez que importava todos os bens de consumo daquele pas. Isso o tornava extremamente dependente e vulnervel aos interesses do Imprio Britnico. Pode-se citar como um desses interesses o escoamento da produo de vidro, agora em escala industrial. E nada mais conveniente do que o mercado da prspera colnia portuguesa que emergia em finais do sculo XVIII com o ciclo do ouro nas Minas Gerais.

Anda mungkin juga menyukai